Recliforum
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Recliforum

Fórum dedicado a concentrar informações relativas ao ciclismo alternativo, e com maior ênfase no ciclísmo reclinado no Brasil e demais países latinos.
 
InícioInício  RecliforumRecliforum  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 triciclo elétrico

Ir para baixo 
+2
Marco Di Martino
joanna
6 participantes
AutorMensagem
joanna




Mensagens : 3
Data de inscrição : 23/11/2010
Idade : 43
Localização : Rio de Janeiro

triciclo elétrico Empty
MensagemAssunto: triciclo elétrico   triciclo elétrico EmptyTer Nov 23, 2010 10:14 am

Bom dia pessoal,

Sou novata aqui no fórum e estava precisando de uma ajuda. Eu quero dar um triciclo elétrico de presente para a minha mãe. Ela teve uma lesão medular quando jovem e hoje em dia ela caminha com auxílio de bengala. Ela consegue pedalar uma bicicleta normal mas com muita dificuldade. Sua dificuldade maior é para levantar a perna e se equilibrar para descer da bicicleta. Por isso eu pensei em um triciclo elétrico. Ela vai usar o triciclo em Guapimirim / RJ para pequenas locomoções dentro na cidade.
Minha irmã mora nos EUA e pedi para ela trazer. Andei procurando e encontrei esses dois modelos:

http://www.electricwheelstore.com/Electric-Bikes/EW-54/flypage.tpl.html
http://www.cabbikes.com/cabbike3.html

Enfim... tenho dúvidas em relação a voltagem. Se a voltagem especificada nesses dois modelos pode ser utilizado no Brasil e qual seria o melhor tipo de bateria?? Uma é de lead- acid (chumbo-ácido??) e a outra de lítio. Já ouvi dizer que a bateria de lítio dura mais. É verdade?
Se alguém souber algum outro lugar que eu possa encontrar esses tipos de triciclos me avisem por favor.

Muito obrigada pela ajuda!!
Ir para o topo Ir para baixo
Marco Di Martino

Marco Di Martino


Mensagens : 248
Data de inscrição : 21/05/2009

triciclo elétrico Empty
MensagemAssunto: Re: triciclo elétrico   triciclo elétrico EmptyTer Nov 23, 2010 11:02 am

joanna escreveu:
Se alguém souber algum outro lugar que eu possa encontrar esses tipos de triciclos me avisem por favor.

Eu jamais compraria um triciclo que não fosse reclinado. O triciclo Praiano parece ser bem cômodo http://www.dreambike.com.br/paginas/triciclos_praiano.htm

A Dream Bike, que comercializa esse triciclo, disponibiliza também um kit que transforma qualquer bicicleta em triciclo. http://www.dreambike.com.br/paginas/kit_triciclo.htm

E uma firma brasileira chamada Brazil Electric tem um kit para qualquer bicicleta ou triciclo virar elétrico: http://www.brazilelectric.com.br/inicio.htm

Espero ter contribuido...

Saudações!





Última edição por Marco Di Martino em Ter Nov 23, 2010 5:01 pm, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.spartacus.mus.br
ninocoutinho

ninocoutinho


Mensagens : 1279
Data de inscrição : 20/09/2010
Localização : Itabira - MG

triciclo elétrico Empty
MensagemAssunto: Re: triciclo elétrico   triciclo elétrico EmptyTer Nov 23, 2010 4:15 pm

Joanna, estou com pouquíssimo tempo para responder, então minhas curtas considerações:

- esqueça as baterias de chumbo ácido. São muito pesadas, o que só irá causar transtornos e até acidentes (pesquise um pouco na parte do fórum 'ciclismo alternativo' e entenderá porque) e também prometem ter pouca durabilidade.
- se tem facilidade em trazer coisas dos states, invista num kit de conversão confiável, não precisa ser ultra-potente, e adapte a um bom triciclo aqui no Brasil. Deve ficar muito caro trazer o triciclo todo pra cá. Privilegie kits mais simples, com menos penduricalhos (a maioria vem com manetes aceleradores, sensores no pedal, que enchem a bicicleta de fios). Veja o kit vendido pela cleanrepublic.com. Não é salgadíssimo mas aqui no BRA sai bem mais caro; tem no mercado livre por quase 2000 contos de réis (chama-se "kit conversão bike elétrica com bateria de lítio"). O que uso é o q no site da clean republic custa 745 doletas.

Tem também os golden motors, magic pie... Começaram a ser vendidos oficialmente no Brasil, veja no site www.teslamotor.com.br.

Pesquise bastante e não compre com pressa. As dicas de triciclo do Marco são das poucas possíveis, mas ainda pode dar sorte com outras melhores (como o link que postei nos classificados, para o mercado livre, de um triciclo reclinado, como ele sugeriu).

Abraço
Ir para o topo Ir para baixo
Mordaz

Mordaz


Mensagens : 2258
Data de inscrição : 22/05/2009
Localização : Rio de Janeiro

triciclo elétrico Empty
MensagemAssunto: Re: triciclo elétrico   triciclo elétrico EmptyTer Nov 23, 2010 7:10 pm

ninocoutinho escreveu:
- esqueça as baterias de chumbo ácido. São muito pesadas, o que só irá causar transtornos e até acidentes (pesquise um pouco na parte do fórum 'ciclismo alternativo' e entenderá porque) e também prometem ter pouca durabilidade.
É, mas as baterias chumbo-ácidas têm suas vantagens. Em se tratando de um triciclo, o peso adicional não é tão problemático. Se a autonomia desejada não for muito grande, algumas baterias de no-break já resolvem. Digo isso por experiência própria:

triciclo elétrico Dsc00361aa
No triciclo da foto acima, usei apenas 3 baterias de 12V, 9Ah. Depois aumentei para 6, mas mesmo assim não ficou tão pesado nem ocupou tanto espaço.

Tenho várias outras fotos no meu antigo fotolog: http://fotolog.terra.com.br/bentrider
Ir para o topo Ir para baixo
http://fotolog.terra.com.br/bentrider
ag_favaro

ag_favaro


Mensagens : 100
Data de inscrição : 22/05/2009
Idade : 62
Localização : Itajaí SC

triciclo elétrico Empty
MensagemAssunto: Baterias de chumbo   triciclo elétrico EmptyQua Nov 24, 2010 4:58 pm

Baterias de chumbo, em um triciclo usado em baixa velocidade, podem até ajudar. Basta montalas embaixo do banco, bem fixadas. Desta forma o centro de gravidade do veículo vai ficar mais baixo. Quanto à durabilidade, realmente duram menos, e vão perdendo autonomia. Mas são mais baratas e fáceis de encontrar. Se o percurso diário for pequeno, vão durar bastante. Basta ter o costume de chegar em casa e ligar na tomada.
Ir para o topo Ir para baixo
ninocoutinho

ninocoutinho


Mensagens : 1279
Data de inscrição : 20/09/2010
Localização : Itabira - MG

triciclo elétrico Empty
MensagemAssunto: Re: triciclo elétrico   triciclo elétrico EmptyQui Nov 25, 2010 12:13 pm

Olá Mordaz e ag_favaro, realmente eu fui um pouco taxativo demais ao dizer para "esquecer" as baterias de chumbo, já q eu nem as conheço, e acho q só uso minha elétrica há uns 4 meses. Realmente, deve ter menos problema usar um sistema mais pesado num triciclo, mas ainda assim acho que, dependo da situação do usuário, pode ser meio contraproducente. Eu penso sempre no meu caso da escada, q acho uma chatice ter q enfrentar (ainda assim é melhor lugar em q poderia morar, na atual situação - tlvz isso mude depois da chegada das reclinadas Wink ), mas tem outros tipos de problemas, como: se a pessoa mora numa casa ou prédio que tem aquelas rampas bem inclinadas de acesso à garagem, ou se ela enfrenta algum tipo de degrau ou outro obstáculo q ela tenha q vencer descendo da bike/trike e empurrando ou levantando o veículo.

Não sei qnto pesa minha bike com assistência elétrica, tlvz algo entre 18 e 20 kg (considerando q ela tem, além do kit elétrico, cesto e bagageiro), e já acho muita coisa pra manobrá-la fora da bike. Quando estou com ela carregada de compras então, nos alforjes, é bem impráticavel levantá-la. Hoje vim ao trabalho com ela (dpois de + de 2 semanas sem usá-la; ando numa fase meio 'natural' e usando-a cada vez menos), e trouxe nos alforjes livros meio pesados. Na hora q vc está pedalando e 'acelerando' fica bem bom, ela tem uma inércia bem gostosa, mas pra todo o resto...

Imagino um triciclo, q já é naturalmente mais pesado, com baterias mais pesadas ainda... (tá, se quiser menos autonomia, pode usar menos baterias e, então, menos peso) Se a mãe da Joanna já tem alguma restrição de movimentos, acho q ela pode achar um saco lidar com o triciclo numa situação extra-pedal. A não ser q ela more numa casa plana numa cidade plana, tudo com um calçamento ok.

Uma dúvida:

ag_favaro escreveu:
Se o percurso diário for pequeno, vão durar bastante. Basta ter o costume de chegar em casa e ligar na tomada.

Vc fala isso considerando q as baterias teriam se esgotado no uso daquele dia? Eu achava q só as de lítio não tinham efeito memória; tendo então q, todas de outro tipo, serem carregadas só qndo está perto do fim da carga.

E Mordaz, minha memória às vezes me trai, por isso nunca tinha comentado aqui: acabo de me lembrar como cheguei às reclinadas e ao recliforum; foi pelo seu fotolog, mas pesquisando justamente essas adaptações de motores elétricos! Não sei se vi primeiro o triciclo ou a exd, mas aí fui vendo tudo e ficando louco com aquilo. Mas aí, como só depois de ter lido todo o recliforum, resolvi começar a postar, acabei esquecendo de comentar qndo me apresentei. Tlvz, se eu tivesse entrado em contato com o pessoal daqui antes, teria investido numa reclinada e não no kit elétrico! Falo isso pq tenho usado cada vez menos a elétrica, como já disse, e ando doidinho pra chegada de minha primeira recli. Hje vim de elétrica pq enfrentei uns 750 km de busão, e não animei de subir a morraiada só no pedal, com minhas pernas já "encurtadas"!!

Abraços!

Editado: PS: sobre o efeito memória das baterias chumbo-ácido, vi q realmente me confundi totalmente, acho q ando querendo transferir todos os defeitos possíveis pra esse tipo de bateria!
Ir para o topo Ir para baixo
ag_favaro

ag_favaro


Mensagens : 100
Data de inscrição : 22/05/2009
Idade : 62
Localização : Itajaí SC

triciclo elétrico Empty
MensagemAssunto: Re: triciclo elétrico   triciclo elétrico EmptyQui Nov 25, 2010 1:02 pm

Ninocoutinho, não se trata de efeito memória, mas de número completo de ciclos. É como no automóvel, se seu motor "pega" fácil, a bateria pode durar uns três anos (depende também de quando neste ciclo será o inverno, e do rigor deste). Em um carro desrregulado, difícil de pegar pode não durar nem um ano.
As baterias de chumbo não devem ser simplesmente desprezadas. Apenas seu uso parte de certos pressupostos. Um deles é nunca colocar quatro baterias de no-break no bagageiro e sair mundo afora... Uma hora pode cair, e ai fica perigoso.
Não sinto muita firmeza nas baterias moderninhas, também. Nunca vi um celular que é usado passar de três anos com a mesma bateria. Esão ainda muito caras.
Ir para o topo Ir para baixo
ninocoutinho

ninocoutinho


Mensagens : 1279
Data de inscrição : 20/09/2010
Localização : Itabira - MG

triciclo elétrico Empty
MensagemAssunto: Re: triciclo elétrico   triciclo elétrico EmptyQui Nov 25, 2010 1:24 pm

ag_favaro escreveu:
Não sinto muita firmeza nas baterias moderninhas, também. Nunca vi um celular que é usado passar de três anos com a mesma bateria. Esão ainda muito caras.
De fato, minha aquisição foi meio "tiro no escuro", pq me baseei em quem havia comprado há pouco tempo, e em quem não queria mais de jeito nenhum as de chumbo. Vamos ver até qndo irá a bateria. Qndo ela se esgotar, penso q tlvz haverão marcas mais confiáveis disponíveis (ou pelo menos "marcas", pq essas coisas q vem da China nem isso tem)

Quanto ao celular, o meu é um samsung dos mais simples (daqueles q só fazem e recebem chamadas); uso há 2 anos e a bateria de lítio original carregada dura de 9 a 10 dias. Confio q vou chegar aos 3 anos. Tb tenho nokia pré-histórico, pelo menos uns 5 anos, mas não sei de q é a bateria (BL-5C, desconfio q esse L é de lítio), e mantém normal uns 6 dias de duração. Claro q com smartphones de gente q fala e usa internet o dia inteiro, o bicho deve pegar.
Ir para o topo Ir para baixo
Mordaz

Mordaz


Mensagens : 2258
Data de inscrição : 22/05/2009
Localização : Rio de Janeiro

triciclo elétrico Empty
MensagemAssunto: Re: triciclo elétrico   triciclo elétrico EmptyQui Nov 25, 2010 5:47 pm

ninocoutinho escreveu:
E Mordaz, minha memória às vezes me trai, por isso nunca tinha comentado aqui: acabo de me lembrar como cheguei às reclinadas e ao recliforum; foi pelo seu fotolog, mas pesquisando justamente essas adaptações de motores elétricos! Não sei se vi primeiro o triciclo ou a exd, mas aí fui vendo tudo e ficando louco com aquilo. Mas aí, como só depois de ter lido todo o recliforum, resolvi começar a postar, acabei esquecendo de comentar qndo me apresentei. Tlvz, se eu tivesse entrado em contato com o pessoal daqui antes, teria investido numa reclinada e não no kit elétrico! Falo isso pq tenho usado cada vez menos a elétrica, como já disse, e ando doidinho pra chegada de minha primeira recli. Hje vim de elétrica pq enfrentei uns 750 km de busão, e não animei de subir a morraiada só no pedal, com minhas pernas já "encurtadas"!!
Legal; não sabia que o meu fotolog era tão influente!

Embora seja dedicado às reclinadas, a página recordista de acessos é aquela que mostra a Giant Stiletto motorizada.

Atualmente, minha preferência é pelo pedal puro mesmo.
Ir para o topo Ir para baixo
http://fotolog.terra.com.br/bentrider
manouchk




Mensagens : 159
Data de inscrição : 12/06/2010

triciclo elétrico Empty
MensagemAssunto: Re: triciclo elétrico   triciclo elétrico EmptySex Nov 26, 2010 7:34 pm

Ninocoutinho você passou links legais de lojas que vendem kit de motor elétrico para bicicletas!

Gostei desse kit
http://www.teslamotor.com.br/prod/?p=43&prokit-mini-250w-24v-bateria-lfp2416s

ele é parecido com o meu:
http://moteuretvelo.fr/58-kit-light-av-veloelectrique.html

Eu testei uma vez na distância ida e volta do meu trabalho (45 km) faltou alguns quilômetros (parou talvez com 39 km, não medi exatamente). Depois não testei mais ida e volta, recarrego no trabalho 9 centavos de energia para a ida, e 9 centavos para a volta segundo um antigo cálculo que deve ser um pouco errado, vou ter que medir de novo! Um pouco menos que os 10 reais de gasolina!!

farao
Ir para o topo Ir para baixo
Mordaz

Mordaz


Mensagens : 2258
Data de inscrição : 22/05/2009
Localização : Rio de Janeiro

triciclo elétrico Empty
MensagemAssunto: Re: triciclo elétrico   triciclo elétrico EmptySex Nov 26, 2010 8:38 pm

manouchk, um cálculo mais exato do seu gasto por km rodado precisa incluir o custo das baterias. Um dia você precisará trocá-las. Poucos lembram de contabilizar isso! Claro que ainda fica muito mais barato que a quilometragem equivalente com gasolina.
Ir para o topo Ir para baixo
http://fotolog.terra.com.br/bentrider
manouchk




Mensagens : 159
Data de inscrição : 12/06/2010

triciclo elétrico Empty
MensagemAssunto: Re: triciclo elétrico   triciclo elétrico EmptySáb Nov 27, 2010 11:00 am

Com certeza! Eu estou ciente disso. Como ainda não consigo me livrar de um carro para usar somente bicicleta e OS outros meios (ônibus e táxis), meu cálculo se foca no tempo que preciso para reembolsar meu investimento. É difícil estimar a vida útil de uma bateria e no gasto de 25 centavos por km com meu fox, não contabilizei nenhuma manutenção, somente gasolina... Considerando um kit de 1100 reais economizando 10 reais cada dia trabalhando de bicicleta, preciso de 110 vezes. Com meu ritmo de 2 vezes por semana vou demorar um ano para ter retorno financeiro do kit de motorização mas comprei muitas mais coisas: Pneus, câmara especiais, capota..... mas minha saúde melhora cada dia!!!

Para mim, essa iniciativa ainda não é rentável do ponto de visto puramente financeiro mas pelo menos ajude o meio ambiente e minha saúde. Eu também tem a impressão de participar de um movimento de modernização da sociedade que está ancorada no uso dos carros com tecnologia antiquada (motor térmico ineficiente).



Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





triciclo elétrico Empty
MensagemAssunto: Re: triciclo elétrico   triciclo elétrico Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
triciclo elétrico
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» `kit elétrico
» motor elétrico para bicicleta
» velomóvel [elétrico] argentino - aparentemente para escala comercial!
» triciclo no tour de France
» Um triciclo no Islã

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Recliforum :: Ciclismo reclinado geral-
Ir para: