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 Normas para bicicleta elétrica

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Marcus Del Mastro

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MensagemAssunto: Normas para bicicleta elétrica   Qui Maio 03, 2012 6:50 pm

Faz tempo, lendo o Código Nacional de Transito (não se é nome correto), entendi que bicicletas motorizadas se equiparavam a ciclomotores que se equiparavam a motocicletas, inviabilizando completamente uma opção de transporte urbano limpo. Porém uma notícia que li hoje parece que há distinções normativas legais entre bicicleta motorizada com assistência máxima de 20km/h e outra para com máx de 50km/h (diz que se equipara a ciclomotor).

Alguém sabe mais sobre isso?
Que tipo de documentação e acessórios (farois, etc) necessita para cada caso?

PS: nem quero entrar no mérito do revanchismo dos policiais que só multarão o indivíduo por causa que ele batia fotos de uma operação com irregularidades.



03/05/2012 13h56 - Atualizado em 03/05/2012 13h58
Agentes que multaram ciclista na Lei Seca serão afastados

http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2012/05/agentes-que-multaram-ciclista-na-lei-seca-serao-afastados.html
Responsável por operação admite que tenda estava no local errado.
Bicicleta vai continuar apreendida e ciclista terá que pagar a multa.


A Coordenação Geral da Operação Lei Seca, que parou e multou um ciclista que utilizava uma bicicleta elétrica, no domingo (29), admitiu que a montagem da blitz em cima de uma ciclovia foi completamente irregular. Segundo a coordenadoria da operação, os responsáveis pela blitz naquela noite serão afastados, nesta quinta-feira (3), da coordenação geral da operação. A bicicleta do condutor multado, no entanto, continuará apreendida. Para ter o veículo de volta, o ciclista terá que pagar uma multa de R$ 110.

Na madrugada de domingo, Marcelo Toscano Bianco voltava para casa na Rua Francisco Otaviano, em Copacabana, Zona Sul, quando se deparou com uma blitz da Lei Seca instalada em cima da ciclovia. Como as tendas da blitz impediam a passagem da bicicleta, ele resolveu parar e fazer imagens. Neste momento, ele foi abordado por agentes que participavam da operação e recebeu três multas.

Segundo o Governo do Estado, ele se recusou a fazer o teste do bafômetro, estava sem capacete, não tinha Carteira Nacional de Habilitação da categoria do veículo e teve a bicicleta apreendida. Foi multado em mais de R$ 1,7 mil e recebeu 21 pontos na carteira.

De acordo com uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito, publicada em 2009, estabeleceu as regras para as bicicletas elétricas, com potência máxima de 4 kilowatts e com velocidade máxima de 50 km/h. Esses modelos de bicicletas precisam atender as mesmas exigências dos veículos ciclomotores.(quais são essas exigências?)

A Secretaria Especial de Governo, que coordena a Lei Seca, alegou que a aplicação das multas foi baseada nessa resolução, mas segundo o Departamento Nacional de Trânsito, essa resolução precisa ser regulamentada pelos órgãos municipais. A Guarda Municipal informou que não multa os ciclistas em situações como essa, apenas repassa as informações em caso de irregularidade.

No início da tarde desta quinta, no entanto, o Detran informou que os condutores que usarem essa bicicleta com velocidade superior a 20 km/h deverá ter uma carteira de habilitação especial, com série ACC, específica para ciclomotores, ou ter uma habilitação A, para ciclistas. Marcelo alega que não sabia da necessidade de possuir documentação e habilitação especial para pilotar a bicicleta elétrica. Ele pretende recorrer da multa.
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Marcus Del Mastro

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MensagemAssunto: Em outra matéria o Detran se explica...?   Qui Maio 03, 2012 7:42 pm

'Achei que estava ajudando a cidade', diz ciclista parado pela Lei Seca
http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2012/05/achei-que-estava-ajudando-cidade-diz-ciclista-parado-pela-lei-seca.html

Confira a íntegra da nota divulgada pela Secretaria de Governo:
"Marcelo Toscano Bianco foi abordado por agentes da Operação Lei Seca, na madrugada de 28 de abril (sábado), durante blitz realizada na rua Francisco Otaviano, em Copacabana. O condutor estava em um ciclo-elétrico, que segundo a Resolução nº 315, Art 1º, se equipara a um ciclomotor (veículo cuja velocidade não ultrapasse 50 km), e por isso, segue a legislação do mesmo. O artigo 129 do Código de Trânsito Brasileiro prevê que os ciclomotores deverão ter o seu registro e licenciamento regulamentados pela legislação municipal do domicílio ou residência de seus proprietários. Entretanto, é necessário que o condutor tenha habilitação compatível com veículo conduzido, além da utilização de equipamento de segurança, independentemente da lacuna que possa existir no processo de registro do ciclomotor. Marcelo Bianco se recusou a fazer o teste do etilômetro, sofrendo as seguintes sanções administrativas: multa de R$957,70 e perda de 7 pontos na carteira. Ele também foi autuado por estar com Carteira Nacional de Habilitação de categoria diferente do veículo conduzido, sofrendo perda de 7 pontos na carteira e multa de R$ 574,62. O condutor estava sem capacete e recebeu multa de R$ 191,54, perda de mais 7 pontos na carteira e pode ter a suspensão do direito de dirigir. O ciclo-elétrico é proibido de trafegar em ciclovia."

Mas o ciclista, diz que o Detran não sabe informar o que é ou não necessário...

Nem no Detran eles se entendem. Uma pessoa com quem falei disse que a bicicleta elétrica não tem placa, tem menos de 49 cilindradas, então, não é considerada ciclomotor. Outra pessoa do Detran já me disse que precisava de habilitação para moto. Ninguém se entende”, explica ele.
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xamã

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MensagemAssunto: Re: Normas para bicicleta elétrica   Sex Maio 04, 2012 2:59 pm

muitos esquecem que o DENATRAN, através do CONTRAN está sempre 'corrigindo'/regulamentando normas do CTB e o assunto em questão é bem claro nas resoluções 315 e 375.
http://www.denatran.gov.br/download/Resolucoes/RESOLUCAO_CONTRAN_375_10.pdf
http://www.denatran.gov.br/download/Resolucoes/RESOLUCAO_CONTRAN_315_09.pdf
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Marcus Del Mastro

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MensagemAssunto: Re: Normas para bicicleta elétrica   Sex Maio 04, 2012 8:14 pm

xamã escreveu:
muitos esquecem que o DENATRAN, através do CONTRAN está sempre 'corrigindo'/regulamentando normas do CTB e o assunto em questão é bem claro nas resoluções 315 e 375.
http://www.denatran.gov.br/download/Resolucoes/RESOLUCAO_CONTRAN_375_10.pdf
http://www.denatran.gov.br/download/Resolucoes/RESOLUCAO_CONTRAN_315_09.pdf

Valeu Xamã, ... abaixo transcrevo a resolução 315 já com as alterações/adições da 375.

Art. 1º Para os efeitos de equiparação ao ciclomotor, entende-se como cicloelétrico todo o veículo de duas ou três rodas, provido de motor de propulsão elétrica com potência máxima de 4 kw (quatro quilowatts) dotados ou não de pedais acionados pelo condutor, cujo peso máximo incluindo o condutor, passageiro e carga, não exceda a 140 kg (cento e quarenta quilogramas) e cuja velocidade máxima declarada pelo fabricante não ultrapasse a 50 km/h (cinqüenta quilômetros por hora)

§ 1º Inclui-se nesta definição de ciclo-elétrico a bicicleta dotada originalmente de motor elétrico, bem como aquela que tiver este dispositivo motriz agregado
posteriormente à sua estrutura.

