Recliforum
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Recliforum

Fórum dedicado a concentrar informações relativas ao ciclismo alternativo, e com maior ênfase no ciclísmo reclinado no Brasil e demais países latinos.
 
InícioInício  RecliforumRecliforum  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 Projeto Trike Full Suspension

Ir para baixo 
+5
ZÖHRER
Arthur HP3
duram
Paulo SBM
skenel
9 participantes
AutorMensagem
skenel

skenel


Mensagens : 4
Data de inscrição : 29/12/2011

Projeto Trike Full Suspension Empty
MensagemAssunto: Projeto Trike Full Suspension   Projeto Trike Full Suspension EmptyDom Jan 22, 2012 2:50 pm

Boa Tarde Pessoal

Este é meu 1º post.

A algum tempo tenho vontade de construir um Trike. Mas só pra dificultar quero um modelo full suspension e de quebra que seja dobrável para poder levar na mala do carro.

Já tenho um esboço do projeto, porém ainda faltam alguns detalhes. Minha maior dúvida é quanto as ângulos dos tubos de direção. Sei que esta parte é de vital importância para a dirigibilidade e estabilidade, principalmente em curvas.

Seguem algumas fotos.
Projeto Trike Full Suspension 25662641
Projeto Trike Full Suspension 65500929

O banco penso em algo como os AZUB, em alumínio.
Projeto Trike Full Suspension Azub1
Ir para o topo Ir para baixo
Paulo SBM

Paulo SBM


Mensagens : 92
Data de inscrição : 10/01/2012
Idade : 71
Localização : Porto Alegre

Projeto Trike Full Suspension Empty
MensagemAssunto: Re: Projeto Trike Full Suspension   Projeto Trike Full Suspension EmptyDom Jan 22, 2012 2:56 pm

Só por curiosidade , que materiais pretende utilizar no quadro ?
Pretende cortar o assento com laser ?
Só mais uma perguntinha ...rsrsrs qual o modelador de sólidos está utilizando ? SW ?
Ir para o topo Ir para baixo
skenel

skenel


Mensagens : 4
Data de inscrição : 29/12/2011

Projeto Trike Full Suspension Empty
MensagemAssunto: Re: Projeto Trike Full Suspension   Projeto Trike Full Suspension EmptyDom Jan 22, 2012 3:06 pm

Paulo SBM escreveu:
Só por curiosidade , que materiais pretende utilizar no quadro ?
Pretende cortar o assento com laser ?
Só mais uma perguntinha ...rsrsrs qual o modelador de sólidos está utilizando ? SW ?

Paulo

Vou usar tubos de aço/carbono parede 1,5mm e alumínio para o banco. As peças que necessitam de corte serão feitos em laser (banco e braço da suspensão dianteira). A traseira será de uma Full de "linha".
Sim, estou usando SW.
Ir para o topo Ir para baixo
duram

duram


Mensagens : 650
Data de inscrição : 30/01/2010
Idade : 60
Localização : Rio de Janeiro

Projeto Trike Full Suspension Empty
MensagemAssunto: Re: Projeto Trike Full Suspension   Projeto Trike Full Suspension EmptySeg Jan 23, 2012 10:11 am

qual programa você usa para desenhar a trike?

uso o Corel Draw mas só faz projetos em 2D gostaria de
melhorar o modo de desenhar e passar a 3D igual ao seu.

Ir para o topo Ir para baixo
http://www.fotolog.com.br/duram
Paulo SBM

Paulo SBM


Mensagens : 92
Data de inscrição : 10/01/2012
Idade : 71
Localização : Porto Alegre

Projeto Trike Full Suspension Empty
MensagemAssunto: Re: Projeto Trike Full Suspension   Projeto Trike Full Suspension EmptySeg Jan 23, 2012 11:16 am

O Skenel usa o SolidWorks , eu uso o Autodesk Inventor.
Dá pra fazer "chover prá cima" com qualquer dos dois programas.
O grande dilema que me enlouquece é saber que na hora do "vamo ver" , dependendo do sujeito que vai cortar (encaixar os tubos) , e soldar , todo aquele preciosismo do software fica prá trás. Daí , ângulos , geometrias e o escambau vão literalmente pro brejo....rsrsrs.
Ir para o topo Ir para baixo
Arthur HP3

Arthur HP3


Mensagens : 147
Data de inscrição : 19/05/2009
Idade : 75
Localização : Rio de Janeiro

Projeto Trike Full Suspension Empty
MensagemAssunto: Re: Projeto Trike Full Suspension   Projeto Trike Full Suspension EmptySeg Jan 23, 2012 8:08 pm

skenel escreveu:
Boa Tarde Pessoal

Minha maior dúvida é quanto as ângulos dos tubos de direção. Sei que esta parte é de vital importância para a dirigibilidade e estabilidade, principalmente em curvas.


Olá Skenel,

Aí vão algumas dicas que, caso você ainda não as tenha, podem ajudar:

Os pinos de articulação das rodas dianteiras têm dois ângulos de inclinação, para trás e para dentro; cada um com sua respectiva função.

O ângulo de inclinação do eixo do pino, para trás, tem a função de ajuste de trail. Exatamente como nas bikes, o trail é que gerará a tendência das rodas se manterem alinhadas com a trajetória em linha reta. Também como nas bikes, quanto maior esse ângulo maior será essa tendência, mas, contrapartida, mais “dura” será a direção. Valores usuais ficam entre 11° e 14°.

O ângulo de inclinação, para dentro, do eixo do pino tem por função alinhar os esforços atuantes na roda com o eixo do pino. Esse ângulo vai depender de detalhes da geometria do trike, como a distância do plano da roda ao ponto de interseção do eixo da roda com o eixo do pino, bem como do diâmetro da roda, com pneu. Colocando de forma prática, esse ângulo deve ser tal que o prolongamento do eixo do pino de articulação tenha interseção com o solo no mesmo ponto em que o pneu toca o solo.

Arthur HP3
Ir para o topo Ir para baixo
skenel

skenel


Mensagens : 4
Data de inscrição : 29/12/2011

Projeto Trike Full Suspension Empty
MensagemAssunto: Re: Projeto Trike Full Suspension   Projeto Trike Full Suspension EmptyTer Jan 24, 2012 4:58 am

Arthur HP3 escreveu:
skenel escreveu:
Boa Tarde Pessoal

Minha maior dúvida é quanto as ângulos dos tubos de direção. Sei que esta parte é de vital importância para a dirigibilidade e estabilidade, principalmente em curvas.


Olá Skenel,

Aí vão algumas dicas que, caso você ainda não as tenha, podem ajudar:

Os pinos de articulação das rodas dianteiras têm dois ângulos de inclinação, para trás e para dentro; cada um com sua respectiva função.

O ângulo de inclinação do eixo do pino, para trás, tem a função de ajuste de trail. Exatamente como nas bikes, o trail é que gerará a tendência das rodas se manterem alinhadas com a trajetória em linha reta. Também como nas bikes, quanto maior esse ângulo maior será essa tendência, mas, contrapartida, mais “dura” será a direção. Valores usuais ficam entre 11° e 14°.

O ângulo de inclinação, para dentro, do eixo do pino tem por função alinhar os esforços atuantes na roda com o eixo do pino. Esse ângulo vai depender de detalhes da geometria do trike, como a distância do plano da roda ao ponto de interseção do eixo da roda com o eixo do pino, bem como do diâmetro da roda, com pneu. Colocando de forma prática, esse ângulo deve ser tal que o prolongamento do eixo do pino de articulação tenha interseção com o solo no mesmo ponto em que o pneu toca o solo.

Arthur HP3

Arthur

Obrigado pelas explicações de dicas. Vou corrigir meu projeto e a medida que o mesmo evolui vou postando as fotos e visualizações.
Ir para o topo Ir para baixo
duram

duram


Mensagens : 650
Data de inscrição : 30/01/2010
Idade : 60
Localização : Rio de Janeiro

Projeto Trike Full Suspension Empty
MensagemAssunto: Re: Projeto Trike Full Suspension   Projeto Trike Full Suspension EmptyQua Jan 25, 2012 10:21 am

"O Skenel usa o SolidWorks , eu uso o Autodesk Inventor."


esses programas não custam em torno de 3000 dólares?

gostei do Solidworks, faz tudo, só falta construir:)

existe no Rio algum curso (senai, senac, etc) com esses programas?

Ir para o topo Ir para baixo
http://www.fotolog.com.br/duram
Paulo SBM

Paulo SBM


Mensagens : 92
Data de inscrição : 10/01/2012
Idade : 71
Localização : Porto Alegre

Projeto Trike Full Suspension Empty
MensagemAssunto: Re: Projeto Trike Full Suspension   Projeto Trike Full Suspension EmptyQua Jan 25, 2012 10:29 am

Custam bem mais do que isto , mas ....... tem jeito prá tudo ....
Ir para o topo Ir para baixo
ZÖHRER

ZÖHRER


Mensagens : 393
Data de inscrição : 23/05/2009
Idade : 56
Localização : Rio de Janeiro

Projeto Trike Full Suspension Empty
MensagemAssunto: Re: Projeto Trike Full Suspension   Projeto Trike Full Suspension EmptyQua Jan 25, 2012 2:22 pm

Eu costumo usar o Rhinoceros em projetos, e as vezes o Solid Work, que tem a vantagem de aplicativos de cálculos de elementos finitos e possibilidade de simulação mecânica de sistemas moventes.
Autocad mais para projetos arquitetônicos, plantas baixa etc.Não gosto de usar Autocad para projetos mecânicos.
No Rio de janeiro sei que tem uma empresa no centro da cidade que dá cursos de Rhinoceros, não sei se tem Solid Works.
http://www.3dtec.com.br/
Onde leciono são dados Autocad, Solid Works e Rhinoceros como obrigatório para os alunos de Desenho industrial.
Ir para o topo Ir para baixo
http://zohrer.com.br
skenel

skenel


Mensagens : 4
Data de inscrição : 29/12/2011

Projeto Trike Full Suspension Empty
MensagemAssunto: Re: Projeto Trike Full Suspension   Projeto Trike Full Suspension EmptySex Jan 27, 2012 6:45 pm

Uso o Solid pois sou Engenheiro Mecânico em uma Indústria Metalúrgica.

A propósito neste fim de semana vou reformular o projeto.

Vou abandonar a ideia de uma suspensão dianteira pois o giro das rodas com o movimento vertical seria difícil de acertar e por causa do peso extra das barras duplas e amortecedores.

Porém não vou abandonar totalmente o conforto. Vou manter a suspensão traseira e fazer algum tipo de amortecimento na união da barra da direção com o corpo do trike. Alguma coisa com elastômero, apenas para absorver grandes impactos...

Assim te terminar, posto as imagens...
Ir para o topo Ir para baixo
Marcus Del Mastro

Marcus Del Mastro


Mensagens : 903
Data de inscrição : 25/03/2011
Idade : 49
Localização : Sorocaba - SP

Projeto Trike Full Suspension Empty
MensagemAssunto: Re: Projeto Trike Full Suspension   Projeto Trike Full Suspension EmptySex Fev 24, 2012 1:57 pm

Talvez vc já conheça, mas essa calculadora acho essencial para quem faz trikes tadpole

http://ihpva.org/projects/tools/steernew.zip

divirta-se
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.pocketcar.org
Mamtrike

Mamtrike


Mensagens : 1
Data de inscrição : 26/02/2012
Idade : 63
Localização : São Paulo, SP - Zona Leste

Projeto Trike Full Suspension Empty
MensagemAssunto: Quero fazer um Trike, também...   Projeto Trike Full Suspension EmptySeg Mar 12, 2012 8:18 pm

skenel escreveu:
Boa Tarde Pessoal

Este é meu 1º post.

A algum tempo tenho vontade de construir um Trike. Mas só pra dificultar quero um modelo full suspension e de quebra que seja dobrável para poder levar na mala do carro.

Já tenho um esboço do projeto, porém ainda faltam alguns detalhes. Minha maior dúvida é quanto as ângulos dos tubos de direção. Sei que esta parte é de vital importância para a dirigibilidade e estabilidade, principalmente em curvas.

Seguem algumas fotos.
Projeto Trike Full Suspension 25662641
Projeto Trike Full Suspension 65500929

O banco penso em algo como os AZUB, em alumínio.
Projeto Trike Full Suspension Azub1

Caro Skenel, parabéns pelo projeto. Eu também estou "desenhando" um Trike, bem mais simples que o seu, mas semelhante em alguns aspectos, como por exemplo a suspensão traseira.
Estou usando o Sketchup Pró 8, que atende bem os meus objetivos, mas nada como um SW, reconheço.
Vou acompanhar o seu desenvolvimento e quando aprender a postar arquivos no forum mando os meus também.

Abraços
Ir para o topo Ir para baixo
ninocoutinho

ninocoutinho


Mensagens : 1279
Data de inscrição : 20/09/2010
Localização : Itabira - MG

Projeto Trike Full Suspension Empty
MensagemAssunto: Re: Projeto Trike Full Suspension   Projeto Trike Full Suspension EmptyTer Fev 04, 2014 1:08 pm

Acabei de ver uma foto no FB da Catrike que me fez lembrar deste tópico.

Eis o CEO da SolidWorks, Bertrand Sicot, dando um rolé de teste num Catrike Expedition:

Projeto Trike Full Suspension 1779991_750554324956839_457897247_n

O encontro aconteceu nesta convenção: https://www.solidworks.com/sww/
Ir para o topo Ir para baixo
Alvaro Muraroto Belon




Mensagens : 1
Data de inscrição : 15/02/2015

Projeto Trike Full Suspension Empty
MensagemAssunto: Trike tcc   Projeto Trike Full Suspension EmptyDom Fev 15, 2015 3:06 pm

skenel escreveu:
Boa Tarde Pessoal

Este é meu 1º post.

A algum tempo tenho vontade de construir um Trike. Mas só pra dificultar quero um modelo full suspension e de quebra que seja dobrável para poder levar na mala do carro.

Já tenho um esboço do projeto, porém ainda faltam alguns detalhes. Minha maior dúvida é quanto as ângulos dos tubos de direção. Sei que esta parte é de vital importância para a dirigibilidade e estabilidade, principalmente em curvas.

Seguem algumas fotos.
Projeto Trike Full Suspension 25662641
Projeto Trike Full Suspension 65500929

O banco penso em algo como os AZUB, em alumínio.
Projeto Trike Full Suspension Azub1

Muito Legal, e como esta o projeto já finalizou?
Estou desenvolvendo uma trike desde 2012 foi o meu TCC do tecnico. E com a correria do dia a dia não finalizei ainda falta alguns detalhes como guidão e suporte para o freio a disco.
Pretendo finalizar esse ano.. e futuramente colocar um motor de bicicleta nela...heheheh
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Projeto Trike Full Suspension Empty
MensagemAssunto: Re: Projeto Trike Full Suspension   Projeto Trike Full Suspension Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Projeto Trike Full Suspension
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Full Suspension - To be or Not to be? That´s the question!
» Minivelo full-suspension
» Baixe gratis planta em Cad de um triciclo reclinado full suspension
» Só falta testar!! "Nome de batismo: Fada Verde !!"
» Wild Wave - trike full que inclina, da Stein

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Recliforum :: Faça você mesmo-
Ir para: