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| NOVA HR 26 - SOLYOM BIKE | |
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+9marcelo_montanhista Pedro_Bortolini Mordaz SOLYOM duram ogum777 Luciano Marcus Del Mastro Rudinei Pimentel 13 participantes | |
Autor | Mensagem |
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Arthur HP3
Mensagens : 147 Data de inscrição : 19/05/2009 Idade : 76 Localização : Rio de Janeiro
| Assunto: Re: NOVA HR 26 - SOLYOM BIKE Ter Jun 12, 2012 7:39 am | |
| - ninocoutinho escreveu:
A diferença é grande. Em 42x11 (q não tinha), girando a 100 rpm, vai a 45,5 km/h. No 42x13, q era minha mais pesada, a velocidade é 38,5 km/h. A vantagem é q minha pedivela é encurtada, ou seja, dá pra girar muito mais, por exemplo a 120 rpm, que me levava a 46,2 km/h (poderia levar a quase 55 por hora no 42x11 q não tinha). As contas estão certas, mas e a força no pedal? Pedivela encurtada é necessidade de mais força no pedal, ainda aumentando a cadência, é mais potência a ser entregue no eixo do BB. E as pernas? Já avisou a elas sobre esse trabalho extra? abraço Nino! Arthur HP3 | |
| | | ninocoutinho
Mensagens : 1279 Data de inscrição : 20/09/2010 Localização : Itabira - MG
| Assunto: Re: NOVA HR 26 - SOLYOM BIKE Ter Jun 12, 2012 9:16 am | |
| - Arthur HP3 escreveu:
- As contas estão certas, mas e a força no pedal? Pedivela encurtada é necessidade de mais força no pedal, ainda aumentando a cadência, é mais potência a ser entregue no eixo do BB. E as pernas? Já avisou a elas sobre esse trabalho extra?
Exato, Arthur! As contas estão certas pq usei a calculadora do sheldon brown hehehehe !! Vem cá, eu não sei fazer a conta, uma vez eu vi o Roberto fazê-la aqui, de qual seria, de verdade, a relação equivalente nos diferentes comprimentos de pedivela. Por exemplo, a minha relação mais leve, que é 20x34, com pneu 26x1,5, pode parecer absurdamente leve, mas minha pedivela é pedivelinha de 140mm. Ou seja, qual seria a relação equivalente, se estivesse numa pedivela comum de 170mm ou 175mm? Tem como fazer um cálculo direto? Só como ilustração a mais do que o Arthur comentou, na minha MTB urbana, dpois que passei boa parte da relação 27v dela pra Miyamura, coloquei peças bem mais simples de 21v com catraca de rosca e tal, aí minha relação mais pesada ficou 42x14. Tudo bem, 42x14 é mais leve que 42x13, mas é muito diferente, e acha q não só pela relação, mas pelo comprimento da pedivela, q é 170 no 42x14 e e 140 no 42x13. É um horror, sinto muita falta da catraca de 11 que tinha antes. Tenho um pedivela 48x38x28 encostado que devo substituir nela, pra compensar (vou continuar com catraca de rosca pois é a bike de bater no dia-a-dia, toma chuva direto, e tal). Taí mais um motivo pra minha vontade de ter aro 20 na traseira (ou na roda de tração), pra poder manter relações leves sem apelar pras coroinhas de 20 e pra compensar as mini-pedivelas. | |
| | | Mordaz
Mensagens : 2258 Data de inscrição : 22/05/2009 Localização : Rio de Janeiro
| Assunto: Re: NOVA HR 26 - SOLYOM BIKE Ter Jun 12, 2012 10:58 am | |
| - ninocoutinho escreveu:
- Arthur HP3 escreveu:
- As contas estão certas, mas e a força no pedal? Pedivela encurtada é necessidade de mais força no pedal, ainda aumentando a cadência, é mais potência a ser entregue no eixo do BB. E as pernas? Já avisou a elas sobre esse trabalho extra?
Exato, Arthur! As contas estão certas pq usei a calculadora do sheldon brown hehehehe !!
Vem cá, eu não sei fazer a conta, uma vez eu vi o Roberto fazê-la aqui, de qual seria, de verdade, a relação equivalente nos diferentes comprimentos de pedivela.
Por exemplo, a minha relação mais leve, que é 20x34, com pneu 26x1,5, pode parecer absurdamente leve, mas minha pedivela é pedivelinha de 140mm. Ou seja, qual seria a relação equivalente, se estivesse numa pedivela comum de 170mm ou 175mm? Tem como fazer um cálculo direto?
