Mensagens : 393 Data de inscrição : 23/05/2009 Idade : 57 Localização : Rio de Janeiro
Assunto: Mudanças na Zöhrer Racer Sport Dom Fev 16, 2014 3:14 pm
Depois dos testes com o protótipo, fizemos algumas modificações. 1-Sistema de guias de corrente under/over 2-Mudança da traseira da bicicleta para receber o sistema under/over e reposicionamento da espera para fixação de para-lama traseiro e bagageiro. 3-Novo sistema de ajuste do banco de fácil regulagem 4-Nova espera para faróis dianteiro muito útil para quem faz cicloturismo e provas de Audax
Abaixo em primeira mão as fotos da Racer Sport com rodas 700x700, com banco M5 em fibra de vidro e novo sistema de roldanas guias tipo under/over e nova traseira. Este quadro da foto é tamanho G. Como está usando um banco M5 em fibra de vidro que pesa 1,5kg ( Um em fibra de carbono pesa 300g)a bike da foto está pesando 15kg. O novo quadro pesa 2,800kg o antigo protótipo tamanho M pesava 3,350kg, reduzimos 1/2Kg. Canote do guidão pesa 320g Suporte do banco pesa 223g com os parafusos. Haste do banco pesa 385g O banco fica distante do chão 62cm e o mov.central está a 88cm do chão. Entre eixos 1,24m
Detalhe do sistema de roldanas under/over e regulagem e fixação do banco.
Detalhe da espera para fixação do farol dianteiro.
Detalhe do local de fixação para para-lama e bagageiro traseiros.
E naturalmente os quadros da Zöhrer em aço, tem garantia para a vida toda !( pelo menos em quanto a Zöhrer Bicicletas existir)
ZÖHRER
Mensagens : 393 Data de inscrição : 23/05/2009 Idade : 57 Localização : Rio de Janeiro
Assunto: Re: Mudanças na Zöhrer Racer Sport Ter Fev 18, 2014 11:58 am
Tirei uma outra foto do detalhe do sistema de regulagem e fixação do banco. Como o quadro é preto , não dá para ver que em cima do quadro ha uma guia para manter o sistema sempre alinhado.
ogum777
Mensagens : 74 Data de inscrição : 22/08/2009
Assunto: Re: Mudanças na Zöhrer Racer Sport Ter Fev 18, 2014 12:12 pm
olá pedro.
existe possibilidade de usar-se o guidão por baixo nessa bicicleta? como na under control?
ZÖHRER
Mensagens : 393 Data de inscrição : 23/05/2009 Idade : 57 Localização : Rio de Janeiro
Assunto: Re: Mudanças na Zöhrer Racer Sport Ter Fev 18, 2014 12:21 pm
O guidão por baixo nesse modelo é difícil mas possível. O grande problema é lidar com a interferência do guidão em baixo no caminho da corrente. O outro é a regulagem do banco para frente e para trás, acompanhando o guidão. Na Capoeira tive que mudar a posição da roldana e o desenho do quadro.
ogum777
Mensagens : 74 Data de inscrição : 22/08/2009
Assunto: Re: Mudanças na Zöhrer Racer Sport Ter Fev 18, 2014 1:55 pm
ZÖHRER escreveu:
O guidão por baixo nesse modelo é difícil mas possível. O grande problema é lidar com a interferência do guidão em baixo no caminho da corrente. O outro é a regulagem do banco para frente e para trás, acompanhando o guidão. Na Capoeira tive que mudar a posição da roldana e o desenho do quadro.
pedro,
na última versão da under (mandei um pedido de orçamento pelo site) a regulagem do banco é feita como? ou o que temos é a regulagem da posição da pedivela?
ninocoutinho
Mensagens : 1279 Data de inscrição : 20/09/2010 Localização : Itabira - MG
Assunto: Re: Mudanças na Zöhrer Racer Sport Ter Fev 18, 2014 2:08 pm
ogum777 escreveu:
olá pedro.
existe possibilidade de usar-se o guidão por baixo nessa bicicleta? como na under control?
Odir, sei que vc tem problemas severos no(s) ombro(s), e também sequelas da(s) sua(s) fratura(s) na(s) mão(s). Desculpe o excesso de S, pois realmente não lembro se é mais de um ou uma. Óbvio que sei da sua experiência, mas tenho quase plena convicção de que o guidão por baixo não é o melhor dos mundos, pra vc. Nunca lembro se vc me falou se experimentou com calma a bike do Valdson. Experimentar bike dos outros tb é complicado, pq a maioria das medidas pode não bater. Eu acho que guidão esquilo é sua solução, e ele não te limita a certos modelos de bike, como numa procura por guidão under, e tendo ajustabilidade, vc pode regular dum jeito bacana. A postura fica muito relaxada (vc não fica segurando, o braço fica repousado no peito e o antebraço meio que "pendurado") e pode montar passadores e freios de tudo quanto é maneira que se imagina, diferente do under onde nem tudo pode funcionar bem. Under também tem um enguiço de manejo fora da bike, em especial manejo doméstico, que cansa. No esquilo tem menos espaço que open cockpit, pra montar acessórios, mas open cockpit eu realmente acho que é fora de cogitação pra vc. Dá uma pensada nisso. Eu vejo grande preconceito com guidão hamster, o pessoal acha que fica apertado ali dentro, que fica tenso, que num acidente vai ter o tórax perfurado, eu discordo totalmente (aliás recentemente caí de recli em velocidade bem alta, e o q aconteceu basicamente foi que fui ejetado já meio deitado e minha perna lambeu o asfalto seriamente, por alguns metros. o guidão foi instantaneamente jogado pra frente, como era de se esperar).
ogum777
Mensagens : 74 Data de inscrição : 22/08/2009
Assunto: Re: Mudanças na Zöhrer Racer Sport Ter Fev 18, 2014 2:28 pm
ninocoutinho escreveu:
ogum777 escreveu:
olá pedro.
existe possibilidade de usar-se o guidão por baixo nessa bicicleta? como na under control?
Odir, sei que vc tem problemas severos no(s) ombro(s), e também sequelas da(s) sua(s) fratura(s) na(s) mão(s). Desculpe o excesso de S, pois realmente não lembro se é mais de um ou uma. Óbvio que sei da sua experiência, mas tenho quase plena convicção de que o guidão por baixo não é o melhor dos mundos, pra vc. Nunca lembro se vc me falou se experimentou com calma a bike do Valdson. Experimentar bike dos outros tb é complicado, pq a maioria das medidas pode não bater. Eu acho que guidão esquilo é sua solução, e ele não te limita a certos modelos de bike, como numa procura por guidão under, e tendo ajustabilidade, vc pode regular dum jeito bacana. A postura fica muito relaxada (vc não fica segurando, o braço fica repousado no peito e o antebraço meio que "pendurado") e pode montar passadores e freios de tudo quanto é maneira que se imagina, diferente do under onde nem tudo pode funcionar bem. Under também tem um enguiço de manejo fora da bike, em especial manejo doméstico, que cansa. No esquilo tem menos espaço que open cockpit, pra montar acessórios, mas open cockpit eu realmente acho que é fora de cogitação pra vc. Dá uma pensada nisso. Eu vejo grande preconceito com guidão hamster, o pessoal acha que fica apertado ali dentro, que fica tenso, que num acidente vai ter o tórax perfurado, eu discordo totalmente (aliás recentemente caí de recli em velocidade bem alta, e o q aconteceu basicamente foi que fui ejetado já meio deitado e minha perna lambeu o asfalto seriamente, por alguns metros. o guidão foi instantaneamente jogado pra frente, como era de se esperar).
fala desse guidão, nino?
eu de fato hoje tenho problema nos dois ombros. e o problema na mão direita. tudo sequela de pedal. problemas de articulações, e hoje também de dormência nas mãos se fico muito tempo na mesma posição (por muito tempo entenda-se mais de meia hora).
preciso de algo que permita peso zero a ser suportado pelos ombros. e com boa e rápida manobrabilidade. sendo o guidão esquilo estreitinho, qual manobrabilidade permite?
pra dar um exemplo, montei dois quadros de speed com guidão reto pra manobrabilidade na cidade, pois acho o drop menos manobrável n trânsito, e me força mais os ombros e a mão quando tenho que virar muito. mas será que o guidão esquilo permite isso?
ninocoutinho
Mensagens : 1279 Data de inscrição : 20/09/2010 Localização : Itabira - MG
Assunto: Re: Mudanças na Zöhrer Racer Sport Ter Fev 18, 2014 2:51 pm
esse mesmo. com certeza te dá mais manobrabilidade que o guidão por baixo, que teria que ser razoavelmente largo pra permitir ângulos de curva maiores sem bater na sua bunda, q deve ser mais larga, mas isso aumentaria a largura da bike, que fica pior pra essas manobras urbanas, e isso fica especialmente pior andando entre os carros. ou seja, vira mais, mas não cabe! tb acho que permite mais manobrabilidade que o open cockpit, q tem o joelho como limitante, e até mesmo o comprimento do braço - várias manobras tem que soltar uma das mãos, mas isso não é um problema seríssimo, moçada aprende, como aprende a evitar heel strike, o equivalente ao toe overlap. obviamente o esquilo tem as próprias coxas como limitantes, outra coisa que se aprende a contornar.
eu monto o guidão bem mais próximo do que o marcus está, nessa foto com a bless. acho mais confortável. tem gente que monta mais à frente e em cima, como em algumas m5, mas acho bem pior pra visão. pode ver como fica o meu aqui.
só pra não deixar de dizer que estou ciente disso: eu falei que acho que o pessoal tem preconceito com guidão esquilo, mas eu reconheço q *eu* tenho um certo preconceito com open cockpit - apesar de ter feito um 300k usando um. qndo usei nem achei propriamente ruim, fiquei com incômodos pois estava estreando a bike e o ângulo era o máximo de deitado que tinha usado até então. tirada minha visão parcial fora, realmente esse guidão open não seria legal pra vc.
ogum777
Mensagens : 74 Data de inscrição : 22/08/2009
Assunto: Re: Mudanças na Zöhrer Racer Sport Ter Fev 18, 2014 3:05 pm
ninocoutinho escreveu:
esse mesmo. com certeza te dá mais manobrabilidade que o guidão por baixo, que teria que ser razoavelmente largo pra permitir ângulos de curva maiores sem bater na sua bunda, q deve ser mais larga, mas isso aumentaria a largura da bike, que fica pior pra essas manobras urbanas, e isso fica especialmente pior andando entre os carros. ou seja, vira mais, mas não cabe! tb acho que permite mais manobrabilidade que o open cockpit, q tem o joelho como limitante, e até mesmo o comprimento do braço - várias manobras tem que soltar uma das mãos, mas isso não é um problema seríssimo, moçada aprende, como aprende a evitar heel strike, o equivalente ao toe overlap. obviamente o esquilo tem as próprias coxas como limitantes, outra coisa que se aprende a contornar.
eu monto o guidão bem mais próximo do que o marcus está, nessa foto com a bless. acho mais confortável. tem gente que monta mais à frente e em cima, como em algumas m5, mas acho bem pior pra visão. pode ver como fica o meu aqui.
só pra não deixar de dizer que estou ciente disso: eu falei que acho que o pessoal tem preconceito com guidão esquilo, mas eu reconheço q *eu* tenho um certo preconceito com open cockpit - apesar de ter feito um 300k usando um. qndo usei nem achei propriamente ruim, fiquei com incômodos pois estava estreando a bike e o ângulo era o máximo de deitado que tinha usado até então. tirada minha visão parcial fora, realmente esse guidão open não seria legal pra vc.
tenho pernas compridas pra minha altura. na antiga alluzi minha, meter o joelho no guidão de vez em quando acontecia. é coisa que quero evitar a todo custo....
