Recliforum Fórum dedicado a concentrar informações relativas ao ciclismo alternativo, e com maior ênfase no ciclísmo reclinado no Brasil e demais países latinos. |
|
| Upgrade na Seriema | |
| | |
Autor | Mensagem |
---|
OJM
Mensagens : 147 Data de inscrição : 26/08/2009 Idade : 51 Localização : Monte Carmelo - MG
| Assunto: Upgrade na Seriema Seg Jun 06, 2011 1:21 pm | |
| Olá pessoal! Andei sumido do Recliforum, mas estou de volta! E, trazendo novidades. Durante a última semana, tirei umas "férias" da minha pesquisa científica e me dediquei a "repaginação" da Seriema, na qual eu refiz todas as partes de madeira. Corrigi vários pontos no protótipo que não estavam adequados, os principais deles foram: - Ângulo do "bico" --> elevei o pedivela em 100 mm e troquei a caixa do pedivela por uma de alumínio; - Torção do "bico" --> reforcei a caixa de direção; - Altura do eixo da balança --> elevei o eixo em 120 mm; - Altura do banco --> aumentei a curvatura inferior do quadro, baixando o centro de gravidade; - Distribuição de peso entre eixos --> reduzi o comprimento da balança em 60 mm; - Altura do eixo traseiro --> fiz outra guancheira, deixando o eixo do cubo na linha da balança; - Entrada e saída da bike --> fiz um guidão escamotiável para frente, permitindo dobrá-lo facilitando o acesso ao banco; - Relação pesada --> voltei a usar o pedivela Shimano Alívio 42-32-22, ao invés do Shimano (sem grupo) 48-38-28; - Acabamento --> - Pirografei o nome em ambos os lados do "bico"; lixei tudo e pintei com verniz automotivo PU de secagem rápida (10 minutos entre demãos, manuseio em 2 horas e secagem completa em 12 horas). [img] [/img][img] [/img] Terminei tudo isso no sábado às 18:15 h, andei 500 m para regular os câmbios e ontem fui no III Ecobike (desculpem o off-topic) aqui na minha cidade. Ou seja, coloquei a Seriema repaginada à prova num trajeto misto (asfalto, terra e cascalho), sem ao menos ter testado antes. Loucura, loucura, loucura, como diria Luciano Hulk. O Ecobike é um evento ligado à semana do meio ambiente e é promovido pelos funcionários da Cia de água de Maringá. Detalhe o chapéu Panamá foi proposital, já que fomos visitar uma fazenda modelo de preservação ambiental na região. [img] [/img][img] [/img][img] [/img][img] [/img][img] [/img][img] [/img][img] [/img][img] [/img][img] [/img] Percepção geral Pontos negativos: - O amortecedor traseiro quebrou (usei um bem vagabundo, vou investir num top), então usei uns lacres plasticos para segurá-lo e ficou até mais firme do que originalmente; - O guidão ficou alto, será preciso dobrar um pouco para trás. Tive dificuldades de ver o chão, principalmente na parte com cascalho. Até penso em tentar um under control... - O pedivela está comprido demais 175 mm; - Perdi um pouco da inclinação do banco, com isso mesmo com o entre eixos encurtado, senti falta de um lastro para evitar patinação da roda traseira nas subidas cascalhadas; - O eixo da balança mais alto aumentou o trabalho do amortecedor, roubando um pouco da carga nas marchas mais pesadas pela oscilação excessiva da balança (é terei que comprar um amortecedor à gás com óleo); - A bunda ficou mais susceptível a mordidas de cachorros; - Pena que era a única reclinada no evento; Pontos positivos: - Ficou uma delícia para pilotar, apenas do pedivela comprido e do guidão alto; - Se o protótipo já chamava atenção, imaginem essa; - Se comportou bem em todos os terrenos, inclusive nas descidas com muita pedra solta; - Foi um espetáculo à parte no evento. Um abraço à todos! Logo postarei fotos detalhadas das mudanças! | |
| | | Rocca
Mensagens : 57 Data de inscrição : 21/03/2011 Idade : 60 Localização : São José do Rio Preto - SP
| Assunto: Re: Upgrade na Seriema Seg Jun 06, 2011 2:40 pm | |
| Boa tarde Odair,
Meus conhecimentos de reclinada não me permitem, ainda, expressar opiniões técnicas sobre as mudançasque vc fez na seriema... Mas do ponto de vista do design, ficou muito show!!! Tá difícil saber qual a reclinada ecológica é a mais bonita, se a de bambu do Klaus e Cia(Nino) ou se a sua de madeira. Parabéns!
Rocca "aspirante a reclineiro" | |
| | | xamã
Mensagens : 176 Data de inscrição : 04/03/2011 Idade : 60 Localização : Pantanal MS
| Assunto: Re: Upgrade na Seriema Seg Jun 06, 2011 2:49 pm | |
| grande Odair!! realmente, se já era bonita e chamativa, agora ficou ainda mais bela! o visual certamente chama a atenção de todos que passam perto dela. olhando esta foto, parece que teu joelho encosta no guidão: é isso?? | |
| | | OJM
Mensagens : 147 Data de inscrição : 26/08/2009 Idade : 51 Localização : Monte Carmelo - MG
| Assunto: Re: Upgrade na Seriema Seg Jun 06, 2011 2:55 pm | |
| - Rocca escreveu:
- Mas do ponto de vista do design, ficou muito show!!!
Tá difícil saber qual a reclinada ecológica é a mais bonita, se a de bambu do Klaus e Cia(Nino) ou se a sua de madeira. Parabéns! Obrigado Rocca! Eu diria que cada uma tem sua peculiaridade, as bikes do Klaus são muito legais e é um desejo meu adquirir uma dele futuramente. Mas a sensação de construir a sua própria bike é muito boa, estão aí o Klaus, Braga Tepi, Solyom, Zohrer, Igor Vargas e outros que podem descrever o que eu senti ao pedalar a Seriema! Sucesso na sua empreitada para se tornar um reclineiro! Um grande abraço! | |
| | | OJM
Mensagens : 147 Data de inscrição : 26/08/2009 Idade : 51 Localização : Monte Carmelo - MG
| Assunto: Re: Upgrade na Seriema Seg Jun 06, 2011 3:02 pm | |
| - xamã escreveu:
- grande Odair!!
realmente, se já era bonita e chamativa, agora ficou ainda mais bela!
o visual certamente chama a atenção de todos que passam perto dela.
olhando esta foto, parece que teu joelho encosta no guidão:
é isso?? Valeu Xamã! Sua observação está correta, perceba que em algumas fotos eu pedalo claramente com as pernas abertas ou o guidão um pouco levantado para livrar o joelho! O guidão ficou alto no sentido que atrapalha minha linha de visão, pois o assento ficou bem abaixo da linha do pedivela e o guidão de MTB não é apropriado! Lembre que eu terminei ela no sábado e no domingo de manhã coloquei à prova! O ideal seria um guidão esquilo, tipo aquele que o Klaus faz nas bikes dele, pois em formato de "V" invertido limpa o campo de visão e traz os braços mais próximos ao tronco. E, também curvar um pouco o canote do guidão para trás. Outra opção seria usar o guidão por baixo do banco, estou pensando nesta possibilidade. Um abraço! | |
| | | Marcus Del Mastro
Mensagens : 903 Data de inscrição : 25/03/2011 Idade : 50 Localização : Sorocaba - SP
| Assunto: Re: Upgrade na Seriema Seg Jun 06, 2011 3:09 pm | |
| Eita, tá cada vez mais bonita essa tar de Seriema! O verniz então ressaltou a beleza do compensado, aumentou o contraste entre as folhas de madeira...show! Ela parece realmente mais amadurecida. Parece que o negócio é esse: mão na massa (espero poder começar a minha em julho ainda) Ela parece que está bem confortável, na verdade... você parece bem confortável nela...rsss. É muito legal ver a sua satisfação em pedalá-la. Vc disse querer encurtar o pedivela? Isso vai ajudar tb vai ajudar com o guidão, posicionando-o numa posição mais confortável e com uma visão mais ampla para pista, pois os joelhos dobrarão menos (e subirão menos tb). - OJM escreveu:
- Olá pessoal O eixo da balança mais alto aumentou o trabalho do amortecedor, roubando um pouco da carga nas marchas mais pesadas pela oscilação excessiva da balança (é terei que comprar um amortecedor à gás com óleo);
Há um programa do "Kreuzotter" que superbacana que avalia esse problema (não precisa instalar, roda em java no próprio navegador). Brinque um pouco com o programa clicando nos componentes e mudando eles de posição, logo vc entenderá as principais questões para reduzir esse problema. A grosso modo, quanto maiores forem as barras laterais (para cima ou para baixo) do diagrama pior o problema. http://www.kreuzotter.de/english/eschwinge.htmDepois coloque todas as medidas de Seriema e simule mudanças para ver se vale a pena. Pitacos para reduzir o tal problema: 1. Idler embaixo do assento: fixe-o no quadro, bem próximo do assento, além de reduzir o problema com a suspensão. o idler ficará mais rigidamente preso; 2. Balança: fixe-a o mais para baixo que conseguir no quadro; 3. Idler dianteiro: fixe-o um pouco mais para frente. Dentre os pitacos acho que o mais importante seria o "1". O objetivo desses pitacos é que a "corrente tracionada" faça a linha mais retilínea possível, isso diminui as flexões no quadro (energia perdida) e buscar alinhar o máximo possível a balança com a linha da corrente tracionada, perdendo menos energia no amortecedor. Acho que isso poderá melhorar muito o desempenho da Seriema. Talvez seja necessário fazer pequenas alterações na balança ou desenhar uma nova, talvez com alguma curvatura. Parabéns pela a nova Seriema! | |
| | | OJM
Mensagens : 147 Data de inscrição : 26/08/2009 Idade : 51 Localização : Monte Carmelo - MG
| Assunto: Re: Upgrade na Seriema Seg Jun 06, 2011 3:26 pm | |
| - Marcus Del Mastro escreveu:
- Pitacos para reduzir o tal problema:
1. Idler embaixo do assento: fixe-o no quadro, bem próximo do assento, além de reduzir o problema com a suspensão. o idler ficará mais rigidamente preso; 2. Balança: fixe-a o mais para baixo que conseguir no quadro; 3. Idler dianteiro: fixe-o um pouco mais para frente.
Dentre os pitacos acho que o mais importante seria o "1". O objetivo desses pitacos é que a "corrente tracionada" faça a linha mais retilínea possível, isso diminui as flexões no quadro (energia perdida) e buscar alinhar o máximo possível a balança com a linha da corrente tracionada, perdendo menos energia no amortecedor. Acho que isso poderá melhorar muito o desempenho da Seriema. Talvez seja necessário fazer pequenas alterações na balança ou desenhar uma nova, talvez com alguma curvatura. Parabéns pela a nova Seriema!
Olá Marcus! Obrigado! Quantos aos pitacos: Pitaco 1: o Idler na linha do quadro é uma possibilidade, mas para isso terei que por um freio à disco na traseira, tirando o V-brake. O freio é fixado por baixo da balança, pois em cima o amortecedor atrapalha o seu funcionamento; Pitaco 2: Abaixar o eixo da balança deixará a Seriema como estava antes. Aí o problema é genético, pois sou verticalmente prejudicado, mas ainda quero experimentar uma roda 26" na dianteira... hehehehe... Pitaco 3: avançar o idler dianteiro é uma possibilidade à se pensar! Obrigado pelas dicas! Um abraço | |
| | | Marcus Del Mastro
Mensagens : 903 Data de inscrição : 25/03/2011 Idade : 50 Localização : Sorocaba - SP
| Assunto: Re: Upgrade na Seriema Seg Jun 06, 2011 3:53 pm | |
| - OJM escreveu:
- Aí o problema é genético, pois sou verticalmente prejudicado, mas ainda quero experimentar uma roda 26" na dianteira... hehehehe...
"...verticalmente prejudicado..." Abraços | |
| | | OJM
Mensagens : 147 Data de inscrição : 26/08/2009 Idade : 51 Localização : Monte Carmelo - MG
| Assunto: Re: Upgrade na Seriema Seg Jun 06, 2011 4:14 pm | |
| - Marcus Del Mastro escreveu:
- OJM escreveu:
- Aí o problema é genético, pois sou verticalmente prejudicado, mas ainda quero experimentar uma roda 26" na dianteira... hehehehe...
"...verticalmente prejudicado..."
Abraços Hahahaha... tenho pernas curtas!!!! e Usar uma roda 26" na frente é um objetivo, para fazer trilhas. Se eu abaixar o eixo novamente, já tenho experiência de que não vou conseguir pedalar. Abraço | |
| | | Marcus Del Mastro
Mensagens : 903 Data de inscrição : 25/03/2011 Idade : 50 Localização : Sorocaba - SP
| Assunto: Re: Upgrade na Seriema Seg Jun 06, 2011 8:17 pm | |
| - OJM escreveu:
- Marcus Del Mastro escreveu:
- OJM escreveu:
- Aí o problema é genético, pois sou verticalmente prejudicado, mas ainda quero experimentar uma roda 26" na dianteira... hehehehe...
"...verticalmente prejudicado..."
Abraços Hahahaha... tenho pernas curtas!!!! e Usar uma roda 26" na frente é um objetivo, para fazer trilhas. Se eu abaixar o eixo novamente, já tenho experiência de que não vou conseguir pedalar.
Abraço Engraçada a piada , mas não entendi o que tem a ver com a suspa (acho que perdi algo... ) Bem, dê uma analisada nessa imagem, [img] [/img] Talvez valha mesmo pensar num freio a disco. Abraços | |
| | | OJM
Mensagens : 147 Data de inscrição : 26/08/2009 Idade : 51 Localização : Monte Carmelo - MG
| Assunto: Re: Upgrade na Seriema Seg Jun 06, 2011 8:34 pm | |
| - Marcus Del Mastro escreveu:
Engraçada a piada , mas não entendi o que tem a ver com a suspa (acho que perdi algo... )
Olá Marcus! Acho que eu não fui muito claro, no protótipo o eixo da balança era mais baixo no quadro, com isso o banco ficava mais alto, como tenho pernas curtas, isso me impedia de usar uma roda 26" na frente. Agora, com o banco mais baixo isso é uma possibilidade. Analisei o desenho sobre a foto e vou pensar com calma, principalmente no freio à disco. Também pensei em passar o idler no furo do suporte do banco e recuar o suporte para o furo atual do idler. Mas não quero mexer no idler da frente, pois ele fica bem alinhado com a corrente, já que está instalado na caixa de direção que é mais grossa lateralmente. Também pensei num limitador da corrente, que funcionaria apenas quando a corrente for para as 3 catracas maiores, já que a partir delas que a corrente raspa no parafuso do v-brake. Valeu a dica! Um abraço | |
| | | ninocoutinho
Mensagens : 1279 Data de inscrição : 20/09/2010 Localização : Itabira - MG
| Assunto: Re: Upgrade na Seriema Ter Jun 07, 2011 5:48 am | |
| Odair, q belíssimo presente de aniversário, hein?? A bike ficou bala!!!!
Concordo com o Marcus q o verniz deu aquela valorizada. Não sei porque, mas tenho tendência a gostar mais de madeiras mais escuras do q das mais claras. Por isso acho mui linda a bun... quer dizer, a traseira da minha bamboobent, q é bem escurecida.
Gostei muito das modificações e vou deixar os assuntos técnicos pra vcs, aí. E vc ficou muito, muito estaile nas fotos! Com o chapelão e a bandeira do brasil já dá pra sair pelo mundo! Ainda mais com essa cara de mafioso milionário - visual completado pelos óculos escuros!! (tá ou não tá, cheio de capangas ciclistas??)
Forte abraço,
Nino | |
| | | OJM
Mensagens : 147 Data de inscrição : 26/08/2009 Idade : 51 Localização : Monte Carmelo - MG
| Assunto: Re: Upgrade na Seriema Ter Jun 07, 2011 6:24 am | |
| - ninocoutinho escreveu:
- Odair, q belíssimo presente de aniversário, hein?? A bike ficou bala!!!!
Concordo com o Marcus q o verniz deu aquela valorizada. Não sei porque, mas tenho tendência a gostar mais de madeiras mais escuras do q das mais claras. Por isso acho mui linda a bun... quer dizer, a traseira da minha bamboobent, q é bem escurecida.
Gostei muito das modificações e vou deixar os assuntos técnicos pra vcs, aí. E vc ficou muito, muito estaile nas fotos! Com o chapelão e a bandeira do brasil já dá pra sair pelo mundo! Ainda mais com essa cara de mafioso milionário - visual completado pelos óculos escuros!! (tá ou não tá, cheio de capangas ciclistas??)
Forte abraço,
Nino Olá Nino! Obrigado! O compensado naval é claro e um verniz escuro não daria tanto destaque ao material (ao meu ver), já o verniz transparente realçou as linhas da madeira e as manchas naturais. Outra dificuldade num verniz mais escuro é que entre uma demão e outra é necessário lixar, então se você lixar mais uma parte do que outra é difícil de corrigir a tonalidade. Mafioso milionário é boa! O evento pedia um estilo mais classico e o chapéu Panamá é show! Quanto aos capangas, isso é bem interessante, em quase todos os momentos eu sempre tinha alguém do meu lado meio que me "escoltando", foi legal! O Adriano Gabriel um amigo de pedal tirou várias fotos, em vários ângulos, tomei a liberdade de postar o link do Álbum Picasa dele, clique no nome! Também quem quiser ver mais informações sobre o movimento de cicloturismo e ciclismo amador em maringá pode acessar o link do Pedala Maringá do meu amigo Marcelo "Viramesa" Castro. Quanto aos detalhes técnicos, a troca de ideias com o Marcus tem sido muito proveitosa, pois realmente existe o problema da perda de força devido aos ângulos da corrente, que na realidade já existia no protótipo, mas que eu ainda não consegui resolver. Acredito que logo teremos uma solução. Um abração! | |
| | | ninocoutinho
Mensagens : 1279 Data de inscrição : 20/09/2010 Localização : Itabira - MG
| Assunto: Re: Upgrade na Seriema Ter Jun 07, 2011 6:44 am | |
| - OJM escreveu:
- já o verniz transparente realçou as linhas da madeira e as manchas naturais.
Isso, acho q assim mesmo q fica mais bonito, com a tendência a valorizar os aspectos naturais do material. Muito show. - OJM escreveu:
- Quanto aos capangas, isso é bem interessante, em quase todos os momentos eu sempre tinha alguém do meu lado meio que me "escoltando", foi legal!
Eu pedalo sozinho praticamente sempre e, nas poucas vezes em q vou em grupos, sinto esse carinho bem bacana. Especialmente na cidade grande, por exemplo BH, qndo "sobro" com mais um ou dois ciclistas no meio do trânsito, o pessoal dá aquela força, tipo "fica aí na direita enquanto vou aqui na esquerda" ou "agora pega aquela faixa ali do meio pq a gente não vai fazer a conversão"... Esquema bike-anjo como já cunharam a expressão lá em SP. Como comentei lá no outro tópico, é uma atenção "não-preconceituosa": se eu estivesse de bike normal, ia estar precisando das mesmas orientações. As fotos estão muito boas, parece q foi um dia bem bonito! Abração, Nino | |
| | | OJM
Mensagens : 147 Data de inscrição : 26/08/2009 Idade : 51 Localização : Monte Carmelo - MG
| Assunto: Fotos mais detalhadas Ter Jun 07, 2011 7:31 am | |
| Olá reclineiros! Seguem algumas fotos mais detalhadas: O encaixe da caixa de movimento do pedivela Frontal [img] [/img] Lateral e detalhe da pirografia [img] [/img] Guidão na posição de cruzeiro (ahahah... cruzeiro é bom!) [img] [/img] Guidão na posição dobrado para facilitar acesso ao banco [img] O danado do amortecer que quebrou, ainda com os lacres [/img][img] [/img] Vista superior da balança [img] [/img] Guancheiras reforçadas com chapas em "L" moldadas na madeira para não abrir de jeito nenhum [img] [/img] - Citação :
- Nino disse: Eu pedalo sozinho praticamente sempre e, nas poucas vezes em q vou em grupos, sinto esse carinho bem bacana. Especialmente na cidade grande, por exemplo BH, qndo "sobro" com mais um ou dois ciclistas no meio do trânsito, o pessoal dá aquela força, tipo "fica aí na direita enquanto vou aqui na esquerda" ou "agora pega aquela faixa ali do meio pq a gente não vai fazer a conversão"... Esquema bike-anjo como já cunharam a expressão lá em SP. Como comentei lá no outro tópico, é uma atenção "não-preconceituosa": se eu estivesse de bike normal, ia estar precisando das mesmas orientações.
Realmente, pedalar sozinho às vezes é legal, pois precisamos de silêncio e ficar com nós mesmos (puts... filosófico!), mas pedalar num grupo onde há cooperação e não competição é demais! É imensamente prazeroso! Ah, Marcus! Nossa discussão não terminou ainda, vou postar adiante as modificações na trajetória da corrente, pelo menos para aliviar a tensão atual. À título de informação, eu lancei mão de materiais e peças que são fáceis de encontrar em qualquer ferro-velho, madeireira e afins, para não encarecer o projeto. Mas confesso que parei de fazer conta há muito tempo. Eu estimo que o que eu gastei, incluindo o grupo Shimano Alívio no preço médio praticado no Brasil, daria para comprar uma Zohrer Sport ou duas Solyom Explorer S20. Um abraço à todos! | |
| | | Marcus Del Mastro
Mensagens : 903 Data de inscrição : 25/03/2011 Idade : 50 Localização : Sorocaba - SP
| Assunto: Re: Upgrade na Seriema Ter Jun 07, 2011 9:30 pm | |
| - OJM escreveu:
- Ah, Marcus! Nossa discussão não terminou ainda, vou postar adiante as modificações na trajetória da corrente, pelo menos para aliviar a tensão atual.
Bem, vou aproveitar a "deixa". Na verdade já estava me segurando pq achei que já estava enchendo a paciência do cidadão. ___________ Cara parabéns de novo, a Seriema está ainda mais bonita vendo os detalhes, até tão legal ver que cada pedaço foi burilado para achar uma solução factível e funcional. E belo acabamento, não sei porque, mas adoro ver parafusos junto com madeira. Vi que vc usou arruelas em alguns pontos, elas funcionam, mas em alguns casos específicos talvez seja mais seguro colocar uma chapa que pegue dois parafusos... Como na dianteira que prende o movimento central. Naquele sentido em que está o parafuso (paralelo ao plano das chapas da madeira) ele pode depois de algum tempo separar as folhas por esforço de cisalhamento e virar peças distintas. Quando o parafuso está perpendicular ao plano das chapas arruelas grossas e grandes vão muito bem. Sobre o ponto de apoio da balança, na minha cabeça ainda não faz sentido que ela aumente a altura geral da bike, para mim a questão é o desenho dela. Talvez se colocássemos o compensando em outro sentido, poderíamos conseguir uma curva que seria benéfica para reduzir a perda de energia com o amortecedor. Sobre os freios, talvez um outro tipo de freio de MTB possibilite colocá-lo por cima, livrando ainda mais o caminho para a corrente. Tomei liberdade de desenhar por cima de sua foto, sei que isso pode incomodar, mas não consigo me segurar (sei, sei... é muita folga... sinta-se a vontade para interromper, sou meio sem noção) Geral 1. Idler embaixo do assento no furo do suporte do atual idler; 2. Idler da frente fixado no eixo do parafuso já existente (ainda na parte mais larga) Rascunho de balança, sem escala, nem proporção... Opção de freio MTB para ser colocado por cima da balança: Para mim é fácil dar pitacos, o fueda é construir!!! rsss Abraços e bom proveito da sua Seriema! | |
| | | OJM
Mensagens : 147 Data de inscrição : 26/08/2009 Idade : 51 Localização : Monte Carmelo - MG
| Assunto: Guidão e correções na trajetória da corrente Qui Jun 09, 2011 2:11 pm | |
| Olá pessoal! O Rocca me enviou um e-mail pedindo detalhes do guidão. Como eu tive que fazer outro, achei melhor compartilhar com todos: Peguei uma mesa regulável e aproveitei apenas a parte que liga ao garfo e o parafuso: [img] [/img][img] [/img] Um cano de alumínio de 22 mm de diâmetro por 3 mm de parede, cortei a ponta e fiz furos de 10 mm em ambos os lado na "cabeça" do corte para falicitar a abertura. Detalhe o manuseio do alumínio foi feito com ele aquecido, com exceção do corte e do furo, é óbvio! [img] [/img][img] [/img][img] [/img][img] [/img] Resultado final: [img] [/img][img] [/img] Agora a nova trajetória da corrente: [img] [/img] Notem que eu voltei a usar o garfo 26" com 80 mm de trajetória do amortecedor, ainda vou testar. A roda 26" está fora de cogitação, não ficou legal para o meu porte físico! Perna curta é complicado! Estou procurando na internet algum amortecer para roda 20" mais eficiente, pois o que eu comprei é bem ruim, principalmente, porque as molas são muito moles. Se alguém puder me indicar... Delimitador da corrente (é acionado a partir da catraca 3 até a 1): [img] [/img] Rocca, espero que tenha lhe ajudado com o guidão! Marcus, obrigado pelos pitacos! Vou preservar a idéia para projetos futuros, mas por hora e para o uso que faço da Seriema, o que fiz resolveu o problema! Um abraço! | |
| | | Marcus Del Mastro
Mensagens : 903 Data de inscrição : 25/03/2011 Idade : 50 Localização : Sorocaba - SP
| Assunto: Re: Upgrade na Seriema Qui Jun 09, 2011 2:46 pm | |
| Odair,
Legal essa mesa regulável, acho que ficou mais resistente tb, não? O tubo agora prende com duas abas por fora, antes ele ia por dentro, né?
Fiquei curioso para saber como vc fez na junção com o guidão? É alguma peça que se encontra fácil nas bicicletarias ou vc teve que reformá-la?
Sentiu melhora na tração com a mudança do idler de lugar? Perde-se um pouco nas marchas mais lentas... dureza...
Valeu, uma abraço. | |
| | | Braga Tepi
Mensagens : 115 Data de inscrição : 13/03/2011 Localização : Teresima-PI
| Assunto: Re: Upgrade na Seriema Qui Jun 09, 2011 6:06 pm | |
| EU vi as imagens com meu compadre e amigos, cara..... Já pensou se fossemos visinhos? o mais legal nesse tipo de engenharia é a capacidade de poder fazer sem medo sempre confiar que a ideia dar certo......Não tenho nehuma opinião tecnica sobre a Seriema, por que o rico dela está nos detalhes que são primorosos, perfeitos......abs ... | |
| | | OJM
Mensagens : 147 Data de inscrição : 26/08/2009 Idade : 51 Localização : Monte Carmelo - MG
| Assunto: Re: Upgrade na Seriema Qui Jun 09, 2011 8:32 pm | |
| - Marcus Del Mastro escreveu:
Legal essa mesa regulável, acho que ficou mais resistente tb, não? O tubo agora prende com duas abas por fora, antes ele ia por dentro, né?
Fiquei curioso para saber como vc fez na junção com o guidão? É alguma peça que se encontra fácil nas bicicletarias ou vc teve que reformá-la?
Sentiu melhora na tração com a mudança do idler de lugar? Perde-se um pouco nas marchas mais lentas... dureza... Olá Marcus! A mesa regulável funcionou bem, apenas tive que tirar as rebarbas para não limitar a trajetória do tubo até o ponto de "pilotagem". Na junção com o guidão, veja em outro post: Seriema - teste inicial, lá na página 2 tem a "cabeça" da mesa que eu usei. Apenas cortei uma mesa TranzX na loucura e o diâmetro interno casou com o diâmetro do tubo. Porém na época eu coloquei parafusos transversalmente. Agora eu fiz um "rasgo" como o do tubo do selim em bikes convencionais e coloquei um anel com blocagem. Quanto a mudança do idler, andei pouco mas deu para perceber a diferença. Depois de um teste mais longo no próximo sábado eu posto minhas impressões. Mas estou pensando seriamente em baixar o eixo, como vc sugeriu e ao invés do amortecedor, por uma trava, fixando a balança no quadro e, fazendo a seção de tração da corrente passar por cima da balança. Tenho que amadurecer a ideia!! Um abraço! | |
| | | OJM
Mensagens : 147 Data de inscrição : 26/08/2009 Idade : 51 Localização : Monte Carmelo - MG
| Assunto: Re: Upgrade na Seriema Qui Jun 09, 2011 8:42 pm | |
| - Braga Tepi escreveu:
- EU vi as imagens com meu compadre e amigos, cara..... Já pensou se fossemos visinhos?
o mais legal nesse tipo de engenharia é a capacidade de poder fazer sem medo sempre confiar que a ideia dar certo......Não tenho nehuma opinião tecnica sobre a Seriema, por que o rico dela está nos detalhes que são primorosos, perfeitos......abs ... Oi Braga! Sábado passado conheci o Rafael Limaverde do Ceará, que assim copmo você é artista plástico. O cara fez uma viagem de bike por 2 anos pela América Latina. Esteve aqui em Maringá para a Semana do Meio Ambiente e para o III Ecobike. Pedalando juntos no evento a primeira pergunta que ele me fez foi se eu viajo muito com a bike. São projetos futuros (que espero não demorem!) Quem sabe um dia não possamos organizar um encontro, como você sugeriu com as criações e criadores. Grande abraço, valeu! | |
| | | Rocca
Mensagens : 57 Data de inscrição : 21/03/2011 Idade : 60 Localização : São José do Rio Preto - SP
| Assunto: Re: Upgrade na Seriema Sex Jun 10, 2011 2:37 pm | |
| - OJM escreveu:
- Olá pessoal!
O Rocca me enviou um e-mail pedindo detalhes do guidão. Como eu tive que fazer outro, achei melhor compartilhar com todos:
Peguei uma mesa regulável e aproveitei apenas a parte que liga ao garfo e o parafuso:
............................................................................... Rocca, espero que tenha lhe ajudado com o guidão!
Um abraço!
Olá Odair, Valeu pelo post da construção do guidão. Com certeza ajudou bastante. Vou tentar fazer parecido. A propósito, em breve vou postar aqui no fórum que tipo de reclinada pretendo construir, para contar com a opnião técnica e "pitacos" dos amigos do recliforum. Primeiramente terei de descobrir como postar imagens e coisas do gênero, rs. Forte abraço e novamente parabéns pelo belíssimo trabalho!! Rocca | |
| | | OJM
Mensagens : 147 Data de inscrição : 26/08/2009 Idade : 51 Localização : Monte Carmelo - MG
| Assunto: Últimos ajustes! Qua Jun 29, 2011 8:33 am | |
| Oi Pessoal!! Fiz várias mudanças na Seriema, principalmente em relação à trajetória da corrente: [img] [/img] A seção de tração da corrente passando por baixo da balança fazia com que o amortecedor trabalhasse negativamente, isto é, ele esticava quando eu pedalava, forçando a aproximação das duas rodas. Isso ocasionava muita perda de força, principalmente nas subidas, pois parecia que eu estava numa cama elástica, pulando o tempo todo. A mudança do eixo da balança mais para baixo no quadro e o avanço permitiu que a roda traseira ficasse mais embaixo do banco, reduzindo o entreeixos para 115 cm. A tração da corrente passou por cima da balança e usei o furo onde ficava o eixo antes para por uma roldana de tecnil e guiar a trajetória, desviando do banco. O resultado é uma tração "puxando" a balança contra o quadro e não mais puxando para baixo. O rendimento melhorou, eu diria, uns 25%. Entretanto, isso gerou outro problema, o amortecedor, pois o espaço ficou muito curto, mesmo para um amortecedor mais curto que se tem no mercado. Opção 1: fixar a balança com madeira mesmo, enrijecendo o conjunto. Opção 2: fazer um amortecedor em artesanal. Optei pela 2 e vejam o resultado: [img] [/img] [img] [/img] Procurei elastômero, mas não encontrei em Maringá. Daí o Daniel, meu mecânico de carro, me deu a ideia de usar bucha de amortecedor de caminhão, pois elas tem forma parecida com os rolinhos de elastômero e em várias medidas de comprimento. Nem preciso dizer que ficou ótimo! O curso é pequeno, apenas 1,3 cm, mas o suficiente para que haja um amortecimento eficiente. Devido a esses ajustes o acabamento da Seriema sofreu algumas avarias, então logo ela passará por uma nova seção de acabamento, já que eu iniciarei a construção da Anaconda (nome provisório) para o meu amigo Deivid e, irei usar todo o ferramental novamente. A Anaconda será uma LWB, ainda está no rascunho, mas logo postarei aqui no Recliforum. Abraço | |
| | | OJM
Mensagens : 147 Data de inscrição : 26/08/2009 Idade : 51 Localização : Monte Carmelo - MG
| Assunto: Re: Upgrade na Seriema Qua Jun 29, 2011 9:19 am | |
| Detalhe:
O protótipo da Seriema percorreu +/- 900 km desde a sua criação. Já com a Seriema repaginada, desde o dia 04/06 até dia 26/06/2011, percorri 613,5 km. Entre estradas pavimentadas, paralelepípedadas, cascalhadas e de terra batida. Até trilha com capim colonião cortado e derrubado sobre pedras e atravessar rio (com ela nas costas, é claro) fizemos juntos.
Para quem duvidava que funcionaria, a Seriema não precisa provar mais nada. O melhor, temos deixado muito MTBikers de queixo caído! Obviamente não sou o mais rápido, mas sou do tipo que quando saí para pedalar o objetivo é chegar sempre! Não sou de ficar pelo caminho. Isso me lembra um quadro do antigo "Viva o Gordo" onde o Jô Soares dizia: "Meu nome é trabalho!". Pois eu digo meu nome é PERSISTÊNCIA! Como diria o Rafael Limaverde: "Arré égua!"
Abraço | |
| | | prof carlos henrique
Mensagens : 327 Data de inscrição : 14/02/2012 Idade : 66 Localização : Araçatuba - sp
| Assunto: finalmente!!! Qui Mar 01, 2012 6:58 pm | |
| conheci a famosa seriema!!!!!
li todos os tópicos das reclinadas e muitas menções á seriema e nunca via a tal, agora sim!!!!
linda bike mesmo, com soluções práticas!!
o marcus fez ótimas observações, a recolocação das roldanas nos locais sugeridos pelo mastro faz com que a corrente tenha um melhor caminho!
no meu pitaco fica só para a balança traseira, eu faria com as placas longitudinais igual o quadro, ficaria mais fino com a mesma resistência e simplificaria as gancheiras em apenas uma única chapa parafusada lateralmente, consequentemente ficaria mais leve e com os traços mais finos.
apenas uma opinião nada contra!!
belo projeto!
abraços | |
| | | Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: Upgrade na Seriema | |
| |
| | | | Upgrade na Seriema | |
|
Tópicos semelhantes | |
|
| Permissões neste sub-fórum | Não podes responder a tópicos
| |
| |
| |
|