Recliforum
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Recliforum

Fórum dedicado a concentrar informações relativas ao ciclismo alternativo, e com maior ênfase no ciclísmo reclinado no Brasil e demais países latinos.
 
InícioInício  RecliforumRecliforum  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 Desafio Serra de Campos (Copa VO2) - reclinadas podem?

Ir para baixo 
+3
Marcus Del Mastro
xamã
Mordaz
7 participantes
Ir à página : Anterior  1, 2
AutorMensagem
Marcus Del Mastro

Marcus Del Mastro


Mensagens : 903
Data de inscrição : 25/03/2011
Idade : 49
Localização : Sorocaba - SP

Desafio Serra de Campos (Copa VO2) - reclinadas podem? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Desafio Serra de Campos (Copa VO2) - reclinadas podem?   Desafio Serra de Campos (Copa VO2) - reclinadas podem? - Página 2 EmptySex maio 13, 2011 4:30 pm

Roberto,

Amanhã à noite estarei em Sto Antonio do Pinhal, farei um reconhecimento junto com meu irmão.
Assim poderei decidir com que relação eu irei no fim.

Espero que isso possa ajudá-lo a entender o quanto de marchas leves você precisará.

Minha speed está um tanto mudada: pedivela triplo da MTB da Lu (minha mulher), movimento central da minha MTB, câmbio dianteiro da minha MTB e cassete de 8v da MTB da LU. Deu muita dor de cabeça até chegar numa solução, teve um momento que eu desisti e ia colocar tudo de volta nas bicicletas de origem, pois não estava conseguindo uma configuração que usasse a coroinha 24.

A relação ficou a seguinte:
frente: 24-34-42
atrás: 11-32 (8v)

Estranhamente, inclusive para um ótimo mecânico daqui, as marchas estão passando tudo ok atrás. (todo o conjunto é para 9v, mas coloquei um cassete de 8v só para ver como ficaria o câmbio, a corrente...). No fim, ele não vê problemas que eu vá com essa configuração.

Falta agora instalar o sensor de cadência e mais alguns detalhes. Amanhã farei o shake-down e ver como a bike se comporta, farei os últimos ajustes antes de viajar. Levarei todas as ferramentas que tenho, inclusive as peças extras das outras bikes.

Agora é cruzar os dedos e rezar para que tudo dê certo.

PS: num momento de baixo astral total, desmontando o movimento central (momento que eu tinha desistido de tudo), fiz isso de forma tão atordoada que escapou a chave de boca (32mm, pesaaaada...) e acertei com tudo o quadrícipes, logo acima do joelho, tá doendo um bocado e estou colocando gelo, etc...
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.pocketcar.org
Mordaz

Mordaz


Mensagens : 2258
Data de inscrição : 22/05/2009
Localização : Rio de Janeiro

Desafio Serra de Campos (Copa VO2) - reclinadas podem? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Desafio Serra de Campos (Copa VO2) - reclinadas podem?   Desafio Serra de Campos (Copa VO2) - reclinadas podem? - Página 2 EmptySex maio 13, 2011 8:55 pm

Legal! Se experimentar o trecho de mais de 20 graus, não esqueça de anotar a marcha usada e a cadência.

Poxa, está sentindo dor antes da hora...
Ir para o topo Ir para baixo
http://fotolog.terra.com.br/bentrider
ninocoutinho

ninocoutinho


Mensagens : 1279
Data de inscrição : 20/09/2010
Localização : Itabira - MG

Desafio Serra de Campos (Copa VO2) - reclinadas podem? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Desafio Serra de Campos (Copa VO2) - reclinadas podem?   Desafio Serra de Campos (Copa VO2) - reclinadas podem? - Página 2 EmptySáb maio 14, 2011 7:36 am

Passei uma semana ruim de tempo e fiquei só na vontade de comentar uma coisa ou outra, então cheguei de volta!

Apesar de com pouco tempo pra escrever, eu não estava deixando de ler... E acompanhei desde o início a saga no tópico da seção de estrada no fórum pedal, sobre a copa VO2. Estava me divertindo muito, confesso hahaha!!!

Eu conheço essa estrada do Paiol Grande, ou melhor, já passei por lá muitas vezes, por N motivos, mas tenho vagas lembranças sobre o relevo... Lembro mais da comida!! Tem um restaurante ÓTIMO na estrada do Paiol, chamado Canto do Sino (12) 3971-1691. Como não vou há muitos anos (mais de 10), não reconheci pelas imagens do satélite, mas a informação é de q fica no quilômetro 4,5 da estrada do paiol (ainda em são bento). Sugiro a truta ao molho de amêndoas (ou alcaparras - na época eu não gostava de alcaparras).

Nessa estrada também fica a "clínica", se é q se pode chamar assim (pq provavelmente é uma casa, ou chácara), do Dr. Júlio (só o conheço assim), q é um famoso médico natureba. Ele mudou a alimentação do meu pai há uns 15 anos atrás, um misto de macrobiótica com outras coisas. Meu pai é desses q não toma remédio, nem antibiótico, mesmo em caso de cirurgias (por exemplo, odontológicas). Desde essa época q ele não come mais carne, e não é por causa dos animais, não (pq o sem-vergonha até cria umas cabeças de gado!). O q é incrível pois lembro de cenas dele comendo carne praticamente crua, em churrascos...

Agora vamos aos comentários ciclísticos:

Mordaz escreveu:
Numa EXD com o banco original (bem vertical), consigo manter o equilíbrio até por volta de 3,5 km/h. Muita gente diz que, a essa velocidade, é melhor empurrar. Eu discordo!

Curiosamente, achei mais fácil equilibrar em velocidades assim baixas enquanto subia uma ladeira ridiculamente íngreme. Atribuo isso também à pedivela encurtada, que reduz a "amplitude" do movimento das pernas e deixa tudo mais controlável.
Eu acho q não consigo me equilibrar muito abaixo de 6 km/h, ainda. E tb acho mais fácil equilibrar lento assim em subidas, do q em plano. Em geral escalo entre 7 e 10 km/h, mas a atenção maior é à cadência.

O Davilson comentou comigo um tempo atrás q, na Fox dele, ele consegue pedalar a 2,5km/h ou abaixo - acho q esse valor é o mínimo q o ciclocomputador registra. Foi numa corrida "ao contrário" q ele diz ter feito, daquelas de quem chega por último sem precisar colocar os pés no chão (ou seja, quem consegue se equilibrar pedalando mais lentamente).

Marcus Del Mastro escreveu:
Minha speed está um tanto mudada: pedivela triplo da MTB da Lu (minha mulher), movimento central da minha MTB, câmbio dianteiro da minha MTB e cassete de 8v da MTB da LU. Deu muita dor de cabeça até chegar numa solução, teve um momento que eu desisti e ia colocar tudo de volta nas bicicletas de origem, pois não estava conseguindo uma configuração que usasse a coroinha 24.

A relação ficou a seguinte:
frente: 24-34-42
atrás: 11-32 (8v)

Estranhamente, inclusive para um ótimo mecânico daqui, as marchas estão passando tudo ok atrás. (todo o conjunto é para 9v, mas coloquei um cassete de 8v só para ver como ficaria o câmbio, a corrente...). No fim, ele não vê problemas que eu vá com essa configuração.
Na opinião de quem nunca andou numa speed (vou confessar q acho horrível essa maneira de chamar; acho "road bike" tão lindo!!!!), acho q todas essas bikes deviam existir com uma configuração parecida! Ao menos como opção. Deve ser ótimo ter um cassete super escalonadinho, podendo "regular" a cadência com bastante precisão, mas o "medo" q a galera tá demonstrando com esse trajeto do paiol grande mostra a grande limitação disso tudo. (eu simplesmente não consigo acreditar num pedivela 53-39, com o máximo de 23 dentes atrás... É ter muita saúde!!!
Ir para o topo Ir para baixo
Mordaz

Mordaz


Mensagens : 2258
Data de inscrição : 22/05/2009
Localização : Rio de Janeiro

Desafio Serra de Campos (Copa VO2) - reclinadas podem? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Desafio Serra de Campos (Copa VO2) - reclinadas podem?   Desafio Serra de Campos (Copa VO2) - reclinadas podem? - Página 2 EmptySáb maio 14, 2011 8:58 am

ninocoutinho escreveu:
Deve ser ótimo ter um cassete super escalonadinho, podendo "regular" a cadência com bastante precisão, mas o "medo" q a galera tá demonstrando com esse trajeto do paiol grande mostra a grande limitação disso tudo. (eu simplesmente não consigo acreditar num pedivela 53-39, com o máximo de 23 dentes atrás...
Acho que marchas bem próximas são boas no plano. Nas subidas mais fortes, o terreno costuma variar mais em aclividade e acaba exigindo trocas menos sutis.

ninocoutinho escreveu:
É ter muita saúde!!!
Ou muita teimosia dos caras em imitar a relação usada por seus "ídolos"!
Ir para o topo Ir para baixo
http://fotolog.terra.com.br/bentrider
Marcus Del Mastro

Marcus Del Mastro


Mensagens : 903
Data de inscrição : 25/03/2011
Idade : 49
Localização : Sorocaba - SP

Desafio Serra de Campos (Copa VO2) - reclinadas podem? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Desafio Serra de Campos (Copa VO2) - reclinadas podem?   Desafio Serra de Campos (Copa VO2) - reclinadas podem? - Página 2 EmptySáb maio 14, 2011 11:16 am

ninocoutinho escreveu:
Apesar de com pouco tempo pra escrever, eu não estava deixando de ler... E acompanhei desde o início a saga no tópico da seção de estrada no fórum pedal, sobre a copa VO2. Estava me divertindo muito, confesso hahaha!!!

Hahaha, acho que o mais histérico lá sou eu. Fiquei numa mistura de p... e entusiasmado pelo novo desafio. A Lu, minha muié, tá achando tudo muito estranho, tava muito ansioso. Adoro desafios, um deles é o de projeto, identificar por meios parcos qual era a declividade do percurso, estimar a velocidade eu faria e que relação eu precisaria... por aí vai. (adoro projetar, aliás, sou arquiteto...)

ninocoutinho escreveu:
Eu conheço essa estrada do Paiol Grande, ou melhor, já passei por lá muitas vezes, por N motivos, mas tenho vagas lembranças sobre o relevo... Lembro mais da comida!! Tem um restaurante ÓTIMO na estrada do Paiol, chamado Canto do Sino (12) 3971-1691. Como não vou há muitos anos (mais de 10), não reconheci pelas imagens do satélite, mas a informação é de q fica no quilômetro 4,5 da estrada do paiol (ainda em são bento). Sugiro a truta ao molho de amêndoas (ou alcaparras - na época eu não gostava de alcaparras).

Obrigado pelas dicas, já repassei para o meu irmão que já está lá.

ninocoutinho escreveu:
Nessa estrada também fica a "clínica", se é q se pode chamar assim (pq provavelmente é uma casa, ou chácara), do Dr. Júlio (só o conheço assim), q é um famoso médico natureba. Ele mudou a alimentação do meu pai há uns 15 anos atrás, um misto de macrobiótica com outras coisas. Meu pai é desses q não toma remédio, nem antibiótico, mesmo em caso de cirurgias (por exemplo, odontológicas). Desde essa época q ele não come mais carne, e não é por causa dos animais, não (pq o sem-vergonha até cria umas cabeças de gado!). O q é incrível pois lembro de cenas dele comendo carne praticamente crua, em churrascos...

Eu também não como carne (ou melhor como menos de 1kg por ano) há mais 6anos, também não tomo remédios, ontem fiquei na dúvida se não passava uma pomada anti-inflamatória, mas só estou no gelo mesmo. Não como carne pq realmente acho que é melhor para a saúde, mas é também por ecologia (desmatamento para pecuária, 1/2 da soja produzida é para gado, quantidade de água consumida...) e o sofrimento dos bichos, esse era o último dos motivos, hoje levo isso muito em consideração: não é pelo sofrimento da morte e do corredor da morte, é muito mais que isso, atualmente os bichos de corte nascem, crescem e morrem sem viver, é um misto de prisão perpétua com pena de morte no fim, sem ter cometido crime algum. São seres que não têm mais direito a vida, de viver, de andar, de namorar, de pastar, de brigar, vivem confinados praticamente todo o tempo, é triste que a gente faça isso com outros seres (um frango tem uma vida especializada comer, crescer, só isso, muito diferente da galinha caipira, que vive praticamente solta)... Atualmente praticamente não tomo mais leite e nem como ovo (parece que é um caminho natural, vc aos poucos vai perdendo a necessidade de comer essas coisas.

total offtopic...

ninocoutinho escreveu:
Na opinião de quem nunca andou numa speed (vou confessar q acho horrível essa maneira de chamar; acho "road bike" tão lindo!!!!), acho q todas essas bikes deviam existir com uma configuração parecida! Ao menos como opção. Deve ser ótimo ter um cassete super escalonadinho, podendo "regular" a cadência com bastante precisão, mas o "medo" q a galera tá demonstrando com esse trajeto do paiol grande mostra a grande limitação disso tudo. (eu simplesmente não consigo acreditar num pedivela 53-39, com o máximo de 23 dentes atrás... É ter muita saúde!!!

Eu sempre tive dificuldade para nominar essa tal de speed, road bike... eu chamava de caloi 10 antigamente, depois fiquei sabendo que era "estradeira"... e que eles competem no "ciclismo". Acho tudo isso muito estranho, pq estradeira quase todas são (MTB, caloi 10, barra forte...), ciclismo todo mundo pratica (qq modalidade, seja esporte ou lazer), ... aiaiai. O negócio é que as "caloi 10" é um negócio neurótico, leveza (trocam o suporte de caramanhola para economizar 5g, pressão altíssima nos pneus (muito acima do eficiênte como 160psi) e na estrada rola um stress. Para dizer a verdade é o esporte que eu menos me identifico com os participantes, acho que se eu gostasse de nadar e pudesse correr a pé eu praticaria o trialthlon.

Mas realmente ajuda ter uma relação com marchas muito próximas para o... "ciclismo", as vezes eu queria ter uma marcha intermediária entre a 11 e a 12... sério, existe um sistema com 20 marchas atrás que acho que supre esse "problema", o gomo da corrente é a metade, porém deve ser caríssimo e não deve durar nada, pois a corrente é extremamente estreita.

...

Bem, agora chega de internet, fórum, me concentrar para lembrar de tudo que eu tenho que levar.

Valeu Nino, valeu Roberto... em breve estarei de volta com novidades.

Abraços (desculpe, mas não vou revisar o texto...)
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.pocketcar.org
Braga Tepi

Braga Tepi


Mensagens : 115
Data de inscrição : 13/03/2011
Localização : Teresima-PI

Desafio Serra de Campos (Copa VO2) - reclinadas podem? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Desafio Serra de Campos (Copa VO2) - reclinadas podem?   Desafio Serra de Campos (Copa VO2) - reclinadas podem? - Página 2 EmptySáb maio 14, 2011 7:05 pm

Mordaz escreveu:
duram escreveu:
Futuramente irei fazer uma reclinada de pista para ser usada apenas no velódromo
e acabar com a regra que só bike normal pode, lógico que mantendo o que eles pedem:
sem freios ou marcha.

Se não me engano, segundo os regulamentos da UCI, isso só não basta. Eles têm umas regras malucas que restringem a distância entre as rodas, a altura da pedivela, etc. Regras que, efetivamente, desqualificam as reclinadas como "bicicletas".
Existe tanbem uma questão que eles não avaliam,é que o ciclista no formato horizontal não há impacto com o vento
pra eles isso deixa de ser competitivo, não lembro mais o site onde li um texto que a UCI falava a respeito dessa
questão que envolvia as reclinadas.....Não sei em algumas competições aqui no brasil, No evento Piócera de Raly
os organizadores aceitaram as escrições de reclinadas o problema é que a maioria do trageto é em trilhas......abs
Ir para o topo Ir para baixo
http://tepibike.blogspot.com
Marcus Del Mastro

Marcus Del Mastro


Mensagens : 903
Data de inscrição : 25/03/2011
Idade : 49
Localização : Sorocaba - SP

Desafio Serra de Campos (Copa VO2) - reclinadas podem? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Desafio Serra de Campos (Copa VO2) - reclinadas podem?   Desafio Serra de Campos (Copa VO2) - reclinadas podem? - Página 2 EmptyDom maio 15, 2011 9:02 pm

Sucesso, deu tudo certo, em cima da pinta. Tudo que podia dar errado, deu certo.
(desculpa, mas o post é longo)

Foi ótimo, 100% de acerto.

Vamos aos dados:

Velocidade média de subida 8,4km/h (o "projeto" foi feito para uma velocidade de 7,9km/h)
Tempo de subida: 50min
Média de cardiaca de subida: 168BPM, máx: 181 BPM
Tempo total do percurso: 2h10

Vamos ao que interessa (o gargalo da subida):
Velocidade mínima: 5,6km/h
Cadência: 58 RPM
Relação: 24(Frente) - 32(atrás)
Pedivela: 170mm

Aliás, praticamente toda a subida fiz com 24-32 e, em geral eu estava a 7,5km/h (+/-)...

Para se ter um parâmetro para esses dados terem algum significado, nessa terça eu fiz 60km a 36,6km/h de média (acho que é mais ou menos o seu ritmo, né Roberto?), num circuito que não é plano, mas não chega a ser montanhoso.

Como planejei a relação que iria usar:

http://www.kreuzotter.de/english/espeed.htm

1. Nela eu coloquei os dados do meu último treino aqui em Sorocaba com a velocidade média = potência (240W).
2. Apaguei a velocidade média, alterei a declividade para 13%, mas deixei a potência = velocidade estimada de subida (7,9km/h).

Com isso fui para o http://www.sheldonbrown.com/gears/

e vi, com os pedivelas que tinha disponível, qual a marcha mínima que iria precisar.
24-32 me dava um pouco de folga e caiu como uma luva. Cogitei colocar 34 atrás, mas achei que daria muito trabalho trocar o câmbio traseiro (que está instalado numa MTB de 8v) sem saber se seria compatível.

O mais legal é que todo mundo estava me achando maluco, e que eu não ia precisar de tudo isso, que com aquele pedivela 24-34-42, eu podia colocar um casse 11-23, até eu me convenci que estava superestimando a subida e já tava pensando em como reconfigurar o cassete/corrente depois de colher os dados do treino... Mas, logo que começou a subida, vi a real, precisava mesmo daquela relação.

Muito louco foi ver outros ciclistas com pedivelas compactos e cassetes 11-28 moendo a coluna, andando em zig-zag. Eu pago um pau danado para esses caras, subir na musculação durante 50 min. 2 deles foram mais rápidos que eu ainda, mas se o treinador tivesse colocado as marchas certas para eles, eles subiriam muuuito mais rápidos, com certeza!

É incrível até onde o preconceito vai, um dos caras do carro de apoio deles chegou a falar para o meu irmão que estava de MTB:
"Assim é moleza, hein?"

É tão doida a afirmação que fica difícil argumentar, é como se para ser respeitado, vc tem que usar "relação de ciclismo" (seja lá o que isso signifique), como se isso estivesse escrito em algum lugar no mundo divino... doideira. Pensei que uma boa resposta seria: "Vcs querem dificuldade? Fala para os seus ciclistas subirem de Barra-Forte, é mais difícil!!! Se quiser dificuldade, pode deixar, tenho um monte de idéias!"... doideira, seria inválido andar com relações não usuais, é uma forma de trapaça??? COMO ASSIM!!!! As marchas foram inventadas para quê? Para adaptar o ritmo do ser humano as diversidades do percurso, não? Os caras tem as ferramentas, os caras tem a teoria, eles tem mecanico, tem peças... para quê? Por que não fazem a coisa certa? (adaptar a relação ao percurso???)... ah, pq é ciclismo, não é MTB!!! Pq o Alberto Contador ainda não usou o pedivela triplo alívio, então eles nunca vão usar... aiaiai (desculpem-me, pode ser uma visão preconceituosa minha em relação a eles, mas deixa eu desabafar, fazer aqueles ciclistas arderem no inferno por nada,... teve uma ciclista da equipe que abandonou e outro que desceu da bike algumas vezes para se recuperar, ambos tinham condicionamento para subir aquilo tranquilamente, se dessem a eles as marchas corretas).

PS: Roberto, é bom lembrar que depois dessa piramba, que na verdade tem pouco mais de 7km e não 5 como o pessoal tá falando, tem muito mais piramba ainda, muita mesmo, para cima e para baixo. Há descidas bem velozes e técnicas, não como vc se sente numa high-racer descendo serra (na visão grosseira de um inexperiente, acho que seria melhor uma low-racer, mas é só uma impressão).

PS2 Desculpem de novo, estou num misto de euforia e indignação.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.pocketcar.org
Marcus Del Mastro

Marcus Del Mastro


Mensagens : 903
Data de inscrição : 25/03/2011
Idade : 49
Localização : Sorocaba - SP

Desafio Serra de Campos (Copa VO2) - reclinadas podem? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Desafio Serra de Campos (Copa VO2) - reclinadas podem?   Desafio Serra de Campos (Copa VO2) - reclinadas podem? - Página 2 EmptyDom maio 15, 2011 9:08 pm

Roberto, fui no site e está escrito que foram finalizadas as inscrições. Vc não conseguiu se inscrever?

A estrada é linda de morrer, linda mesmo e está com o pavimento bom (inclusive estão recapeando alguns trechos).
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.pocketcar.org
ninocoutinho

ninocoutinho


Mensagens : 1279
Data de inscrição : 20/09/2010
Localização : Itabira - MG

Desafio Serra de Campos (Copa VO2) - reclinadas podem? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Desafio Serra de Campos (Copa VO2) - reclinadas podem?   Desafio Serra de Campos (Copa VO2) - reclinadas podem? - Página 2 EmptyDom maio 15, 2011 9:30 pm

Marcus, vou, de forma inédita, ser breve neste fórum:

A-DO-REI isso tudo!!! Twisted Evil


Abração,


Nino

PS: escrevi um PS, mas apaguei, pra tentar se breve. clown
Ir para o topo Ir para baixo
Mordaz

Mordaz


Mensagens : 2258
Data de inscrição : 22/05/2009
Localização : Rio de Janeiro

Desafio Serra de Campos (Copa VO2) - reclinadas podem? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Desafio Serra de Campos (Copa VO2) - reclinadas podem?   Desafio Serra de Campos (Copa VO2) - reclinadas podem? - Página 2 EmptySeg maio 16, 2011 1:10 am

Marcus Del Mastro escreveu:
Roberto, fui no site e está escrito que foram finalizadas as inscrições. Vc não conseguiu se inscrever?
Bobeei! Não sabia que encerrava já. Vou apelar. Talvez, com tantas desistências, o meu dinheirinho seja bem-vindo...
Ir para o topo Ir para baixo
http://fotolog.terra.com.br/bentrider
Mordaz

Mordaz


Mensagens : 2258
Data de inscrição : 22/05/2009
Localização : Rio de Janeiro

Desafio Serra de Campos (Copa VO2) - reclinadas podem? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Desafio Serra de Campos (Copa VO2) - reclinadas podem?   Desafio Serra de Campos (Copa VO2) - reclinadas podem? - Página 2 EmptySeg maio 16, 2011 1:40 am

Marcus Del Mastro escreveu:
Para se ter um parâmetro para esses dados terem algum significado, nessa terça eu fiz 60km a 36,6km/h de média (acho que é mais ou menos o seu ritmo, né Roberto?), num circuito que não é plano, mas não chega a ser montanhoso.
Essa média está boa pra kct! Fiz uma média parecida no Giro 100K, mas lá era só plano!

Marcus Del Mastro escreveu:
Muito louco foi ver outros ciclistas com pedivelas compactos e cassetes 11-28 moendo a coluna, andando em zig-zag. Eu pago um pau danado para esses caras, subir na musculação durante 50 min. 2 deles foram mais rápidos que eu ainda, mas se o treinador tivesse colocado as marchas certas para eles, eles subiriam muuuito mais rápidos, com certeza!
E olha que eles consideram 11-28 um cassete grande! Quase ninguém usa isso.

Marcus Del Mastro escreveu:
É incrível até onde o preconceito vai, um dos caras do carro de apoio deles chegou a falar para o meu irmão que estava de MTB:
"Assim é moleza, hein?"

É tão doida a afirmação que fica difícil argumentar, é como se para ser respeitado, vc tem que usar "relação de ciclismo" (seja lá o que isso signifique), como se isso estivesse escrito em algum lugar no mundo divino... doideira. Pensei que uma boa resposta seria: "Vcs querem dificuldade? Fala para os seus ciclistas subirem de Barra-Forte, é mais difícil!!! Se quiser dificuldade, pode deixar, tenho um monte de idéias!"... doideira,
O que interessa é o resultado. Se o cara consegue com 53-39 / 11-25, parabéns para ele! Se não consegue, ou se poderia fazer melhor com marchas mais leves, mas não o faz por preconceito, é burro mesmo!

Marcus Del Mastro escreveu:
seria inválido andar com relações não usuais, é uma forma de trapaça??? COMO ASSIM!!!! As marchas foram inventadas para quê? Para adaptar o ritmo do ser humano as diversidades do percurso, não? Os caras tem as ferramentas, os caras tem a teoria, eles tem mecanico, tem peças... para quê? Por que não fazem a coisa certa? (adaptar a relação ao percurso???)... ah, pq é ciclismo, não é MTB!!! Pq o Alberto Contador ainda não usou o pedivela triplo alívio, então eles nunca vão usar... aiaiai (desculpem-me, pode ser uma visão preconceituosa minha em relação a eles, mas deixa eu desabafar, fazer aqueles ciclistas arderem no inferno por nada,... teve uma ciclista da equipe que abandonou e outro que desceu da bike algumas vezes para se recuperar, ambos tinham condicionamento para subir aquilo tranquilamente, se dessem a eles as marchas corretas).
Hahahaha! Bom "pra nóis"!!! No último sábado dei uma voltinha rápida de bike com minha esposa. Fomos ao Grumari, aqui perto de onde moro, onde tem umas subidinhas fortes. Chegando ao pé da primeira subida, passaram por nós três espideiros. Logo os caras entraram em modo "slow motion", pedalando a uma cadência dolorosamente lenta. Só de brincadeira, subi bastante o giro e ultrapassei todos de uma vez. Minha esposa ficou atrás deles (para não humilhar ninguém), mas o último estava meio devagar demais e ela resolveu passar. Os caras ficaram atônitos, não sei se por nunca terem visto bicicletas reclinadas ou por serem ultrapassados de maneira aparentemente tão fácil, principalmente pela minha esposa que, além de ser mulher, é muito pequena (e com uma bike pesada - se ela estivesse com uma bike menos pesada, acho que ultrapassaria até a mim!)

Marcus Del Mastro escreveu:
PS: Roberto, é bom lembrar que depois dessa piramba, que na verdade tem pouco mais de 7km e não 5 como o pessoal tá falando, tem muito mais piramba ainda, muita mesmo, para cima e para baixo. Há descidas bem velozes e técnicas, não como vc se sente numa high-racer descendo serra (na visão grosseira de um inexperiente, acho que seria melhor uma low-racer, mas é só uma impressão).
Acho que, com esse nível de inclinação, low-racer não seria uma boa opção. Em baixas velocidades, é mais fácil equilibrar uma high-racer. Para descer, de fato, uma low-racer deve transmitir mais segurança. Ou um trike! Esse sim, desceria mais rápido que qualquer coisa.
Ir para o topo Ir para baixo
http://fotolog.terra.com.br/bentrider
Marcus Del Mastro

Marcus Del Mastro


Mensagens : 903
Data de inscrição : 25/03/2011
Idade : 49
Localização : Sorocaba - SP

Desafio Serra de Campos (Copa VO2) - reclinadas podem? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Desafio Serra de Campos (Copa VO2) - reclinadas podem?   Desafio Serra de Campos (Copa VO2) - reclinadas podem? - Página 2 EmptyQua maio 18, 2011 8:56 pm

Mordaz escreveu:
Só de brincadeira, subi bastante o giro e ultrapassei todos de uma vez. Minha esposa ficou atrás deles (para não humilhar ninguém), mas o último estava meio devagar demais e ela resolveu passar. Os caras ficaram atônitos, não sei se por nunca terem visto bicicletas reclinadas ou por serem ultrapassados de maneira aparentemente tão fácil, principalmente pela minha esposa que, além de ser mulher, é muito pequena (e com uma bike pesada - se ela estivesse com uma bike menos pesada, acho que ultrapassaria até a mim!)

Que bom ouvir isso, hahaha. Que barato!

Roberto, tentei usar a "Mensagem Privada", mas não sei se estou sabendo usar (elas não aparecem como "enviadas", mas apenas na "caixa de envio").

Por isso vou perguntar por aqui mesmo...

Vc virá para Campos neste fim de semana?
Conseguiu a inscrição? Vem sem ela?
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.pocketcar.org
Mordaz

Mordaz


Mensagens : 2258
Data de inscrição : 22/05/2009
Localização : Rio de Janeiro

Desafio Serra de Campos (Copa VO2) - reclinadas podem? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Desafio Serra de Campos (Copa VO2) - reclinadas podem?   Desafio Serra de Campos (Copa VO2) - reclinadas podem? - Página 2 EmptyQui maio 19, 2011 12:16 am

Marcus Del Mastro escreveu:
Roberto, tentei usar a "Mensagem Privada", mas não sei se estou sabendo usar (elas não aparecem como "enviadas", mas apenas na "caixa de envio").

Por isso vou perguntar por aqui mesmo...
Não apareceu o "popup" avisando, mas agora que você falou, tem mesmo uma mensagem nova esperando ser lida.

Marcus Del Mastro escreveu:
Vc virá para Campos neste fim de semana?
Conseguiu a inscrição? Vem sem ela?
Não consegui. Telefonei, implorei, mas minhas súplicas não foram atendidas... Sad Preciso parar com essa mania de me inscrever nessas coisas em cima da hora.

Ir sem estar inscrito é meio chato... queria poder voltar de lá com pelo menos uma medalinha de "finisher".
Ir para o topo Ir para baixo
http://fotolog.terra.com.br/bentrider
Marcus Del Mastro

Marcus Del Mastro


Mensagens : 903
Data de inscrição : 25/03/2011
Idade : 49
Localização : Sorocaba - SP

Desafio Serra de Campos (Copa VO2) - reclinadas podem? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Desafio Serra de Campos (Copa VO2) - reclinadas podem?   Desafio Serra de Campos (Copa VO2) - reclinadas podem? - Página 2 EmptyQui maio 19, 2011 8:01 am

Mordaz escreveu:
Marcus Del Mastro escreveu:
Roberto, tentei usar a "Mensagem Privada", mas não sei se estou sabendo usar (elas não aparecem como "enviadas", mas apenas na "caixa de envio").

Por isso vou perguntar por aqui mesmo...
Não apareceu o "popup" avisando, mas agora que você falou, tem mesmo uma mensagem nova esperando ser lida.

Marcus Del Mastro escreveu:
Vc virá para Campos neste fim de semana?
Conseguiu a inscrição? Vem sem ela?
Não consegui. Telefonei, implorei, mas minhas súplicas não foram atendidas... Sad Preciso parar com essa mania de me inscrever nessas coisas em cima da hora.

Ir sem estar inscrito é meio chato... queria poder voltar de lá com pelo menos uma medalinha de "finisher".

Se eu terminar, eu dou a minha para vc!

Bora lá!
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.pocketcar.org
Marcus Del Mastro

Marcus Del Mastro


Mensagens : 903
Data de inscrição : 25/03/2011
Idade : 49
Localização : Sorocaba - SP

Desafio Serra de Campos (Copa VO2) - reclinadas podem? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Desafio Serra de Campos (Copa VO2) - reclinadas podem?   Desafio Serra de Campos (Copa VO2) - reclinadas podem? - Página 2 EmptyQui maio 19, 2011 9:03 am

Braga Tepi escreveu:
Mordaz escreveu:
duram escreveu:
Futuramente irei fazer uma reclinada de pista para ser usada apenas no velódromo
e acabar com a regra que só bike normal pode, lógico que mantendo o que eles pedem:
sem freios ou marcha.

Se não me engano, segundo os regulamentos da UCI, isso só não basta. Eles têm umas regras malucas que restringem a distância entre as rodas, a altura da pedivela, etc. Regras que, efetivamente, desqualificam as reclinadas como "bicicletas".
Existe tanbem uma questão que eles não avaliam,é que o ciclista no formato horizontal não há impacto com o vento
pra eles isso deixa de ser competitivo, não lembro mais o site onde li um texto que a UCI falava a respeito dessa
questão que envolvia as reclinadas.....Não sei em algumas competições aqui no brasil, No evento Piócera de Raly
os organizadores aceitaram as escrições de reclinadas o problema é que a maioria do trageto é em trilhas......abs

O recorde de Marcel Berthet (ciclista e projetista, 1933, 49,99) numa reclinada foi a "causa" do banimento das reclinadas e justamente na competição de velódromo chamada "Hora", em que o ciclista corre 1h e mede-se a distância percorrida (o que dá exatamente a velocidade média do ciclista). Ou seja, não é uma questão de apenas freios e marchas.

Na época, o recorde da Hora era de 44,588km numa bike convencional. Então veja, o estardalhaço que fez a tal bike, foram mais de 5km/h de diferença.

O mais doido é que tal recorde nunca foi batido por uma bike considerada oficial pela UCI atualmente (a posição superman também foi "banida"), o record atual é de 49,7km (Ondřej Sosenka, 2005), veja que são quase 80 anos de história!!!

Nesses quase 80 anos mudou tudo, conhecimento da biomecânica, formas de treinamento, alimentação, sensores para auxiliar o treinamento, materiais especiais, rolamentos especiais, etc... muita coisa evoluiu, inclusive os pisos dos velódromos, mas até hoje o record de 1933, banido pela UCI em 1934, nunca foi batido por uma bike convencional.

Atualmente o record da Hora para reclinadas carenadas está em estrondosos 90,6 km!!! Porém, sem carenagem tal record está muito abaixo disso com 53,44km, abaixo inclusive do record da Hora categoria "Melhor Esforço Humano" da UCI (para evitar banir, eles inventaram outra categoria que está esquecida desde então, último record é de 1996) com 56,375km.

Convém lembrar que em 1938, o ciclista François Faure, com projeto de M. Mochet, bateu o record com uma reclinada (já banida da UCI), marcando 50,53km. Tal recorde das reclinadas só foi batido novamente em 1979, durante a revolução cultural que houve nos EUA (hippies, flowerpower, blackpower, rock,...) que resgatou coisas inteligentes e ecológicas de todo o tipo. Esse dado demonstra a repercussão que uma Associação de Esportes pode ter no mundo normal, praticamente colocaram no vinagre por 40 anos uma idéia impressionante.

fontes: http://www.ihpva.org/hpvarec3.htm#nom27 ; http://en.wikipedia.org/wiki/Hour_record ; www.m5-ligfietsen.com
(há alguns dados que conflitam entre elas)
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.pocketcar.org
Mordaz

Mordaz


Mensagens : 2258
Data de inscrição : 22/05/2009
Localização : Rio de Janeiro

Desafio Serra de Campos (Copa VO2) - reclinadas podem? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Desafio Serra de Campos (Copa VO2) - reclinadas podem?   Desafio Serra de Campos (Copa VO2) - reclinadas podem? - Página 2 EmptyQui maio 19, 2011 10:49 am

Marcus Del Mastro escreveu:
Mordaz escreveu:
Ir sem estar inscrito é meio chato... queria poder voltar de lá com pelo menos uma medalinha de "finisher".

Se eu terminar, eu dou a minha para vc!

Bora lá!

Se eu pudesse participar no lugar de um dos vários que desistiram devido à troca do local da prova...
Ir para o topo Ir para baixo
http://fotolog.terra.com.br/bentrider
Marcus Del Mastro

Marcus Del Mastro


Mensagens : 903
Data de inscrição : 25/03/2011
Idade : 49
Localização : Sorocaba - SP

Desafio Serra de Campos (Copa VO2) - reclinadas podem? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Desafio Serra de Campos (Copa VO2) - reclinadas podem?   Desafio Serra de Campos (Copa VO2) - reclinadas podem? - Página 2 EmptyQui maio 19, 2011 11:06 am

Mordaz escreveu:
Marcus Del Mastro escreveu:
Mordaz escreveu:
Ir sem estar inscrito é meio chato... queria poder voltar de lá com pelo menos uma medalinha de "finisher".

Se eu terminar, eu dou a minha para vc!

Bora lá!

Se eu pudesse participar no lugar de um dos vários que desistiram devido à troca do local da prova...

Há alguns do forum pedal.com.br (http://www.pedal.com.br/forum/topic29408_post554898.html#554898) que não irão,
talvez alguém doe ou venda, mande mensagens privadas para eles. (não sei se vc quer correr com um nome diferente...)
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.pocketcar.org
ninocoutinho

ninocoutinho


Mensagens : 1279
Data de inscrição : 20/09/2010
Localização : Itabira - MG

Desafio Serra de Campos (Copa VO2) - reclinadas podem? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Desafio Serra de Campos (Copa VO2) - reclinadas podem?   Desafio Serra de Campos (Copa VO2) - reclinadas podem? - Página 2 EmptySeg maio 23, 2011 7:36 am

E o Marcus terminou cheers ! Mandou muito bem; a comparação entre o seu relato e o de um certo forista lá do pedal.com.br mostra a diferença entre usar a cabeça, e ser cabeça dura!!! bounce

Ah, e Irmãos Bacalhau foi boa!! Falo isso mesmo sem saber exatamente a historinha do nome da equipe rsrsrs! Twisted Evil

Abraços!
Ir para o topo Ir para baixo
Marcus Del Mastro

Marcus Del Mastro


Mensagens : 903
Data de inscrição : 25/03/2011
Idade : 49
Localização : Sorocaba - SP

Desafio Serra de Campos (Copa VO2) - reclinadas podem? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Desafio Serra de Campos (Copa VO2) - reclinadas podem?   Desafio Serra de Campos (Copa VO2) - reclinadas podem? - Página 2 EmptySeg maio 23, 2011 9:32 am

ninocoutinho escreveu:
E o Marcus terminou cheers ! Mandou muito bem; a comparação entre o seu relato e o de um certo forista lá do pedal.com.br mostra a diferença entre usar a cabeça, e ser cabeça dura!!! bounce

Ah, e Irmãos Bacalhau foi boa!! Falo isso mesmo sem saber exatamente a historinha do nome da equipe rsrsrs! Twisted Evil

Abraços!

Foi muito legal mesmo e realmente a tática fez a diferença, a escolha da relação de marchas. Para vc ter uma idéia, um "japa" que botou 10min em cima de mim na Serra de Juquiá (eu fiz 1h30 e ele 1h20), ficou 2 minutos atrás de mim.

Hoje estou bem, musculatura cansada, mas estou bem. Senti falta da presença do Roberto e sua esposa, que quase vieram.

Vi no fórum o pessoal dizendo que até ciclista Pro-tour empurra a bike (acho que foi no giro d´italia 2009),... lá se mostra patente o preconceito contra relações de marcha que "não são de ciclismo". Eles tem as melhores equipes técnicas, sabem exatamente a potência e a capacidade de seus ciclistas, sabem calcular tudo... e os caras subiram a pé!!! Não dá para engolir...

"Irmãos Bacalhau" é o nome que eu e meu irmão usamos, não tem grandes histórias, não. É uma forma de tirar sarro de um evento que tem gente que leva a sério demais e se levam a sério demais, e tirar sarro de nós mesmos para cairmos nessa armadilha. Não somos profissa, estamos lá para nos divertir e encontrarmos nossos limites, e treinar nossa paciência, autoconsciência e ... um pouco da doideira!!!

Pena que meu irmão encontrou outro limite: o chão. Na descida, numa curva, tomou uma fechada de outro ciclista e no reflexo ele deu um totó no freio e foi para o chão (esse meu irmão é muuuuito mais louco que eu e desce muito rápido, porém encontrou um louco mais rápido que ele). Quando foi levantar da queda, teve câimbras por toda a perna... daí para frente a prova foi um purgatório (segundo ele mesmo).

No fim, chegou, chegou moído, mas chegou, o cara tem muita fibra. (eu já estava desesperado, indo no socorro médico, na cronometragem, no microfone... celular dele estava fora de área, é claro).

Mas, é isso aí, foi uma prova punk, mas muuuito legal, estrada estreita e a gente tinha direito apenas de meia estrada, na descida parecia aqueles vídeos de rali. Fiquei pensando se num triciclo eu teria mais coragem naquelas descidas...

Abraços a todos,

PS: Nino, você poderia ser repórter, né?!! Vc é muuuuito rápido nas informações! Abração.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.pocketcar.org
ninocoutinho

ninocoutinho


Mensagens : 1279
Data de inscrição : 20/09/2010
Localização : Itabira - MG

Desafio Serra de Campos (Copa VO2) - reclinadas podem? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Desafio Serra de Campos (Copa VO2) - reclinadas podem?   Desafio Serra de Campos (Copa VO2) - reclinadas podem? - Página 2 EmptySeg maio 23, 2011 10:02 am

Marcus Del Mastro escreveu:
PS: Nino, você poderia ser repórter, né?!! Vc é muuuuito rápido nas informações! Abração.
Hahaha, pior q eu já tinha visto seu resultado antes mesmo de vc postar lá! geek

Qndo acordo, a primeira coisa q faço dpois de tomar um copão d'água, é ligar o pc... pq é muito cedo e gosto de uma companhia, só q nesta hora o mais interessante na tv é o globo rural. Então, tomo meu café da manhã dando uma conferida na net! Leio tudo muito rapidamente, e qndo chego no trampo, estou "quente" de notícias hiahauhahua!!!

Fico pensando na saúde dos caras q chegaram muito antes de vc, tá loco Shocked .

Do jeito q a coisa anda, em breve poderemos ter uma equipe recliforum.forumeiros.com. Eu vi q um pessoal lá do outro fórum se inscreve como sendo da equipe pedal.com.br. Ia ser massa! Precisamos ressuscitar a ideia da camisa. Wink

Pena pelo seu irmão, pelo menos tá vivo. Tb me atrapalhei no pedal do fim de semana, consegui a façanha de cair num mataburro. Duas vezes, no mesmo mataburro!! Como não morri, acho q não estou tão burro assim!!! clown
Ir para o topo Ir para baixo
Marcus Del Mastro

Marcus Del Mastro


Mensagens : 903
Data de inscrição : 25/03/2011
Idade : 49
Localização : Sorocaba - SP

Desafio Serra de Campos (Copa VO2) - reclinadas podem? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Desafio Serra de Campos (Copa VO2) - reclinadas podem?   Desafio Serra de Campos (Copa VO2) - reclinadas podem? - Página 2 EmptySeg maio 23, 2011 11:05 am

ninocoutinho escreveu:
... Duas vezes, no mesmo mataburro!! Como não morri, acho q não estou tão burro assim!!! clown
hahaha,... deveria ser escritor tb,... poderia até lançar um livro de contos: "Nino e os cães"
Que tal? É só copiar e colar, já tá escrito, sei que você tira onda com essa história...

ninocoutinho escreveu:
Do jeito q a coisa anda, em breve poderemos ter uma equipe recliforum.forumeiros.com. Eu vi q um pessoal lá do outro fórum se inscreve como sendo da equipe pedal.com.br. Ia ser massa! Precisamos ressuscitar a ideia da camisa. Wink
Também acho e talvez até montar uma associação (se é que já não tem) como há em outros países (apesar que às vezes penso se isso não criaria mais racha, criando categorias distintas no ciclismo amador...)

ninocoutinho escreveu:
Fico pensando na saúde dos caras q chegaram muito antes de vc, tá loco Shocked .
Eu também fico pensando, hahaha,... Uma das coisas mais loucas é encontrar tanta, tanta gente que pedala no mesmo ritmo que você. A primeira vez fiquei pasmo... Tb, com mais de 700 pessoas pedalando no mesmo lugar...

Fato curioso 1
Teve um cara com prótese (abaixo do joelho), nos ultrapassamos diversas vezes durante a prova, por fim acho que ele fez em menos de 2h ... animalesco! Detalhe: sua esposa(?) foi a 2ª colocada no amador feminino (ou 5ª colocada no geral feminino)

Fato pra lá de curioso 2
Mas o mais louco (a coisa que mais me marcou) é a ciclista que pediu para eu passar no final e, assim que passei, começou a vociferar em gritos estridentes, palavras que não compreendia... só faltou o chicotinho. Achei muito estranho, acho que ele queria me incentivar a ir mais rápido (???). Virei para ela e perguntei se ela não queria puxar?, me respondeu: Puxa vc! Vc não é homem? (ou algo assim), ... no mais esbagaçado do meu cansaço, virei e respondi sem titubear: Eu não, não sou não ... rsss. Voltei a olhar para frente e de novo uma gritaria atrás de mim,... juro que não entendo... (ela foi a segunda colocada feminino elite).

Na verdade eu tive vontade de virar e falar: cala boca jararaca!... Acho que a minha sensação foi próxima do Nino com seus cães de estrada.

Abraços,
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.pocketcar.org
Mordaz

Mordaz


Mensagens : 2258
Data de inscrição : 22/05/2009
Localização : Rio de Janeiro

Desafio Serra de Campos (Copa VO2) - reclinadas podem? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Desafio Serra de Campos (Copa VO2) - reclinadas podem?   Desafio Serra de Campos (Copa VO2) - reclinadas podem? - Página 2 EmptyTer maio 24, 2011 12:47 am

Fez muito frio?
Ir para o topo Ir para baixo
http://fotolog.terra.com.br/bentrider
Marcus Del Mastro

Marcus Del Mastro


Mensagens : 903
Data de inscrição : 25/03/2011
Idade : 49
Localização : Sorocaba - SP

Desafio Serra de Campos (Copa VO2) - reclinadas podem? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Desafio Serra de Campos (Copa VO2) - reclinadas podem?   Desafio Serra de Campos (Copa VO2) - reclinadas podem? - Página 2 EmptyTer maio 24, 2011 9:29 am

Mordaz escreveu:
Fez muito frio?

No início fez muuuuito frio, para se ter uma idéia, a gente se hospedou em Santo Antonio do Pinhal (cidade vizinha de onde sairia a prova no percurso original) às 7h40 e chegamos 8h30 em São Bento do Sapucaí. Boa parte do caminho estava sob neblina. Fui com duas camisas de manga comprida, uma de ciclismo para frio, mais grossa e outra de genérica por baixo. Estava com um pouco de frio ainda sim.

Mais a frente no percurso, com o passar das horas, subindo a montanha e a vegetação ficando mais baixa, comecei a sentir calor e fui procurando as sombras que havia na estrada.

Valeu, acho que deveriam oficializar esse percurso e utiliza-lo pelo menos uma vez por ano.

Abraços,
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.pocketcar.org
Conteúdo patrocinado





Desafio Serra de Campos (Copa VO2) - reclinadas podem? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Desafio Serra de Campos (Copa VO2) - reclinadas podem?   Desafio Serra de Campos (Copa VO2) - reclinadas podem? - Página 2 Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Desafio Serra de Campos (Copa VO2) - reclinadas podem?
Ir para o topo 
Página 2 de 2Ir à página : Anterior  1, 2
 Tópicos semelhantes
-
» 1º Desafio da Serra de Mauá (Penedo)
» COPA UNIÃO DE CICLISMO - CATEGORIA RECLINADAS
» Desafio 100km - Ijuí - RS 16-12-2012
» Dificuldades no ciclismo de longa distância
» Como podem sentar num banco duro, desconfortável?

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Recliforum :: Ciclismo reclinado geral-
Ir para: