Recliforum
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Recliforum

Fórum dedicado a concentrar informações relativas ao ciclismo alternativo, e com maior ênfase no ciclísmo reclinado no Brasil e demais países latinos.
 
InícioInício  RecliforumRecliforum  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 Tamanho do Pé de Vela

Ir para baixo 
+6
ZÖHRER
Arthur HP3
xamã
ninocoutinho
Mordaz
duram
10 participantes
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
duram

duram


Mensagens : 650
Data de inscrição : 30/01/2010
Idade : 60
Localização : Rio de Janeiro

Tamanho do Pé de Vela Empty
MensagemAssunto: Tamanho do Pé de Vela   Tamanho do Pé de Vela EmptySáb Mar 12, 2011 7:31 pm

Sei que vcs sabem esse assunto de cor mas podem me dizer qual a vantagem do
pé de vela menor se não for apenas aumentar a cadência?

me parece lógico que um pé de vela maior faz o ciclista fazer menos força
dentro da mesma marcha, então porque diminuir?
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.fotolog.com.br/duram
Mordaz

Mordaz


Mensagens : 2258
Data de inscrição : 22/05/2009
Localização : Rio de Janeiro

Tamanho do Pé de Vela Empty
MensagemAssunto: Re: Tamanho do Pé de Vela   Tamanho do Pé de Vela EmptySáb Mar 12, 2011 8:07 pm

Dobrar menos os joelhos.
Ir para o topo Ir para baixo
http://fotolog.terra.com.br/bentrider
duram

duram


Mensagens : 650
Data de inscrição : 30/01/2010
Idade : 60
Localização : Rio de Janeiro

Tamanho do Pé de Vela Empty
MensagemAssunto: Re: Tamanho do Pé de Vela   Tamanho do Pé de Vela EmptySáb Mar 12, 2011 8:18 pm

e? dobro menos o joelho, aumento a cadência e as dores aumentam
com cadências menores tenho menos dores pedalo mais naturalmente,
ainda não vi a vantagem.

Ir para o topo Ir para baixo
http://www.fotolog.com.br/duram
ninocoutinho

ninocoutinho


Mensagens : 1279
Data de inscrição : 20/09/2010
Localização : Itabira - MG

Tamanho do Pé de Vela Empty
MensagemAssunto: Re: Tamanho do Pé de Vela   Tamanho do Pé de Vela EmptyDom Mar 13, 2011 7:54 am

Por quanto tempo vc experimentou ou tem experimentado pedivelas menores, duram?

Aproveito pra colher opiniões sobre os tamanhos. Claro q é um negócio bem pessoal, mas é justamente isso q pergunto:

- O Pedro usou 155 no audax rio das ostras;
- o Arthur me falou q usa 155 nas trikes e q acha muito bom. E q, em geral, ele acredita q entre 145 e 155 é a média q funciona pra maioria (bem, essas são as minhas palavras pro texto dele);
- o Mordaz utiliza predominantemente 145, pelo q me lembro, mas já testou outros comprimentos;
- o Artur Elias, segundo um antigo post no blog dele, usava 145, e disse até pensar em usar menor;
- o Olavo num post antigo aqui do forum disse usar 135, e q não volta pra pedivela maior, não;
- a Leonor esposa do Mordaz usa 120.

Segui aí uma ordem decrescente. Tlvz seja até uma ordem decrescente de altura dos indivíduos. Acho q o Montanhista tb usa encurtada, e o Klaus tb, mas não vi por aí as medidas.

Meio prudente, pedi pro Arthur me fazer de 145. Atualmente uso um de 170. Fiquei com receio de 140 ser meio demais (ou de menos!), pois pensei tb na questão da força aplicada, por causa das ladeiras do lado de cá, e tb pelas pretensões de andar com a bike carregada. Passei minutos observando e manipulando uma régua, e a diferença de 145 para 140mm é quase q apenas um erro de cálculo!!

O q vcs acham?
Ir para o topo Ir para baixo
xamã

xamã


Mensagens : 176
Data de inscrição : 04/03/2011
Idade : 59
Localização : Pantanal MS

Tamanho do Pé de Vela Empty
MensagemAssunto: Re: Tamanho do Pé de Vela   Tamanho do Pé de Vela EmptyDom Mar 13, 2011 8:40 am

hola, tchê!
interessante o tópico...
eu nunca tinha me atendado em "tamanho do pé de vela", mas fiquei c*rioso com os posts e vou aguardar, lendo de camarote as considerações dos reclinados experientes Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo
Arthur HP3

Arthur HP3


Mensagens : 147
Data de inscrição : 19/05/2009
Idade : 75
Localização : Rio de Janeiro

Tamanho do Pé de Vela Empty
MensagemAssunto: Re: Tamanho do Pé de Vela   Tamanho do Pé de Vela EmptyDom Mar 13, 2011 11:20 am


A questão é mesmo difícil, porque envolve muitas variáveis: proporções corporais do ciclista, força, cadência, relações de transmissão, potência, maneira de pedalar ou de transferir a potência humana para a máquina, e por aí vai!
Mas acho que há certas evidências que devem ser levadas em conta:
- Na posição reclinada não temos o peso do corpo para usar sobre os pedais.
- Na posição reclinada o principal esforço que gera a força sobre os pedais caberá a toda a musculatura envolvida nos sistemas de alavancas musculares que atuam nesta posição, mas de forma particularmente destacada aos joelhos.
- A questão não é discutir força ou cadência, mas potência, que é o produto das duas.
- Quando a gente fala em potência entra o fator tempo, quer dizer: que potência eu consigo desenvolver e durante quanto tempo, numa determinada configuração força/cadência?
- É importante definir o modelo predominante que eu quero: muita potência por pouco tempo, média potência por mais tempo ou resistir a pedalar um dia inteiro?
- Os dois extremos – de um lado redução da força e do outro aumento da cadência - certamente terão limites. Estamos falando de faixas e não de valores fixos ideais.
- Será possível a cada um de nós, usando uma determinada configuração de marchas, encontrar a relação força/cadência pessoalmente mais confortável para um determinado braço de alavanca, mas o trabalho e a amplitude de articulação dos joelhos estará definitivamente dependente do tamanho do braço de alavanca.
- Não há consenso e nem mesmo uma convergência para algum valor de braço de alavanca ideal associado a determinadas características físicas do ciclista, isso nem mesmo no ciclismo de competição com bikes convencionais.
- Há referência na literatura especializada, mesmo em fontes não especificamente “reclineiras”, quanto à conveniência e ganhos ergonômicos e de performance ao se usar menores braços de alavanca em bicicletas reclinadas.

Arthur HP3
Ir para o topo Ir para baixo
duram

duram


Mensagens : 650
Data de inscrição : 30/01/2010
Idade : 60
Localização : Rio de Janeiro

Tamanho do Pé de Vela Empty
MensagemAssunto: Re: Tamanho do Pé de Vela   Tamanho do Pé de Vela EmptyDom Mar 13, 2011 11:34 am

O meu tem 165mm e pedalo muito bem, não gosto de alta cadência
por isso nunca imaginei usar menor mas sempre imagino como
deveria ser se fosse menor.

Além disso o pé de vela menor faz com que a posição do banco mude
e aí acho que terei problemas em relação ao guidom.
são muitas variáveis e na minha próxima ainda não decidi o que usar
165mm ou 170mm, o projeto esta para 170mm, se diminuir será
melhor para a posição do banco.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.fotolog.com.br/duram
ZÖHRER

ZÖHRER


Mensagens : 393
Data de inscrição : 23/05/2009
Idade : 56
Localização : Rio de Janeiro

Tamanho do Pé de Vela Empty
MensagemAssunto: Re: Tamanho do Pé de Vela   Tamanho do Pé de Vela EmptyDom Mar 13, 2011 6:07 pm

Eu experimentei, e notei uma melhora nas subidas e para manter uma boa velocidade média.
O Marcelo "Montanhista" já usa pé de vela curto a um bom tempo assim como a Adri e pode contribuir com esse tópico por ter usado em várias viagens de cicloturismo e provas de Audax.
Pretendo testar com "145mm" para ver se melhora mais um pouco.
Notei que apesar de nas subidas em geral ter melhorado , nas muito íngremes piorou um pouco, mas pode ter haver com a relação de marchas que estou usando.
Ir para o topo Ir para baixo
http://zohrer.com.br
duram

duram


Mensagens : 650
Data de inscrição : 30/01/2010
Idade : 60
Localização : Rio de Janeiro

Tamanho do Pé de Vela Empty
MensagemAssunto: Re: Tamanho do Pé de Vela   Tamanho do Pé de Vela EmptyDom Mar 13, 2011 7:37 pm

Quais os tipos de pé de vela podem ser diminuído?
Qualquer modelo da Shimano?
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.fotolog.com.br/duram
Arthur HP3

Arthur HP3


Mensagens : 147
Data de inscrição : 19/05/2009
Idade : 75
Localização : Rio de Janeiro

Tamanho do Pé de Vela Empty
MensagemAssunto: Re: Tamanho do Pé de Vela   Tamanho do Pé de Vela EmptyDom Mar 13, 2011 7:59 pm

duram escreveu:
Quais os tipos de pé de vela podem ser diminuído?
Qualquer modelo da Shimano?

Condições para o pedivela admitir redução:
1) Ter espessura de material suficiente para a rosca na região em que estará o novo furo.
2) O centro do novo furo estar a, no mínimo, 20 mm do centro do furo original, por exemplo: um pedivela 170 mm só poderá ser reduzido para 150 mm ou menor.

Arthur HP3
Ir para o topo Ir para baixo
Mordaz

Mordaz


Mensagens : 2258
Data de inscrição : 22/05/2009
Localização : Rio de Janeiro

Tamanho do Pé de Vela Empty
MensagemAssunto: Re: Tamanho do Pé de Vela   Tamanho do Pé de Vela EmptyDom Mar 13, 2011 8:43 pm

ninocoutinho escreveu:
- o Mordaz utiliza predominantemente 145, pelo q me lembro, mas já testou outros comprimentos;
Na high-racer uso 150 mm, não por achar melhor que 145 mm, mas por ser uma hollowtech (oca), mais leve. Tenho também uma de 155 mm na EXD Sport, mas parece meio grande! O chato é que, toda que vez que experimento a bike de alguém, acho horrível a pedivela "normal".

ninocoutinho escreveu:
- a Leonor esposa do Mordaz usa 120.
E completou o Audax com essa. Ela também tem uma de 145 mm na outra bike.
Ir para o topo Ir para baixo
http://fotolog.terra.com.br/bentrider
Braga Tepi

Braga Tepi


Mensagens : 115
Data de inscrição : 13/03/2011
Localização : Teresima-PI

Tamanho do Pé de Vela Empty
MensagemAssunto: recli..melhor   Tamanho do Pé de Vela EmptyDom Mar 13, 2011 8:51 pm

Mordaz escreveu:
Dobrar menos os joelhos.

Já tive uma reclinada desse tipo não gostei, uma com o pé de vela a frente da roda dianteira é melhor para viagens longas....
Ir para o topo Ir para baixo
http://tepibike.blogspot.com
Mordaz

Mordaz


Mensagens : 2258
Data de inscrição : 22/05/2009
Localização : Rio de Janeiro

Tamanho do Pé de Vela Empty
MensagemAssunto: Re: Tamanho do Pé de Vela   Tamanho do Pé de Vela EmptyDom Mar 13, 2011 8:51 pm

Duram, dê uma garimpada lá no Grupo Zôhrer. Discutimos esse assunto à exaustão e muita coisa foi esclarecida, inclusive com links para calcular o tamanho ideal.

Quando eu tiver um tempo, busco lá o que há de relevante e posto aqui.

Ir para o topo Ir para baixo
http://fotolog.terra.com.br/bentrider
Mordaz

Mordaz


Mensagens : 2258
Data de inscrição : 22/05/2009
Localização : Rio de Janeiro

Tamanho do Pé de Vela Empty
MensagemAssunto: Re: Tamanho do Pé de Vela   Tamanho do Pé de Vela EmptyDom Mar 13, 2011 8:57 pm

duram escreveu:
Quais os tipos de pé de vela podem ser diminuído?
Qualquer modelo da Shimano?
Shimano Acera e Alivio costumam servir. A "eleita" nas vezes que encurtamos lotes de pedivelas foi a Truvativ Isoflow. Eu não recomendaria encurtar uma pedivela de estrada porque a menor coroa que cabe é de 24 dentes. Já as pedivelas de mtb aceitam até de 20 dentes, com uma adaptação simples.

Correção: Dá para usar uma pedivela de estrada com coroa de até 18 dentes colocando um Mountain Tamer.
Ir para o topo Ir para baixo
http://fotolog.terra.com.br/bentrider
ninocoutinho

ninocoutinho


Mensagens : 1279
Data de inscrição : 20/09/2010
Localização : Itabira - MG

Tamanho do Pé de Vela Empty
MensagemAssunto: Re: Tamanho do Pé de Vela   Tamanho do Pé de Vela EmptyDom Mar 13, 2011 8:59 pm

Braga Tepi escreveu:
Mordaz escreveu:
Dobrar menos os joelhos.

Já tive uma reclinada desse tipo não gostei, uma com o pé de vela a frente da roda dianteira é melhor para viagens longas....
Braga, seja bem-vindo! Mas não ficou claro o q vc está falando; está se referindo à EXD do avatar do Mordaz? Ela é um estereótipo de bike para viagens longas... Pedivela à frente, acima ou atrás da roda dianteira não é a única coisa q influi no conforto pra longas distâncias... tlvz vc goste especialmente de bancos mais inclinados, q costumam funcionar melhor qndo o pedivela é mais na frente, mas a inclinação não só por causa do pedivela (também, pq assim ele pode ficar mais alto), mas tb da distribuição de peso das reclis de entre-eixos curtos - q favorece um banco mais deitadão.

Sobre as discussões no grupo zohrer, elas já foram trazidas pra cá, num tópico iniciado pelo Bira de Brasília. É só fazer a busca.
Ir para o topo Ir para baixo
ninocoutinho

ninocoutinho


Mensagens : 1279
Data de inscrição : 20/09/2010
Localização : Itabira - MG

Tamanho do Pé de Vela Empty
MensagemAssunto: Re: Tamanho do Pé de Vela   Tamanho do Pé de Vela EmptyDom Mar 13, 2011 9:05 pm

Mordaz escreveu:
duram escreveu:
Quais os tipos de pé de vela podem ser diminuído?
Qualquer modelo da Shimano?
Shimano Acera e Alivio costumam servir. A "eleita" nas vezes que encurtamos lotes de pedivelas foi a Truvativ Isoflow. Eu não recomendaria encurtar uma pedivela de estrada porque a menor coroa que cabe é de 24 dentes. Já as pedivelas de mtb aceitam até de 20 dentes, com uma adaptação simples.

Correção: Dá para usar uma pedivela de estrada com coroa de até 18 dentes colocando um Mountain Tamer.
O Acera M361 q estou usando parece q receberia bem o encurtamento, ele é bem inteiriço. Tem um Altus M311 q o Arthur achou e falou q não ficaria bom, q tem um rebaixo no braço q prejudicaria. Ele comprou ou vai comprar pra mim um Alivio M410/411 q parece q vai funcionar bem.

Mordaz, como é a história dessa sua coroinha de 20 dentes? É disponível no mercado? Desculpe fazer a pergunta sem pesquisar, mas nunca vi por aí em pedivelas comerciais.
Ir para o topo Ir para baixo
Braga Tepi

Braga Tepi


Mensagens : 115
Data de inscrição : 13/03/2011
Localização : Teresima-PI

Tamanho do Pé de Vela Empty
MensagemAssunto: Re: Tamanho do Pé de Vela   Tamanho do Pé de Vela EmptyDom Mar 13, 2011 9:08 pm

È interessante falar sobre pé de vela, acho que tudo depende de uma certa adaptação do ciclista com a bike....
. em minha reclinada uso um pé de vela curto para montaim bike Shimano Acera e nas subidas há bastante rendimento , mas comtando com minha adaptação....
Ir para o topo Ir para baixo
http://tepibike.blogspot.com
Mordaz

Mordaz


Mensagens : 2258
Data de inscrição : 22/05/2009
Localização : Rio de Janeiro

Tamanho do Pé de Vela Empty
MensagemAssunto: Re: Tamanho do Pé de Vela   Tamanho do Pé de Vela EmptyDom Mar 13, 2011 9:08 pm

ninocoutinho escreveu:
Sobre as discussões no grupo zohrer, elas já foram trazidas pra cá, num tópico iniciado pelo Bira de Brasília. É só fazer a busca.
É mesmo; tinha esquecido. É só clicar aqui.
Ir para o topo Ir para baixo
http://fotolog.terra.com.br/bentrider
Mordaz

Mordaz


Mensagens : 2258
Data de inscrição : 22/05/2009
Localização : Rio de Janeiro

Tamanho do Pé de Vela Empty
MensagemAssunto: Re: Tamanho do Pé de Vela   Tamanho do Pé de Vela EmptyDom Mar 13, 2011 9:14 pm

ninocoutinho escreveu:
Mordaz, como é a história dessa sua coroinha de 20 dentes? É disponível no mercado? Desculpe fazer a pergunta sem pesquisar, mas nunca vi por aí em pedivelas comerciais.
É difícil de achar mesmo. É esta aqui: Ringleader Titanium Chainring 64mm (4 Bolt), código 3020R4 na página do fabricante, Action Tec.

Já era cara e ficou um pouco mais desde que comprei (as guerras dos EUA devem ter aumentado a demanda e o preço do titânio...)

Ir para o topo Ir para baixo
http://fotolog.terra.com.br/bentrider
duram

duram


Mensagens : 650
Data de inscrição : 30/01/2010
Idade : 60
Localização : Rio de Janeiro

Tamanho do Pé de Vela Empty
MensagemAssunto: Re: Tamanho do Pé de Vela   Tamanho do Pé de Vela EmptySeg Mar 14, 2011 9:58 am

Como se faz buscas aqui no forum?
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.fotolog.com.br/duram
ninocoutinho

ninocoutinho


Mensagens : 1279
Data de inscrição : 20/09/2010
Localização : Itabira - MG

Tamanho do Pé de Vela Empty
MensagemAssunto: Re: Tamanho do Pé de Vela   Tamanho do Pé de Vela EmptySeg Mar 14, 2011 11:02 am

Mordaz escreveu:
ninocoutinho escreveu:
Mordaz, como é a história dessa sua coroinha de 20 dentes? É disponível no mercado? Desculpe fazer a pergunta sem pesquisar, mas nunca vi por aí em pedivelas comerciais.
É difícil de achar mesmo. É esta aqui: Ringleader Titanium Chainring 64mm (4 Bolt), código 3020R4 na página do fabricante, Action Tec.

Já era cara e ficou um pouco mais desde que comprei (as guerras dos EUA devem ter aumentado a demanda e o preço do titânio...)

Valeu, Mordaz, um pouquinho salgadinha mesmo, pelo menos mais barata do q as com tratamento térmico. Pode parecer pouco passar de 22 pra 20, mas são 10%, um ganho razoável.

duram escreveu:
Como se faz buscas aqui no forum?
Duram, difícil sobreviver na internet sem saber como fazer buscas! Tem um link "buscar" aí em cima, com uma lupa. Mas se vc ficar triste e não encontrar o que deseja, vá ao google, digite a(s) palavra(s)-chave pretendidas e, ao lado, escreva "site:recliforum.forumeiros.com", sem as aspas. Não sei se é a maneira mais eficiente, mas é como faço.

Abraços!
Ir para o topo Ir para baixo
ninocoutinho

ninocoutinho


Mensagens : 1279
Data de inscrição : 20/09/2010
Localização : Itabira - MG

Tamanho do Pé de Vela Empty
MensagemAssunto: Re: Tamanho do Pé de Vela   Tamanho do Pé de Vela EmptySeg Mar 14, 2011 11:05 am

Só agora vi q o Arthur agora usa um avatar com a foto dele com o trike! Bacana!! E obrigado pela ótima postagem! Wink
Ir para o topo Ir para baixo
ninocoutinho

ninocoutinho


Mensagens : 1279
Data de inscrição : 20/09/2010
Localização : Itabira - MG

Tamanho do Pé de Vela Empty
MensagemAssunto: Re: Tamanho do Pé de Vela   Tamanho do Pé de Vela EmptySeg Mar 14, 2011 11:09 am

ZÖHRER escreveu:
Eu experimentei, e notei uma melhora nas subidas e para manter uma boa velocidade média.
(...)
Notei que apesar de nas subidas em geral ter melhorado , nas muito íngremes piorou um pouco, mas pode ter haver com a relação de marchas que estou usando.
Interessante, Pedro, resolvi começar com um de 145, sem arriscar menores, por receio desse lance de subidas muito íngremes. A relação q uso é bem mountain-bike: 42-32-22 na frente de 11-34 atrás, pneus 26x1.5.

Gosto da ideia de uma pedivelinha bem curtinha pra girar bastante com movimentação menos ampla das pernas e órbita mais restrita dos joelhos, mas o tamanho muito menor da alavanca, para pedalar, me preocupa um pouco. Espero q 145 constitua um bom meio termo, pros meus 1,71m de 'altitude'.
Ir para o topo Ir para baixo
manouchk




Mensagens : 159
Data de inscrição : 12/06/2010

Tamanho do Pé de Vela Empty
MensagemAssunto: Re: Tamanho do Pé de Vela   Tamanho do Pé de Vela EmptyDom Fev 10, 2013 11:10 am

Eu percebi que tenho mais facilmente dores no joelho na minha reclinada (solyom S26) do que na minha convencional. Eu estava justamente associando isso ao fato que na pedalada, eu dobro mais a perna na reclinada.
Eu não sei se é comum ter essa diferença, considerando uma pedivela de mesmo comprimento?
Não entendi muito bem a razão geométrica para isso...
Na reclinada eu costuma chegar num ângulo inferior a 90 graus o que não é o caso na minha bike convencional.
Eu li que quem encurta o pé de vela, não necessariamente precisa mexer na posição do banco (no caso da solyom, o ajuste é feito mudando a posição do banco).
Ir para o topo Ir para baixo
Mordaz

Mordaz


Mensagens : 2258
Data de inscrição : 22/05/2009
Localização : Rio de Janeiro

Tamanho do Pé de Vela Empty
MensagemAssunto: Re: Tamanho do Pé de Vela   Tamanho do Pé de Vela EmptyDom Fev 10, 2013 4:13 pm

manouchk escreveu:
Eu percebi que tenho mais facilmente dores no joelho na minha reclinada (solyom S26) do que na minha convencional. Eu estava justamente associando isso ao fato que na pedalada, eu dobro mais a perna na reclinada.
Eu não sei se é comum ter essa diferença, considerando uma pedivela de mesmo comprimento?
Não entendi muito bem a razão geométrica para isso...
Na reclinada eu costuma chegar num ângulo inferior a 90 graus o que não é o caso na minha bike convencional.
Eu li que quem encurta o pé de vela, não necessariamente precisa mexer na posição do banco (no caso da solyom, o ajuste é feito mudando a posição do banco).

Se a distância entre o banco da reclinada e a pedivela está bem ajustada, não deve haver diferença entre o quanto você dobra o joelho na reclinada e na convencional (supondo que a altura do selim da convencional também esteja bem ajustada e que você esteja pedalando sentado).

Talvez na convencional você esteja saindo um pouco do selim e não esteja percebendo.

Quando a encurtar a pedivela e não mexer na posição do banco, isso não é recomendável. O certo é reajustar a distância entre o banco e a pedivela.
Ir para o topo Ir para baixo
http://fotolog.terra.com.br/bentrider
Conteúdo patrocinado





Tamanho do Pé de Vela Empty
MensagemAssunto: Re: Tamanho do Pé de Vela   Tamanho do Pé de Vela Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Tamanho do Pé de Vela
Ir para o topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Protótipo da nova Zöhrer Capoeira 26x26 separável ao meio
» sobre tamanho dos rotores em reclinadas
» Pé de vela
»  reclinada a vela
» Pé de vela diferente

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Recliforum :: Ciclismo reclinado geral-
Ir para: