- duram escreveu:
- me parece lógico que um pé de vela maior faz o ciclista fazer menos força
dentro da mesma marcha, então porque diminuir?
Faz menos força, mas a bike anda menos.
Ao aumentar a pedivela vc está reduzindo toda a relação de marcha da bike.
Para entender isso vc tem que esquecer por alguns minutos o conceito de cadência ou velocidade angular...
(que só funciona comparando bicicletas com pedivelas de mesmo comprimento)
Para os pés e pernas isso não faz tanto sentido. Para eles o que faz mais sentido é deslocamento.
- se eu mover o pé tantos centímetros, a bicicleta bicicleta avança outros tantos.
Se utilizarmos, como vc diz, uma "mesma marcha" (na verdade uma mesma coroa x pinhão)...
Tomemos como exemplo uma relação 42 x 15 (pneu 23 x 700):
- pedivela 175mm:
quando seu pé tiver percorrido 1m;
a bike terá andado 5,34m
- pedivela 140mm:
quando seu pé tiver percorrido 1m:
a bike terá andado 6,675m
Ou seja, você terá feito um trabalho maior com a pedivela menor, portanto nada mais natural que vc tenha que fazer uma força maior, não?
(num mesmo intervalo de tempo). Ou seja, 42x15 é uma marcha mais pesada numa pedivela 140mm em todos os sentidos (precisa aplicar uma força maior e se terá uma velocidade maior para o mesmo deslocamento do pé)
Não é só isso, veja que "coincidência":
- a pedivela 140mm é exatamente 20% menor que a 175mm;
- e a distância percorrida pela bike c/ pdv 175mm é exatamente 20% menor que a bike c/ pdv 140mm.
Onde quero chegar com isso?
É normal a gente falar que é uma "mesma marcha" é uma mesma coroa x pinhão. Isso é verdade se tivermos bikes com mesmos tamanho de pneus e pedivelas (o que é bem comum por aí), porém se olharmos para o mundo reclinado, vixe... temos que colocar todas as variáveis em jogo, senão não quer dizer nada.
voltando a sua frase:
- duram escreveu:
- me parece lógico que um pé de vela maior faz o ciclista fazer menos força
dentro da mesma marcha, então porque diminuir?
Numa mesma relação coroa x pinhão (ex: 42 x 15 dentes), é claro que o ciclista faz menos força com uma pedivela maior, mas é claro que vai resultar numa velocidade menor.
Na verdade, um 42x15 (175mm) seria quase igual a um 32x19 (140mm).
E a cadência 100rpm (175mm) seria equivalente a 125rpm (140mm) (novamente os 20%... 100/125)
O mesmo serve para rodas.
Numa mesma relação coroa x pinhão (ex: 42 x 15 dentes), é claro que o ciclista faz menos força com uma roda menor, mas é claro que ele vai andar uma distância menor.
Em física básica, não há mágica. T=f.d (trabalho é força vezes deslocamento)
Para saber se o tamanho de uma pedivela é melhor que outra tem que se aprofundar em detalhes da biodinâmica (nem sempre muito claros) e da mecânica (tensões, torções, deformações, etc...)
Se ficar no beaba de Força x alavanca, os resultados vão ser sempre equivalentes e a discussão inócua.
Em relação a biodinâmica temos que pensar em ângulos ótimos dos joelhos, cadências ótimas, ...
Em mecânica, considerando constantes as dimensões do elo da corrente (todas elas) e materiais de fabricação de todo o conjunto, temos que pensar na eficiência da transmissão de diferentes tamanhos de coroas e pinhões, do peso da corrente, do peso da pedivela, da perda por flexão da pedivela, etc...
Certamente não é em duas frases que vc vai definir o que é melhor ou pior.
Mas é certo é o que o Roberto falou:
Menor a pedivela;
Menor o ângulo dos joelhos;
E que o Duram também:
Maior a cadência (para manter a mesma velocidade escalar dos pés).
Agora qual é o tamanho ideal para cada um.... uhuuuu, aí a porca torce o rabo.