| Novo protótipo de FWD MBB: Zockra TD700 | |
|
|
Autor | Mensagem |
---|
Mordaz
Mensagens : 2258 Data de inscrição : 22/05/2009 Localização : Rio de Janeiro
| Assunto: Novo protótipo de FWD MBB: Zockra TD700 Sex Jan 25, 2013 11:04 pm | |
| Essa segue a "escola francesa" de FWD MBB, com um ângulo bem raso de caixa de direção, ao contrário da australiana Cruzbike Vendetta, que usa um ângulo mais próximo do convencional. Aparentemente, não existe uma resposta óbvia quanto a qual das duas tem melhor dirigibilidade. | |
|
| |
Mordaz
Mensagens : 2258 Data de inscrição : 22/05/2009 Localização : Rio de Janeiro
| Assunto: Re: Novo protótipo de FWD MBB: Zockra TD700 Sex Jan 25, 2013 11:20 pm | |
| Foto da Cruzbike Vendetta, para fins de comparação: | |
|
| |
artur elias
Mensagens : 551 Data de inscrição : 11/02/2009
| Assunto: Re: Novo protótipo de FWD MBB: Zockra TD700 Sáb Jan 26, 2013 8:28 am | |
| Por que será que TUDO que os franceses fazem fica mais bonito?
Nossa, a CB, na comparação, chega a dar pena.
| |
|
| |
duram
Mensagens : 650 Data de inscrição : 30/01/2010 Idade : 61 Localização : Rio de Janeiro
| Assunto: Re: Novo protótipo de FWD MBB: Zockra TD700 Sáb Jan 26, 2013 1:34 pm | |
| acredito que um angulo mais fechado deverá fazer a dirigibilidade melhor pois o momento é diminuído pelo cosseno desse angulo só que o maior angulo implica em bancos mais deitados
agora quanto a distância do mov central ainda acho que é grande e faz diferença
| |
|
| |
Mordaz
Mensagens : 2258 Data de inscrição : 22/05/2009 Localização : Rio de Janeiro
| Assunto: Re: Novo protótipo de FWD MBB: Zockra TD700 Dom Jan 27, 2013 8:29 am | |
| - artur elias escreveu:
- Por que será que TUDO que os franceses fazem fica mais bonito?
Nem tudo... - artur elias escreveu:
- Nossa, a CB, na comparação, chega a dar pena.
Uma coisa que contribui para a Zockra ser tão mais bonita é a aparente falta de ajustabilidade. A Vendetta é bastante ajustável e isso compromete o visual. | |
|
| |
duram
Mensagens : 650 Data de inscrição : 30/01/2010 Idade : 61 Localização : Rio de Janeiro
| Assunto: Re: Novo protótipo de FWD MBB: Zockra TD700 Dom Jan 27, 2013 8:49 am | |
| Pela minha atual experiência todas próximas reclinadas que eu fizer/comprar terão tração dianteira, elas são mais leves, melhor manutenção, mais bonitas, etc
os ângulos do mov central e tamanho do guidon facilmente resolvem o problema do momento ao pedalar e isso passa a ser secundário, não havendo necessidade de roldanas e longas corrente.
fico me perguntando porque não vi isso antes?
só ainda não sei como fazer uma under control (USS) de tração dianteira, será que existe?
| |
|
| |
Mordaz
Mensagens : 2258 Data de inscrição : 22/05/2009 Localização : Rio de Janeiro
| Assunto: Re: Novo protótipo de FWD MBB: Zockra TD700 Dom Jan 27, 2013 11:19 am | |
| Embora eu não possua nenhuma FWD e tenha experimentado apenas a Zöhrer Racer Low, gosto da idéia de uma FWD de corrente torcida.
Já FWD de mov. central oscilante (MBB), experimentei um protótipo no estilo "conversão Cruzbike" e não gostei nem um pouco. Sou cético quanto à suposta maior eficiência do sistema, pois são raríssimas as reclinadas utilizadas com êxito em corridas, mas mesmo assim fico curioso com os relatos de quem investiu tempo e aprendeu a "domar a besta".
Uma coisa que assimilei de alguns relatos lidos é preocupante. Aparentemente, nas descidas em alta velocidade, o peso das pernas sobre o conjunto de direção supera a força de auto-centragem produzida pelo "trail", tornando difícil controlar para onde se vai. Segundo um relato, uma maneira de contornar isso é aliviar o peso das pernas sobre os pedais, efetivamente "sustentando-as no ar", ainda que presas aos pedais ou apoiadas de leve sobre estes.
Você sente alguma insegurança desse tipo ao descer uma ladeira, por exemplo? | |
|
| |
duram
Mensagens : 650 Data de inscrição : 30/01/2010 Idade : 61 Localização : Rio de Janeiro
| Assunto: Re: Novo protótipo de FWD MBB: Zockra TD700 Dom Jan 27, 2013 1:05 pm | |
| - Mordaz escreveu:
- Embora eu não possua nenhuma FWD e tenha experimentado apenas a Zöhrer Racer Low, gosto da idéia de uma FWD de corrente torcida.
Já FWD de mov. central oscilante (MBB), experimentei um protótipo no estilo "conversão Cruzbike" e não gostei nem um pouco. Sou cético quanto à suposta maior eficiência do sistema, pois são raríssimas as reclinadas utilizadas com êxito em corridas, mas mesmo assim fico curioso com os relatos de quem investiu tempo e aprendeu a "domar a besta".
Uma coisa que assimilei de alguns relatos lidos é preocupante. Aparentemente, nas descidas em alta velocidade, o peso das pernas sobre o conjunto de direção supera a força de auto-centragem produzida pelo "trail", tornando difícil controlar para onde se vai. Segundo um relato, uma maneira de contornar isso é aliviar o peso das pernas sobre os pedais, efetivamente "sustentando-as no ar", ainda que presas aos pedais ou apoiadas de leve sobre estes.
Você sente alguma insegurança desse tipo ao descer uma ladeira, por exemplo? bem até agora só desci ladeira leves e pequenas, deu para sentir esse problema mas a solução me parece deixar os pedais na posição 12 horas e 6 horas (alto e baixo) pois a pressão nos pedais fica equilibrada e apenas o guidon entra em trabalho de movimentar o conjunto, daí está a ideia que o mov central deve estar mais próximo possível da caixa de direção facilitando tudo, no fim a briga é entre o trail e o guidon, igual em qualquer bike. não gosto da ideia de torcer a corrente , me parece antinatural e que ela não foi feita para isso além de ter que usar roldanas e canos para protege-la. O tempo para domar a "Besta" no meu caso foi de 10 km e poucas horas, que na maioria foram para aprender a fazer curvas fechadas, de resto é igual. | |
|
| |
Mordaz
Mensagens : 2258 Data de inscrição : 22/05/2009 Localização : Rio de Janeiro
| Assunto: Re: Novo protótipo de FWD MBB: Zockra TD700 Seg Jan 28, 2013 9:29 am | |
| - duram escreveu:
- daí está a ideia que o mov central deve estar mais próximo possível da caixa de direção
Entendo o seu ponto de vista, tem lógica, mas observo que os designers de FWD MBB, em geral, fazem o contrário: colocam a caixa de direção perto do banco. Seria para que a distância efetiva entre cada pedal e o banco não seja afetada pela direção? | |
|
| |
duram
Mensagens : 650 Data de inscrição : 30/01/2010 Idade : 61 Localização : Rio de Janeiro
| Assunto: Re: Novo protótipo de FWD MBB: Zockra TD700 Seg Jan 28, 2013 9:35 am | |
| - Mordaz escreveu:
- duram escreveu:
- daí está a ideia que o mov central deve estar mais próximo possível da caixa de direção
Entendo o seu ponto de vista, tem lógica, mas observo que os designers de FWD MBB, em geral, fazem o contrário: colocam a caixa de direção perto do banco.
Seria para que a distância efetiva entre cada pedal e o banco não seja afetada pela direção? acredito que seja para deixar a bike com tamanho normal, quanto mais para trás do mov central maior será a bike pois o banco ficará mais longe, o centro de gravidade e distribuição de peso nas rodas devem fazer parte dessa equação, eu pelo menos senti a necessidade de usar esses dados no meu projeto. | |
|
| |
Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: Novo protótipo de FWD MBB: Zockra TD700 | |
| |
|
| |
| Novo protótipo de FWD MBB: Zockra TD700 | |
|