- edivaldo escreveu:
- é que estou testando a minha nova reclinada e achei dificuldade para regular o cambio cianteiro
Edivaldo, desculpe se estou “chovendo no molhado” para você, mas a intenção é de ajudar.
Dificuldade em regular o câmbio dianteiro pode ter vários motivos, então é interessante que você elimine aqueles que não têm relação com o ângulo do poste de fixação do câmbio, antes de alterá-lo.
Além de atentar para a correta altura de montagem do câmbio no poste e para a distância da coroa do meio para o centro do poste, uma das coisas importantes a verificar, antes de mexer no ângulo do poste, é a compatibilidade entre os elementos do conjunto passador/câmbio/pedivela, principalmente em relação a câmbio/pedivela. Os câmbios têm limites de trabalho em relação às coroas, seja quanto a número máximo e mínimo de dentes, seja quanto à diferença entre o número de dentes entre as coroas. Todas essas informações são dadas pelo fabricante do câmbio.
Os fabricantes também informam, considerando uma bike de geometria convencional, os limites de ângulo do tubo de fixação do câmbio em relação ao “chainstay” (tubo do garfo traseiro da bike). Por exemplo, para um câmbio dianteiro Shimano Alivio esse ângulo varia entre 63° e 69°. Mas esse valor é referido a uma bike convencional, portanto
não pode ser aplicado diretamente para uma reclinada.
No caso da reclinada, como não há um “chainstay” e as trajetórias possíveis da corrente vão depender de cada arranjo geométrico de projeto, é preciso definir o ângulo do poste em relação ao tubo principal do quadro levando em consideração os ângulos de trajetória máximo e mínimo da corrente que ocorrem em função da geometria de quadro e da trajetória de corrente, de forma que sejam atendidos os limites de trabalho do câmbio.
Outro detalhe importante para o funcionamento do câmbio, a observar na construção, é que a linha de centro do eixo imaginário do tubo do poste deve passar, perpendicularmente, pela linha de centro do eixo do movimento central.
Edivaldo, embora não tenha podido sugerir um ângulo para o tubo do câmbio, espero ter ajudado de alguma forma.
Arthur HP3