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 Seriema-I -> teste inicial

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Charles
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OJM
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MensagemAssunto: Re: Seriema-I -> teste inicial   Seriema-I -> teste inicial - Página 2 EmptyDom Fev 27, 2011 11:05 pm

Charles escreveu:
Odair Parabéns pela bike ficou muito louca ouvi falar dela hj aki em casa pois chegou um amigo meu falando que tinha visto um cara andando de reclinada de madeira logo lembrei de tu mais não sabia que tu morava em Maringá tambem, moro perto da uem, quem sabe qualquer hora agente se encontra na cidade pra da uma volta de reclinada espero que a minha fique pronta logo grande abraço T+

Oi Charles!

Vc está fazendo a sua de tubo?

Ah, no sábado que vem vou pedalar na UEM para testar a gancheira com reforço. Preciso testar nas subidas, pois o esforço é muito grande sobre a ponta da gancheira na linha do parafuso do câmbio. Aparece lá pela manhã e a gente se fala.

Abraço

Odair



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MensagemAssunto: Sugestões do Davilson Solyon   Seriema-I -> teste inicial - Página 2 EmptySeg Fev 28, 2011 11:17 am

O Davilson me enviou alguns "pitacos" pelo e-mail e conversando com ele, resolvemos que seria melhor postar aqui, pois pode ajudar os vários metidos a construtores de reclinada (como eu) a melhorarem suas criações.

O Davilson disse:

Oi Odair, bom dia

Primeiramente parabéns pela Siriema 1, ficou um design elegante e simpático mas tbem esportivo, gostei muito.

Lendo os posts do forum, gostaria de dar algumas opiniões, mas preferí expor diretamente pelo email.
Mas por favor, são só sugestões coisas que tvz vc mesmo já tenha considerado e/ou nem queira fazer por até alterar sua geometria.(pitacos de construtor, passei pelos mesmos problemas)

Problemas que notei e/ou vc comentou;

Gancheira; a gancheira suporta toda a carga de tração, e claro deve ser muito resistente, mas colocada deslocada em relação ao chain stay sofre um momento terrivel, por isso mesmo que vc tenha reforçado depois do dano que houve, o material que a suporta, que é a madeira sofrerá acomodação. Então é possivel que com o tempo vc tenha que fazer reparos.

Corrente; sua corrente no setor de tração tem um angulo muito acentuado, pelo desenho do quadro (e pelo que vi para livrar o vbrake); a polia suporta muita carga (e os suportes tbem), e devem se desgastar relativamente rápido.

Peso; vejo excesso de material nos chain stay (o momento fletor junto à gancheira é grande, por isso realmente precisa de material ali), e no eva do banco.

Agora vem os palpites técnicos (releve se não der, perdoe-me se não gostar);

- Gancheira; confeccione uma gancheira reta alinhada com o chain stay; o momento fletor reduzirá à 0 e ela suportará compressão. A corrente passará por cima e logo abaixo do assento (suba-o o necessário). Nesse caso não sei se a abertura (+/-135mm), é possivel ao nivel do garfo traseiro (estou chamando de chain stay, mas é o quadro elástico). Aqui se alterará a geometria; a traseira abaixa, a frete deve abaixar tbem (usando um garfo 20 - próprio da roda dianteira)

- Corrente; com a corrente mais alta, os angulos formados serão menores e o vetor de força que as polias recebem serão menores (dispensando o suporte inferior). No setor de retorno, vc pode usar somente o conduite curvo; a corrente deliza silenciosamente (como fiz na Fox26), não tem desgaste e nem vibração e é mais leve.(alem de tirar alguns elos)

- Peso; aqui é meio crítico pq está diretamente ligado à resistencia. Uma solução seria fazer furos de alívio (serra-copo) junto à gancheira; por suportar compressão (e pouca flexão - se fizer a gancheira reta) vc poderia retirar um pouco de material tbem. O EVA deforma quase nada, vc pode usar uma placa de 20mm ou 4mm que dará quase no mesmo, a função dele é praticamente te grudar no banco (e é bem pesado), e se recortado em frisos proporcionar a ventilação.

Mais uma sugestão; quanto ao guidão, vc pode confeccionar um avanço com guidão curto (tipo esquilo, mas na verdade na mesma posição que está agora) - usando mesa simples (de aço mais baratinha), e dois tubos 7/8", um para extender a mesa e outro como guidão (com uma pequena dobra), isso é barato de fazer (serralheria mesmo), deverá reduzir um pouquinho mais o peso e ser próprio para sua bike.

Seria um Upgrade que faria a Siriema 1 ficar mais baixa (uma autentica low racer), mais compacta e mais leve, além de reduzir esses desgastes e possibilidades de danos.

Vc comentou sobre seu esforço e dores musculares, não sei se vc já alterou, mas se sua regulagem está como nas fotos ainda, vc está esticando demais as pernas, e isso causa o que vc relatou mesmo. Se vc aproximar o pedivela acho que resolverá.

Odair, não fique bravo comigo pelos pitacos, sei que vc esquentou muito a cabeça pra encontrar as melhores soluções, mas quero que tenhas sucesso com sua bike, e se precisar de alguma informação (ou mais palpites), conte comigo

Abração
--
Davilson Solyom

Pedale sem dores, pedale melhor
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Olá Davilson!

Obrigado pelas dicas e sugestões! Não se preocupe que eu sou totalmente aberto às críticas construtivas e não fico bravo quando pessoas como vc, que tem conhecimento técnico sobre o assunto me dão palpite!
A idéia é evoluir sempre! Por isso, não considero a Seriema-1 um projeto acabado, porque tem vários pontos que eu vejo que podem ser melhorados, assim como vc mencionou. Na realidade ela é um protótipo que com certeza ainda sofrerá várias alterações.


Então, respondendo à suas sugestões, vamos começar do fim:

1 - Eu recuei o pedivela em 10 mm o que já melhorou bastante a pedalada, pois na foto do meu avatar, realmente minha perna estava bem esticada o que cansava principalmente a batata da perna e o tornozelo. Ontem pedalei 44 km e senti dores mais pelos esforço do que pela posição.

2 - O guidão foi bastante problemático, pois pela posição do banco e dos pedais meu joelho pegava no guidão a toda hora, tanto que o atual é o 4º guidão. Se vc puder me envie uma foto de exemplo do que vc está sugerindo. O sinto que ela ficou bom na posição dos antebraços, paralelos ao tronco, pois assim os tendões dos ombros ficam em posição de repouso, não afetando minha tendinite. Entretanto, a altura dos braços ficou um tanto excessiva, pois a parte de cima do guidão está um pouco abaixo da minha linha de visão.

3 - Peso, aqui eu sou ainda um tanto cético e receoso em furar o quadro mais do que ele já está furado, mas com o tempo, quem sabe eu me convença disso! Ainda tenho medo de fragilizar o quadro. Em relação a torção, me parece que a frente é onde isso mais acontece, a madeira chega a rangir durante a pedalada.

4 - A forração do banco e percebi que pode sim ser mais fina, pois não faria tanta diferente no conforto e ainda reduziria o peso;

5 - Também achei excessivo o ângulo de convergência da corrente, tanto que o esforço sobre a polia de baixo é enorme, apesar de serem todas rolamentadas as polias.

6 - Qual é o material do conduíte para corrente que vc usa? E, vc pode me indicar ou mesmo me vender esse material? As mangueiras que eu comprei não servirão, aumentavam o esforço na pedalada, pois o retorno ficava enroscando.

7 - Mudar a gancheira para uma reta já me passou pela cabeça, tanto que já pensei em comprar outro quadro velho de alumínio e adapatar a gancheira dele na madeira. Ainda preciso amadurecer esta idéia! Mas veja bem, eu não detalhe o dano. apenas a ponta da gancheira na linha do parafuso que prende o câmbio é que entortou, ao que me parece o próprio parafuso serviu como alavanca, dobrando a gancheira para dentro, com isso o esticador do câmbio entrou nas raias. Ontem, mesmo com a gancheira torta eu andei bastante e não tive problemas, mas também não abusei nas subidas. Vou pensar com mais calma sobre este ponto!

Obrigado novamente e se vc não se importar, eu gostaria de postar esta conversa no recliforum, pois acho que foi muito produtiva!

Abraço

Odair


Última edição por OJM em Seg Fev 28, 2011 3:04 pm, editado 1 vez(es)
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MensagemAssunto: Re: Seriema-I -> teste inicial   Seriema-I -> teste inicial - Página 2 EmptySeg Fev 28, 2011 2:57 pm

Oi Davilson!

Em relação ao guidão acho que o que vc sugeriu foi algo como o da Optima Baron, não é!?
http://www.rbr.info/component/content/article/25-featured-products/156-low-racer-roundup.html

Abraço

Odair
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MensagemAssunto: Re: Seriema-I -> teste inicial   Seriema-I -> teste inicial - Página 2 EmptySeg Fev 28, 2011 3:17 pm

Oi Odair

Seria essa geometria sim. Não deverá ficar tão longo.
Um pouco mais de trabalho e vc consegue faze-lo articulado se for o caso.

Abraços

Davilson
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Charles




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MensagemAssunto: Re: Seriema-I -> teste inicial   Seriema-I -> teste inicial - Página 2 EmptyTer Mar 08, 2011 10:51 am

Hoje tive o prazer de conhecer o Odair e seu filho e sua reclinada pessoalmente, estavam dando um volta pela cidade, realmente a reclinada dele ficou show, por ser uma reclinada já chama a atenção e por ser de madeiras chama mais ainda é a atração por onde passa, mas em fim parabéns pela reclinada e obrigado pelas ideias ajudaram muito.

Abraço e até mais.
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MensagemAssunto: Re: Seriema-I -> teste inicial   Seriema-I -> teste inicial - Página 2 EmptyTer Mar 08, 2011 2:07 pm

Charles escreveu:
Hoje tive o prazer de conhecer o Odair e seu filho e sua reclinada pessoalmente, estavam dando um volta pela cidade, realmente a reclinada dele ficou show...

Olá Pessoal!

Obrigado Charles! Realmente não tem como não ser notado! Hoje completei 170 km de testes da Seriema-I. A cada dia saio com mais algum ajuste feito na bike.

Aproveitando, quero agradecer ao Davilson novamente, pois das dicas que ele me passou já executei 3 e todas elas surtiram efeitos positivos no projeto. Seguem abaixo os relatos:


Citação :
O Davilson disse:

...a frente deve abaixar tbem (usando um garfo 20 - próprio da roda dianteira)...

...vc pode confeccionar um avanço com guidão curto...

...Vc comentou sobre seu esforço e dores musculares, não sei se vc já alterou, mas se sua regulagem está como nas fotos ainda, vc está esticando demais as pernas, e isso causa o que vc relatou mesmo. Se vc aproximar o pedivela acho que resolverá...


Eu troquei o garfo 26" por um 20" também com suspensão, realmente a frente abaixou +/- 75 mm, melhorando bem o equilíbrio nas saídas e paradas. Não gostei do curso da suspensão menor (45 mm) o outro era de 80 mm e a mola só tem uma única regulagem e é bem mole, o que faz com que sempre atinja o limite inferior nos obstáculos na pista. Vou tentar trocar as molas do amortecedor por outras mais duras.

[img]Seriema-I -> teste inicial - Página 2 P3070035 [/img]

Também recuei o pedivela em 30 mm, o que melhorou muito a pedalada. Com as pernas levemente flexinadas a pedalada ficou mais firme e posso aplicar mais força nos pedais. Hoje consegui até subir uma subida bem íngreme com meu garoto na garupa, coisa que eu não estava conseguindo a 3 dias atrás.

[img]Seriema-I -> teste inicial - Página 2 P3070040s [/img]

Outra melhoria foi o guidão, peguei um tubo de alumínio de 1" com parede de 9/64" e fiz o braço da mesa com 30 cm de comprimento com uma das pontas achatada (aqueci e prensei na morsa). Cortei uma mesa de alumínio da TranzX, cujo diâmetro interno casou certinho com o tubo. As duas extremidades formaram a mesa para um guidão +/- tipo esquilo, usado nas Low Racers. O guidão propriamente dito, usei um GTS de MTB (com 610 mm) que eu já tinha, apenas cortei 40 mm de cada ponta, resultando em 530 mm de guidão. O resultado ficou melhor do que eu esperava, ficou mais estável e bem mais leve para guiar.


[img]Seriema-I -> teste inicial - Página 2 P3070039 [/img][img]Seriema-I -> teste inicial - Página 2 P3070038 [/img][img]Seriema-I -> teste inicial - Página 2 P3070037 [/img]

E, para completar os upgrades desta semana, após seguidas insistência do meu filho, finalmente fiz a garupa da Seriema-I, usando barra chata de alumínio de 3/4 x 1/4" e rebites de 6 mm. Gastei +/- R$ 30,00 de material.
Para dobrar eu aqueci todas as peças, pois assim o alumínio cede com mais facilidade e não cria fissuras. Também já previ o suporte para alforjes.


[img]Seriema-I -> teste inicial - Página 2 P3070043 [/img][img]Seriema-I -> teste inicial - Página 2 P3070044 [/img]

Para terminar, essa semana ainda vou mandar para a tornearia as novas gancheiras, que serão retas na linha da balança, com a gancheira do câmbio de GTS (daquelas que é possível trocar, como nos quadros modernos). Após isso, a tensão sobre a seção de tração da corrente deverá reduzir bastante, proporcionando uma pedalada melhor, pois haverá menor perda de força na corrente. E, depois disso o maior desafio, tentar "emagrecer" a Seriema!!!!

Segue um vídeo novo da bike:




Obrigado aos que elogiaram, principalmente aos que tem contribuido com dicas e sugestões.


Um abraço

Odair



Última edição por OJM em Sáb Mar 12, 2011 5:30 pm, editado 2 vez(es)
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xamã

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MensagemAssunto: Re: Seriema-I -> teste inicial   Seriema-I -> teste inicial - Página 2 EmptyTer Mar 08, 2011 3:38 pm

OJM,
bela Seriema!! Very Happy
parabéns pelo projeto e pela determinação!
em breve ela ficará "redonda"
abraços.
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MensagemAssunto: Re: Seriema-I -> teste inicial   Seriema-I -> teste inicial - Página 2 EmptyTer Mar 08, 2011 8:06 pm

xamã escreveu:
OJM,
bela Seriema!! Very Happy
parabéns pelo projeto e pela determinação!
em breve ela ficará "redonda"
abraços.

Olá pessoal!

Obrigado Xamã!

Um informação à todos, que eu havia esquecido: com o garfo menor e o recuo do pedivela, a roda pega nos calcanhares quando se faz um conversão muito fechada.
Até então eu acompanhei algumas discussões sobre isso aqui mesmo no recliforum e pensava ser um problemão! Hoje pedalei +/- 35 km por Maringá e salvo uma ou outra manobra que exigiu virar bastante o guidão para desviar de um carro estacionado ou acessar a ciclovia, não tive maiores problemas com a roda pegando no pé. E, mesmo nessas situações uma simples "torção" lateral do tornozelo e um jogo de pernas resolve bem a questão.
Apesar disso, penso reduzir o pedivela para 150 mm, outro pedivela, é claro, e não o meu Shimano Alívio. Vou comprar um pedivela Shimano (sem grupo) usado em Speeds, mas com 3 coroas, para não perder o benefício do volantinho nas subidas e ganhar um pouco mais de velocidade depois que a Seriema-I voltar do SPA (hehehehehe)

Abraço

Odair
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MensagemAssunto: Um pouco de humor com as bikes de madeira   Seriema-I -> teste inicial - Página 2 EmptySáb Mar 12, 2011 5:28 pm

Oi pessoal!

Espero que não aconteça com a minha Seriema o que esse video mostra!!



Abraço

Odair
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MensagemAssunto: Re: Seriema-I -> teste inicial   Seriema-I -> teste inicial - Página 2 EmptyQui Abr 07, 2011 8:04 am

Olá Pessoal!

Depois de muitos testes com a Seriema-I, domingo passado ela atingiu o ápice da fase de testes e ajustes.

Eu até comprei um quadro Caloi SK de MTB, para usar a balança de alumínio para substituir a de madeira com as devidas modificações. Todavia, resolvi manter a Seriema-I com sua originalidade. Assim que for possível ($) vou fazer um novo quadro (mais "magro") e o acabamento dela.

Ao longo dos últimos meses foram:

390 km percorridos;
26:18 h pedaladas;
66 km/h de velocidade máxima;
29 km/h de velocidade média (melhor média, num percurso de 32 km);
78 km pedalada mais longa.

E, não aconteceu como no vídeo do post anterior, a Seriema-I range (madeira), mas não desmonta!!!

O peso é um problemão. Realmente, é necessário baixar o máximo possível o peso da bike, pois para pequenos trechos tudo bem, mas como eu gosto de pedaladas mais longas, a bike tem que ser "magrinha"!

Por isso, estou preparando o projeto da Seriema-II, em alumínio, a partir da Caloi SK que comprei. Em breve, postarei as novidades sobre esse novo trabalho.

Abraço

Odair

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ninocoutinho

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MensagemAssunto: Re: Seriema-I -> teste inicial   Seriema-I -> teste inicial - Página 2 EmptyQui Abr 07, 2011 9:40 am

É, o cara já se profissionalizou. Manter 29km/h de média, por pouco mais de uma hora, pra mim só se fosse numa descidinha eterna hehehe!! Nos meus trajetos, o máximo q já cheguei foi 26 km/h de média (aliás acho q foi quinta passada) durante uns 30 minutos... dpois foi caindo, caindo, até q terminei com uma média total de 21 km/h (q é próximo do q faço normalmente). Nem lembro qnto andei. Sei q cansei pacas. Em geral tento manter mais constância do q acelerar muito.

Acho q, apesar do peso da bike, vc tem a favor a aerodinâmica. E provavelmente pernas. Wink

Esses dias bati os 900km pedalados! Mas diminuí muito minhas saídas com a recli - praticamento só saio sábado e domingo, e nesses dias ainda alterno com a MTB (tipo pedalo 1h e pouco com a recli, volto pra casa, troco de bike e continuo por pelo menos uns 40 min, aproveitando pra fazer umas comprinhas no fim do trajeto!). Durante a semana não tenho saído pra treinar pois me tornei um ciclista urbano meio "agressivo" - ando num gás danado - aí já fico meio cansado. Troquei os treinos ciclísticos pelas caminhadas com a patroa e ainda voltei a fazer ginástica localizada, q detona, tb!!

No mais (e chega de mudar de assunto! bounce ), vamos ver esse cara trabalhando com alumínio agora! study Aguardar as cenas do próximo capítulo.
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MensagemAssunto: Re: Seriema-I -> teste inicial   Seriema-I -> teste inicial - Página 2 EmptyQui Abr 07, 2011 10:28 am

ninocoutinho escreveu:
É, o cara já se profissionalizou. Manter 29 km/h de média...

Vale lembrar que essa média foi em um trecho praticamente plano, com apenas 3 subidas leves, num quase circuito que temos aqui em Maringá. E, também num dia em que o meu "cilindro de glicose" estava "full".
Minha médias normais são 15 km/h na Seriema e 28 km/h na speed. Ultimamente, principalmente depois que descobri as reclinadas, minha idéia é curtir mais a pedalada, observar a paisagem, aproveitar o momento, coisas assim. Nada de ficar pedalando até por os bofes pra fora. Já foi o tempo em que eu fazia isso!
Quero pedalar por prazer e não por sofrimento! Algumas dores são inevitáveis, mas a sensação do passeio é tão boa que se sobrepõe às dores!

Abraço

Odair



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MensagemAssunto: Re: Seriema-I -> teste inicial   Seriema-I -> teste inicial - Página 2 EmptyQui Abr 07, 2011 12:10 pm

OJM escreveu:
... minha idéia é curtir mais a pedalada ... Nada de ficar pedalando até por os bofes pra fora. Já foi o tempo em que eu fazia isso!
Quero pedalar por prazer e não por sofrimento!
hola, OJM!
eu que pedala a muito pouco tempo (só 3anos) já penso assim, mas consigo dividir minhas pedaladas em 3 partes:
1: com um pequeno grupo que pedala forte - fica de treinamento
2: com um pequeno grupo que pedala fraco - fica para curtir
3: sozinho - vou de acordo com a disposição/vontade/energia/saco/etc do momento Very Happy

e agurdemos a recli de aluminio
abraços What a Face
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MensagemAssunto: Novo vídeo   Seriema-I -> teste inicial - Página 2 EmptySáb Abr 09, 2011 12:06 pm

Olá Pessoal!

Segue um novo vídeo da Seriema-I, para vocês apreciarem!



Abraço

Odair
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ninocoutinho

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MensagemAssunto: Re: Seriema-I -> teste inicial   Seriema-I -> teste inicial - Página 2 EmptySáb Abr 09, 2011 12:24 pm

Me parece um estilo bem reclineiro de pedalada! Deve estar bem, bem confortável! Achei estaile afro !
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Braga Tepi

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MensagemAssunto: Re: Seriema-I -> teste inicial   Seriema-I -> teste inicial - Página 2 EmptySáb Abr 09, 2011 3:51 pm

Valeu... muito boa, um dia vamos juntar as imagens da Seriema ,Farda verde e Tsuname e outras do forum...que são produzidas como obras de arte..... ABs....
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xamã

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MensagemAssunto: Re: Seriema-I -> teste inicial   Seriema-I -> teste inicial - Página 2 EmptySáb Abr 09, 2011 7:01 pm

q beleza, hein Odair? Cool
vc sabe qual a distribuição de peso para cada roda?
abraços
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MensagemAssunto: Re: Seriema-I -> teste inicial   Seriema-I -> teste inicial - Página 2 EmptyDom Abr 10, 2011 1:53 am

ninocoutinho escreveu:
Me parece um estilo bem reclineiro de pedalada! Deve estar bem, bem confortável! Achei estaile afro !

Nino, vc viu que tem ainda vários ajustes para fazer, como puxar a roda traseira mais próxima do banco. Eu sinto que a tração fica muito "frouxa" e não dá aqueles pegas legais nas subidas, principalmente, pois o peso se concentra mais na frente da bike. Isso melhora, quando estou com meu filho na cadeirinha, pois os 16 kg dele, funcionam como um contrapeso e equilibra a distribuição do peso na bike, o problema é que 76 kg meu + 16, kg do Pedrinho + 23,5 kg da bike (com os apetrechos) = 115,5 kg para "carregar" com as pernas.

No vídeo, a Seriema ainda estava com o pedivela Alívio (42-32-22), que eu troquei por um Shimano fora de grupo (48-38-28), isso melhorou bastante o rendimento, pois eu uso muito o volante 38.

Quanto ao conforto, minha única reclamação é a dor no cóxi depois do 10º km, mas será resolvido com uma espuma mais macia apenas no assento. Já o encosto ficou bom para a coluna, sinto falta de mais ventilação nas costas. No geral o banco da Zöhrer Racer é bastante confortável e "casou" perfeitamente ao meu biotipo.

Abraço

Odair
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MensagemAssunto: Re: Seriema-I -> teste inicial   Seriema-I -> teste inicial - Página 2 EmptyDom Abr 10, 2011 1:55 am

Braga Tepi escreveu:
Valeu... muito boa, um dia vamos juntar as imagens da Seriema ,Farda verde e Tsuname e outras do forum...que são produzidas como obras de arte..... ABs....

Com certeza, Braga!

A criatividade não tem limites! Interessante é que a gente nem termina uma é já está planejando a outra. Por isso, eu sempre oro, que minha esposa não descubra o quanto eu tenho gastado com minhas bikes!! Ahahahahah

Abraço
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MensagemAssunto: Re: Seriema-I -> teste inicial   Seriema-I -> teste inicial - Página 2 EmptyDom Abr 10, 2011 2:01 am

xamã escreveu:
q beleza, hein Odair? Cool
vc sabe qual a distribuição de peso para cada roda?
abraços

Então Xamã!

Não tenho a medida correta, mas acho com base nas fotos e vídeos que fica algo próximo de 60-65% do peso na frente, pois como eu disse no post anterior ao Nino, a roda traseira está muito longe do banco, por isso, vou tentar leva-la ao máximo mais próxima do banco, reduzindo o entre-eixos e melhorando a distribuição.
Obviamente, se a função da bike fosse exclusivamente para cicloturismo, os alforjes seria bemvindos no bagageiro traseiro, o que melhoraria o atrito do pneu de tração com o solo.

Se vc ler os post mais antigos, verá que eu usava um pneu slick na traseira e mudei para um com cravos para dar mais pega.

Abraço
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