nussa, fazia tempo que eu não entrava aqui, fiquei surpreso de ver comentário novo em resposta ao meu tópico.
poisé, Pedro, eu meio que "abandonei" (deixei em suspenso) a idéia da reclinada por um tempo, continuei só com minha MTB. Mesmo assim, meio que parei... eu tenho um problema sério de espaço de armazenamento (moro em apartamento pequeno), então só posso considerar uma reclinada (mesmo uma dobrável) no futuro, depois de me mudar para um espaço maior. A MTB (as duas, tem a da minha esposa) está empoeirada, porque não cabe no apartamento e tenho que guardar no bicicletário do prédio, e o processo pra tirar a bike de lá é TÃO burocrático, mas TÃO burocrático que desanima (se vou sair com a bike tenho que reservar pelo menos 45 minutos sendo 30 pra tirar a bike na hora de sair e 15 pra guardar quando voltar da rua), acabei parando de pedalar (acreditem não o faço há mais de um ano). É uma pena, pois é uma bike caprichada, usa um quadro antigo "de estimação" (Caloi Andes Elite ano 93) e peças modernas (grupo Alívio 24v, etc.), tá um show para trilhas leves. O grupo original (exceto freios que troquei por v-brake, e acabei tendo que trocar os passadores pois eram integrados) da Andes Elite (Shimano Exage ES) foi pra bike que montei pra minha esposa, com quadro RallyUSA.
mas agradeço pelas dicas, vou entrar no grupo sim, quero ver se um dia faço uma experiência, de repente eu até mudo de idéia, rs.
por ora estou considerando mesmo uma dobrável pequena (gostei bastante da caloi urbe) que pelo menos eu tenho espaço pra guardar em casa e diminui o trabalho necessário pra tirar (com a vantagem de poder usar transporte intermodal sem incomodar os outros). quero voltar a pedalar, não quero correr o risco de engordar de novo depois de dois anos perdendo peso por conta da cirurgia.