Recliforum Fórum dedicado a concentrar informações relativas ao ciclismo alternativo, e com maior ênfase no ciclísmo reclinado no Brasil e demais países latinos. |
|
| carenagem frontal (bolha) | |
| | Autor | Mensagem |
---|
artur elias
Mensagens : 551 Data de inscrição : 11/02/2009
| Assunto: carenagem frontal (bolha) Qui maio 17, 2012 7:45 pm | |
| Abri este tópico para continuarmos a conversa sobre as carenagens frontais, que podem ser usadas tanto como melhoramento aerodinâmico quanto como proteção à intempérie. - Citação :
- Olá Professor,
segue o link de como se faz estas bolhas usadas como carenagem aerodinâmica. Tenho um molde em fibra de vidro para o processo de inflar a bolha dentro de uma forma pre-determinada( cópia da Zipper usado na Easy Racer) mas nunca usei. http://www.zzipper.com/products.php Caso vc venha a produzir teria interesse em comprar para usar na minha nova Capoeira e também os modelos EXD, Turismo assim como a Sport. Acredito que as chapas de PETG também sejam uma boa opção e de menor custo. http://www.recumbents.com/wisil/bubbles/hpvbubbles.htm Eu tbém tenho interesse! Já pensei em construir um clone ER ou mais provavelmente uma Mach2 (Recycled Recumbent) só pra botar uma bolha dessas um body sock para dias de chuva. | |
| | | Marcus Del Mastro
Mensagens : 903 Data de inscrição : 25/03/2011 Idade : 50 Localização : Sorocaba - SP
| Assunto: Re: carenagem frontal (bolha) Sex maio 18, 2012 2:43 pm | |
| Bem, é bom já deixar claro no início do tópico que a rabeira carenada oferece um aumento de desempenho bem superior que as carenagens dianteiras. Penso que isso se deve ao formato delas, ambas (a rabeira e a dianteira) são feitas como se fosse o desenho de uma carenagem completa e depois cortado. Na rabeira funciona razoavelmente bem porque a função dela é pegar o fluxo de ar e ordená-lo até o fim evitando turbulências... Porém a carenagem frontal (no desenho comum) perde o sentido, apesar de ela quebrar o ar de forma mais suave, o fluxo de ar, ao deixá-la, se retorce formando turbulências graves. Não sei qual o exato desenho que a carenagem dianteira deveria ter para velocidades entre 30 a 60 km/h, porém me parece quase óbvio que ela deveria terminar com uma curva que jogasse o fluxo de ar mais para fora ainda, evitando que boa parte do fluxo batesse em nosso corpo. Quem conhece um pouco de fórmula 1 sabe que, pelo regulamento, não se pode haver carenagem em volta das rodas, assim nas pontas do aerofólio dianteiro há rampas aerodinâmicas (além do predominante efeito asa de avião invertida), a fim de evitar que o fluxo de ar "bata" nas rodas... penso que esse é o princípio que deveria ser adotado nas reclinadas (apesar da velocidade ser muito inferior. | |
| | | Mordaz
Mensagens : 2258 Data de inscrição : 22/05/2009 Localização : Rio de Janeiro
| Assunto: Re: carenagem frontal (bolha) Sex maio 18, 2012 10:19 pm | |
| - Marcus Del Mastro escreveu:
- Bem, é bom já deixar claro no início do tópico que a rabeira carenada oferece um aumento de desempenho bem superior que as carenagens dianteiras.
Penso que isso se deve ao formato delas, ambas (a rabeira e a dianteira) são feitas como se fosse o desenho de uma carenagem completa e depois cortado.
Na rabeira funciona razoavelmente bem porque a função dela é pegar o fluxo de ar e ordená-lo até o fim evitando turbulências...
Porém a carenagem frontal (no desenho comum) perde o sentido, apesar de ela quebrar o ar de forma mais suave, o fluxo de ar, ao deixá-la, se retorce formando turbulências graves. Não sei qual o exato desenho que a carenagem dianteira deveria ter para velocidades entre 30 a 60 km/h, porém me parece quase óbvio que ela deveria terminar com uma curva que jogasse o fluxo de ar mais para fora ainda, evitando que boa parte do fluxo batesse em nosso corpo.
Quem conhece um pouco de fórmula 1 sabe que, pelo regulamento, não se pode haver carenagem em volta das rodas, assim nas pontas do aerofólio dianteiro há rampas aerodinâmicas (além do predominante efeito asa de avião invertida), a fim de evitar que o fluxo de ar "bata" nas rodas... penso que esse é o princípio que deveria ser adotado nas reclinadas (apesar da velocidade ser muito inferior. OK, mas só pela proteção contra chuva já me interessaria. Para melhorar (e muito!) o desempenho, bastaria "vestir" o sock, como o Artur falou. | |
| | | Marcus Del Mastro
Mensagens : 903 Data de inscrição : 25/03/2011 Idade : 50 Localização : Sorocaba - SP
| Assunto: Re: carenagem frontal (bolha) Sex maio 18, 2012 10:40 pm | |
| Mas aí [com a "lycra"] tem o problema da carenagem completa com ventos laterais, em especial, ônibus de viagem passando bem perto...
Sem falar no visual e praticidade.
Última edição por Marcus Del Mastro em Sáb maio 19, 2012 6:55 pm, editado 1 vez(es) | |
| | | artur elias
Mensagens : 551 Data de inscrição : 11/02/2009
| Assunto: Re: carenagem frontal (bolha) Sex maio 18, 2012 10:54 pm | |
| Depende muito do tipo de bicicleta. Nas LWB tradicionais, reclinada de caubói , a carenagem frontal praticamente faz parte do design. Tem inúmeros relatos positivos a respeito desse tipo de utilização, com e sem body sock. Meu interesse principal não seria desempenho, ou com toda a certeza não um super desempenho. Uma LWB pode ser construída a partir de sucata com pouco custo e razoável qualidade. É uma bicicleta prática que pode ser usada para quase tudo. O pedivela baixo e a posição mais vertical facilitam pôr o pé no chão - uma coisa interessante quando chove forte, e de repente você tem que parar num lugar onde o chão não é totalmente confiável. Com a bolha (e paralamas, e talvez o body sock), uma bicicleta assim poderia se tornar uma excelente alternativa para dias de chuva. Com certas vantagens inclusive sobre o velomóvel, que eu adoraria ter mas no fundo sei que não seria muito prático nos meus trajetos. O principal motivo desse tópico é que parece que tem alguém cogitando fabricar essas preciosas bolhas... | |
| | | Mordaz
Mensagens : 2258 Data de inscrição : 22/05/2009 Localização : Rio de Janeiro
| Assunto: Re: carenagem frontal (bolha) Sáb maio 19, 2012 1:38 am | |
| - artur elias escreveu:
- Com a bolha (e paralamas, e talvez o body sock), uma bicicleta assim poderia se tornar uma excelente alternativa para dias de chuva
Exatamente o que pensei. Quando vai chegando o inverno, voltam-me idéias de uma bike que eu não tenha pena de por na chuva. E com a qual eu queira pedalar na chuva também! | |
| | | Marcus Del Mastro
Mensagens : 903 Data de inscrição : 25/03/2011 Idade : 50 Localização : Sorocaba - SP
| Assunto: Re: carenagem frontal (bolha) Sáb maio 19, 2012 7:00 pm | |
| - Mordaz escreveu:
- artur elias escreveu:
- Com a bolha (e paralamas, e talvez o body sock), uma bicicleta assim poderia se tornar uma excelente alternativa para dias de chuva
Exatamente o que pensei.
Quando vai chegando o inverno, voltam-me idéias de uma bike que eu não tenha pena de por na chuva. E com a qual eu queira pedalar na chuva também! É o inverno e nas chuvas também é bom ter uma opção viável para se pedalar. Concordo com vcs. Pareceu que sou contra a parabrisa frontal, mas não é isso não, acho só que o desenho dele pode ser aprimorado bastante a ponto que com a mesma quantidade de material poder reduzir mais ainda a resistência do ar, sem os inconvenientes mais sérios de se ter uma carenagem completa (ventos laterais e peso). | |
| | | Mordaz
Mensagens : 2258 Data de inscrição : 22/05/2009 Localização : Rio de Janeiro
| Assunto: Re: carenagem frontal (bolha) Sáb maio 19, 2012 8:17 pm | |
| Um site interessante sobre uma ER Gold Rush Replica (apesar do nome, é original da Easy Racers) com bolha e sock.
| |
| | | Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: carenagem frontal (bolha) | |
| |
| | | | carenagem frontal (bolha) | |
|
Tópicos semelhantes | |
|
| Permissões neste sub-fórum | Não podes responder a tópicos
| |
| |
| |
|