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 Configurações variadas de guidão

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ninocoutinho

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MensagemAssunto: Configurações variadas de guidão   Qui Out 24, 2013 6:42 am

Vi uma foto hoje da Performer no FB e percebi que não temos aqui um tópico com concentração de ideias pra montagens no guidão, que por vezes exigem engenho por parte do reclineiro.

Eis a que vi nesta performer de titânio, nunca tinha pensado assim, pra montagem de STI (sti de alfine**, nunca tinha visto, ainda tem um trocador na ponta do guidão, provavelmente pro câmbio dianteiro, entre outros detalhes como ter bar-ends como pequenos 'postes' pra anexar acessórios):



Esse tópico pode ser infinito. Quem for lembrando ou encontrando ideias, pode postar, ou se quiser postar a sua, faça. Acho que valem a soluções pra tudo: trocadores, alavancas de freio, gadgets eletrônicos, iluminação, hidratação, alimentação, orientação, espantadores de animais, etc.

** edit: é o alfine eletrônico anunciado ano passado, não sabia. aqui.
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Mordaz

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MensagemAssunto: Re: Configurações variadas de guidão   Qui Out 24, 2013 4:53 pm

Que trapizonga!  Dá até pena botar tanta tralha numa recli originalmente tão limpa.

Gostei mais do setup abaixo.  Os trocadores bar-end parecem ter ficado numa posição perfeita.









Preciso deixar de preguiça e experimentar um "tiller" na minha Performer para ver se fica mais aero que o "superman".
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Mordaz

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MensagemAssunto: Re: Configurações variadas de guidão   Qui Out 24, 2013 5:30 pm

Guidão "metralhadora" do John Morciglio:





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Mordaz

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MensagemAssunto: Re: Configurações variadas de guidão   Sab Nov 16, 2013 12:42 am

Dois tópicos recentes no BROL (este e este) chamaram minha atenção para a configuração "tiller", algo que venho pensando em usar na minha Performer já há algum tempo.

Achei particularmente interessante a solução adotada pelo John Schlitter para acomodar dois trocadores de marchas do tipo "trigger" da SRAM e dois manetes de freio do tipo para bidi de contra-relógio no espaço exíguo de um "tiller" bem estreito:



Observem que os trocadores estão reorientados 90° em relação ao uso convencional.  Isso foi feito modificando-se um pouco a abraçadeira.  Uma idéia bem simples, mas genial.  É a primeira configuração de "tiller" que me dá realmente vontade de experimentar.

Além disso, o visual fica extremamente limpo, como evidenciado por esta fotos de uma Zockra, uma Meta e uma M5:







Só antevejo certa dificuldade de adaptação (de minha parte) porque tenho o costume de levantar as costas do banco para amenizar impactos, fazer curvas fechadas, etc. Fico me perguntando se, ao passar por um buraco daqueles que tiram a gente da posição no banco, não sentirei alguma instabilidade.
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ninocoutinho

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MensagemAssunto: Re: Configurações variadas de guidão   Seg Nov 18, 2013 11:20 am

Mordaz escreveu:
Só antevejo certa dificuldade de adaptação (de minha parte) porque tenho o costume de levantar as costas do banco para amenizar impactos, fazer curvas fechadas, etc.  Fico me perguntando se, ao passar por um buraco daqueles que tiram a gente da posição no banco, não sentirei alguma instabilidade.
Acho que não tem problema, não, Roberto, pelo menos na minha não dá galho (sabendo que tem uma diferença aí de angulação e tlvz de proximidade do guidão, entre a minha e as retratadas, e claro, a sua). Pelo que vc falou, me deu a impressão de que, quando vc faz isso, segura firmemente ao guidão open. É isso? Bem, acho que eu faço o contrário, eu quase solto o guidão (no sentido de segurá-lo menos, e não de soltar as mãos!), e é possível até levantá-lo um pouco, nessas horas (ou necessário, dependendo da proximidade dele ou da garrafinha). Tlvz isso fosse impraticável com o guidão mais fixo da M5 e da Zockra, apesar de que esses dois parecem estar tão à frente que deve sobrar muito espaço pro tronco levantar.

Achei curioso vc falar que faz isso em curvas fechadas; será que faço tb e não percebo? Acho que não. Muda alguma coisa?

Me deu vontade de prender parte dos cabos da minha, como nessa Meta, que está limpíssima, salvo as diferenças de passadores e manetes de freio. Ah, agora que vi direito o guidão da Zockra no tópico do brol, que obra!!
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Mordaz

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MensagemAssunto: Re: Configurações variadas de guidão   Seg Nov 18, 2013 2:11 pm

ninocoutinho escreveu:
Mordaz escreveu:
Só antevejo certa dificuldade de adaptação (de minha parte) porque tenho o costume de levantar as costas do banco para amenizar impactos, fazer curvas fechadas, etc.  Fico me perguntando se, ao passar por um buraco daqueles que tiram a gente da posição no banco, não sentirei alguma instabilidade.
Acho que não tem problema, não, Roberto, pelo menos na minha não dá galho (sabendo que tem uma diferença aí de angulação e tlvz de proximidade do guidão, entre a minha e as retratadas, e claro, a sua). Pelo que vc falou, me deu a impressão de que, quando vc faz isso, segura firmemente ao guidão open. É isso?
Exatamente isso.  Como o guidão é largo, o controle sobre a direção é muito bom, mesmo quando sou quase "ejetado" do banco.

ninocoutinho escreveu:
Bem, acho que eu faço o contrário, eu quase solto o guidão (no sentido de segurá-lo menos, e não de soltar as mãos!), e é possível até levantá-lo um pouco, nessas horas (ou necessário, dependendo da proximidade dele ou da garrafinha). Tlvz isso fosse impraticável com o guidão mais fixo da M5 e da Zockra, apesar de que esses dois parecem estar tão à frente que deve sobrar muito espaço pro tronco levantar.
Lá isso é verdade.  Outro dia vi um vídeo da Jacquie Schlittler levantando-se de uma Zockra com tiller fixo e ela não parece ter dificuldade.  É interessante notar que, ao fazer isso, ela se senta numa parte mais alta do banco.  Como este outro cara:



ninocoutinho escreveu:
Achei curioso vc falar que faz isso em curvas fechadas; será que faço tb e não percebo? Acho que não. Muda alguma coisa?
Bom, a minha Performer tem bastante interferência entre a roda dianteira e o calcanhar.  Curvas fechadas (daquelas que só se pode fazer em baixa velocidade) só consigo fazer desencaixando e abaixando o pé do lado de dentro da curva e levantando-me do banco.  Faço isso o tempo todo no trânsito mais travado.  Ultimamente venho tentando me acostumar a não levantar do banco o tempo todo.  É um reflexo perigoso numa frenagem de emergência, pois deixa a roda traseira sem tração.

ninocoutinho escreveu:
Me deu vontade de prender parte dos cabos da minha, como nessa Meta, que está limpíssima, salvo as diferenças de passadores e manetes de freio. Ah, agora que vi direito o guidão da Zockra no tópico do brol, que obra!!
Nesse tópico consegui arrancar uma informação muito útil do John Schlitter sobre adaptação de triggers da SRAM.
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Mordaz

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MensagemAssunto: Re: Configurações variadas de guidão   Dom Dez 29, 2013 10:10 pm

Mais um exemplo de guidão esquilo com triggers SRAM girados 90 graus em relação ao normal:



Constatei que os triggers X0 são melhores que os X9 para essa aplicação porque a alavanca maior pode ter sua posição ajustada.  Na foto acima, por exemplo, as alavancas maiores estão abaixo das menores, numa posição mais confortável.
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