Mensagens : 1279 Data de inscrição : 20/09/2010 Localização : Itabira - MG
Assunto: Reclinadas no Paris-Brest-Paris Ter maio 10, 2011 9:59 am
Nunca li muito sobre o Paris Brest Paris e nem tinha assistido, q eu me lembre, a nenhum vídeo. Sei q são, em geral, milhares de participantes (em 2007, mais de 5 mil) e q, dado o grande número de inscritos, muitos deles com certeza de reclinada (segundo o arquivo postado pelo Pedro, aproximadamente 3%, ou seja, pelo menos uns 150 reclineiros). Mas, pelo vídeo abaixo, percebe-se q, além das reclinadas, há muitos velomóveis também (confesso q não imaginava q fosse permitido mas é lógico, se não tem assistência elétrica e é pedalado, e atende aos requisitos de segurança, tá valendo):
Acho q a partir dos 2'40'' dá pra ver o pessoal largando e passando bem de perfil. Pelo jeito a largada das reclinadas e VPHs carenados é feita em separado, junto com as tandems - todas q vi, convencionais. Vejam q TODAS as reclinadas tem perfil bem aero, com assento bem deitado. Não vi uma só LWB ou CLWB. E parece haver predominância também de mid e de low-racers, mas também tem muitas high-racers. Vi tb algumas rabetas aerodinâmicas mas, q eu tenha percebido, nenhum daqueles "pára-brisas" frontais - ou seja, privilégio pra carenagem traseira, e não dianteira.
A reclinada menos inclinada q vi parece ser uma q aparece a uns 5'15''. De curiosidade, largando junto com as tandems e reclis, passou também uma daquelas mini-bikes sobre as quais o Mordaz e eu comentamos outro dia, por volta dos 3'12''.
Dei uma olhada tb na tabela de participantes do PBP de 2007, e parece q foram 11 participantes brasileiros. Destes, apenas dois terminaram no tempo e, se eu entendi as siglas, outros dois terminaram mas acima do tempo, enquanto sete abandonaram - entre eles, o Cézar Barbosa, alguém me corrija se eu estiver viajando.
Ah, deixa eu aproveitar o ensejo: eu estava olhando no site do audax rio e, entre os itens obrigatórios, está o "farol dianteiro fixado na bicicleta". Isso é tem q ser fixado na bicicleta mesmo? Ou seja, não vale o farol no capacete? Pergunto isso pois essa questão da iluminação parece ser bem crítica no PBP, o tal arquivo q o pedro postou dá bastante atenção a esse aspecto e parece q alguns participantes têm q abandonar a prova (ou seguem sem a possibilidade de obter o brevet) caso não consigam, por exemplo, consertar sua iluminação no meio do trajeto.
Mordaz
Mensagens : 2258 Data de inscrição : 22/05/2009 Localização : Rio de Janeiro
Assunto: Re: Reclinadas no Paris-Brest-Paris Ter maio 10, 2011 11:14 am
Velomóveis são um barato! No frio e na chuva, então, não tem coisa melhor. No calor aqui do Rio não seria viável, a não ser no inverno, e mesmo assim só nos dias frios e sem usar roupa alguma a não ser bermuda, sapatilhas e capacete!
Avistei uma NoCom em 3'41" e uma Rowing Bike em 5'01".
ninocoutinho
Mensagens : 1279 Data de inscrição : 20/09/2010 Localização : Itabira - MG
Assunto: Re: Reclinadas no Paris-Brest-Paris Ter maio 10, 2011 2:46 pm
Legal, a NoCom dava pra ver antes por outro ângulo, por volta de 3'17''. Deve ser a mesma pq o ciclista está com as mesmas vestimentas. Quanto à rowing bike, não tinha percebido q aquilo era uma! Eu achava q o ciclista estava só descansando as pernas (e de fato estava, além dos braços!), e nem vi a retomada de movimento dele.
Consta q tinha uma rowing bike TANDEM nesse PBP!!! Não sei se terminou...
Dei uma pesquisada direito, e achei uma página q deve ser clássica, com muita informação. Acredito q quem pesquisa reclinadas há mais tempo manja esse link e as informações contidas:
- nesse PBP de 2007, as reclinadas mais rápidas foram dois velomóveis Quest, com ótimos tempos de 53h. Das reclis "normais", a mais rápida foi uma high-racer da M5, de carbono, em 57h. - no PBP de 2003, a reclinada mais rápida foi justamente uma Rowing Bike!! Q terminou em 62h. - apesar de eu ter comentado q vc praticamente só vê reclis bem aerodinâmicas, o cara comenta q já teve várias Lightning P-38 q terminaram o PBP (tlvz pelo percurso com muitas subidas? ou só circunstância ou coincidência histórica...?). Em 1999, teve um cara fodástico, Bob Fourney, vencedor de 3 RAAMs (ou RsAAM??), q terminou o PBP numa Lightning de carbono, carenada, em espetaculares 47h !!! Foi o 14o. colocado, e a bike em questão é essa bandida:
O autor da página destaca as características q considera mais importantes pra provas desse tipo (longa distância):
- rigidez do quadro e do assento para adequada transferência de energia; - leveza da bike, para subir as ladeiras.
Engraçado q ele não menciona, a instante algum, a inclinação do assento. Será q não acha tão importante?
Como complemento, pro cara, as melhores reclis escaladoras são:
Carbent (qual? qualquer uma, tlvz) :
Bacchetta Carbon Aero:
Bacchetta Corsa:
Easy Racers Ti-Rush:
Calfee Stiletto (peguei uma mais antiga q devia ser a referência dele):
VeloKraft VK2:
Challenge Fujin SL2:
Não fosse pelos dois últimos exemplos, eu ia achar esse cara com tendências muito americanizadas !
ZÖHRER
Mensagens : 393 Data de inscrição : 23/05/2009 Idade : 57 Localização : Rio de Janeiro
Assunto: Re: Reclinadas no Paris-Brest-Paris Ter maio 10, 2011 7:19 pm
Aproveitando o Tópico, gostaria de informar que já temos um representante Brasileiro na categoria reclinadas , que é o Cezar Barbosa. Ele já completou toda a série no Brasil com uma reclinada Zöhrer Low Racer FWD, e já comprou sua passagem para Paris (ele também foi há 4 anos atrás o único representante brasileiro com uma reclinada). Vamos ver se mais reclineiros se juntam a ele nessa temporada.
Mordaz
Mensagens : 2258 Data de inscrição : 22/05/2009 Localização : Rio de Janeiro
Assunto: Re: Reclinadas no Paris-Brest-Paris Ter maio 10, 2011 8:38 pm
ZÖHRER escreveu:
Aproveitando o Tópico, gostaria de informar que já temos um representante Brasileiro na categoria reclinadas , que é o Cezar Barbosa. Ele já completou toda a série no Brasil com uma reclinada Zöhrer Low Racer FWD, e já comprou sua passagem para Paris (ele também foi há 4 anos atrás o único representante brasileiro com uma reclinada).
Pedro, vê se dá um suporte aí para o Cezar. No Giro 100K ele experimentou uma pedivela mais curta e parece que não reajustou bem o banco, ficando dolorido no final. O banco deve ter ficado menos deitado do que antes. Seria interessante ele manter o ajuste do banco tão fiel quanto possível ao que ele vinha usando nos Brevets para não ter problemas no PBP.
Mordaz
Mensagens : 2258 Data de inscrição : 22/05/2009 Localização : Rio de Janeiro
Assunto: Re: Reclinadas no Paris-Brest-Paris Ter maio 10, 2011 8:48 pm
ninocoutinho escreveu:
O autor da página destaca as características q considera mais importantes pra provas desse tipo (longa distância):
- rigidez do quadro e do assento para adequada transferência de energia; - leveza da bike, para subir as ladeiras.
Engraçado q ele não menciona, a instante algum, a inclinação do assento. Será q não acha tão importante?
A Lightning F-40, carenada, não precisa de um banco muito deitado porque a carenagem já proporciona uma excelente aerodinâmica. Um banco muito deitado prejudicaria a visibilidade à frente.
ninocoutinho escreveu:
Como complemento, pro cara, as melhores reclis escaladoras são:
Carbent (qual? qualquer uma, tlvz) :
São praticamente o mesmo modelo. A diferença está nas rodas (650c ou 700c) e nos componentes (modelos Sport e Pro).
ninocoutinho escreveu:
Bacchetta Carbon Aero:
Essa é a antiga. Agora tem a Carbon Aero 2.0, feita em Taiwan e com um preço mais acessível.
ninocoutinho escreveu:
Bacchetta Corsa:
Ainda uma das melhores relações custo-benefício, e supostamente mais rígida que a Carbon Aero antiga.
Essa lista poderia ser atualizada com a M5 Carbon High Racer.
ninocoutinho
Mensagens : 1279 Data de inscrição : 20/09/2010 Localização : Itabira - MG
Assunto: Re: Reclinadas no Paris-Brest-Paris Dom Ago 21, 2011 5:59 pm
Saiu hoje o vídeo da largada deste ano das "bicicletas especiais", que incluem as reclis, trikes, tandem, velomóveis, rowing bikes e outras especialidades!
Alguém consegue localizar o Cézar Barbosa aí? Lembrando que deve ter o Valdson numa Azub aí, também (o camarada deste tópico).
Abraços,
Nino
Mordaz
Mensagens : 2258 Data de inscrição : 22/05/2009 Localização : Rio de Janeiro
Assunto: Re: Reclinadas no Paris-Brest-Paris Dom Ago 21, 2011 7:32 pm
Acho que ele não aparece nesse vídeo.
Alguém sabe o número do Cezar? Para usar no tracking.
Mordaz
Mensagens : 2258 Data de inscrição : 22/05/2009 Localização : Rio de Janeiro
Assunto: Re: Reclinadas no Paris-Brest-Paris Dom Ago 21, 2011 11:43 pm
Achei: 7186
ninocoutinho
Mensagens : 1279 Data de inscrição : 20/09/2010 Localização : Itabira - MG
Assunto: Re: Reclinadas no Paris-Brest-Paris Seg Ago 22, 2011 7:24 am
Isso, o do Valdson é 6984, não tinha conseguido achar pela busca mas achei no twitter de alguém. Não sei pq, mas agora não estou conseguindo ver o status de nenhum dos dois, mas há pouquíssimos minutos o Valdson tinha percorrido uns 200 e poucos quilômetros, com média de 15 km/h, enquanto o Cézar tinha percorrido uns 300 e poucos, com trechos com média superior a 20 por hora, e trechos a 15 por hora tb.
PS: esse tracking é muito esquisito, cada hora q vc vê aparecem dados diferentes...
Última edição por ninocoutinho em Seg Ago 22, 2011 7:40 am, editado 1 vez(es)
ninocoutinho
Mensagens : 1279 Data de inscrição : 20/09/2010 Localização : Itabira - MG
Assunto: mais um vídeo da largada Seg Ago 22, 2011 7:38 am
E a Okocicle atualizou um dos seus posts com um vídeo um pouquinho mais nítido dessa largada:
Mordaz
Mensagens : 2258 Data de inscrição : 22/05/2009 Localização : Rio de Janeiro
Assunto: Re: Reclinadas no Paris-Brest-Paris Seg Ago 22, 2011 5:39 pm
Cezar:
ninocoutinho
Mensagens : 1279 Data de inscrição : 20/09/2010 Localização : Itabira - MG
Assunto: Re: Reclinadas no Paris-Brest-Paris Ter Ago 23, 2011 3:25 pm
Parece q o Valdson abandonou, ou pegou posto de controle fechado. Mas mandou 310 km de pedal, no mínimo. Pra quem não era ainda reclineiro, mandou bem demais ! O Cézar, há aproximadamente duas horas atrás, registrou 703 km percorridos, uôu! Não sei se alguma vez ele já pedalou tanto, pois acho q no último PBP teve q abandonar bem antes.
A velocidade média é uma loucura, por ela a gente faz ideia do terreno (ou dos pontos q o pessoal escolhe pra tirar um cochilo!). Teve um trecho q parece ser uma encrenca pra todo mundo, o Cézar levou 11h e meia pra percorrer, a uma velocidade média de 6,6 km/h. Claro q não é a média pedalada, e sim a média dividindo a distância percorrida pelo tempo entre um PC e outro, mas por aí vc imagina q deve ser algum tipo de ladeirume! Tem um cara q eles tão acompanhando no BROL, da Eslovênia, pedalando uma Zockra High-racer, ele já tá uns 200 km a frente do Cézar e fez esse trecho em 9h22 min, velocidade média de 9,1 km/h. Esse cara deve ser uns 40 anos mais novo q o Cézar e claro q pedala tb um absurdo, neste ano ele já mandou 1200 km na Race Across Slovenia, em 55h de pedal. Aqui vcs têm o link pro blog dele (traduzido pro inglês), q está sendo atualizado ao vivo no PBP por alguém q está seguindo ele e outro compatriota.
ninocoutinho
Mensagens : 1279 Data de inscrição : 20/09/2010 Localização : Itabira - MG
Assunto: Re: Reclinadas no Paris-Brest-Paris Qua Ago 24, 2011 12:53 pm
ninocoutinho escreveu:
Tem um cara q eles tão acompanhando no BROL, da Eslovênia, pedalando uma Zockra High-racer
Esse camarada terminou, em 69 horas. O Cézar passou no último posto de controle completando 1009 km, em 71 horas de pedal. Agora falta pouco mais de 200 ! Logo sai esse negócio !
Consta q tem um cara de velomóvel q terminou em 47 horas pedaladas, joguem o número 8881 no tracking. Pensa bem, é o mesmo que, em dois dias pedalando sem parar, sair de Belo Horizonte, ir a São Paulo e voltar. Pronto, versão brasileira do Paris-Brest-Paris !
O blog da okocicle tá sempre atualizado com novas fotos, é legal dar uma olhada:
http://okocicle.wordpress.com/
Abraços,
Nino
Mordaz
Mensagens : 2258 Data de inscrição : 22/05/2009 Localização : Rio de Janeiro
Assunto: Re: Reclinadas no Paris-Brest-Paris Qua Ago 24, 2011 5:26 pm
ninocoutinho escreveu:
Tem um cara q eles tão acompanhando no BROL, da Eslovênia, pedalando uma Zockra High-racer, ele já tá uns 200 km a frente do Cézar e fez esse trecho em 9h22 min, velocidade média de 9,1 km/h. Esse cara deve ser uns 40 anos mais novo q o Cézar e claro q pedala tb um absurdo, neste ano ele já mandou 1200 km na Race Across Slovenia, em 55h de pedal. Aqui vcs têm o link pro blog dele (traduzido pro inglês), q está sendo atualizado ao vivo no PBP por alguém q está seguindo ele e outro compatriota.
O cara tem um motor-home como carro de apoio? E com massagista? Tá bom demais! Assim até eu!
Mordaz
Mensagens : 2258 Data de inscrição : 22/05/2009 Localização : Rio de Janeiro
Assunto: Re: Reclinadas no Paris-Brest-Paris Qua Ago 24, 2011 5:30 pm
Quase lá...
Mordaz
Mensagens : 2258 Data de inscrição : 22/05/2009 Localização : Rio de Janeiro
Assunto: Re: Reclinadas no Paris-Brest-Paris Qui Ago 25, 2011 3:06 am
Só mais um pouquinho...
Mordaz
Mensagens : 2258 Data de inscrição : 22/05/2009 Localização : Rio de Janeiro
Assunto: Re: Reclinadas no Paris-Brest-Paris Qui Ago 25, 2011 3:09 am
AVE CEZAR! OS QUE VÃO PEDALAR TE SAÚDAM!
ninocoutinho
Mensagens : 1279 Data de inscrição : 20/09/2010 Localização : Itabira - MG
Assunto: Re: Reclinadas no Paris-Brest-Paris Qui Ago 25, 2011 6:53 pm
Mensagens : 2258 Data de inscrição : 22/05/2009 Localização : Rio de Janeiro
Assunto: Re: Reclinadas no Paris-Brest-Paris Sex Ago 26, 2011 2:13 am
Cezar avistado em 12:24
ninocoutinho
Mensagens : 1279 Data de inscrição : 20/09/2010 Localização : Itabira - MG
Assunto: Re: Reclinadas no Paris-Brest-Paris Sex Ago 26, 2011 9:15 am
Tava navegando por uns albuns de fotos do PBP 2011 e queria deixar registrado, primeiro, uma coisas mais exóticas q já vi - ainda mais pra percorrer 1200 km: uma tandem back-to-back, com moving bottom bracket! Haja cumplicidade!!
Notem tb os guidões completamente diferentes.
E como não pode deixar de ser, uma rowing bike num posto de controle:
Clicando aqui vc vê outra. Bonita pra caramba.
Saiu um dossiê bem interessante no blog da Okocicle:
Lá eles falam do caso do Valdson, e fico pensando se aqueles números estão certos... Eles disseram q ele pedalou 900km, mas acho q foram só trezentos mesmo, as duas passagens dele pelo posto de Fougeres foram no mesmo dia, com duas horas de diferença, é como se ele tivesse tentado sair, mas desistiu e voltou, sei lá. Acho q o tracking é q registra mal os fatos.
A cobertura dos caras foi muito legal!
ninocoutinho
Mensagens : 1279 Data de inscrição : 20/09/2010 Localização : Itabira - MG
Assunto: Re: Reclinadas no Paris-Brest-Paris Sex Ago 26, 2011 9:43 am
Mais uma coisa: não me lembro como é a construção da racer do Cézar, mas aquele garfo traseiro é de carbono? Se for, é uma mistura também curiosa, um garfo de carbono na traseira, com uma roda traseira toda aero e levinha, uns 20 raios (não se existe isso, contei mais ou menos), e na frente um aro vmaxx!! Será q o Cézar já teve muito problema de aro empenado, pra usar um aro mais pesadão na roda de tração? (o vmaxx pesa 620 g, contra 360 do extreme e 350 do escape... tá, não é tanta diferença, o resto da diferença ele pode até tirar num pneu mais leve, mas q nem parece ser o caso, o pneu aí é bem gordão. imagino q ele já deve ter tido algum problema, pra escolher esse aro). E o q é aquela estrutura de duas pernas apontando por baixo do banco? não me fala q é um garfo reserva!
O resto da racer dele é alumínio ou chromoly?
Pedivela encurtada tb é um negócio novo pra ele, não? Se não me engano ele tem poucos meses de uso, mas acho q a adaptação consegue ser bem rapidinha.
ninocoutinho
Mensagens : 1279 Data de inscrição : 20/09/2010 Localização : Itabira - MG
Assunto: Re: Reclinadas no Paris-Brest-Paris Sex Ago 26, 2011 6:24 pm
Hehehe um cara lá no BROL tb perguntou pro Artur o q é aquele garfo apontando por baixo do assento hehehehe...
Marcus Del Mastro
Mensagens : 903 Data de inscrição : 25/03/2011 Idade : 50 Localização : Sorocaba - SP
Assunto: Re: Reclinadas no Paris-Brest-Paris Sex Ago 26, 2011 8:33 pm
Muito bacana, parabéns ao César (com ou sem garfo reserva...rsss).
Muito doido quem participa disso... loucura geral.
Legal ver um monte de estradeiras atrás das recli (aposto que havia um monte na grente também...)
Mordaz
Mensagens : 2258 Data de inscrição : 22/05/2009 Localização : Rio de Janeiro
Assunto: Re: Reclinadas no Paris-Brest-Paris Sáb Ago 27, 2011 3:13 pm
ninocoutinho escreveu:
Mais uma coisa: não me lembro como é a construção da racer do Cézar, mas aquele garfo traseiro é de carbono?
É.
ninocoutinho escreveu:
Se for, é uma mistura também curiosa, um garfo de carbono na traseira, com uma roda traseira toda aero e levinha, uns 20 raios (não se existe isso, contei mais ou menos), e na frente um aro vmaxx!! Será q o Cézar já teve muito problema de aro empenado, pra usar um aro mais pesadão na roda de tração? (o vmaxx pesa 620 g, contra 360 do extreme e 350 do escape... tá, não é tanta diferença, o resto da diferença ele pode até tirar num pneu mais leve, mas q nem parece ser o caso, o pneu aí é bem gordão. imagino q ele já deve ter tido algum problema, pra escolher esse aro).
Vmaxx é exagero. Um Escape com 36 raios é mais que suficiente.
ninocoutinho escreveu:
E o q é aquela estrutura de duas pernas apontando por baixo do banco? não me fala q é um garfo reserva!
Só pode ser. Seguramente foi o único participante do PBP que levou um garfo extra!
ninocoutinho escreveu:
O resto da racer dele é alumínio ou chromoly?
Chromoly.
ninocoutinho escreveu:
Pedivela encurtada tb é um negócio novo pra ele, não? Se não me engano ele tem poucos meses de uso, mas acho q a adaptação consegue ser bem rapidinha.
Ele começou a usar a encurtada um pouco antes daquele Giro100k do qual participou.