Fazer um velomóvel/triciclo com técnica usada para skateboard
2 participantes
Autor
Mensagem
manouchk
Assunto: Fazer um velomóvel/triciclo com técnica usada para skateboard Sáb Jan 28, 2012 7:13 pm
Conversando com o primo da minha esposa que tem 12 anos que monta seu skate(!), pensei será que dá para montar um velomóvel com madeira com a técnica usada para fazer um skate? O skate parece tão resistente! se tivesse um molde suficientemente grande com laterais daria para ter um rigidez vertical muito boa!
Olhando para a técnica:
O assento poderia ser parecido como a poltrona poang da ikea que deve utilisar uma técnica parecida com os skates:
A madeira da poltrona não é em um único pedaço, tem dois pedaços que são simplesmente presos com parafusas e mesmo assim e bastante resistente.
A suspensão poderia talvez ser também de madeira, inspirado dos amortecedores de caminhões antigos com lâminas metálicas.
A ideia seria trocar elas por uma lâminas ou algumas lâminas de madeira, e talvez usando um elastômero para dissipar a energia... Ideia maluca preciso falar com meu amigo engenheiro mecânico, o problema é que ele não gosta muito de madeira! Prefira metais, suspensão mais clássicas!
ou talvez posso voltar ao sistema de suspensões parecido com as suspensões da marca roca como acabou sendo discutido num outro post:
Assunto: Re: Fazer um velomóvel/triciclo com técnica usada para skateboard Sáb Jan 28, 2012 9:08 pm
Várias pessoas já construíram velomóvel de madeira com aparente sucesso.
Certamente é possível. Especialmente se o vivente for marceneiro, ou estiver disposto a se tornar um durante o processo...
Eu creio (mas isso é só um chute) que há muitas vantagens na construção monocoque ("selbsttragende Karosserie") sobre o conceito de triciclo+carenagem.
Se não me engano é possível comprar aquelas "pernas" onde são presos os cubos/rodas da frente, e que já vêm com suspensão, e são iguais às usadas nos velomóveis de marca.
Fazer um velomóvel/triciclo com técnica usada para skateboard