Por muito tempo fui a favor a trike com 2 rodas na frente por ter mais estabilidade.
Mas desde que vi esse tipo de arquitetura, mudei minha opinião completamente. A meu ver, o futuro das trikes está aí, apesar de uma tradição já consolidada nas trikes tipo windcheetah.
Esse modelo de trike (1 na frente + 2 atrás) é o adotado pelo BMW Clever:
Vantagens no HPV:
- Transmissão eficiente: estrutura curta e rígida; corrente extremamente curta;
- Estabilidade: o ciclista e boa parte do conjunto inclinam ao fazer curvas;
- Largura: o veículo pode ser extremamente estreito, pois as rodas não viram em cima do ciclista e pela estabilidade aumentada;
- Leveza: redução de mecanismos (não no caso acima)
- Alinhamento: todas as trikes, quadriciclos e carros de rua apresentam um problema que é a geometria em curva, não há modelo geométrico que consiga manter todas as rodas perpendiculares ao centro da curva ao mesmo tempo, assim toda curva a perda considerável de energia e dependendo do ângulo surgem vibrações. Além disso, com dua rodas fixas e apenas uma móvel, é muito mais simples alinhar as rodas até mesmo para andar em linha reta.
- Construção é muito mais simples em todos os sentidos.
Desvantagem:
- Projeto: não há muitas referências para um projeto desses e pode-se errar feio devido ao ângulo da caixa de direção (que fica atrás do banco do ciclista)
Andei num triciclo desses, porém o projeto era péssimo. O trail estava totalmente errado e o triciclo só queria saber de fazer curvas.
Para entender esse veículo, pense que o ciclista, a transmissão estão todos dentro de um garfo muito comprido e muito inclinado.
A solução dada no projeto que vc postou é muito inteligente e resolve boa parte dos problemas de um garfo muito inclinado, só que aumenta peso e complexidade do projeto.