Recliforum
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Recliforum

Fórum dedicado a concentrar informações relativas ao ciclismo alternativo, e com maior ênfase no ciclísmo reclinado no Brasil e demais países latinos.
 
InícioInício  RecliforumRecliforum  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 Dificuldades no ciclismo de longa distância

Ir para baixo 
+8
duram
xamã
Braga Tepi
ZÖHRER
Klaus
Edson
ninocoutinho
Mordaz
12 participantes
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
Mordaz

Mordaz


Mensagens : 2258
Data de inscrição : 22/05/2009
Localização : Rio de Janeiro

Dificuldades no ciclismo de longa distância Empty
MensagemAssunto: Dificuldades no ciclismo de longa distância   Dificuldades no ciclismo de longa distância EmptyDom Jan 30, 2011 12:40 am

Desde que meti na cabeça a idéia de participar dos eventos Audax, constatei um problema que está me dificultando sobremaneira a realização desses pedais mais longos: Acho que não estou me hidratando o suficiente e, com o calor dos infernos que vem fazendo, acabo jogando a toalha lá pelos cento e tantos km.

Participei do Audax de Tremembé - Campos do Jordão em 22 de janeiro. Como seria minha primeira experiência em um Audax, o lógico seria tentar o Desafio 100 km, mas as incrições já estavam encerradas para o Desafio e, então, resolvi tentar o Brevet 200 km mesmo, pensando em fazer pelo menos 100 km. Fiz 136 km. O curioso é que fiz todo o trajeto de serra, certamente o menos indicado para reclinadas, e não concluí a parte final dos retões de estrada, onde a reclinada poderia mostrar suas vantagens.

Neste sábado (dia 29) fiz um pedal longo a título de treino leve. Fui aqui do Recreio à Mazomba, em Itaguaí. A velocidade média foi pífia devido ao péssimo estado das vias, algumas das quais em obras de duplicação e com grande movimento de máquinas pesadas. Quando a obra estiver pronta, vai ficar uma maravilha, mas por enquanto está uma buraqueira só. Sob calor intenso, o bate-e-volta deu 122 km e a minha sensação foi a mesma que no Audax da semana anterior: pressão baixa, sonolência e falta de coordenação motora.

Meus treinos têm se mostrado inapropriados para eventos de longa duração como o Audax. Adquiri o hábito de treinar com intensidade, mas sem me ligar em hidratação e alimentação. Consigo fazer 100 km, mesmo com algumas subidas puxadas, sem comer nada e beber muito pouco. Agora tenho que mudar de hábitos, mas está difícil.

Sei que as opções em termos de alimentação e hidratação são escolhas muito pessoais, mas eu agradeceria qualquer recomendação dos randoneiros mais experientes do Recliforum.

Ir para o topo Ir para baixo
http://fotolog.terra.com.br/bentrider
Mordaz

Mordaz


Mensagens : 2258
Data de inscrição : 22/05/2009
Localização : Rio de Janeiro

Dificuldades no ciclismo de longa distância Empty
MensagemAssunto: Fotos do Audax de Tremembé - Campos do Jordão   Dificuldades no ciclismo de longa distância EmptyDom Jan 30, 2011 1:01 am

Na largada, esperando o meu grupo (segundo), com o primeiro grupo fazendo o "briefing", ao fundo:
Dificuldades no ciclismo de longa distância 22012011642
Na verdade, perdi a largada porque o pneu furou e acabei saindo por último, depois do terceiro grupo!

No final da subida da serra de Campos:
Dificuldades no ciclismo de longa distância 22012011643

Fui o único reclineiro dentre os 110 inscritos. Contrariando minhas (piores) expectativas, só ouvi comentários positivos sobre a reclinada.
Ir para o topo Ir para baixo
http://fotolog.terra.com.br/bentrider
ninocoutinho

ninocoutinho


Mensagens : 1279
Data de inscrição : 20/09/2010
Localização : Itabira - MG

Dificuldades no ciclismo de longa distância Empty
MensagemAssunto: Re: Dificuldades no ciclismo de longa distância   Dificuldades no ciclismo de longa distância EmptySex Fev 18, 2011 11:52 am

Olá, Mordaz, já faz uns dias q quero dar um "up" nesse tópico (tanto pra ver se alguém resolvia opinar, como pra saber como tem sido sua preparação), mas com a esquentada do assunto da recli furtada de sampa, deixei pra dispois.

Vc comentou que alimentação e hidratação (tlvz principalmente hidratação) foram suas maiores dificuldades e barreiras pra chegar aos 200 km; bem, vc conseguiria explicar qual era sua rotina de ingestão de líquidos e alimentos, nos percursos? Mudou de estratégia nessas últimas semanas? E a prévia pro próximo audax (esse fim de semana, né?) q vc fez com o Pedro e com outros, q gerou aqueles vídeos, como vc se saiu nela?

Eu ainda não atingi a barreira nem dos 80 km num só dia, e pra mim a dificuldade ainda é, se é q é possível separar dessa maneira, "muscular". E tb "energética". Depois de pedalar muito, no calor, parece q falta carga pra bateria!

Os sintomas q vc diz sentir ou ter sentido, de pressão baixa, sonolência e falta de coordenação, eu nem chego a sentir pq ainda não tive nem tempo pra isso. Ou seja, no meu caso parece q ainda é falta de preparo, mesmo; no seu, tlvz falta de planejamento ou orientação.

Tb tenho interesse nessas longas distâncias, menos pelas provas em si, q acho q podem ser ótimos desafios, e mais para estar melhor preparado e disposto para as futuras cicloviagens.

No mais, essas fotos suas ficaram massa; vc deve ter sido confundido com o Klaus tempos atrás pq vcs dois estão entre os reclineiros mais 'estaile' aqui de nossa Pindorama!!

Abraços,


Nino
Ir para o topo Ir para baixo
Mordaz

Mordaz


Mensagens : 2258
Data de inscrição : 22/05/2009
Localização : Rio de Janeiro

Dificuldades no ciclismo de longa distância Empty
MensagemAssunto: Re: Dificuldades no ciclismo de longa distância   Dificuldades no ciclismo de longa distância EmptySex Fev 18, 2011 3:47 pm

ninocoutinho escreveu:
Vc comentou que alimentação e hidratação (tlvz principalmente hidratação) foram suas maiores dificuldades e barreiras pra chegar aos 200 km; bem, vc conseguiria explicar qual era sua rotina de ingestão de líquidos e alimentos, nos percursos? Mudou de estratégia nessas últimas semanas? E a prévia pro próximo audax (esse fim de semana, né?) q vc fez com o Pedro e com outros, q gerou aqueles vídeos, como vc se saiu nela?
A minha rotina era não comer nada e beber muito pouca água (uma garrafa de 510 ml e mais nada). Fazia regularmente treinos de 40 a 60 km nesse esquema, mesmo sob sol forte.

Nas últimas semanas desde o Audax de Tremembé fiz tudo diferente. Fiz com o Pedro esse treino de pouco menos de 140 km em Cachoeiras de Macacú (no qual fizemos paradas muito demoradas), sob um sol infernal. Outro dia aproveitei a necessidade de ir à Urca para fazer uma peça com um torneiro e fui de bike, perfazendo 90 km ida e volta. Depois fiz um treino aqui pela Barra mesmo, indo primeiro até o pier e até o Grumari e depois dando voltas como um hamster (até passamos a chamar essa modalidade de treino de "hamster"!), até completar 175 km. Em todas essas ocasiões me obriguei a comer umas coisinhas e a beber bastante água.

ninocoutinho escreveu:
Eu ainda não atingi a barreira nem dos 80 km num só dia, e pra mim a dificuldade ainda é, se é q é possível separar dessa maneira, "muscular". E tb "energética". Depois de pedalar muito, no calor, parece q falta carga pra bateria!

Os sintomas q vc diz sentir ou ter sentido, de pressão baixa, sonolência e falta de coordenação, eu nem chego a sentir pq ainda não tive nem tempo pra isso. Ou seja, no meu caso parece q ainda é falta de preparo, mesmo; no seu, tlvz falta de planejamento ou orientação.
Dificuldade muscular? Não sei... Nessas últimas vezes não senti dor alguma. O que mais me sacrifica é o calor, sem dúvida. Mesmo repondo eletrólitos, parece que é um desgaste acumulativo. Nesse ponto talvez nossos amigos do sul levem alguma vantagem.

ninocoutinho escreveu:
Tb tenho interesse nessas longas distâncias, menos pelas provas em si, q acho q podem ser ótimos desafios, e mais para estar melhor preparado e disposto para as futuras cicloviagens.
Imagino que cicloviagem seja completamente diferente, sem prazos para cumprir, possibilidade de comer à vontade e descansar mais tempo, além das quilometragens diárias normalmente menores

ninocoutinho escreveu:
No mais, essas fotos suas ficaram massa; vc deve ter sido confundido com o Klaus tempos atrás pq vcs dois estão entre os reclineiros mais 'estaile' aqui de nossa Pindorama!!
Hahaha, como são diferentes as opiniões! O que para um parece coisa de maluco, para outro é style. Nós não estranhamos mais as reclinadas, mas a maioria das pessoas acha muito esquisito. Smile
Ir para o topo Ir para baixo
http://fotolog.terra.com.br/bentrider
Edson

Edson


Mensagens : 14
Data de inscrição : 14/09/2009
Localização : São Paulo

Dificuldades no ciclismo de longa distância Empty
MensagemAssunto: Re: Dificuldades no ciclismo de longa distância   Dificuldades no ciclismo de longa distância EmptySex Fev 18, 2011 4:42 pm

Olá Mordaz,certa vez estava lendo um relato de um triatleta, e ele dizia que se alimentava a cada vinte minutos.Outro(triatleta) tambem dizia o seguinte: Se durante uma prova voce esta bem, coma! Se voce esta mal, coma.Eu mesmo, quando não me alimento direito em pedais longos tenho os mesmos problemas que voce citou.Na minha opinião o problema esta na alimentação, mas... é só uma opinião. Espero que voce contorne este problema o mais breve possível. Abraço!!
Ir para o topo Ir para baixo
ninocoutinho

ninocoutinho


Mensagens : 1279
Data de inscrição : 20/09/2010
Localização : Itabira - MG

Dificuldades no ciclismo de longa distância Empty
MensagemAssunto: Re: Dificuldades no ciclismo de longa distância   Dificuldades no ciclismo de longa distância EmptySex Fev 18, 2011 4:56 pm

Legal, Mordaz, valeu por contar sua experiência. Eu ainda chego lá! Meus treinos ainda são leves, pq não pretendo dar um passo maior q a perna - ainda mais tendo mudado a posição das pernas clown .

Só pra ter uma ideia, minha rotina é a seguinte: entre segunda a sexta, saio pra pedalar 2 ou 3 dias, sempre fim da tarde-início noite, por algo entre 1h e 1h15min, e entre 20 e 25km. Nunca passo disso. Levo uma garrafa de 750 ml, não cheia pq ela vaza, e sempre volto com uma boa quantidade de água. Devo beber então meio litro ou menos. Algumas vezes bebo mais pq tlvz já saia de casa menos hidratado - isso pq no trabalho o bebedouro é meio longe, e pasme, tem dia q dá uma preguiça enorme de sair e beber. Até uso uma garrafa de um litro e meio, e não encho ela pra água não esquentar, então qndo acaba enrolo, enrolo, e qndo vê sinto a boca seca. Mas aí já é hora de ir embora, aí vou comer e não bebo, pra não misturar muito com comida. Detalhes...

Aí, sábado e domingo pedalo religiosamente, antes estava sempre pedalando algo entre 30 e 40 km por vez, e nesses eu tomava toda a garrafa, mas sem desespero e sem terminar o passeio morto de sede. Já neste fim de semana, realizei q deveria me acostumar a pedalar duas vezes por dia, ou seja, uma de manhã e outra à tarde, q é como se faz em ciclotour. Aí, no sábado eu estava meio caseiro e só pedalei os tradicionais 25 km, e no domingo de manhã pedalei na recli 38 km, e de tarde, escolhi a MTB pra girar mais leve e pedalar 25 km.

Já li algumas coisas sobre treino de base, treino de recuperação, treino de força e por aí vai. Estou tentando trazer tudo mais próximo do treino de base, e alternar com bons descansos e giros de recuperação. Mas sem monitor cardíaco fica tudo meio no chute. Ah, tem os "longões" de domingo, q os caras saem pra pedalar por 3, 4, 5 horas ou mais. Deve ser parecido com esses seus. Ainda não me sinto pronto pra isso, nem com suficiente criatividade pros trajetos. Isso pq fatalmente teriam q ser na estrada, e as estradas daqui são terríveis de caminhões e, qndo tem acostamento, são pavorosos... inclusive já pensei em trocar os pneus com cravos e colocar lisos, mas qndo estou nesses acostamentos dou graças por ainda estar cravudo!

Um detalhe é q tenho aversão a refrigerante, mas sinto verdadeira tara por coca-cola nesses pedais de fim de semana. Qndo não tomo no meio do caminho, chego em casa, compro uma garrafa grande por perto e passo o dia tomando um copo aqui, outro ali...

Nas curtas cicloviagens q fiz aqui na região (q se resume a ir a uma cidade vizinha, dar um tempo e voltar, ou dormir e voltar no dia seguinte), nunca levei menos do q 2 garrafinhas d'água; qndo três, uma podia ser gatorade. No passeio q fiz com os mountainbikers de BH, de uns 63 km, tomei um litro e meio de água na ida, e o mesmo na volta. Percebi q quase todos tomaram apenas metade disso ou menos, ou seja, uma só garrafinha em cada trajeto - seja ela de 500-510 ml ou 750 ml.

Sobre o gatorade, me disseram q o ideal seria dar pequenas bicadas de gatorade durante o pedal, e no final ou alguma parada mais longa, encher a pança d'água. Confesso q costumava fazer o contrário.

Sobre comida, o q acho bom são castanhas de caju (eu preferia q fosse sem sal, mas tlvz o sal ajude; do pará deve ser ótimo, mas são caríssimas), banana e os sachezinhos de carbo, tipo carb up. No rótulo fala pra ingerir um a cada 30 minutos, mas acho meio demais, geralmente tomo um a cada hora e meia ou duas horas. Já vi o pessoal elogiando muito aqueles docinhos de banana, e paçocas. Barra de cereal eu não gosto em nenhuma situação, eu compro e como de teimoso, pra ver se um dia me sentirei bem comendo aquilo, mas nunca me adaptei. Isso pq eu vivo de comer fibras, granolas, aveia etc.

Ainda sobre as cicloviagens, eu acho q a preparação principal, primeiro, é se acostumar com seu corpo, saber responder aos "comunicados" dele - o qnto vc aguenta pedalar em tal ritmo, aquelas coisas. Segundo, seria estar preparado para pedalar sem muito intervalos de recuperação, ou seja, pedalar todo santo dia algo entre 50 e 80 ou 90 km. Vc não tem a chance - a não ser q vc planeje assim - de descansar um dia. Descanso vai ser pedalar 30 ou 40 km num dia, mas se vc tiver grande carga, e enfrentando uma grande serra, tlvz não vá ser tão descanso assim.

Estou planejando uma cicloviagem pra abril, serão quatro dias pedalando, de domingo a quarta-feira, uma média de uns 70 km por dia. Qndo estiver tudo mais confirmado (a folga no trampo já consegui, a princípio!) eu dou maiores detalhes até pra pegar dicas com o pessoal aqui. Vou precisar levar certa carga pois ao fim da viagem ainda ficarei cinco dias hospedado, para finalmente voltar pedalando até a rodoviária mais óbvia (q deve ser a uns 40 ou 50 km) e então regressar.

Mordaz escreveu:
Hahaha, como são diferentes as opiniões! O que para um parece coisa de maluco, para outro é style. Nós não estranhamos mais as reclinadas, mas a maioria das pessoas acha muito esquisito. Smile
Fato, inclusive qndo mostrei aquelas modificações noturnas na minha explorer pra um amigo, ele achou q eu tinha saído do remake de TRON cyclops (não vi, mas vi esse trailer aí!):

https://www.youtube.com/watch?v=kxolhNz6n4o
Ir para o topo Ir para baixo
Mordaz

Mordaz


Mensagens : 2258
Data de inscrição : 22/05/2009
Localização : Rio de Janeiro

Dificuldades no ciclismo de longa distância Empty
MensagemAssunto: Re: Dificuldades no ciclismo de longa distância   Dificuldades no ciclismo de longa distância EmptySeg Fev 21, 2011 12:29 am

Hoje (na verdade, ontem, dia 20) tudo parecia estar mais ou menos equacionado e termos de alimentação e hidratação, se não para provas de 300 km ou mais, pelo menos para o Brevet de 200 km. Mas, desta vez por problemas técnicos a partir do km 160 aproximadamente (minhas câmaras pareciam pré-furadas de fábrica e um defeito na bomba de encher pneu me impediu de botar mais de 40 psi) não completei. Até ali eu estava legal, o calor não foi tão forte e o vento até ajudava a arrefecer um pouco. A lenta agonia foi depois, sem água e sem comida, já à noite numa estrada com um trânsito intenso, impensável apenas algumas horas antes, completamente às escuras, ofuscado pelos faróis dos carros e com um acostamento bastante esburacado. Nem sei quanto andei a pé (que falta faz um carro de apoio!) Fico grato ao Pedro pelo resgate. Se não fosse por ele, eu estaria até agora naquela estrada amaldiçoada.

Ainda assim, estou MUITO satisfeito porque minha esposa tornou-se a primeira mulher a brevetar 200 km em reclinada no Brasil. Mais especificamente, com uma Zöhrer EXD com duas rodas 20" e pedivela de 120 mm. Foi o PRIMEIRO Audax dela! Estreou bem! cheers

Ir para o topo Ir para baixo
http://fotolog.terra.com.br/bentrider
Mordaz

Mordaz


Mensagens : 2258
Data de inscrição : 22/05/2009
Localização : Rio de Janeiro

Dificuldades no ciclismo de longa distância Empty
MensagemAssunto: Re: Dificuldades no ciclismo de longa distância   Dificuldades no ciclismo de longa distância EmptySeg Fev 21, 2011 12:31 am

Voltando ao assunto do tópico, acho que os caras mais qualificados para dar dicas são o Cezar Barbosa e o Klaus, por terem ambos brevetado 600 km em reclinadas. Naturalmente, sem desmerecer as demais opiniões, pelas quais sou muito grato.
Ir para o topo Ir para baixo
http://fotolog.terra.com.br/bentrider
Klaus

Klaus


Mensagens : 423
Data de inscrição : 27/05/2009
Idade : 38
Localização : Puerto Felíz

Dificuldades no ciclismo de longa distância Empty
MensagemAssunto: Re: Dificuldades no ciclismo de longa distância   Dificuldades no ciclismo de longa distância EmptyQua Fev 23, 2011 12:39 pm

Quem ta vivo aparece, não é mesmo, hehehehe

Bueno o que eu levo em pedais de longa distância?

A começar pelo que não levo é um relógio e pelo que gostaria de não levar o velocímetro. Quando contamos o tempo as distâncias parecem muito maiores.

Quando não contamos o tempo vivemos o agora e curtimos o pedal sabendo que nunca iremos chegar no próximo PC mesmo já que só o agora existe, heheh

Quanto ao que levar para comer o que eu levo não é para quem tem estômago muito exigente, de fato o estômago tem que ser bem mente aberta ou boca aberta sei lá pois eu só levo gororobas.

Bueno, eu levava um mix que aprendi a fazer com o Daniel L. que é com pó de maltodextrina, mel, sal e eu ainda botava o pó de uns comprimidos de BCAA(proteína não-essencial, pero essencial na prática), uns saquês de BCAA e também uns comprimidos de multivitamínico transformados em pó e juntado no liquidificador para formar um tenebroso, quero dizer, delicioso mix de componentes químicos que recarregam nosso motor V2.

Link sobre o gel feito em casa:
https://recliforum.forumeiros.com/t308-power-gel-home-made

A 5 meses deixei de ser vegetariano e me tornei vegano e por isso esse ano eu ainda não sei o que irei levar nas provas pois dentro da filosofia vegana o homem não é o centro do universo e por isso nós não deveríamos explorar os outros seres só por eles não terem tanto poder como a gente. [muitos BCAA's tem leite e em princípio é difícil saber se a produção de mel é simbiose ou exploração]

Pero lo mejor que eu irei levar é a mesma motivação que fez de Carl Lewis o maior medalhista olímpico de todos os tempos no atletismo que é mostrar que é possível ser extremamente saudável sem comer ou explorar nossos semelhantes.

Bueno, levo sempre 2L de água entre os PC´s e me esforço para tomar tudo antes do próximo PC já que em teoria nós sentimos sede só quando já estamos desidratados e por isso o melhor é ir tomando água mesmo quando não sentimos sede. A água também ajuda a distribuir os nutrientes que a gente consome e a aguentarmos a prova mais acordados.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.ecobamboobikes.blogspot.com
ninocoutinho

ninocoutinho


Mensagens : 1279
Data de inscrição : 20/09/2010
Localização : Itabira - MG

Dificuldades no ciclismo de longa distância Empty
MensagemAssunto: Re: Dificuldades no ciclismo de longa distância   Dificuldades no ciclismo de longa distância EmptySeg Mar 14, 2011 1:56 pm

Opa, tava navegando por um dos blogs do Roberto Furtado e achei alguém familiar nas fotos dos participantes do Audax 200km que ocorreu ontem em PoA:

Dificuldades no ciclismo de longa distância Audax_poa_sac_200km_13.03.2011_porto_alegre_rs_br_roberto_furtado+%25283%2529

A legenda dizia: Klaus em seu bólido ecológico - um clássico de POA

O cara tá na estica!! E foi de garfumbú!

Não achei resultados em nenhum lugar. Tomara q tenha dado pra terminar; acredito q sim.
Ir para o topo Ir para baixo
ZÖHRER

ZÖHRER


Mensagens : 393
Data de inscrição : 23/05/2009
Idade : 56
Localização : Rio de Janeiro

Dificuldades no ciclismo de longa distância Empty
MensagemAssunto: Re: Dificuldades no ciclismo de longa distância   Dificuldades no ciclismo de longa distância EmptySeg Mar 14, 2011 6:08 pm

Acho que uma coisa que pode ajudar a quem quer fazer um Audax e fazer um mínimo de planejamento no quesito consumo calórico (seja vegan ou não) é utilizando o clássico calculador do Kreuzoter de Walter Zorn.
http://www.walterzorn.de/english/espeed.htm
Nele vc coloca qual o seu tipo de bike, reclinada ou não, triciclo ou tandem, seus dados pessoais como peso altura, peso da bike pressão e tipos de pneus , e ele calcula para vc baseado no terreno, altitude, aclividade, vento contra ou a favor, seu gasto calórico ao inserir a distância a ser percorrida e com que ritmo vc vai fazer esta distância (potência aplicada aos pedais pelo ciclista).
Com isso vc tem uma idéia do que vc deve levar em termos calóricos para realizar esta tarefa.
Só para vc terem uma idéia, se vc tentar fazer uma Audax de 200km mantendo uma média total de 28km/h em uma bike reclinada SWB com guidon por cima
pesando 14kg e vc pesando 80kg e tendo 1,87m e pneus de alta pressão, o gasto calórico será de :2932kcal.
já se vc fizer este mesmo percurso de 200km mas com uma média mais baixa de 20km/h seu gasto calórico será de:1935kcal, ou seja 1000kcal a menos, e claro menos água, menos stress e menos fadiga no final.
Logo o segredo numa prova de Audax não é ir mais rápido, e sim achar a forma menos desgastante de se fazer a prova e isso se torna mais evidente nas provas mais longas.
Claro que isso só vale para quem faz Audax sem pegar vácuo em pelotão, com vácuo em pelotão é bem menos desgastante e menos desafiador.
Por isso acho que o real estilo Audax é menos audaxioso que o estilo Rondonnée.
Ir para o topo Ir para baixo
http://zohrer.com.br
Braga Tepi

Braga Tepi


Mensagens : 115
Data de inscrição : 13/03/2011
Localização : Teresima-PI

Dificuldades no ciclismo de longa distância Empty
MensagemAssunto: Re: Dificuldades no ciclismo de longa distância   Dificuldades no ciclismo de longa distância EmptySeg Mar 14, 2011 9:43 pm

Mordaz escreveu:
Desde que meti na cabeça a idéia de participar dos eventos Audax, constatei um problema que está me dificultando sobremaneira a realização desses pedais mais longos: Acho que não estou me hidratando o suficiente e, com o calor dos infernos que vem fazendo, acabo jogando a toalha lá pelos cento e tantos km.

Participei do Audax de Tremembé - Campos do Jordão em 22 de janeiro. Como seria minha primeira experiência em um Audax, o lógico seria tentar o Desafio 100 km, mas as incrições já estavam encerradas para o Desafio e, então, resolvi tentar o Brevet 200 km mesmo, pensando em fazer pelo menos 100 km. Fiz 136 km. O curioso é que fiz todo o trajeto de serra, certamente o menos indicado para reclinadas, e não concluí a parte final dos retões de estrada, onde a reclinada poderia mostrar suas vantagens.

Neste sábado (dia 29) fiz um pedal longo a título de treino leve. Fui aqui do Recreio à Mazomba, em Itaguaí. A velocidade média foi pífia devido ao péssimo estado das vias, algumas das quais em obras de duplicação e com grande movimento de máquinas pesadas. Quando a obra estiver pronta, vai ficar uma maravilha, mas por enquanto está uma buraqueira só. Sob calor intenso, o bate-e-volta deu 122 km e a minha sensação foi a mesma que no Audax da semana anterior: pressão baixa, sonolência e falta de coordenação motora.

Meus treinos têm se mostrado inapropriados para eventos de longa duração como o Audax. Adquiri o hábito de treinar com intensidade, mas sem me ligar em hidratação e alimentação. Consigo fazer 100 km, mesmo com algumas subidas puxadas, sem comer nada e beber muito pouco. Agora tenho que mudar de hábitos, mas está difícil.

Sei que as opções em termos de alimentação e hidratação são escolhas muito pessoais, mas eu agradeceria qualquer recomendação dos randoneiros mais experientes do Recliforum.

Nunca participei dum desafio desses., mas fiz viagens longas de reclinada como de Teresina para o litoral Parnaíba são 450 km ..muito pleparo fisico.. hoje sempre faço percussos de 60 a 80 aos fins de semanas .. .. mas no meio da semana depois do trabalho as terças e quintas faço um pedal em speed de 30 a 40 Km... Um médico me orientou que é bom um lanche leve antes e muita agua , cuidado com suprimentos enérgeticos.... sucos naturais e alimentação leve é o importante....valeu
Ir para o topo Ir para baixo
http://tepibike.blogspot.com
xamã

xamã


Mensagens : 176
Data de inscrição : 04/03/2011
Idade : 59
Localização : Pantanal MS

Dificuldades no ciclismo de longa distância Empty
MensagemAssunto: Re: Dificuldades no ciclismo de longa distância   Dificuldades no ciclismo de longa distância EmptyTer Mar 15, 2011 7:37 pm

Mordaz escreveu:
constatei um problema que está me dificultando ... pedais mais longos ...
Participei do Audax de Tremembé ... pensando em fazer pelo menos 100 km. Fiz 136 km ... e não concluí a parte final dos retões de estrada...

Neste sábado fiz um pedal longo ... deu 122 km: pressão baixa, sonolência e falta de coordenação motora.

Adquiri o hábito de treinar com intensidade, mas sem me ligar em hidratação e alimentação. Consigo fazer 100 km, mesmo com algumas subidas puxadas, sem comer nada e beber muito pouco. Agora tenho que mudar de hábitos, mas está difícil.
hola, tchê!

aceita um palpite de que AINDA não tem uma reclinada, mas gosta de fazer longas distâncias de MTB (asfalto e/ou terra e/ou trilha)??
analise seu percurso dividindo-o em 3 partes: certamente vc está forçando um pouco na primeira parte...as vezes me flagro fazendo isso e a sensação final é parecida coma que vc postou (pressão baixa, sonolência e falta de coordenação motora).

Quando se quer fazer longas distâncias, tem que "frear" esta primeira parte, porque inconscientemente acabamos forçando, sabemdo que temos condições de fazer longos percursos então a média aumenta naturalmente no início ... mas no final...

Eu já fiz pelo menos umas 5 vezes 100km sem comer nada, só tomando água. Isso foi no início, mas depois percebi que me alimentando durante as pedaladas, o rendimento melhorava muito e as sensações indesejadas praticamente zeravam e gradativamente consegui fazer distâncias maiores.

Tenho um pequeno grupo de pedal que quando nos reunimos sempre fazemos distâncias próximas de 100km, sempre num rítmo forte...eu sempre tento "cadenciar" o início, justamente para não faltar gás no final e mesmo os parceiros que pedalam bem, acabam ficando para trás no final e eu tenho certeza que é devido a "economia" que faço na primeira terça parte do percurso.

Quanto a alimentação/hidratação é aquilo que o Klaus falou...se tem água, tome bastante, sem economizar. Nós sempre que podemos tomamos a partir da metade do percurso (normalmente na terça parte final) refrigerante - tota-tola ou tubaína - comemos algo doce - paçoquinha - e se a distância prevista for bem maior, comemos algo salgado ... o negócio é não deixar o estrongo vazio What a Face

abraçoss
Ir para o topo Ir para baixo
duram

duram


Mensagens : 650
Data de inscrição : 30/01/2010
Idade : 60
Localização : Rio de Janeiro

Dificuldades no ciclismo de longa distância Empty
MensagemAssunto: Re: Dificuldades no ciclismo de longa distância   Dificuldades no ciclismo de longa distância EmptyTer Mar 15, 2011 9:40 pm

Marcos e Daniel (eu) no Audaz 200km Rio das Ostras 20 fev 2011

[img]Dificuldades no ciclismo de longa distância Hpim0111 [/img]
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.fotolog.com.br/duram
Braga Tepi

Braga Tepi


Mensagens : 115
Data de inscrição : 13/03/2011
Localização : Teresima-PI

Dificuldades no ciclismo de longa distância Empty
MensagemAssunto: Re: Dificuldades no ciclismo de longa distância   Dificuldades no ciclismo de longa distância EmptyQui Mar 17, 2011 11:41 pm

[quote="Mordaz"]Na largada, esperando o meu grupo (segundo), com o primeiro grupo fazendo o "briefing", ao fundo:
Dificuldades no ciclismo de longa distância 22012011642
Na verdade, perdi a largada porque o pneu furou e acabei saindo por último, depois do terceiro grupo!

No final da subida da serra de Campos:
Dificuldades no ciclismo de longa distância 22012011643

Fui o único reclineiro dentre os 110 inscritos. Contrariando minhas (piores) expectativas, só ouvi comentários positivos sobre a reclinad
[/quote É isso aí...... Dificuldades no ciclismo de longa distância Img845Dificuldades no ciclismo de longa distância 7071
Ir para o topo Ir para baixo
http://tepibike.blogspot.com
xamã

xamã


Mensagens : 176
Data de inscrição : 04/03/2011
Idade : 59
Localização : Pantanal MS

Dificuldades no ciclismo de longa distância Empty
MensagemAssunto: Re: Dificuldades no ciclismo de longa distância   Dificuldades no ciclismo de longa distância EmptyDom Mar 20, 2011 8:54 am

Mordaz escreveu:
Desde que meti na cabeça a idéia de participar dos eventos Audax...
complementando...desde que conheci (na net) os eventos AUDAX, tenho vontade de participar, mas aqui no MS não tem, raras pessoas ouviram falar e desconheço possível evento...putz... What a Face
Ir para o topo Ir para baixo
Luciano

Luciano


Mensagens : 222
Data de inscrição : 26/08/2011
Idade : 48

Dificuldades no ciclismo de longa distância Empty
MensagemAssunto: Contribuicao   Dificuldades no ciclismo de longa distância EmptyDom Set 11, 2011 5:41 pm

Lendo apenas hj o topico do Mordaz, decidi contar minha experiencia no audax 400km de POA ano passado, na verdade foram 416km pra arrematar...rs Finalizada a prova em 25horas, fui pra casa, comi uma pizza leve fui dormir, aliás, tentar dormir. Meu coracao nao estava com arritimia, mas estava reto e acelerado um pouco demais. Impossivel dormir, corpo e musculos cansados, mas o coracao reto, sem sair daquele ritimo... Fui ao hospital, com receio de que acontecesse algo. Plantonista quase caiu de costas quando eu contei meu feito (grande pra mim, 400km, nao sou bom nem nada disso... Estou aprendendo...) ...ele áo me receitou nada, me mandou pra casa, e tentar relaxar. Explicou ele que alem do desgaste fisico, tbm existe o psiquico, pra mim foram 25horas sobre a bicicleta, transito, virada de noite no auto do inverno pedalando,... Enfim, quem ja passou dos 300km sabe que cada pedalada pra quem é novato pesa mais... Enfim, ele disse que eu estava sobrecarregado, um exercicio demasiado forte pra uma pessoa que como eu, nao pratica durante a semana. Outra coisa, meu histórico de sono é péssimo, pois meu trabalho me exige sempre das 08 até as 23 hrs, se segunda a sexta. Ele explicou que um histórico de sono regular tbm influi obviamente demais no rendimento do organismo, e se tu tem isso em defcit, teu organismo tipo se desrregula, e existe sim o risco de coisa mais grave, eu tenho o que se chama de sopro na válvula mitral esquerda do meu coracao, o que sem treinamento prévio pode desencadear uma forte arritimia, e até mesmo um mal súbito. Fora isso, exercícios demasiadamente longos e fortes, que é sim o caso do Audax, exigem hidratacao forte, principalmente para pessoas que como eu tem pedras nos rins... Existe o risco de um colapso renal, a hidratacao deve ser constante. Pessoal que usa vasodilatadores, cuidado! Pergio!
RESUMINDO PRO MORDAZ E TODOS AQUI, fazendo um exercicio assim, vc precisa ter um histórico de vida, com sono regular, exercicios semanais pra treino, além de sim, fazer alguns exames pra ver se seu coracao está em ordem. Sei que talvez os mais experientes possam achar besteira, mas é um risco que nos colocamos fazendo essas pedaladas longas, onde na verdade, a distancia nao é o problema em sim, e sim, o tempo pra finalizacao de prova, que nas longas nao permite MUITO dormir. Quando ingenuamente eu comecei a fazer Audax, eu achava que isso era um cicloturismo. Náo, isso é uma competicao, contra vc mesmo e o tempo. OBVIO, experiencia conta demais, precisamos nos conhecer tbm em situacoes de estresse forte. Sinais como dor de cabeca repentina, tontura e falta de ar podem ser indicativos de infarto, mau subito. 200km é facil, sobra tempo. 300km dá pra fazer. 400km é sangue frio... e apartir daí, vc precisa ter treino e condicionamento físico e mantal tbm.
Eu tenho problemas com alimentacao, acreditem se quiser. Em Audax eu tenho mil vezes mais sede do que fome propriamente dito. Infelizmente, na grande maioria dos PCS, vc tem friturinhas, pasteis, doces... Enfim, sao essas coisas de botequim que arrebentam seu fígado e estomago... Inacreditavelemnte nos meus 400km eu nao ingeri um único sache de energético ou similar, nem maltodextrina... Nao sei se nao acabei por sobrecarregar mesmo meu corpo, talvez energéticos pudessem dar uma ajuda, falhei nese ponto, achei que iria tranquilo sem eles... Acho que errei, mas assim como vcs gosto de fazer Audax, mas meu sistema de vida hj nao me permite treinar mais durante a semana, enm dormir direito. Sono regrado, alimentacao saudavel diaria e treino sao pra mim os pilares pra vc encarar competitivamente consigo mesmo essas provas de longa distancia. Hidratacao, eu tomo suco de laranja quase em excesso, até porque um suco é mais calórioc que um refrigerante. Meu primeiro Audax de 200km eu fiz em 8 horas e 25 minutos, na minha MTB com peneu Kennda 2.45, abaixo de chuva. Acho que foi uma experiencia boa de inicio, de 140 participantes eu cheguei em 14.
Espero dentro de alguns meses estar de reclinada pra baixar! rs

Abraco!
Ir para o topo Ir para baixo
Luciano

Luciano


Mensagens : 222
Data de inscrição : 26/08/2011
Idade : 48

Dificuldades no ciclismo de longa distância Empty
MensagemAssunto: Refeicoes   Dificuldades no ciclismo de longa distância EmptyDom Set 11, 2011 5:57 pm

esqueci de escrever antes, acima de 200km, nunca deixe de realmente almocar de verdade, comida de sal, coma devagar e com calma o que tu normalmente gosta, jamais deixe de fazer a refeicao de sal. Embora na maioria das vzs o corpo rejeite a refeicao pelo fator tempo e estresse, coma. Coma e beba. Fiz isso nos 400, deitempo pra cabeca assimilar hora de almoco, janta e lanches . Respeite esse relógio do seu estomago. Nos lanchinhos, cuidado com a gordura. Assadinhos, pasteis, folheados e afins sao deliciosos sim, mas nao exagere nunca, a gordura vai ferrar teu estomago e principalmente o figado depois de algumas horas...

Valeu!
Ir para o topo Ir para baixo
prof carlos henrique

prof carlos henrique


Mensagens : 327
Data de inscrição : 14/02/2012
Idade : 66
Localização : Araçatuba - sp

Dificuldades no ciclismo de longa distância Empty
MensagemAssunto: Re: Dificuldades no ciclismo de longa distância   Dificuldades no ciclismo de longa distância EmptySex Fev 17, 2012 6:03 pm

sempre fiz percursos longos e debaixo de sol escaldante de 50ºC, tanto estrada como trilhas!!!

o lele ressaltou bem um detalhe para pedaladas longas: histórico de regularidade de treinos e adaptação ao esforço prolongado que só se adquire com o tempo!!!

o que sempre levo é garrafas de água pura e gelada, embalagens tetra pack de água de côco (meu único repositor de eletrólitos que além de natural é o mais eficiente que conheço) e como energético constante que vou ingerindo durante o percurso banana passa, que pela alta concentração de potássio evita câimbras e desgaste.
levo tb algumas barras de cereais e chocolate, numa das garrafinhas levo uma solução de mel e guaraná em pó que tomo entre meio de percurso e faltando uns 30% do final.


sempre terminei bem fisicamente todas minhas pedaladas e bem disposto!!!! já cheguei a ficar 14 hs pedalando sem parar só os 3 minutos necessários para aliviar a pressão do radiador!!!!!


uma atitude erradíssima que lele fez: chegando em casa e comer uma pizza!!!! isso sobrecarrega o organismo!
depois de um esforço prolongado e longo se deve apenas tomar sucos que contenham potássio como o suco de laranja, comer umas bananas ou outra fruta de fácil digestão, isso sem exageros, e só depois de 1:30 h a 2 h comer algo parecido com uma pizza que seja e sem querer se entupir!!

no outro dia vai estar normal e poderá comer tranquilo que não vai ficar "aceso" como o lele ficou!!!!

ah sim! na véspera e ante véspera comer alimentação bem calórica como macarrão, ou outro mas sem exageros nas gorduras!!!

abraços
Ir para o topo Ir para baixo
Luciano

Luciano


Mensagens : 222
Data de inscrição : 26/08/2011
Idade : 48

Dificuldades no ciclismo de longa distância Empty
MensagemAssunto: La Pizza!   Dificuldades no ciclismo de longa distância EmptySex Fev 17, 2012 7:40 pm

Hoje me dei conta do grande erro que fiz mesmo, comendo a pizza após a prova. Inacreditavelmete na época eu não me toquei disso, que absurdo! Imagina o cidadão "semi-vivo" após a prova, e mete uma pizza ainda pra "arrematar...rs" Na verdade, "terminar de matar" rsrs Boa a observação do nosso amigo! Pior ainda que eu tinha escrito uma "pizza leve"...rsrs Nem vamos comentar mais...rsrs

E voltando hoje ao tópico ainda, SONO é um fator que tem decidido bastante mihas pedaladas ainda. Uma vida com sono regrado, e um histórico de alimentação boa q equilibrada nos dão um grande apoio em épocas e situações onde exigimos bastante do nosso organismo.

Mas, pedalemos sempre! Reclinados ou ainda convencionais, mas sempre pedalando!
Ir para o topo Ir para baixo
prof carlos henrique

prof carlos henrique


Mensagens : 327
Data de inscrição : 14/02/2012
Idade : 66
Localização : Araçatuba - sp

Dificuldades no ciclismo de longa distância Empty
MensagemAssunto: lele   Dificuldades no ciclismo de longa distância EmptySex Fev 17, 2012 8:24 pm

a explicação é simples!!!

num grande esforço prolongado, as prioridades do organismo são de recuperar os músculos, melhor dizendo reequilibrando os minerais e os níveis de energia e nessa atividade todo o sangue está sendo requerido nessa tarefa, ai vc vem e "soca" uma pizza e o que acontece??!!

para que a digestão consiga se realizar o sangue se concentra na região abdominal o que provoca um desequilibrio de imediato na pressão e nas necessidades do organismo que foram afetadas repentinamente na tarefa de equilibrar os músculos e claro que os órgãos internos, e ai para "compensar" tem um aumento de pressão e aceleração da circulação desse sangue que é uma tentativa do organismo se reequilbrar a qq custo!!!

vc teve sorte! foi quase um início de congestão, hehehe!!!

bom que terminou bem!!!!

abraços
Ir para o topo Ir para baixo
Luciano

Luciano


Mensagens : 222
Data de inscrição : 26/08/2011
Idade : 48

Dificuldades no ciclismo de longa distância Empty
MensagemAssunto: De quem é e que cor é?   Dificuldades no ciclismo de longa distância EmptyTer Mar 13, 2012 6:00 pm

Pra eu não criar um tópico específico, eu vou aproveitar este aqui mesmo...

Eu encomendei uma Explorer R com o Davilson domingo agora!!!, em breve agora estarei reclinando por ai, eu achei muito bonita a bike reclinada que aparece aqui neste post. Peço perdão pela minha ignorância, mas como conheço excessivamente pouco os amigos aqui ainda, eu vou pedir... rs: de quem é a reclinada, e de que cor ela é? Sim, ao meu ver ela me parece ser prata e preta com alguns detalhes em amarelo... Achei muito bonita, e penso em pintar aminha de maneira parecida...

Minha Explorer R será montada 26x26, com grupo Alívio 2012, ou um similar. Peneus 1.0, aros VzanExtreme, e demais acessórios...

Obrigado pela atençaõ de todos!
Ir para o topo Ir para baixo
Rocca




Mensagens : 57
Data de inscrição : 21/03/2011
Idade : 59
Localização : São José do Rio Preto - SP

Dificuldades no ciclismo de longa distância Empty
MensagemAssunto: Re: Dificuldades no ciclismo de longa distância   Dificuldades no ciclismo de longa distância EmptyQua Mar 14, 2012 2:26 pm

Lele escreveu:
Pra eu não criar um tópico específico, eu vou aproveitar este aqui mesmo...

Eu encomendei uma Explorer R com o Davilson domingo agora!!!, em breve agora estarei reclinando por ai, eu achei muito bonita a bike reclinada que aparece aqui neste post. Peço perdão pela minha ignorância, mas como conheço excessivamente pouco os amigos aqui ainda, eu vou pedir... rs: de quem é a reclinada, e de que cor ela é? Sim, ao meu ver ela me parece ser prata e preta com alguns detalhes em amarelo... Achei muito bonita, e penso em pintar aminha de maneira parecida...

Minha Explorer R será montada 26x26, com grupo Alívio 2012, ou um similar. Peneus 1.0, aros VzanExtreme, e demais acessórios...

Obrigado pela atençaõ de todos!

Oi Lele,

A reclinada que aparece na foto, salvo melhor juízo, é a High-Racer do Roberto Tavarez (Mordaz), autor deste tópico. A cor predominante é prata e os detalhes em amarelo me parecem ser alguns detalhes ou decalques reflexivos, para tornar a bike mais visível, principalmente à noite. Caso queria ver mais fotos dessa obra prima, acesse o site abaixo, onde o Roberto postou fotos dessa bike:
http://fotolog.terra.com.br/bentrider:97

PS: quando estiver com a Explorer montada, envie fotos pra gente ver como ficou! boa sorte!

Rocca
Ir para o topo Ir para baixo
Luciano

Luciano


Mensagens : 222
Data de inscrição : 26/08/2011
Idade : 48

Dificuldades no ciclismo de longa distância Empty
MensagemAssunto: Ok Rocca!   Dificuldades no ciclismo de longa distância EmptyQua Mar 14, 2012 4:08 pm

Essa bike do Mordaz então é muito bonita mesmo! Hoje o Davilson me passou um pdf com o desenho da nova Explorer R 2012. Ficou muito bonita, inclusive a estrutura do chassi ganhou novo formato. Mas, como ainda é novo demais, eu vou deixar a cargo do próprio Davilson para expor ela pra vcs.

Mas enfim, ela foi minha escolhida, e seguramente colocarei minhas fotos aqui tbm quando ela chegar!
Estou pensando em pintar o chassi de prata ( ou grafite ), e as ferragens (garfo, avanço e guidão) de amarelo. Acho que seria legal tbm... Mas ainda tenho que pesnar á respeito Rocca.
Obrigado pela tua atenção! e a todos daqui do Recliforum tbm!
Ir para o topo Ir para baixo
Mordaz

Mordaz


Mensagens : 2258
Data de inscrição : 22/05/2009
Localização : Rio de Janeiro

Dificuldades no ciclismo de longa distância Empty
MensagemAssunto: Re: Dificuldades no ciclismo de longa distância   Dificuldades no ciclismo de longa distância EmptyQui Mar 15, 2012 2:16 am

Rocca escreveu:
Lele escreveu:
Pra eu não criar um tópico específico, eu vou aproveitar este aqui mesmo...

Eu encomendei uma Explorer R com o Davilson domingo agora!!!, em breve agora estarei reclinando por ai, eu achei muito bonita a bike reclinada que aparece aqui neste post. Peço perdão pela minha ignorância, mas como conheço excessivamente pouco os amigos aqui ainda, eu vou pedir... rs: de quem é a reclinada, e de que cor ela é? Sim, ao meu ver ela me parece ser prata e preta com alguns detalhes em amarelo... Achei muito bonita, e penso em pintar aminha de maneira parecida...

Minha Explorer R será montada 26x26, com grupo Alívio 2012, ou um similar. Peneus 1.0, aros VzanExtreme, e demais acessórios...

Obrigado pela atençaõ de todos!

Oi Lele,

A reclinada que aparece na foto, salvo melhor juízo, é a High-Racer do Roberto Tavarez (Mordaz), autor deste tópico. A cor predominante é prata e os detalhes em amarelo me parecem ser alguns detalhes ou decalques reflexivos, para tornar a bike mais visível, principalmente à noite. Caso queria ver mais fotos dessa obra prima, acesse o site abaixo, onde o Roberto postou fotos dessa bike:
http://fotolog.terra.com.br/bentrider:97

PS: quando estiver com a Explorer montada, envie fotos pra gente ver como ficou! boa sorte!

Rocca

Há um tópico específico sobre essa minha high-racer aqui mesmo no Recliforum, com fotos bem maiores:
https://recliforum.forumeiros.com/t184-dual-700c-high-racer
Ir para o topo Ir para baixo
http://fotolog.terra.com.br/bentrider
Conteúdo patrocinado





Dificuldades no ciclismo de longa distância Empty
MensagemAssunto: Re: Dificuldades no ciclismo de longa distância   Dificuldades no ciclismo de longa distância Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Dificuldades no ciclismo de longa distância
Ir para o topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Facilidades no ciclismo de longa distância com reclinadas
» Camiseta manga longa UV
» Dificuldades em andar com minha reclinada.
» VÍDEO ANTIGO DE FABRICAÇÃO DE BICICLETAS 1945
» inicio a ciclismo em reclinadas

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Recliforum :: Ciclismo reclinado geral-
Ir para: