Recliforum
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Recliforum

Fórum dedicado a concentrar informações relativas ao ciclismo alternativo, e com maior ênfase no ciclísmo reclinado no Brasil e demais países latinos.

InícioInício  RecliforumRecliforum  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistrarRegistrar  EntrarEntrar  

Performer Unicorn 26x700 (559x622)

Ir para baixo 
3 participantes
AutorMensagem
ninocoutinho

ninocoutinho

Performer Unicorn 26x700 (559x622) Empty
MensagemAssunto: Performer Unicorn 26x700 (559x622)   Performer Unicorn 26x700 (559x622) EmptyQui Mar 26, 2015 7:34 am

Tinha um tópico específico da Unicorn, mas tem tanta foto com link quebrado que fica difícil de acompanhar.

A Perfomer faz a Unicorn tanto com quadro de titânio, quanto num quadro separável ao meio, de alumínio:

Performer Unicorn 26x700 (559x622) CIMG0382
Performer Unicorn 26x700 (559x622) TouringUnicorn2

Esse quadro separável acho muito interessante e por um tempo cogitei montá-lo com duas rodas iguais, tendo uma high-racer pra viagens. Mas não vi nenhuma experiência nesse sentido.

Pois bem. Um suíço lá super pernudo (!) que tinha e tem uma Tision, a high-racer de titânio da Performer, estava insatisfeito com a interferência dos calcanhares na roda dianteira, pra fazer viagens com longas subidas. Encomendou uma Ti Unicorn ano passado (já comentei sobre esse caso em outro tópico):

Performer Unicorn 26x700 (559x622) Unicorn_TI_1

Apesar de passar um tempo dizendo estar satisfeito com a bike, começou a se queixar de que a bike era menos estável que sua reclinada 'antiga' (aí não sei se ele se refere à tision ou a uma m5 shockproof 559; tlvz seja às duas), e resolveu fazer um teste instalando um garfo 26 da shockproof e uma roda 26 na dianteira:

Performer Unicorn 26x700 (559x622) Unicorn700559

Ele disse que ficou bem mais estável e consegue tirar as mãos do guidão em 'cruzeiro'.

Eu achei visualmente bem mais equilibrada, e com ângulo do banco mais otimizado. A foto com aro 20 estava com banco a 41 graus. Nessa nova (claro que no processo com certeza houve outras escolhas) o ângulo desceu pra 30 graus, que acho um bom ângulo pra touring (minha experiência pede algo entre 28 e 36 graus).

O ângulo do "tubo principal" do quadro parece resultar mais inclinado do que de stick bikes 'padrão' de rodas de tamanho iguais, elevando talvez a pedivela mais do que o usual. Mas talvez seja mais acentuado pra quem tem perna comprida. Acho que o problema da perna curta vai ser ficar muito perto da roda (já que o banco é mais pra trás, não admitindo ficar mais perto do headtube, como na Meta).

edit: esqueci o link pro tópico original http://velorizontal.bbfr.net/t19395-performer-unicorn-ti
Ir para o topo Ir para baixo
Mordaz

Mordaz

MensagemAssunto: Re: Performer Unicorn 26x700 (559x622)   Performer Unicorn 26x700 (559x622) EmptySex Mar 27, 2015 9:10 am

Não sei se o garfo substituto tem um offset maior que o original, mas eu diria que o "trail" aumentou. A princípio, isso não deveria tornar a recli mais estável; pelo contrário. Em baixas velocidades, a roda deveria estar tombando para os lados. Pode ser que ele esteja se referindo à estabilidade em altas velocidades, OU é questão de adaptação mesmo.

Durante anos minha principal reclinada foi uma Zöhrer EXD com roda dianteira 26" e garfo de MTB. A roda tombava direto, mas eu me acostumei de tal forma com ela que não tinha o menor problema em subir em baixa velocidade. Por outro lado, quando experimentei a high racer HP3 pela primeira vez, saí pedalando sem hesitação. Ao contrário do que eu esperava, não precisei de um período de adaptação.

Voltando à Unicorn, a da Leo foi feita com o headtube a 72 graus, supostamente apropriado para o garfo Trigon que a acompanha. A Slyway convertida para rodas 451 e com um garfo Trigon idêntico ficou com o headtube a 74 ou 75 graus, o que resultou em um trail menor. O interessante é que a Slyway modificada é mais estável do que a Unicorn. Em subidas lentas, ela segue em uma linha reta, enquanto a Unicorn dá umas leves osciladas laterais.
http://fotolog.terra.com.br/bentrider
Mordaz

Mordaz

MensagemAssunto: Re: Performer Unicorn 26x700 (559x622)   Performer Unicorn 26x700 (559x622) EmptySex Mar 27, 2015 9:15 am

A propósito, o suporte que esse cara usa para regular a inclinação do banco é extra-longo. O da Leo é bem mais curto. Não dá para colocar o banco tão em pé.
Ryuudan

MensagemAssunto: Re: Performer Unicorn 26x700 (559x622)   Performer Unicorn 26x700 (559x622) EmptyDom Set 20, 2015 4:09 pm

vou contribuir aqui pro topico, ja que eu tenho uma Unicorn com guidao tilting OSS.

na minha experiencia a bike eh razoavelmente instavel, estou tentando a meses tirar as maos do guidao e nao consigo mais que alguns segundos. O guidao ser bem estreito ajuda a negociar o espaco nas ciclovias e calcadas e tb passar no meio dos carros, mas a questao dele ser tilting atrapalha um bocado a baixas velocidades.

eu troquei os pneus dela por schalwbe big apples 2,3x26 atras e 2,0x20 na frente. a bike ficou bem mais confortavel como era de se esperar. Eu pretendia colocar o guidao superman nela pra ficar mais estavel, mas esbarrei no preco da troca e deixei pra la. Cheguei a pensar em deixar ela dual 20 polegadas, mas tb nao tentei.

Meu uso pra bike eh urbano, ir trabalhar, fazer compras, na padaria, etc. pra isso a bike deixou a desejar. O banco eh BEM desconfortavel, e da a impressao de ser grande demais e o "estofamento" eh muito fino entao vc sente bem o banco rigido.

entre as modificacoes eu revesti o banco com borracha eva e aumentei bastante na regiao do bumbum pra aliviar mais um pouco e me elevar um pouco na bike. O rack traseiro que me venderam junto com a bike eh muito fraco e quando carregado ele fica oscilando deixando a bike super instavel entao nao serve pra carregar panniers lotadas pra cicloturismo.

quanto a feature mais chamativa da bike, a opcao de desmontar o quadro: eu usei algumas vezes, eh razoavelmente pratico. Quando vc quer levar a bike numa viagem e tudo, vc gasta uns 30 minutos desmontando ela e ela diminui bem no tamanho, mas pra pegar um trem ou onibus nao serve. A bike diminui, mas ainda fica grande, pra ficar realmente pequena vc precisa desmontar ela quase completamente, tirar o boom, tirar os cabos, tirar as rodas, desmontar o garfo, tirar a corrente, em suma desmontar a bike toda. So recomendo isso pra viajar mesmo, pq vc vai gastar um dia inteiro desmontando e outro remontando ela.

aqui tem o video eu colocando ela de volta em 25 minutos aproximadamente:

aqui tem um video aleatorio eu andando nela no japao fazendo um cicloturismo curtinho de 60km:
Mordaz

Mordaz

MensagemAssunto: Re: Performer Unicorn 26x700 (559x622)   Performer Unicorn 26x700 (559x622) EmptySeg Set 21, 2015 7:52 am

Primeiro: Que legal, mais um reclineiro! Seja bem-vindo ao fórum.

Segundo: Qual é o seu nível de "aclimatação" com reclinadas (tempo de uso / kms rodados) ?

Pode ser que, com o tempo, você se acostume com o seu guidão, mas uma mudança para um guidão superman seria (talvez) uma solução mais rápida. Porém, sou suspeito para opinar, pois tenho esse tipo de guidão em todas as minhas reclis.

Aproveitando o tópico, quero retificar o que eu disse anteriormente sobre a Unicorn da Leo. A tal instabilidade que observei parece estar relacionada ao tamanho do guidão. Ele é bem pequeno (não é o original da Performer), mas parece que deveria ser menor ainda. Do jeito que está, ela não consegue estender os braços tanto quanto seria desejável. Obviamente isso não se aplica ao guidão "tiller"/esquilo.

Ryuudan

MensagemAssunto: Re: Performer Unicorn 26x700 (559x622)   Performer Unicorn 26x700 (559x622) EmptySeg Set 21, 2015 10:35 am

Eu comprei ela em maio de 2014. Ja rodei alguns milhares de Km.

eu treinei muito com ela, aprendi a andar em menos de 2 minutos nas reclinadas, nao tive dificuldade alguma. eu tava treinando cavalo de pau pra manobras de emergencia, mas depois que eu coloquei os big apples o grip ficou alto demais e eu confio que a bicicleta para se mandar ver nos freios a disco. Talvez eu treine mais quando nevar de novo XD

Ja experimentei Bachetta, Maxarya, cattrike, HPV e varios outros nos encontros de reclineiros la em Osaka.

A bachetta eh de longe a mais estavel que eu ja andei (com a grasshopper FX em 2 lugar), mas to mais atras de algo como a Maxarya que eh uma bike compacta, confortavel pq tem suspensao, facil de sentar e levantar, mais alta a posicao, uma bike realmente urbana pra curtas distancias. daih eu uso minha Performer pra centuries e a maxarya pra ir fazer compras e commuting.

Por isso to atras de uma zohrer usada pq eh bem perto do mesmo conceito e bem mais acessivel aqui do BR e vou levar ela comigo  de volta pro japao provavelmente.
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Performer Unicorn 26x700 (559x622)   Performer Unicorn 26x700 (559x622) Empty

Performer Unicorn 26x700 (559x622)
Ir para o topo 
Página 1 de 1