Recliforum
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Recliforum

Fórum dedicado a concentrar informações relativas ao ciclismo alternativo, e com maior ênfase no ciclísmo reclinado no Brasil e demais países latinos.
 
InícioInício  RecliforumRecliforum  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 outra opção de k7 com catraca de 9 dentes

Ir para baixo 
3 participantes
AutorMensagem
ninocoutinho

ninocoutinho


Mensagens : 1279
Data de inscrição : 20/09/2010
Localização : Itabira - MG

outra opção de k7 com catraca de 9 dentes Empty
MensagemAssunto: outra opção de k7 com catraca de 9 dentes   outra opção de k7 com catraca de 9 dentes EmptyTer Fev 11, 2014 8:43 am

Até então, pra montar um sistema de cassete com catraquinha de 9 dentes, úteis pra rodas de tração aro 20 sem precisar de coroas com milhões de dentes pra ter uma marcha final mais longa, achava q a única opção excetuando usar cubos internos, era o Capreo da Shimano. Havia que se instalar um cubo especial, e te possibilitava uma catraca 9v 9-26. Link pro Sheldon.

Mas descobri um fabricante (via BROL) permitindo 10v no esquema, também com um cubo próprio (e com kits de conversão de alguns k7 10v shimano e sram), indo até 9-36. Mas também tem a opção mais escalonada 9-28:

http://canfieldbrothers.com/store/index.php/microdrive/10-speed-9t-microdrive-cassette-package.html

Não achei a descrição das catracas individualmente, mas pela imagem da 9-36 deu pra contar que as duas primeiras são 9-11, o que já um buraco muito grande (acho que o próprio 9-10 já seria demais!). Com 10v tenho certeza que dava pra apertar mais nas pequenas, sem sacrificar tanto as grandes. Acho que tinha começar como o capreo da shimano, com 9-10-11-13-15 (11-13 tb não parece a coisa mais linda, mesmo em aro 20, mas pra chegar a 36 vai precisar pular logo...) e dpois vai espaçando cada vez mais. Não consegui contar da catraca 9-28, mas é nítido que é bem mais apertada no início - aliás, provavelmente por isso é difícil contar.

Não tenho muita sede de velocidade, mas colocaria um cubo e k7 desses mesmo numa aro 26. Com pedivela padrãozão de MTB, 42-32-22, passa a ter de tudo. Bem, faria permanecer 95% do tempo na coroa do meio, tb. Até agora, é a única coisa que me convenceria a mudar pra 10v. Pq aquelas gambis 10v pra alcançar 11-41, 11-42 dos sistemas 11v praticamente só pra reduzir número de coroas (parece ser a mesma intenção desse fabricante, mais voltado pra downhill e all mountain), sei não. Rolling Eyes . Tb gosto da solução do Roberto, de ter pedivela indo de 48 a 20. Preciso agilizar uma montagem assim, mesmo tendo que brigar com o câmbio dianteiro, pois seria a que menos demandaria peças "especiais", como cubos ou chaves específicas, e mais barata, tb.
Ir para o topo Ir para baixo
ninocoutinho

ninocoutinho


Mensagens : 1279
Data de inscrição : 20/09/2010
Localização : Itabira - MG

outra opção de k7 com catraca de 9 dentes Empty
MensagemAssunto: Re: outra opção de k7 com catraca de 9 dentes   outra opção de k7 com catraca de 9 dentes EmptyTer Fev 11, 2014 8:48 am

Hum, agora vi que o marcelo montanhista tinha postado este tópico, em que a SPZ anunciava um protótipo da ideia:

https://recliforum.forumeiros.com/t832-boa-opcao-para-sem-cambio-dianteiro

http://www.pinkbike.com/news/9-36-cassette-prototype-2011.html

Porém, era um cubo DTSwiss especial e, até então, "secreto". Não sei que fim levou.
Ir para o topo Ir para baixo
Mordaz

Mordaz


Mensagens : 2258
Data de inscrição : 22/05/2009
Localização : Rio de Janeiro

outra opção de k7 com catraca de 9 dentes Empty
MensagemAssunto: Re: outra opção de k7 com catraca de 9 dentes   outra opção de k7 com catraca de 9 dentes EmptyTer Fev 11, 2014 4:46 pm

ninocoutinho escreveu:
Tb gosto da solução do Roberto, de ter pedivela indo de 48 a 20. Preciso agilizar uma montagem assim, mesmo tendo que brigar com o câmbio dianteiro, pois seria a que menos demandaria peças "especiais", como cubos ou chaves específicas, e mais barata, tb.
...e mais leve!

Outra opção é o cubo SRAM Dual Drive (cubo de 3 marchas + cassete de 8, 9 ou 10 pinhões), mas se eu fosse montar uma recli "tour" com rodas 20", iria de coroão 53 e pinhão 11 mesmo.  Supondo uma pedivela de 150 mm (minha preferência), acho que marchas mais pesadas não fariam muita falta.

Falando nisso, Nino, ando pesquisando reclis full-suspension.  No processo, (re)descobri a Toxy CR, que provavelmente serviria bem para a Leonor (no tamanho x-small):

outra opção de k7 com catraca de 9 dentes Cr-300

E para mim também, mas para o meu tamanho há outras opções, inclusive com rodas grandes.  Todas meio caras...  Pena que a Performer não produz uma full decente.
Ir para o topo Ir para baixo
http://fotolog.terra.com.br/bentrider
ninocoutinho

ninocoutinho


Mensagens : 1279
Data de inscrição : 20/09/2010
Localização : Itabira - MG

outra opção de k7 com catraca de 9 dentes Empty
MensagemAssunto: Re: outra opção de k7 com catraca de 9 dentes   outra opção de k7 com catraca de 9 dentes EmptyQua Fev 12, 2014 1:58 pm

Perguntinhas, Roberto:

- qual configuração de coroas/comprimento de pedivela/cassete a Leo tem usado? coisas pensando em mudar?
- naquele tópico em q vc fala da gambi q vc fez pra adaptar o câmbio dianteiro no caso de postes "fixos" (diferente do da HP3), antes de achar essa solução era impossível trocar as marchas direito ou só tava uma bosta? me pergunto se, com meu passador não-indexado, tlvz não precise de nada disso... bem, tlvz faltaria de qualquer jeito aquele ressalto, não... (entendo que essa é do rol das perguntas "só vc poderá descobrir")

Mordaz escreveu:
Outra opção é o cubo SRAM Dual Drive (cubo de 3 marchas + cassete de 8, 9 ou 10 pinhões), mas se eu fosse montar uma recli "tour" com rodas 20", iria de coroão 53 e pinhão 11 mesmo.  Supondo uma pedivela de 150 mm (minha preferência), acho que marchas mais pesadas não fariam muita falta.

Eu tenho lido mais no BROL sobre os cubos internos como o schlumpf e, mais especificamente, das combinações entre eles e sistemas normais ou entre "internos e internos", resultando em configurações muito amplas. Uma pena q acho muito arriscado ter/manter um schlumpf aqui no brasil, mais até do q um rohloff. A instalação tb acho q seria um parto, a não ser q me mandassem um boom pronto, de fora.

Mordaz escreveu:
Falando nisso, Nino, ando pesquisando reclis full-suspension.  No processo, (re)descobri a Toxy CR, que provavelmente serviria bem para a Leonor (no tamanho x-small):
(...)
E para mim também, mas para o meu tamanho há outras opções, inclusive com rodas grandes.  Todas meio caras...  Pena que a Performer não produz uma full decente.

Legal, é uma pena o padrão de preço alemão das Toxy, e o descuido desses projetos full da Performer... Das 20x20 touring full de alu, eu penderia mais pra azub mini; das de cromo, nazca fiero. Aliás, há meses atrás o Cézar postou uma foto duma Fiero azul no Rio. Fiz uma pergunta mas ele nunca respondeu. Tem uma nazca morando em RJ ou seria alguém de passagem?
Ir para o topo Ir para baixo
ZÖHRER

ZÖHRER


Mensagens : 393
Data de inscrição : 23/05/2009
Idade : 56
Localização : Rio de Janeiro

outra opção de k7 com catraca de 9 dentes Empty
MensagemAssunto: Re: outra opção de k7 com catraca de 9 dentes   outra opção de k7 com catraca de 9 dentes EmptyQua Fev 12, 2014 6:58 pm

Olá Nino,
eu uso com a roda 20 da Racer low um pé de vela triplo 53-42-30 de 155mm e atende perfeitamente a maioria das situações.
Vc nunca pensou em encurtar o pé de vela?
Ir para o topo Ir para baixo
http://zohrer.com.br
ZÖHRER

ZÖHRER


Mensagens : 393
Data de inscrição : 23/05/2009
Idade : 56
Localização : Rio de Janeiro

outra opção de k7 com catraca de 9 dentes Empty
MensagemAssunto: Re: outra opção de k7 com catraca de 9 dentes   outra opção de k7 com catraca de 9 dentes EmptyQua Fev 12, 2014 7:01 pm

Já ia me esquecendo, no Rio a Azzub e a Nasca, eu conheço os donos, um deles está na lista Zöhrer, é o Marcos Torres.
Ambas full e com rodas 20" sendo uma guidão em cima e outra guidão em baixo do banco.
Ir para o topo Ir para baixo
http://zohrer.com.br
ninocoutinho

ninocoutinho


Mensagens : 1279
Data de inscrição : 20/09/2010
Localização : Itabira - MG

outra opção de k7 com catraca de 9 dentes Empty
MensagemAssunto: Re: outra opção de k7 com catraca de 9 dentes   outra opção de k7 com catraca de 9 dentes EmptyQua Fev 12, 2014 8:42 pm

ZÖHRER escreveu:
Olá Nino,
eu uso com a roda 20 da Racer low um pé de vela triplo 53-42-30 de 155mm e atende perfeitamente a maioria das situações.
Vc nunca pensou em encurtar o pé de vela?

É uma boa opção, mesmo. Já usei pedivela curta, de 145mm, tanto na de bambu quanto na fox. Hje, uma dessas pedivelas está numa dobrável aro 16. Na dobrável aro 20 uso pedivela dupla de estrada, acho que 53-39, mas com braço 175. Nela eu gostaria de usar curta, mas com coroas menores, ou com uma tripla como a sua. Acho que só usaria pedivela curta, aliás, com rodas menores, mesmo. Pra aro 26, eu sinto necessidade daquela relação "mais leve do que a mais leve" de mtb, sem a qual tem coisa que eu não subo. Aí, se eu encurto, já elvis. A não ser que não fosse tão curto, tipo 165 ou 160 (chute). Aí já não sei se vale a pena. Na verdade, não sei se ficou parecendo outra coisa, mas estou bem satisfeito com a relação montada na Meta, tô grudado no 9v. De leve eu tenho suficiente, e de pesada seria apenas um "luxo" ampliar. Acho q 44x11 me serve bastante, no plano é muito difícil parecer que vai faltar marcha, e na descida eu não pedalo não! (sem pedalar, reclinadas já voam, não??)

ZÖHRER escreveu:
Já ia me esquecendo, no Rio a Azzub e a Nasca, eu conheço os donos, um deles está na lista Zöhrer, é o Marcos Torres.
Ambas full e com rodas 20" sendo uma guidão em cima e outra guidão em baixo do banco.

Ah, que legal! São sonhozinhos de consumo. Jogava um monte de bicicleta fora pra trocar por uma delas. Mas desconfio que ninguém vai querer geek
Ir para o topo Ir para baixo
Mordaz

Mordaz


Mensagens : 2258
Data de inscrição : 22/05/2009
Localização : Rio de Janeiro

outra opção de k7 com catraca de 9 dentes Empty
MensagemAssunto: Re: outra opção de k7 com catraca de 9 dentes   outra opção de k7 com catraca de 9 dentes EmptyQui Fev 13, 2014 6:59 am

ninocoutinho escreveu:
Perguntinhas, Roberto:

- qual configuração de coroas/comprimento de pedivela/cassete a Leo tem usado? coisas pensando em mudar?
- naquele tópico em q vc fala da gambi q vc fez pra adaptar o câmbio dianteiro no caso de postes "fixos" (diferente do da HP3), antes de achar essa solução era impossível trocar as marchas direito ou só tava uma bosta? me pergunto se, com meu passador não-indexado, tlvz não precise de nada disso... bem, tlvz faltaria de qualquer jeito aquele ressalto, não... (entendo que essa é do rol das perguntas "só vc poderá descobrir")

- 44/32/20, 130 mm, 12-32 (tem também um 11-28 reserva), numa roda de 451 mm. Ela já usou também uma pedivela 52/42/30 de 145 mm e um cassete 11-34 na EXD com roda 20" (406 mm), e subiu Canoas!

- Impossível, não, apenas difícil.  A propósito, não tem a ver com indexação.  Se você usar um coroão de 44 em vez de 48, provavelmente não precisará disso.
Ir para o topo Ir para baixo
http://fotolog.terra.com.br/bentrider
Mordaz

Mordaz


Mensagens : 2258
Data de inscrição : 22/05/2009
Localização : Rio de Janeiro

outra opção de k7 com catraca de 9 dentes Empty
MensagemAssunto: Re: outra opção de k7 com catraca de 9 dentes   outra opção de k7 com catraca de 9 dentes EmptyQui Fev 13, 2014 7:05 am

ZÖHRER escreveu:
Já ia me esquecendo, no Rio a Azzub e a Nasca, eu conheço os donos, um deles está na lista Zöhrer, é o Marcos Torres.
Ambas full e com rodas 20" sendo uma guidão em cima e outra guidão em baixo do banco.

Esse Marcos Torres é o da Azub ou da Nazca?  Ele e o outro têm comparecido aos seus pedais com saída na R. Alice?
Ir para o topo Ir para baixo
http://fotolog.terra.com.br/bentrider
Conteúdo patrocinado





outra opção de k7 com catraca de 9 dentes Empty
MensagemAssunto: Re: outra opção de k7 com catraca de 9 dentes   outra opção de k7 com catraca de 9 dentes Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
outra opção de k7 com catraca de 9 dentes
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Coroinha de 20 dentes
» De Volta a MTB
» Tricicleta pode ser uma boa opção?
» boa opcao para sem cambio dianteiro
» Quedas com reclinadas

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Recliforum :: Ciclismo reclinado geral-
Ir para: