Recliforum
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Recliforum

Fórum dedicado a concentrar informações relativas ao ciclismo alternativo, e com maior ênfase no ciclísmo reclinado no Brasil e demais países latinos.
 
InícioInício  RecliforumRecliforum  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 M5 full carbon 2

Ir para baixo 
+4
Olavo
Helder
ag_favaro
Klaus
8 participantes
AutorMensagem
Klaus

Klaus


Mensagens : 423
Data de inscrição : 27/05/2009
Idade : 38
Localização : Puerto Felíz

M5 full carbon 2 Empty
MensagemAssunto: M5 full carbon 2   M5 full carbon 2 EmptySeg Nov 30, 2009 9:56 pm

M5 full carbon 2 Imagem048lq
.
.
.
M5 full carbon 2 Imagem049z
.
.
.

M5 full carbon 2 Traseiradr
.
.
.
M5 full carbon 2 Frentedo
.
.
.

M5 full carbon 2 Emaranhadod
.
.
.
M5 full carbon 2 Quased
.
.
.

M5 full carbon 2 M5fullcarbond


Última edição por Klaus em Qui Dez 17, 2009 11:35 pm, editado 2 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.ecobamboobikes.blogspot.com
ag_favaro

ag_favaro


Mensagens : 100
Data de inscrição : 22/05/2009
Idade : 62
Localização : Itajaí SC

M5 full carbon 2 Empty
MensagemAssunto: Fibra de carbono   M5 full carbon 2 EmptyTer Dez 01, 2009 3:51 am

Klaus, gostei deste banco. Muito bem feito, parabéns

Onde está comprando a fibra de carbono, e mais importante: Quanto está custando?

Nota diferença significativa na qualidade, entre usar tecido de fibra de vidro, e este de carbono?

Antonio.
Ir para o topo Ir para baixo
Klaus

Klaus


Mensagens : 423
Data de inscrição : 27/05/2009
Idade : 38
Localização : Puerto Felíz

M5 full carbon 2 Empty
MensagemAssunto: Re: M5 full carbon 2   M5 full carbon 2 EmptyQua Dez 02, 2009 10:22 am

Oi Favaro!!

O tecido eu só consio comprar de uma distribuidora de Porto Alegre. O nome da loja é ARALSUL e o e-mail deles é vendas@aralsul.com.br. Telefone: (51) 3365-4590

A fita eu compro direto da fábrica, TEXIGLASS, pois levo um rolo inteiro de 50 metros por 5 cm. Tel.: (19) 3856-4278 ou luisfernando@texiglass.com.br
www.texiglass.com.br

O m2 do tecido custa 180 mas é necessário mais de um m2 para fazer um banco, por exeplo.

A fita eu paguei junto com o frete 350 reais. Ela tem 50 metros x 5 centímetros que no total da dois metros quadrados e 175 reais o m2.

Eu terei o maior prazer em fazer um banco para quem quiser em carbono ou vidro ou em explicar como se faz, Very Happy

[]ç`sss
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.ecobamboobikes.blogspot.com
ag_favaro

ag_favaro


Mensagens : 100
Data de inscrição : 22/05/2009
Idade : 62
Localização : Itajaí SC

M5 full carbon 2 Empty
MensagemAssunto: Resposta   M5 full carbon 2 EmptyQua Dez 02, 2009 9:53 pm

Valeu Klaus, obrigado.

Então posso calcular que só de material, fibra de carbono e resina epóxi, devemos gastar uns R$ 300,00 por banco.
Construindo em tecido de fibra de vidro e resina poliéster, vai ficar por menos da metade. Agora precisaria comparar o peso e a resistência de cada forma de construção, para poder optar corretamente.
Ir para o topo Ir para baixo
Klaus

Klaus


Mensagens : 423
Data de inscrição : 27/05/2009
Idade : 38
Localização : Puerto Felíz

M5 full carbon 2 Empty
MensagemAssunto: Re: M5 full carbon 2   M5 full carbon 2 EmptyQui Dez 03, 2009 12:57 pm

O banco original em fibra de vidro pesa 1,011kg.

O banco que eu fiz que é híbrido, fibra de vidro com esqueleto em fibra de carbono 825g.

Esse full carbon 570g. Extremamente forte.

Senti que ha possibilidade de conseguir manter alta resistência e diminuir ainda mais o peso...

O maior mérito é das pessoas que fizeram engenharia de materiais e desenvolveram a fibra de carbono. Poutz, que material fantástico!!! Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.ecobamboobikes.blogspot.com
Helder

Helder


Mensagens : 29
Data de inscrição : 18/05/2009
Idade : 59
Localização : Charqueadas - RS

M5 full carbon 2 Empty
MensagemAssunto: Quadro   M5 full carbon 2 EmptyQui Dez 03, 2009 2:26 pm

Klaus,

tu não te arriscaria a fazer um quadro de fibra de carbono ?
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.degarupa.blogspot.com
Klaus

Klaus


Mensagens : 423
Data de inscrição : 27/05/2009
Idade : 38
Localização : Puerto Felíz

M5 full carbon 2 Empty
MensagemAssunto: Re: M5 full carbon 2   M5 full carbon 2 EmptySex Dez 04, 2009 12:48 am

Bom, isso depende de alguns fatores.

Em primeiro lugar depende da experiência que eu vou ter com a resina de mamona que diz ser tão resistente ou melhor que a resina epóxi tradicional, derivada do petróleo(por causa do impacto ambiental). Isso é chave pois bike de carbono com matriz de resina epóxi é o que tem por aí e não seria interessante para mim.

Existe uma possibilidade de eu construir uma bike e depois vendê-la(melhor se alguém encomendasse) mas o meu interesse maior é criar as mais diversas bicicletas reclinadas de bamboo.

Eu quero fazer coisas fora do convencional e o carbono é massa, sem dúvida. Se a resina de mamona se provar tão boa quanto dizem aí sim irei me interessar por construir uma reclinada toda em carbono pois com resina epóxi convencional já tem muitas...

Dependendo dos meus avanços na construção dos quadros em bamboo talvez nem faça sentido construir em carbono. O bamboo tem uma fantástica relação resistência/peso porém o quadro precisa de junções e as junções que pesam mesmo feitas em fibra de carbono...
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.ecobamboobikes.blogspot.com
Olavo

Olavo


Mensagens : 638
Data de inscrição : 11/02/2009
Idade : 53
Localização : Porto Alegre - RS - Brasil

M5 full carbon 2 Empty
MensagemAssunto: Re: M5 full carbon 2   M5 full carbon 2 EmptySex Dez 04, 2009 11:04 pm

Klaus,

Estes teus bancos estão demais!!!!!!

Cara estou com a minha shockster instalada na EXD, só que não deu nem para aproveitar o para-lama nem o bagageiro, o para-lama acho que vou conseguir colocar o mesmo, agora o bagageiro estava pensando em planejar um feito de fibra de carbono, por ti, temos que conversar!!!!! Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo
http://olavolu.blogspot.com/
Helder

Helder


Mensagens : 29
Data de inscrição : 18/05/2009
Idade : 59
Localização : Charqueadas - RS

M5 full carbon 2 Empty
MensagemAssunto: M5 full carbon   M5 full carbon 2 EmptySáb Dez 05, 2009 9:01 am

Klaus,

a minha idéia era fazer um modelo todo em um material maleavel e leve, tipo cano de PVC. Depois iria recobrir com fibra de carbono para que ficasse resistente...

Isso é Viavel ???
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.degarupa.blogspot.com
Ignacio

Ignacio


Mensagens : 133
Data de inscrição : 14/11/2009
Idade : 48
Localização : Porto Alegre

M5 full carbon 2 Empty
MensagemAssunto: Re: M5 full carbon 2   M5 full carbon 2 EmptySáb Dez 05, 2009 4:01 pm

Pessoal,

Existe uma técnica para fazer a primeira peca e consequentemente o molde que se chama molde perdido.
A vantagem desta técnica é que se não houver interesse em fazer mais de 1 peca é muito mais barato que fazer um molde normal.
Ela consiste na criação de uma peca em isopor no formato desejado o qual será recoberto com a fibra+resina.
Após a cura do material se utiliza thinner para corroer o isopor e ai é só dar acabamento.

Para reforço da estrutura, pode-se utilizar chapas de compensado 3mm colada com Epoxi 10min.
Fica extremamente resistente e possivelmente poderá já ser utilizado como bagageiro com para-lama integrado.

Achei a idéia muito válida até porque pode se pensar em usar a fita de 5cm ao invés do tecido, fica bem mais em conta.

Klaus, Estou a disposicao para ajudar na execucao!

Att


Ignacio
Ir para o topo Ir para baixo
ZÖHRER

ZÖHRER


Mensagens : 393
Data de inscrição : 23/05/2009
Idade : 56
Localização : Rio de Janeiro

M5 full carbon 2 Empty
MensagemAssunto: Biocompósito   M5 full carbon 2 EmptySáb Dez 05, 2009 5:55 pm

Parabéns Klaus!
Mais uma vez surpreendendo.
Apenas dando pitaco, a resina epoxi e ótima para compor com a fibra de carbono um super compósito, mas apesar da resina de mamona ser muito versátil, ela é um PU( poliuretano) e não tem as mesmas propriedades mecânicas necessárias a substituir a epoxi num compósito com carbono.
Eu mesmo uso a resina de mamona na confecção de peças como as roldanas de desvio da corrente, e para esta aplicação elas funcionam muito bem, mas para uso dela em compósitos é necessário mais testes.
Tanto a PUC RJ e COPPE assim como eu só que na área de design e não engenharia, temos pesquisados com compósitos ecológicos usando PU de mamona, mas até o momento as chapas obtidas perdem em termos de resistência comparados a fibra de vidro mesmo quando usando curauá( fibra vegetal mais resistente que se conheçe).
Quem conhece bem polímeros é o Ricardo Michel que é reclineiro aqui do Rio de Janeiro, talvez ele possa ajudar.
No próximo ano pretendo fazer uma reclinada feita de biocompósitos, comecei primeiro com as roldanas, depois será o quadro e garfo e em seguida o banco,
Lembrando que vc já usa um ótimo material ecológico em suas bikes que é o bambu, forte e leve.
Eu mesmo vou construir uma reclinada feita de bambu, mas só que será um quadro e banco de laminado de bambu.
Abraços e parabéns!
Ir para o topo Ir para baixo
http://zohrer.com.br
Mordaz

Mordaz


Mensagens : 2258
Data de inscrição : 22/05/2009
Localização : Rio de Janeiro

M5 full carbon 2 Empty
MensagemAssunto: Re: M5 full carbon 2   M5 full carbon 2 EmptyTer Dez 08, 2009 12:11 am

Grande Klaus,

Como é que você está fazendo para evitar que a peça fique com excesso de resina? Está usando algum vacuum-bag?

Se esse negócio de fazer bancos sob encomenda for para valer mesmo, vou querer encomendar um para minha esposa. Estou pensando em fazer primeiro um modelo em compensado, só para determinar o tamanho ideal (que deverá ser algo como tamanho "PP").

[]s
Ir para o topo Ir para baixo
http://fotolog.terra.com.br/bentrider
Klaus

Klaus


Mensagens : 423
Data de inscrição : 27/05/2009
Idade : 38
Localização : Puerto Felíz

M5 full carbon 2 Empty
MensagemAssunto: Re: M5 full carbon 2   M5 full carbon 2 EmptyQui Dez 17, 2009 11:34 pm

.
..
...
....
.....
M5 full carbon 2 Imagem057t
.
..
...
....
.....
....
...
..
.
M5 full carbon 2 Fulldd
.
..
...
....
.....
....
...
..
.
M5 full carbon 2 Carbond
.
..
...
....
.....
....
...
..
.
M5 full carbon 2 Sopradord
.
..
...
....
.....
....
...
..
.
M5 full carbon 2 Comparaod
.
..
...
....
.....
....
...
..
.
M5 full carbon 2 Faixasd
.
..
...
....
.....
....
...
..
.
M5 full carbon 2 Quased
.
..
...
....
.....
....
...
..
.
M5 full carbon 2 Pesod
.....
....
...
..
.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.ecobamboobikes.blogspot.com
prof carlos henrique

prof carlos henrique


Mensagens : 327
Data de inscrição : 14/02/2012
Idade : 65
Localização : Araçatuba - sp

M5 full carbon 2 Empty
MensagemAssunto: Re: M5 full carbon 2   M5 full carbon 2 EmptyTer Mar 06, 2012 8:30 am

de 2009 até 2012 já se passou um tempinho!!!!!



fez algum experimento com a resina de mamona??!




muito bom trabalho!! parabéns!
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





M5 full carbon 2 Empty
MensagemAssunto: Re: M5 full carbon 2   M5 full carbon 2 Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
M5 full carbon 2
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» parece ser húngara a full carbon mais em conta...
» Carbon trike
» 2013 Carbon Metabike?
» Despachando uma Bacchetta Carbon Aero
» Nova "Carbon MBB" da Slyway

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Recliforum :: Faça você mesmo-
Ir para: