Olá!
Sou de Curitiba e me chamo Gabriel, recentemente vendi meu carro para quitar o apartamento. Como trabalho perto de casa, pensei em ir a pé por um tempo e construir um patinete estiloso para poder almoçar em casa (25 minutos a pé) e ver meu filho de 7 meses.
Pesquisei muitos modelos, pesquisei as tecnologias e materiais disponíveis e por fim cheguei a conclusão que o patinete que atende todas minhas expectativas seria uma Scrooser.
Após entrar em contato com o fabricante da Scrooser, percebi que o patinete + frete + impostos teria um valor equivalente ao carro popular importado mais completo do Brasil.
Dessa forma, ficou praticamente inviável comprar a desejada obra de arte sobre rodas.
Como engenheiro civil com mestrado em cálculo estrutural, comecei minha odisseia desenhando rascunhos em meu caderno de desenho, tentando manter o conceito, mas de forma original, o que é muito difícil neste caso, pois o produto deles é muito exclusivo.
Batizei esse projeto de Genesis.
Agora estou na fase de modelagem dos tubos para poder dimensionar com elementos finitos o chassi. Pretendo terminar em uma a duas semanas, e ir atualizando o tópico com novidades.
Ainda não decidi, mas acho que utilizarei tubos com liga de aluminio 7075 de 1.5 a 2 polegadas, e paredes finas.
Os pneus são do tipo "Carlisle 18x9.5 -8 Rib" e não existem no Brasil. Como morei um tempo nos EUA, sempre via esses pneus por lá em cortadores de grama e carrinhos de golf. As rodas terão o cubo separado, e irei adaptar um motor de 150W ou 250W dentro deste cubo.
Não pretendo fazer acelerador, mas pretendo fazer controle eletrônico da velocidade. Já vi em outros países que existem controladores baseados na velocidade da roda, ou seja, o motor elétrico mantém a velocidade da roda, após o ciclista dar algumas pedaladas e ativa-lo.
O mesmo processo irá funcionar aqui, mas ao invés de pedalar, irei simplesmente impulsionar o patinete com os pés, e o controlador eletrônico irá manter a velocidade.
Essa parte é a mais misteriosa para mim, mas se for necessário irei aprender eletrônica para poder desmistificar esse assunto.
Vai precisar de muito espírito pioneiro, empreendedor, além de abrir muitas portas, pois é difícil achar dobradora CNC que tope fazer a dobra de 4 tubos, assim como um bom soldador de alumínio, experiente o suficiente para fazer uma solda estrutural e bonita.
Ao menos esse protótipo será único no mundo, baseado em uma obra de arte, mas com muito coração e alma no projeto, além de um modelo um pouco mais exclusivo, baseado em minha própria rubrica.