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| construção passo-a-passo de um tilting trike | |
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+2Marcus Del Mastro ninocoutinho 6 participantes | Autor | Mensagem |
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ninocoutinho
Mensagens : 1279 Data de inscrição : 20/09/2010 Localização : Itabira - MG
| Assunto: construção passo-a-passo de um tilting trike Qui maio 19, 2011 3:40 pm | |
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| | | Marcus Del Mastro
Mensagens : 903 Data de inscrição : 25/03/2011 Idade : 50 Localização : Sorocaba - SP
| Assunto: Re: construção passo-a-passo de um tilting trike Seg maio 23, 2011 11:29 pm | |
| Sem entrar no mérito do projeto, achei super interessante a técnica dele:
fazer rasgos no tubo, sem cortar a seção inteira, dobrar e soldar. Parece um jeito interessante de: - "dobrar tubos" sem uma calandra, sem engruvinhar o tubo; ou - soldar o tubo sem que ele fique fora do eixo (em diversos sentidos)...
Não sei o que os especialistas acham (pq eu não sei praticamente nada de solda)...
É furada???
Abraços | |
| | | ag_favaro
Mensagens : 100 Data de inscrição : 22/05/2009 Idade : 62 Localização : Itajaí SC
| Assunto: Re: construção passo-a-passo de um tilting trike Qui maio 26, 2011 7:29 pm | |
| A técnica de cortar o tubo com abrasivo sem seccionar completamente, só considero possível se tiver (como ele) um aparelho MIG. Fiz a minha com tubos de quadrados de 25 mm iguais ao que mostra o vídeo. Mas meu aparelho é de eletrodo revestido. Se não ajustasse perfeitamente os encontros das partes a soldar só iria abrir crateras. O conjunto do eixo dianteiro é muito rudimentar, parece daqueles de carrinhos com rolamentos para descer ladeiras. Se construísse um eixo destes para não ser complexo, uniria por uma barra convenientemente curvada dois semi-tubos para garfos de aro 20" completos, inclusive com os conjuntos padrões de esferas para giro lateral (direção). Duas mesas, uma sobre cada garfo, e em cada uma meio guidão cortado, voltada cada metade para dentro. E uma barrinha inferior articulada unindo os dois garfos, fixada a partir dos eixos das rodas, apenas para manter o paralelismo nas rodas dianteiras. | |
| | | Marcus Del Mastro
Mensagens : 903 Data de inscrição : 25/03/2011 Idade : 50 Localização : Sorocaba - SP
| Assunto: Re: construção passo-a-passo de um tilting trike Qui maio 26, 2011 8:36 pm | |
| - ag_favaro escreveu:
- A técnica de cortar o tubo com abrasivo sem seccionar completamente, só considero possível se tiver (como ele) um aparelho MIG. Fiz a minha com tubos de quadrados de 25 mm iguais ao que mostra o vídeo. Mas meu aparelho é de eletrodo revestido. Se não ajustasse perfeitamente os encontros das partes a soldar só iria abrir crateras.
Pois é, vivendo e aprendendo. Não me vejo soldando algum tubo nos próximos anos, mas é preciso conhecer as técnicas adequadas para cada necessidade. Valeu. - ag_favaro escreveu:
- O conjunto do eixo dianteiro é muito rudimentar, parece daqueles de carrinhos com rolamentos para descer ladeiras. Se construísse um eixo destes para não ser complexo, uniria por uma barra convenientemente curvada dois semi-tubos para garfos de aro 20" completos, inclusive com os conjuntos padrões de esferas para giro lateral (direção). Duas mesas, uma sobre cada garfo, e em cada uma meio guidão cortado, voltada cada metade para dentro. E uma barrinha inferior articulada unindo os dois garfos, fixada a partir dos eixos das rodas, apenas para manter o paralelismo nas rodas dianteiras.
Parece que vc descreveu uma trike tadpole (tipo windcheetah, não). Se for isso, tem que se ter um cuidado especial no projeto do steering: as rodas dianteiras não devem manter o paralelismo, a geometria tem que fazer a roda de dentro da curva virar mais que a de fora, já que ela percorrerá um circulo de menor circuferência. Em geral resolve-se isso com uma geometria em trapézio ou com barras cruzando em X, mas não basta fazer isso, é necessário afinar. Há muitos anos baixei um arquivo em excel que vc colocava todos os dados do seu projeto de trike e ia afinando a geometria (esse arquivo deve estar em algum back up meu, mas deve achar ainda na web, o arquivo chama-se steering.xls, se não me engano). Nele vc colocava a distância entre eixos, distância entre as rodas da frente, cambagem, ângulo da caixa de direção, trail, etc... muito bacana. Já a proposta rústica da trike acima, não necessita disso tudo, pois o steering é na linha central do quadro e as rodas estarão sempre tangenciais a circunferência que percorrerão (com todos os poréns de se utilizar uma geometria tão simples). Um dos grandes baratos dessa trike tilting é que, devido ao ângulo da caixa de direção, a bike inclina quando faz curva, ajudando na estabilidade. Como tudo nela, um mecanismo simples e razoavelmente funcional (como tudo nela). Abraços, | |
| | | Cris_arquitetura
Mensagens : 19 Data de inscrição : 09/06/2011
| Assunto: Ajuda para comprar um triciclo "TRIKE" no Rio de Janeiro Qui Jun 09, 2011 7:21 pm | |
| Oi pessoal, Estava buscando no google alguma loja no Rio de Janeiro que venda triciclos "trikes" e acabei econtrando esse fórum, tenho muita vontade de comprar um triciclo desses mas nunca tive nenhuma experiência ou contato com esse tipo de bicicleta. Alguém poderia me indicar uma ou mais lojas no RJ onde eu possa ver um trike pessoalmente? Disponho de R$1.800,00 vcs acham que consigo comprar um triciclo "trike" com esse valor? Muito obrigada! Ana Cristina | |
| | | Arthur HP3
Mensagens : 147 Data de inscrição : 19/05/2009 Idade : 76 Localização : Rio de Janeiro
| Assunto: Re: construção passo-a-passo de um tilting trike Sex Jun 10, 2011 9:25 am | |
| - Marcus Del Mastro escreveu:
- Sem entrar no mérito do projeto, achei super interessante a técnica dele:
fazer rasgos no tubo, sem cortar a seção inteira, dobrar e soldar. Parece um jeito interessante de: - "dobrar tubos" sem uma calandra, sem engruvinhar o tubo; ou - soldar o tubo sem que ele fique fora do eixo (em diversos sentidos)...
Não sei o que os especialistas acham (pq eu não sei praticamente nada de solda)...
É furada???
Abraços Olá Marcus, Não sou "especialista", mas opino pela vivência neste caso. Não é furada não. Em minha opinião, é a melhor solução quando se trata de tubo de seção quadrada ou retangular. Usei isso no modelo HP3 Kids. Faço ressalva apenas quanto ao limite do ângulo, de forma que não se chegue a deformações e consequentes tensões excessivas na parede de baixo do tubo. No caso do vídeo acho que o trabalho não foi bem feito. A maneira correta é fazer um rasgo em “V” com ângulo igual ao da “curvatura” que se quer, e que esse “V” tenha a bissetriz no plano da seção transversal do tubo. Assim, ao se dobrar e unir as duas seções elas serão idênticas e a consequente união perfeita das paredes, sem gap, permitirá uma solda mais precisa e segura. Não diria o mesmo para o caso de tubos de seção circular. Dificuldades do processo de curvar à parte, para estes, curvar é a solução mais apropriada, construtiva e esteticamente falando. Claro que aplicar o mesmo processo de corte e solda, acima descrito, em tubos de seção circular (ou oval, etc.) significaria seccionar totalmente o tubo e soldar as partes nos 360 graus. Ao curvar em determinado ângulo um tubo de seção circular, podemos também ter um controle dos limites de tensão no lado tracionado, por meio do raio de curvatura. abraços Arthur HP3 | |
| | | Marcus Del Mastro
Mensagens : 903 Data de inscrição : 25/03/2011 Idade : 50 Localização : Sorocaba - SP
| Assunto: Re: construção passo-a-passo de um tilting trike Sáb Jun 11, 2011 10:43 pm | |
| - Arthur HP3 escreveu:
Não é furada não. Em minha opinião, é a melhor solução quando se trata de tubo de seção quadrada ou retangular. Usei isso no modelo HP3 Kids. Faço ressalva apenas quanto ao limite do ângulo, de forma que não se chegue a deformações e consequentes tensões excessivas na parede de baixo do tubo. A maneira correta é fazer um rasgo em “V” com ângulo igual ao da “curvatura” que se quer,...permitirá uma solda mais precisa e segura.
Não diria o mesmo para o caso de tubos de seção circular. abraços Arthur HP3
Valeu Arthur, bom ter uma opinião sua sobre esse assunto, ainda mais sabendo que já utilizou esse procedimento. (desculpe ter editado o seu texto, mas acho que ficou um resuminho razoável) Abraços | |
| | | prof carlos henrique
Mensagens : 327 Data de inscrição : 14/02/2012 Idade : 66 Localização : Araçatuba - sp
| Assunto: essa questão de soldar rasgos e uniões Sex Mar 02, 2012 3:47 pm | |
| - ag_favaro escreveu:
- A técnica de cortar o tubo com abrasivo sem seccionar completamente, só considero possível se tiver (como ele) um aparelho MIG. Fiz a minha com tubos de quadrados de 25 mm iguais ao que mostra o vídeo. Mas meu aparelho é de eletrodo revestido. Se não ajustasse perfeitamente os encontros das partes a soldar só iria abrir crateras.
O conjunto do eixo dianteiro é muito rudimentar, parece daqueles de carrinhos com rolamentos para descer ladeiras. Se construísse um eixo destes para não ser complexo, uniria por uma barra convenientemente curvada dois semi-tubos para garfos de aro 20" completos, inclusive com os conjuntos padrões de esferas para giro lateral (direção). Duas mesas, uma sobre cada garfo, e em cada uma meio guidão cortado, voltada cada metade para dentro. E uma barrinha inferior articulada unindo os dois garfos, fixada a partir dos eixos das rodas, apenas para manter o paralelismo nas rodas dianteiras. solda mig é estrutural e sempre preenche os espaços que porventura tiver, então como o alemão chris fez é tecnicamente correto e aceitável. qto a solda de eletrodo qdo não posso usar a MIG uso eletrodo de inox 308 L e fica bem estrutural e bem acabado, nunca tive problemas com essas soldas e já fiz muitas, tem que ser com máquina retificada com o eletrodo no positivo. acabando de reformar minha academia é esse trike lowracer supersonic que vou construir, serão 6 unidades (minha equipe) e vamos pedalar de campo grande=ms até araçatuba-sp sem parar!!!!!! é projeto maluco mas não somo normais mesmo!!!! abraços | |
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| Assunto: Re: construção passo-a-passo de um tilting trike | |
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