Recliforum
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Recliforum

Fórum dedicado a concentrar informações relativas ao ciclismo alternativo, e com maior ênfase no ciclísmo reclinado no Brasil e demais países latinos.
 
InícioInício  RecliforumRecliforum  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 Curvando e soldando tubos

Ir para baixo 
5 participantes
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
Paulo SBM

Paulo SBM


Mensagens : 92
Data de inscrição : 10/01/2012
Idade : 72
Localização : Porto Alegre

Curvando e soldando tubos Empty
MensagemAssunto: Curvando e soldando tubos   Curvando e soldando tubos EmptyQui Jan 19, 2012 9:07 pm

Amigos

Alguem daria uma dica de quem tem curvadora ou calandra para tubos aqui em Porto Alegre ou região metropolitana ?

Tambem preciso alguem que solde os tubos curvados (tubos de aço carbono), já que pretendo fazer um protótipo de trike.

Grato.
Ir para o topo Ir para baixo
artur elias

artur elias


Mensagens : 551
Data de inscrição : 11/02/2009

Curvando e soldando tubos Empty
MensagemAssunto: Re: Curvando e soldando tubos   Curvando e soldando tubos EmptySex Jan 20, 2012 9:06 pm


oi Paulo


casualmente acabo de descobrir - no processo de construção da minha futura cargueira estilo bici-caixa (bakfiets) algumas dicas quentes sobre esses serviços


tem um técnico em solda super bem aparelhado aqui na Zona Sul, que além de sério e competente, é muito gente boa, ADORA bicicleta e pedala pra valer

o nome dele é Rubimar, a firma se chama "Solda Tudo Toda Hora"

ele acaba de recuperar um bi-pé (descanso duplo) de alumínio maciço que tinha quebrado em dois pedaços, não achava que aquilo tinha conserto (não testei ainda, mas o trabalho parece mais do que bem feito, e o raciocínio dele me pareceu impecável)

fone 3277 4079 (ou 4074, não tenho certeza)




sobre dobrar tubos, a dica é do próprio Rubimar (perguntei porque vamos precisar disso para a cargueira):

a empresa se chama Marferros, pelo que entendi é uma serralheria diferenciada, e o fone é 32481011 (ainda não conheço mas vou conhecer em breve)

Rubimar disse que é possível inclusive comprar os tubos lá mesmo antes de dobrar





Falando nisso, aproveito para uma dica a mais:


A Pampell (lá no fim da Assis Brasil, perto da Fiergs) tem um MONTE de retalhos (tipo de menos de 1 m até 3 m mais ou menos) de tubos de INOX de muitas bitolas interessantíssimas para construção ciclística!

eu já tive uma reclinada de inox (foi roubada, infelizmente) e creio que é um material excelente, tão confiável quanto aço "comum", porém mais leve que este, e mais durável, e mais bonito (até dispensa pintura)

é muito difícil conseguir esse tipo de material, as empresas do ramo geralmente só vendem vara de 6 metros (até aço comum está difícil, quanto mais inox)

Ir para o topo Ir para baixo
http://www.pespracima.blogspot.com
Paulo SBM

Paulo SBM


Mensagens : 92
Data de inscrição : 10/01/2012
Idade : 72
Localização : Porto Alegre

Curvando e soldando tubos Empty
MensagemAssunto: Re: Curvando e soldando tubos   Curvando e soldando tubos EmptySex Jan 20, 2012 10:01 pm

Artur

Muito grato por suas dicas , já anotei e vou fazer contato.

Sobre tubos de inox , eles tem o mesmo peso do aço carbono e geralmente custam algo em torno de 3 x o preço do aço comum, mas ainda assim é uma boa dica porque como vc disse é difícil conseguir pedaços de tubos.

Abraço

Paulo
Ir para o topo Ir para baixo
artur elias

artur elias


Mensagens : 551
Data de inscrição : 11/02/2009

Curvando e soldando tubos Empty
MensagemAssunto: Re: Curvando e soldando tubos   Curvando e soldando tubos EmptySex Jan 20, 2012 10:36 pm


Mesmo peso? Tem certeza?

Mas é mais duro, não? Ou seja, pode-se usar diâmetro ou espessura de parede menor, com a mesma rigidez, com peso um pouco menor?
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.pespracima.blogspot.com
Paulo SBM

Paulo SBM


Mensagens : 92
Data de inscrição : 10/01/2012
Idade : 72
Localização : Porto Alegre

Curvando e soldando tubos Empty
MensagemAssunto: Re: Curvando e soldando tubos   Curvando e soldando tubos EmptySáb Jan 21, 2012 8:52 am

Sim , ambos tem o mesmo peso específico , 7,8 Kg/m3.
Sobre a resistência mecânica tenho que dar uma olhada , mas tambem tem de ver se é encontrável a mesma gama de bitolas e espessuras de parede que se consegue com os de aço carbono comuns.
Ir para o topo Ir para baixo
Luciano

Luciano


Mensagens : 222
Data de inscrição : 26/08/2011
Idade : 48

Curvando e soldando tubos Empty
MensagemAssunto: Em Porto Alegre   Curvando e soldando tubos EmptyDom Fev 19, 2012 8:45 pm

Pessoal, existe algúem que produza chassis de reclinadas em Porto Alegre? Meu interesse seria num chassi de aço. Agradeço se alguém puder me dar algum auxílio.
Obrigado!
Ir para o topo Ir para baixo
prof carlos henrique

prof carlos henrique


Mensagens : 327
Data de inscrição : 14/02/2012
Idade : 66
Localização : Araçatuba - sp

Curvando e soldando tubos Empty
MensagemAssunto: curvando tubos   Curvando e soldando tubos EmptyQui Mar 01, 2012 8:23 pm

é só construir uma dobradeira e as matrizes, a net está coalhada de projetinhos de dobradeira de tubos.
estou construindo uma igual essa:
Curvando e soldando tubos Truck531090271




como decidi não depender de terceiros em mão de obra, estou construindo todos os equipamentos e comprando as máquinas necessárias para construir minhas bikes e trikes do jeitinho que quero sem perder tempo em ficar explicando o jeito que quero!


artur elias
soldar é fácil, só tem que perder o medo e começar!!

para soldar aluminio é só ter uma tig de alta amperagem, tb é usado para soldar inox.

abraços
Ir para o topo Ir para baixo
artur elias

artur elias


Mensagens : 551
Data de inscrição : 11/02/2009

Curvando e soldando tubos Empty
MensagemAssunto: Re: Curvando e soldando tubos   Curvando e soldando tubos EmptySáb Mar 03, 2012 6:55 am

Citação :

artur elias
soldar é fácil, só tem que perder o medo e começar!!

para soldar aluminio é só ter uma tig de alta amperagem, tb é usado para soldar inox.


Quem tem medo? hehehe

O maior problema é equipamento. Depois é só treinar...

Eu começaria com a chamada "solda elétrica". Mas o Rubimar diz que tem que tem que ser uma máquina com corrente estável pra poder trabalhar com tubos de bike que são relativamente delicados. TIG seria melhor porque permitiria trabalhar com vários materiais. Mig é mais fácil de aprender (eu acho).

Você tem uma sugestão de razoável custo-benefício?
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.pespracima.blogspot.com
prof carlos henrique

prof carlos henrique


Mensagens : 327
Data de inscrição : 14/02/2012
Idade : 66
Localização : Araçatuba - sp

Curvando e soldando tubos Empty
MensagemAssunto: artur elias   Curvando e soldando tubos EmptySáb Mar 03, 2012 7:57 am

sugestão de bom custo beneficio que sempre usei para soldar tubos considerados delicados usando solda MMA é usar eletrodo 308L da AWS (sinto ser o melhor de todos que já usei).


a solda com inox fica bem estrutural, muito forte e com bom acabamento.

a soldagem é feita ponteando e preenchendo, sempre ponteando, fica uma solda muito bonita, tomar cuidado com a casca que se desprende enquanto a solda vai esfriando e espirra pra tudo qto é lado, use escudo facial transparente além da mascara de solda.

uso máquina de solda retificada que é melhor para soldar, não comprei uma máquina retificada que é muito cara, eu mesmo fiz a parte de retificação, ficou bem em conta e vale a pena!

para o acabamento ficar perfeito não use discos de desbaste, use discos flaps que não marca o tubo e se faz um trabalho refinado e fica uma solda confiável.

uso o eletrodo 308L e pago 55 moedas o quilo, é meio carinho mas vale a pena, rende bastante pois tem o nível de escória baixo; uso o de 2,5mm.

se não tiver máquina retificada, pode soldar com a comum, solda bem tb, é uma questão de treino.

minha máquina retificada:
unidade retificadora que fiz:

Curvando e soldando tubos DSCF0308a

minha máquina montada em um carrinho, a unidade de solda é uma liepin 250A.
visão frontal
Curvando e soldando tubos DSCF0323

visão traseira
Curvando e soldando tubos DSCF0324


discos flaps que uso para o acabamento; as fotos são apenas ilustrativas uso mais da marca dewalt:

Curvando e soldando tubos 189_regular

por esses dias estou trabalhando na construção da jaula de luta da minha academia usando vigas I de 4", olha asujeirada!!! tá tudo coberto de fuligem e limalhas de tanto contes e esmerilhadas!
Curvando e soldando tubos DSCF0037
Curvando e soldando tubos DSCF0035
Curvando e soldando tubos DSCF0034

artur
equipamento é só ir comprando aos poucos as ferramentas e tb procurando construir a maioria do que precisa, a ponteadeira mesmo fiz questão de fazer, ficou bem barato, a unidade retificadora da minha máquina de solda gastei uns 250 reais.

acabando a reforma da minha academia volto com tudo ás minhas atividades na oficina e ai posto fotos das coisas que faço.

um forte abraço

ps: qq dúvida em relação ao processo de solda com o 308L pode perguntar á vontade.
Ir para o topo Ir para baixo
Paulo SBM

Paulo SBM


Mensagens : 92
Data de inscrição : 10/01/2012
Idade : 72
Localização : Porto Alegre

Curvando e soldando tubos Empty
MensagemAssunto: Re: Curvando e soldando tubos   Curvando e soldando tubos EmptySáb Mar 03, 2012 11:24 am

Prof Carlos Henrique
Voce tem daqueles dispositivos para encaixar tubos ? Os "tube notcher" (tem muitos no you tube) ou utiliza máscaras envolvendo os tubos para criar os encaixes ?
Aqueles dispositivos criam encaixes perfeitos e imagino que facilitem muito na hora da soldagem.

Curvando e soldando tubos Tubenotcher1
Ir para o topo Ir para baixo
prof carlos henrique

prof carlos henrique


Mensagens : 327
Data de inscrição : 14/02/2012
Idade : 66
Localização : Araçatuba - sp

Curvando e soldando tubos Empty
MensagemAssunto: paulo sbm   Curvando e soldando tubos EmptySáb Mar 03, 2012 1:07 pm

não uso máscaras para fazer os cortes bocas de lobo como são conhecidos, uso a serra copo na minha furadeira vertical de mesa que possui regulagem de ângulos vertical e horizontal e mando ver, mas é uma chatice ficar regulando para cortar, e por isso vou fabricar um aparelho de corte boca de lobo ou tube notcher como vc conhece.

e sim, os encaixes ficam perfeitos fazendo com que as soldas tenham um acabamento de primeira.

tem pronto para comprar mo mercado livre

TUBE NOTCHER



Curvando e soldando tubos S_MLB_v_F_f_217794194_7259


o modelo que pretendo fazer é parecido com o da foto com mais recursos.


esse do mercado livre pode parecer caro numa primeira vista, mas é uma ferramenta que tu usa, usa, e os filhos, netos e bisnetos continuam usando!!!
lembrando que ferramentas não são gastos e sim investimentos!!!

abraços
Ir para o topo Ir para baixo
prof carlos henrique

prof carlos henrique


Mensagens : 327
Data de inscrição : 14/02/2012
Idade : 66
Localização : Araçatuba - sp

Curvando e soldando tubos Empty
MensagemAssunto: esqueci   Curvando e soldando tubos EmptySáb Mar 03, 2012 1:08 pm

claro que as serras copos vc tem que comprar á parte na loja de ferragens!

abraços
Ir para o topo Ir para baixo
Paulo SBM

Paulo SBM


Mensagens : 92
Data de inscrição : 10/01/2012
Idade : 72
Localização : Porto Alegre

Curvando e soldando tubos Empty
MensagemAssunto: Re: Curvando e soldando tubos   Curvando e soldando tubos EmptySáb Mar 03, 2012 5:43 pm

Pois é , não sei se o que mais assustou na foto foi o preço ou a reputação do vendedor (mercado livre) rsrsrsrs.
Mas penso que se consegue fazer um bastante bom por um preço menor.
Em todos estes que se vê na internet eles não apresentam recursos para posicionamento de um encaixe em relação ao outro (no caso de encaixes em duas extremidades de um mesmo tubo).
Há tambem limitações para um posicionamento mais "técnico" digamos assim, estou às voltas com um encaixe (talvez sendo perfeccionista demais).


Curvando e soldando tubos Encaixe1o

Curvando e soldando tubos Encaixe2

Tem um ângulo de dez graus entre os braços e o tubo principal , alem de um a cota de 90 mm entre o eixo do tubo principal e o centro de engate da roda traseira, isto é relativamente complexo de obter sem um dispositivo mais elaborado.
Ir para o topo Ir para baixo
prof carlos henrique

prof carlos henrique


Mensagens : 327
Data de inscrição : 14/02/2012
Idade : 66
Localização : Araçatuba - sp

Curvando e soldando tubos Empty
MensagemAssunto: paulo sbm   Curvando e soldando tubos EmptySáb Mar 03, 2012 6:05 pm

mas ai o que vc se refere é feito na curvadora de tubos!!!!!
Ir para o topo Ir para baixo
Paulo SBM

Paulo SBM


Mensagens : 92
Data de inscrição : 10/01/2012
Idade : 72
Localização : Porto Alegre

Curvando e soldando tubos Empty
MensagemAssunto: Re: Curvando e soldando tubos   Curvando e soldando tubos EmptySáb Mar 03, 2012 6:14 pm

A curvadora faz uma parte , veja que há um encaixe dos dois tubos menores com o tubo principal.
Aí deve ser feito um furo (encaixe) nestes dois tubos para serem soldados no principal.
Veja com fica a peça.


Curvando e soldando tubos Encaixe3
Ir para o topo Ir para baixo
Paulo SBM

Paulo SBM


Mensagens : 92
Data de inscrição : 10/01/2012
Idade : 72
Localização : Porto Alegre

Curvando e soldando tubos Empty
MensagemAssunto: Re: Curvando e soldando tubos   Curvando e soldando tubos EmptySáb Mar 03, 2012 6:16 pm

Imagino que seja muito mais simples e preciso fazer o furo depois que este conjunto estiver montado.
Ir para o topo Ir para baixo
prof carlos henrique

prof carlos henrique


Mensagens : 327
Data de inscrição : 14/02/2012
Idade : 66
Localização : Araçatuba - sp

Curvando e soldando tubos Empty
MensagemAssunto: deixa ver se entendi!!!!   Curvando e soldando tubos EmptySáb Mar 03, 2012 7:14 pm

Sad vc está falando das pontas e nessas pontas serão unidas e soldadas ou é para encaixar outro tubo nas pontas desses dois tubos???



tanto um como outro é deixar a peça no angulo que a serra copo deixa perfeito!


vamos cer se acertei! affraid
Ir para o topo Ir para baixo
Paulo SBM

Paulo SBM


Mensagens : 92
Data de inscrição : 10/01/2012
Idade : 72
Localização : Porto Alegre

Curvando e soldando tubos Empty
MensagemAssunto: Re: Curvando e soldando tubos   Curvando e soldando tubos EmptySáb Mar 03, 2012 7:24 pm

Very Happy Sim , veja as primeiras imagens que mandei , trata-se de um conjunto formado por estes tubos soldados.
Isto é a parte traseira de um quadro de trike.

Curvando e soldando tubos Encaixe1o
Ir para o topo Ir para baixo
prof carlos henrique

prof carlos henrique


Mensagens : 327
Data de inscrição : 14/02/2012
Idade : 66
Localização : Araçatuba - sp

Curvando e soldando tubos Empty
MensagemAssunto: paulo sbm   Curvando e soldando tubos EmptySáb Mar 03, 2012 7:32 pm

blz!!!!

a secção curvada é na curvadora mesmo, o resto vc faz na maquineta de boca de lobo, vc tem que tirar os ângulos com um goniômetro, pode ser magnético ou não, posiciona-se a peça no angulo mostrado na maquina e manda a serra copo "comer"!!!


não estou conseguindo ver onde está a dificuldade de se fazer os encaixes!!!

vai tranquilo e liso!!!

abraços
Ir para o topo Ir para baixo
Paulo SBM

Paulo SBM


Mensagens : 92
Data de inscrição : 10/01/2012
Idade : 72
Localização : Porto Alegre

Curvando e soldando tubos Empty
MensagemAssunto: Re: Curvando e soldando tubos   Curvando e soldando tubos EmptySáb Mar 03, 2012 8:01 pm

Voce já vai entender ... rsrsrs

Curvando e soldando tubos Encaixe4

Sómente quando vc monta isto no 3D do projeto que percebe a dificuldade em ser fiel às dimensões que criou no projeto.

Se mexo neste ângulo ou na cota de 90 mm isto vai mudar a geometria , é claro que um pouco prá cá ou prá lá não interfere muito , mas se quizer ser fiel ao projeto tem de ter algum meio de tentar obter aquilo que foi desenhado , e isto significa ferramentas e dispositivos adequados.

Não quero simplesmente fazer uma "trike prá andar" , se é que vc me entende ..... rsrsrs
Ir para o topo Ir para baixo
prof carlos henrique

prof carlos henrique


Mensagens : 327
Data de inscrição : 14/02/2012
Idade : 66
Localização : Araçatuba - sp

Curvando e soldando tubos Empty
MensagemAssunto: paulo sbm   Curvando e soldando tubos EmptySáb Mar 03, 2012 8:29 pm

para posicionar o garfo e tirar aquele "pedacinho" vai ter que ser com um gabarito só para esse corte e usando a mesma ferramenta boca de lobo!!!


é tipo um garfo articulável e com goniômetro para prender o garfo e outro gabarito no mesmo esquema para prender a ferramenta, pq se for fazer uma ferramenta para posicionar dessa forma fica grande e cara mesmo caseira!!!!!

é só usar barra chata de 5mm ou metalon retangular chapa 16!!!!

fica bom e com muito menos trabalho!!!!


paulo
vou me despedindo por hoje, estou "estourado" de tanto soldar vigas e colunas para a montagem da jaula de luta da minha academia, estou até com um pouco de febre (calor aqui de 43ºC dentro de uma roupa de couro e debaixo de um telhado de fibrocimento não uma das coisas mais saúdaveis, amanhã estou na área!!!

abração


ps: tenho um amigo em são josé do rio preto que é o cara perfeito para projetar a sua ferramenta e fazer, não é careiro e é um puta de um ferramenteiro, a maioria dos equipamentos que ele tem (é customizador de motos) foi fabricado por ele, tem todo o ferramental necessário para a empreitada, tem vários tornos, fresas e o escambau!!!
se te interessar, coloco em contato!
Ir para o topo Ir para baixo
Rocca




Mensagens : 57
Data de inscrição : 21/03/2011
Idade : 59
Localização : São José do Rio Preto - SP

Curvando e soldando tubos Empty
MensagemAssunto: Re: Curvando e soldando tubos   Curvando e soldando tubos EmptyDom Mar 04, 2012 8:16 pm

prof carlos henrique escreveu:



ps: tenho um amigo em são josé do rio preto que é o cara perfeito para projetar a sua ferramenta e fazer, não é careiro e é um puta de um ferramenteiro, a maioria dos equipamentos que ele tem (é customizador de motos) foi fabricado por ele, tem todo o ferramental necessário para a empreitada, tem vários tornos, fresas e o escambau!!!
se te interessar, coloco em contato!

Opa prof carlos henrique,
Sou de Rio Preto e já tentei construir minha reclinada aqui, mas acabei desistindo por não encontrar ninguém interessado em me ajudar com soldas, gabarito, dobragem de tudo, etc.
Quem sabe seu amigo conheça alguém que possa me ajudar? Tenho interesse em fazer contato com ele. Se puder me passa o telefone.
Sucesso com os trikes. Quando estiver pronto gostaria de vê-los pessoalmente aí em Araçatuba!
Abraços
Ir para o topo Ir para baixo
Paulo SBM

Paulo SBM


Mensagens : 92
Data de inscrição : 10/01/2012
Idade : 72
Localização : Porto Alegre

Curvando e soldando tubos Empty
MensagemAssunto: Re: Curvando e soldando tubos   Curvando e soldando tubos EmptyDom Mar 04, 2012 8:49 pm

Grato prof carlos henrique

Vou ver o que consigo por aqui , se precisar da ajuda do seu amigo , faço contato.

Abraço
Ir para o topo Ir para baixo
prof carlos henrique

prof carlos henrique


Mensagens : 327
Data de inscrição : 14/02/2012
Idade : 66
Localização : Araçatuba - sp

Curvando e soldando tubos Empty
MensagemAssunto: rocca   Curvando e soldando tubos EmptyDom Mar 04, 2012 9:03 pm

o rodrigo é o cara!!

ele é customizador de motos e quem faz isso tem que entender de ciclística de um modo geral.


se no decorrer da confecção da bike ele achar que precisa de uma ferramenta específica faz questão de fabricar ou comprar mesmo que fique mais caro que o combinado, para ele tudo é investimento em se tratando de ferramentas!!

ele está offline no momento, mas amanhã pego o telefone dele!!!

certeza que se bobear, num único fim de semana ele deixa sua bike pronta!! possui todos os meios para isso!!!

abraços
Ir para o topo Ir para baixo
Rocca




Mensagens : 57
Data de inscrição : 21/03/2011
Idade : 59
Localização : São José do Rio Preto - SP

Curvando e soldando tubos Empty
MensagemAssunto: Re: Curvando e soldando tubos   Curvando e soldando tubos EmptySeg Mar 05, 2012 6:06 am

prof carlos henrique escreveu:
o rodrigo é o cara!!

ele é customizador de motos e quem faz isso tem que entender de ciclística de um modo geral.


se no decorrer da confecção da bike ele achar que precisa de uma ferramenta específica faz questão de fabricar ou comprar mesmo que fique mais caro que o combinado, para ele tudo é investimento em se tratando de ferramentas!!

ele está offline no momento, mas amanhã pego o telefone dele!!!

certeza que se bobear, num único fim de semana ele deixa sua bike pronta!! possui todos os meios para isso!!!

abraços

Obrigado prof Carlos Henrique
Vou aguardar o telefone de contato do Rodrigo!
Abçs
Rocca
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Curvando e soldando tubos Empty
MensagemAssunto: Re: Curvando e soldando tubos   Curvando e soldando tubos Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Curvando e soldando tubos
Ir para o topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Comparação de tubos
» Aceito palpites
» Tubos telescópicos...
» Contatos importantes
» review da Slyway Team

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Recliforum :: Faça você mesmo-
Ir para: