Recliforum
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Recliforum

Fórum dedicado a concentrar informações relativas ao ciclismo alternativo, e com maior ênfase no ciclísmo reclinado no Brasil e demais países latinos.
 
InícioInício  RecliforumRecliforum  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 Pé de vela diferente

Ir para baixo 
+3
Mordaz
prof carlos henrique
duram
7 participantes
Ir à página : Anterior  1, 2, 3  Seguinte
AutorMensagem
Mordaz

Mordaz


Mensagens : 2258
Data de inscrição : 22/05/2009
Localização : Rio de Janeiro

Pé de vela diferente - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Pé de vela diferente   Pé de vela diferente - Página 2 EmptyQui Out 09, 2014 1:29 am

duram escreveu:
Quanto as marchas, é possível ter 3 marchas com pé de vela elíptico?

Elíptica não é a pedivela, mas as coroas nela instaladas.

A Rotor fabrica um set de três coroas elípticas (44-33-23) para pedivelas tipo mtb, de 4 furos.

Penso em montar um set com coroas elípticas de 5 furos, 50-34 e mais uma não elíptica de 19 ou 20 dentes.  Aliás, Arthur, isso é uma coisa que eu gostaria de discutir com você.  A idéia é instalar essa coroinha de 19 ou 20 dentes em uma pedivela tripla de estrada (110/74 mm BCD) da marca Da Vinci.  Essa pedivela tem uma peculiaridade: os "bosses" de fixação da coroinha ficam no mesmo plano que os de fixação das duas coroas maiores.  O alinhamento da coroinha é feito com espaçadores.  Pensei em aproveitar esse espaço disponível e fabricar um adaptador, para fixar na pedivela, que substituísse esses espaçadores e me permitisse fixar uma coroinha de 58 mm BCD nos furos de 74 mm BCD da pedivela.
Ir para o topo Ir para baixo
http://fotolog.terra.com.br/bentrider
Arthur HP3

Arthur HP3


Mensagens : 147
Data de inscrição : 19/05/2009
Idade : 75
Localização : Rio de Janeiro

Pé de vela diferente - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Pé de vela diferente   Pé de vela diferente - Página 2 EmptyQui Out 09, 2014 6:46 am

Mordaz escreveu:

Penso em montar um set com coroas elípticas de 5 furos, 50-34 e mais uma não elíptica de 19 ou 20 dentes.  Aliás, Arthur, isso é uma coisa que eu gostaria de discutir com você.  A idéia é instalar essa coroinha de 19 ou 20 dentes em uma pedivela tripla de estrada (110/74 mm BCD) da marca Da Vinci.  Essa pedivela tem uma peculiaridade: os "bosses" de fixação da coroinha ficam no mesmo plano que os de fixação das duas coroas maiores.  O alinhamento da coroinha é feito com espaçadores.  Pensei em aproveitar esse espaço disponível e fabricar um adaptador, para fixar na pedivela, que substituísse esses espaçadores e me permitisse fixar uma coroinha de 58 mm BCD nos furos de 74 mm BCD da pedivela.

Roberto,
Dá para fabricar esse adaptador, é peça simples.
Evidentemente, os furos 74 mm BCD e os furos 58 mm BCD teriam que ter uma defasagem angular na circunferência. Mas, como a coroinha é circular, não há o problema de essa defasagem se transferir também para a posição da elipse, o que não seria conveniente.
Quando você quiser, podemos discutir detalhes construtivos da peça, como material, desenho, espessura máxima que poderia ter esse adaptador, etc.

Arthur HP3
Ir para o topo Ir para baixo
duram

duram


Mensagens : 650
Data de inscrição : 30/01/2010
Idade : 60
Localização : Rio de Janeiro

Pé de vela diferente - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Pé de vela diferente   Pé de vela diferente - Página 2 EmptyQui Out 09, 2014 9:09 am

Mordaz escreveu:
duram escreveu:
Quanto as marchas, é possível ter 3 marchas com pé de vela elíptico?

Elíptica não é a pedivela, mas as coroas nela instaladas.


Geralmente falo Pé de Vela pois fica mais fácil a compreensão,
a maioria entende que se digo: "Pé de vela com 50 dentes"
estou falando da coroa maior.

Coroa não é um termo muito conhecido de quem está fora
do dia dia da bike, evita a pergunte: "o que é coroa?"

Queria mais dados técnicos e dos testes das coroas elípticas, onde acho isso?
detalhes mais profundos, vídeos, tabelas, reviews, prós e contras, etc

Me incomoda que se elas realmente são tão boas porque poucos usam?
porque não é padrão? porque pouca informação na web?

Ir para o topo Ir para baixo
http://www.fotolog.com.br/duram
Arthur HP3

Arthur HP3


Mensagens : 147
Data de inscrição : 19/05/2009
Idade : 75
Localização : Rio de Janeiro

Pé de vela diferente - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Pé de vela diferente   Pé de vela diferente - Página 2 EmptyQui Out 09, 2014 9:29 am

duram escreveu:
....
Me incomoda que se elas realmente são tão boas porque poucos usam?
porque não é padrão? porque pouca informação na web?


Ao invés de coroas elípticas, faça as mesmas perguntas para bicicletas reclinadas e tente responder.
Talvez os motivos (as respostas) sejam parecidos.

Arthur HP3
Ir para o topo Ir para baixo
duram

duram


Mensagens : 650
Data de inscrição : 30/01/2010
Idade : 60
Localização : Rio de Janeiro

Pé de vela diferente - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Pé de vela diferente   Pé de vela diferente - Página 2 EmptyQui Out 09, 2014 9:40 am

Arthur HP3 escreveu:
duram escreveu:
....
Me incomoda que se elas realmente são tão boas porque poucos usam?
porque não é padrão? porque pouca informação na web?


Ao invés de coroas elípticas, faça as mesmas perguntas para bicicletas reclinadas e tente responder.
Talvez os motivos (as respostas) sejam parecidos.

Arthur HP3

Arthur se colocar "Recumbent Bike" ou "Velo Couche" você terá mais de milhão de links,
"Bicicleta Reclinada" é no Brasil e onde se fala espanhol (nem tantos links),

já para as coroas elípticas não tem tantas páginas.....
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.fotolog.com.br/duram
Arthur HP3

Arthur HP3


Mensagens : 147
Data de inscrição : 19/05/2009
Idade : 75
Localização : Rio de Janeiro

Pé de vela diferente - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Pé de vela diferente   Pé de vela diferente - Página 2 EmptyQui Out 09, 2014 9:57 am

duram escreveu:

Arthur se colocar "Recumbent Bike"  ou "Velo Couche" você terá mais de milhão de links,
"Bicicleta Reclinada" é no Brasil e onde se fala espanhol (nem tantos links),

já para as coroas elípticas não tem tantas páginas.....

Isso reforça o que eu quis dizer, que talvez você não tenha entendido.
No caso das "Recumbents" (como você prefere) a coisa seria pior ainda, porque os "mais de um milhão de links" não são suficientes para responder objetivamente as suas perguntas, ou fazer das "recumbents" campeãs de preferência entre o universo de ciclistas.

Arthur HP3
Ir para o topo Ir para baixo
Mordaz

Mordaz


Mensagens : 2258
Data de inscrição : 22/05/2009
Localização : Rio de Janeiro

Pé de vela diferente - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Pé de vela diferente   Pé de vela diferente - Página 2 EmptyQui Out 09, 2014 12:27 pm

duram escreveu:
Queria mais dados técnicos e dos testes das coroas elípticas, onde acho isso?
detalhes mais profundos, vídeos, tabelas, reviews, prós e contras, etc

Me incomoda que se elas realmente são tão boas porque poucos usam?
porque não é padrão? porque pouca informação na web?

O ciclismo é um meio extremamente tradicionalista e, portanto, avesso a inovações.  Mas, apesar disso, já li relatos positivos sobre as coroas Osymetric, utilizadas por Bradley Wiggins e Chris Froome com bastante sucesso.

Uma desvantagem objetiva das coroas elípticas ou ovais é que o ajuste do câmbio dianteiro se torna muito mais difícil e a troca de marchas precisa ser feita com um certo "timing".  

Recomendo a leitura do seguinte artigo, no qual há uma seção específica sobre coroas elípticas ou ovais:

http://members.home.nl/vd.kraats/recumbent/pedal.html
Ir para o topo Ir para baixo
http://fotolog.terra.com.br/bentrider
Cruzbiker

Cruzbiker


Mensagens : 130
Data de inscrição : 07/06/2012
Localização : Volta Redonda

Pé de vela diferente - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Pé de vela diferente   Pé de vela diferente - Página 2 EmptyQui Out 09, 2014 4:06 pm

Uso uma coroa oval 39T. No primeiro dia que pedalei com ela percebi que eu dava trancos no pedal. Já no segundo dia não percebia nada de diferente e pedalava macio macio.
Se faz bem para os joelhos, se melhora a pedalada etc não saberei dizer, pois vou vendê-la.
Ir para o topo Ir para baixo
Mordaz

Mordaz


Mensagens : 2258
Data de inscrição : 22/05/2009
Localização : Rio de Janeiro

Pé de vela diferente - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Pé de vela diferente   Pé de vela diferente - Página 2 EmptyQui Out 09, 2014 5:34 pm

Cruzbiker escreveu:
Uso uma coroa oval 39T.  No primeiro dia que pedalei com ela percebi que eu dava trancos no pedal.  Já no segundo dia não percebia nada de diferente e pedalava macio macio.
Se faz bem para os joelhos, se melhora a pedalada etc não saberei dizer, pois vou vendê-la.

Parece que a coroa elíptica não te impressionou!  Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo
http://fotolog.terra.com.br/bentrider
Cruzbiker

Cruzbiker


Mensagens : 130
Data de inscrição : 07/06/2012
Localização : Volta Redonda

Pé de vela diferente - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Pé de vela diferente   Pé de vela diferente - Página 2 EmptySex Out 10, 2014 8:17 am

Impressionou sim. Mas ela é para um pedevela BCD 130. Como montarei rodas aro 26, trocarei por um pedevela Shimano Alivio que é BCD 104 com uma coroinha 20T. Assim não usarei a coroa oval.
Btw venderei-a: rotor 130 BCD 39T e também uma coroinha que usava neste pedeleva, 24T BCD 74. Se houver algum interessado é só dizer; vendo as duas por US$100.
Ir para o topo Ir para baixo
duram

duram


Mensagens : 650
Data de inscrição : 30/01/2010
Idade : 60
Localização : Rio de Janeiro

Pé de vela diferente - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Pé de vela diferente   Pé de vela diferente - Página 2 EmptySex Out 10, 2014 11:01 am

Cruzbiker escreveu:
Impressionou sim.  Mas ela é para um pedevela BCD 130.  Como montarei rodas aro 26, trocarei por um pedevela Shimano Alivio que é BCD 104 com uma coroinha 20T.  Assim não usarei a coroa oval.  
Btw venderei-a: rotor 130 BCD 39T e também uma coroinha que usava neste pedeleva, 24T BCD 74.  Se houver algum interessado é só dizer; vendo as duas por US$100.

quero pedalar usando ela para testar, se me impressionar quem saber faremos negócio
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.fotolog.com.br/duram
Cruzbiker

Cruzbiker


Mensagens : 130
Data de inscrição : 07/06/2012
Localização : Volta Redonda

Pé de vela diferente - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Pé de vela diferente   Pé de vela diferente - Página 2 EmptySex Out 10, 2014 1:21 pm

Pode pegar comigo. Me liga antes, ou diga que dia virá pegar que deixo com o porteiro. Ou então deixo no seu prédio amanhã durante o dia. O que você preferir.
Ir para o topo Ir para baixo
Cruzbiker

Cruzbiker


Mensagens : 130
Data de inscrição : 07/06/2012
Localização : Volta Redonda

Pé de vela diferente - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Pé de vela diferente   Pé de vela diferente - Página 2 EmptySex Out 10, 2014 1:24 pm


oi pessoal


vi que este tópico é na verdade sobre coroas não-circulares (e não sobre pedivelas)


adquiri um jogo de coroas Rotor Q-ring pra MTB há alguns anos,
dentro de um esforço "multidisciplinar" para debelar dores nos joelhos

o esforço foi muito bem-sucedido, e eu creio que de todas as mudanças,
a mais importante foi adotar pedivela curto e re-educar a cadência

mas me habituei às Q rings e pra mim tornou-se algo "normal"

um tempo atrás comecei a achar que estavam faltando marchas longas na M5 SP

desencavei um pedivela triplo de estrada, encurtado pelo Xahrá, que não usava há muito tempo,
para ver como seria ter marchas mais longas

não consegui usar mais que um dia ou dois:

pela primeira vez pude perceber claramente que as coroas ovais realmente fazem diferença -
curiosamente, na ausência delas

o ato de pedalar parecia menos harmonioso e (totalmente subjetivo) 1 pqnho menos eficiente

desde então venho pesquisando uma maneira de conseguir reunir tudo isso em uma única relação (difícil, porque nenhuma dessas peças foi projetada para ser usada nessa combinação):

- boas marchas longas
- boas marchas curtas
- marchas bem próximas, "apertadinhas"

(pra ter essas 3 coisas ao mesmo tempo, é imprescindível pedivela triplo e cassete de estrada tipo no máximo 11 ou 12-28 de 9v ou 12-30 de 10v - se for 11-32 34 ou 36 as marchas começam a ficar espaçadas para o meu gosto e as minhas manias)

(por mais que eu simpatize com a idéia de simplificar o sistema, usando pedivela compacto duplo e cassete de MTB espaçado, não tem jeito de harmonizar isso com ter marchas para subidas sérias - já fiz inúmeras simulações e desisti dessa opção)

+ coroas ovais

estão aparecendo outras opções de coroas ovais ou bi-ovais ou quase retangulares;
a maioria, infelizmente, não tem a furação múltipla que permite o ajuste correto para reclinada,
como as Q-rings; mas creio que aos poucos essas opções vão aumentar e os preços vão diminuir
(no momento ainda são meio absurdos)
Ir para o topo Ir para baixo
Mordaz

Mordaz


Mensagens : 2258
Data de inscrição : 22/05/2009
Localização : Rio de Janeiro

Pé de vela diferente - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Pé de vela diferente   Pé de vela diferente - Página 2 EmptySáb Out 11, 2014 5:23 pm

Cruzbiker escreveu:
um tempo atrás comecei a achar que estavam faltando marchas longas na M5 SP

?!?!?!?!? Ué, Vargas, tens uma ShockProof e não falaste nada antes?  

Isso é contra o código de ética(?) dos reclineiros.  Você precisa divulgar o seu arsenal para que os demais fiquem babando... tongue
Ir para o topo Ir para baixo
http://fotolog.terra.com.br/bentrider
Mordaz

Mordaz


Mensagens : 2258
Data de inscrição : 22/05/2009
Localização : Rio de Janeiro

Pé de vela diferente - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Pé de vela diferente   Pé de vela diferente - Página 2 EmptySáb Out 11, 2014 5:39 pm

Cruzbiker escreveu:
desde então venho pesquisando uma maneira de conseguir reunir tudo isso em uma única relação (difícil, porque nenhuma dessas peças foi projetada para ser usada nessa combinação):

- boas marchas longas
- boas marchas curtas
- marchas bem próximas, "apertadinhas"

(pra ter essas 3 coisas ao mesmo tempo, é imprescindível pedivela triplo e cassete de estrada tipo no máximo 11 ou 12-28 de 9v ou 12-30 de 10v - se for 11-32 34 ou 36 as marchas começam a ficar espaçadas para o meu gosto e as minhas manias)

(por mais que eu simpatize com a idéia de simplificar o sistema, usando pedivela compacto duplo e cassete de MTB espaçado, não tem jeito de harmonizar isso com ter marchas para subidas sérias - já fiz inúmeras simulações e desisti dessa opção)

Eu também estou valorizando marchas bem próximas, principalmente entre as marchas mais pesadas.  Estou até achando o pulo do pinhão 11 para o 12 muito grande!  

Por enquanto estou usando coroas 48-32-20 (mtb) e cassetes 12-28 ou 11-28 e isso basta para subidas "normais".  Para os paredões, tenho um 11-36 que não uso há bastante tempo (não tenho treinado subidas muito íngremes).

Tenho planos de migrar para pedivela e coroas de estrada (5 furos, 110 bcd) e, com isso abrir a possibilidade de experimentar Q-Rings grandes.  Penso num set 50-34-19 ou 20, sendo esta última circular mesmo ou, talvez, uma elíptica custom-made (imagino que seja relativamente fácil de produzir por não ter pinos/rampas).  Provavelmente vai ser necessário modificar o câmbio dianteiro (prolongar a gaiola).  Quanto ao câmbio traseiro, um SRAM long cage deve dar conta.

Levando a idéia ao extremo, poderia ser um set 52-34-19, 110 bcd...
Ir para o topo Ir para baixo
http://fotolog.terra.com.br/bentrider
artur elias

artur elias


Mensagens : 551
Data de inscrição : 11/02/2009

Pé de vela diferente - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Pé de vela diferente   Pé de vela diferente - Página 2 EmptyDom Out 12, 2014 12:48 am

Mordaz escreveu:
Cruzbiker escreveu:
um tempo atrás comecei a achar que estavam faltando marchas longas na M5 SP
?!?!?!?!? Ué, Vargas, tens uma ShockProof e não falaste nada antes?  


Aconteceu alguma coisa muito bizarra.

Esse post (de onde vem a citação acima) (reproduzo inteiro abaixo) é meu e aparece agora como sendo do Cruzbiker!


--------


oi pessoal


vi que este tópico é na verdade sobre coroas não-circulares (e não sobre pedivelas)


adquiri um jogo de coroas Rotor Q-ring pra MTB há alguns anos,
dentro de um esforço "multidisciplinar" para debelar dores nos joelhos

o esforço foi muito bem-sucedido, e eu creio que de todas as mudanças,
a mais importante foi adotar pedivela curto e re-educar a cadência

mas me habituei às Q rings e pra mim tornou-se algo "normal"

um tempo atrás comecei a achar que estavam faltando marchas longas na M5 SP

desencavei um pedivela triplo de estrada, encurtado pelo Xahrá, que não usava há muito tempo,
para ver como seria ter marchas mais longas

não consegui usar mais que um dia ou dois:

pela primeira vez pude perceber claramente que as coroas ovais realmente fazem diferença -
curiosamente, na ausência delas

o ato de pedalar parecia menos harmonioso e (totalmente subjetivo) 1 pqnho menos eficiente

desde então venho pesquisando uma maneira de conseguir reunir tudo isso em uma única relação (difícil, porque nenhuma dessas peças foi projetada para ser usada nessa combinação):

- boas marchas longas
- boas marchas curtas
- marchas bem próximas, "apertadinhas"

(pra ter essas 3 coisas ao mesmo tempo, é imprescindível pedivela triplo e cassete de estrada tipo no máximo 11 ou 12-28 de 9v ou 12-30 de 10v - se for 11-32 34 ou 36 as marchas começam a ficar espaçadas para o meu gosto e as minhas manias)

(por mais que eu simpatize com a idéia de simplificar o sistema, usando pedivela compacto duplo e cassete de MTB espaçado, não tem jeito de harmonizar isso com ter marchas para subidas sérias - já fiz inúmeras simulações e desisti dessa opção)

+ coroas ovais

estão aparecendo outras opções de coroas ovais ou bi-ovais ou quase retangulares;
a maioria, infelizmente, não tem a furação múltipla que permite o ajuste correto para reclinada,
como as Q-rings; mas creio que aos poucos essas opções vão aumentar e os preços vão diminuir
(no momento ainda são meio absurdos)
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.pespracima.blogspot.com
Cruzbiker

Cruzbiker


Mensagens : 130
Data de inscrição : 07/06/2012
Localização : Volta Redonda

Pé de vela diferente - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Pé de vela diferente   Pé de vela diferente - Página 2 EmptyDom Out 12, 2014 9:00 am

Putz, sacanagem! Achei que minha esposa tinha me dado uma Shockproof de presente surpresa e revirei a casa toda procurando ela...
Ir para o topo Ir para baixo
Mordaz

Mordaz


Mensagens : 2258
Data de inscrição : 22/05/2009
Localização : Rio de Janeiro

Pé de vela diferente - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Pé de vela diferente   Pé de vela diferente - Página 2 EmptyDom Out 12, 2014 10:04 am

artur elias escreveu:
Aconteceu alguma coisa muito bizarra.

Esse post (de onde vem a citação acima) (reproduzo inteiro abaixo) é meu e aparece agora como sendo do Cruzbiker!

Cheguei a aventar essa possibilidade, mas já tinha enviado minha resposta.

Muito estranho.  Não sabia que isso era possível.  Vou passar a iniciar meus posts identificando-me.
Ir para o topo Ir para baixo
http://fotolog.terra.com.br/bentrider
Mordaz

Mordaz


Mensagens : 2258
Data de inscrição : 22/05/2009
Localização : Rio de Janeiro

Pé de vela diferente - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Pé de vela diferente   Pé de vela diferente - Página 2 EmptyDom Out 12, 2014 10:14 am

Voltando ao assunto das coroas ovais não ajustáveis: sabe aquela pedivela ultraleve da Lightning (fabricante da reclinada P-38)? Fiquei sabendo que essa pedivela permite ajustar continuamente a fase das coroas utilizando-se uma ferramenta especial.

E, apesar do site de fabricante informar que ela está disponível em comprimentos a partir de 160 mm, na verdade pode ser produzida com 150 mm ou 155 mm.
Ir para o topo Ir para baixo
http://fotolog.terra.com.br/bentrider
Cruzbiker

Cruzbiker


Mensagens : 130
Data de inscrição : 07/06/2012
Localização : Volta Redonda

Pé de vela diferente - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Q Rings e BCDs   Pé de vela diferente - Página 2 EmptyDom Out 12, 2014 11:50 am

Para variar, cheio de dúvidas...
Montarei uma roda aro 26 ou 27,5 (29 não cabe na minha Quest). Estou tendendo para uma 27,5 por causa dos Audaxes, supondo que a velocidade final dela seja maior do que a de uma 26.
Estou dizendo isto porque precisarei de uma coroinha compatível com o maior diâmetro, para poder subir até o Cristo.
Se não me engano, as combinações usuais de BCDs são 130X74, 110X74 e 104X64.
No BCD 74 a menor coroa oval é a de 25T e não oval de 24T.
No BCD 64 a menor coroa oval é a de 23T e não oval de 20T.
Estou achando 24T e mesmo 23T puxado para mim, e caio portanto na opção 104X64. Poderia usar uma 20T não oval e as outras duas ovais. O problema é que todas 104 só possuem 3 pontos de regulagem, vide por exemplo as deste conjunto:
http://www.ebay.com/itm/Rotor-Q-Rings-104-64-BCD-42-33-23-MTB-Chainrings-Set-Non-XTR-Triple-Mountain-/141156020014?pt=US_Chainrings_BMX_Sprockets&hash=item20dd8def2e
Nas 130X74 ou 110X74 encontram-se ovais com furos em toda a volta, como esta:
http://www.ebay.com/itm/Rotor-Q-Ring-130-BCD-Kettenblatt-innen-schwarz-2013-Kettenblatter/171387770559?_trksid=p2045573.c100033.m2042&_trkparms=aid%3D111001%26algo%3DREC.SEED%26ao%3D1%26asc%3D26263%26meid%3Dd418b4d49825437797ac4067d1656eee%26pid%3D100033%26prg%3D10942%26rk%3D4%26rkt%3D4%26sd%3D141435915095
Creio que por enquanto ficarei com a 130X74, com uma oval 39T e uma não oval 24T. Pode ser que faça a loucura de comprar o conjunto 104X64 com três posições de regulagem e rezar para dar certo.
Ahhh, assim como na 64 BCD a menor coroa oficial é de 22T, mas dá para adaptar uma de 20T, alguém sabe se existem coroinhas adaptáveis de menos de 24T para BCD 74?
Para os curiosos segue instrução de como instalar Q Rings em reclinadas:
http://www.rotorbikeusa.com/pdf/Q-Ring%20Recumbent%20instructions.pdf
Notem que nas instruções a coroa é toda furada, e não apenas 3 posições.
Ir para o topo Ir para baixo
Mordaz

Mordaz


Mensagens : 2258
Data de inscrição : 22/05/2009
Localização : Rio de Janeiro

Pé de vela diferente - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Pé de vela diferente   Pé de vela diferente - Página 2 EmptyDom Out 12, 2014 12:33 pm

Cruzbiker escreveu:
Estou tendendo para uma 27,5 por causa dos Audaxes

27,5 seria 650B, que virou moda em mtb?  Ou 650c, que está saindo de moda em tt/tri?

Cruzbiker escreveu:
alguém sabe se existem coroinhas adaptáveis de menos de 24T para BCD 74?

Tem o adaptador Mountain Tamer: http://abundantadventures.com/mt_triple.html

Comprei esse negócio há alguns anos, mas acabei não usando ainda.

Vargas, se o adaptador que estou bolando com a ajuda do Arthur funcionar, talvez seja possível fazer uma
versão que permita instalar a Q-Ring 23T 64bcd numa pedivela DaVinci 110x74bcd. O conjunto de coroas seria
50-34-23, todas elípticas e com o ajuste fino proporcionado pelas coroas com furação em toda a circunferência
da coroa, e sem demandar modificação do câmbio dianteiro.
Ir para o topo Ir para baixo
http://fotolog.terra.com.br/bentrider
Cruzbiker

Cruzbiker


Mensagens : 130
Data de inscrição : 07/06/2012
Localização : Volta Redonda

Pé de vela diferente - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Grão Mestre Mordaz   Pé de vela diferente - Página 2 EmptyDom Out 12, 2014 4:33 pm

Impressionante, você sabe tudo sobre bicicletas!
Sim, a 650B com pneus Kojak 27.5X1.35.
Este adaptador resolve meu problema. Valeu!

Quanto ao adaptador que vc está fazendo, o maior problema é que a coroa 23T 64 BCD tem apenas 3 pontos de regulagem, e podem ser insuficientes.
Ir para o topo Ir para baixo
Mordaz

Mordaz


Mensagens : 2258
Data de inscrição : 22/05/2009
Localização : Rio de Janeiro

Pé de vela diferente - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Pé de vela diferente   Pé de vela diferente - Página 2 EmptyDom Out 12, 2014 6:31 pm

Cruzbiker escreveu:
Impressionante, você sabe tudo sobre bicicletas!

Que nada!  Calhou de ser um assunto que eu já tinha pesquisado, por motivos semelhantes aos seus.

Cruzbiker escreveu:
Quanto ao adaptador que vc está fazendo, o maior problema é que a coroa 23T 64 BCD tem apenas 3 pontos de regulagem, e podem ser insuficientes.

Na hipótese de se fazer um adaptador de 64 BCD (4 furos) para 74 BCD (5 furos), o mesmo pode ser
feito de maneira a deixar a coroa quase na orientação exata e os 3 pontos de regulagem servirem como ajuste fino.
Ir para o topo Ir para baixo
http://fotolog.terra.com.br/bentrider
artur elias

artur elias


Mensagens : 551
Data de inscrição : 11/02/2009

Pé de vela diferente - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Pé de vela diferente   Pé de vela diferente - Página 2 EmptyDom Out 12, 2014 11:05 pm

Mordaz escreveu:
Voltando ao assunto das coroas ovais não ajustáveis:
sabe aquela pedivela ultraleve da Lightning (fabricante da reclinada P-38)?  
Fiquei sabendo que essa pedivela permite ajustar continuamente
a fase das coroas utilizando-se uma ferramenta especial.

E, apesar do site de fabricante informar que ela está disponível em comprimentos a partir de 160 mm,
na verdade pode ser produzida com 150 mm ou 155 mm.  


Ainda bem que eu não soube disso antes. Poupou-me inevitáveis dúvidas e o risco de gastar uma pequena fortuna...

Já comprei uma outra opção.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.pespracima.blogspot.com
artur elias

artur elias


Mensagens : 551
Data de inscrição : 11/02/2009

Pé de vela diferente - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Pé de vela diferente   Pé de vela diferente - Página 2 EmptyDom Out 12, 2014 11:07 pm

Mordaz escreveu:
artur elias escreveu:
Aconteceu alguma coisa muito bizarra.

Esse post (de onde vem a citação acima) (reproduzo inteiro abaixo) é meu e aparece agora como sendo do Cruzbiker!

Cheguei a aventar essa possibilidade, mas já tinha enviado minha resposta.

Muito estranho.  Não sabia que isso era possível.  Vou passar a iniciar meus posts identificando-me.


É ainda mais estranho do que eu receber msgens em nome do fórum sem ter me voluntariado para isso nem nunca ter sido avisado...
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.pespracima.blogspot.com
Conteúdo patrocinado





Pé de vela diferente - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Pé de vela diferente   Pé de vela diferente - Página 2 Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Pé de vela diferente
Ir para o topo 
Página 2 de 3Ir à página : Anterior  1, 2, 3  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Pé de vela
» Tamanho do Pé de Vela
»  reclinada a vela
» Coisas que os reclineiros ouvem na rua
» Hibrido Huma e Solar (reclinada para família)

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Recliforum :: Ciclismo reclinado geral-
Ir para: