Recliforum Fórum dedicado a concentrar informações relativas ao ciclismo alternativo, e com maior ênfase no ciclísmo reclinado no Brasil e demais países latinos. |
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| Pneus.............................. | |
| | Autor | Mensagem |
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Mordaz
Mensagens : 2258 Data de inscrição : 22/05/2009 Localização : Rio de Janeiro
| Assunto: Pneus.............................. Seg Ago 19, 2013 9:13 am | |
| - ninocoutinho escreveu:
- A opção de peso idêntico seria com os kojaks 26x1.35, mas são ligeiramente mais estreitos e absolutamente lisos, prometendo grip nenhum em situações molhadas.
Off-topic, mas lá vai: Pneus lisos não têm menos aderência que pneus com cravos, frisos, ranhuras ou qualquer enfeite no relevo. Seja em piso seco ou molhado. No caso do piso molhado, simplesmente porque não há aquaplanagem nas velocidades tipicamente atingíveis com uma bicicleta. Artigo do Sheldon Brown sobre padrôes de relevo dos pneus: http://sheldonbrown.com/tires.html#tread Artigo do Sheldon Brown sobre aquaplanagem: http://sheldonbrown.com/tires.html#hydroplaning Artigo do Jobst Brandt sobre pneus "slick": http://sheldonbrown.com/brandt/slicks.html | |
| | | Mordaz
Mensagens : 2258 Data de inscrição : 22/05/2009 Localização : Rio de Janeiro
| Assunto: Re: Pneus.............................. Seg Ago 19, 2013 9:14 am | |
| - ninocoutinho escreveu:
- Certo, Roberto, tem razão. E eu já sabia disso, o que é incoerente com a explicação que eu dei, mas fui "traído pela memória" e, então, explico!
No site da schwalbe tem aquele quesito Grip, no qual eles dão uma nota geral de 1 a 6, e embaixo tem três asteriscos, com os dados para Wet, Off-Road e Winter. Em geral há muita discrepância aí, e guardei a informação de que os Kojaks eram uns que tinham boa nota em grip, mas ruim em wet. De fato me enganei, ele tem grips "geral" e molhado de mesma avaliação, 5. Contra 6 dos Racers, é verdade. E os racers são um pouco mais largos, tem praticamente o mesmo peso (5 gramas mais leve!) e rodam com pressões parecidas. Nesse sentido, fico achando o marathon racer a melhor pedida. Prometem ser tão rápidos quanto os kojak mesmo tendo mais proteção (nesse quadro de avaliações até a nota de "rolling", subdivisão da "speed", é melhor!)
Não sei com qual pneu posso ter me confundido nessa história de ter bem menos grip qndo molhado. Tlvz posso ter misturado Wet com Winter, ou então visto um pneu liso de grip ruim, mesmo, como o Active Spicer.
Mas claro que eu fui aprender isso "depois", eu era dos que achava que, na chuva, pneus não com trama, mas com cravo, eram melhores e pneus lisos iam ficar deslizando geral!! Ainda hoje me surpreendo qndo gente bem experiente me vem com essa. Felizmente não costumo ser o único a alertá-los, então acabam aceitando. Inclusive, qndo encomendei a explorer do Davilson, pedi com pneus cravudos, não pq ia andar na terra, mas pq não queria cair em curvas molhadas! O Davilson ainda me alertou à época, com educação, disse que se eu não fosse fazer off-road, que podia me mandar pneus slick, lembro bem disso, mas não quis entender hahahha!! | |
| | | Mordaz
Mensagens : 2258 Data de inscrição : 22/05/2009 Localização : Rio de Janeiro
| Assunto: Re: Pneus.............................. Seg Ago 19, 2013 9:14 am | |
| Os "mitos" no ciclismo são tão fortes que, mesmo conhecendo-os, a gente acaba propagando. Coisas como "pneu mais fino é mais rápido", "raiação radial é mais dura", etc.
Esses índices de avaliação da Schwalbe provavelmente vêm do departamento de marketing. Acho improvável que um Marathon tenha melhor aderência ou seja mais rápido que o Kojak. A parede lateral (sidewall) do Kojak é bem fininha (e desprotegida), o que torna o pneu sensivelmente mais rápido.
Dei uma olhada nas especificações do Marathon Racer e vi que a proteção de sidewall dele não é lá grande coisa, o que talvez explique ele ser mais rápido que os demais Marathon. Parece-me uma jogada de marketing para um público-alvo que não está preparado para um pneu "careca". | |
| | | Mordaz
Mensagens : 2258 Data de inscrição : 22/05/2009 Localização : Rio de Janeiro
| Assunto: Re: Pneus.............................. Seg Ago 19, 2013 9:15 am | |
| Avaliar os pneus em pisos seco e molhado é bom, mas deviam incluir também asfalto coberto com uma fina camada de areia. Será que relevos no pneu ajudam nessa situação? | |
| | | ninocoutinho
Mensagens : 1279 Data de inscrição : 20/09/2010 Localização : Itabira - MG
| Assunto: Re: Pneus.............................. Seg Ago 19, 2013 10:07 am | |
| Então... eu tendo a achar, a ou a querer acreditar, que a avaliação desses pneus estejam mais beirando a realidade. Talvez pq alguns pneus "bons" tenham notas "ruins" em alguns quesitos. Por exemplo, os Duranos. O top de avaliação deles nem é em proteção - como o nome induz, o forte é a durabilidade. O pior quesito deles, seria justamente a velocidade. O que impressiona pra um pneu slick estreito. Durano Plus então, tadinho, tá certo que é muito pesado, e tá certo que a comparação seria com um Ultremo, por exemplo. Mas se vc pegar as "notas" do Ultremo, verá que proteção nem é o fraco dele, ao menos não pelas notas, então olha só: classifica um pneu Durano como lento mas bem protegido, beleza, vc tá atingindo um público que quer proteção e não tá tão encanado com perder um pouquinho de velocidade. Mas aí classifica um ultremo como rapidão, mas também ok de proteção (ele perde mais na sidewall, é tlvz onde tira bem o peso, como o racer); putz, vai vender o Durano como? Claro que a coisa é mais complexa que isso. Tem também o lance que queria que fosse mais esclarecido, que é se essas notas são absolutas, ou se variam dentro das categorias (ou seja, 6 em "speed" de um marathon racer, da linha tour/city, seria o mesmo que o 6 de um ultremo, na linha "race"... aliás, o ultremo zx é "só" 5... pohan... seria uma marathon racer mais rápido que um ultremo?? ) É, vou deixar meu raciocínio besta aí em cima, e concordar com vc, é tudo marketing... Avaliar pneu deveria ser até mais fácil que avaliar bike, a logística tenderia a ser mais fácil, mas parece tão difícil quanto, as condições mudam mudam muito, pelo menos se ficar por conta dos usuários. Por isso seria legal "confiar" nos fabricantes, pois poderiam fazer testes isolando melhor as variáveis, provavelmente tirando até o ciclista da jogada... A única coisa em que estou confiando, na minha ideia, é a história do "em pneus de mesma pressão (e mesmo peso??), o mais largo vai mais rápido", ressalvando uma qualidade de proteção adequada. Claro q, de novo, dentro das categorias. Tipo, um 700x23 mais rápido que um 700x20, e um 700x25 mais que um 700x23... Então estou encarando um 26x1,5 mais rápido que um 26x1,35, nas pressões que pretendo usar (ainda não sei, ambos tem máxima de 95, se estou certo). Mas sei também que os novos estudos falam da largura do aro: aros mais largos "transformariam" um pneu mais estreito em um um pouco mais largo, mantendo o peso mais baixo de um pneu mais estreito. Bem, vi isso no âmbito do uso de estrada. Como se um aro largo pra um pneu 700x23 trouxesse as vantagens de um pneu 700x25. Só não sei pq a Schwalbe não vai mais fabricar o Racer. Não achei nada na net sobre isso, apenas verifiquei que: há lojas que tem, e as que não tem, não tem nem a opção de reposição de estoque, consta que está descontinuado. Isso em tudo quanto é tamanho e largura. Não estou preocupado com isso, afinal até já comprei, e quando gastar o pneu até o fim vou ter outras opções, o próprio kojak sendo uma, mas me intriga não haver comentários. | |
| | | Mordaz
Mensagens : 2258 Data de inscrição : 22/05/2009 Localização : Rio de Janeiro
| Assunto: Re: Pneus.............................. Seg Ago 19, 2013 11:21 am | |
| Eu tive a oportunidade de usar um dos antigos Schwabe Stelvio e posso afirmar que o Durano é outro pneu, bastante diferente (aparentemente não tão rápido), apesar de ser indicado como "sucessor" do Stelvio. Um bom substituto do Stelvio é o Panaracer Minits PT, mas só está disponível para aro 20".
Sabe em que eu me baseio para avaliar pneus? No quesito velocidade, nos testes de Crr que consigo encontrar (pena que quase só se faz esse tipo de teste com pneus 700c), e no quesito durabilidade e resistência a furos, em relatos comparativos de gente que já usou mais de um pneu no mesmo terreno e nas mesmas condições (particularmente úteis são relatos de commuters).
Mas, no final das contas, os testes de Crr acabam ficando em segundo plano. Mais vale um pneu durável, tanto pela tranquilidade quanto pelo cu$to. Depois de usar muito o Michelin Pro3 Race, rendi-me à durabilidade superior do Continental Gatorskin. Pretendo experimentar o Continental GP4000S e o Schwalbe Ultremo ZX para ver se são mais resistentes a pequenos cortes que o Michelin Pro3 Race, mas vou continuar usando predominantemente os Gatorskins, exceto em ocasiões especiais.
Cogitei experimentar pneus realmente rápidos, tipo "open tubular", como o Vittoria Open Corsa CX, e câmaras de látex, mas já estou mudando de idéia. Por melhor que seja o Open Corsa, de nada adiantará se durar muito pouco. Quanto às câmaras de látex, tenho receio de que estourem e me causem um acidente. Não sei até que ponto os relatos desse tipo de problema podem ser atribuídos somente a má instalação (e se uma instalação feita por mim seria tão melhor que a dos que relatam esse tipo de problema).
Interessante você mencionar aros largos. Estou montando um par de rodas com aros largos (Pacenti SL23), de 24 mm, e pretendo usar pneus de 23 mm (os quais, montados, supostamente ficam com a mesma largura que o aro). Essa largura adicional dos aros e o uso de fita de aro bem fina, do tipo usado em tubeless, aumentam consideravelmente o volume de ar dos pneus, e ainda resultam mais aero (embora isso seja de menor relevância, visto que os aros têm apenas 26 mm de altura).
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| | | ninocoutinho
Mensagens : 1279 Data de inscrição : 20/09/2010 Localização : Itabira - MG
| Assunto: Re: Pneus.............................. Seg Ago 19, 2013 12:40 pm | |
| - Mordaz escreveu:
- Mais vale um pneu durável, tanto pela tranquilidade quanto pelo cu$to. Depois de usar muito o Michelin Pro3 Race, rendi-me à durabilidade superior do Continental Gatorskin. Pretendo experimentar o Continental GP4000S e o Schwalbe Ultremo ZX para ver se são mais resistentes a pequenos cortes que o Michelin Pro3 Race, mas vou continuar usando predominantemente os Gatorskins, exceto em ocasiões especiais.
Pois é, também vou bem com o Gatorskin que uso na speed, mais de um ano sem furos - com fita antifuro. Da primeira vez que fui instalar, não foi legal, cheguei a morder uma câmara na montagem (ou seja, único furo rsrsrs). Mas recentemente troquei o aro dianteiro (falo abaixo) e parece que a combinação ficou perfeita, fácil de montar. - Mordaz escreveu:
- Interessante você mencionar aros largos. Estou montando um par de rodas com aros largos (Pacenti SL23), de 24 mm, e pretendo usar pneus de 23 mm (os quais, montados, supostamente ficam com a mesma largura que o aro). Essa largura adicional dos aros e o uso de fita de aro bem fina, do tipo usado em tubeless, aumentam consideravelmente o volume de ar dos pneus, e ainda resultam mais aero (embora isso seja de menor relevância, visto que os aros têm apenas 26 mm de altura).
Então, esse aro novo que instalei, pra montar no cubo SON, foi um Alex, não sei exatamente qual modelo (tirei o adesivo o mais rápido possível), de 23mm. Coloquei uma fita ritchey, que não acho muito fina, mas é bem durinha, fica seguro (acho que a continental é mais fina, mas menos resistente). Não notei mudança, tlvz o aro anterior já fosse mais larguinho, não cheguei a comparar nem visualmente. | |
| | | Mordaz
Mensagens : 2258 Data de inscrição : 22/05/2009 Localização : Rio de Janeiro
| Assunto: Re: Pneus.............................. Seg Ago 19, 2013 1:19 pm | |
| Para você não dá para usar rodas 700c na Meta, não é? | |
| | | ninocoutinho
Mensagens : 1279 Data de inscrição : 20/09/2010 Localização : Itabira - MG
| Assunto: Re: Pneus.............................. Seg Ago 19, 2013 1:42 pm | |
| - Mordaz escreveu:
- Para você não dá para usar rodas 700c na Meta, não é?
Eu acho que ficaria alto demais. Tem hora que ainda faço cagada pra parar/descer da bike, por incrível que pareça. Não testei pra ver, mas pra testar teria que ser um teste sem freios, a não ser que conseguisse emprestadas umas rodas 700 com freio a disco, e rotores 160. Até teria, um amigo tem uma SPZ Sirrus com 700x28, já ficou até de me emprestar, mas anda usando direto, e eu precisaria de uns dias pra dar o aval, pelo menos um fim de semana, aí é zuado. QUASE fiz o teste de manter o aro 26 na traseira e montar o meu 700 na dianteira, pois esse cubo son é pra centerlock! No entanto, não tenho rotor centerlock nem adaptador pra 6 furos (que tlvz venha a adquirir caso troque mesmo o cubo dianteiro da meta, pois son só tem pra centerlock). Pensei aqui e de 26x1,5 pra 700x23 só se sobe uns 1,5 cm, não? Afinal, o garfo é o mesmo. Seria a diferença do raio 'externo', ou estou enganado? contei aqui metade de 622 mais 23, daria 334; e metade de 559 mais 40, dando 319,5. Não sei se é assim a conta. Mas não usaria 700x23. Ficar, pelo menos, com 700x28. Aí daria uns 2 cm de diferença de altura, do banco pro chão. Parece pouco pra quem já tá a uns 60 (não lembro exatamente quanto), mas faz diferença. E isso tudo adiciona peso, sei lá, não sei o quanto vale a pena sair do aro 26. | |
| | | Mordaz
Mensagens : 2258 Data de inscrição : 22/05/2009 Localização : Rio de Janeiro
| Assunto: Re: Pneus.............................. Seg Ago 19, 2013 4:12 pm | |
| - ninocoutinho escreveu:
- QUASE fiz o teste de manter o aro 26 na traseira e montar o meu 700 na dianteira, pois esse cubo son é pra centerlock! No entanto, não tenho rotor centerlock nem adaptador pra 6 furos (que tlvz venha a adquirir caso troque mesmo o cubo dianteiro da meta, pois son só tem pra centerlock).
Eu sempre esqueço desse seu dínamo. Saindo brevemente do tópico, no Audax 600 a Leonor estreou umas pilhas de Lítio da Panasonic com capacidade (real) três vezes maior que as mais comuns. Teve bastante luz para duas noites. De volta ao tópico. - ninocoutinho escreveu:
- Pensei aqui e de 26x1,5 pra 700x23 só se sobe uns 1,5 cm, não? Afinal, o garfo é o mesmo. Seria a diferença do raio 'externo', ou estou enganado? contei aqui metade de 622 mais 23, daria 334; e metade de 559 mais 40, dando 319,5. Não sei se é assim a conta. Mas não usaria 700x23. Ficar, pelo menos, com 700x28. Aí daria uns 2 cm de diferença de altura, do banco pro chão. Parece pouco pra quem já tá a uns 60 (não lembro exatamente quanto), mas faz diferença. E isso tudo adiciona peso, sei lá, não sei o quanto vale a pena sair do aro 26.
É isso aí. Mantendo o garfo, o que varia é o raio efetivo da roda com pneu. Parece pouca coisa, mas eu até entendo que faça muita diferença porque já está no limite. É uma das coisas que me deixa avesso a uma Bacchetta Corsa 700c. Ela tem o banco só um pouco mais alto que o da HP3, mas é um pouco que pode incomodar. Quanto a valer a pena migrar de 26" para 700c, já conversei sobre isso com o Zach Kaplan. Quando mencionei minha dúvida entre qual Corsa seria melhor para mim, 700c ou 650c, ele foi enfático ao afirmar que 700c x 28 rola melhor que 26" x 32 (1,2"), com conforto semelhante. Já o Stefano, da Slyway, pensa o contrário. Ele me disse que não vê justificativa no uso de rodas 700c em reclinadas. É estranho alguém dizer isso num momento em que os gringos estão migrando direto para reclinadas com rodas 700c. Ainda que não se considere a disponibilidade muito maior de pneus e rodas no tamanho 700c, há uma diferença na resistência de rolagem que favorece rodas de diâmetro maior e, na prática, estas acabam não ficando muito mais pesadas que as 650c. Apesar disso, ainda penso numa high racer com rodas 26" e a caixa de direção um pouco mais próxima do banco para aumentar a distância entre a roda dianteira e os meus pés. A Slyway Team seria uma boa candidata para isso, talvez melhor que a Bacchetta Corsa 650c. A Metaphysic eu não achei muito interessante porque ACHO que não ficaria muito boa com guidão O.C. e com o meu comprimento de braço. | |
| | | Marcus Del Mastro
Mensagens : 903 Data de inscrição : 25/03/2011 Idade : 50 Localização : Sorocaba - SP
| Assunto: Re: Pneus.............................. Ter Ago 20, 2013 9:10 am | |
| Chegando atrasado para o papo (que já andou um bocado).
Já usei vários pneus, mas de competição só o Michelin ProRacer3 (que acho que não é mais de competição, visto que tem o ProRacer4). Faz curvas com segurança além da conta (eu adoro descer serras cheias de curvas), inclusive no molhado é muito melhor de longe que qq outro que já andei.
Além disso, que já seria tudo de bom, ele é o pneu mais gostoso que já andei, muito mais gostoso, a borracha é macia, mesmo sendo fininha dá um conforto danado.
Quando comprei, eu não esperava nada disso, esperava apenas que fosse um pneu leve e rápido, duro e ruim.
Tem mais uma, ele furou muito menos que todos os outros que prometiam "durabilidade" (sim, eu confundia durabilidade com proteção para furos). Pode ter sido um acaso, mas pode ser que um pneu duro, ao passar por uma ferpa torcida, empurre com mais veemência a farpa para dentro por não se moldar a ela.... achismo.
É claro que tem que ter um porém: ele dura muito pouco, já nos primeiros 50km poderá vê-lo começando a ficar achatado.
Mas dura mais do que eu esperava (pena eu não saber quanto, agora com strava eu vou colocando as peças na descrição da bike e eles me dão o quanto já rodei com cada peça).
Abraços, | |
| | | Mordaz
Mensagens : 2258 Data de inscrição : 22/05/2009 Localização : Rio de Janeiro
| Assunto: Re: Pneus.............................. Ter Ago 20, 2013 11:42 am | |
| Eu nunca gastei um Pro3 até o thread. Sempre paro de usar quando começa a furar câmara direto. Um exame microscópico (com meu olho de míope) revela vários cortes pequenos, dentro dos quais se alojam fragmentos mínimos de vidro. Gostaria de saber se o Pro4 é menos propenso a tais cortes. | |
| | | ninocoutinho
Mensagens : 1279 Data de inscrição : 20/09/2010 Localização : Itabira - MG
| Assunto: Re: Pneus.............................. Qua Ago 21, 2013 1:21 pm | |
| - Mordaz escreveu:
- Parece pouca coisa, mas eu até entendo que faça muita diferença porque já está no limite. É uma das coisas que me deixa avesso a uma Bacchetta Corsa 700c. Ela tem o banco só um pouco mais alto que o da HP3, mas é um pouco que pode incomodar.
Acabei de ver uma foto que, pra mim, ilustra justamente o exemplo inadequado de roda 700. No face da bacchetta, um usuário orgulhoso pela nova carbon aero dele: Isso aí não dá segurança. Lembrei de uma foto sua na largada do audax 200 de 2011: Passa longe de precisar ficar na ponta do pé. Aí lembrei do review do Dave McCraw da Bacchetta Corsa (óbvio que vc viu). Ele tem nada menos que 1,77 (aliás, sua altura, não?): Mesmo que ele seja um cara de pernas curtas pra própria altura, ainda sim acho que só fica bem pra quem tem mais de 1,80. Curiosamente não achei nenhuma foto minha na meta, com os pés no chão. Tem algumas dos audaxes mas nada bem visível. | |
| | | Mordaz
Mensagens : 2258 Data de inscrição : 22/05/2009 Localização : Rio de Janeiro
| Assunto: Re: Pneus.............................. Qua Ago 21, 2013 2:14 pm | |
| - ninocoutinho escreveu:
- Aí lembrei do review do Dave McCraw da Bacchetta Corsa (óbvio que vc viu). Ele tem nada menos que 1,77 (aliás, sua altura, não?):
Claro que vi! Quase; tenho 1,76 m. Mas não é só questão de altura. Depende também do quão inclinado está o banco. | |
| | | Marcus Del Mastro
Mensagens : 903 Data de inscrição : 25/03/2011 Idade : 50 Localização : Sorocaba - SP
| Assunto: Re: Pneus.............................. Qua Ago 21, 2013 8:42 pm | |
| - Mordaz escreveu:
- Eu nunca gastei um Pro3 até o thread. Sempre paro de usar quando começa a furar câmara direto. Um exame microscópico (com meu olho de míope) revela vários cortes pequenos, dentro dos quais se alojam fragmentos mínimos de vidro. Gostaria de saber se o Pro4 é menos propenso a tais cortes.
Também não cheguei ao thread. Acho que minha experiência foi parecida com a sua. Andei, andei, andei... sem furos praticamente... de repente, um furo atrás do outro... aposentei. Mas, vc podei sentir pegando no pneu que não tinha praticamente mais espessura alguma. Sim, usei com fita antifuro e assim mesmo foi a coisa mais gostosa que já pedalei. Talvez o pneu tubular tenha um desempenho parecido, porém além de macio é a coisa mais ágil que já pedalei. Na época eu não sabia disso, por falta de grana e pela praticidade, eu troquei para aros clincher e toda a magia da bike se foi. Aí que eu entendi que aquela sensação de pensar em pedalar e a bike andar não era daquele quadro maravilhoso de aço-cromo, mas dos pneus tubulares. PS: todas as experiência que fiz sem fita aqui na região foi um desastre, e não foi uma saída ou outra. O kryllion furava toda saída ainda novo... É claro que não testei o ProRacer3 por estas bandas assim, mas fiz um Desafio da Serra de Campos e não tive problemas, mas isso não é referência. | |
| | | Mordaz
Mensagens : 2258 Data de inscrição : 22/05/2009 Localização : Rio de Janeiro
| Assunto: Re: Pneus.............................. Qua Ago 21, 2013 9:45 pm | |
| Curiosidade: A Michelin agora chama o Kryllion de Pro4 Endurance. Por razões de marketing, evidentemente.
Quanto à "magia" dos tubulares, muito dela se deve à câmara interna de látex. Por isso ando pensando em experimentar câmaras de látex com pneu clincher, mas ainda não me decidi porque tenho lido muitos relatos de estouro súbito de câmara de látex, com consequências desastrosas.
Um bom motivo para reconsiderar pneus tubulares são as rodas de perfil alto de carbono atualmente disponíveis. Tais rodas na configuração tubular são bem mais leves e confiáveis que na configuração clincher. Trocar um tubular furado na rua é complicado, mas talvez usando um Gatorskin tubular o risco se torne tão pequeno que valha a pena. Só não sei se o Gatorskin, por ser protegido, acabaria com a "magia" do tubular. | |
| | | Marcus Del Mastro
Mensagens : 903 Data de inscrição : 25/03/2011 Idade : 50 Localização : Sorocaba - SP
| Assunto: Re: Pneus.............................. Qua Ago 21, 2013 10:39 pm | |
| - Mordaz escreveu:
- Curiosidade: A Michelin agora chama o Kryllion de Pro4 Endurance. Por razões de marketing, evidentemente.
E o pro3 virou o que? O que vc recomendaria de "pneu de competição"? - Mordaz escreveu:
- Quanto à "magia" dos tubulares, muito dela se deve à câmara interna de látex. Por isso ando pensando em experimentar câmaras de látex com pneu clincher, mas ainda não me decidi porque tenho lido muitos relatos de estouro súbito de câmara de látex, com consequências desastrosas.
Isso dá medo, mas acho (achismo mesmo) que nos tubulares há menor deformação do pneu quando aplicamos a tração, por isso responde mais rápido. Há quem diga que pneus clincher possam ser até melhores... - Mordaz escreveu:
- Um bom motivo para reconsiderar pneus tubulares são as rodas de perfil alto de carbono atualmente disponíveis. Tais rodas na configuração tubular são bem mais leves e confiáveis que na configuração clincher. Trocar um tubular furado na rua é complicado, mas talvez usando um Gatorskin tubular o risco se torne tão pequeno que valha a pena. Só não sei se o Gatorskin, por ser protegido, acabaria com a "magia" do tubular.
Pois é, vi mais de um falando que conserta o pneu tubular sem tirar do aro com líquido vedante em 2 min. http://www.pedal.com.br/forum/rodas-de-perfil-alto_topic66781_page1.html - Carvalho Br escreveu:
- usando os tubulares ideais, basta uma garrafinha de liquido selante e pronto, furo tapado.
uso conti gp4000 tubular e ja tive 3 furos - todos vedaram com liquido, nao precisei nem descolar o pneu. - Enkidubr8 escreveu:
- Eu uso selante Tufo extreme. Pra aplicar vc retira a valvula. É um tubinho de 50ml, dá pra consertar 3 furos, ja vem com uma chavinha pra desrosquear a valvula. Sempre levo ele no bolso. Já rodei mais de 4000Km com os tubulares. Furou uma vez so e pra consertar foram 2 minutos, nem descolei o pneu.
Ainda tem um cara que coloca o liquido de forma preventiva (perde certo rendimento), mas parece que funciona. - Nemesis escreveu:
- Nao querendo distorcer o topico mas para mim a melhor opcao e pneu tubular "handmade" com selante usado de forma preventiva, esta combinacao agrega os beneficios de roda com projeto mais simples, baixo peso e ainda minha incidencia de furo e praticamente zero, tenho varios conjuntos de pneus que acabou a vida util sem nunca ter furado. Para compra de pneu a loja mais barata que tenho comprada e a do link abaixo, e se comprar pelo menos 10 unidades da para negociar desconto.
http://www.worldcycles.com/mm5/merchant.mvc?Screen=CTGY&Store_Code=WCC&Category_Code=CTK - http://www.worldclasscycles.com/mm5/merchant.mvc? | |
| | | Marcus Del Mastro
Mensagens : 903 Data de inscrição : 25/03/2011 Idade : 50 Localização : Sorocaba - SP
| Assunto: Re: Pneus.............................. Qua Ago 21, 2013 10:52 pm | |
| Há quem fale mal do selante... Mas será que ele soube usar... não sei... - Citação :
- Depois do terceiro furo, eu tentei colocar selante em um dos pneus, mas não gostei do resultado. Ficou dando um efeito contra-peso e numa roda que é dinamicamente balanceada, faz muita diferença. Então tirei o excesso de selante e guardei o pneu para uma eventualidade. De vez em quando eu vou lá e encho só para ver como tá a coisa. Quando tiver outro furo ele volta para a minha roda apenas para terminar de gastar a banda de rodagem.
- Citação :
-
- Citação :
- Para um tubular secar completamente e lhe deixar na mão no meio do treino, a coisa tem que ser grande. Teve um tempo que eu estava considerando comprar tubulares de treino. Dá para rodar com um reserva nos bolsos e trocar no meio do caminho se necessário, mas lembrando sempre que a cola deve curar por 24 horas para dar segurança total que não vai sair do aro. Ao menos você não fica na mão.
- Citação :
- Outra coisa que eu notei (e isso o Carvalho_BR vai me crucificar) é que desde que decidí andar com no mínimo 160 psi não tive mais problemas com furos. Vou perder aderência, mas não tô fazendo nenhum circuito. Dá para levar assim.
E tem o PUGPUGPUG amaldiçoando num treino que fez em velódromo com dois furos em tubulares... mas nunca usou líquido. Outra do Carvalho, esclarecendo alguns pontos: - Carvalho BR escreveu:
- concordo em algumas partes com o pugpugpug.
pneu tubular é pra qdo vc quer a bike/rodas mais leve possivel e ponto final. numa prova longa de escalada é bom estar com tubular, tanto pra subir qto pra descer. agora, o selante veda muitos furos grandinhos sim - se for um bom selante (caffelatex eu ja descartei, nao veda direito).
outra coisa q eu ja tinha mencionado em outro topico: os melhores pneus tubulares pra usar selante sao os q tem a camara vulcanizada junto com a carcaça interna do pneu. hj em dia so uso tubulares tufo (qualquer um) e conti gp4000 sr - sao os unicos q tenho certeza q o selante veda sem vazar pelo furo da camara e escoar pela costura do pneu. tubulares specialized? fujam correndo. | |
| | | Mordaz
Mensagens : 2258 Data de inscrição : 22/05/2009 Localização : Rio de Janeiro
| Assunto: Re: Pneus.............................. Qui Ago 22, 2013 12:02 am | |
| - Marcus Del Mastro escreveu:
- Mordaz escreveu:
- Curiosidade: A Michelin agora chama o Kryllion de Pro4 Endurance. Por razões de marketing, evidentemente.
E o pro3 virou o que? O que vc recomendaria de "pneu de competição"? O Pro3 Race "virou" o Pro4 Race. Supostamente melhor, mas parecido. O mesmo vale para o Pro3 Light. Eu recomendaria os mais manjados: Michelin Pro4 Race (agora que não se acha mais o Pro3 Race) e o Continental GP4000S. Para saber sobre mais marcas e modelos, dê uma olhada nesta série de três artigos sobre pneus rápidos: http://www.slowtwitch.com/Products/Things_that_Roll/Tires/Fast_Tires_2013_3787.html http://www.slowtwitch.com/Products/Things_that_Roll/Tires/Fast_Tires_2013_-_Part_2_3795.html http://www.slowtwitch.com/Products/Things_that_Roll/Tires/Fast_Tires_2013_-_Part_3_3806.html - Marcus Del Mastro escreveu:
- Mordaz escreveu:
- Quanto à "magia" dos tubulares, muito dela se deve à câmara interna de látex. Por isso ando pensando em experimentar câmaras de látex com pneu clincher, mas ainda não me decidi porque tenho lido muitos relatos de estouro súbito de câmara de látex, com consequências desastrosas.
Isso dá medo, mas acho (achismo mesmo) que nos tubulares há menor deformação do pneu quando aplicamos a tração, por isso responde mais rápido. Há quem diga que pneus clincher possam ser até melhores... É, já li sobre isso de os clinchers modernos serem melhores que os tubulares em Crr. E montado em aro largo, o clincher supostamente fica parecido com tubular. - Marcus Del Mastro escreveu:
- Mordaz escreveu:
- Um bom motivo para reconsiderar pneus tubulares são as rodas de perfil alto de carbono atualmente disponíveis. Tais rodas na configuração tubular são bem mais leves e confiáveis que na configuração clincher. Trocar um tubular furado na rua é complicado, mas talvez usando um Gatorskin tubular o risco se torne tão pequeno que valha a pena. Só não sei se o Gatorskin, por ser protegido, acabaria com a "magia" do tubular.
Pois é, vi mais de um falando que conserta o pneu tubular sem tirar do aro com líquido vedante em 2 min. http://www.pedal.com.br/forum/rodas-de-perfil-alto_topic66781_page1.html
- Carvalho Br escreveu:
- usando os tubulares ideais, basta uma garrafinha de liquido selante e pronto, furo tapado.
uso conti gp4000 tubular e ja tive 3 furos - todos vedaram com liquido, nao precisei nem descolar o pneu. - Enkidubr8 escreveu:
- Eu uso selante Tufo extreme. Pra aplicar vc retira a valvula. É um tubinho de 50ml, dá pra consertar 3 furos, ja vem com uma chavinha pra desrosquear a valvula. Sempre levo ele no bolso. Já rodei mais de 4000Km com os tubulares. Furou uma vez so e pra consertar foram 2 minutos, nem descolei o pneu.
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