Recliforum
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Recliforum

Fórum dedicado a concentrar informações relativas ao ciclismo alternativo, e com maior ênfase no ciclísmo reclinado no Brasil e demais países latinos.
 
InícioInício  RecliforumRecliforum  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 Configuração ideal para iniciar nas reclinadas

Ir para baixo 
+5
artur elias
rudi nicola
Marco Di Martino
Mordaz
Bira
9 participantes
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
Bira

Bira


Mensagens : 35
Data de inscrição : 23/09/2009

Configuração ideal para iniciar nas reclinadas Empty
MensagemAssunto: Configuração ideal para iniciar nas reclinadas   Configuração ideal para iniciar nas reclinadas EmptySex Jun 18, 2010 12:21 pm

Fala pessoal,

de volta ao fórum depois de alguns meses, eu (ainda) não comprei minha reclinada.

muita coisa aconteceu nesse tempo, dentre elas eu desisti de brigar com a balança e caí na faca, fazendo a (temida por muitos) cirurgia bariátrica.

resolvi dar uma olhada no fórum de novo e qual não foi minha surpresa ao ver que temos mais um fabricante de reclinadas (a Solyom) no Brasil, com modelos bem mais em conta que os da Zohrer (que até pelo material empregado e acabamento tem toda a justificativa para serem bem mais caros, mas é um preço que "espanta" os curiosos como eu, sendo as Zohrer as bikes reclinadas ideais para os já iniciados).

Achei espetacular principalmente a Solyom HRF, pelo fato de ser desmontável/dobrável, o que a meu ver elimina o principal obstáculo que eu via nas reclinadas: o transporte em automóveis.

interessante também é que para a HR e a HRF, a Solyom oferece configurações variadas de aros, como por exemplo 20/20, 20/26 e 26/26, além do fato de ser uma "full suspension". E o precinho que inicia em 800 pila + frete é especialmente atrativo para os curiosos, que podem experimentar uma reclinada por bastante tempo e ver se "curtem a parada" antes de partir para uma mais cara como uma EXD.

apesar da Solyom Explorer parecer ser a bike mais "natural" para os iniciantes por causa do formato do quadro, uma coisa não me agrada nela: é um modelo disponível apenas na configuração 20/20. Pedalar com a roda de tração em aro 20 requer muito mais esforço para fazer o mesmo trabalho, ou seja, a pedalada rende menos. Ela me parece também mais baixa que as HR e HRF. Outra coisa (que observo muito no pessoal que pedala as Dahon) é que as rodas 20 deixam a bike mais "instável" em mudanças de trajetória. Sem contar que tenho 1,81m, ou seja, pelas especificações da Explorer, eu ficaria grande na bike que é desenhada para ciclistas de até 1,80m.

Na opinião de vocês, qual é a configuração ideal para iniciar-se no mundo das reclinadas? 20/20? 20/26? 26/26? Estou pendendo para uma 26/26, mas não sei se seria a ideal para começar.


valeu!

um abraço,

Bira
Ir para o topo Ir para baixo
Bira

Bira


Mensagens : 35
Data de inscrição : 23/09/2009

Configuração ideal para iniciar nas reclinadas Empty
MensagemAssunto: Re: Configuração ideal para iniciar nas reclinadas   Configuração ideal para iniciar nas reclinadas EmptySex Jun 18, 2010 12:51 pm

Ah, o Davilson me passou um preço de 1160,00 mais 67,00 de frete para montar a bike na configuração que eu pedi:

- pneus 26x1.25
- pedais clipless (não tem jeito, já estou habituado a pedalar clipado) e pedivela não-monobloco.

a bike já está vindo por padrão com câmbios e passadores shimano TZ Tourney, e pedivela monobloco.

a escolha dele por usar o pedivela monobloco na configuração padrão da bike (diferente da que eu pedi) se deu para reduzir o custo da bike (e conseqüentemente o preço final) e também por conta do tamanho dos braços do pedivela (140mm), que segundo ele mesmo:


"Os pedais/pedivela tem algumas peculiaridades; optamos pelo modelo mais simples, monobloco de aço com movimento central standard.
A razão principal (alem de reduzir o custo), é que o ideal para bikes reclinadas é que o pedivela tenha dimensões menores que os usados em bikes comuns. Isso é fruto de estudos de pesquisadores americanos sobre o assunto, que comprovaram que o pedivela deve ser em torno de 30mm menor quando se pedala reclinada, no caso uso 140mm, e é quase impossível encontrar pedivela para rolamento 34mm (modelo comum), no brasil nessa medida. Alem disso, como na reclinada os pedais não precisam suportar impactos com todo o peso do ciclista, o sistema não precisa necessariamente ser tão robusto. "

ainda estou pensando se vou pegar a bike já na minha configuração desejada ou se vou fazer as modificações depois, pedindo ela apenas com os pneus 1.25 que eu prefiro. no caso eu compraria depois um pedivela Tourney e levaria em um torneiro para encurtar os braços do pedivela, como no site a seguir: http://www.fleettrikes.com/tth7.htm#21jan2007 , assim poderia usar os pedais clipless. que acham da idéia?
Ir para o topo Ir para baixo
Mordaz

Mordaz


Mensagens : 2258
Data de inscrição : 22/05/2009
Localização : Rio de Janeiro

Configuração ideal para iniciar nas reclinadas Empty
MensagemAssunto: Re: Configuração ideal para iniciar nas reclinadas   Configuração ideal para iniciar nas reclinadas EmptySex Jun 18, 2010 8:26 pm

Bira escreveu:
resolvi dar uma olhada no fórum de novo e qual não foi minha surpresa ao ver que temos mais um fabricante de reclinadas (a Solyom) no Brasil, com modelos bem mais em conta que os da Zohrer (que até pelo material empregado e acabamento tem toda a justificativa para serem bem mais caros, mas é um preço que "espanta" os curiosos como eu, sendo as Zohrer as bikes reclinadas ideais para os já iniciados).
Se você está se referindo especificamente à Zöhrer EXD, não acho que se possa dizer que seja ideal para os já iniciados; pelo contrário. Por ser uma CLWB, a EXD é uma boa opção como primeira reclinada. As high-racers é que não são ideais como primeira reclinada, ao meu ver. Que isso não te demova da idéia de começar com uma high-racer, se for a sua vontade.

Bira escreveu:
apesar da Solyom Explorer parecer ser a bike mais "natural" para os iniciantes por causa do formato do quadro, uma coisa não me agrada nela: é um modelo disponível apenas na configuração 20/20. Pedalar com a roda de tração em aro 20 requer muito mais esforço para fazer o mesmo trabalho, ou seja, a pedalada rende menos.
A desvantagem da roda 20" é sua maior resistência de rolagem. Se o terreno for irregular, pior ainda. Mas isso pode ser amenizado pela suspensão. Acho exagero dizer "muito mais esforço"; depende do contexto. Para uso urbano (e se a sua cidade não tem muitos buracos), pode até ser uma boa. Rodas pequenas aceleram melhor.

Bira escreveu:
Ela me parece também mais baixa que as HR e HRF.
E isso não é bom?

Bira escreveu:
Outra coisa (que observo muito no pessoal que pedala as Dahon) é que as rodas 20 deixam a bike mais "instável" em mudanças de trajetória.
Acho que isso não está relacionado ao tamanho da roda, tendo mais a ver com coisas como ângulo do headtube, offset do garfo, etc., todas pertinentes ao projeto da bike e que não estão diretamente relacionadas ao tamanho da roda.

Bira escreveu:
Na opinião de vocês, qual é a configuração ideal para iniciar-se no mundo das reclinadas? 20/20? 20/26? 26/26? Estou pendendo para uma 26/26, mas não sei se seria a ideal para começar.
O ideal seria experimentar. As diferenças de geometria entre uma high-racer e uma CLWB são bem mais relevantes que os tamanhos das rodas. Por que você não contacta um de nós aqui do grupo para experimentar uma EXD? Assim você já saberia como é uma CLWB.

[]s
RT
Ir para o topo Ir para baixo
http://fotolog.terra.com.br/bentrider
Bira

Bira


Mensagens : 35
Data de inscrição : 23/09/2009

Configuração ideal para iniciar nas reclinadas Empty
MensagemAssunto: Re: Configuração ideal para iniciar nas reclinadas   Configuração ideal para iniciar nas reclinadas EmptySeg Jun 21, 2010 9:07 am

Mordaz escreveu:

Bira escreveu:
Na opinião de vocês, qual é a configuração ideal para iniciar-se no mundo das reclinadas? 20/20? 20/26? 26/26? Estou pendendo para uma 26/26, mas não sei se seria a ideal para começar.
O ideal seria experimentar. As diferenças de geometria entre uma high-racer e uma CLWB são bem mais relevantes que os tamanhos das rodas. Por que você não contacta um de nós aqui do grupo para experimentar uma EXD? Assim você já saberia como é uma CLWB.

[]s
RT

tem alguém de brasília no fórum?
Ir para o topo Ir para baixo
Marco Di Martino

Marco Di Martino


Mensagens : 248
Data de inscrição : 21/05/2009

Configuração ideal para iniciar nas reclinadas Empty
MensagemAssunto: Re: Configuração ideal para iniciar nas reclinadas   Configuração ideal para iniciar nas reclinadas EmptySeg Jun 21, 2010 11:31 am

Bira escreveu:
apesar da Solyom Explorer parecer ser a bike mais "natural" para os iniciantes por causa do formato do quadro, uma coisa não me agrada nela: é um modelo disponível apenas na configuração 20/20.
Bira
Ledo engano, parceiro! A Solyom disponibiliza configurações para a Explorer que podem variar da ilustrada no site. O Erick Lisboa (Caloi 100) está em contato com o fabricante e tudo indica que vai encomendar o modelo que, em função do tamanho dele (próximo de 1m80 - ou mais - e pesadão), deverá ser mais longo. E, como ele quer passar todas as peças possíveis da Caloi 100 - inclusive as rodas - para a Explorer, terá a configuração 26 x 26.

Estou torcendo para que o Erick compre logo a bike, uma vez que ele quer uma reclinada e também economia (os preços da Solyom são preços de bicicleta e não de outra coisa); e estou na fissura para experimentar o modelo!

Bira escreveu:
Na opinião de vocês, qual é a configuração ideal para iniciar-se no mundo das reclinadas? 20/20? 20/26? 26/26? Estou pendendo para uma 26/26, mas não sei se seria a ideal para começar.Bira
Acredito que experimentar uma EXD - 26 x 20 - seja uma ótima experiência para que se possa avaliar a aquisição de uma reclinada. A configuração 26 x 20 colabora para que o pé-de-vela não fique muito alto em relação ao banco, o que acaba facilitando o pedalar de quem reclina pela primeira vez. Isso sem comentar que o Zohrer deve ter mirado no que viu e acertado também no que não viu, tal é a sensação que se tem quando se pedala uma EXD.

Abraços!


Última edição por Marco Di Martino em Seg Jun 21, 2010 12:31 pm, editado 10 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.spartacus.mus.br
Bira

Bira


Mensagens : 35
Data de inscrição : 23/09/2009

Configuração ideal para iniciar nas reclinadas Empty
MensagemAssunto: Re: Configuração ideal para iniciar nas reclinadas   Configuração ideal para iniciar nas reclinadas EmptySeg Jun 21, 2010 11:36 am

Marco Di Martino escreveu:
Bira escreveu:
apesar da Solyom Explorer parecer ser a bike mais "natural" para os iniciantes por causa do formato do quadro, uma coisa não me agrada nela: é um modelo disponível apenas na configuração 20/20.
Na opinião de vocês, qual é a configuração ideal para iniciar-se no mundo das reclinadas? 20/20? 20/26? 26/26? Estou pendendo para uma 26/26, mas não sei se seria a ideal para começar. Bira

Ledo engano, parceiro! A Solyom disponibiliza configurações para a Explorer que podem variar da ilustrada no site. O Erick Lisboa (Caloi 100) está em contado com o fabricante e tudo indica que vai encomendar o modelo que, em função do tamanho dele (próximo de 1m80 - ou mais - e pesadão), deverá ser mais longa e, como ele quer passar todas as peças possíveis da Caloi 100 - inclusive as rodas - para a Explorer, e terá rodas 26 x 26.

Sim, os preços da Solyom são preços de bicicleta e não de algo mais. Estou torcendo para que o Erick compre logo a bike, uma vez que ele está querendo economia e precisa de uma reclinada. além do mais, estou na fissura para experimentar o modelo.

Acredito que andar na EXD seja uma ótima experiência para que se possa avaliar a aquisição de uma reclinada. Por razões de estilo e também pela posição de pedalada, não me interesso por bicicletas reclinadas SWB (de entre-eixos curto), portanto sou suspeito para recomendar a EXD, além do que acho que o Zohrer deve ter mirado no que viu e acertado também no que não viu que seria o efeito do banco sobre a coluna que acho que talvez até interaja com algum chacra, tal é a sensação que se tem quando se pedala nela.


Abraços!

hum... vou entrar em contato com o Devilson de novo.

se bem que eu estou pendendo para a HRF mesmo por causa da praticidade de ser dobrável (facilita bastante o transporte já que geralmente eu não pedalo perto de casa, levo a bike no carro para pedalar nas ciclovias do parqueda cidade com melhor asfalto e segurança).

esse mês não vai dar pra fazer negócio, a contabilidade não bateu, mas vou juntar uns trocados aí.

apesar das recomendações do Mordaz, acho que vou começar numa configuração 26/26 mesmo. Não gosto de bike de roda pequena. Laughing
Ir para o topo Ir para baixo
Mordaz

Mordaz


Mensagens : 2258
Data de inscrição : 22/05/2009
Localização : Rio de Janeiro

Configuração ideal para iniciar nas reclinadas Empty
MensagemAssunto: Re: Configuração ideal para iniciar nas reclinadas   Configuração ideal para iniciar nas reclinadas EmptySeg Jun 21, 2010 2:51 pm

Ué, Marco !?!?

Pela réplica do Bira ao seu comentário, deu para ver que você editou e tirou fora a parte do "chacra". Por quê?

Cuidado para não abrir muito certos chacras porque depois que solta a kundalini, ninguém segura! Laughing Laughing Laughing

[]s
RT
Ir para o topo Ir para baixo
http://fotolog.terra.com.br/bentrider
Mordaz

Mordaz


Mensagens : 2258
Data de inscrição : 22/05/2009
Localização : Rio de Janeiro

Configuração ideal para iniciar nas reclinadas Empty
MensagemAssunto: Re: Configuração ideal para iniciar nas reclinadas   Configuração ideal para iniciar nas reclinadas EmptySeg Jun 21, 2010 2:54 pm

Bira escreveu:
apesar das recomendações do Mordaz, acho que vou começar numa configuração 26/26 mesmo. Não gosto de bike de roda pequena. Laughing
Se você (como eu) não se incomoda em ficar com os pés pra cima, vai de rodão, que é muito bão!

[]s
RT
Ir para o topo Ir para baixo
http://fotolog.terra.com.br/bentrider
Bira

Bira


Mensagens : 35
Data de inscrição : 23/09/2009

Configuração ideal para iniciar nas reclinadas Empty
MensagemAssunto: Re: Configuração ideal para iniciar nas reclinadas   Configuração ideal para iniciar nas reclinadas EmptySeg Jun 21, 2010 2:55 pm

Mordaz escreveu:
Bira escreveu:
apesar das recomendações do Mordaz, acho que vou começar numa configuração 26/26 mesmo. Não gosto de bike de roda pequena. Laughing
Se você (como eu) não se incomoda em ficar com os pés pra cima, vai de rodão, que é muito bão!

[]s
RT

essa é a idéia. Wink pra ficar com pés pra baixo fico só com minha MTB mesmo... risos.
Ir para o topo Ir para baixo
Marco Di Martino

Marco Di Martino


Mensagens : 248
Data de inscrição : 21/05/2009

Configuração ideal para iniciar nas reclinadas Empty
MensagemAssunto: Re: Configuração ideal para iniciar nas reclinadas   Configuração ideal para iniciar nas reclinadas EmptySeg Jun 21, 2010 4:55 pm

Mordaz escreveu:
Ué, Marco !?!?

Pela réplica do Bira ao seu comentário, deu para ver que você editou e tirou fora a parte do "chacra". Por quê?

Cuidado para não abrir muito certos chacras porque depois que solta a kundalini, ninguém segura! Laughing Laughing Laughing

[]s
RT

Bah, fazia uma cara de tempo que eu não ouvia esse papo de kundalini... De fato, tem gente que acaba pirando... Por isso, nunca me meti nisso... A EXD tem um ó do borogodó que a faz divina no rodar... Chego a pensar que o Zohrer involuntariamente acabou, de alguma forma, trabalhando um pouco com isso...
A Rans que eu tenho é maravilhosa e tudo mais, mas não tem isso...

Na verdade, na maioria das vezes eu vou aperfeiçoando os textos até ficarem mais objetivos. Eu começo enrolado e depois vou limando o que me parece excedente. Como o Bira respondeu muito rápido, acabou pegando a primeira versão. Tirei a parte pra que o texto ficasse mais objetivo, sem muita enrolação.

Abraços!
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.spartacus.mus.br
Bira

Bira


Mensagens : 35
Data de inscrição : 23/09/2009

Configuração ideal para iniciar nas reclinadas Empty
MensagemAssunto: Re: Configuração ideal para iniciar nas reclinadas   Configuração ideal para iniciar nas reclinadas EmptySeg Jun 21, 2010 5:51 pm

Mordaz escreveu:
Bira escreveu:
resolvi dar uma olhada no fórum de novo e qual não foi minha surpresa ao ver que temos mais um fabricante de reclinadas (a Solyom) no Brasil, com modelos bem mais em conta que os da Zohrer (que até pelo material empregado e acabamento tem toda a justificativa para serem bem mais caros, mas é um preço que "espanta" os curiosos como eu, sendo as Zohrer as bikes reclinadas ideais para os já iniciados).
Se você está se referindo especificamente à Zöhrer EXD, não acho que se possa dizer que seja ideal para os já iniciados; pelo contrário. Por ser uma CLWB, a EXD é uma boa opção como primeira reclinada. As high-racers é que não são ideais como primeira reclinada, ao meu ver. Que isso não te demova da idéia de começar com uma high-racer, se for a sua vontade.


poisé, Mordaz, mas eu estou falando em termos de custo. pra quem nunca teve uma reclinada e "quer saber como é" (e não tem a possibilidade de fazer um test-ride simplesmente por não conhecer ninguém que tenha uma em sua cidade, o que é por exemplo o meu caso, eu sei que existe uma EXD aqui em Brasília, mas não sei quem é o dono, e sei que ele não comprou direto do Pedro, e sim usada em uma loja) é muita grana para apenas "experimentar".

eu consideraria facilmente uma EXD para um upgrade a partir de uma reclinada mais barata, mas pra comprar como primeira reclinada, fica meio puxado financeiramente. Novamente, não tô criticando o trabalho do Pedro, sei que o custo elevado vem do material e do fato de ser um (excelente) trabalho artesanal.

nesse ponto as bikes da Solyom vieram em cheio: usando materiais mais baratos (aço em vez de alumínio por exemplo) e projeto mais simples, abrem possibilidades para aqueles que desejam conhecer o mundo das reclinadas, mas não querem (ou não podem, ou não tem coragem de gastar em algo que não conhecem e não sabem se vão se adaptar) gastar os 2k de uma EXD nem têm destreza ou facilidade para fazer uma reclinada caseira. eles têm um potencial de alimentar os desejos dos curiosos e, quem sabe, tornar as reclinadas mais conhecidas.

Vou ser sincero, a mão tá coçando aqui pra fechar negócio.
Ir para o topo Ir para baixo
Mordaz

Mordaz


Mensagens : 2258
Data de inscrição : 22/05/2009
Localização : Rio de Janeiro

Configuração ideal para iniciar nas reclinadas Empty
MensagemAssunto: Re: Configuração ideal para iniciar nas reclinadas   Configuração ideal para iniciar nas reclinadas EmptySeg Jun 21, 2010 10:25 pm

Marco Di Martino escreveu:
Bah, fazia uma cara de tempo que eu não ouvia esse papo de kundalini... De fato, tem gente que acaba pirando... Por isso, nunca me meti nisso... A EXD tem um ó do borogodó que a faz divina no rodar... Chego a pensar que o Zohrer involuntariamente acabou, de alguma forma, trabalhando um pouco com isso...
A Rans que eu tenho é maravilhosa e tudo mais, mas não tem isso...

Na verdade, na maioria das vezes eu vou aperfeiçoando os textos até ficarem mais objetivos. Eu começo enrolado e depois vou limando o que me parece excedente. Como o Bira respondeu muito rápido, acabou pegando a primeira versão. Tirei a parte pra que o texto ficasse mais objetivo, sem muita enrolação.

Eu sei. Só não resisti à oportunidade de fazer uma gozação! What a Face

Legal você gostar mais da EXD do que da Rans. Eu, por outro lado, fiz o possível para fazer a minha EXD ficar mais como a Rans V3. Mas também gosto da EXD "standard". O legal é ter uma dúzia de reclinadas, uma para cada situação.

[]s
RT
Ir para o topo Ir para baixo
http://fotolog.terra.com.br/bentrider
Mordaz

Mordaz


Mensagens : 2258
Data de inscrição : 22/05/2009
Localização : Rio de Janeiro

Configuração ideal para iniciar nas reclinadas Empty
MensagemAssunto: Re: Configuração ideal para iniciar nas reclinadas   Configuração ideal para iniciar nas reclinadas EmptySeg Jun 21, 2010 10:36 pm

Bira escreveu:
poisé, Mordaz, mas eu estou falando em termos de custo. pra quem nunca teve uma reclinada e "quer saber como é" (e não tem a possibilidade de fazer um test-ride simplesmente por não conhecer ninguém que tenha uma em sua cidade, o que é por exemplo o meu caso, eu sei que existe uma EXD aqui em Brasília, mas não sei quem é o dono, e sei que ele não comprou direto do Pedro, e sim usada em uma loja) é muita grana para apenas "experimentar".

eu consideraria facilmente uma EXD para um upgrade a partir de uma reclinada mais barata, mas pra comprar como primeira reclinada, fica meio puxado financeiramente. Novamente, não tô criticando o trabalho do Pedro, sei que o custo elevado vem do material e do fato de ser um (excelente) trabalho artesanal.

nesse ponto as bikes da Solyom vieram em cheio: usando materiais mais baratos (aço em vez de alumínio por exemplo) e projeto mais simples, abrem possibilidades para aqueles que desejam conhecer o mundo das reclinadas, mas não querem (ou não podem, ou não tem coragem de gastar em algo que não conhecem e não sabem se vão se adaptar) gastar os 2k de uma EXD nem têm destreza ou facilidade para fazer uma reclinada caseira. eles têm um potencial de alimentar os desejos dos curiosos e, quem sabe, tornar as reclinadas mais conhecidas.

Vou ser sincero, a mão tá coçando aqui pra fechar negócio.
Vai em frente! Acho que, se você gostar da high-racer da Solyom, não vai querer uma EXD depois! Em caso de upgrade, vai querer uma outra high-racer! Ou comprar peças melhores para a Solyom mesmo, por que não? A vantagem do upgrade de componentes é que dá para fazer aos poucos.

[]s
RT
Ir para o topo Ir para baixo
http://fotolog.terra.com.br/bentrider
Marco Di Martino

Marco Di Martino


Mensagens : 248
Data de inscrição : 21/05/2009

Configuração ideal para iniciar nas reclinadas Empty
MensagemAssunto: Re: Configuração ideal para iniciar nas reclinadas   Configuração ideal para iniciar nas reclinadas EmptyTer Jun 22, 2010 12:07 pm

Mordaz escreveu:
Legal você gostar mais da EXD do que da Rans. []s RT

Não chega a ser "gostar mais da EXD do que da Rans", é que apesar do rodar na EXD ser sem igual, o design da Rans e o jeito que a gente fica nela são tão demolidores que, mesmo não tendo a magia da EXD, fica difícil não acabar insistindo nela. Na verdade, eu estou querendo fazer a Rans ficar equivalente à EXD no rodar pra que eu possa vendê-la, mas está difícil. Não está fora de cogitação eu voltar a NY e trazer um quadro de XP que, apesar de não tê-la testado, tenho absoluta convicção que é a bicicleta pra mim. Eu passaria as peças da Formula 26 pra ela.

Abraços!
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.spartacus.mus.br
Mordaz

Mordaz


Mensagens : 2258
Data de inscrição : 22/05/2009
Localização : Rio de Janeiro

Configuração ideal para iniciar nas reclinadas Empty
MensagemAssunto: Re: Configuração ideal para iniciar nas reclinadas   Configuração ideal para iniciar nas reclinadas EmptyTer Jun 22, 2010 9:26 pm

Marco Di Martino escreveu:
Na verdade, eu estou querendo fazer a Rans ficar equivalente à EXD no rodar pra que eu possa vendê-la, mas está difícil.
Não entendi essa parte. Por que torná-la equivalente à EXD e, então, vendê-la? E em que consistiria essa equivalência? Componentes?

Já que você está falando em uma eventual venda, deixe-me lhe perguntar se o seu quadro veio com garfo dianteiro para roda 26" ou 20". Eu teria interesse nesse quadro se fosse possível instalar uma Shockster (embora eu suspeite que não é possível).

[]s
RT
Ir para o topo Ir para baixo
http://fotolog.terra.com.br/bentrider
rudi nicola

rudi nicola


Mensagens : 32
Data de inscrição : 09/10/2009

Configuração ideal para iniciar nas reclinadas Empty
MensagemAssunto: Configuração ideal para iniciar nas reclinadas   Configuração ideal para iniciar nas reclinadas EmptyQua Jun 23, 2010 12:13 pm

olá

vou refazer aqui a pergunta que fiz no outro tópico (novo fabricante) já que aqui estão tratando de "configuração ideal" minha dúvia é para quem já tem experiencia com as seguintes configurações de guidão:

"O guidão rigid small é deixa a bike mais estreita e mais aerodinamica, e permite que acessórios como ciclocomputer, espelhos e farol fiquem mais proximos da vista.
Com o guidão open cockpit a bike fica muito confortável, melhora a visibilidade e permite melhor tração em subidas muito fortes."



são palavras do vendedor da Solyom, se alguem tem tiver uma contribuição...levando em conta (não sei se altera alguma coisa) que é para o modelo HR 26/26 (configuração que pretendo usar, aproveitando as peças da minha MB), no sitio a HR esta 20/20 com guidão rigid small.

http://solyombikes.com/MODELOS.php

abraço

rudi
Ir para o topo Ir para baixo
Marco Di Martino

Marco Di Martino


Mensagens : 248
Data de inscrição : 21/05/2009

Configuração ideal para iniciar nas reclinadas Empty
MensagemAssunto: Re: Configuração ideal para iniciar nas reclinadas   Configuração ideal para iniciar nas reclinadas EmptyQua Jun 23, 2010 12:15 pm

Mordaz escreveu:
Não entendi essa parte. Por que torná-la equivalente à EXD e, então, vendê-la? E em que consistiria essa equivalência? Componentes?RT

Vem sendo difícil conseguir uma satisfação com a Rans que consiga compensar uma ausência da EXD que supostamente seria vendida. A coisa está se encaminhando para que eu tenha que voltar a Hamilton (perto de NY) e pegar um quadro de XP para fazer a transferência das peças do quadro da Formula para o quadro da XP com as adaptações que, por ventura, sejam necessárias. Embora o Seu Laurence da Jersey Bents diga que é perfeitamente possível, notei que as peças que prendem o banco no quadro de ambas as bikes parecem ter diâmetros diferentes. O desenho do quadro da Formula é mais simples, mas mais robusto. Se for possível comprar por lá o que for necessário para essa migração, claro que eu comprarei. Caso contrário, mando fazer a peça por aqui.

Mordaz escreveu:
Já que você está falando em uma eventual venda, deixe-me lhe perguntar se o seu quadro veio com garfo dianteiro para roda 26" ou 20". RT


O garfo dianteiro da Formula é pra roda de 26"...

Mordaz escreveu:
Eu teria interesse nesse quadro, se fosse possível instalar uma Shockster (embora eu suspeite que não é possível).RT

Mesmo que seja necessária alguma adaptação (não me lembro agora se precisa) pra colocar a Shockster na traseira, acredito que o "fandango" seja menor do que uma adaptação para EXD.

Até mais!


Ir para o topo Ir para baixo
http://www.spartacus.mus.br
artur elias

artur elias


Mensagens : 551
Data de inscrição : 11/02/2009

Configuração ideal para iniciar nas reclinadas Empty
MensagemAssunto: Re: Configuração ideal para iniciar nas reclinadas   Configuração ideal para iniciar nas reclinadas EmptyQua Jun 23, 2010 2:31 pm

rudi nicola escreveu:


vou refazer aqui a pergunta que fiz no outro tópico (novo fabricante) já que aqui estão tratando de "configuração ideal" minha dúvia é para quem já tem experiencia com as seguintes configurações de guidão:

"O guidão rigid small é deixa a bike mais estreita e mais aerodinamica, e permite que acessórios como ciclocomputer, espelhos e farol fiquem mais proximos da vista.
Com o guidão open cockpit a bike fica muito confortável, melhora a visibilidade e permite melhor tração em subidas muito fortes."



são palavras do vendedor da Solyom, se alguem tem tiver uma contribuição...levando em conta (não sei se altera alguma coisa) que é para o modelo HR 26/26 (configuração que pretendo usar, aproveitando as peças da minha MB), no sitio a HR esta 20/20 com guidão rigid small.



oi Rudi

É um pouco difícil dar opinião (que valha alguma coisa) sem conhecer a bicicleta.

O tipo "open cockpit" (ou "superman") é mais típico para as high racers monotubo.
Talvez mais por isso do que por outra coisa, nosso olhar já se acostumou com ele,
então ele parece mais "normal" nesse tipo de bicicleta.

Esse que ele chama de "rigid small" parece uma tentativa talvez não 100% bem sucedida
de trazer o guidão mais para perto do corpo - à maneira das reclinadas européias
e que em inglês se chama "praying mantis" (louva-a-deus) ou hamster bars
(guidão de hamster, que o Pedro Zöhrer chama "esquilo").

("rigid small" deve ser um termo cunhado pelo próprio Solyom)

Pessoalmente, prefiro o sistema "esquilo" - em termos gerais.

Nesse caso específico, talvez seja melhor ir de super-homem.
O esquilo do Solyom parece ter que ficar com os punhos muito acima dos cotovelos.
Possivelmente é por isso que ele mesmo diz que o outro sistema é mais confortável.

Enfim, como disse antes, é difícil opinar sem ver de perto/experimentar.

Ficam aqui estas conjecturas.

Ir para o topo Ir para baixo
http://www.pespracima.blogspot.com
SOLYOM

SOLYOM


Mensagens : 103
Data de inscrição : 01/06/2010
Idade : 52
Localização : Araçoiaba da Serra - SP

Configuração ideal para iniciar nas reclinadas Empty
MensagemAssunto: Re: Configuração ideal para iniciar nas reclinadas   Configuração ideal para iniciar nas reclinadas EmptyQua Jun 23, 2010 4:34 pm

Oi desculpem o "atraso", me cadastrei ha alguns dias, mas nao deu tempo de escrever

Obrigado pelas sitaçoes à respeito da Solyom!
Essa é minha primeira postagem no forum, e queria dizer ao Artur que tenho sempre consultado seu blog (como dos demais blogueiros aqui), e admiro seu conhecimento e experiencia sobre as reclinadas.

Sou apaixonado por esse tipo de bike, mais tarde faço minha apresentação melhor no respectivo tópico.

Mas quanto ao guidão, os termos "rigid small" (ou folding), e "open cockpit" são na verdade usado pelo pessoal da holandesa Challenge
(www.challengebikes.com) entre outros.
Quanto à posição, o ideal é deixar os braços menos encolhido possivel, de forma que os cotovelos possam ficar à frente do corpo, resultando em menor àrea frontal - melhor aerodinamica. Isso é explorado muito pela M5 nos seus modelos recordistas. Em todos o ciclista fica com os punhos muito acima dos cotovelos, e isso não é ruim ou desconfortávem, pelo contrário. A questão é que se inicia mais fácil na versão "superman", por ter uma posição e dinamica de curva mais natural. Na versão esquilo, faz-se a curva empurrando lateralmente o guidão para o lado oposto, deslocando o cg (pelo peso do conjunto guidão-braços), tambem para o lado oposto, e isso é estranho no começo.

abraços!
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.solyombikes.com
Mordaz

Mordaz


Mensagens : 2258
Data de inscrição : 22/05/2009
Localização : Rio de Janeiro

Configuração ideal para iniciar nas reclinadas Empty
MensagemAssunto: Re: Configuração ideal para iniciar nas reclinadas   Configuração ideal para iniciar nas reclinadas EmptyQua Jun 23, 2010 8:08 pm

Marco Di Martino escreveu:
Mesmo que seja necessária alguma adaptação (não me lembro agora se precisa) pra colocar a Shockster na traseira, acredito que o "fandango" seja menor do que uma adaptação para EXD.
Talvez. O que precisa ser avaliado é o trajeto da corrente com a Shockster instalada, ou seja, se há espaço para a corrente "subir" sem esbarrar no seat stay.

[]s
RT
Ir para o topo Ir para baixo
http://fotolog.terra.com.br/bentrider
Mordaz

Mordaz


Mensagens : 2258
Data de inscrição : 22/05/2009
Localização : Rio de Janeiro

Configuração ideal para iniciar nas reclinadas Empty
MensagemAssunto: Re: Configuração ideal para iniciar nas reclinadas   Configuração ideal para iniciar nas reclinadas EmptyQua Jun 23, 2010 8:14 pm

SOLYOM escreveu:
Sou apaixonado por esse tipo de bike, mais tarde faço minha apresentação melhor no respectivo tópico.
Legal. Assim que você abrir um tópico específico sobre a Solyom, quero perguntar algumas coisas sobre a portabilidade da sua HR com suspensão. Se possível, poste uma foto do lado direito da bike (lado da transmissão) para eu poder ver onde fica posicionada a roldana e qual é o trajeto da corrente em relação ao pivô da suspensão.

[]s
RT
Ir para o topo Ir para baixo
http://fotolog.terra.com.br/bentrider
Erick

Erick


Mensagens : 48
Data de inscrição : 22/03/2010
Idade : 51
Localização : Porto Alegre

Configuração ideal para iniciar nas reclinadas Empty
MensagemAssunto: Re: Configuração ideal para iniciar nas reclinadas   Configuração ideal para iniciar nas reclinadas EmptyDom Jul 04, 2010 9:54 am

Pois é tchê.. eu tb estou me coçando para uma bike do Solyom,, Só estou esperando alguem postar algo real de quem comprou uma.
qto a preço eu concordo plenamente contigo..eu fico pensando.. tem gente vendendo um pedaço de ferro soldado por 3 mil reais.. não tem ninguem que possa soldar por menos?
qual o real custo de fazer um protótipo a um custo real do brasil ?
Pois o Solyom veio (no momento.. ) para suprir essa carencia. então tomara que continue assim essa questão, pois em termos de brasil bike a 3 mil não dá né?!!!!!
Eu tb tenho 100 kilos e vou pegar uma config de 26. mas como falo acima, alguem poste algo da bike dele!!
Tem um colega meu da empresa que disse que conhece uma pessoa que faria uma bike reclinada a um custo bem baixo.
EU fui ver uma capoeira para comprar e vi que são 3 pedaços de ferro soldados.. ai me perguntei.. pq tao caro 3 pedaços de aço soldado????
abraços




Bira escreveu:
Mordaz escreveu:
Bira escreveu:
resolvi dar uma olhada no fórum de novo e qual não foi minha surpresa ao ver que temos mais um fabricante de reclinadas (a Solyom) no Brasil, com modelos bem mais em conta que os da Zohrer (que até pelo material empregado e acabamento tem toda a justificativa para serem bem mais caros, mas é um preço que "espanta" os curiosos como eu, sendo as Zohrer as bikes reclinadas ideais para os já iniciados).
Se você está se referindo especificamente à Zöhrer EXD, não acho que se possa dizer que seja ideal para os já iniciados; pelo contrário. Por ser uma CLWB, a EXD é uma boa opção como primeira reclinada. As high-racers é que não são ideais como primeira reclinada, ao meu ver. Que isso não te demova da idéia de começar com uma high-racer, se for a sua vontade.


poisé, Mordaz, mas eu estou falando em termos de custo. pra quem nunca teve uma reclinada e "quer saber como é" (e não tem a possibilidade de fazer um test-ride simplesmente por não conhecer ninguém que tenha uma em sua cidade, o que é por exemplo o meu caso, eu sei que existe uma EXD aqui em Brasília, mas não sei quem é o dono, e sei que ele não comprou direto do Pedro, e sim usada em uma loja) é muita grana para apenas "experimentar".

eu consideraria facilmente uma EXD para um upgrade a partir de uma reclinada mais barata, mas pra comprar como primeira reclinada, fica meio puxado financeiramente. Novamente, não tô criticando o trabalho do Pedro, sei que o custo elevado vem do material e do fato de ser um (excelente) trabalho artesanal.

nesse ponto as bikes da Solyom vieram em cheio: usando materiais mais baratos (aço em vez de alumínio por exemplo) e projeto mais simples, abrem possibilidades para aqueles que desejam conhecer o mundo das reclinadas, mas não querem (ou não podem, ou não tem coragem de gastar em algo que não conhecem e não sabem se vão se adaptar) gastar os 2k de uma EXD nem têm destreza ou facilidade para fazer uma reclinada caseira. eles têm um potencial de alimentar os desejos dos curiosos e, quem sabe, tornar as reclinadas mais conhecidas.

Vou ser sincero, a mão tá coçando aqui pra fechar negócio.
Ir para o topo Ir para baixo
Mordaz

Mordaz


Mensagens : 2258
Data de inscrição : 22/05/2009
Localização : Rio de Janeiro

Configuração ideal para iniciar nas reclinadas Empty
MensagemAssunto: Re: Configuração ideal para iniciar nas reclinadas   Configuração ideal para iniciar nas reclinadas EmptyDom Jul 04, 2010 11:22 am

Erick escreveu:
EU fui ver uma capoeira para comprar e vi que são 3 pedaços de ferro soldados.. ai me perguntei.. pq tao caro 3 pedaços de aço soldado????
Também não é bem assim. Só de memória lembro de 1 tubo principal, 2 chain stays, 2 seat stays, 1 tubo p/ cx. direção, 1 tubo p/ mov. central e 1 tubo p/ câmbio diant. Tudo isso precisa ser cortado em boca de peixe (fishmount) nos ângulos os mais diversos, o que exige uma certa mão-de-obra. Tem ainda os extras, como banco e hastes de sustentação, guidão e canote, pintura, etc. e, é claro, o lucro do fabricante, porque nem relógio trabalha de graça.

[]s
RT

Ir para o topo Ir para baixo
http://fotolog.terra.com.br/bentrider
Bira

Bira


Mensagens : 35
Data de inscrição : 23/09/2009

Configuração ideal para iniciar nas reclinadas Empty
MensagemAssunto: Re: Configuração ideal para iniciar nas reclinadas   Configuração ideal para iniciar nas reclinadas EmptySeg Jul 05, 2010 10:00 am

Mordaz escreveu:
Marco Di Martino escreveu:
Na verdade, eu estou querendo fazer a Rans ficar equivalente à EXD no rodar pra que eu possa vendê-la, mas está difícil.
Não entendi essa parte. Por que torná-la equivalente à EXD e, então, vendê-la? E em que consistiria essa equivalência? Componentes?

Já que você está falando em uma eventual venda, deixe-me lhe perguntar se o seu quadro veio com garfo dianteiro para roda 26" ou 20". Eu teria interesse nesse quadro se fosse possível instalar uma Shockster (embora eu suspeite que não é possível).

[]s
RT

Sem contar, Mordaz, que existem outros custos envolvidos:

- material usado para fazer os protótipos até achar o modelo definitivo
- tempo (horas de trabalho) de desenvolvimento e confecção do produto
- pintura, acabamento, etc
- custo de maquinário e espaço físico
- etc.

por isso que não desmereço o trabalho do Pedro. Uma EXD realmente vale o preço que está sendo pedido. PORÉM, para um cara que ainda está na fase de "curioso", uma opção mais em conta (com o uso de materiais menos caros que o alumínio) como a Solyom é muito bem-vinda, afinal nem todos podem pagar 2.5k em uma bike reclinada para fazer experiência. Wink

e tá certo, o mercado tem que ter todo tipo de opção mesmo. desde as mais baratas, até as médias e as mais tops.
Ir para o topo Ir para baixo
hercilioalves




Mensagens : 1
Data de inscrição : 02/11/2012

Configuração ideal para iniciar nas reclinadas Empty
MensagemAssunto: iniciar com uma reclinada high racer   Configuração ideal para iniciar nas reclinadas EmptySex Nov 09, 2012 5:41 pm

oi galera sou novo aqui, é um prazer está participando desse forum,bem eu estou querendo mudar de uma caloi 10 que pedalo numa boa até 50km, passando disso fico cheio de dores e gostaria de iniciar no mundo das reclinadas,já que eu gosto de velocidade vou querer uma dessas high racer,com aros 700 e pedivela speed. quais os modelos e preços disponíveis além da zohrer que não gostei muito do designer dela,achei a hr 26 muito legal gostaria de saber preços tbm dessas high racer se possível.
vlw galera abração!!!
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Configuração ideal para iniciar nas reclinadas Empty
MensagemAssunto: Re: Configuração ideal para iniciar nas reclinadas   Configuração ideal para iniciar nas reclinadas Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Configuração ideal para iniciar nas reclinadas
Ir para o topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» reclinada ideal para subidas (e descidas!)
»  inclinação ideal do tubo para o cambio dianteiro?
» BikeCad para reclinadas
» para alforges dianteiros em reclinadas
» Pedivelas curtos (encurtados) para reclinadas

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Recliforum :: Ciclismo reclinado geral-
Ir para: