Assunto: reclinado com suspensão e top case Ter Nov 16, 2010 9:59 pm
Oi,
estou pensando em passar para uma reclinada para fazer meu comute de 2x22km. Aqui em Vitória, quando não tem buraco nas ciclovias, temos quebra-molas parecidos com os das ruas!! Estou tentando ver com a prefeitura se melhora isso mas eu acho que vou precisar de uma reclinada com suspensão.
Eu preciso também de um lugar para guardar meu material de trabalho. Por enquanto uso uma bicicleta comum com telhado Veltop e top case parecido com os usados em motos. Eu vou no trabalho de bicicleta somente duas vezes por semana mas não é muito confortável. Eu acho que nao daria para usar todos os dias..., preciso de uma reclinada !!
Opcional: Eu estava pensando em usar roda de 26" porque já tenho um motor elétrico excelente e "barato" de cubo numa roda de 26" que poderia adaptar facilmente nele para ir no trabalho sem esquentar muito... Na volta uso menos a bateria e gasto mais energia!
1) Você tem algumas sugestões reclinada+suspensão+top case?
2) Eu queria adaptar depois um telhado veltop para me proteger da chuva e do sol: http://www.veltop.eu/index.php?gamme_veltop Será que alguém já testou?
ninocoutinho
Mensagens : 1279 Data de inscrição : 20/09/2010 Localização : Itabira - MG
Assunto: Re: reclinado com suspensão e top case Qua Nov 17, 2010 6:09 am
Cara, que animal! É isso aqui que vc usa?
Faz tempo que vc usa? Protege mesmo, não fica "balangando"? Trouxe de fora ou importou? Eu acho que o preço compensa se a pessoa VIVE em cima da bicicleta; pena que seu trabalho é tão longe e vc não acaba usando tanto.
Eu acho que o Veltop do trike deve servir numa reclinada que não seja muito alta. Direção por baixo ou guidão 'esquilo' talvez ajudem também (falo isso pq tlvz os braços ou o cotovelo atrapalhem a capota (mas isso é só especulação minha):
Só não entendi o que vc chama de topcase. Seria só um alforjezinho que vai em cima do bagageiro? Bem, eu acho que dá pra adaptar bagageiros de diversas formas; eu vejo que cada um faz do seu jeito mas tem muita tentativa e erro. Eu mesmo uso dois bagageiros diferentes nas minhas duas bicicletas (não reclinadas) e acho que os dois tem problemas - ou vou mandar pra um soldador fazer uma extensão num deles, ou comprar um outro mais próprio pra alforjes laterais, só que eu não tenho certeza se esse vai servir.
Na Explorer S20 do Solyom, ele desenvolveu um bagageiro de alumínio, com uma capacidade um tanto limitada mas que talvez pra vc sirva, de 5 kg. É aquela peça preta que termina num refletorzinho traseiro, por trás do banco:
Esse modelo já tem suspensão, mas como ainda não pedalei, não posso te falar como funciona. Só não sei se nele daria pra adaptar a capota do trike. Tlvz tenha outras no mercado, lembro que a HASE tem umas bem compridas *** (olhe nos links no portal do recliforum), não sei se vendem separado. O modelo rígido dessa Explorer do Solyom é um pouco mais baixinho, que tlvz fosse uma garantia legal daquele tipo de capota servir mais, e o Klaus lá de POA acho que consegue fazer tb reclis bem baixas, com guidão esquilo.
Nota zero pro site desse Veltop é não ter medidas de nada! Fica difícil prever, mas eles devem mandar sob solicitação.
Na verdade, o problema não é a altura da bici, mas o lugar onde vc vai prender a parte traseira. Parece que o ideal é que este lugar não seja de maneira alguma abaixo da linha dos ombros, se não o caboclo vai ficar batendo cabeça no teto. A não ser q a fixação seja bem longe do tronco.
Abraço!
*** editado: MENTI! é só uma capota frontal, como mostra esse vídeo postado num tópico do Olavo:
Aliás, o cara toma chuva à vontade e a legenda traz "ride dry!"
manouchk
Mensagens : 159 Data de inscrição : 12/06/2010
Assunto: Re: reclinado com suspensão e top case Qua Nov 17, 2010 8:06 am
Aquela capota que uso é esse! É divertido!! Protege bastante do sol. Não preciso usar protetor solar com ela!!
A capota não balança lateralmente se não tiver vento . Aqui temos bastante vento, quando for lateral, tem que segurar bem o guidão. Já passei aperto nas pontes mas nunca precisei desmontar o telhado! A copata balança um pouco na vertical quando tem buracos o irregularidades mas eu não tenho nenhuma suspensão na bicicleta. Eu tenho um problema de rotação do guidão da minha bicicleta que é um pouco vagabundo! Eu estou trocando as peças pouco a pouco para melhorar a bicicleta, próxima trocas: guidão e garfo dianteiro que vai passar a ter suspensão!
Eu levei a capota na minha mala quando voltei da França, aproveitei da minha franquia. Importar seria caro demais! Sou Francês, visito frequentemente minha família por lá.
A capota tem duas varetas de fibras de vidro(?) (aquelas usadas em barraca tipo iglu) que são flexíveis para se adaptar aos diversos tamanhos! Eu acredito que não tem problema com o tamanho. Ela não somente para trike, se adapta teoricamente também para reclinadas:
A Explorer S20 do Solyom ficou lida na sua foto! Ela vem sem suspensão dianteira? Deve ser opcional?
O top case é desse tipo (vi que se fala mais em baú de moto)
Eu estou muito tentado pela a Explorer S20 do Solyom. Só sobrou uma dúvida sobrou uma dúvida a respeito dessa bike. Aqui, em Vitória, a corrosão dos quadros em aço é muito forte. Estou um pouco com receio de comprar uma bicicleta com quadro em aço. Tem que dar manutenção imediata em caso de risco etc...?
ninocoutinho
Mensagens : 1279 Data de inscrição : 20/09/2010 Localização : Itabira - MG
Assunto: Re: reclinado com suspensão e top case Qua Nov 17, 2010 11:52 am
Que massa isso tudo, manouchk!
Bem, pra variar eu nem pensei no vento. Poderia ser mesmo um problema, se a estrutura não for firme.
Sobre irregularidades do terreno, eu acho que a gente tem que pensar não só em ter uma bike confortável, com suspensões e tudo, mas também em como pilotar... pq a suspa pode amortecer, mas pneus e câmaras têm um limite! Ontem mesmo eu tive um furo na câmara, era uma avenida e eu estava meio rápido qndo bati numa tampa de bueiro. Confesso q eu estava concentrado olhando pra trás, pra ver como vinha o trânsito. Na hora senti que o impacto tinha sido meio demais; poucos metros depois e a roda começou a arrastar...
Então, se o terreno é ruim e a gente não está numa de competir downhill, tem que maneirar na pilotagem pro resultado ser maciez, conforto e vida longa às rodas!
Eu vi o video do cara desmontando o veltop, é bem engenhoso mesmo. Meio chato pra fazer sempre; eu teria uma bike com e outra sem. Também fico achando meio estranho usar num dia em que não tem nem nenhuma intempérie mais séria; eu mesmo, qndo ando, debaixo do sol quente, com guarda-chuva aberto, fica todo mundo olhando e não entendo porquê?!?
Seu motor é no cubo é numa roda dianteira ou traseira; ou melhor, numa roda sem tração ou numa a ser tracionada? Eu simpatizo com a ideia do motor ser na roda não-tracionada, diferente da reclinada com veltop que vc ilustrou acima. Numa das minhas MTB, eu tenho um motor na roda dianteira e, se eu fosse eletrificar uma reclinada, eu tentaria fazer ou desse jeito (motor na frente, corrente puxando atrás) ou como o Mordaz já sugeriu uma vez que é a recli FWD (front wheel drive) com o motor atrás. Acho que isso resolveria os problemas da falta de aderência da roda dianteira nas subidas, nesse tipo de modelo, por conta da diferente distribuição de peso qndo a bici se inclina:
Essas imagens eu tirei da página http://jetrike.com/fwd-or-rwd.html; além deste artigo tem vários outros teóricos que achei interessantes, sobre questões básicas das reclinadas e triciclos. O projeto do jetrike tb é maneiro.
