Olá, Juscelino, bem vindo!
No assunto ônibus, posso falar com alguma propriedade pois já acumulo mais de uma centena de embarques, com os mais variados tipos de bicicletas. Te digo que não faz muita diferença o tamanho da bicicleta, a questão sempre é
ser uma bicicleta!
Como em praticamente todas as vezes eu vou pedalando pra embarcar numa rodoviária, e desembarco da outra, pedalando (ou embarco num outro ônibus), a minha preferência é sempre levar a bicicleta com o menor desmonte possível. Economiza tempo e é mais seguro. Dessa forma, te aconselharia a fazer o mesmo. Porém, é a maneira que mais te dá dor de cabeça no trato com os funcionários da empresa - motoristas, cobradores, fiscais - e também tem sido cada vez mais comum ter, de fato, pouco espaço nos bagageiros. As malas estão cada vez maiores e numerosas, e direto as empresas levam não só as bagagens dos passageiros, mas encomendas de transportadoras. Tentar embarcar numa sexta-feira fim de tarde, ou noite, e domingo nos mesmos horários, pode ser bem desafiador! Pior que costuma ser também o horário em que a gente quer viajar... Sempre que possível, te aconselho a evitar tais momentos. Consultar informações sobre a possível lotação também é legal e tem vez que é fácil: se a empresa vende passagem pela internet, olhe umas semanas antes quão cheios ficam os ônibus em certos dias/horários. Ou, quando possível, pergunte no guichê.
Outra atitudes preventivas, pra garantir um embarque sem stress, é chegar mais cedo, mesmo que não precise desmontar nada da bicicleta (às vezes tirar um alforje, ajeitar uma roupa que você vai precisar, etc), e se antecipar aos outros passageiros, na fila das bagagens - abordá-los nesta hora é simpático, especialmente se a fila já está formada, tipo "Ô pessoal, vou pedir uma licencinha pra colocar minha bagagem primeiro, pq fica mais fácil de ajeitar antes das malas...". E é MUITO BOM mostrar pró-atividade pro fiscal das bagagens, tipo "ô grande, posso colocar essa bicicleta ali no fundinho?". Ele pode te autorizar a já colocar, ou pode pedir pra você esperar ele terminar de conferir as outras malas. Já sabendo que essa não é a maneira ideal (colocar a bicicleta depois, a não ser que tenha um bagageiro inteiro livre, coisa que é comum, ufa!), é bom insistir mas sem desrespeitar a hierarquia, tipo "ô, fera, se você achar que é melhor, eu já vou colocando ela ali, aí depois é só cercar com as malas"... Tente também ser esperto no desembarque e evitar que alguém tire a bicicleta pra você. Esteja pronto pra você mesmo tirar. Ninguém sabe mexer.
Coisas que você pode ouvir dos funcionários:
- mas tinha que estar desmontada.
Aí você responde com sinceridade. Tipo "ih, cara, do jeito que eu vim, não dá tempo de desmontar antes, e lá em {destino} não dá tempo de montar quando eu chegar, estou indo pra uma competição... Eu coloco ela ali com jeitinho, vai caber."
- mas tinha que estar embalada.
"ô, parceiro, tô acostumado a viajar com ela assim, nunca deu problema. hoje o busão tá cheião mesmo mas tem um espaço ali, só precisamos dar uma mexida nas malas".
- preciso da nota fiscal.
se você não tiver, também vai ser a resposta honesta. e também dizer que sempre viajou sem. bem, das minhas várias bicicletas, tenho apenas duas notas fiscais, que ficam sempre na minha carteira, e apresento qualquer uma sempre que for o caso (mesmo que não corresponda à bicicleta). a única linha que me pede sempre é um bus que sai daqui e vai pro rio (UNIDA). eles são encrenca pra caramba e o motorista quase sempre faz uma marra incrível! é cansativo. eu deixei de pegar esse ônibus direto pro rio, justamente pra evitar stress. gasto uma viagem de no mínimo duas horas pra BH, e lá pego um cometa pro rio, que apesar de sempre ser mais cheio e mais desajeitado com bagagens, é mais tranquilo de lidar com os funcionários. Aliás, a Cometa tem uma política de levar bicicleta MESMO, sem precisar desmontar e sem precisar pagar a mais por isso (detalhe, já me vieram com essa história, tanto oficialmente como pedindo "cafezinho", mas nunca paguei. porém, vários colegas já tiveram que pagar por "excesso" de bagagem. esteja preparado pra tal). Apesar dessa política da cometa, como disse, os busões estão de fato cheios e todo mundo com malas. tem vez que é difícil, e em geral vc tem pouco tempo pra pra resolver. por isso aconselho sempre se antecipar e sempre se mostrar disponível pra organizar.
Algumas fotos pra ilustrar possibilidades:
- bagageiro que leva o estepe, livre (esse é o tal ônibus que evito. sempre tem esse espaço, mas os caras sempre fazem dificuldade. esse estepe atrapalha pra caramba, também é o único busão que pego com frequência que tem o estepe ocupando espaço de bagagem):
- bicicleta invisível no meio das malas:
- por causa de situações como da última foto, em que realmente é meio constrangedor você colocar uma bicicleta meio suja entre as malas do pessoal, comecei a viajar levando uma lona de construção. com alguns metros você embala a bicicleta meio toscamente, leva uma fita adesiva, em 5 minutos antes do embarque dá pra fazer. evita perguntas e você ainda pode dizer que a bicicleta está desmontada ali dentro! isso se perguntarem que é uma bicicleta (coisa que pode ficar nítida se você estiver com capacete e outros badulaques). e é rápido de desembalar no desembarque. exemplo:
isso foi quando viajei pra diamantina pra começar a estrada real, ano passado. nesse dia, não tinha jeito nenhum de levar uma bicicleta sem estar embalada! ela foi em cima das malas da galera!! se não fosse em cima, era ela embaixo, coisa meio inadmissível. nunca viajei num ônibus tão cheio. infelizmente não tive tempo de tirar foto.
essa lona é meio grossona, levo 4 metros e pesa uns 700 gramas. mas tem umas mais fininhas e levinhas:
saco de lixo de supermercado também serve. dependendo do horário do seu embarque, você não precisa fazer toda a viagem levando o plástico. pode passar no comércio e comprar antes de ir pra rodoviária. no caso da foto acima, eu carreguei esse plástico por mais de 10 dias, mas o utilizava a viagem toda como forro pra minha barraca.
Sobre viagem em avião, nenhum tipo de embalagem assim é recomendável! No ônibus só serve pq vc vai ajeitar a bicicleta como se estivesse sem embalagem nenhuma. É mais pra proteger as outras bagagens. Tem que cuidar pra deixar ajeitado de maneira a não estragar seu veículo. No avião, não tem como ter certeza. Algumas empresas permitem que se leve a bicicleta montada inteirinha, apenas se aconselha murchar os pneus um pouco e soltar o câmbio traseiro da gancheira. Um funcionário leva sua bicicleta do check-in empurrando, e parece que fica guardada separado, da mesma maneira que as pranchas de surfe. No desembarque, ela também é trazida separada e ali perto da esteira aparece alguém com sua bicicleta. Viajei assim uma vez pela TAM, em 2011, mas não foi boa a experiência, avariaram a gancheira (eu não tinha soltado) e o câmbio dianteiro também estava meio detonado. Porém, MUITA gente relata ótimas experiências com esse tipo de transporte.
Hoje, se eu fosse viajar de avião, desmontaria a minha bicicleta o máximo possível e embalaria as partes com muito capricho, juntando tudo de maneira a ficar comprida e estreita, sem rodas e sem banco, com muito plástico bolha e muito papelão, mesmo que isso fizesse o pacote ficar pesado. Com a Zohrer Turismo é possível, mas se você descobrir com antecedência se a empresa pela qual vai viajar permite levar sem desmontar, seria o ideal. Há também maneiras de desmontar que possibilitam encaixar as partes do quadro e da bicicleta em malas bem protegidas e seguramente despacháveis. Se você faz parte do grupo zohrer no yahoo (http://br.groups.yahoo.com/neo/groups/zohrer/), pode olhar no álbum de fotos o desmonte da tandem do bilberbert (álbum Alemanha), que coube em dois malabikes rídigos da thule. receita pra não ter problema, mas tem que estar disposto a remontar.