ZÖHRER
Mensagens : 393 Data de inscrição : 23/05/2009 Idade : 57 Localização : Rio de Janeiro
Assunto: Re: Mudanças na Zöhrer Racer Sport Ter Fev 18, 2014 7:19 pm
Olá Odir, na última versão da Under Control SWB a regulagem da distância das pernas até o banco é feita na frente pelo sistema telescópico. O banco ajusta na inclinação pelo sistema de furações na haste que o apoia. Mesmo usando um sistema de direção indireta( que melhora a manobrabilidade) o ajuste ainda seria pela frente telescópica. Abç
Última edição por ZÖHRER em Ter Fev 18, 2014 7:32 pm, editado 1 vez(es)
ZÖHRER
Mensagens : 393 Data de inscrição : 23/05/2009 Idade : 57 Localização : Rio de Janeiro
Assunto: Re: Mudanças na Zöhrer Racer Sport Ter Fev 18, 2014 7:31 pm
Fotos dos testes no Aterro do Flamengo. Vejam no estrava como foi o primeiro teste de desempenho: http://www.strava.com/activities/113723856
Mordaz
Mensagens : 2258 Data de inscrição : 22/05/2009 Localização : Rio de Janeiro
Assunto: Re: Mudanças na Zöhrer Racer Sport Ter Fev 18, 2014 7:43 pm
Eu estou bastante acostumado com o superman/open cockpit. Até pretendo experimentar o esquilo/tiller em breve, mas só pelo potencial de melhorar a aerodinâmica. Acho que, de maneira geral, o superman/open cockpit proporciona um controle melhor sobre a recli. Por exemplo, se estou subindo uma ladeira muito íngreme e preciso parar subitamente por algum motivo, já estou condicionado a desencaixar um pé ao mesmo tempo que me levanto do banco, puxando pelo guidão superman, para preservar meu equilíbrio em velocidade mínima (já quase parando), tudo isso em fração de segundo. Com o esquilo, é mais complicado, pois ele fica no caminho; não dá para você se levantar puxando pelo guidão (pelo contrário, é preciso empurrá-lo para frente, caso seja articulado, para abrir espaço).
É verdade que o superman limita um pouco as curvas, mas na prática, em uma high-racer com o banco razoavelmente deitado, não é necessário girar muito o guidão. No caso de curvas fechadas em baixíssima velocidade, costumo desencaixar um pé e me levantar no banco para manter melhor o equilíbrio (como no exemplo da subida íngreme). No caso específico das minhas reclis, a limitação do quanto posso girar o guidão nem é o próprio guidão superman, mas o tamanho da roda dianteira (700c).
Mordaz
Mensagens : 2258 Data de inscrição : 22/05/2009 Localização : Rio de Janeiro
Assunto: Re: Mudanças na Zöhrer Racer Sport Qui Fev 20, 2014 8:16 am
ZÖHRER escreveu:
Fotos dos testes no Aterro do Flamengo. Vejam no estrava como foi o primeiro teste de desempenho: http://www.strava.com/activities/113723856
Parece ter ficado perfeita para o seu tamanho.
daa
Mensagens : 38 Data de inscrição : 09/07/2009 Localização : Petrópolis-RJ
Assunto: Re: Mudanças na Zöhrer Racer Sport Sex Fev 28, 2014 11:39 pm
Gostei dos ajustes, o visual evoluiu bem. Mantenha-nos informado sobre o progresso do protótipo.
duram
Mensagens : 650 Data de inscrição : 30/01/2010 Idade : 61 Localização : Rio de Janeiro
Assunto: Re: Mudanças na Zöhrer Racer Sport Qua Mar 05, 2014 1:49 pm
Qual o peso dela?
ZÖHRER
Mensagens : 393 Data de inscrição : 23/05/2009 Idade : 57 Localização : Rio de Janeiro
Assunto: Re: Mudanças na Zöhrer Racer Sport Qui Set 24, 2015 8:04 pm
Em primeira mão os testes com a Racer Sport 29x20. Ela está sendo testada pelo Glademir Schmitz. Anteriormente ele usou na configuração 29x29, mas sentiu a necessidade de um pedal mais baixo e banco mais ereto. Para surpresa dele com o uso de garfo 20 e rodas 20 na frente a bike ficou mais rápida e ágil, alem de mais confortável. Bom como ele é um audaxioso, vamos ver como será o desempenho dele nos próximos brevets. Recentemente Medalha Recebida, Certificado de Conclusão do Brevet (400 Km) em 25:29h, habilitando para a Prova de 600 Km. Feito antes os 200km em 10:43h e 300km em 10:50h. Deverá fazer os 600km com 29x20.
Mordaz
Mensagens : 2258 Data de inscrição : 22/05/2009 Localização : Rio de Janeiro
Assunto: Re: Mudanças na Zöhrer Racer Sport Sex Set 25, 2015 4:05 am
Ficou bonita na cor branca.
Seria essa preferência pelo banco mais vertical decorrente do formato do banco? Ele experimentou algum banco "concha", tipo M5 ou Optima?
Não consegui ver claramente na foto como é feito o aperto da caixa de direção. Aliás, nunca lembrei de ver isso na recli do Romano.
Mordaz
Mensagens : 2258 Data de inscrição : 22/05/2009 Localização : Rio de Janeiro
Assunto: Re: Mudanças na Zöhrer Racer Sport Sex Set 25, 2015 4:06 am
O cara fez 200 km e 300 km praticamente no mesmo tempo? Que bizarro!
ZÖHRER
Mensagens : 393 Data de inscrição : 23/05/2009 Idade : 57 Localização : Rio de Janeiro
Assunto: Re: Mudanças na Zöhrer Racer Sport Sáb Set 26, 2015 9:46 pm
O Glademir fez a prova de 200km Audax Vera Cruz Várzea Bikera e a prova dos 300km Audax Passo Fundo.A pouca diferença de tempo provavelmente em relação ao terreno.A prova de 200km com maior altimetria que a de 300km. O Glademir me relatou que a versão com roda 20 na dianteira são melhores na subida e mantem médias mais altas. Veja vídeo da prova de 200Km
ogum777
Mensagens : 74 Data de inscrição : 22/08/2009
Assunto: Re: Mudanças na Zöhrer Racer Sport Seg Set 28, 2015 1:32 pm
puts,
não tem uma dessas pra eu testar no trânsito de SP não? hehe
duram
Mensagens : 650 Data de inscrição : 30/01/2010 Idade : 61 Localização : Rio de Janeiro
Assunto: Re: Mudanças na Zöhrer Racer Sport Dom Out 11, 2015 8:05 am
ZÖHRER escreveu:
O Glademir fez a prova de 200km Audax Vera Cruz Várzea Bikera e a prova dos 300km Audax Passo Fundo.A pouca diferença de tempo provavelmente em relação ao terreno.A prova de 200km com maior altimetria que a de 300km. O Glademir me relatou que a versão com roda 20 na dianteira são melhores na subida e mantem médias mais altas.
Essa afirmação se refere a tração na frente ou atrás? qual a diferença da roda 20 na frente se a tração é traseira? pode ser roda 24.
Rodas 20 em terreno ruim ou asfalto poroso não é muito bom, falo por experiência, estou mudando os projetos para 24 e 26 devido a diferença de diâmetro x resistência a rolamento
Tração na roda da frete com roda 20 faz a diferença sim na subida, mas acho que subida em reclinada deveria ser tema para um fórum especifico
Mordaz
Mensagens : 2258 Data de inscrição : 22/05/2009 Localização : Rio de Janeiro
Assunto: Re: Mudanças na Zöhrer Racer Sport Seg Out 12, 2015 12:19 pm
duram escreveu:
mas acho que subida em reclinada deveria ser tema para um fórum especifico
Recumbents can't climb!
Ontem fui ultrapassado na Grota por um ciclista de 78 anos. Tudo bem que não se trata de um ciclista qualquer, mas mesmo assim, é humilhante...
Cruzbiker
Mensagens : 130 Data de inscrição : 07/06/2012 Localização : Volta Redonda
Assunto: Re: Mudanças na Zöhrer Racer Sport Ter Out 13, 2015 9:55 am
Cruzbike Vendetta ou Silvio, mas seu perfil é mais para a Vendetta, e você nunca mais sofrerá esta humilhação...
ZÖHRER
Mensagens : 393 Data de inscrição : 23/05/2009 Idade : 57 Localização : Rio de Janeiro
Assunto: Re: Mudanças na Zöhrer Racer Sport Ter Out 13, 2015 6:32 pm
Daniel Uram, "Essa afirmação se refere a tração na frente ou atrás? qual a diferença da roda 20 na frente se a tração é traseira? pode ser roda 24.
Rodas 20 em terreno ruim ou asfalto poroso não é muito bom, falo por experiência, estou mudando os projetos para 24 e 26 devido a diferença de diâmetro x resistência a rolamento
Tração na roda da frete com roda 20 faz a diferença sim na subida, mas acho que subida em reclinada deveria ser tema para um fórum especifico" Como pode ser visto nas fotos se trata de uma Racer Sport tração traseira roda 29. A diferença em se trocar a roda de 29 na frente por uma 20 na frente é que a bike fica com o banco mais em pé e pedal mais baixo, alem de mudar a distribuição de peso e centro de gravidade.Diferente das bicicletas de tração dianteira que devem ter em sua distribuição de peso mais peso na dianteira para garantir a boa tração em subidas , ou ter baixo centro de gravidade, as de tração traseira podem ter a roda dianteira mais para frente para reduzir rolagem e melhorar distribuição de peso assim ficam menos suscetíveis aos desníveis de piso e buracos. No caso do Glademir , como ele estava muito acostumado a posição da EXD uma posição menos aerodinâmica mas no entanto mais ergonômica foi importante para o seu rendimento.Se olharem com atenção a nova configuração se assemelha mais a posição de Lightnig P-38 que é é uma ótima escaladora, que com carenagem se torna um foguete sobre 2 rodas rodas.( F-40).
ogum777
Mensagens : 74 Data de inscrição : 22/08/2009
Assunto: Re: Mudanças na Zöhrer Racer Sport Qui Out 15, 2015 5:42 pm
ZÖHRER escreveu:
Daniel Uram, "Essa afirmação se refere a tração na frente ou atrás? qual a diferença da roda 20 na frente se a tração é traseira? pode ser roda 24.
Rodas 20 em terreno ruim ou asfalto poroso não é muito bom, falo por experiência, estou mudando os projetos para 24 e 26 devido a diferença de diâmetro x resistência a rolamento
Tração na roda da frete com roda 20 faz a diferença sim na subida, mas acho que subida em reclinada deveria ser tema para um fórum especifico" Como pode ser visto nas fotos se trata de uma Racer Sport tração traseira roda 29. A diferença em se trocar a roda de 29 na frente por uma 20 na frente é que a bike fica com o banco mais em pé e pedal mais baixo, alem de mudar a distribuição de peso e centro de gravidade.Diferente das bicicletas de tração dianteira que devem ter em sua distribuição de peso mais peso na dianteira para garantir a boa tração em subidas , ou ter baixo centro de gravidade, as de tração traseira podem ter a roda dianteira mais para frente para reduzir rolagem e melhorar distribuição de peso assim ficam menos suscetíveis aos desníveis de piso e buracos. No caso do Glademir , como ele estava muito acostumado a posição da EXD uma posição menos aerodinâmica mas no entanto mais ergonômica foi importante para o seu rendimento.Se olharem com atenção a nova configuração se assemelha mais a posição de Lightnig P-38 que é é uma ótima escaladora, que com carenagem se torna um foguete sobre 2 rodas rodas.( F-40).
Pedro. vc já pensou em comercializar uma bike com essa geometria, à lá P-38, em alumínio?
aliás, com o mesmo tipo de banco, em tela, também?