Recliforum
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Recliforum

Fórum dedicado a concentrar informações relativas ao ciclismo alternativo, e com maior ênfase no ciclísmo reclinado no Brasil e demais países latinos.
 
InícioInício  RecliforumRecliforum  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 Curioso com dúvidas diversas... risos

Ir para baixo 
3 participantes
AutorMensagem
Bira

Bira


Mensagens : 35
Data de inscrição : 23/09/2009

Curioso com dúvidas diversas... risos Empty
MensagemAssunto: Curioso com dúvidas diversas... risos   Curioso com dúvidas diversas... risos EmptyQua Set 23, 2009 4:14 pm

Buenas pessoal,

Considero-me um neófito extremamente curioso.

Até ontem, eu sequer sabia que as reclinadas existiam. Fiquei sabendo por conta de um amigo ciclista (em um fórum de motos) que comentou sobre a reclinada que estava emprestada com ele e que ele deixou em uma loja daqui de brasília pra vender (a pedido do dono). Como quando algo atiça minha curiosidade eu procuro me informar o máximo que puder, acabei em minha busca chegando nesse fórum aqui. Laughing

Durante minha pesquisa eu vi uns vídeos do Zohrer no youtube e cheguei até a postar um comentário pra tirar dúvidas. Mas vamos lá.

Primeiro me apresento: Sou o Ubiratã (Bira), de Brasília, 32 anos. Tenho uma convencional Caloi Aluminum Andes Elite desde 1994, sou bem sedentário e voltei a pedalar há pouquíssimo tempo (um mês). Tenho pedalado em torno de 8 a 12 km, três vezes por semana, ontem dei uma pedalada de 22km por conta do dia mundial sem carro. Tenho 1,81m e 127 kg (tinha 130 mas perdi 5 quilos devido a uma gripe das brabas recentemente Laughing e recuperei dois Laughing).

Antes de escrever aqui resolvi ler alguns tópicos, o que de certa forma vai dar um pouco de "gás" à discussão.

Dúvida 1:

Percebi nos vídeos , reportagens e relatos que a reclinada é um espetáculo nas retas... mas como ela é em curvas? Como é a "agilidade" dela para desviar de obstáculos (ex: carros com motoristas loucos)? Alguém já tentou fazer "slalom" (desvio de cones em baixa velocidade) e documentar isso em vídeo para ilustrar aos curiosos como eu? Confesso que acho meio estranho, a impressão que eu teria é que uma reclinada X uma convencional em curvas seria o mesmo que comparar uma moto Harley-Davidson (quem foi que recebeu um comentário comparando a reclinada à harley?! rs) a uma moto esportiva. Posso estar redondamente enganado, até mesmo porque nunca vi uma reclinada de perto, que dirá pedalar uma. Conto com a boa vontade de vocês para esclarecer essa dúvida.

Dúvida 2:
O único fabricante "formal" de bikes reclináveis no Brazil é o Zohrer? (triciclo não conta, não é prático pra mim). Tem revendas em Brasília onde eu possa por exemplo conhecer a bike e fazer um "test-drive" pra conhecer o produto?

Dúvida 3:
Algum reclineiro em Brasília? Nunca vi ninguém pedalando uma dessas aqui, fiquei até espantado de saber que meu conhecido tava com uma emprestada (até ontem)

Dúvida 4:
Alguém aqui usa a reclinada no dia-a-dia (leia-se, pegando trânsito, etc.)? Brasília apesar de ter um asfalto de ótima qualidade, peca no quesito ciclovias e respeito ao ciclista, por isso pergunto (daí vem a pergunta da agilidade para desviar de obstáculos, já que fugir de trechos de rodovia/avenidas movimentadas não é uma opção no local onde moro se resolver pedalar pro trabalho, obrigatoriamente eu preciso passar por pelo menos um trecho de rodovia e uma avenida movimentada, não existe caminho alternativo)

Dúvida 5:
Qual é o tamanho (comprimento) de uma reclinável ? Será que eu consigo embarcar no metrô (aqui em brasília é permitido bicicleta) com ela? cabe?

Dúvida 6:
Como levá-la no carro?

Dúvida 7:
Falam muito sobre "não tentar subir em calçadas". É tão complicado assim? Quando venho de bicicleta pro trabalho eu sempre "corto" caminho por algumas superquadras de brasília, e não tem jeito, pega-se lombadas e é necessário subir em algumas guias para economizar tempo.

Dúvida 8:
Será que uma reclinada é pra mim? risos.

Agradeço antecipadamente,

Grande abraço a todos,

Bira
Ir para o topo Ir para baixo
artur elias

artur elias


Mensagens : 551
Data de inscrição : 11/02/2009

Curioso com dúvidas diversas... risos Empty
MensagemAssunto: Re: Curioso com dúvidas diversas... risos   Curioso com dúvidas diversas... risos EmptyQua Set 23, 2009 11:57 pm

Citação :
Buenas pessoal,

Considero-me um neófito extremamente curioso.




Oi Bira. Tenho alguns anos e vários milhares de kms pedalando reclinadas de vários tipos e modelos.
Tentarei responder suas perguntas. Use as respostas por sua própria conta e risco.Curioso com dúvidas diversas... risos Icon_twisted
Elas refletem tão-somente minha experiência e idiosincrasias pessoais (até este momento).



1) só depende de um pouco de habilidade. Mesmo a reclinada com o esterço mais limitado - uma de tração dianteira e corrente torcida, ou uma de guidão por baixo p.ex. - é perfeitamente capaz de fazer qualquer curva "normal" no uso urbano. Manobras radicais excluídas. Mito derrubado.



2) eu me arrisco a dizer que é o único fabricante profissional de reclinadas de 2 rodas atualmente em atividade no Brasil.



3) certamente há uma porção de reclineiros em Brasília. Escreva para a Zöhrer pedindo contato dos clientes de lá. Eu sei de um vivente que contrói reclinadas - relativamente arrojadas, inclusive - mas não lembro o nome dele. Se conseguir localizar te envio o contato.



4) Vários de nós usam no dia-a-dia. Eu faço isso há anos. Procuro constantemente facilitar a minha vida e a dos outros, tenho cada vez menos conflitos no trânsito, e não sinto medo há muito tempo. Devo ser maluco.

Pois, segundo o que escuto da maioria dos ciclistas (portoalegrenses) (reclinados ou não), pedalar no trânsito é uma atividade ideal para suicidas, pois ele (o trânsito) está infestado de motoristas sanguinários, que ao contrário de nós ciclistas (que somos modelos de comportamento e cidadania, verdadeiros arautos da Nova Era), não obedecem ao código de trânsito (você consegue imaginar uma coisa dessas?), e não têm outra intenção a não ser nos sacanear, desrespeitar, assustar, e possivelmente, trucidar.

Portanto, é recomendável que você ande de bicicleta (reclinada ou não) exclusivamente em parques. Ou, melhor ainda, apenas no play ground do seu condomínio. Porém, muito cuidado com os garotos maiores, eles vão tentar abusar de você, no mínimo vão te chamar te deitado, preguiçoso e outras coisas aviltantes. Ah, e se por acaso um passarinho cagar na sua cabeça, não diga que não avisei. Reclinada é muiiiito perigoso.



5) Depende. Marca, tipo, modelo.



6) Eu levo deitada sobre o teto do carro, apoiada e amarrada com extensores
em um rack bem xinelão (= vagabundo em portoalegrês).



7) calçada? o que é isso?

Ah, lembrei. Aquela parte elevada do espaço público por onde as pessoas caminham
(especialmente idosos - como você e eu seremos, antes que disso nos dermos conta),
achando que estão relativamente seguras.

Não, não é complicado subir. É igual a tentar fazer isso com uma bicicleta convencional, sem tirar a bunda do banco. Curioso com dúvidas diversas... risos Icon_lol




8 - Talvez sim. Talvez não.




Seja muito bem-vindo (de verdade), e por favor não repare no sarcasmo.
Hoje foi um dia difícil e cinzento.


Antes que eu esqueça: alguém que utiliza a palavra "neófito"
certamente tem muito a contribuir com este humilde fórum.




abraço fraterno



Curioso com dúvidas diversas... risos Icon_flower



a.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.pespracima.blogspot.com
Bira

Bira


Mensagens : 35
Data de inscrição : 23/09/2009

Curioso com dúvidas diversas... risos Empty
MensagemAssunto: Re: Curioso com dúvidas diversas... risos   Curioso com dúvidas diversas... risos EmptyQui Set 24, 2009 9:06 am

artur elias escreveu:
Citação :
Buenas pessoal,

Considero-me um neófito extremamente curioso.




Oi Bira. Tenho alguns anos e vários milhares de kms pedalando reclinadas de vários tipos e modelos.
Tentarei responder suas perguntas. Use as respostas por sua própria conta e risco.Curioso com dúvidas diversas... risos Icon_twisted
Elas refletem tão-somente minha experiência e idiosincrasias pessoais (até este momento).



1) só depende de um pouco de habilidade. Mesmo a reclinada com o esterço mais limitado - uma de tração dianteira e corrente torcida, ou uma de guidão por baixo p.ex. - é perfeitamente capaz de fazer qualquer curva "normal" no uso urbano. Manobras radicais excluídas. Mito derrubado.



2) eu me arrisco a dizer que é o único fabricante profissional de reclinadas de 2 rodas atualmente em atividade no Brasil.



3) certamente há uma porção de reclineiros em Brasília. Escreva para a Zöhrer pedindo contato dos clientes de lá. Eu sei de um vivente que contrói reclinadas - relativamente arrojadas, inclusive - mas não lembro o nome dele. Se conseguir localizar te envio o contato.



4) Vários de nós usam no dia-a-dia. Eu faço isso há anos. Procuro constantemente facilitar a minha vida e a dos outros, tenho cada vez menos conflitos no trânsito, e não sinto medo há muito tempo. Devo ser maluco.

Pois, segundo o que escuto da maioria dos ciclistas (portoalegrenses) (reclinados ou não), pedalar no trânsito é uma atividade ideal para suicidas, pois ele (o trânsito) está infestado de motoristas sanguinários, que ao contrário de nós ciclistas (que somos modelos de comportamento e cidadania, verdadeiros arautos da Nova Era), não obedecem ao código de trânsito (você consegue imaginar uma coisa dessas?), e não têm outra intenção a não ser nos sacanear, desrespeitar, assustar, e possivelmente, trucidar.

Portanto, é recomendável que você ande de bicicleta (reclinada ou não) exclusivamente em parques. Ou, melhor ainda, apenas no play ground do seu condomínio. Porém, muito cuidado com os garotos maiores, eles vão tentar abusar de você, no mínimo vão te chamar te deitado, preguiçoso e outras coisas aviltantes. Ah, e se por acaso um passarinho cagar na sua cabeça, não diga que não avisei. Reclinada é muiiiito perigoso.



5) Depende. Marca, tipo, modelo.



6) Eu levo deitada sobre o teto do carro, apoiada e amarrada com extensores
em um rack bem xinelão (= vagabundo em portoalegrês).



7) calçada? o que é isso?

Ah, lembrei. Aquela parte elevada do espaço público por onde as pessoas caminham
(especialmente idosos - como você e eu seremos, antes que disso nos dermos conta),
achando que estão relativamente seguras.

Não, não é complicado subir. É igual a tentar fazer isso com uma bicicleta convencional, sem tirar a bunda do banco. Curioso com dúvidas diversas... risos Icon_lol




8 - Talvez sim. Talvez não.




Seja muito bem-vindo (de verdade), e por favor não repare no sarcasmo.
Hoje foi um dia difícil e cinzento.


Antes que eu esqueça: alguém que utiliza a palavra "neófito"
certamente tem muito a contribuir com este humilde fórum.




abraço fraterno



Curioso com dúvidas diversas... risos Icon_flower



a.

muito obrigado Artur. cheers

Esclarecendo alguns pontos polêmicos ou sombrios do meu post:

1 - com relação ao comprimento, podem ser as medidas da Zohrer EXD (não constam das especificações do site)
2 - Calçadas: Sim, é politicamente incorreto (ilegal na verdade risos) uma bike na calçada. Porém, como o "visionário" Lúcio Costa idealizou o traçado de Brasília como de "uma cidade para quem tem carro", aqui POUQUÍSSIMAS (mesmo) pessoas usam os passeios públicos para caminharem. É algo um tanto quanto cultural (cultura de espírito de porco... risos) na cidade. Ninguém anda, exceto nas áreas centrais (onde eu não ando na calçada de bike) ou perto de estacionamentos (risos) ou colégios (porque criança e adolescente não dirige). Acaba que boa parte dos passeios públicos são melhores como ciclovias (informais) que como passeios públicos. Sem contar que é uma forma adequada de cortar caminho em algumas situações... risos.
3 - se for igual subir com uma convencional sem tirar o traseiro do banco eu acho que dou conta... kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Ir para o topo Ir para baixo
artur elias

artur elias


Mensagens : 551
Data de inscrição : 11/02/2009

Curioso com dúvidas diversas... risos Empty
MensagemAssunto: Re: Curioso com dúvidas diversas... risos   Curioso com dúvidas diversas... risos EmptyQui Set 24, 2009 10:14 am

Citação :
muito obrigado Artur. Curioso com dúvidas diversas... risos Icon_cheers

Não há de quê!

Quem bom que você não se importou com as brincadeiras.


Citação :
Acaba que boa parte dos passeios públicos são melhores como ciclovias (informais) que como passeios públicos.


Gostei disso. Brasília realmente é uma maravilha.

Bom, entendi que quase ninguém anda a pé;
mas, caso você der a sorte de topar com algum senador da República,
faça-me um favor: acelera e passa por cima.

[Especialmente se já estiver de reclinada. A coroa grande se projeta para a frente
(nos modelos de entre-eixos curto) e pode funcionar como uma bela moto-serra auto-sustentável.]


Por mim qualquer partido serve.

Curioso com dúvidas diversas... risos Icon_twisted
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.pespracima.blogspot.com
Bira

Bira


Mensagens : 35
Data de inscrição : 23/09/2009

Curioso com dúvidas diversas... risos Empty
MensagemAssunto: Re: Curioso com dúvidas diversas... risos   Curioso com dúvidas diversas... risos EmptyQui Set 24, 2009 12:43 pm

artur elias escreveu:
Citação :
muito obrigado Artur. Curioso com dúvidas diversas... risos Icon_cheers

Não há de quê!

Quem bom que você não se importou com as brincadeiras.


Citação :
Acaba que boa parte dos passeios públicos são melhores como ciclovias (informais) que como passeios públicos.


Gostei disso. Brasília realmente é uma maravilha.

Bom, entendi que quase ninguém anda a pé;
mas, caso você der a sorte de topar com algum senador da República,
faça-me um favor: acelera e passa por cima.

[Especialmente se já estiver de reclinada. A coroa grande se projeta para a frente
(nos modelos de entre-eixos curto) e pode funcionar como uma bela moto-serra auto-sustentável.]


Por mim qualquer partido serve.

Curioso com dúvidas diversas... risos Icon_twisted

imagina se eu vou me importar... risos. rir é o melhor remédio!!
Ir para o topo Ir para baixo
LuizPauloMotta

LuizPauloMotta


Mensagens : 44
Data de inscrição : 05/08/2010
Idade : 61
Localização : Brasília - DF

Curioso com dúvidas diversas... risos Empty
MensagemAssunto: Re: Curioso com dúvidas diversas... risos   Curioso com dúvidas diversas... risos EmptySex Ago 06, 2010 2:12 pm

Bira,

Boa tarde...

Tb sou de Brasília e estou, tb, interessado nas reclináveis, mas nos modelos Trike... 3 rodas.

Aparece no Pedal Noturno... www.pedalnoturnodf.com.br para a gente conversar mais.

Abraços...

Luiz Paulo
Ir para o topo Ir para baixo
Bira

Bira


Mensagens : 35
Data de inscrição : 23/09/2009

Curioso com dúvidas diversas... risos Empty
MensagemAssunto: Re: Curioso com dúvidas diversas... risos   Curioso com dúvidas diversas... risos EmptySeg Ago 09, 2010 10:34 am

LuizPauloMotta escreveu:
Bira,

Boa tarde...

Tb sou de Brasília e estou, tb, interessado nas reclináveis, mas nos modelos Trike... 3 rodas.

Aparece no Pedal Noturno... www.pedalnoturnodf.com.br para a gente conversar mais.

Abraços...

Luiz Paulo

eu tô lá na lista do PNDF. só não fui nos pedais ainda por absoluta falta de oportunidade. lol!
Ir para o topo Ir para baixo
LuizPauloMotta

LuizPauloMotta


Mensagens : 44
Data de inscrição : 05/08/2010
Idade : 61
Localização : Brasília - DF

Curioso com dúvidas diversas... risos Empty
MensagemAssunto: Re: Curioso com dúvidas diversas... risos   Curioso com dúvidas diversas... risos EmptySeg Ago 09, 2010 10:40 am

Bira escreveu:
LuizPauloMotta escreveu:
Bira,

Boa tarde...

Tb sou de Brasília e estou, tb, interessado nas reclináveis, mas nos modelos Trike... 3 rodas.

Aparece no Pedal Noturno... www.pedalnoturnodf.com.br para a gente conversar mais.

Abraços...

Luiz Paulo

eu tô lá na lista do PNDF. só não fui nos pedais ainda por absoluta falta de oportunidade. lol!

André,

Aparece logo, tem um ciclista andando de reclinada com o grupo.

Ele é professor da UnB e já deixou alguns experimentarem a bike.

Abraço.

LP
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Curioso com dúvidas diversas... risos Empty
MensagemAssunto: Re: Curioso com dúvidas diversas... risos   Curioso com dúvidas diversas... risos Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Curioso com dúvidas diversas... risos
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Impressões sobre o triciclo HP3
» Clip, algumas dúvidas
» Coisas que os reclineiros ouvem na rua
» Interessadíssimo em uma Recumbent Trike mas, cheio de dúvidas!
» Reclineiros e desempenho ciclístico

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Recliforum :: Ciclismo reclinado geral-
Ir para: