Recliforum
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Recliforum

Fórum dedicado a concentrar informações relativas ao ciclismo alternativo, e com maior ênfase no ciclísmo reclinado no Brasil e demais países latinos.
 
InícioInício  RecliforumRecliforum  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 Espelho de Capacete

Ir para baixo 
+14
arakawa
xamã
Mordaz
SOLYOM
Marcus Del Mastro
prof carlos henrique
rudi nicola
ninocoutinho
OJM
Raul
duram
RafaelJank
Klaus
Olavo
18 participantes
Ir à página : Anterior  1, 2, 3
AutorMensagem
artur elias

artur elias


Mensagens : 551
Data de inscrição : 11/02/2009

Espelho de Capacete - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Espelho de Capacete   Espelho de Capacete - Página 3 EmptyDom Jul 01, 2012 10:58 am

Continuando:

as 3 opções citadas acima, colocadas em ordem decrescente de qualidade/eficiência/praticidade:


1) adaptado-em-casa com espelho de guidão plano, incluindo toda a estrutura de haste e montagem (pequeníssimas modificações)

2) take-a-look (nos óculos e no capacete)

3) feito-em-casa com espelho de guidão convexo, um raio de roda e muito jetinho


Sim, eu acho que o vagabundinho de 5 pila (reais do Mampituba pra cima) é ainda um pouquinho melhor que o de marca (take-a-look). Mas qualquer um dos dois é ótimo. o aspecto-chave é a facilidade de ajuste em mais de um plano.




Última edição por artur elias em Dom Jul 01, 2012 11:15 am, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.pespracima.blogspot.com
artur elias

artur elias


Mensagens : 551
Data de inscrição : 11/02/2009

Espelho de Capacete - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Espelho de Capacete   Espelho de Capacete - Página 3 EmptyDom Jul 01, 2012 11:08 am

Uma coisa (entre outras) que eu acho muito estranha e absolutamente não posso concordar com John Forester, que de resto é uma figura de referência no ciclismo veicular e na ciclo-educação é justamente a injustificável aversão dele (e de seus seguidores mais fundamentalistas) pelo uso do espelho.

O espelho é o acessório mais importante de todos para o ciclismo veicular.

É o único que contribui para

- avaliação do entorno (traseiro e lateral)
- comunicação e relacionamento (você avalia em tempo real como os motoristas reagem a seu posicionamento na pista e aos sinais que você emite, com o braço ou outros)

A tradição (do ciclismo de estrada) de usar o pescoço em vez de um espelho me parece uma teimosia burra quando a situação é urbana e complexa e perigosa 90% do tempo.

Apenas com o espelho é possível avaliar TODO o tempo, e em tempo real, o que acontece atrás, sem correr risco de não ver algo importante que surge à frente (um buraco, um pedestre, um carro emergindo de uma saída de garagem, etc etc).

Mesmo que você tenha dificuldade em focalizar a imagem no espelho;

mesmo que você tenha que fechar um olho (me acontecia antigamente) para poder focalizar o espelho;

mesmo até que o espelho (opticamente falando) seja ruim e não forneça uma boa imagem;

você está sempre melhor com espelho do que sem.


Para saber isso, só usando espelho por um bom tempo, e depois não usar.


Trust me ;-)


Última edição por artur elias em Dom Jul 01, 2012 11:16 am, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.pespracima.blogspot.com
artur elias

artur elias


Mensagens : 551
Data de inscrição : 11/02/2009

Espelho de Capacete - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Espelho de Capacete   Espelho de Capacete - Página 3 EmptyDom Jul 01, 2012 11:12 am

Ah, já ia esquecendo:

aquele papo que espelho é importante apenas pra reclinada - "porque é difícil olhar pra trás" - é uma lenda urbana, bobagem, balela.

Tudo que falei nas 3 msgens anteriores vale praticamente igual para todas as bicicletas que eu tenho (e uso!).

É absolutamente possível olhar pra trás na reclinada, se você tem flexibilidade e coordenação. Não é essa a questão.

É absolutamente impossível enxergar atrás e na frente e dos lados, (quase) ao mesmo tempo, em qualquer tipo de bicicleta, sem espelho de cabeça.


Peço desculpas a todos pela extensão deste discurso. Pelo menos dividi em parte pra não desanimar ninguém hehehe.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.pespracima.blogspot.com
Marcus Del Mastro

Marcus Del Mastro


Mensagens : 903
Data de inscrição : 25/03/2011
Idade : 49
Localização : Sorocaba - SP

Espelho de Capacete - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Espelho de Capacete   Espelho de Capacete - Página 3 EmptySeg Jul 02, 2012 9:08 pm

Putz Artur,

Boa parte do que vc descreveu está acontecendo comigo (e outra parte provavelmente vá acontecer ainda), além do que também tenho alta miopia (-9,5) com astigmatismo.

Um dos meus maiores problemas para encontrar a regulagem é os limites dos meus óculos (eu tenho que ver o espelho todo por dentro dos óculos, senão embaralha a imagem).

Outra coisa é que para nós dois, não adianta ter um super espelho, já que a lentes de óculos (lentes simples) promovem ótima visão somente no centro da lente com aberrações óticas crescentes para as bordas (pretendo em breve voltar a pedalar de lentes de contato que sempre vemos pelo centro da lente, pois acompanha o movimento dos olhos).

Na minha pouca experiência, sinto que o espelho tem que ser ajustado de forma que o só um dos olhos veja a imagem formada. Ao collocar de forma que os dois olhos vejam o espelho, é tão distinta as imagens projetadas em cada olho (o tamanho da imagem e o ângulo de visão), que o cérebro se embaralha e dificilmente vai conseguir obter alguma informação disso (talvez com o tempo ele aprenda a ignorar a imagem de um dos olhos nesses momentos). No começo da pedalada ainda sinto dificuldade de encontrar a imagem, mas depois de alguns minutos o cérebro relembra e daí para frente vai bem. Em alguns momentos ainda tenho que fechar o outro olho para encontrar a imagem do espelho.

Estou testando o espelho numa bicicleta de ciclismo convencional e tenho achado muito bom (apesar de uma qualidade e campo de visão inferior a olhar para tras) pelos motivos relatados pelo Artur, monitoramento quase que constante do que ocorre atrás de vc. Hoje um carro vinha por trás sem abrir distância segura, percebi isso graças ao espelho (não é uma situação que eu viraria a cabeça para olhar para trás), e um simples sinal com o braço esquerdo o fez mudar de faixa... simples assim. Há momentos que não me sinto seguro no que estou enxergando e olho para trás mesmo (na estrada para passar por entradas e saídas mais rápidas), pois a visão é maior, mais ampla e mais nítida. Não sei se um dia vou deixar de virar a cabeça para trás, tampouco vou deixar de usar espelho. O único porém para bikes de estradas é que a posição inclinada para frente deixa uma brecha limitada para regulagem, ainda mais se estiver usando mochila, porém ainda sim possível de encontrar um bom ajuste.

Já estou no segundo protótipo e se der tempo vou fazer um 3o. ainda menor, acho que vou conseguir uma regulagem mais apropriada para mim que uso normalmente óculos.

Não tenho como dizer o quanto custou pois um colega arranjou um pedaço de 20x20cm desse acrílico espelhado (pena já não tinha as películas protetoras, o que torna o manuseio extremamente delicado) e o resto eu já tinha em casa. Esse material é muito usado por quem mexe com cenografia (teatro, propaganda...), stand de vendas, stand de feiras... sempre sobram retalhos (e qq 2x3cm dá para fazer um baita retrovisor). O fio elétrico pode ser uma sobra de obra, 30cm dá pro gasto. Cola quente e silvertape podem ser substituídas por outras coisas (é o que eu já tinha em casa).
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.pocketcar.org
Mordaz

Mordaz


Mensagens : 2258
Data de inscrição : 22/05/2009
Localização : Rio de Janeiro

Espelho de Capacete - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Espelho de Capacete   Espelho de Capacete - Página 3 EmptySeg Jul 02, 2012 11:06 pm

Marcus Del Mastro escreveu:
Não tenho como dizer o quanto custou pois um colega arranjou um pedaço de 20x20cm desse acrílico espelhado (pena já não tinha as películas protetoras, o que torna o manuseio extremamente delicado) e o resto eu já tinha em casa. Esse material é muito usado por quem mexe com cenografia (teatro, propaganda...), stand de vendas, stand de feiras... sempre sobram retalhos (e qq 2x3cm dá para fazer um baita retrovisor). O fio elétrico pode ser uma sobra de obra, 30cm dá pro gasto. Cola quente e silvertape podem ser substituídas por outras coisas (é o que eu já tinha em casa).
Off-topic: Esse acrílico espelhado talvez seja a solução para um problema que tenho com os espelhos de minha preferência, Zéfal Spy. Gosto do espelho, combina muito bem com guidão superman, fica bem aero, mas a superfície refletora oxida com o tempo e fica imprestável. O pior é que o danado não é barato. Trocar oou restaurar a superfície refletora seria o ideal. Será que esse acrílico espelhado poderia ser aplicado sobre o espelho?
Ir para o topo Ir para baixo
http://fotolog.terra.com.br/bentrider
artur elias

artur elias


Mensagens : 551
Data de inscrição : 11/02/2009

Espelho de Capacete - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Espelho de Capacete   Espelho de Capacete - Página 3 EmptyTer Jul 03, 2012 1:07 pm

Citação :
"Marcus Del Mastro"]

Boa parte do que vc descreveu está acontecendo comigo (e outra parte provavelmente vá acontecer ainda), além do que também tenho alta miopia (-9,5) com astigmatismo.

Bem-vindo ao clube! hehehe




Citação :
Na minha pouca experiência, sinto que o espelho tem que ser ajustado de forma que o só um dos olhos veja a imagem formada. Ao collocar de forma que os dois olhos vejam o espelho, é tão distinta as imagens projetadas em cada olho (o tamanho da imagem e o ângulo de visão), que o cérebro se embaralha e dificilmente vai conseguir obter alguma informação disso (talvez com o tempo ele aprenda a ignorar a imagem de um dos olhos nesses momentos). No começo da pedalada ainda sinto dificuldade de encontrar a imagem, mas depois de alguns minutos o cérebro relembra e daí para frente vai bem. Em alguns momentos ainda tenho que fechar o outro olho para encontrar a imagem do espelho.



Eu vou dar um chute, mesmo sem ter percorrido nem metade do seu raciocínio:

aumentar a distância entre o espelho e o olho
pode ser a chave para esse problema (que é bem comum e creio, a maior causa para o abandono do espelho de cabeça após poucas e mal-sucedidas tentativas).


Já não lembro bem como era o take-a-look (foi roubado junto com capacete e a reclinada Ypê). Tenho a impressão que a distância máxima que ele permite é menor do que a desse espelho de guidão que eu uso agora. E tenho a impressão que naquela época eu quase sempre tinha que fechar um olho para focar no espelho, e agora quase nunca preciso fazer isso.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.pespracima.blogspot.com
artur elias

artur elias


Mensagens : 551
Data de inscrição : 11/02/2009

Espelho de Capacete - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Espelho de Capacete   Espelho de Capacete - Página 3 EmptyTer Jul 03, 2012 1:12 pm

Marcus Del Mastro escreveu:
Hoje um carro vinha por trás sem abrir distância segura, percebi isso graças ao espelho (não é uma situação que eu viraria a cabeça para olhar para trás), e um simples sinal com o braço esquerdo o fez mudar de faixa... simples assim.


Essa dica é MUITO BOA, deveria ser integrada aos manuais de Ciclismo Veicular!

Eu faço isso tbém, descobri intuitivamente; raramente, mas funcionou TODAS as vezes.

Faço um movimento inspirado num gesto que os árbitros de futebol fazem (acho que é pra dizer que um jogador empurrou outro de maneira não-lícita). Só que faço o movimento do braço/mão esq para o lado, claro. E MUITO enérgico.

É o tipo de recurso de relacionamento no trânsito que só poderia ocorrer a alguém que USA espelho.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.pespracima.blogspot.com
Marcus Del Mastro

Marcus Del Mastro


Mensagens : 903
Data de inscrição : 25/03/2011
Idade : 49
Localização : Sorocaba - SP

Espelho de Capacete - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Espelho de Capacete   Espelho de Capacete - Página 3 EmptyTer Jul 03, 2012 10:29 pm

Mordaz escreveu:
Marcus Del Mastro escreveu:
Não tenho como dizer o quanto custou pois um colega arranjou um pedaço de 20x20cm desse acrílico espelhado (pena já não tinha as películas protetoras, o que torna o manuseio extremamente delicado) e o resto eu já tinha em casa. Esse material é muito usado por quem mexe com cenografia (teatro, propaganda...), stand de vendas, stand de feiras... sempre sobram retalhos (e qq 2x3cm dá para fazer um baita retrovisor). O fio elétrico pode ser uma sobra de obra, 30cm dá pro gasto. Cola quente e silvertape podem ser substituídas por outras coisas (é o que eu já tinha em casa).
Off-topic: Esse acrílico espelhado talvez seja a solução para um problema que tenho com os espelhos de minha preferência, Zéfal Spy. Gosto do espelho, combina muito bem com guidão superman, fica bem aero, mas a superfície refletora oxida com o tempo e fica imprestável. O pior é que o danado não é barato. Trocar oou restaurar a superfície refletora seria o ideal. Será que esse acrílico espelhado poderia ser aplicado sobre o espelho?

Acho que sim, porque é leve, talvez uma boa fita dupla face de conta (tem aquelas fitas prender friso de automóvel). Mas acho que não ficará bonito.

Acho que poderia usar a menor espessura que exista (não sei qual é) já que vc fixaria sobre uma estrutura que já é plana e rígida. Além do acrílico espelhado, há também o policarbonato e há variantes dos dois muito interessantes. O problema é arrumar retalho exatamente daquele que vc escolher ou comprar uma placa gigante e usar um "nadésimo" dela.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.pocketcar.org
Marcus Del Mastro

Marcus Del Mastro


Mensagens : 903
Data de inscrição : 25/03/2011
Idade : 49
Localização : Sorocaba - SP

Espelho de Capacete - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Espelho de Capacete   Espelho de Capacete - Página 3 EmptyTer Jul 03, 2012 10:36 pm

artur elias escreveu:

Eu vou dar um chute, mesmo sem ter percorrido nem metade do seu raciocínio:

aumentar a distância entre o espelho e o olho
pode ser a chave para esse problema (que é bem comum e creio, a maior causa para o abandono do espelho de cabeça após poucas e mal-sucedidas tentativas).

É isso mesmo que estava pensando, mas acho que tenho que aumentar essa distância para frente e para o lado, para que o olho direito continue sem ver o espelho. vou tentar encomprida-lo sem descola-lo... (mas dá uma preguiça ter que regular tudo de novo...rsss)
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.pocketcar.org
Marcus Del Mastro

Marcus Del Mastro


Mensagens : 903
Data de inscrição : 25/03/2011
Idade : 49
Localização : Sorocaba - SP

Espelho de Capacete - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Espelho de Capacete   Espelho de Capacete - Página 3 EmptySeg Jul 23, 2012 8:14 pm

Faz uma semana e meia que tive "coragem" de regular novamente o espelho, ficou bem melhor, agora consigo ver atrás sem ter que mexer a cabeça na posição menos aero na speed, já nas outras posições intermediária tenho que mexer um pouco a cabeça e nas posições aero e "super aero" não há como ver nada que esteja atrás.

Outra coisa importante é que com o costume e com a nova regulagem tem ficado cada vez mais fácil de identificar a imagem do espelho rapidamente. Na primeira semana quando entrava numa situação de risco, eu dificilmente encontrava a imagem por causa da ansiedade simplesmente.

Já cortei novos espelhinhos menores para fazer novos testes (o que estou usando é na verdade 5x3,5cm e os novos são 4x3cm).

Abrçs
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.pocketcar.org
manouchk




Mensagens : 159
Data de inscrição : 12/06/2010

Espelho de Capacete - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Espelho de Capacete   Espelho de Capacete - Página 3 EmptyQui Ago 23, 2012 7:02 pm

Surgiu uma discussão espelho no grupo cicloturismo Brasil e voltei a essa discussão!

Eu não ando sem espelho no Brasil mas na França eu fico mais a vontade sem espelho mas ando mais fora da cidade na França. Lembro que no ano passado voltei a andar mais de speed quando fiquei na França e me senti mal quando um caminhão gigantesco chegou atrás da gente numa subida antes de uma curva para esquerda. Uma situação que consideraria muito perigosa no Brasil resultou em freada do caminhão que esperou tranquilamente passar a curva e depois fez a ultrapassagem... Simples assim. Perdeu 25 segundos e prosseguiu. Nunca andei fora da cidade no Brasil! Tenho medo mesmo!

Onde eu encontro um par de espelho como esses? Achei fantástico. São esse espelhos que são os take a look?
Espelho de Capacete - Página 3 Ss85

Com espelho, além de usar a técnica do braço estendido que alias uso de maneira específica, estendendo o braço horizontalmente com a mão a noventa graus para baixo, como se estivesse mostrando que meu corpo é maior do que é, eu frequentemente faço uma pequena ondulação para ver a reação do motorista. Se ele freia, isso me indica que ele dirige de maneira defensiva, segura, caso contrário, tomo providências!!
Ir para o topo Ir para baixo
Marcus Del Mastro

Marcus Del Mastro


Mensagens : 903
Data de inscrição : 25/03/2011
Idade : 49
Localização : Sorocaba - SP

Espelho de Capacete - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Espelho de Capacete   Espelho de Capacete - Página 3 EmptyTer Ago 28, 2012 12:04 am

Já virei um dependente do espelho e o mais legal é que vc aprende (como o Manouk) como a forma que vc pedala interfere no modo de dirigir do motorista. E vc faz as coisas com muito mais segurança. Hoje mesmo eu estava percebendo que se eu ocupar mais a pista os carros desviam sem eu ter que dar qq sinal.

Eis que me deparo no blog do Emmanuel:
http://vitoria-sustentavel.blogspot.com.br/2012/08/inicio-do-bike-anjo-em-vitoria.html

Um link com essa mesma dica, ... quer dizer, com essa aula:
http://vadebike.org/2006/03/dicas-para-o-ciclista-urbano-4/

Importante que todos leiam (mesmo que não concordem).

Abraços
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.pocketcar.org
duram

duram


Mensagens : 650
Data de inscrição : 30/01/2010
Idade : 60
Localização : Rio de Janeiro

Espelho de Capacete - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Espelho de Capacete   Espelho de Capacete - Página 3 EmptySáb Set 01, 2012 10:19 pm

Comprei esses na Amazon.com coloca lá bike mirror e vc irá achá-los facilmente, tem tb para capacete.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.fotolog.com.br/duram
Conteúdo patrocinado





Espelho de Capacete - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Espelho de Capacete   Espelho de Capacete - Página 3 Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Espelho de Capacete
Ir para o topo 
Página 3 de 3Ir à página : Anterior  1, 2, 3
 Tópicos semelhantes
-
» vendo dobravel, reclinada e pecas
» Retrovisor no capacete
» capacete ciclistico
» Mais uma viseira para capacete

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Recliforum :: Faça você mesmo-
Ir para: