InícioInício  RecliforumRecliforum  CalendárioCalendário  FAQFAQ  BuscarBuscar  MembrosMembros  GruposGrupos  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-seConectar-se  

Compartilhe | 

Ferramenta caseira para abrir Power e Missing Links

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
ninocoutinho

MensagemAssunto: Ferramenta caseira para abrir Power e Missing Links   Qua Mar 09, 2011 2:21 pm

Recebi na lista de cicloturismo do yahoo e esqueci de divulgar por aqui.

Se mais alguém tem dificuldade para abrir os master links mais comuns (power link da SRAM ou missing link da KMC), o pessoal do Onde Pedalar divulgou semana passada um vídeo com um tutorialzinho pra simular uma chave semelhante a esta:

No mercado livre dá pra comprar: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-173242389-park-tool-mlp-1-master-link-pliers-_JM
Ou trazer de fora, como da Jenson ou Chain Reaction:
http://www.jensonusa.com/store/product/TL602A00-Park+Tool+Mlp-1C+Master+Link+Pliers.aspx
http://www.chainreactioncycles.com/Models.aspx?ModelID=7781

A q eles fizeram não é mais do q um alicate de bico com o bico afinado e entortado pra dentro. O vídeo está na página abaixo:

http://www.ondepedalar.com/videos_ciclismo/como_consertar/ferramenta_para_tirar_power_link.html

Se alguém se animar a fazer, favor postar depois o resultado! Cheguei a procurar um alicate parecido no supermercado; tinha um tramontina de R$18 q não era tão semelhante. Numa parte do vídeo tem um corte, em q ele fala q o alicate de aço é mais difícil de desbastar, no fim não entendi qual o mais recomendado. Vou olhar numa loja mais especializada dispois.

Abraços,

Nino
Ver perfil do usuário
Mordaz

MensagemAssunto: Re: Ferramenta caseira para abrir Power e Missing Links   Qui Mar 10, 2011 11:37 am

Os meus power links SRAM abrem e fecham na mão mesmo, facilmente (talvez até fácil demais). Os de outras marcas parecem ser mais difíceis, pelo que ouvi falar.

Achei interessante a idéia de adaptar um alicate. Talvez eu faça isso.
Ver perfil do usuário http://fotolog.terra.com.br/bentrider
duram

MensagemAssunto: Solução   Qui Mar 10, 2011 1:46 pm

Caramba, nesse carnaval minha corrente arrebentou no meio da rua,
longe de casa e perto de uma banda que tinha milhares de pessoas,
a sorte que eu tinha a ferramenta especial para correntes mas mesmo
assim fiquei todo sujo de graxa e coloquei a corrente errado mas suficiente
para
chegar em casa.
Se tivesse esse power link em segundos já teria saído de lá e com metade
da adrenalina de ficar parado consertando corrente no meio de uma banda de carnaval.
Ver perfil do usuário http://www.fotolog.com.br/duram
ninocoutinho

MensagemAssunto: missing link 9v x 7v   Sab Mar 12, 2011 2:39 pm

Duram, essa história sua valeria um vídeo!! Deve ter sido trágico!!!

Só pra deixar registrado, hoje pude notar a diferença entre os missing links KMC de 7v e de 9v. Acordei de manhã disposto a fazer a limpeza nas bikes, e já planejando a necessidade de ir à loja de ferramentas pra comprar um alicate de bico q pudesse me ajudar a abrir a corrente. Q nada. Não tive tempo nem de planejar estratégia: fiz o movimento necessário, com as mãos, e o link 9v abriu. Ainda fiz outra vez pra conferir, e conferi com um outro link idêntico q coloquei na mesma corrente. Igual. Pra fechar tb foi igualmente fácil.

Fiquei encucado e busquei de novo minha ex-corrente, 7v, guardada. Consegui abrir o link, mas apenas com a ajuda de um pano. Com a mãos nuas, não consegui (pq a corrente meio melecada fica lisa, e tb rola um receio, pq tenho unhas compridas na mão direita e pra machucar a outra mão é facinho, coisa q cheguei a fazer tentando abrir: a unha do polegar direito entrou por baixo da unha do polegar esquerdo, ocasionando um rasgo e respectivo sangramento!). Abri várias vezes, pra conferir, aprender e quem sabe ir "amaciando". Fechar ele tb é mais difícil, não é tão automático qnto o de 9v. Ou seja, o de 7v é emperrado, mesmo.

Acabei descobrindo outra boa utilidade pro bagageiro da explorer: manutenção da bike! Na ausência de um cavalete apropriado, uma cadeira nos ajuda! Dá pra liberar tanto a roda traseira, quanto a dianteira. Nas fotos pode parecer q o guidão está encostado na parede, mas não está.

Só não descobri nada equivalente para bikes convencionais. Dia desses um cara postou umas fotos do esquema dele no fórum pedal, q deu impressão de ser baratinho, mas ainda assim precisaria de um poste/tripé:

Ver perfil do usuário
Marcus Del Mastro

MensagemAssunto: Re: Ferramenta caseira para abrir Power e Missing Links   Ter Abr 12, 2011 1:32 pm

A primeira vez que tentei abrir o PowerLink 9v tomei na cabeça. Não abria de jeito nenhum.

Só deu certo quando cortei umas câmeras velhas para dar gripe e não doer a mão (... sim sou delicadinho) e aí abriu facilmente.

Na semana passada o powerlink abriu no meio de uma subida a 25km/h (Solyom: a última da Castelinho em frente ao Gregus).
Estava numa disputa irracional com Marcelo e José Marcos e fiz uma troca de marcha bizarra, estava na coroa grande (50) e queria uma ligeiramente mais leve para ganhar rotação. Passei para a coroa 34 e ao mesmo tempo bati 3 no detrás, aliviei um pouquinho no pedal, acho que aliviei, mas no calor da disputa...rsss... a m. foi geral: o powerlink abriu e uma das pecinhas desapareceu, fiquei completamente na mão, tive que terminar a subida empurrando e sorte que o resto do caminho a maior parte é descida.

Pois é, agora ando com o que restou do powerlink comigo, em todas as pedaladas, espero não fazer mais uma dessas.

Eita, esse espírito de competição que aparece quando encontramos outros ciclistas na estrada,... rsss... é burrice pura!
Ver perfil do usuário http://www.pocketcar.org
prof carlos henrique

MensagemAssunto: Re: Ferramenta caseira para abrir Power e Missing Links   Sex Mar 02, 2012 6:10 pm

não consegui ver o que o nino queria mostrar no link, mas comigo só consigo me lembrar da trava ter soltado uma única vez, um simples alicate de bico fino e longo sempre resolveu!!!!

tanto para montar como para desmontar, mas tem muito tempo que elimino a trava de elos e faço a união com a ferramenta de pressão de pinos, acho mais seguro!

qq um desses serve bem, até aqueles de lojas de 1,99!!!!!

abraços
Ver perfil do usuário
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Ferramenta caseira para abrir Power e Missing Links   

Ferramenta caseira para abrir Power e Missing Links
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» CONVERSAO DE 777-200 // 777-300
» Pins de fútbol chileno y otros para intercambiar
» [Imagens] Ikki de Fênix V2 Power of Gold
» Decais para a Forca Aerea Argentina.
» [DUVIDA] Tintas para reparo de descasques. (poseidon ROE)

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
 :: Faça você mesmo-
Ir para: