garfo e freio de estrada - interferência - opções?
4 participantes
Autor
Mensagem
artur elias
Assunto: garfo e freio de estrada - interferência - opções? Dom Jun 12, 2016 9:16 am
Oi pessoal
Montei minha Schlitter Encore com um garfo de ciclo-cross pra v-brake que é totalmente uma mosca branca em território nacional e ainda foi barato e é leve. Muita sorte.
3500 km depois, decidi experimentar - por motivos que a preguiça me impede de explicar por escrito - com a altura (cerca de 2 cm menos no mínimo) e a geometria de um garfo de estrada.
Ontem peguei um numa bicicletaria amiga pra experimentar montar (sem pagar).
Como sabem, a combinação garfo + freio de estrada tradicionais (puxada pela direita) e recli high-racer costuma ser problemática.
Perguntas aos universitários:
- existe algum freio de estrada (ferradura) "normal" que facilite/não dê problema?
- eu sei que a Bacchetta vende 2 modelos. Um tem fama de vagabundo e o outro é caro, e ambos estão longe.
- esse carinha simplesmente montou um freio normal atrás do garfo. Se isso é tão simples por que alguém compraria um freio especial?
- seria porque provavelmente o único jeito de fazer isso inclui meter uma broca no garfo (carbono) pra alargar a parte da frente do furo do freio?
- nenhuma das anteriores?
@ Mordaz:
Por acaso quer se desfazer de algum freio que possa servir a esse propósito?
Agradecimentos antecipados e abraço fraterno
Mordaz
Mensagens : 2258 Data de inscrição : 22/05/2009 Localização : Rio de Janeiro
Assunto: Re: garfo e freio de estrada - interferência - opções? Seg Jun 13, 2016 6:19 pm
Que coincidência! Após semanas sem visitar o Recliforum, venho aqui e encontro sua pergunta. Vamos lá:
Nunca experimentei esses adaptadores para instalar o freio atrás do garfo. Até existem freios já feitos para serem instalados assim, mas têm fama de frear mal (pois são específicos para bikes TT).
Cheguei a comprar dois pares do Bacchetta X-eye, mas depois descobri um da marca Mr. Control, mais barato (embora ainda um tanto caro), mais leve, com parafuso de titânio, cnc, lindão. Usei na HP3 HR e, mais recentemente, na M5 CHR.
Numa high-racer monotubo, o conduíte do freio dianteiro pode sair pelo lado esquerdo e, com uma daquelas curvinhas de metal, virar para cima. Num quadro em "S". porém, essa virada para cima pode ficar no caminho da perna esquerda.
Para evitar isso na CHR, troquei os parafusos principais dos freios, um pelo outro, efetivamente transformando o freio dianteiro em traseiro e vice-versa. Coincidentemente, esse modelo de freio traseiro tem a pinça do lado contrário; não faço idéia do porquê. Com a mudança, o conduíte sai por baixo, faz uma volta e sobe ao lado do headtube, exatamente como no freio da Bacchetta.
Freio Mr. Control traseiro convertido em dianteiro
Freio Mr. Control dianteiro convertido em traseiro
Mordaz
Assunto: Re: garfo e freio de estrada - interferência - opções? Seg Jun 13, 2016 6:28 pm
Do fundo do baú: um freio Ciamillo ZeroG com um "flexy noodle" passando por trás do headtube e por baixo do monotubo. Pode ser uma opção, visto que esse freio, apesar de ridiculamente leve, "saiu de moda" e se encontra usado no eBay por muito menos do que custava quando foi lançado.
Mordaz
Assunto: Re: garfo e freio de estrada - interferência - opções? Seg Jun 13, 2016 6:34 pm
Instalação normal do freio dianteiro Mr. Control:
Usei assim por algum tempo, mas depois passei esse freio para a HP3 e coloquei um X-Eye.
artur elias
Assunto: Re: garfo e freio de estrada - interferência - opções? Ter Jun 14, 2016 11:43 am
Aê Roberto!
Confesso que esperava uma resposta desse quilate, mas você conseguiu superar a expectativa!
Este tópico pode ficar marcado como um verbete enciclopédico ilustrado sobre a problemática do freio dianteiro em high racer.
Talvez eu inclua aqui minhas peripécias a esse respeito com a Shock Proof.
Não sabia que você se tornou um invejável proprietário de M5 CHR.
Mas isso exige um tópico separado!
Mordaz
Assunto: Re: garfo e freio de estrada - interferência - opções? Ter Jun 14, 2016 1:55 pm
artur elias escreveu:
Não sabia que você se tornou um invejável proprietário de M5 CHR.
Ué, você não está no grupo "Reclineiros Brasil" do WhatsApp?
Fiz até uns vídeos para ME ver e tentar avaliar a posição, etc.:
Mordaz
Assunto: Re: garfo e freio de estrada - interferência - opções? Ter Jun 14, 2016 2:02 pm
Para o tópico ficar completo, segue uma instalação do freio Bacchetta X-eye:
artur elias
Assunto: Re: garfo e freio de estrada - interferência - opções? Qui Jun 16, 2016 2:58 pm
Mordaz escreveu:
Ué, você não está no grupo "Reclineiros Brasil" do Whats
Nem sei do que você está falando. Tô mais por fora que bunda de índio...
Mordaz
Assunto: Re: garfo e freio de estrada - interferência - opções? Sex Jun 17, 2016 8:07 am
artur elias escreveu:
Mordaz escreveu:
Ué, você não está no grupo "Reclineiros Brasil" do Whats
Nem sei do que você está falando. Tô mais por fora que bunda de índio...
Se você usa WhatsApp, mande seu número de celular em mensagem privada para que eu inclua você no grupo.
ninocoutinho
Mensagens : 1279 Data de inscrição : 20/09/2010 Localização : Itabira - MG
Assunto: Re: garfo e freio de estrada - interferência - opções? Seg Ago 08, 2016 8:55 am
Artur, acho que neste caso aqui não foi necessário meter uma broca no garfo:
Não sei te serviria. Kamikaze deve ser capaz de fazer parecido - ou melhor.
artur elias
Assunto: Re: garfo e freio de estrada - interferência - opções? Qui Ago 18, 2016 5:34 pm
Oi Nino
grato pela dica
essa peça da foto parece ser um parente do chamado "drop bolt" que sumiu do mercado
esse aí tem tanto material que mereceria o nome "drop block" ...
eu quase fui por esse caminho
estive pesquisando freios de estrada com alcance médio que pudessem funcionar dessa forma
sim, porque minha religião não permite pneus com menos largura do que 28 mm para reclineiros com mais de 45 anos
acabei adquirindo um freio "Mr Control" a um preço justo na Roseversand
mas aí é que a novela começou pra valer
o freio é traseiro e é impossível encontrar um parafuso de freio de estrada moderno, que tem 2 bitolas diferentes no mesmo, com o comprimento necessário
no Exterior até se encontra, mas eu estava precisando frear logo, não quis esperar
depois de semanas tentando encontrar e de vários estratagemas mal-sucedidos, finamente consegui instalar o troço
graças a uma aplicação de Engenharia Enjambrônica nível Pró
está funcionando, estou até estranhando ter 2 freios novamente ;-)
muito embora o tempo "freio" não me pareça totalmente adequado
está mais para "redutor de velocidade"
ninocoutinho
Mensagens : 1279 Data de inscrição : 20/09/2010 Localização : Itabira - MG
Assunto: Re: garfo e freio de estrada - interferência - opções? Sex Ago 19, 2016 8:04 am
artur elias escreveu:
Bom que resolveu, Artur! Eu, realmente, não sei como é pedalar numa high-racer só com freio "de borrachinha".
Usei durante a maior parte do tempo disco na frente e atrás. Avid BB7.
Ao trocar a roda traseira pra 700 fui com cubo de estrada mesmo então instalei um ferradura winzip furreca, da dianteira da minha fixa (que ficou brakeless mesmo, mas nunca saiu de casa depois disso hahahaha).
Depois troquei o BB7 dianteiro pelo amado TRP Spyre. Melhorou MUITO o fenômeno de empenamento de rotores, que era comum demais com o BB7 (acionamento mecânico dos dois pistões no Spyre Vs acionamento de um só no BB7) e que me fazia ter que, direto, ficar com os freios meio "abertos" demais. Agoro posso ficar com as pastilhas mais próximas dos rotores, deixando o freio mais esperto.
Aí recentemente, por ter trocado de quadro na speed (meu sundown quebrou e arranjei um spz secteur) e o "novo" ter vindo com seus próprios freios, sobrou um ferradura shimano 105 da dianteira, que instalei então na traseira da Meta.
Posso dizer que estou com freios #top (AARRGHHH) tanto na frente quanto atrás, cada um a seu modo, e diria que a bike freia adequadamente, não mais do que isso. Com ferradura na dianteira provavelmente eu teria que me comportar de maneira bem diferente na bicicleta.
artur elias
Assunto: Re: garfo e freio de estrada - interferência - opções? Sáb Ago 20, 2016 7:14 am
Interessante relato, Nino.
Tenho ZERO experiência com freio a disco.
A comparação foi com V-brake mesmo.
Qualquer V-brake decente, tipo o mais barato da Xi-manô ou Tektro ou Avid, até o mini-v-brake, é capaz de PARAR a roda de maneira previsível e sem grande esforço.
Esse freio Mr Control é teoricamente muito "chique" mas não parece capaz disso.
Vou experimentar com outra sapata pra ver se melhora.
Lembro que na época que andei com a CHR emprestada do Raul fiquei meio chocado com a sofrível frenagem dos caríssimos "Bram brakes".
ZÖHRER
Mensagens : 394 Data de inscrição : 23/05/2009 Idade : 57 Localização : Rio de Janeiro
Assunto: Re: garfo e freio de estrada - interferência - opções? Qua Set 07, 2016 11:42 am
Quando montei minha Decision, apenas coloquei o cabo do conduíte do freio para trás e inverti a fixação do cabo.
Para não arranhar a a parte mais alta do freio na corrente usei um pedaço de tubo para proteger.
ZÖHRER
Mensagens : 394 Data de inscrição : 23/05/2009 Idade : 57 Localização : Rio de Janeiro
Assunto: Re: garfo e freio de estrada - interferência - opções? Sex Set 23, 2016 5:23 pm
As fotos anteriores não estavam boas fiz essas novas:
A peça que trava o cabo pode ser substituída por uma mais bonita ou mesmo um desses conectores usados para prender fios elétricos, eu tiro de dentro do plástico e deixo o metal amostara.
Mordaz
Assunto: Re: garfo e freio de estrada - interferência - opções? Sex Set 23, 2016 9:17 pm
Excelente ideia!
artur elias
Assunto: Re: garfo e freio de estrada - interferência - opções? Seg Out 10, 2016 9:39 pm
Muito legal, Pedro, valeu!
A corrente parece passar MUITO perto - nunca deu problema?
Pra travar o cabo, usei uma trumbisquetazinha que veio com um kit da M5 cuja finalidade era eliminar a curva acentuada no conduíte do câmbio traseiro - se chama "U-turn-away".
Desde que passei a usar Sram, não precisei mais desse kit, mas guardei as pecinhas (Elias non joga nada vora)...
ZÖHRER
Assunto: Re: garfo e freio de estrada - interferência - opções? Qui Out 13, 2016 5:43 pm
Olá Artur, sim em algumas marchas a corrente passa bem perto e tive que proteger o parafuso que prende o cabo com um pedaço de tubo de PP. Assim quando a corrente raspa , raspa no tubo de PP e não na cabeça do parafuso.
artur elias
Assunto: Re: garfo e freio de estrada - interferência - opções? Seg Dez 05, 2016 7:09 pm
pesso@l,
outro dia chegou o conjunto de pecinhas pomposamente chamado "brake bolt assembly" (se não me engano), o que vai me possibilitar remover a enjambra e remontar o freio de um jeito mais próximo do normal
eu torço que isso venha a ter um impacto positivo na frenagem (que deixa muito a desejar no momento), mas confesso que tenho lá minhas dúvidas
notei que nas bicis do Mordaz o conduíte está firmemente preso ao garfo por um conjunto de "barbantinho de rico" (zip-tie)
eu apenas prendi com fita isolante
será que isso contribui para a (aparente) perda de potência de frenagem por flexão do cabo/conduíte?
vamos ver
enquanto isso, a Encore completou 5.000 km (pouco mais de 1 ano e meio e alternando com as outras)
artur elias escreveu:
depois de semanas tentando encontrar e de vários estratagemas mal-sucedidos, finamente consegui instalar o troço
graças a uma aplicação de Engenharia Enjambrônica nível Pró
Mordaz
Assunto: Re: garfo e freio de estrada - interferência - opções? Seg Dez 05, 2016 9:33 pm
Artur, que coincidência!
Eu estava pensando em contactá-lo para saber como ficou a instalação do seu freio.
Estou com uma idéia de upgrade para a recli da Leo que depende de um freio com perfil baixo (ou seja, sem partes muito acima do parafuso de fixação ao garfo).
O Mr.Control July M12 serviria muito bem, mas não o encontro mais à venda...
Estou até pensando em trocar os July da minha HP3 HR pelos X-Eye da Leo, mas gostaria de evitar isso... Já disparei e-mails para vários vendedores do eBay e do Aliexpress, mas não estou lá muito esperançoso.
Mordaz
Assunto: Re: garfo e freio de estrada - interferência - opções? Seg Dez 05, 2016 9:40 pm
A propósito...
artur elias escreveu:
notei que nas bicis do Mordaz o conduíte está firmemente preso ao garfo por um conjunto de "barbantinho de rico" (zip-tie)
Essa eu não conhecia! Já ouvi chamarem de "enforca-gato" (coitados dos bichanos).
artur elias escreveu:
será que isso contribui para a (aparente) perda de potência de frenagem por flexão do cabo/conduíte?
Hmmm, não creio. Prendo assim apenas para não ficar batendo no garfo.
artur elias
Assunto: Re: garfo e freio de estrada - interferência - opções? Qua Dez 07, 2016 7:42 am
Na Rose parece que ainda tem, e ainda naquele preço bom.
Mas talvez você esteja se referindo ao "outro", o "teoricamente dianteiro" (já que este é o "teoricamente traseiro", que nós usamos na frente).
Eu estava pensando em contactá-lo para saber como ficou a instalação do seu freio.
Estou com uma idéia de upgrade para a recli da Leo que depende de um freio com perfil baixo (ou seja, sem partes muito acima do parafuso de fixação ao garfo).
O Mr.Control July M12 serviria muito bem, mas não o encontro mais à venda...
Mordaz
Assunto: Re: garfo e freio de estrada - interferência - opções? Qua Dez 07, 2016 10:21 am
artur elias escreveu:
Na Rose parece que ainda tem, e ainda naquele preço bom.
Mas talvez você esteja se referindo ao "outro", o "teoricamente dianteiro" (já que este é o "teoricamente traseiro", que nós usamos na frente).
Pois é, preciso daquele no qual o cabo sai pelo lado...
Acabo de receber uma resposta do John Schlitter sobre o freio "J3" deles. Parece idêntico ao Mr.Control JULY-M1227, uma variante para aro largo do JULY-M12.
Conteúdo patrocinado
Assunto: Re: garfo e freio de estrada - interferência - opções?
garfo e freio de estrada - interferência - opções?