Acho que o Davilson pode colocar suspa na dianteira, tb, mas tlvz dependa de alguma compensação no quadro, pra frente não ficar muito alta. Não sei.
Esses topcases têm lá suas vantagens, q são muitas, mas pra mim a desvantagem é pesar mais um pouco, não ter muito espaço, e concentrar peso em cima. Por isso prefiro alforjes laterais; tem alguns muito práticos e impermeáveis, pra vc q traz coisas de fora é uma boa pois tlvz dê pra trazer como "malas", colocando até outras coisas dentro.
Já sobre o aço, realmente pode ser uma coisa a se pensar; nesses termos, as alternativas** seriam a bike de bambu do Klaus, ou as EXDs de alumínio do Zohrer. Melhor não falar em outros projetos baseados em alumínio aqui no fórum, se não a galera treme!!!!
Abraço!
**editado: claro q vc tlvz ainda tenha a oportunidade de trazer alguam recli de alumínio da Europa, ideia razoavelmente sedutora!
manouchk
Mensagens : 159 Data de inscrição : 12/06/2010
Assunto: Re: reclinado com suspensão e top case Qua Nov 17, 2010 9:36 pm
A capota mexe no vento, não é nada confortável quando o vento é forte mas não quebra!
Não ando muito rápido é 25 km/h. A capota não gosta muito da irregularidade. Eu acho que o problema é meu guidão gira com o força da capota..., não fica no lugar. Com suspensão parte do choque seria dissipado no amortecedor é não no guidão que é o ponto fraco...
Na verdade aquele baú/topcase é ruim, as coisa ficam batendo e tenho um bagageiro muito ruim, meu topcase oscila lateralmente!!!
Nada que o dinheiro possa resolver...
Seu link explicativo é em Inglês! Vou ter que retrabalhar meu Inglês! Nunca me dei bem com o Inglês mais técnico!
Meu motor é dianteiro numa roda sem tração mas é 26". http://moteuretvelo.fr/58-kit-light-av-veloelectrique.html
Não é muito caro para um kit com bateria de Lítio mas a autonomia não é exatamente 40km com meu bike mais próximo de 30 km!
Voltando as reclinadas, tenho mais uma duvida em relação com o tamanho das rodas. Aqui em Vitória eu acho faclmente pneu, câmara de 26". Não tem dificuldade para encontrar pneus e câmara de 24"?
Eu estou usando pneus Schwalbe Marathon com câmara que contém um fluido anti-furo. ENcontram-se pneus similares ou melhor do os Schwalbe Marathon no quesito resistência aos furos?
Com 5/6 semanas, devo estar com 400/500 km eu sei que é pouco, mas não furei nenhum pneu!
Vi que tem os Schwalbe Marathon em 24", meus queridinho numa loja na França! Tem lojas que vendem esse pneu no Brasil?
ninocoutinho
Mensagens : 1279 Data de inscrição : 20/09/2010 Localização : Itabira - MG
Assunto: Re: reclinado com suspensão e top case Qui Nov 18, 2010 10:27 pm
Caro manouchk, não respondi ainda pq acho q sou o menos gabaritado aqui pra opinar sobre reclinadas. Mas lá vai:
manouchk escreveu:
Voltando as reclinadas, tenho mais uma duvida em relação com o tamanho das rodas. Aqui em Vitória eu acho faclmente pneu, câmara de 26". Não tem dificuldade para encontrar pneus e câmara de 24"?
Parece que pra aro 24 é difícil achar mesmo, tanto que pouca gente usa. Num dos links que passei recentemente pra uma comunidade do orkut, eu acho q vi uma discussão lá a esse respeito - tanto orientando pra evitar aro 24, qnto aro 16. Aqui tb já vi um tópico do Marco (di Martino) falando da sua experiência de usar aro 24 na traseira. Ele acabou desistindo.
manouchk escreveu:
Eu estou usando pneus Schwalbe Marathon com câmara que contém um fluido anti-furo. ENcontram-se pneus similares ou melhor do os Schwalbe Marathon no quesito resistência aos furos?
Caramba, Schwalbe Marathon COM câmara com fluido antifuro deve ser o máximo da indestrutibilidade! Acho que se tentar melhorar, piora!
É legal saber qual Marathon vc está usando, tem trezentos mil modelos. O Klaus me recomendou o Marathon Racer, que é o q tem potencial pra ser o mais "rápido" de todos (menos resistência à rodagem); no entanto, dos Marathon, é o mais frágil, mas mesmo assim deve ser muito resistente, comparando com outras marcas. Recentemente eu acabei comprando o Marathon "padrão", HS 368, para equipar uma futura reclinada 20/26 que virá depois da minha Solyom. Também aproveitei e comprei as câmaras da Schwalbe. Na verdade não comprei, eu ESPERO que tenham comprado pra mim; em dezembro deve vir das Alemanhas.
manouchk escreveu:
Vi que tem os Schwalbe Marathon em 24", meus queridinho numa loja na França! Tem lojas que vendem esse pneu no Brasil?
É bem difícil de achar, já vi no Mercado Livre, por preços bem salgados (geralmente acima de 200 reais), mas costumam ser os modelos mais pra Mountain Bike. Acho q tem outras opções boas no Brasil; além dos tradicionais Kenda, tem alguns da Continental que vejo que o pessoal gosta, e usam bastante dele lá fora. Percebo que é bem comum o pessoal usar, pra commuting, Continental e Schwalbe. Claro que os modelos mais adequados pra cada situação.
Abraço!
PS: algo me diz q vc está confundindo aro 24 com aro 20. Estou certo?
Marco Di Martino
Mensagens : 248 Data de inscrição : 21/05/2009
Assunto: Re: reclinado com suspensão e top case Sex Nov 19, 2010 11:26 am
ninocoutinho escreveu:
Aqui tb já vi um tópico do Marco (Di Martino) falando da sua experiência de usar aro 24 na traseira. Ele acabou desistindo.
A trepidação foi o aspecto negativo que mais senti quando fiz a experiência na EXD (Zohrer). Casualmente, agora também andei experimentando 24 na traseira da Rans (dessa vez por mais tempo) e pude perceber algo mais. Apesar de solucionar o problema da bike pesada que por muito tempo me incomodou na Rans e ocasionou uma infinidade de experiências na bike e de oportunizar boas arrancadas, senti, mais uma vez, uma trepidação excessiva para meu gosto (mesmo usando 2.125 de pneu) e percebi que a bike rende menos, ou seja, a velocidade sobe menos do que com o aro 26 atrás. Pra ter uma melhor diferenciação, hoje deixei a Rans no mecânico pra trocar o aro 24 pelo 26 mais uma vez e verificar como eu sinto a bike desta vez.
Saudações!
manouchk
Mensagens : 159 Data de inscrição : 12/06/2010
Assunto: Re: reclinado com suspensão e top case Sex Nov 19, 2010 9:30 pm
Não sabia que tinha tantas opções para os pneus marathon. Eu achava que só existia dois modelos: o marathon comum que tenho e o marathon plus com mais kevlar. Vou ter que dar uma pesquisada nisso! Por enquanto eu devo estar me aproximando de 1000km sem furo!
Eu acho que eu peguei eles muito largo, devo ter uma resistência de rolamento alta!
Talvez uma HRF-26 serviria! Será que o fato de ser dobrável diminui o rendimento e a resistência ou durabilidade?