§ 2º Fica excepcionalizado da equiparação prevista no caput deste Artigo, o equipamento de mobilidade individual autopropelido, sendo permitida sua circulação somente em áreas de circulação de pedestres, ciclovias e ciclofaixas, atendidas as seguintes condições:
I – velocidade máxima de 6 km/h em áreas de circulação de pedestres;
II – velocidade máxima de 20 km/h em ciclovias e ciclofaixas;
III – uso de indicador de velocidade, campainha e sinalização noturna, dianteira, traseira e lateral, incorporados ao equipamento;
IV – dimensões de largura e comprimento iguais ou inferiores às de uma cadeira de rodas, especificadas pela Norma Brasileira NBR 9050/2004 e suas atualizações.

§ 3º Caberá aos órgãos e entidades executivos de trânsito dos municípios, no âmbito de suas circunscrições, regulamentar a circulação do equipamento de que trata o § 2º.”

Art. 2º Além de observar os limites de potência e velocidade previstos no artigo anterior, os fabricantes de ciclo-elétrico deverão dotar esses veículos dos seguintes equipamentos obrigatórios:
1- Espelhos retrovisores, de ambos os lados;
2- Farol dianteiro, de cor branca ou amarela;
3- Lanterna, de cor vermelha, na parte traseira;
4- Velocímetro;
5- Buzina;
6- Pneus que ofereçam condições mínimas de segurança
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prof carlos henrique

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MensagemAssunto: Re: Normas para bicicleta elétrica   Qui Out 11, 2012 11:36 am

bicicletinha elétrica da especialized:

http://movebike.blogspot.com.br/2012/06/specialized-turbo-primeira-bike.html

http://movebike.blogspot.com.br/2012/06/specialized-turbo-primeira-bike.html








estou sabendo que vai liberar no brasil todo o uso de bikes elétricas, aguardar para ver e crer!!!!
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Marcus Del Mastro

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MensagemAssunto: Re: Normas para bicicleta elétrica   Qui Out 11, 2012 1:07 pm

A promessa era para o Rio +20, mas acho que as empresas estavam empurrando uma configuração que é uma moto, não uma bike com assistência.

A notícia é velha, mas já verifiquei que até agora nada (estou atrasando a compra do kit até saber a regulamentação, não quero ter que ir de carro ao trabalho)

Denatran regulamentará utilização da bicicleta elétrica

O Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) vai apresentar, até o fim do mês, um conjunto de normas para regulamentar a utilização de bicicletas elétricas em todo o País. A expectativa é de que as novas regras permitam que os veículos trafeguem em ciclovias e que seus condutores não precisem de habilitação específica. A nova regulamentação deve entrar em vigor antes da Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20.


De acordo com a proposta estudada pelo Denatran, os veículos com velocidade de até 20km/h e com motor de até quatro quilowatts de potência serão enquadrados em normas específicas de circulação. A decisão de definir novas regras em âmbito nacional foi tomada após uma reunião, na última terça-feira, entre a direção do Denatran e representantes do governo estadual e da Prefeitura do Rio de Janeiro.



No esboço das novas regras, também foi discutida a permissão do tráfego dos veículos pelas ciclovias, e a isenção da necessidade de licenciamento ou emplacamento. Os usuários de bicicletas elétricas também poderão circular sem habilitação específica e sem o risco de serem abordados por agentes da Lei Seca, como aconteceu com um ciclista no Rio, no final do mês de abril.



Para Fernando Avelino, diretor do Detran do Rio, a conferência Rio+20 e o debate sobre sustentabilidade foram argumentos que sensibilizaram a direção do Denatran para a aprovação de uma nova regulamentação. "A gente tinha que chegar na Rio+20 com essa questão equacionada. Todos nós somos favoráveis à regulamentação correta e também ao meio ambiente, e essas bicicletas vão ao encontro desses interesses de sustentabilidade".



A decisão foi comemorada por ativistas da mobilidade sustentável. "Se as bicicletas elétricas representam a diminuição significativa do fluxo de trânsito, incentivam as pessoas a usarem mais as bicicletas e favorecem um investimento maior na malha de ciclovias, pelo aumento da demanda, então isso só tem a trazer benefícios. A discussão jurídica é ínfima perto desses benefícios", afirmou Fred Sampaio, do movimento carioca Respeite Um Carro a Menos.
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prof carlos henrique

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MensagemAssunto: Re: Normas para bicicleta elétrica   Qui Out 11, 2012 2:51 pm

marcus

saindo a regulamentação o que é mais provável vou construir essa maquina de dar tesão!!!!!



material tenho de sobra!!!!
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prof carlos henrique

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MensagemAssunto: Re: Normas para bicicleta elétrica   Qui Out 11, 2012 4:06 pm

confira esse link marcus!



Sense bike
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prof carlos henrique

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MensagemAssunto: Re: Normas para bicicleta elétrica   Qui Out 11, 2012 4:46 pm

o projeto desse alemão é apaixonante!!!!


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Marcus Del Mastro

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MensagemAssunto: Re: Normas para bicicleta elétrica   Qui Out 11, 2012 5:55 pm

prof carlos henrique escreveu:
marcus

saindo a regulamentação o que é mais provável vou construir essa maquina de dar tesão!!!!!



material tenho de sobra!!!!

Momento bola de cristal:
é um futuro inevitável, vamos ver ruas com muitas de coisas semelhantes e ainda muito mais revolucionárias nos próximos 10 anos...

A sense bike (acho que o Nino já tinha postado no Face?) é uma solução a curto prazo para mobilidade urbana.

O único problema que vejo nesse projeto do alemão (se for para mobilidade urbana) é a potência desse troço...
Penso que quanto menores as velocidades, menos congestionamentos, mais amigável aos pedestres, ciclistas, menor necessidades de semáforos, maiores as oportunidades para se atravessar as ruas... e por aí vai.

Mas, como insanidade, é animal!
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Marcus Del Mastro

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MensagemAssunto: Re: Normas para bicicleta elétrica   Qui Out 11, 2012 6:48 pm

prof carlos henrique escreveu:
bicicletinha elétrica da especialized:

http://movebike.blogspot.com.br/2012/06/specialized-turbo-primeira-bike.html

http://movebike.blogspot.com.br/2012/06/specialized-turbo-primeira-bike.html








estou sabendo que vai liberar no brasil todo o uso de bikes elétricas, aguardar para ver e crer!!!!

É um objeto de desejo...rsss. Eles até falam que é sexy (atualmente é super importante ser/sentir-se sexy...né Nino!)

Realmente um projeto bem acabado, bonito mesmo.

Mas com assistência até os 45km/h, fica fora das normas européias e norteamericanas de bicicletas assistidas. Então não entendi o mercado que estão procurando atingir.
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thiagottjv



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MensagemAssunto: Re: Normas para bicicleta elétrica   Qui Out 11, 2012 9:22 pm

prof carlos henrique escreveu:
marcus

saindo a regulamentação o que é mais provável vou construir essa maquina de dar tesão!!!!!!

Carlos... tava pensando nisso tbm =P
Mas vou com uma coisa mais simples...
Eu planejo comprar uma trike da HP3 (http://www.hp3trikes.com.br/) e colocar um daqueles kits na roda tarzeira... depois fazer alguma coisa pra cobri-lo. tipo isso:
http://www.instructables.com/id/Facet-V1-Velomobile/

Acho que próximo ano começo =P
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jonaldo baptista

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MensagemAssunto: normas para bicicleta elétrica   Qui Out 18, 2012 5:52 pm

olá,vejam bike footloose. muito legal.
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MensagemAssunto: Re: Normas para bicicleta elétrica   Qui Out 18, 2012 10:32 pm

Marcus Del Mastro escreveu:
prof carlos henrique escreveu:
marcus

saindo a regulamentação o que é mais provável vou construir essa maquina de dar tesão!!!!!



material tenho de sobra!!!!

Momento bola de cristal:
é um futuro inevitável, vamos ver ruas com muitas de coisas semelhantes e ainda muito mais revolucionárias nos próximos 10 anos...

A sense bike (acho que o Nino já tinha postado no Face?) é uma solução a curto prazo para mobilidade urbana.

O único problema que vejo nesse projeto do alemão (se for para mobilidade urbana) é a potência desse troço...
Penso que quanto menores as velocidades, menos congestionamentos, mais amigável aos pedestres, ciclistas, menor necessidades de semáforos, maiores as oportunidades para se atravessar as ruas... e por aí vai.

Mas, como insanidade, é animal!

marcus
a proposta desse trike do alemão é estrada, cicloturismo de longas distancias!!!

para uso especificamente urbano muda tudo!!!
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Marcus Del Mastro

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MensagemAssunto: Re: Normas para bicicleta elétrica   Sab Out 20, 2012 12:54 am

Hoje testei diversos modelos de bikes elétricas (250->1000W, aro 20->26)...

Porém todas como roda-motor.

Posso dizer que a idéia de roda motor sempre me fez a cabeça, pela simplicidade aparente e por manter
uma estética de bike... (diferente dos kits que o motor fica atrelado a transmissão...)

Porém nessas bikes com roda-motor a sensação de estar andando numa bike desaparece por completo.
Se estiver desligado o motor a bike fica extremamente "pesada", porque a roda-motor segura, segura muito.
(pelo menos essas chinesas que vemos para vender em todo lugar), fica muito difícil a pedalada e a bike
não desliza, ela para rapidinho.

Sem falar que nos momentos que vc mais precisa do motor, ele fica fraco (nas subidas fortes), pois gira muito
lentamente.

Na mesma potência com aro 20", sobe-se mais facilmente, porém no plano (mesmo com asfalto lisinho) fica
muito "pesado" pedalar. Já com aro 26" o motor sofre mais (é como se o motor usasse uma marcha mais pesada
por causa do diametro maior), no plano desenvolve mais velocidade e é mais fácil de pedalar com o motor desligado.

Fiquei pensando que o motor atrelado a transmissão talvez seja realmente mais vantajoso, pois permite o uso de
marchas para o motor e seria extremamente feliz se ele mantivesse a sensação de roda livre, o que permitiria a
possibilidade do ciclista pedalar sem ter que empurrar o motor desligado ou desligar o motor e não pedalar e deslizar.
(para isso acontecer seria necessário uma catraca no motor elétrico que possibilitasse a gente pedalar e o motor ficar
parado.)
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MensagemAssunto: Re: Normas para bicicleta elétrica   Sab Out 20, 2012 6:58 pm

desligado pesa pelo fato de que vc "inverte" a função de elétrica-mecânica para mecânica-elétrica!

resumindo: funciona como um gerador/dínamo e o esforço é relativo á potencia do motor, qto maior a potência, mais pesado para pedalar por exigir mais energia mecânica.


um motor elétrico de ventilador de camionete ou parecido acoplado para mudança de marchas seria o ideal mesmo.
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manouchk



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MensagemAssunto: Re: Normas para bicicleta elétrica   Dom Dez 09, 2012 10:06 am

Só vi agora essa discussão. Já escrevi um pouco a respeito da absurdidade que o CONTRAN fez ao "proibir" as bicicletas elétricas enquanto já existem norma desde 2002 em outros países....

http://vitoria-sustentavel.blogspot.com.br/2012/05/sinais-de-avancos-na-questao-das.html
http://vitoria-sustentavel.blogspot.com.br/2012/07/bicicletas-eletrica-norma-absurda-em.html
http://vitoria-sustentavel.blogspot.com.br/2012/09/legalizacao-das-bicicletas-eletricas.html

Marcus as biciceltas com pedelec usam em geral a norma europeia que limite a potência a 250 W e a velocidade a 25 km/h. Está sendo discutido passar para 350 W para poder subir com mais agilidade mas eu acho que ainda não saiu do papel.
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ZÖHRER

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MensagemAssunto: Re: Normas para bicicleta elétrica   Dom Dez 09, 2012 12:46 pm

Marcus e demais colegas,
como sabem construi uma reclinada elétrica pensando no sistema auxiliar de carga solar, e para tanto tive que levar certas características em conta.
A bicicleta tinha que ter peso total reduzido- (as do mercado pesam em média 40kg)
A Bike reclinada montada completa com uso de bateria de Life pesa 22kg.
Tinha que ser capaz de rebocar um peso de 40kg
Tinha que ser capaz de vencer aclives maiores que 15%
Teria sua velocidade máxima limitada a 55km/h( questão de segurança com tanto peso sendo rebocado)
Optei pelo motor externo de 700w que usa as marchas da bicicleta e tem roda livre no sistema.(Lembrando que 700w em momentos de pico de potência e não de forma contínua)
Isso permite melhor uso da potência disponivel e combinação da força do motor e da propulsão humana.
Moro em um bairro com muitas ladeiras e as bicicletas com motor no cubo não tem capacidade de subir sem assistência humana.
A reclinada em questão usa duas rodas 20" o que melhora a relação de torque do motor em relação as marchas disponíveis e é capaz de no plano manter médias acima de 30km/h e nas subidas mais íngrimes 5km/h.
Posso subir até o Corcovado sem axílio complementar humano, mas se a aclividade for muito grande e longa o motor se desliga por superaquecimento( na verdade um rele têrmico desarma)
Com auxílio humano ela chega no plano à 55km/h sem reboque, e nas subidas o dobro da velocidade de quando só usa o motor.
O fabricante do kit que comprei ( Brasil eletric) me forneceu um sistema de pinhão duplo com roda livre para substituir o quem vem de fábrica e que se adaptava com dificuldade as reclinada usada.
Sob o ponto de vista funcional não tenho o que reclamar, funciona muito bem e me da uma autonomia de 40km por carga.
Sob o ponto de vista estético, prefiro as bikes com motor no cubo, isso porque os kit elétricos são adaptações em bikes comuns não projetadas para receber motorização e muita coisa fica exposta principalmente a fixação do motor.
Acredito que se fabricar uma reclinada pensando na motorização da para melhorar muitas coisas.
Pelo aumento de peso acho recomendável uma susp.traseira com uso da roda 20 atrás, com rodas maiores ou outras geometrias de quadro a sup.se torna dispensável.
Devo testar este sistema na Tandem, o fabricante do Kit disse que aguentaria rebocar o peso de duas pessoas, não acredito muito nisso para as subidas.


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MensagemAssunto: Re: Normas para bicicleta elétrica   Ter Dez 11, 2012 11:44 am

parabéns pelo esforço desse projeto zöher, sei das dificuldades em desenvolver projetos desse naipe e não são nada fáceis!!!

tem muito chão ainda até se considerar definitivo!

a placa solar não poderia ser tipo uma cobertura/cabine da própria bicicleta?! acredito que seria menos volumoso com a mesma área da placa plana.
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MensagemAssunto: Re: Normas para bicicleta elétrica   Ter Dez 11, 2012 1:54 pm

Olá Prof.
No andamento do projeto nos deparamos com duas abordagens possíveis abaixo exemplificadas em termos de vantagens e desvantagens.
Não descartamos a outra , mas notamos que em relação ao tempo disponível de execução do projeto que era de uma semana não seria possível.
Alem de termos pensado num projeto com menor custo possível e facilidade de peças disponíveis no mercado brasileiro.
Este modelo é uma plataforma de testes e deverá ser ainda testado a exaustão.
O modelo que usa um painel integrado para ser bem ajustado teria de ser mais leve com pelo menos metado do peso, alem de ser preferencialmente semi flexivel.
Tal painel existe mas é importado e de difícel aquisição custando quase o dobro do atual rígido e pesado.
Hoje sabemos que a antiga Heliodinâmica foi comprada por um grupo que deve produzir esse tipo de painel.
Iremos também contatar o pesoal da PUC do RS pois eles estão fabricando em laborátório celulas fotovoltaicas que podriamos testar no nosso projeto.
http://bicicletasolar.wordpress.com/o-projeto/


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MensagemAssunto: Re: Normas para bicicleta elétrica   Sex Dez 06, 2013 3:24 pm

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MensagemAssunto: Re: Normas para bicicleta elétrica   Sex Dez 27, 2013 12:54 pm

Finalmente saiu a regulamentação das bicicletas elétricas:

- potência máxima 250W (ou 350W era o texto original da lei);
- aos 25km/h o motor é desligado automaticamente;
- sistema de pedal assistido sem acelerador separado;
- iluminação dianteira, traseira e laterais;
- retrovisores em ambos lados;
- capacete de ciclista.

http://www2.camara.leg.br/camaranoticias/noticias/TRANSPORTE-E-TRANSITO/459037-VIACAO-APROVA-VELOCIDADE-MAXIMA-DE-25-KMH-PARA-BICICLETAS-ELETRICAS.html

http://carros.ig.com.br/especiais/bicicletas+eletricas+ganham+regulamentacao+no+brasil/7058.html?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed%3A+iGCarros+(Carros+-+iG+-+Not%C3%ADcias+de+autom%C3%B3veis%2C+lan%C3%A7amentos+e+segredos)
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MensagemAssunto: Re: Normas para bicicleta elétrica   Sex Dez 27, 2013 4:04 pm

pra essa velocidade qq zé ruela pedala!!!

não precisa ser motorizada ainda mais que não se pode controlar a velocidade sem um acelerador.

tão de brincadeira né!



é como dizia, obrigatoriedade de uma escolinha para ser apto andar de acordo com as leis de transito.

Na verdade falta uma educação básica de trânsito, deveria ser uma disciplina obrigatória na escola, o que mais tem é ciclista e pedestre que não tem a mínima noção. Motorista, em tese, ainda aprende alguma coisa, já que é obrigado a fazer o curso para tirar a habilitação.
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MensagemAssunto: Re: Normas para bicicleta elétrica   Sex Dez 27, 2013 5:56 pm

Professor Carlos vc poderia vir dar umas aulas por favor,
eu sou um zé arruela, queria muito melhorar meus tempos.

http://www.strava.com/segments/674140
eu, esbanjando a minha zearruelice, estou em 111º um pouco acima dos 17km/h
e olha que tem mais uns 500 mais lentos que eu...rsrsrs
Só o Bulgareli atingiu os 25km/h,

Queria melhorar também nessas aqui:
http://www.strava.com/segments/2772723 (arruelei a 21km/h, estou em primeiro mas ainda arruela)
http://www.strava.com/segments/2751041 ((arruelei a 15km/h)
http://www.strava.com/segments/2740276 (arruelei a 11km/h)
http://www.strava.com/segments/2751235 (arruelei a 14km/h)
http://www.strava.com/segments/2739007 (arruelei a 11km/h)


prof carlos henrique escreveu:
pra essa velocidade qq zé ruela pedala!!!

não precisa ser motorizada ainda mais que não se pode controlar a velocidade sem um acelerador.

tão de brincadeira né!



é como dizia, obrigatoriedade de uma escolinha para ser apto andar de acordo com as leis de transito.

Na verdade falta uma educação básica de trânsito, deveria ser uma disciplina obrigatória na escola, o que mais tem é ciclista e pedestre que não tem a mínima noção. Motorista, em tese, ainda aprende alguma coisa, já que é obrigado a fazer o curso para tirar a habilitação.
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prof carlos henrique

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MensagemAssunto: Re: Normas para bicicleta elétrica   Sex Dez 27, 2013 8:00 pm

kkkkkkkkkkkkkkkkkk


foi sarcasmo pow!!!!!


levou demais ao pé da letra!!!! he he he



é que acho escroto não poder controlar o ritmo controlado por um acelerador e desligar qdo atinge 25 km/h.

35 km/h - 40 km/h acho adequado, claro que tem que prevalecer o bom senso no uso dessas velocidades.


mas continuo insistindo numa educação básica de transito!!!!




carro dispensei faz muito tempo, só moto e bicicleta! lol! 





agora pra te turbinar só mesmo ter expondo aos raios gama e ficar verde!!! kkk



isso que dá digitar no tapa!!! he he

fica frio ai marcus!!! vc pedala muito!!!! lol! 

não me incomodo mais com estar suado, pode ser de moto ou bike, aqui é muito quente com temperaturas médias de 36 graus.

só não vale estar encharcado!
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