AAAAAAAAAAHHHHHHHHHH!!!
Estou fanático há duas semanas conferindo posições dos corredores dia e noite no live tracker: http://trackleaders.com/transam18
A Trans Am é uma corrida autossuficiente, da costa oeste a leste dos Estados Unidos. A rota este ano teve 6700km, e se iniciou no dia 02 de junho:
https://ridewithgps.com/routes/27793268
Não tem tempo máximo pra cumprir. Você pode se inscrever e ficar lá dois meses ou mais pedalando até terminar... Mas, quem chegar primeiro, ganha
!
Dos 114 competidores, 40 já pularam fora, seja por problema na bicicleta, lesão, doença ou mesmo atropelamento. Esses dias um dos ciclistas fraturou umas vértebras e está sem movimento das pernas... Essa é a parte ruim da prova. Uma porcentagem alta é atropelada. A carrocracia nos EUA ainda é muito difundida.
Pois bem, este ano dois velomóveis largaram! Tinha uma reclinada inscrita tb, uma Bacchetta Ti Aero, mas nem chegou a largar. Um dos velomobilistas, o suíço Marcel Graber, pedalando um novíssimo Alpha7, que ficou pronto dias antes da prova, está liderando desde a metade da prova, de forma quase inalcançável. No momento que escrevo esta mensagem, está a uns 30km do final. O Dave Lewis, o outro velonauta, pedalando um Milan SL, está no momento em terceiro, e talvez termine em quarto, amanhã ou depois. Vem enfrentando problemas com o "fit" em seu velomóvel, e inflamação do tendão de aquiles.
Marcel:
Dave:
O desempenho dos velomóveis se mostrou absolutamente superior. Eles não são os melhores atletas da prova, mas fizeram a escolha do veículo mais eficiente - o que é permitido pela organização, mas causou tanto furor nas redes sociais que é provável que no ano que vem separem em categorias distintas. Durante os 16 dias de prova até agora (hoje é o décimo sétimo), a média PEDALADA do Marcel, que extraí de suas atividades no strava, ficou em
31,2km/h. Pedalou diariamente uma média de
403km, com, na média, 12:50min de pedal diário. Ele parecia dormir "noites normais" com umas 7 ou 8 horas de sono, mais o tempo gasto com outras rotinas. Diferente dos outros competidores mais da ponta que, por manterem médias mais baixas e se esforçarem pra ficar na ponta, tinham noites bem curtas, comumente abaixo de 5h, às vezes varando madrugadas com pequenos trechos de sono picado, como costumamos fazer em audaxes mais longos de 600 e 1000km.
O Davel Lewis tinha uma rotina um pouco mais irregular, varando uma ou outra madrugada mas tb fazendo pit-stops noturnos bem longos. A média pedalada dele fica mais na casa dos
29km/h, o q tb é incrível pra quem fica 2 semanas pedalando centenas de km diários! E é mais do que qualquer outro ciclista na prova. Provavelmente todos estão abaixo de 26km/h de média no rolê todo.
Há também um brasileiro na prova, o Pedro Leandro Correia, que mantém um esforço saudável, tb, de ter noites decentes, porém pedalando "apenas" uns 250km por dia (!!), o que deixa ele num pacote maior de ciclistas lá pra trás, por volta da trigésima posição, o q já é um enorme feito!!
Esses dias todos alimentei bastante o tópico no BROL relativo à prova, acompanhando o desempenho das reclinadas e seus "oponentes" diariamente. O topico chega a 80 páginas agora http://www.bentrideronline.com/messageboard/showthread.php?t=137748
Não tenho mais facebook porém entrei também com frequência pra acompanhar o grupo da prova: https://www.facebook.com/groups/524758520982933/ Provavelmente ainda aparecerão notícias, fotos, vídeos com os velonautas.
O que ficou claro nesses dias todos é a GRANDE IGNORÂNCIA que existe do meio ciclístico em geral (inclusive no meio reclineiro!) em relação a velomóveis. Um absoluto desconhecimento do que se é capaz de fazer com eles, e até mesmo a respeito do mercado deles - que existe e a princípio vai muito bem, obrigado! Velos para uso urbano são uma das grandes apostas pra mobilidade urbana, com algumas empresas nascendo com centenas de encomendas sem nem mesmo ter colocado um exemplar na rua (exemplo: PodBike), e velos mais voltados pra performance são o grande UPGRADE pra quem vem de reclinadas high ou low racer e querem ir além...