Recliforum
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Recliforum

Fórum dedicado a concentrar informações relativas ao ciclismo alternativo, e com maior ênfase no ciclísmo reclinado no Brasil e demais países latinos.
 
InícioInício  RecliforumRecliforum  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 Audax: Rio ou SP?

Ir para baixo 
+3
ninocoutinho
ZÖHRER
Mordaz
7 participantes
Ir à página : Anterior  1, 2, 3  Seguinte
AutorMensagem
manouchk




Mensagens : 159
Data de inscrição : 12/06/2010

Audax: Rio ou SP? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Audax: Rio ou SP?   Audax: Rio ou SP? - Página 2 EmptySeg Dez 10, 2012 5:13 pm

Achei o material necessário: http://www.sociedade.audax.org.br/2010/10/equipamentos-obrigatorios.html
Ir para o topo Ir para baixo
Mordaz

Mordaz


Mensagens : 2258
Data de inscrição : 22/05/2009
Localização : Rio de Janeiro

Audax: Rio ou SP? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Audax: Rio ou SP?   Audax: Rio ou SP? - Página 2 EmptySeg Dez 10, 2012 7:32 pm

ninocoutinho escreveu:
Mesmo o pessoal da organização, que são ciclistas experientes, acham meio "sofrimento a mais" fazer esse percurso de reclinada. O Richard mesmo me perguntou "vc sofreu muito mais que os outros nas subidas, não?". Bem, eu realmente não sei dizer, não repito pedais idênticos em condições idênticas com bikes diferentes. Então acho que nunca vou saber. Que esse foi bruto, foi, e, quando eu fizer algum outro audax bruto de bike convencional, posso ter até alguma resposta.
Esse tipo de colocação por parte dos organizadores mostra o quanto o meio ciclístico é conservador e apegado à tradição. Como alguém pode fazer um comentário desse em relação a uma reclinada e não criticar, por exemplo, o uso de fixas em Audaxes?

Aparentemente eles valorizam muito a possibilidade de pedalar em pé, "subindo" nos pedais da convencional, mas seria isso importante em um Audax? Ou seria um desperdício injustificável de energia?
Ir para o topo Ir para baixo
http://fotolog.terra.com.br/bentrider
Mordaz

Mordaz


Mensagens : 2258
Data de inscrição : 22/05/2009
Localização : Rio de Janeiro

Audax: Rio ou SP? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Audax: Rio ou SP?   Audax: Rio ou SP? - Página 2 EmptySeg Dez 10, 2012 7:42 pm

manouchk escreveu:
Queluz fica perto de Itatiaia?
Fica a 24 km de Itatiaia.

manouchk escreveu:
Preciso me animar para montar uma bike para fazer esse audax! É 100% asfalto? Já tenho colete refletor. Tem que ter luz (contínua?) com quantas horas de autonomia?
O percurso já é conhecido?
100% de asfalto. Se o percurso for igual ao das edições anteriores, deve sair de Queluz para Areias, seguir pela Estrada dos Tropeiros até Bananal, e daí até Barra Mansa. Depois tudo isso de volta.

manouchk escreveu:
ps: não sei se alguém tem acesso ao pessoal do site audax brasil que está cheio de erros:
Código:

Deprecated: Assigning the return value of new by reference is deprecated
in /home/audaxbrasil/www/site/administrator/components/com_virtuemart/global.php on line 85
Mas o próximo Audax de Queluz será organizado pelo Audax SP:
http://audaxsp.wordpress.com/calendario-2013/
Ir para o topo Ir para baixo
http://fotolog.terra.com.br/bentrider
ninocoutinho

ninocoutinho


Mensagens : 1279
Data de inscrição : 20/09/2010
Localização : Itabira - MG

Audax: Rio ou SP? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Audax: Rio ou SP?   Audax: Rio ou SP? - Página 2 EmptyTer Dez 11, 2012 9:20 am

Mordaz escreveu:
Esse tipo de colocação por parte dos organizadores mostra o quanto o meio ciclístico é conservador e apegado à tradição. Como alguém pode fazer um comentário desse em relação a uma reclinada e não criticar, por exemplo, o uso de fixas em Audaxes?

Aparentemente eles valorizam muito a possibilidade de pedalar em pé, "subindo" nos pedais da convencional, mas seria isso importante em um Audax? Ou seria um desperdício injustificável de energia?
Curioso vir dessa organização q imagino ser a mesma iniciou os audaxes em queluz, lá no início dos anos 2000, qndo a gente vê, pelas histórias que o Pedro contou, o quanto havia de reclinadas nas provas e o quanto conquistaram sucesso - com ele, com o Cézar e com outros, inclusive na tal primeira edição brasileira.

Se hoje não anda tendo mais muitas reclinadas nos audaxes paulistas, é pq em são paulo não tem muitas reclis mesmo e onde tem mais, q é RS e RJ, tem muitos audaxes pros ciclistas de lá.

Eu é q não tenho audax 'doméstico', e tenho q ficar indo pro rio ou sp.

Sobre subidas e reclinadas nos audaxes, e a tal expressão "sofrimento" nas subidas, realmente, mesmo que de reclinada se suba mais lentamente (SEEE isso ocorrer), não significa que por isso, é mais sofrido, pelo contrário... Acho que só é mais quente! sunny

Ainda sobre Holambra: tava bem comum espideiro empurrando em subidas lá, viu Razz ??? Mas eu também empurrei, antes do PC2, pq tava brabo mesmo. Acho que se vc é forte, beleza, teve gente q concluiu os 200k em 8 horas; agora se é um ciclista mais "comum" como a maioria de nós, tem q ter relação leve pro final da prova, e speed, do jeito que sai "de fábrica", não se presta pra pedais desse tipo e pra ciclistas desse tipo. Parece q o pessoal não pensa, é tão simples tomar a decisão de se ter uma relação de marchas mais adequada, sem compremeter as marchas pesadas e sem comprementer o escalonamento de forma séria... Se EU estivesse com minha speed, que já tem uma relação leve de fazer espideiro sentir arrepio, eu acho que não teria terminado a prova. Talvez aguentasse o desafio 135, mas tlvz sofrendo mais do que sofri nos 207.

Outra questão que ficou no ar, e levantei essa questão no último PC pro pessoal da organização (não argumentei muito pq eles devem saber das regras melhor q eu) e achei-os decididos quanto a isso e contraditórios quanto ao que me lembro do audax rio: bem, em qualquer audax, o tempo limite pra se concluir é o que considera a velocidade média total mínima como 15km/h (nada a ver com a marcação do ciclocomputador, e sim a divisão absoluta da quilometragem pelo tempo). Ou seja, num 200km, concluir em 13:30. Pois bem, dificilmente um audax "fecha" a kilometragem de forma tão redonda; tem uma margem a mais ou a menos que, se me lembro, É COMPENSADA no tempo limite. Por exemplo, esse brevet de Holambra tinha 207 km e, na minha opinião, não deveria ter limite de 13:30, e sim quase 14h, pois esses 7km a mais, a 15 por hora, levaria quase meia hora pra fazer. Tô certo ou errado?? scratch

Claro q a dúvida surgiu pq eu estava receando estourar meu tempo e estava querendo ter direito a mais tempo, segundo os critérios da velocidade mínima da randonagem! Cool

Acabei de olhar umas planilhas anteriores dos audaxes do rio e é bem comum largadas em horas "redondas" e fechamentos de PCs finais em horas "quebradas" (tipo largada às 07 da manhã e fechamento do último PC às 20:36), como que compensando a distância a mais.
Ir para o topo Ir para baixo
Mordaz

Mordaz


Mensagens : 2258
Data de inscrição : 22/05/2009
Localização : Rio de Janeiro

Audax: Rio ou SP? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Audax: Rio ou SP?   Audax: Rio ou SP? - Página 2 EmptyTer Dez 11, 2012 9:51 am

ninocoutinho escreveu:
Ainda sobre Holambra: tava bem comum espideiro empurrando em subidas lá, viu Razz ??? Mas eu também empurrei, antes do PC2, pq tava brabo mesmo.
Acho que só mesmo indo para Holambra vou entender essas subidas. Pela altimetria indicada no Google Earth, as subidas, embora longas, são de 6,2%, no máximo. Não deveria ser tão difícil. Claro, pode ser que essa altimetria esteja errada. Ou talvez sejam tantas subidas em torno de 6% que o efeito acumulado se faz sentir.

Eu pensava que Holambra fosse mais fácil que Boituva. O Brevet 200 de Boituva (que não terminei por desidratar) estava até fácil. Lembro de uma única subida puxada e mais ou menos longa, mas o resto foi tranqüilo.

ninocoutinho escreveu:
Por exemplo, esse brevet de Holambra tinha 207 km e, na minha opinião, não deveria ter limite de 13:30, e sim quase 14h, pois esses 7km a mais, a 15 por hora, levaria quase meia hora pra fazer. Tô certo ou errado?? scratch
Matematicamente, estás certíssimo. Talvez eles estejam levando em conta uma eventual imprecisão da quilometragem, para não correr o risco de dar certificado a quem fez 199,9 km, por exemplo.
Ir para o topo Ir para baixo
http://fotolog.terra.com.br/bentrider
ninocoutinho

ninocoutinho


Mensagens : 1279
Data de inscrição : 20/09/2010
Localização : Itabira - MG

Audax: Rio ou SP? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Audax: Rio ou SP?   Audax: Rio ou SP? - Página 2 EmptyTer Dez 11, 2012 11:36 am

Mordaz escreveu:
Acho que só mesmo indo para Holambra vou entender essas subidas. Pela altimetria indicada no Google Earth, as subidas, embora longas, são de 6,2%, no máximo. Não deveria ser tão difícil. Claro, pode ser que essa altimetria esteja errada. Ou talvez sejam tantas subidas em torno de 6% que o efeito acumulado se faz sentir.

Eu pensava que Holambra fosse mais fácil que Boituva. O Brevet 200 de Boituva (que não terminei por desidratar) estava até fácil. Lembro de uma única subida puxada e mais ou menos longa, mas o resto foi tranqüilo.
Não, não tem nenhuma subida íngreme (aliás, DENTRO da cidade de Holambra acho que tem subida mais forte que no audax todo!), mesmo, o que derruba é o acúmulo, e o calor. Não tem plano; ao fim de uma subida, começa uma descida de onde vc já vê a próxima subida. Sobre diferença Boituva/Holambra, eu não sei, lá teve gente q falou q Boituva é mais fácil, e teve gente dizendo ser mais difícil. Pela altimetria das rotas no bikely, Boituva tem mais subidas, mas pouca coisa a mais - tlvz tenham algumas mais íngremes, não vi o perfil no google earth pra saber, só no bikely. Vi uma subida longa que parece ter uns 10km, com uma descidinha no meio (a partir do km 42 mais ou menos). Como o trajeto é ida e volta, na volta é o oposto. cyclops
Ir para o topo Ir para baixo
Mordaz

Mordaz


Mensagens : 2258
Data de inscrição : 22/05/2009
Localização : Rio de Janeiro

Audax: Rio ou SP? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Audax: Rio ou SP?   Audax: Rio ou SP? - Página 2 EmptyTer Dez 11, 2012 12:31 pm

Aqui vai uma comparação Boituva/Holambra, ambos 200 km:

Boituva
Audax: Rio ou SP? - Página 2 Boituva200alt

Holambra
Audax: Rio ou SP? - Página 2 Holambra200alt

Em Boituva o sobe e desce se alterna mais rapidamente, ou seja, você não chega a penar tanto nas subidas porque já consegue vencer parte delas com o impulso ganho na descida anterior. As únicas exceções são uma subida puxada (não me lembro bem, mas olhando no gráfico, deve estar por volta do km 40) e uma descida bem longa que sai "de graça" nos 4 km e pouco que antecedem o km 100 (e que vira um subidão na volta).

Esse tipo e sobe e desce é algo que nem dá para treinar aqui onde moro. Aqui é tudo plano, ou morro com 10% de aclive ou mais.
Ir para o topo Ir para baixo
http://fotolog.terra.com.br/bentrider
ninocoutinho

ninocoutinho


Mensagens : 1279
Data de inscrição : 20/09/2010
Localização : Itabira - MG

Audax: Rio ou SP? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Audax: Rio ou SP?   Audax: Rio ou SP? - Página 2 EmptyTer Dez 11, 2012 2:10 pm

Adorei os gráficos. Acredito q a fadiga geral, dos dois, seja semelhante, guardadas essas diferenças que vc apontou. De qualquer forma, só volto esse ano pra Holambra ou estreio em Boituva se for fazer um 300 ou algum outro maior, caso brevete os 300.

Tava olhando aqui a rota do 600 de Boituva, como foi ano passado. Eles dividiram em 3 arquivos, que são as 3 saídas de boituva: o primeiro trajeto é igualzinho esse 200 aí, que tem esse ganho de elevação duns 2300, 2400 metros. o segundo trajeto é um pouco maior (240km) e tem também uns 2500, 2600 de elevação. Já o último é um pouco menor, 160km, com uns 1700 de ganho de elevação. No total dos 600, dá bem mais de 6000 metros de elevação.

O Paris-Brest-Paris, que tem o dobro da kilometragem, tem mais ou menos isso aí de elevação albino ! Segundo esta rota. Ou seja, a altimetria desses brevets de Boituva parece ser brutal na randonagem mundial. De Queluz, então, vixe... O negócio tá só assustando Shocked !

Vontade de voltar pro vento contra de Rio das Ostras tongue !!!
Ir para o topo Ir para baixo
ninocoutinho

ninocoutinho


Mensagens : 1279
Data de inscrição : 20/09/2010
Localização : Itabira - MG

Audax: Rio ou SP? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Audax: Rio ou SP?   Audax: Rio ou SP? - Página 2 EmptySex Dez 14, 2012 6:41 am

Mordaz escreveu:
Esse tipo e sobe e desce é algo que nem dá para treinar aqui onde moro. Aqui é tudo plano, ou morro com 10% de aclive ou mais.
Olha que curioso, aqui é o contrário: mais pesado que esses de Holambra e Boituva, e quase alcançando a altimetria de queluz!

Segundo esta rota do Edu no bikely, queluz dá uns 4000m de ascensão, nos quase 220km. Holambra e Boituva, são uns 2500m:

Audax: Rio ou SP? - Página 2 Audax+queluz+altimetria

Fiz virtualmente umas rotas de teste aqui na região, pegando trechos de estrada que sempre pego em meus treinos/passeios, mas escolhendo diretinho pra fechar 200 km no final, sem se preocupar em pegar trechos especificamente difíceis (são apenas as únicas estradas disponíveis...). Repetindo ao mínimo os trechos, no máximo duas vezes, como se fosse ida e volta, ou seja, como se fosse um audax mesmo. Elaborei 3 audaxes, saindo e voltando pra porta de casa:

Cocais, São Gonçalo, Bom Jesus
Audax: Rio ou SP? - Página 2 Photo

Santa Maria, Passabem, Bom Jesus
Audax: Rio ou SP? - Página 2 Photo

Nova Era, Bom Jesus
Audax: Rio ou SP? - Página 2 Photo

Detalhe: no máximo pedalo uns 150km por saída aqui na região e, nessas estradas, minha média fica sempre bem baixa, praticamente insuficiente pra um audax.
Ir para o topo Ir para baixo
Mordaz

Mordaz


Mensagens : 2258
Data de inscrição : 22/05/2009
Localização : Rio de Janeiro

Audax: Rio ou SP? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Audax: Rio ou SP?   Audax: Rio ou SP? - Página 2 EmptySex Dez 14, 2012 9:16 am

Que tal você fundar um Clube Audax Minas?
Ir para o topo Ir para baixo
http://fotolog.terra.com.br/bentrider
ninocoutinho

ninocoutinho


Mensagens : 1279
Data de inscrição : 20/09/2010
Localização : Itabira - MG

Audax: Rio ou SP? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Audax: Rio ou SP?   Audax: Rio ou SP? - Página 2 EmptySex Dez 14, 2012 11:07 am

Mordaz escreveu:
Que tal você fundar um Clube Audax Minas?
hehehehe!

só se for pra eu não brevetar hahahaha já viu que o trem é bruto!! elephant

certa vez propus coisa parecida ao pessoal do grupo que integro em bh, o mtb-bh. lá tem um núcleo de uma meia dúzia que adoram ir ao audax urbano do rio. mas também é só esse. alguns deles acho que já fizeram o de floripa, alguns anos atrás. neste ano, apesar de vários inscritos, acho que ninguém foi - a mudança de data deve tê-los atrapalhado também. mas sempre surge um ou outro lá dentro que anima de querer fazer audax, mas ir mesmo, que é bom...

a verdade é q esse mesmo pessoal é amante de trilhas e de competições de mtb, que tem de sobra por aqui, então entre enfrentar o trampo de viajar pra um audax, e participar de uma competição aqui por perto...

por isso propus essa história de fundar um clube de audax aqui. em julho, qndo estava naquela cicloviagem, animaram de fazer uns roteiros de audax de uns 200km, e fizeram. nos arredores de belo horizonte. nos dois eu estava ausente, e foram pouquíssimas pessoas, mas consta que foram roteiros que deram certo. como eu estava longe, acabei não acompanhando os relatos.

eu me inspiro no pessoal do randonneurs lapa, que é um clube de audax no paraná. aqui a história:

Citação :
SOMOS O RANDONNEURS LAPA

Convido a todos os ciclistas de longas distância para o mais novo clube Randonneur de Ciclismo do Paraná. O Randonneurs Lapa.

Nosso clube é inspirado em clubes da Europa. Não teremos estruturas de abastecimento, carros de apoio e nem voluntários. A jornada do randonneur que participa de nosso clube será ele e sua bicicleta, mas certamente não será uma aventura solitária, pois contará com outros companheiros que aceitarem o grande desafio proposto pelo clube, assim também buscando o “espírito randonneur” de cada um.

Não temos a intenção e nem teremos de formar passeios, provas ciclísticas ou grandes eventos por onde passaremos, somente brevets homologados pelo Audax Club Parisien. Não visamos o lucro. Não visamos a competição. O randonneur terá seu desafio pessoal a ser superado no brevet que ele for participar.

Somos um clube de ciclistas sem um líder/organizador/representante, a partir do momento em que decidir entrar será considerado como um integrante do clube, podendo opinar e ajudar a formar grandes desafios nos brevets propostos pelo Randonneurs Lapa.

Nos brevets existirão os PCs virtuais onde o randonneur terá que provar que passou por ali para homologar o seu desafio. É necessário contratar um seguro viagem, agimos e somos guiados pelas regras do Randonneurs Brasil e Les Randonneurs Mondiaux.

Randonneurs Lapa, criado dia 25 de abril de 2012. Formar ciclistas fortes e guerreiros. Falar menos e agir mais!!
Amanhá vai ter um brevet de 200 e tem cerca de 30 inscritos. Ano passado eles realizaram brevets até os 600, e neste ano de novo tem calendário até os 600.
Ir para o topo Ir para baixo
Mordaz

Mordaz


Mensagens : 2258
Data de inscrição : 22/05/2009
Localização : Rio de Janeiro

Audax: Rio ou SP? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Audax: Rio ou SP?   Audax: Rio ou SP? - Página 2 EmptySex Dez 14, 2012 11:45 am

ninocoutinho escreveu:
Mordaz escreveu:
Que tal você fundar um Clube Audax Minas?
hehehehe!

só se for pra eu não brevetar hahahaha já viu que o trem é bruto!! elephant
Mas você já é super-randoneiro! Não fizestes até o brevet de 600 km? Claro que seria interessante amenizar a ascenção acumulada desses trajetos que você bolou, se possível.


ninocoutinho escreveu:
a verdade é q esse mesmo pessoal é amante de trilhas e de competições de mtb, que tem de sobra por aqui, então entre enfrentar o trampo de viajar pra um audax, e participar de uma competição aqui por perto...
Talvez o pessoal do ciclismo de estrada seja mais afeito a Audax... Estes já estão acostumados a viajar para outros estados para participar de competições.

