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 outra opção de k7 com catraca de 9 dentes

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ninocoutinho



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MensagemAssunto: outra opção de k7 com catraca de 9 dentes   Ter Fev 11, 2014 8:43 am

Até então, pra montar um sistema de cassete com catraquinha de 9 dentes, úteis pra rodas de tração aro 20 sem precisar de coroas com milhões de dentes pra ter uma marcha final mais longa, achava q a única opção excetuando usar cubos internos, era o Capreo da Shimano. Havia que se instalar um cubo especial, e te possibilitava uma catraca 9v 9-26. Link pro Sheldon.

Mas descobri um fabricante (via BROL) permitindo 10v no esquema, também com um cubo próprio (e com kits de conversão de alguns k7 10v shimano e sram), indo até 9-36. Mas também tem a opção mais escalonada 9-28:

http://canfieldbrothers.com/store/index.php/microdrive/10-speed-9t-microdrive-cassette-package.html

Não achei a descrição das catracas individualmente, mas pela imagem da 9-36 deu pra contar que as duas primeiras são 9-11, o que já um buraco muito grande (acho que o próprio 9-10 já seria demais!). Com 10v tenho certeza que dava pra apertar mais nas pequenas, sem sacrificar tanto as grandes. Acho que tinha começar como o capreo da shimano, com 9-10-11-13-15 (11-13 tb não parece a coisa mais linda, mesmo em aro 20, mas pra chegar a 36 vai precisar pular logo...) e dpois vai espaçando cada vez mais. Não consegui contar da catraca 9-28, mas é nítido que é bem mais apertada no início - aliás, provavelmente por isso é difícil contar.

Não tenho muita sede de velocidade, mas colocaria um cubo e k7 desses mesmo numa aro 26. Com pedivela padrãozão de MTB, 42-32-22, passa a ter de tudo. Bem, faria permanecer 95% do tempo na coroa do meio, tb. Até agora, é a única coisa que me convenceria a mudar pra 10v. Pq aquelas gambis 10v pra alcançar 11-41, 11-42 dos sistemas 11v praticamente só pra reduzir número de coroas (parece ser a mesma intenção desse fabricante, mais voltado pra downhill e all mountain), sei não. Rolling Eyes . Tb gosto da solução do Roberto, de ter pedivela indo de 48 a 20. Preciso agilizar uma montagem assim, mesmo tendo que brigar com o câmbio dianteiro, pois seria a que menos demandaria peças "especiais", como cubos ou chaves específicas, e mais barata, tb.
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ninocoutinho



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MensagemAssunto: Re: outra opção de k7 com catraca de 9 dentes   Ter Fev 11, 2014 8:48 am

Hum, agora vi que o marcelo montanhista tinha postado este tópico, em que a SPZ anunciava um protótipo da ideia:

http://recliforum.forumeiros.com/t832-boa-opcao-para-sem-cambio-dianteiro

http://www.pinkbike.com/news/9-36-cassette-prototype-2011.html

Porém, era um cubo DTSwiss especial e, até então, "secreto". Não sei que fim levou.
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Mordaz



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MensagemAssunto: Re: outra opção de k7 com catraca de 9 dentes   Ter Fev 11, 2014 4:46 pm

ninocoutinho escreveu:
Tb gosto da solução do Roberto, de ter pedivela indo de 48 a 20. Preciso agilizar uma montagem assim, mesmo tendo que brigar com o câmbio dianteiro, pois seria a que menos demandaria peças "especiais", como cubos ou chaves específicas, e mais barata, tb.
...e mais leve!

Outra opção é o cubo SRAM Dual Drive (cubo de 3 marchas + cassete de 8, 9 ou 10 pinhões), mas se eu fosse montar uma recli "tour" com rodas 20", iria de coroão 53 e pinhão 11 mesmo.  Supondo uma pedivela de 150 mm (minha preferência), acho que marchas mais pesadas não fariam muita falta.

Falando nisso, Nino, ando pesquisando reclis full-suspension.  No processo, (re)descobri a Toxy CR, que provavelmente serviria bem para a Leonor (no tamanho x-small):



E para mim também, mas para o meu tamanho há outras opções, inclusive com rodas grandes.  Todas meio caras...  Pena que a Performer não produz uma full decente.
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ninocoutinho



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MensagemAssunto: Re: outra opção de k7 com catraca de 9 dentes   Qua Fev 12, 2014 1:58 pm

Perguntinhas, Roberto:

- qual configuração de coroas/comprimento de pedivela/cassete a Leo tem usado? coisas pensando em mudar?
- naquele tópico em q vc fala da gambi q vc fez pra adaptar o câmbio dianteiro no caso de postes "fixos" (diferente do da HP3), antes de achar essa solução era impossível trocar as marchas direito ou só tava uma bosta? me pergunto se, com meu passador não-indexado, tlvz não precise de nada disso... bem, tlvz faltaria de qualquer jeito aquele ressalto, não... (entendo que essa é do rol das perguntas "só vc poderá descobrir")

Mordaz escreveu:
Outra opção é o cubo SRAM Dual Drive (cubo de 3 marchas + cassete de 8, 9 ou 10 pinhões), mas se eu fosse montar uma recli "tour" com rodas 20", iria de coroão 53 e pinhão 11 mesmo.  Supondo uma pedivela de 150 mm (minha preferência), acho que marchas mais pesadas não fariam muita falta.

Eu tenho lido mais no BROL sobre os cubos internos como o schlumpf e, mais especificamente, das combinações entre eles e sistemas normais ou entre "internos e internos", resultando em configurações muito amplas. Uma pena q acho muito arriscado ter/manter um schlumpf aqui no brasil, mais até do q um rohloff. A instalação tb acho q seria um parto, a não ser q me mandassem um boom pronto, de fora.

Mordaz escreveu:
Falando nisso, Nino, ando pesquisando reclis full-suspension.  No processo, (re)descobri a Toxy CR, que provavelmente serviria bem para a Leonor (no tamanho x-small):
(...)
E para mim também, mas para o meu tamanho há outras opções, inclusive com rodas grandes.  Todas meio caras...  Pena que a Performer não produz uma full decente.

Legal, é uma pena o padrão de preço alemão das Toxy, e o descuido desses projetos full da Performer... Das 20x20 touring full de alu, eu penderia mais pra azub mini; das de cromo, nazca fiero. Aliás, há meses atrás o Cézar postou uma foto duma Fiero azul no Rio. Fiz uma pergunta mas ele nunca respondeu. Tem uma nazca morando em RJ ou seria alguém de passagem?
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ZÖHRER



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MensagemAssunto: Re: outra opção de k7 com catraca de 9 dentes   Qua Fev 12, 2014 6:58 pm

Olá Nino,
eu uso com a roda 20 da Racer low um pé de vela triplo 53-42-30 de 155mm e atende perfeitamente a maioria das situações.
Vc nunca pensou em encurtar o pé de vela?
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MensagemAssunto: Re: outra opção de k7 com catraca de 9 dentes   Qua Fev 12, 2014 7:01 pm

Já ia me esquecendo, no Rio a Azzub e a Nasca, eu conheço os donos, um deles está na lista Zöhrer, é o Marcos Torres.
Ambas full e com rodas 20" sendo uma guidão em cima e outra guidão em baixo do banco.
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ninocoutinho



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MensagemAssunto: Re: outra opção de k7 com catraca de 9 dentes   Qua Fev 12, 2014 8:42 pm

ZÖHRER escreveu:
Olá Nino,
eu uso com a roda 20 da Racer low um pé de vela triplo 53-42-30 de 155mm e atende perfeitamente a maioria das situações.
Vc nunca pensou em encurtar o pé de vela?

É uma boa opção, mesmo. Já usei pedivela curta, de 145mm, tanto na de bambu quanto na fox. Hje, uma dessas pedivelas está numa dobrável aro 16. Na dobrável aro 20 uso pedivela dupla de estrada, acho que 53-39, mas com braço 175. Nela eu gostaria de usar curta, mas com coroas menores, ou com uma tripla como a sua. Acho que só usaria pedivela curta, aliás, com rodas menores, mesmo. Pra aro 26, eu sinto necessidade daquela relação "mais leve do que a mais leve" de mtb, sem a qual tem coisa que eu não subo. Aí, se eu encurto, já elvis. A não ser que não fosse tão curto, tipo 165 ou 160 (chute). Aí já não sei se vale a pena. Na verdade, não sei se ficou parecendo outra coisa, mas estou bem satisfeito com a relação montada na Meta, tô grudado no 9v. De leve eu tenho suficiente, e de pesada seria apenas um "luxo" ampliar. Acho q 44x11 me serve bastante, no plano é muito difícil parecer que vai faltar marcha, e na descida eu não pedalo não! (sem pedalar, reclinadas já voam, não??)

ZÖHRER escreveu:
Já ia me esquecendo, no Rio a Azzub e a Nasca, eu conheço os donos, um deles está na lista Zöhrer, é o Marcos Torres.
Ambas full e com rodas 20" sendo uma guidão em cima e outra guidão em baixo do banco.

Ah, que legal! São sonhozinhos de consumo. Jogava um monte de bicicleta fora pra trocar por uma delas. Mas desconfio que ninguém vai querer geek
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Mordaz



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MensagemAssunto: Re: outra opção de k7 com catraca de 9 dentes   Qui Fev 13, 2014 6:59 am

ninocoutinho escreveu:
Perguntinhas, Roberto:

- qual configuração de coroas/comprimento de pedivela/cassete a Leo tem usado? coisas pensando em mudar?
- naquele tópico em q vc fala da gambi q vc fez pra adaptar o câmbio dianteiro no caso de postes "fixos" (diferente do da HP3), antes de achar essa solução era impossível trocar as marchas direito ou só tava uma bosta? me pergunto se, com meu passador não-indexado, tlvz não precise de nada disso... bem, tlvz faltaria de qualquer jeito aquele ressalto, não... (entendo que essa é do rol das perguntas "só vc poderá descobrir")

- 44/32/20, 130 mm, 12-32 (tem também um 11-28 reserva), numa roda de 451 mm. Ela já usou também uma pedivela 52/42/30 de 145 mm e um cassete 11-34 na EXD com roda 20" (406 mm), e subiu Canoas!

- Impossível, não, apenas difícil.  A propósito, não tem a ver com indexação.  Se você usar um coroão de 44 em vez de 48, provavelmente não precisará disso.
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Mordaz



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MensagemAssunto: Re: outra opção de k7 com catraca de 9 dentes   Qui Fev 13, 2014 7:05 am

ZÖHRER escreveu:
Já ia me esquecendo, no Rio a Azzub e a Nasca, eu conheço os donos, um deles está na lista Zöhrer, é o Marcos Torres.
Ambas full e com rodas 20" sendo uma guidão em cima e outra guidão em baixo do banco.

Esse Marcos Torres é o da Azub ou da Nazca?  Ele e o outro têm comparecido aos seus pedais com saída na R. Alice?
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MensagemAssunto: Re: outra opção de k7 com catraca de 9 dentes   Hoje à(s) 6:40 am

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