Seria algo assim: "Peso da marcha" = n° de dentes da coroa / ( n° de dentes do pinhão * comprimento da pedivela ) | |
| | | Arthur HP3
Mensagens : 147 Data de inscrição : 19/05/2009 Idade : 76 Localização : Rio de Janeiro
| Assunto: Re: NOVA HR 26 - SOLYOM BIKE Ter Jun 12, 2012 11:26 am | |
| - ninocoutinho escreveu:
- Arthur HP3 escreveu:
- As contas estão certas, mas e a força no pedal? Pedivela encurtada é necessidade de mais força no pedal, ainda aumentando a cadência, é mais potência a ser entregue no eixo do BB. E as pernas? Já avisou a elas sobre esse trabalho extra?
Exato, Arthur! As contas estão certas pq usei a calculadora do sheldon brown hehehehe !!
Vem cá, eu não sei fazer a conta, uma vez eu vi o Roberto fazê-la aqui, de qual seria, de verdade, a relação equivalente nos diferentes comprimentos de pedivela.
Por exemplo, a minha relação mais leve, que é 20x34, com pneu 26x1,5, pode parecer absurdamente leve, mas minha pedivela é pedivelinha de 140mm. Ou seja, qual seria a relação equivalente, se estivesse numa pedivela comum de 170mm ou 175mm? Tem como fazer um cálculo direto?
A relação de transmissão é a relação coroa/pinhão; então, no exemplo: 20/34 = 0,588; considerando que seja exigido no eixo de tração um determinado torque, o torque exigido no eixo do BB será este multiplicado pela relação de transmissão, no caso multiplicado pelos (arredondando) 0,6. A força que você tem que fazer no pedal é o torque no BB dividido pelo braço do BB, quer dizer, quanto menor o braço maior a força para obter o mesmo torque. Se, ainda no seu exemplo, há a troca de uma pedivela de 170 por uma de 140, você aumenta a força necessária no pedal na proporção 170/140 = 1,2 (20%). Então, para você voltar a fazer, com a pedivela 140, a mesma força que fazia com a 170, você precisa diminuir o torque exigido no BB na mesma proporção da diminuição do braço, isto é em 20%, o que quer dizer que você precisa de uma nova relação coroa/pinhão que dê aproximadamente 0,5. No seu exemplo isso não é possível, porque você já está na menor coroa com o maior pinhão, mas em outras situações é possível reduzir a marcha e achar uma nova relação de transmissão que compense a redução da pedivela e aumentando a cadência, também na mesma proporção, oferecer a mesma potência à máquina. Arthur HP3 | |
| | | Arthur HP3
Mensagens : 147 Data de inscrição : 19/05/2009 Idade : 76 Localização : Rio de Janeiro
| Assunto: Re: NOVA HR 26 - SOLYOM BIKE Ter Jun 12, 2012 11:56 am | |
| [/quote]
Seria algo assim:
"Peso da marcha" = n° de dentes da coroa / ( n° de dentes do pinhão * comprimento da pedivela )
[/quote]
Legal Roberto! Essa forma é interessante porque permite fazer comparações do "peso das marchas" usando, numa fórmula só, as variáveis de interesse.
Arthur HP3 | |
| | | Marcus Del Mastro
Mensagens : 903 Data de inscrição : 25/03/2011 Idade : 50 Localização : Sorocaba - SP
| Assunto: Re: NOVA HR 26 - SOLYOM BIKE Qua Jun 13, 2012 12:26 pm | |
| - Arthur HP3 escreveu:
Seria algo assim: "Peso da marcha" = n° de dentes da coroa / ( n° de dentes do pinhão * comprimento da pedivela ) [/quote] Legal Roberto! Essa forma é interessante porque permite fazer comparações do "peso das marchas" usando, numa fórmula só, as variáveis de interesse. Arthur HP3[/quote] Adicionando o tamanho da roda seria algo assim? "Peso da marcha" = (n° de dentes da coroa*diâmetro da roda) / ( n° de dentes do pinhão * comprimento da pedivela ) | |
| | | ninocoutinho
Mensagens : 1279 Data de inscrição : 20/09/2010 Localização : Itabira - MG
| Assunto: Re: NOVA HR 26 - SOLYOM BIKE Qua Jun 13, 2012 1:11 pm | |
| Roberto, Arthur e Marcus, obrigado pelas contas e em especial obrigado pela explicação detalhada do Arthur (é bom demais ter isso tudo de "consulta" pra todos). Andei brincando aqui. O "peso" da minha marcha mais leve (20x34 pedivela 140mm), seria semelhante (testando apenas relações mais "comerciais") a um 24x34 com pedivela 170mm, ou seja, até q estou mais ou menos leve mesmo, mas um pouco distante da leveza dum 22x34 com 170mm. Pra me aproximar do "peso" desta relação comercial usualmente mais leve, eu teria q estar trabalhando com 150mm ou 155mm (mantendo claro a coroinha 20). O efeito do 150mm seria similar a colocar uma catraca de 36 na minha atual configuração. Essa formulinha merecia uma planilhinha de excel (teria me economizado papel!! ) Hummm.... Pedivelas novas em vista, em caso de futura cicloviagem! (eu já queria mesmo testar algo na base dos 150 ou 155mm há algum tempo. só tem q ver como vai ficar o giro) | |
| | | Marcus Del Mastro
Mensagens : 903 Data de inscrição : 25/03/2011 Idade : 50 Localização : Sorocaba - SP
| Assunto: Re: NOVA HR 26 - SOLYOM BIKE Qua Jun 13, 2012 2:04 pm | |
| - ninocoutinho escreveu:
Essa formulinha merecia uma planilhinha de excel (teria me economizado papel!! )
Há algum tempo atrás eu postei o link para todos aqui no fórum, mas ela estava meio bagunçada (e encontrei um pequeno erro em uma das tabelas) simplifiquei e tirei a outra do ar. Os dados batem com a do Sheldownbrown, só que vc pode visualizar mais resultados ao mesmo tempo e pode entrar com qq ritmo de pedalada e qq tamanho imaginário de pedivela. Inclusive ela calcula qual será o seu ritmo numa pedivela diferente automaticamente baseado nos seus dados atuais. (contribuição inequívoca do Roberto que me fez entender a dinâmica da coisa). Além disso, ela calcula se vc utilizar um midshaft também, porém essas células estão protegidas (mas se quiser usar é só desproteger (está sem senha). Percebi agora que pelo google docs só dá para visualizar... Está no 4share! Ah... o link http://www.4shared.com/office/DEUC0eW2/Relao_de_Marchas_simplificada_.html (tem que aguardar uma propaganda e depois clicar em fechar propaganda no conto superior à direita) | |
| | | ximitão
Mensagens : 1 Data de inscrição : 17/06/2012 Idade : 63 Localização : Ijuí - RS
| Assunto: Nova HR 26 Dom Jun 17, 2012 3:16 pm | |
| Aê Rudi ! Parabéns pela Bike, bunitaça mesmo ! Agora então é " soca a bota ". Abraço, Glademir, Ijuí
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| | | prof carlos henrique
Mensagens : 327 Data de inscrição : 14/02/2012 Idade : 66 Localização : Araçatuba - sp
| Assunto: Re: NOVA HR 26 - SOLYOM BIKE Sex Out 05, 2012 6:10 pm | |
| - Marcus Del Mastro escreveu:
- ninocoutinho escreveu:
Essa formulinha merecia uma planilhinha de excel (teria me economizado papel!! )
Há algum tempo atrás eu postei o link para todos aqui no fórum, mas ela estava meio bagunçada (e encontrei um pequeno erro em uma das tabelas) simplifiquei e tirei a outra do ar.
Os dados batem com a do Sheldownbrown, só que vc pode visualizar mais resultados ao mesmo tempo e pode entrar com qq ritmo de pedalada e qq tamanho imaginário de pedivela.
Inclusive ela calcula qual será o seu ritmo numa pedivela diferente automaticamente baseado nos seus dados atuais. (contribuição inequívoca do Roberto que me fez entender a dinâmica da coisa).
Além disso, ela calcula se vc utilizar um midshaft também, porém essas células estão protegidas (mas se quiser usar é só desproteger (está sem senha).
Percebi agora que pelo google docs só dá para visualizar... Está no 4share!
Ah... o link http://www.4shared.com/office/DEUC0eW2/Relao_de_Marchas_simplificada_.html (tem que aguardar uma propaganda e depois clicar em fechar propaganda no conto superior à direita) muito da hora!!! principalmente pelo inermediary drive!!!!! ainda está confuso para mim o uso dessa planilha, tem help??!!! abraços | |
| | | Marcus Del Mastro
Mensagens : 903 Data de inscrição : 25/03/2011 Idade : 50 Localização : Sorocaba - SP
| Assunto: Re: NOVA HR 26 - SOLYOM BIKE Sáb Out 06, 2012 8:50 am | |
| Vou tentar fazer ... preciso de um tempinho, as instruções que estão na planilha estão confusas pq indicam as células erradas. Não sei se ajuda, mas dê uma olhada aqui e tente utilizar: (não se assuste, depois que entender o funcionamento é bem simples mesmo) Abraços - prof carlos henrique escreveu:
- Marcus Del Mastro escreveu:
- ninocoutinho escreveu:
Essa formulinha merecia uma planilhinha de excel (teria me economizado papel!! )
Há algum tempo atrás eu postei o link para todos aqui no fórum, mas ela estava meio bagunçada (e encontrei um pequeno erro em uma das tabelas) simplifiquei e tirei a outra do ar.
Os dados batem com a do Sheldownbrown, só que vc pode visualizar mais resultados ao mesmo tempo e pode entrar com qq ritmo de pedalada e qq tamanho imaginário de pedivela.
Inclusive ela calcula qual será o seu ritmo numa pedivela diferente automaticamente baseado nos seus dados atuais. (contribuição inequívoca do Roberto que me fez entender a dinâmica da coisa).
Além disso, ela calcula se vc utilizar um midshaft também, porém essas células estão protegidas (mas se quiser usar é só desproteger (está sem senha).
Percebi agora que pelo google docs só dá para visualizar... Está no 4share!
Ah... o link http://www.4shared.com/office/DEUC0eW2/Relao_de_Marchas_simplificada_.html (tem que aguardar uma propaganda e depois clicar em fechar propaganda no conto superior à direita)
muito da hora!!! principalmente pelo inermediary drive!!!!!
ainda está confuso para mim o uso dessa planilha, tem help??!!!
abraços [img][/img] | |
| | | prof carlos henrique
Mensagens : 327 Data de inscrição : 14/02/2012 Idade : 66 Localização : Araçatuba - sp
| Assunto: Re: NOVA HR 26 - SOLYOM BIKE Sáb Out 06, 2012 4:36 pm | |
| marcus
no intermediary drive por exemplo:
coroa de entrada do pedivela: 36 dentes
coroa de saida fixa: 42 dentes, seria a cora que toca as tres do intermediary drive
coroas do intermediary drive seriam: 32, 42 e 58
é isso que tá sendo considerado na planilha?!
abraços | |
| | | Marcus Del Mastro
Mensagens : 903 Data de inscrição : 25/03/2011 Idade : 50 Localização : Sorocaba - SP
| Assunto: Re: NOVA HR 26 - SOLYOM BIKE Sáb Out 06, 2012 7:01 pm | |
| - prof carlos henrique escreveu:
- marcus
no intermediary drive por exemplo:
coroa de entrada do pedivela: 36 dentes
coroa de saida fixa: 42 dentes, seria a cora que toca as tres do intermediary drive
coroas do intermediary drive seriam: 32, 42 e 58
é isso que tá sendo considerado na planilha?!
abraços Entendi. Para vc visualizar todas as marchas deve preencher assim. Vou supor que vc esteja utilizando uma pedivela dupla 34, 50 na frente e uma intermediary 36 / 32, 42, 58, ok? coluna 1 coluna 2 coluna 3 50 36 58 50 36 42 50 36 32 34 36 58 34 36 42 34 36 32 Assim vc verá todas as velocidades ao mesmo tempo. Eu costumo destacar os pinhões do cassete que pretendo utilizar e verificar se vai dar buraco, se a troca de marcha ficará adequada. Na verdade, fiz essa tabela pensando em usar uma coroa única e pequena na frente (ex: 24), chegando num cassete com apenas 4 pinhões no meio (não lembro, mas algo como 21 de entrada e 3 de saídas), assim teria 21 marchas e só dois câmbios num único trecho (uma dianteiro logo atrás do banco e outro na roda traseira), era uma forma de ter uma linha de corrente imutável na frente, usar o intermediary como idler e poder ter um jogo de cintura enorme para as marchas, simplesmente substituindo os 3 pinhões do intermediary... | |
| | | prof carlos henrique
Mensagens : 327 Data de inscrição : 14/02/2012 Idade : 66 Localização : Araçatuba - sp
| Assunto: Re: NOVA HR 26 - SOLYOM BIKE Sáb Out 06, 2012 7:43 pm | |
| marcus
me senti atraido pelo intermediary drive desde que no pedivela tenha somente uma coroinha fixa!!!
ou fazer como crhis luxemburgo que usa somente uma coroona de 72 dentes no pedivela, um intermediary drive ou dois antes de chegar no cassete da roda traseira dependendo do objetivo do rpm da pedalada para que fique bem leve pedalar com muito rendimento!!!!
valeu pela planilha, vai me ajudar demais no planejamento das relações das minhas bikes!!!
abraços | |
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| Assunto: Re: NOVA HR 26 - SOLYOM BIKE | |
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