Recliforum
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Recliforum

Fórum dedicado a concentrar informações relativas ao ciclismo alternativo, e com maior ênfase no ciclísmo reclinado no Brasil e demais países latinos.
 
InícioInício  RecliforumRecliforum  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 Itabira - Nova Era

Ir para baixo 
+2
SOLYOM
ninocoutinho
6 participantes
AutorMensagem
ninocoutinho

ninocoutinho


Mensagens : 1279
Data de inscrição : 20/09/2010
Localização : Itabira - MG

Itabira - Nova Era Empty
MensagemAssunto: Itabira - Nova Era   Itabira - Nova Era EmptySeg Mar 21, 2011 8:27 am

Resolvi começar a semana dando uma movimentada nessa seção do fórum!

Como alguns já devem saber, sou novo na cidade em que moro, Itabira (a uns 100 km de BH, sentido leste ou sentido Espírito Santo) e, uma das coisas que faço para conhecer melhor a região, as localidades próximas, é andar de bike por aí. Assim também vou me treinando, me acostumando às rotinas de uma cicloviagem, sem estar tão longe de casa ou tão longe de um socorro (apesar de celular nunca pegar em 90% dos caminhos, e em casa não tenho carro pra virem me buscar numa emergência, mas espero nunca ser necessário!)

Ontem resolvi ir à Nova Era, uma cidade de uns 17 mil hab, que fica a quase 40 km de distância daqui. Já havia tentado ir lá uma vez, porém não devo ter percorrido nem 3km. Isso pq definitivamente é a estrada mais perigosa da região, proporcionalmente mais até do que a BR-381, se considerar extensão e número de acidentes. A estrada serve de "atalho" para caminhoneiros evitarem um trecho pesado da 381, o q, infelizmente, é uma péssima escolha. Quase todo dia tem acidente, não estou brincando, nessas poucas dezenas de quilômetros. O q ocorre na maioria são os tombamentos de carga. A estrada é estreita de curvas sinuosas e relevo matador.

Eu era um pouco inconformado com a ideia de nunca poder ir a Nova Era pedalando. No entanto, há alguns semanas, veio a solução: ocorreu um tombamento de uma barreira, já quase chegando na 381, e o desvio disponível não aceitaria veículos pesados (por causa de uma pontezinha de madeira). Assim, a pista estaria meio que fechada para os caminhões, até que consertassem a estrada. E assim eu fui, aproveitando a oportunidade que prometia ser a única!

Foram precisamente 80 km de pedal, percorridos em muitas horas. 3h20min pra ir e 3h40min pra voltar. Confesso que a ida foi com uma certa dificuldade - nada exagerado comparado a outras experiências - mas a volta foi no sacrifício! É muita subida e descida, e eu bati em retirada de lá por volta do meio dia, com o sol abrindo... O desvio infelizment era curtinho, tlvz não dê 2 km de estrada de chão. Apesar de eu sempre preferir asfalto, cidade, etc, devo dizer que o estradão parece o terreno perfeito da reclinada, ou ao menos da explorer! É uma diferença bem grande de prazer, de verdade!! O Davilson mora meio que na roça e tlvz possa comprovar. Eu sou meio fascinado por essas coisas meio "rurais", mas não tenho o costume de lidar bem com elas (de novo tive perrengues com cachorros), então costumo evitar - mas quando estou no meio me sinto muito bem!

Coloquei a rota no Bikemap e, se vcs virem o perfil de elevação, nem parece tão difícil - aliás pra ir é mais descida - mas esse perfil é bem simplificado e não dá pra ampliá-lo e ver em detalhes. É muito sobe e desce. Empurrei a bike bastante, principalmente na volta (q é mais subida), e parei bastante pra descansar, pra tirar foto, etc.

Algumas fotinhas só pra dar um gosto mas a galeria com legendas das fotos está AQUI:

Itabira - Nova Era SAM_3334

Itabira - Nova Era SAM_3378

Itabira - Nova Era SAM_3392

Itabira - Nova Era SAM_3425

Itabira - Nova Era SAM_3452

Itabira - Nova Era SAM_3493

Como viram por esta última, apesar do trânsito de caminhões não estar permitido, ainda assim tinham alguns (na verdade muitos!) espertinhos tentando passar. Esse aí se deu mal, caiu em algum momento entre minha ida e volta. Isso aí é todo dia. Mas tlvz esse aí até estivesse trabalhando nas obras de recuperação, pois o q ele levava parecia ser aquelas pedrinhas de asfalto. Não sei como se transporta isso. *EDITADO: menti, o caminhão era de minério (escória de minério), saiu numa reportagem local.

Só mais alguns dados:

IDA:
1500 ml água
2 sachês gel carb up

CHEGADA em NOVA ERA:
4 bolas de sorvete (banana e abacaxi)
100g banana frita salgada
500 ml coca-cola

VOLTA:
1000 ml água
500 ml gatorade
2 unidades banana-passa

Chegando em Nova Era já estava com um pouco de fraqueza (a mão tremia pra tirar fotos), mas q passou logo que comi. Na volta, chegando em itabira também não estava passando bem, sentindo certo enjôo e alguma dor de cabeça. Demorou um pouco pra passar.

Outro detalhe é q não tive muita 'paciência' pra ficar passeando na cidade e procurando por lugares interessantes. Até fiquei bastante tempo lá, mais de uma hora, mas fui meio "no rumo", enquanto tomava minha coca. Já prevendo que a volta seria difícil, e como o objetivo era mesmo só ir e voltar, rapidinho pedi sugestão pro caminho de saída e segui (aliás me indicaram um caminho muito mais longo, meio car-oriented, apesar de passar por uma ciclovia). Fico pensando como seria num ciclotour de vários dias. Tipo, só me imagino passeando por uma cidade se for a pé, e dpois de largar a bike no hotel ou pousada. Pelo menos numa cidade desse tipo, q também só tem as categorias de relevo "ladeira acima" e "ladeira abaixo"!!

Abraços!
Ir para o topo Ir para baixo
SOLYOM

SOLYOM


Mensagens : 103
Data de inscrição : 01/06/2010
Idade : 52
Localização : Araçoiaba da Serra - SP

Itabira - Nova Era Empty
MensagemAssunto: Re: Itabira - Nova Era   Itabira - Nova Era EmptySeg Mar 21, 2011 12:02 pm

Oi Nino!

Que beleza heim, fiquei com inveja
Vi todas as fotos no Picasa, muito legal

Abraço!
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.solyombikes.com
ninocoutinho

ninocoutinho


Mensagens : 1279
Data de inscrição : 20/09/2010
Localização : Itabira - MG

Itabira - Nova Era Empty
MensagemAssunto: Re: Itabira - Nova Era   Itabira - Nova Era EmptySeg Mar 21, 2011 12:51 pm

Davilson, minha vantagem é q nos fins de semana fico à tôa, não preciso ficar construindo bicicleta pra ninguém hahahaha!!! Sobra tempo pra pedalar, falta é perna mesmo! clown

Na verdade, quanto a isso melhorei muito. Ontem, depois que cheguei e me recompus, me senti "pronto pra outra". Acho q se precisasse pedalar mais uns 30 km, ia tranquilo, em ritmo leve. Hoje estou absolutamente inteiro (tlvz ligeiramente menos capaz). Só dói a pele do rosto, pois filtro solar não bastou. Pernas, coxas, joelho, pés, estão de boa. Aliás, joelho me incomoda mais qndo pedalo pouco Shocked .

Esqueci de comentar que, novamente, gerei curiosidade qnto ao fato de ter ou não motor na bike. Muita gente quis saber. Desta vez, também questionaram muito o material. Três pessoas diretamente me perguntaram (como primeira abordagem) "é de alumínio", no q eu respondia q era de aço e as pessoas retrucavam "então é pesada, né?". Espontâneo mas chato. Dá vontade de perguntar: "isso aí é barriga ou enchimento? então é pesado, né?".

Também mais de uma pessoa achou q, pela corrente da bike ser longa, a marcha fica mais leve. geek Eu tentava explicar...

A dificuldade com cachorros também foi curiosa. Eram 4 cães, aparentemente da mesma casa. Latindo bastante pro E.T. aqui, na ida e na volta. Na volta, tinha um menininho junto dos cães. Aproveitei pra entrosar pois quem sabe ele me salvava:

- são seus os cachorros?
- Shocked
- são seus os cachorros?
- Shocked
- não pega, não?
- Shocked
- não pega, não?
- ah, tem um que pega!! Twisted Evil
- então fica de olho neles aí, pelamor de deus!!!
Ir para o topo Ir para baixo
SOLYOM

SOLYOM


Mensagens : 103
Data de inscrição : 01/06/2010
Idade : 52
Localização : Araçoiaba da Serra - SP

Itabira - Nova Era Empty
MensagemAssunto: Re: Itabira - Nova Era   Itabira - Nova Era EmptySeg Mar 21, 2011 1:49 pm

ô Nino

É bem por aí mesmo, kkk

Aliás estou dando uma geral na Explorer R (protótipo), pra voltar à treinar, e mais tarde preciso montar a outra (S), para offroad

Legal, vc está bem condicionado então, agora pode ir puxando mais no limite heim, heheh

Abraço!
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.solyombikes.com
xamã

xamã


Mensagens : 176
Data de inscrição : 04/03/2011
Idade : 59
Localização : Pantanal MS

Itabira - Nova Era Empty
MensagemAssunto: Re: Itabira - Nova Era   Itabira - Nova Era EmptySeg Mar 21, 2011 5:06 pm

ninocoutinho escreveu:
Só dói a pele do rosto, pois filtro solar não bastou...
pois é, fiquei imaginando a situação:
reclinado: de cara voltada prá frente e/ou meio prá cima
de MTB: prá baixo e/ou meio prá frente...
What a Face

Ir para o topo Ir para baixo
ninocoutinho

ninocoutinho


Mensagens : 1279
Data de inscrição : 20/09/2010
Localização : Itabira - MG

Itabira - Nova Era Empty
MensagemAssunto: Re: Itabira - Nova Era   Itabira - Nova Era EmptySeg Mar 21, 2011 5:11 pm

Se vc gosta de pedalar de bermuda, prepare suas pernas ou assuma a calça comprida (que esconde um pouco nossos belos músculos!), pq ali é onde mais torra, se não tomar cuidado. Os antebraços também ficam bem mais expostos...
Ir para o topo Ir para baixo
xamã

xamã


Mensagens : 176
Data de inscrição : 04/03/2011
Idade : 59
Localização : Pantanal MS

Itabira - Nova Era Empty
MensagemAssunto: Re: Itabira - Nova Era   Itabira - Nova Era EmptySeg Mar 21, 2011 5:39 pm

acabei de ver todas as fotos... Cool
belo passeio, camarada!
vou colocar aqui uma das que achei mais bonitas:
Itabira - Nova Era SAM_3383

abraçossss
Ir para o topo Ir para baixo
Mordaz

Mordaz


Mensagens : 2258
Data de inscrição : 22/05/2009
Localização : Rio de Janeiro

Itabira - Nova Era Empty
MensagemAssunto: Re: Itabira - Nova Era   Itabira - Nova Era EmptyTer Mar 22, 2011 4:15 am

ninocoutinho escreveu:
A dificuldade com cachorros também foi curiosa. Eram 4 cães, aparentemente da mesma casa. Latindo bastante pro E.T. aqui, na ida e na volta.
Experimente uma dessas máquinas de eletrochoque (stun guns). Só o barulho delas já mantêm os cachorros a distância.
Ir para o topo Ir para baixo
http://fotolog.terra.com.br/bentrider
ninocoutinho

ninocoutinho


Mensagens : 1279
Data de inscrição : 20/09/2010
Localização : Itabira - MG

Itabira - Nova Era Empty
MensagemAssunto: Re: Itabira - Nova Era   Itabira - Nova Era EmptyTer Mar 22, 2011 8:43 am

Já me deram essa dica, inclusive já devo ter comentado isso com o Marco num outro tópico aqui. No caso em questão, apesar de eu ter feito um drama, se eu estivesse com um treco desses nem usaria. Apesar de terem sido quatro cachorros (tlvz cinco, não vi direito), não eram muito grandes e era num lugar mais 'movimentado', ou menos isolado. Dificilmente eu seria atacado seriamente. Dpois daquele estradão meio vazio, vinha uma vilazinha, e ali q estavam os cães. De dentro da casa uma mulher ficou gritando com o cachorro, ("ô, negão!! sossega!!!") na primeira vez em q passei. Esse "negão" é q atiçou os outros, e um dos q vieram era um malhadinho q devia ser o q o moleque falou que "pegava". Assim q ouvi o primeiro latido, antes mesmo de ver o cachorro, já desci da bike e fui andando empurrando. Se eu passasse pedalando tenho certeza q avançariam - e em bando seria altamente assustador. Eles me seguiram por poucos metros, até uma ponte. Acredito q seja o território q pretendiam proteger.

Agora, ser surpreendido por um ou mais cães, sozinho, no meio do nada, aí acho q é caso pra estar armado, sim. Não sei se vc viu, mas domingo (ou ontem) um cara postou no fórum de estrada do Pedal q foi atacado por dois pitbulls numa rodovia bem comum dos espideiros treinarem (santa inês, coisa assim). Ele teve sorte de passar um Uno na hora cujo motorista ofereceu abrigo e carona. Se ele sobrasse sozinho acho q não teria muito a ser feito. Parece q os PMs mais tarde deram um fim nos cães. Tem um condomínio fechado por perto q suspeitam q sejam cachorros fujões de lá. Outra coisa q comentam muito é q esses pitbulls da cidade, qndo os donos não lidam mais bem com eles, são enviados "pra roça", aí é fogo: um cachorro com um potencial desses, assumindo de certa forma uma vida selvagem. Não é muito diferente de uma onça, talvez até pior. Maldita hora que alguém resolveu "inventar" essa raça.
Ir para o topo Ir para baixo
Antigão




Mensagens : 16
Data de inscrição : 15/05/2011
Idade : 73
Localização : São Paulo - SP

Itabira - Nova Era Empty
MensagemAssunto: Re: Itabira - Nova Era   Itabira - Nova Era EmptyQui maio 19, 2011 6:07 pm

ninocoutinho escreveu:
Resolvi começar a semana dando uma movimentada nessa seção do fórum!

Como alguns já devem saber, sou novo na cidade em que moro, Itabira (a uns 100 km de BH, sentido leste ou sentido Espírito Santo) e, uma das coisas que faço para conhecer melhor a região, as localidades próximas, é andar de bike por aí. Assim também vou me treinando, me acostumando às rotinas de uma cicloviagem, sem estar tão longe de casa ou tão longe de um socorro (apesar de celular nunca pegar em 90% dos caminhos, e em casa não tenho carro pra virem me buscar numa emergência, mas espero nunca ser necessário!)

Ontem resolvi ir à Nova Era, uma cidade de uns 17 mil hab, que fica a quase 40 km de distância daqui. Já havia tentado ir lá uma vez, porém não devo ter percorrido nem 3km. Isso pq definitivamente é a estrada mais perigosa da região, proporcionalmente mais até do que a BR-381, se considerar extensão e número de acidentes. A estrada serve de "atalho" para caminhoneiros evitarem um trecho pesado da 381, o q, infelizmente, é uma péssima escolha. Quase todo dia tem acidente, não estou brincando, nessas poucas dezenas de quilômetros. O q ocorre na maioria são os tombamentos de carga. A estrada é estreita de curvas sinuosas e relevo matador.

Eu era um pouco inconformado com a ideia de nunca poder ir a Nova Era pedalando. No entanto, há alguns semanas, veio a solução: ocorreu um tombamento de uma barreira, já quase chegando na 381, e o desvio disponível não aceitaria veículos pesados (por causa de uma pontezinha de madeira). Assim, a pista estaria meio que fechada para os caminhões, até que consertassem a estrada. E assim eu fui, aproveitando a oportunidade que prometia ser a única!

Foram precisamente 80 km de pedal, percorridos em muitas horas. 3h20min pra ir e 3h40min pra voltar. Confesso que a ida foi com uma certa dificuldade - nada exagerado comparado a outras experiências - mas a volta foi no sacrifício! É muita subida e descida, e eu bati em retirada de lá por volta do meio dia, com o sol abrindo... O desvio infelizment era curtinho, tlvz não dê 2 km de estrada de chão. Apesar de eu sempre preferir asfalto, cidade, etc, devo dizer que o estradão parece o terreno perfeito da reclinada, ou ao menos da explorer! É uma diferença bem grande de prazer, de verdade!! O Davilson mora meio que na roça e tlvz possa comprovar. Eu sou meio fascinado por essas coisas meio "rurais", mas não tenho o costume de lidar bem com elas (de novo tive perrengues com cachorros), então costumo evitar - mas quando estou no meio me sinto muito bem!

Coloquei a rota no Bikemap e, se vcs virem o perfil de elevação, nem parece tão difícil - aliás pra ir é mais descida - mas esse perfil é bem simplificado e não dá pra ampliá-lo e ver em detalhes. É muito sobe e desce. Empurrei a bike bastante, principalmente na volta (q é mais subida), e parei bastante pra descansar, pra tirar foto, etc.

Algumas fotinhas só pra dar um gosto mas a galeria com legendas das fotos está AQUI:

Itabira - Nova Era SAM_3334

Itabira - Nova Era SAM_3378

Itabira - Nova Era SAM_3392

Itabira - Nova Era SAM_3425

Itabira - Nova Era SAM_3452

Itabira - Nova Era SAM_3493

Como viram por esta última, apesar do trânsito de caminhões não estar permitido, ainda assim tinham alguns (na verdade muitos!) espertinhos tentando passar. Esse aí se deu mal, caiu em algum momento entre minha ida e volta. Isso aí é todo dia. Mas tlvz esse aí até estivesse trabalhando nas obras de recuperação, pois o q ele levava parecia ser aquelas pedrinhas de asfalto. Não sei como se transporta isso. *EDITADO: menti, o caminhão era de minério (escória de minério), saiu numa reportagem local.

Só mais alguns dados:

IDA:
1500 ml água
2 sachês gel carb up

CHEGADA em NOVA ERA:
4 bolas de sorvete (banana e abacaxi)
100g banana frita salgada
500 ml coca-cola

VOLTA:
1000 ml água
500 ml gatorade
2 unidades banana-passa

Chegando em Nova Era já estava com um pouco de fraqueza (a mão tremia pra tirar fotos), mas q passou logo que comi. Na volta, chegando em itabira também não estava passando bem, sentindo certo enjôo e alguma dor de cabeça. Demorou um pouco pra passar.

Outro detalhe é q não tive muita 'paciência' pra ficar passeando na cidade e procurando por lugares interessantes. Até fiquei bastante tempo lá, mais de uma hora, mas fui meio "no rumo", enquanto tomava minha coca. Já prevendo que a volta seria difícil, e como o objetivo era mesmo só ir e voltar, rapidinho pedi sugestão pro caminho de saída e segui (aliás me indicaram um caminho muito mais longo, meio car-oriented, apesar de passar por uma ciclovia). Fico pensando como seria num ciclotour de vários dias. Tipo, só me imagino passeando por uma cidade se for a pé, e dpois de largar a bike no hotel ou pousada. Pelo menos numa cidade desse tipo, q também só tem as categorias de relevo "ladeira acima" e "ladeira abaixo"!!

Abraços!

Embora a postagem seja mais antiga, para mim tudo o que se diz de reclinada é novíssimo, pois somente agora pouco comecei a pesquisar sobre o assunto.
Adorei este seu passeio, principalmente a foto da estrada de terra vista por cima do guidão. Fantástico! Eu sempre quiz saber como seria a visão por cima do guidão de uma reclinada.

Parabéns Nino! Seus passeios estão com certeza servindo-me de incentivo para apostar numa reclinada logo em breve.

Antigão.
Ir para o topo Ir para baixo
http://pneunaestrada.blogspot.com/
OJM

OJM


Mensagens : 147
Data de inscrição : 26/08/2009
Idade : 50
Localização : Monte Carmelo - MG

Itabira - Nova Era Empty
MensagemAssunto: Re: Itabira - Nova Era   Itabira - Nova Era EmptyQui maio 19, 2011 8:46 pm

Aí Nino, problemas com os cachorros!?
Usa a arma mais letal que vc carrega, a caramanhola de água. Experimenta esguichar água neles, pra vc ver que vão fugir rapidinho, sem olhar pra trás.
Obviamente a situação não pode ser uma covardia, tipo 4 ou 5 pitbulls contra um reclineiro de "poupança" mais baixa do que as pernas.

Ahahahah...

Legal o seu pedal, as fotos ficaram maneiras!

Abraço

Odair
Ir para o topo Ir para baixo
ninocoutinho

ninocoutinho


Mensagens : 1279
Data de inscrição : 20/09/2010
Localização : Itabira - MG

Itabira - Nova Era Empty
MensagemAssunto: Re: Itabira - Nova Era   Itabira - Nova Era EmptyQui maio 19, 2011 9:51 pm

Antigão escreveu:
Embora a postagem seja mais antiga, para mim tudo o que se diz de reclinada é novíssimo, pois somente agora pouco comecei a pesquisar sobre o assunto.
Adorei este seu passeio, principalmente a foto da estrada de terra vista por cima do guidão. Fantástico! Eu sempre quiz saber como seria a visão por cima do guidão de uma reclinada.

Parabéns Nino! Seus passeios estão com certeza servindo-me de incentivo para apostar numa reclinada logo em breve.

Antigão.
Mestre!

Precisamos de vc logo reclinado pra encher esta seção com belas chapas!! Nosso amigo xamã (o elton40 do fórum pedal) também em breve reclinar-se-á, e assim teremos o privilégio de visualizar sempre ótimos pedais por aqui!!!

Acho q disse aí em cima q a explorer combina muito, muito mesmo com o chão batido. Eu é q tenho q gostar mais disso e ir atrás dos estradões! As fotos mostrando o "cockpit", os pedais e o terreno são justamente as q denunciam o espírito reclineiro!

Forte abraço,


Nino
Ir para o topo Ir para baixo
ninocoutinho

ninocoutinho


Mensagens : 1279
Data de inscrição : 20/09/2010
Localização : Itabira - MG

Itabira - Nova Era Empty
MensagemAssunto: Re: Itabira - Nova Era   Itabira - Nova Era EmptyQui maio 19, 2011 9:56 pm

OJM escreveu:
Aí Nino, problemas com os cachorros!?
Usa a arma mais letal que vc carrega, a caramanhola de água. Experimenta esguichar água neles, pra vc ver que vão fugir rapidinho, sem olhar pra trás.
Obviamente a situação não pode ser uma covardia, tipo 4 ou 5 pitbulls contra um reclineiro de "poupança" mais baixa do que as pernas.

Ahahahah...

Legal o seu pedal, as fotos ficaram maneiras!

Abraço

Odair
Vc me fez lembrar uma piadinha q rolou uma vez no fórum pedal. Vieram com essa dica de jogarem água da caramanhola, aí um cara alertou com algo do tipo: "cuidado se tiver maltodextrina na garrafa, pois o efeito será contrário: em vez de afastar os cachorros, eles vão é ficar com mais energia e com mais vontade de seguir o ciclista!" clown Meu timing agora foi péssimo, mas na ocasião foi uma tirada engraçada! What a Face

Nunca consegui usar essa dica, pq nessas horas minha caramanhola está, invariavelmente, quase vazia! pale

Abraço!
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Itabira - Nova Era Empty
MensagemAssunto: Re: Itabira - Nova Era   Itabira - Nova Era Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Itabira - Nova Era
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» BRM 300 Itabira - 08.abr.2017
» Itabira Ipoema Bom Jesus do Amparo BR 381 [VIDEO]
» NOVA HR 26 - SOLYOM BIKE
» Minha Nova FWD
» nova Cruzbike: S40

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Recliforum :: Cicloturismo-
Ir para: