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 Impressões sobre o triciclo HP3

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MensagemAssunto: Impressões sobre o triciclo HP3   Impressões sobre o triciclo HP3 EmptySeg maio 18, 2009 7:05 am

Oi pessoal,

Vamos tentando fazer com que acorde esse fórum.
Então lanço aqui um novo tópico sobre minhas impressões quanto ao HP3, que experimentamos ontém no GROM.
Realmente, o triciclo tem uma série de aspectos positivos.
Ver o posto que fiz a um bom tempo atrás sobre a HP3 (http://luisfranz.blogspot.com/2007/09/triciclos-made-in-brazil.html).
Contudo, me chamou a atenção dois detalhes, os quais me parecem ser interessantes de serem levados em conta pelo Arturem seus próximos projetos:
1. O HP3 não possui regulagem de banco. Até mesmo seu dono percebeu que isso poderia trazer algumas vantagens ao riciclo em termos de conforto.
2. Outra coisa que me chamou a atenção foi o guidon, que fica bastante próximo ao corpo, forçando aos cotovelos ficarem um poucos mais atra´s do que eu imaginaria ser confortável. Porém isso pode ser questão de regulagem. O que acham??

Abraços,
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MensagemAssunto: Re: Impressões sobre o triciclo HP3   Impressões sobre o triciclo HP3 EmptyQui maio 21, 2009 1:47 pm

As observações do Franz são pertinentes e sobretudo benvindas.
No sentido de esclarecer melhor esses detalhes por ele levantados, aí vão algumas considerações:
Há diversas configurações de projeto possíveis para construção das trikes "tadpole", regulagem de banco, regulagem de distancia de pedais, sistema de direção, sistema de guidão, tipo de freio, projeto de manga de eixo, distância entre eixos, tamanho de aros dianteiros e traseiro, entre outros, e todos esses itens acabam por estar fortemente relacionados entre si para dar harmonia e funcionalidade à concepção final escolhida.
O item banco é talvez o mais crítico em termos de projeto. Um banco independente do quadro e regulável implica em projetar o quadro estruturalmente mais robusto, o que é igual a mais pesado, se falamos do mesmo material de construção. Já uma estrutura monobloco integrada, como é a da HP3, permite atingir maior resistência estrutural do quadro com menos material, portanto menos peso. Devemos considerar que a trike, diferente do que ocorre com a bike, é submetida a severos esforços torcionais (...mas isso é assunto para outros papos, mais à frente)
Esse aspecto peso x resistência estrutural se torna mais relevante aqui no Brasil onde não temos disponível material tubular estrutural em CrMo, próprio para construção de máquinas ciclísticas, e o que temos disponível encarece bastante o produto (faço também a trike em aço CrMo). A construção, normalmente em aço carbono, me levou a optar pela solução estruturalmente resultante em menor peso, que é o banco integrado.
Essa concepção de banco integrado é muito comum, marcas mundialmente bem conhecidas como, por exemplo, Greenspeed e Catrike a adotam.
No caso da HP3, a posição de conforto do piloto deve ser procurada com três possibilidades de regulagem: a distância dos pedais, a inclinação do guidão e a abertura lateral dos braços do guidão.
Notei pela foto da trike no GROM que a regulagem de inclinação do guidão, de fato, parece estar muito para trás, forçando os cotovelos a ficarem também muito para trás. Sem dúvida os braços de guidão poderiam ser regulados inclinados mais para frente. Inclusive, para uma largura de abertura menor que a distância entre rodas, o guidão pode avançar para uma posição entre as rodas dianteiras.

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MensagemAssunto: Re: Impressões sobre o triciclo HP3   Impressões sobre o triciclo HP3 EmptySex maio 22, 2009 7:51 am

Gostaria de fazer comentários adicionais à minha mensagem anterior:
Apesar de haver, como disse, recursos para buscar a melhor acomodação, é preciso observar que, para um tamanho padrão de quadro, as regulagens para ajuste da posição de conforto do piloto têm limites. Sem dúvida, nesta configuração de projeto, para atender qualquer estatura e até peso de piloto seria necessário dispor de, pelo menos, dois tamanhos de quadro.
O uso de aro 20 na traseira é uma outra possibilidade de alteração da condição ergonômica favorecendo a amplificação do range de regualagem do guidão, já que permite maior inclinação do banco para uma mesma distância entre eixos. Chequei a fazer trikes com aro 20 na traseira e banco mais inclinado; eu, particularmente, gosto muito dessa opção, mas a preferência, em geral, é maior para aro 26 e banco menos inclinado.

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MensagemAssunto: Re: Impressões sobre o triciclo HP3   Impressões sobre o triciclo HP3 EmptySex maio 22, 2009 10:31 am

Prezado Arthur:

Em primeiro lugar muito obrigado por compartilhar conosco aqui no forum. Em segundo, achei a trike muito interessante e teria duas perguntas: qual o peso da versão de aço e o da versão CrMo? E qual o preço desta última? Não sei se este é o lugar adequado para essas perguntas, portanto fica à vontade.

Abrços.

Raul
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MensagemAssunto: Entendendo melhor   Impressões sobre o triciclo HP3 EmptySex maio 22, 2009 6:10 pm

Oi Arthur,

Após tua explicação fixa bem melhor entender a justificativas para as características do trike.
De fato, a Catrike que também tem uns trikes lindos, usa uma estrutura "monobloco" com banco e frame em uma só peça.

Uma outra dúvida quanto ao modelo que estava sendo discutida entre nós (eu e o dono do triciclo) se referia à gancheira.
Não seria melhor optar por uma gancheira do câmbio substituível, similar ao que o Zohrer usa? scratch
Já vi até mesmo ciclistas de bicicletas convencionais reclamarem do fato de usarem gancheira fixa, pelo receio de terem problemas caso a gancheira sofra alguma avaria. No caso da gancheira substituível, bastaria jogar a avariada fora e colocar uma nova.

Desculpa pela sabatina. Mas a curiosidade e vontade de aprender é grande. Very Happy

Abraços,
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MensagemAssunto: Re: Impressões sobre o triciclo HP3   Impressões sobre o triciclo HP3 EmptySex maio 22, 2009 7:12 pm

Grande Arthur,

Eu também adorei o HP3, parabéns pelo projeto, e tenho as mesmas curiosidades do Raul!

Com certeza minha próxima aquisição será um HP3, pode demorar 1 ou 2 anos, mas será ele, e tenho muita esperança no teu projeto de carenagem completa, para o frio e chuva no inverno aqui em Porto Alegre seria excelente. E nele pretendo colocar o motor elétrico que tenho, assim que surgirem baterias mais leves e mais baratas.

Abração
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MensagemAssunto: Re: Impressões sobre o triciclo HP3   Impressões sobre o triciclo HP3 EmptySex maio 22, 2009 7:39 pm

Oi Raul,

A diferença de peso entre quadros de aço carbono e aço liga CrMo, considerando apenas o material tubular estrutural, é significativa: o quadro em CrMo tem cerca de 56% do peso do mesmo quadro em aço carbono. Todavia, numa trike, temos de considerar outras partes como peças do sistema de direção, manga de eixo das rodas dianteiras, banco, telescópio do movimento central, etc que compõem o quadro e não sofrem redução de peso pois não são peças estruturais. Alem dessas todas as demais peças que compõem a trike entram da mesma forma no peso total da máquina. Desta forma a redução de peso total entre duas trikes completas, uma com quadro CrMo e outra com aço carbono cai para cerca de 15%. Em números redondos aproximados: de cerca de 20 kg para cerca de 17 kg. Estes numeros não são precisos porque dependem do tipo de equipagem e dos acessórios com que a trike seja montada.
Quanto à correspondente diferença de preço entre um e outro modelo, a trike em CrMo é cerca de 30% mais cara.
Raul, acho que você tem razão quanto à impropriedade de veicular certas informações fora do interesse geral e do escopo deste espaço. Independente das regras a este respeito que tenha o forum, eu não gostaria de dar qualquer abordagem comercial à minha participação, por isso peço desculpas por não informar valores absolutos de preços das trikes. Posso prestar essas informações, a você ou a quem mais as queira, por meio do meu e-mail particular.

Oi Olavo,

Acho que as informações acima também atendem à sua indagação. Fico contente que você tenha gostado da trike. Obrigado pelo incentivo.

grande abraço
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MensagemAssunto: Re: Impressões sobre o triciclo HP3   Impressões sobre o triciclo HP3 EmptySex maio 22, 2009 8:10 pm

Oi Franz,

Uma dificuldade especial que tenho na contrução da trike é a gancheira. Desde o início procuro gancheiras prontas no mercado, sem sucesso. As gancheiras que uso na trike são fabricadas por corte de jato d'água a partir de desenho meu.
As gancheiras do tipo com inserto que conheço são de alumínio, neste caso o inserto é quase uma necessidade imperativa que se justifica pela fragilidade do alumínio para uso neste tipo de peça.
Se alguém souber onde posso achar gancheiras prontas de aço, especialmente as com inserto, agradeço a informação.
De qualquer forma, vou verificar se há um processo, economicamente viável para pequenas quantidades, de fazer gancheira de aço para receber inserto, porque esta é uma boa dica de melhoria.

grande abraço
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MensagemAssunto: Re: Impressões sobre o triciclo HP3   Impressões sobre o triciclo HP3 EmptySex maio 22, 2009 11:46 pm

Franz escreveu:
Já vi até mesmo ciclistas de bicicletas convencionais reclamarem do fato de usarem gancheira fixa, pelo receio de terem problemas caso a gancheira sofra alguma avaria. No caso da gancheira substituível, bastaria jogar a avariada fora e colocar uma nova.
Franz, acho meio difícil detonar SÓ a gancheira de um triciclo! De repente, numa perda total... affraid
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MensagemAssunto: Opiniões diversas   Impressões sobre o triciclo HP3 EmptySáb maio 23, 2009 1:14 pm

Oi Roberto,

Resolvi dar uma olhada rápida na internet.
Acabei descobrindo que há opiniões diferentes em relação ao uso da gancheira.
Talvez pudéssemos até criar um tópico só para este tema no espaço faça você mesmo, pois tenho curiosidade em relação a estes aspectos construtivos.
Por exemplo, "qual vantagem em usar gancheira removível ou não?"
Na primeira foto aparece um close do Catrike, e na segunda aparece um Greenspeed.

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Abração,
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MensagemAssunto: Re: Impressões sobre o triciclo HP3   Impressões sobre o triciclo HP3 EmptyDom maio 24, 2009 1:05 am

Acho a gancheira removível mais interessante em bikes (de 2 rodas); se quebrar, é só trocar. Num triciclo, ela fica tão mais protegida, que não consigo imaginar como quebrá-la, a não ser quebrando O triciclo todo!
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MensagemAssunto: Re: Impressões sobre o triciclo HP3   Impressões sobre o triciclo HP3 EmptyDom maio 24, 2009 11:00 am

Falando em termos de desgaste pelo uso normal, vejo dois pontos críticos, passíveis de danos nas gancheiras: a rosca de montagem do câmbio e o rasgo de encaixe do eixo da roda. Claro que os dois problemas serão contornáveis se usarmos gancheira removível. Mas continuo achando que os quadros de alumínio, portanto as gancheiras de alumínio, diferente dos quadros de aço, são os mais vulneráveis a esses problemas, a ponto de justificar e tornar hoje uma opção comum, o uso da gancheira removível. Os exemplos que o Franz indicou continuam mostrando isso.
Não há dúvida de que uma rosca fêmea numa peça de alumínio, por melhor que este seja, será mais frágil para trabalhar contra um parafuso de aço, como são os parafusos de fixação dos câmbios traseiros, do que a mesma rosca numa peça de aço. Se você começa a enrosgar um parafuso de forma enjanbrada, provavelmente perceberá logo, pelo esforço requerido, no caso do aço contra aço, mas no caso do aço contra alumínio, pode ser que ao perceber seja tarde demais, já tendo danificado, de forma irreversível, a rosca fêmea. Da mesma forma, o que temos a desgastar no caso do rasgo da gancheira é a própria gancheira, devido ao trabalho do eixo de aço contra uma peça de alumínio e, consequentemente a desvantagem dessa última em termos de quem vai se desgastar.
Então, resumindo minha linha de raciocínio: a briga desequilibrada aço x alumínio é que justifica a gancheira removível como NECESSÁRIA nos quadros de alumínio e, aparentemente desnecessária ou, quem sabe, uma "opção de luxo", nos quadros de aço.

sds
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MensagemAssunto: Show de argumento   Impressões sobre o triciclo HP3 EmptyDom maio 24, 2009 11:46 am

Oi Arthur,

Muito boa aexplicação. Fiquei convencido.

Abração,

FRANZ
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MensagemAssunto: HP3   Impressões sobre o triciclo HP3 EmptyDom Jun 21, 2009 1:02 pm

Salvem,


Fui ao conhecer ao vivo o Trike HP3.
Fui extremamente bem recebido pelo Arthur. Tomei quase que uma manhã inteira com discussões sobre o mundo reclinado e mesmo assuntos relacionados a estilo de vida.
Agradeço muito a acolhida do Arthur.

Agora sobre o Trike em si.
1 - é mais bonito ao vivo que nas fotos do site.
2 - é fácil de sentar e levantar, mais que eu imaginava.
3 - a posição é menos reclinada que imaginava pelas fotos do site.
4 - por ser menor reclinado que imaginava a posição de pedalar é excelente em termos de paisagem.
5 - é muito bem construído.
6 - passa um impressão de bem sólido e resistente.
7 - tem vocação para asfalto.
8 - tem potencial para audax.
9 - não sei o rendimento em subidas.


Desta vez eu não pedalei por estar com receio de a hérnia de disco incomodar. Estou aguardando a liberação médica.

O que eu senti falta no atual modelo foi:
1 - freio de estacionamento
2 - mudança na capa do banco para diminuir a altura total e facilitar o transporte.
3 - experiência do comportamento dele em estradas de chão.

O Arthur está de parabéns.
abs

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MensagemAssunto: Curiosidade   Impressões sobre o triciclo HP3 EmptySeg Jun 22, 2009 10:17 pm

Sempre tive curiosidade sobre a sensação de pedalar uma trike, principalmente no trãnsito. Ela é tão mais baixa, e tem uma largura bem maior. Parece-me muito mais confortável, principalmente nas subidas e partidas, perdendo nas curvas. Porém nos passeios que faço (geralmente curtos, não mais de 10 Km) com a reclinada percebo os acostamentos com grandes desníveis, e falta de respeito dos motoristas, especialmente os de transportes coletivos, que "não estão nem aí" para os ciclistas. Estradas de asfalto bom, acostamento nivelado e trânsito leve são difíceis de encontrar. Apreciaria saber as "impressões ao dirigir".
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MensagemAssunto: Re: Impressões sobre o triciclo HP3   Impressões sobre o triciclo HP3 EmptySeg Jun 22, 2009 10:37 pm

Experiência em um tadpole não tenho, mas tenho em um triciclo delta. Noto que os motoristas dão bastante espaço, talvez por pensarem se tratar de uma cadeira de rodas (quando visto por trás)!
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MensagemAssunto: Site HP3   Impressões sobre o triciclo HP3 EmptySex Set 11, 2009 8:30 am

O site da trike HP3 foi, finalmente, reformado. Convido os amigos do RECLIFORUM a uma visita.

abraços
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MensagemAssunto: Re: Impressões sobre o triciclo HP3   Impressões sobre o triciclo HP3 EmptySex Set 11, 2009 6:42 pm

Arthur,

Ficou muito bom mesmo, super completo, com medidas e ângulos!

Uma Sugestão: Coloca os valores.

Uma dúvida: Que tipo de mangueira é utilizada na corrente?
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MensagemAssunto: divulgando   Impressões sobre o triciclo HP3 EmptySex Set 11, 2009 9:40 pm

Só para constar: divulguei o novo site no blog para que aqueles que não fazem parte deste forum possam ficar sabendo da novidade.

Abração,
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MensagemAssunto: Re: Impressões sobre o triciclo HP3   Impressões sobre o triciclo HP3 EmptySáb Set 12, 2009 3:32 pm

Olavo escreveu:
Arthur,

Ficou muito bom mesmo, super completo, com medidas e ângulos!

Uma Sugestão: Coloca os valores.

Uma dúvida: Que tipo de mangueira é utilizada na corrente?

Obrigado, Olavo.

Difícil colocar valores, porque a definição dos componentes e do material do quadro e dos acessórios é negociada técnica e comercialmente com cada comprador, tornando o preço final variável.

Quanto à mangueira, uso mangueira plástica comum. Não consegui ainda achar, por aqui, coisa melhor, como as mangueiras que são usadas lá fora, se não me engado de PTFE, que é muito mais leve e provoca muito menos atrito com a corrente. Há algum tempo, o Roberto (Mordaz) chegou a sugerir que juntássemos um grupo para importar uma quantidade razoável dessa mangueira, cujo preço cai com o aumento da quantidade, depois não falamos mais no assunto. Mas eu gostaria de usar mangueiras melhores, não sei se alguém te alguma dica a respeito, ou gostaria de formar um grupo para uma compra conjunta. Ficam a indagação e a sugestão.

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MensagemAssunto: Re: Impressões sobre o triciclo HP3   Impressões sobre o triciclo HP3 EmptySáb Set 12, 2009 3:35 pm

Franz escreveu:
Só para constar: divulguei o novo site no blog para que aqueles que não fazem parte deste forum possam ficar sabendo da novidade.

Abração,

Olá Franz,

Obrigado pela divulgação no seu blog. Abraço

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MensagemAssunto: Re: Impressões sobre o triciclo HP3   Impressões sobre o triciclo HP3 EmptySex Ago 06, 2010 8:38 am

Amigos,

Pedalo a 4 anos no Pedal Noturno em Brasília, www.pedalnoturno.com.br , e dia 22 de agosto, agora, deste ano de 2010, vou fazer um teste drive no HP3 do Artur.

Pelas informações que obtive aqui no fórum, com certeza, minha próxima aquisição, será um triker. Hoje pedalo com uma Santa Cruz, Superlight, que completou 2 vezes o Caminho de Santiago e um Audax 200.

Algumas dúvidas....

- Tem como a pintura do triker, em função da minha pedalada ser noturna, ser de uma tinta fluorescente? Tipo aquela usada em interruptores de luz? Que reteem a luminosidade?
- Posso adquirir somente o quadro, e posteriormente ir montando o triker?
- O frete para Brasília seria por transportadora ou Correio?
- Viabilizaria ter um representante em Brasília? por exemplo... eu?

Estou ancioso pelo teste drive, ao qual já combinei com o Arthur para o próximo dia 22, na praia de Copacabana.

Abraços...

Luiz Paulo
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MensagemAssunto: Re: Impressões sobre o triciclo HP3   Impressões sobre o triciclo HP3 EmptySex Ago 06, 2010 12:08 pm

[quote="Arthur HP3"]
Olavo escreveu:


Quanto à mangueira, uso mangueira plástica comum. Não consegui ainda achar, por aqui, coisa melhor, como as mangueiras que são usadas lá fora, se não me engado de PTFE, que é muito mais leve e provoca muito menos atrito com a corrente. Há algum tempo, o Roberto (Mordaz) chegou a sugerir que juntássemos um grupo para importar uma quantidade razoável dessa mangueira, cujo preço cai com o aumento da quantidade, depois não falamos mais no assunto. Mas eu gostaria de usar mangueiras melhores, não sei se alguém te alguma dica a respeito, ou gostaria de formar um grupo para uma compra conjunta. Ficam a indagação e a sugestão.

Arthur HP3

Oi Arthur.

Parabens pelo novo visual do site, e pelas trikes!

Quanto à mangueira tenho usado eletroduto liso flexivel em PEBD (polietileno de baixa densidade), de medida 1/2" (medida nominal).
À tempos atraz usei o eletroduto 3/8", que ficou perfeito - porem pelo que sei saiu de linha, estou à procura (tvz algum fabricante ainda produza), mas ainda nao encontrei.
Esse de 1/2" visualmente é um pouco largo mas serve sem problema nenhum.
Esse eletroduto alem de ter muita resistencia ao desgaste, é preto e facilmente encontrado em distribuidores de materiais eletricos, e com custo desprezivel.

Abração

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MensagemAssunto: Re: Impressões sobre o triciclo HP3   Impressões sobre o triciclo HP3 EmptySex Ago 06, 2010 8:26 pm

LuizPauloMotta escreveu:

Algumas dúvidas....

- Tem como a pintura do triker, em função da minha pedalada ser noturna, ser de uma tinta fluorescente? Tipo aquela usada em interruptores de luz? Que reteem a luminosidade?
- Posso adquirir somente o quadro, e posteriormente ir montando o triker?
- O frete para Brasília seria por transportadora ou Correio?
- Viabilizaria ter um representante em Brasília? por exemplo... eu?


Luiz Paulo,

Aí vão algumas informações sobre as suas indagações. Outros detalhes e informações, que não são pertinentes ao Forum, podem ser fornecidas por nosso contato via e-mail.

- A pintura da trike é da linha automotiva. Não conheço, na linha automotiva, o uso desse tipo de tinta fluorescente ou coisa equivalente. Se alguém tiver alguma informação, é útil. De qualquer forma, há a alternativa de iluminação e adesivos reflexivos.
- Não é usual fornecer apenas o quadro, devido a detalhes de projeto que requerem compatibilidade entre os componentes e adaptações, mas isso pode ser negociado e acertado.
- Para fora do Rio de Janeiro, a trike é enviada por transportadora.

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MensagemAssunto: Re: Impressões sobre o triciclo HP3   Impressões sobre o triciclo HP3 EmptySex Ago 06, 2010 8:43 pm

SOLYOM escreveu:

Parabens pelo novo visual do site, e pelas trikes!

Olá Davilson,

Obrigado pelo elogio ao site e às trikes. Você também está de parabéns por estar oferecendo mais algumas excelentes opções, a esse difícil e restrito mercado reclineiro brasileiro. ...E muito especialmente, no meu modo de ver, acertando em cheio no difícil equilíbrio da relação custo x benefício.

grande abraço,

Arthur HP3
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MensagemAssunto: Re: Impressões sobre o triciclo HP3   Impressões sobre o triciclo HP3 Empty

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