Para começar, você poderia organizar só brevets de 200 km. São os que reúnem mais gente mesmo...
Ir para o topo Ir para baixo
http://fotolog.terra.com.br/bentrider
ninocoutinho

ninocoutinho


Mensagens : 1279
Data de inscrição : 20/09/2010
Localização : Itabira - MG

Audax: Rio ou SP? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Audax: Rio ou SP?   Audax: Rio ou SP? - Página 2 EmptySex Dez 14, 2012 12:29 pm

Mordaz escreveu:
Claro que seria interessante amenizar a ascenção acumulada desses trajetos que você bolou, se possível.
Difícil, viu? O mínimo que consegui, brincando, foram uns 2800 metros!

Mordaz escreveu:
Para começar, você poderia organizar só brevets de 200 km. São os que reúnem mais gente mesmo...
Mas seria mais fácil reunindo menos gente hahahha!! santa

Olha que curioso: no primeiro brevet 200 desse pessoal do randonneurs lapa, tiveram 16 inscritos mas apenas 4 largaram. 3 terminaram. Depois acho que veio vindo gente de fora. No 300 foram 11 inscritos, 10 largaram e 9 brevetaram. No 400 foram 17 inscritos, 10 largaram, 7 terminaram. Nos 600, foram 7 inscritos, 5 largaram e 3 completaram. Desses 3 que completaram, 2 também terminaram o Giro do Chimarrão, os mil km lá do sul.

Ou seja, um grupo pequeno, mas fomentador. Talvez eles tenham servido bastante a eles mesmos, também. O que seria legal, dum brevet local. Fazer seus próprios brevets sem sair de casa.

De repente é um projeto pro futuro. De qualquer jeito, pegando minas inteira, fora se tiver alguém de juiz de fora, conheço apenas um ciclista, atualmente, que participa regularmente e já brevetou até os 600, que é o Stanley. Ele sempre faz os audaxes de goiás/distrito federal, e brevetou os 600 em rio das ostras, conosco. E, de fato, ele faz os audaxes mas também compete em ciclismo de estrada.

Mas a tendência é aumentar. Isso é visível nos tópicos de audax no fórum pedal, por exemplo, sempre tem novato interessado. Mas conversa de espideiro socador que quer fazer um audax para "ver qualé" ou então "pra treinar", é um saco. Não sei se comentei. O tópico do audax holambra lá no pedal tava um pé no saco, deu preguiça, parei de acompanhar Mad . Gente prevendo a que horas ia terminar, mó contação de garganta, pra todo mundo era um treininho fácil... Legal mesmo ficou depois do audax, que aí os relatos eram outros hahahaha Razz

"Ciclista de internet", como disse uma vez o Artur, é fogo, a gente que usa muito os fóruns e eu que uso muito redes sociais às vezes fica nessa de falar demais, e tal. Eu tento manter a humildade. Na noite anterior ao audax, jantei com um cara que é atleta mesmo. Já fez 200 no rio de fixa (de pista), não lembro se foi rio das ostras ou o urbano. Nada de exibicionismo. Admitiu a dificuldade de terminar um 300 (acho que nunca terminou). Não ficou fazendo plano nem nada. Terminou esse 200 bruto em menos de 9 horas. E tava lá de noite pra recepcionar a galera, no maior espírito audax.
Ir para o topo Ir para baixo
Mordaz

Mordaz


Mensagens : 2258
Data de inscrição : 22/05/2009
Localização : Rio de Janeiro

Audax: Rio ou SP? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Audax: Rio ou SP?   Audax: Rio ou SP? - Página 2 EmptySáb Dez 15, 2012 12:49 am

ninocoutinho escreveu:
Mas conversa de espideiro socador que quer fazer um audax para "ver qualé" ou então "pra treinar", é um saco. Não sei se comentei. O tópico do audax holambra lá no pedal tava um pé no saco, deu preguiça, parei de acompanhar Mad . Gente prevendo a que horas ia terminar, mó contação de garganta, pra todo mundo era um treininho fácil... Legal mesmo ficou depois do audax, que aí os relatos eram outros hahahaha Razz
Como não tenho acompanhado o pedal.com.br, pergunto: o que, exatamente, você acha um saco? É a competitividade dos caras? Sei que não é o espírito do Audax, mas acho que vale tudo. Achei impressionante, por exemplo, aquele cara que chegou em primeiro nos 200 km de Rio das Ostras com bicicleta de contra-relógio e roda fechada, fazendo uma média de 32 km/h.
Ir para o topo Ir para baixo
http://fotolog.terra.com.br/bentrider
ninocoutinho

ninocoutinho


Mensagens : 1279
Data de inscrição : 20/09/2010
Localização : Itabira - MG

Audax: Rio ou SP? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Audax: Rio ou SP?   Audax: Rio ou SP? - Página 2 EmptyTer Dez 18, 2012 10:02 am

Mordaz escreveu:
Como não tenho acompanhado o pedal.com.br, pergunto: o que, exatamente, você acha um saco? É a competitividade dos caras? Sei que não é o espírito do Audax, mas acho que vale tudo. Achei impressionante, por exemplo, aquele cara que chegou em primeiro nos 200 km de Rio das Ostras com bicicleta de contra-relógio e roda fechada, fazendo uma média de 32 km/h.
Eu tb achei do caralho, eu estava lá: quando ele passou, já voltando, não acreditei, mas pelo que me lembro, vou falar que tinha um pessoal que não estava muito longe dele, não, inclusive o Marcello da fixa (a fixa amarelinha, com os dizeres "Tá Cedo!"). Aliás, o Marcello estava lá em Holambra, sofrendo, desta vez terminou minutos antes de mim - pensar que em Rio das Ostras em geral ele termina HORAS antes de mim rsrsrsrs ele tava com uma relação muito bruta, 48x16.

Não sei explicar exatamente o que me incomoda das discussões sobre audax na seção de estrada, tanto que nem coloquei meu relato lá. Não é propriamente a competitividade, hum... bem, reli o tópico todo e, na verdade, não tem nada demais. Mas tinha um povo planejando fazer em menos de 9h, e acabou fazendo em mais de 11h rsrsrss. Eu ia falar que me incomoda "não entender bem o espírito do audax", e a verdade é que "espírito de audax" são vários, e existe quem só tenha um "espírito" que se encaixa num audax 200. Vc pode ter o "espírito" de fazer um 200 em 7h e nem acho condenável - se eu tivesse perna e preparo, pq não? Mas tlvz o q eu ache estranho mesmo são os caras que são brutos esportivamente, mas só conseguem pensar as coisas de forma esportiva... Com certeza é preconceito meu, e é achar que minha abordagem é "certa" e "digna", e a dos outros, menos digna, mas acho tão estranho o cara ser bruto fisicamente, ser capaz de uma pá de coisas (apenas como potencial), e unicamente "treinar e competir" com bicicleta...
Ir para o topo Ir para baixo
ninocoutinho

ninocoutinho


Mensagens : 1279
Data de inscrição : 20/09/2010
Localização : Itabira - MG

Audax: Rio ou SP? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Audax: Rio ou SP?   Audax: Rio ou SP? - Página 2 EmptyTer Dez 18, 2012 10:04 am

Aqui surgiu uma discussão do Galicki com o Carvalho_BR sobre audax hfuadhlfuahuhlf (começa mais perto do meio da página, quando o Carvalho diz que audax é gincana rsrsrsr):

http://www.pedal.com.br/forum/iniciando-treinamento-poucos-recursos_topic59737.html
Ir para o topo Ir para baixo
ninocoutinho

ninocoutinho


Mensagens : 1279
Data de inscrição : 20/09/2010
Localização : Itabira - MG

Audax: Rio ou SP? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Audax: Rio ou SP?   Audax: Rio ou SP? - Página 2 EmptySex Jan 11, 2013 11:06 pm

Moçada, quem quiser ir, não vá perder inscrição, hein? São só 90 vagas pro audax 200:

http://audaxsp.wordpress.com/2013/01/06/brevet-200-desafio-90-queluz-020213-abertura-de-inscricoes-e-informacoes-gerais/
Ir para o topo Ir para baixo
Mordaz

Mordaz


Mensagens : 2258
Data de inscrição : 22/05/2009
Localização : Rio de Janeiro

Audax: Rio ou SP? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Audax: Rio ou SP?   Audax: Rio ou SP? - Página 2 EmptySex Jan 11, 2013 11:40 pm

ninocoutinho escreveu:
Moçada, quem quiser ir, não vá perder inscrição, hein? São só 90 vagas pro audax 200:

http://audaxsp.wordpress.com/2013/01/06/brevet-200-desafio-90-queluz-020213-abertura-de-inscricoes-e-informacoes-gerais/
Uma coisa legal desse Audax de Queluz é reunir ciclistas de vários estados.
Ir para o topo Ir para baixo
http://fotolog.terra.com.br/bentrider
Mordaz

Mordaz


Mensagens : 2258
Data de inscrição : 22/05/2009
Localização : Rio de Janeiro

Audax: Rio ou SP? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Audax: Rio ou SP?   Audax: Rio ou SP? - Página 2 EmptyDom Jan 13, 2013 3:48 pm

ninocoutinho escreveu:
Moçada, quem quiser ir, não vá perder inscrição, hein? São só 90 vagas pro audax 200:
Vais de reclinada?
Ir para o topo Ir para baixo
http://fotolog.terra.com.br/bentrider
Marcus Del Mastro

Marcus Del Mastro


Mensagens : 903
Data de inscrição : 25/03/2011
Idade : 49
Localização : Sorocaba - SP

Audax: Rio ou SP? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Audax: Rio ou SP?   Audax: Rio ou SP? - Página 2 EmptyDom Jan 13, 2013 8:05 pm

Estarei de férias com a familia justo nessa semana.

Audax histórico.

Esse ano ainda não peguei na bike, nem para ir ao trabalho...
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.pocketcar.org
ninocoutinho

ninocoutinho


Mensagens : 1279
Data de inscrição : 20/09/2010
Localização : Itabira - MG

Audax: Rio ou SP? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Audax: Rio ou SP?   Audax: Rio ou SP? - Página 2 EmptyDom Jan 13, 2013 9:03 pm

Mordaz escreveu:
Uma coisa legal desse Audax de Queluz é reunir ciclistas de vários estados.
Por enquanto, estou achando meio "normal", vc não está, não? Basicamente, é SP, RJ e MG, e ainda com quase ninguém de minas, como costuma ser no Rio (e q às vezes traz gente do Sul, de Brasília, Paraná)... Sendo q de minas, por enquanto, só três: um camarada de Uberlândia, outro de Poços, e eu.

Mordaz escreveu:
Vais de reclinada?
Vou, não, não vai ter jeito pq a logística não vai prestar, vou de Miyamura, tanto que até abandonei os pedais de reclinada - não por abandonar, mas para me "especializar" nas convencionais, nesse curto período de tempo. No intervalo entre o natal e o ano novo, fiz várias pequenas viagens pelo sul de Minas com a Miyamura, totalizando uns 400km. E por aqui tenho pedalado bastante na speed. Do dia primeiro pra cá fechei quase 500km, segundo o strava rsrsrsrs. Tenho feito vários tipos de treino, além das rotas urbanas (ou aproveitando-as). Basicamente, vou ter mais duas semanas pra pedalar quase que exclusivamente de speed, e uma semana pra pedalar de dobrável. Aí a Miyamura vai "cair de paraquedas"* em Queluz, espero que sem problemas!

Infelizmente, não terei os próximos dois domingos para fazer pedais longos. Bem, dia 27, acho q nem pretendia, mas dia 20, rolava, mas não vai dar. Beleza, vou tentar distribuir na agenda durante a semana - se a chuva ajudar. Também tenho caminhado bastante.

Marcus Del Mastro escreveu:
Estarei de férias com a familia justo nessa semana.

Audax histórico.

Esse ano ainda não peguei na bike, nem para ir ao trabalho...
Eu realmente não estava vendo nenhuma atividade sua. Acho q a gente tem 'ciclos' que precisam ser respeitados Wink . Quanto às férias familiares, pra não ficar "em dívida" nem com a família nem com a bike, resolvi no fim do ano fazer essas pequenas viagens para visitar os familiares pelo sul de minas. Trajetos que os outros faziam de carro, eu fazia de bike, antes rsrsrsr. às vezes saía de manhã, e eles à tarde, ou ia no dia anterior, e eles no seguinte. Foi gostoso, divertido e incrível por conhecer, sob a ótica da bike, estradas que fazem parte da minha história, mas que só conhecia de busão ou de carro. E tb divertido pelas pessoas acharem que vc está pirando! drunken Insistindo pra vc pegar uma carona, pegar um ônibus e por aí vai! alien

* fiquei em dúvida sobre a ortografia de "paraquedas" e cliquei em editar na mensagem enquanto googlei... tá certo, assim, agora! não é mais com hífen nem com acento. E descobri que paralama deveria ter hífen. Pelo menos, segundo, o Houaiss, sim ('para-lamas', sem o acento).
Ir para o topo Ir para baixo
Marcus Del Mastro

Marcus Del Mastro


Mensagens : 903
Data de inscrição : 25/03/2011
Idade : 49
Localização : Sorocaba - SP

Audax: Rio ou SP? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Audax: Rio ou SP?   Audax: Rio ou SP? - Página 2 EmptyDom Jan 13, 2013 10:58 pm

ninocoutinho escreveu:


Marcus Del Mastro escreveu:
Estarei de férias com a familia justo nessa semana.

Audax histórico.

Esse ano ainda não peguei na bike, nem para ir ao trabalho...
Eu realmente não estava vendo nenhuma atividade sua. Acho q a gente tem 'ciclos' que precisam ser respeitados Wink . Quanto às férias familiares, pra não ficar "em dívida" nem com a família nem com a bike, resolvi no fim do ano fazer essas pequenas viagens para visitar os familiares pelo sul de minas. Trajetos que os outros faziam de carro, eu fazia de bike, antes rsrsrsr. às vezes saía de manhã, e eles à tarde, ou ia no dia anterior, e eles no seguinte. Foi gostoso, divertido e incrível por conhecer, sob a ótica da bike, estradas que fazem parte da minha história, mas que só conhecia de busão ou de carro. E tb divertido pelas pessoas acharem que vc está pirando! drunken Insistindo pra vc pegar uma carona, pegar um ônibus e por aí vai! alien

De vez em quando eu tenho a síndrome da São Silvestre... é a segunda vez que estrago o meu joelho tentando "me preparar" (dessa vez o plano era 9 dias!!!).
O joelho parece estar bem para pedalar há alguns dias, mas bateu uma preguiça grande esses dias (talvez seja o tal ciclo), mas continuo com vontade de correr como nunca tive... de repente caiu a ficha que correr a pé é inerente ao ser humano, entre os esportes acho que podemos dizer que é a única atividade (não como esporte, é claro) que existiu em todos os tempos, em todas as culturas (talvez os esquimós não corram).

Então, essa minha incapacidade de correr a pé (até que se prove o contrário) me faz sentir menos humano... rsss.

Devido a minha lesão acabei encontrando essa história de correr descalço (não existe nada mais barato que isso, exceto ficar deitadão na praia...rsss)
Os defensores dizem que evita lesões pq vc muda a forma de correr:
- toca-se o primeiramente o meio do pé e a ponta do pé (em vez do calcanhar);
- passos mais curtos;
- joelhos não-estendidos.

Isso tudo reduziria muito o impacto, dizem que o corredor amador (principalmente) abusa do amortecedor e corre de um jeito que o nosso corpo não foi projetado para correr (é exatamente como eu estava correndo). Há depoimentos de médicos que dizem que grandes atletas utilizam o correr descalço como uma das formas de treinamento, talvez como um pedagógico.

Alegam ainda que correr descalço alinha melhor os ossos e articulações, que corrige a forma de correr. Muitos depoimentos de pessoas que depois que passaram a correr descalços (ou quase descalços utilizando calçados leves, solado finissimo e flexível como esse, nunca mais tiveram lesões (tem gente que nem conseguia mais correr)

Audax: Rio ou SP? - Página 2 752-3434-174_detalhe2

superofftopiquei! alien
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.pocketcar.org
Marcus Del Mastro

Marcus Del Mastro


Mensagens : 903
Data de inscrição : 25/03/2011
Idade : 49
Localização : Sorocaba - SP

Audax: Rio ou SP? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Audax: Rio ou SP?   Audax: Rio ou SP? - Página 2 EmptyDom Jan 13, 2013 11:01 pm

mais uma imagem:
Audax: Rio ou SP? - Página 2 752-3434-174_detalhe4
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.pocketcar.org
ninocoutinho

ninocoutinho


Mensagens : 1279
Data de inscrição : 20/09/2010
Localização : Itabira - MG

Audax: Rio ou SP? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Audax: Rio ou SP?   Audax: Rio ou SP? - Página 2 EmptySeg Jan 14, 2013 11:57 am

Síndrome de São Silvestre é ótimo! Laughing

Aqui na rua de casa tem uma senhorinha, a Tia Nenê, ela tem 60 e poucos anos e corre a são silvestre todo ano. Não só; ela participa de muitas competições aqui na região, e até no espírito santo. Ela nem tem muito perfil de esportista; é um pouquinho gordinha mas é muito ativa, vejo ela na rua o dia inteiro, e treina com uma equipe de corrida aqui perto, tb.

Tb já li a respeito de correr descalço, conheço quem corra assim (mas ainda nunca vi) e inclusive começou com os Vibram Five Fingers. É um pessoal q não consegue voltar a correr de tênis.

Depois que comecei a medir a frequência cardíaca, percebi q, na caminhada, pra manter os batimentos entre 65 e 75%, como costumo fazer na bike como treino aeróbico, tenho que andar beeeem mais rápido! Uma coisa acelerada, mesmo, se não fica abaixo de 65%. Comecei a andar assim - não em deslocamentos urbanos, mas quando saio "só" pra andar. Correr, ainda não.
Ir para o topo Ir para baixo
Mordaz

Mordaz


Mensagens : 2258
Data de inscrição : 22/05/2009
Localização : Rio de Janeiro

Audax: Rio ou SP? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Audax: Rio ou SP?   Audax: Rio ou SP? - Página 2 EmptySeg Jan 14, 2013 10:39 pm

Voltando ao tópico "Rio ou SP" --- que, com esse Audax vindouro de Queluz, bem poderia ser "Rio E SP" --- convém lembrar aos amigos reclineiros que, além do Brevet de 200 km, há também um Desafio de 90 km. E é relativamente perto do Rio de Janeiro. Cadê os reclineiros do Rio?
Ir para o topo Ir para baixo
http://fotolog.terra.com.br/bentrider
Conteúdo patrocinado





Audax: Rio ou SP? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Audax: Rio ou SP?   Audax: Rio ou SP? - Página 2 Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Audax: Rio ou SP?
Ir para o topo 
Página 2 de 3Ir à página : Anterior  1, 2, 3  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Audax 200 Km LWB
» Audax Rio das Ostras
» Audax RdO 2014 - 400 km
» audax lajeado
» AUDAX PF 200 km - Passo Fundo RS 14/09/14

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Recliforum :: Ciclismo reclinado geral-
Ir para: