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 reclinada ideal para subidas (e descidas!)

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ninocoutinho

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MensagemAssunto: Re: reclinada ideal para subidas (e descidas!)   reclinada ideal para subidas (e descidas!) - Página 2 EmptySáb Out 23, 2010 8:22 pm

Legal, Mordaz, estava esperando ansioso sua confirmação pro Klaus, apesar de vc já ter afirmado isso tudo lá em cima. Aproveito para agradecer ao Klaus, tb, que tem me tirado várias dúvidas por e-mail, e por vezes o assunto é o mesmo q é discutido aqui, e mesmo assim ele responde tanto pra mim, qnto aqui no fórum, enriquecendo os posts pra toda a comunidade reclineira. Wink

Antes mesmo da resposta do Mordaz eu estava planejando um post ilustrando alguns modelos que creio que se encaixam nessa última configuração discutida (na verdade, tb a primeira sugerida pelo Mordaz): 20''/26'', SWB, OSS (pra não usar a outra sigla Embarassed ) e assento não muito deitado. A ressalva é que boa parte aí é com suspensão, o que pode ocasionar perda de energia nas escaladas. Mas ficam as sugestões de geometria.

Quais dessas será que ficariam mais próximas à distribuição de peso de 50% na dianteira e 50% na traseira? Não me sinto capaz nem de chutar. Editei o post e incluí as medidas conforme indicação dos fabricantes.

Nazca Cruiser:
Entre-eixos: 114 cm
Altura assento: 54 cm
Ângulo assento: 33 a 38
Altura movimento central: 69 cm
Peso: 18 kg
reclinada ideal para subidas (e descidas!) - Página 2 Cruiser%20blauw%20490x299

Performer Toscana:
Entre-eixos: 107 cm
Altura assento: 51 cm
Ângulo assento: 28 a 33
Altura movimento central: 66 cm
Peso: 14,6 kg
reclinada ideal para subidas (e descidas!) - Página 2 Photo_performer-recumbent-toscana-20-26-oss-uss_951

AZUB Apus:
Entre-eixos: 104 cm
Altura assento: 57 cm
Ângulo assento: 27 a 40
Altura movimento central: 61 cm (mínima)
Peso: 16 kg
reclinada ideal para subidas (e descidas!) - Página 2 Photo_azub-bike-apus_266

Challenge Ventus:
Entre-eixos: 123 cm
Altura assento: 52 cm
Ângulo assento: 34 a 40
Altura movimento central: 64 cm
Peso: 17,8 kg (versão lightweight seria 12,5 kg)
reclinada ideal para subidas (e descidas!) - Página 2 Picture.php?filename=images%2Ffotos%2Fbikes%2Fventus%2Fventus-001.jpg&size=435x290&type=2&quality=87&unsharpmask=1&configurationfile=config%2Fpictureconfig

Optima Lynxx:
Entre-eixos: 112 cm
Altura assento: 54 cm
Ângulo assento: 27 a 36
Altura movimento central: 69 cm
Peso: 14,7 kg
reclinada ideal para subidas (e descidas!) - Página 2 Optima-lynxx

M5 City Cruiser:
Entre-eixos: 120 ou 125 cm (tem as duas medidas no site)
Altura assento: 40 cm
Ângulo assento: 20 a 26
Altura movimento central: ?
Peso: ?
reclinada ideal para subidas (e descidas!) - Página 2 1313.1

MetaThesis 105:
Entre-eixos: 106 cm
Altura assento: 49 cm
Ângulo assento: 20 a 40
Altura movimento central: 62 cm
Peso: 10,2 a 11,7 kg
reclinada ideal para subidas (e descidas!) - Página 2 Mt_shim_790

SLR Effendi (incluí essa mais como ilustração de geometria, pois não encontrei muitas medidas):
Peso: 11,1 kg
reclinada ideal para subidas (e descidas!) - Página 2 DSC_5416

HPVelotechnik Street Machine GTE:
Entre-eixos: 104 cm
Altura assento: 63 ou 66 cm
Ângulo assento: 35
Altura movimento central: 69 cm
Peso: a partir de 14,7 kg
reclinada ideal para subidas (e descidas!) - Página 2 Smgte_obenlenker_silber_rac

Volae Tour:
Entre-eixos: 119,38 a 124,46 cm
Altura assento: 60,96 ou 68,58 cm
Ângulo assento: não especifica, mas é ajustável
Altura movimento central: 67,31 cm
Peso: 13,95 kg
reclinada ideal para subidas (e descidas!) - Página 2 294944_4984142b8f

Bacchetta Giro 20 ATT:
Entre-eixos: 119,38 cm
Altura assento: posição média de 59,7 cm
Ângulo assento: não especifica, mas é ajustável
Altura movimento central: 66,04 cm
Peso: 12,7 kg sem pedais
reclinada ideal para subidas (e descidas!) - Página 2 Bacchetta_Giro_2_4c2a45ca9aee2

Ainda vou continuar com outras dúvidas em outros tópicos, valeu Klaus e Mordaz, abraços!
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ninocoutinho

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MensagemAssunto: Re: reclinada ideal para subidas (e descidas!)   reclinada ideal para subidas (e descidas!) - Página 2 EmptyDom Out 24, 2010 3:47 pm

Desculpem o comportamento meio incansável, pessoal. Nem sou assim, só estou obcecado pela futura bike! E meio sem serviço no domingão, como podem perceber...

Fiz um ranking aí dos quatro melhores modelos nos cinco seguintes quesitos:

Entre-eixos, do mais curto ao mais longo (variação total de 20 cm):
1) AZUB Apus (104 cm)
2) HPVelotechnik
3) MetaThesis 105
4) Performer Toscana

5) Optima Lynxx
6) Nazca Cruiser
7) Bacchetta Giro 20 TT
8- Challenge Ventus
9) Volae Tour (119-124 cm)
A M5 City Cruiser ficaria em algum lugar entre a Bacchetta e a Volae.

Altura do assento, do mais baixo ao mais alto (variação total de 26 cm, ou 17 cm desconsiderando a M5):
1) M5 City Cruiser (disparado) (40 cm)
2) MetaThesis 105 (49 cm)
3) Performer Toscana
4) Challenge Ventus

5) Nazca Cruiser e Optima Lynxx
6) Azub APUS
7) Bacchetta Giro 20 ATT
8- Volae Tour
9) HPVelotechnik Street Machine Gte (66 cm)

Altura do movimento central, do mais baixo ao mais alto (essa medida é bem equilibrada nos modelos, a variação máxima é de 8 cm):
1) AZUB Apus (61 cm)
2) MetaThesis 105
3) Challenge Ventus
4) Performer Toscana

5) Bacchetta Giro 20 ATT
6) Volae Tour
7) HPVelotechnik, Nazca Cruiser e Optima Lynxx (69 cm)
A M5 ficou fora da lista por não apresentar as medidas, mas parece ser das mais baixas.

Peso (mais leve ao mais pesado, variação de 7,8 kg)
1) MetaThesis 105 (10,2 a 11,7 kg)
2) Bacchetta Giro 20 ATT
3) Volae Tour
4) Performer Toscana

5) Optima Lynxx e HPVelotechnik Street Machine Gte
6) AZUB Apus
7) Challenge Ventus (na versão lightweight ficaria em terceiro)
8- Nazca Cruiser (18 kg)
Não encontrei o peso da M5.

Ângulo máximo do assento (do mais em pé ao mais deitado, variação de 24 graus):
1) MetaThesis 105, AZUB Apus e Challenge Ventus (40 graus)
2) Nazca Cruiser
3) Optima Lynxx
4) HPVelotechnik Street Machine Gte

5) Performer Toscana
6) M5 City Cruiser (26 graus)
A Volae Tour e a Bacchetta não apresentam as medidas, mas pelas imagens parece que é possível deixar o banco delas bem em pé.

Em resumo, considerando os critérios desejados, as melhores configurações seriam:

AZUB Apus
MetaThesis 105
Performer Toscana
Challenge Ventus

reclinada ideal para subidas (e descidas!) - Página 2 Azubafus
reclinada ideal para subidas (e descidas!) - Página 2 Mt_shim_224
reclinada ideal para subidas (e descidas!) - Página 2 22e257f05d31c45fe7908ed6fd84f8c7
reclinada ideal para subidas (e descidas!) - Página 2 Ef28fe74a42db888f3d782bbb915830b
Mas parece q, de todas exibidas, nenhuma seria particularmente ruim. A M5, por exemplo, em relação ao assento, tem a vantagem de tê-lo mais baixo, e a desvantagem, pelo menos para nossos quesitos, de tê-lo mais deitado. No entanto, é meio óbvio que ela voaria mais que as outras. As Bacchetta e Volae, são meio compridas, mas bem leves. A Nazca Cruiser é meio pesadona, tem o mov. central meio alto (lembrando q essa medida apresenta pouca diferença entre os modelos) mas vai mais ou menos na média nos outros quesitos.
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Mordaz

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MensagemAssunto: Re: reclinada ideal para subidas (e descidas!)   reclinada ideal para subidas (e descidas!) - Página 2 EmptySeg Out 25, 2010 7:03 pm

Nino, afinal, você está procurando uma reclinada para comprar ou para copiar?

ninocoutinho escreveu:
SLR Effendi (incluí essa mais como ilustração de geometria, pois não encontrei muitas medidas):
Peso: 11,1 kg
reclinada ideal para subidas (e descidas!) - Página 2 DSC_5416
Legal você ter achado essa Effendi. Já tinha visto o site há muito tempo mas tinha esquecido. Esse modelo, especificamente, parece perfeito para pessoas de baixa estatura (se o alemão não me falha, serve até 1,26m). Estive (e ainda estou) pensando em uma reclinada melhor para minha esposa e esse modelo parece perfeito.
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MensagemAssunto: resposta ao Mordaz e confissão-desabafo   reclinada ideal para subidas (e descidas!) - Página 2 EmptyTer Out 26, 2010 7:47 am

Mordaz escreveu:
Nino, afinal, você está procurando uma reclinada para comprar ou para copiar?
Hahaha, nem uma coisa nem outra! Minha intenção era só poder participar de forma mais consciente e até mesmo ativa do processo de escolha por um modelo de reclinada ideal para minhas necessidades. Não queria correr o risco de encomendar uma bicicleta por puro tesão, e ter q deixá-la encostada, ou usá-la menos do que o planejado, pq eu só consigo ir com conforto ou mínimo rendimento aceitável da porta da minha casa até a esquina. Assim, eu queria saber quais modelos/desenhos/geometrias seriam bons ou até melhores, e quais seriam menos satisfatórios e eu poderia deixar de lado.

Nesses meus últimos dois posts, queria mostrar (tlvz para mim mesmo, mas aproveitei pra expor o raciocínio aqui no fórum - tanto pq pode servir para alguém, como para possibilitar que mais gente opinasse) como diversos fabricantes pensam a proporção de medidas na configuração sobre a qual vc e o Klaus parece terem concordado. Só usei as fotos para ilustrar como seria o resultado visual aproximado do uso dessas proporções.

Quem for construir minha recli (já está decidido hehehe) não necessariamente vai clonar uma dessas, até pq a maioria aí usa tubos curvos e parece q isso ainda é um empecilho para os construtores brazucas. Mas no meu despretensioso ranking estão os modelos que mais parecem se casar com o que eu passei a achar que seria o ideal, mesmo sem ter nunca pedalado uma reclinada e nem sentido o cheiro de uma na minha frente!

Se eu entrasse numa loja e tivesse todos esses modelos aí, eu só descartaria a MetaThesis e a Volae, que acho meio feiosas, e tlvz a Bacchetta, a não ser q eu curtisse demais andar nela. As outras acho uma belezinha, especialmente a Azub, a Challenge e a Nazca, essa última numa outra cor: o verde claro q tem no site ou o laranja da nazca fuego (na verdade ainda sonho com um tom de laranja um pouco diferente):
reclinada ideal para subidas (e descidas!) - Página 2 Cruiser%20foto1%20240x150
reclinada ideal para subidas (e descidas!) - Página 2 Paseo%20boven%20490x299

Não preciso nem rever o tópico todo pra saber que acabou sendo uma grande consultoria ao sr. RT Mordaz! Dpois vc manda a conta!! Pra mim não, por favor, q eu sou café-com-leite aqui Embarassed !!

Mordaz escreveu:
Legal você ter achado essa Effendi. Já tinha visto o site há muito tempo mas tinha esquecido. Esse modelo, especificamente, parece perfeito para pessoas de baixa estatura (se o alemão não me falha, serve até 1,26m). Estive (e ainda estou) pensando em uma reclinada melhor para minha esposa e esse modelo parece perfeito.
Cheguei nele via Blog do Franz; meus conhecimentos de alemão são parcos, mas entendi que essa recli é pra 'kleine Menschen" (pessoas pequenas) entre 1,5m e 1,85m. Aquelas medidas de 22 cm e 28 centímetros que ele dá, com o estranhíssimo nome de Tretlagerüberhöhung, a wikipedia me falou q é a distância, em altura, da base do assento até o movimento central, adequada para cada uma dessass alturas-limite do ciclista, respectivamente:
reclinada ideal para subidas (e descidas!) - Página 2 800px-Tretlager%C3%BCberh%C3%B6hung_Liegerad

Eu fiquei nessa de passar meses revirando todo o fórum, até sentir confiança para minha primeira postagem, e acho q acabei chegando num momento em que a galera não está tão disponível assim para participar, ou estão com o interesse diminuído em postar/discutir. Eu sou membro de fóruns na net há no mínimo uns 10 anos, e sei que os tópicos são abertos, participa quem quer, e é indelicado vc pedir pra alguém ler, pra responder, e também entendo que meta-discussão é um trem q deve ser evitado pq acaba criando animosidades sem propósito, mas ainda assim sinto necessidade de usar minha sinceridade para admitir, por tudo q já vi aqui, q eu esperava uma participação maior do pessoal. Entendo q houve uma série de questões q afastaram alguns - as quais é lógico q não sei de todas, mas sei de algumas - e claro q os assuntos q levantei neste e em outros tópicos podem não ter interesse pra ninguém - ou então esse assunto aqui é mais técnico do que eu imagino, e o pessoal q anda de reclinada tlvz não tenha muita consciência de certos conceitos q o Klaus e o Mordaz discutiram. Mesmo assim, acho q os usuários e frequentadores não precisam se sentir intimidados de participar ou opinar - mesmo pq o esclarecimento da mais besta das ideias pode ajudar a muitos.

Me lembrei de uns posts antigos do Franz, em q ele estava elogiando a participação do pessoal, o crescimento do fórum, o número de participantes, e solicitando a divulgação para uma contínua evolução deste espaço (não devem ter sido essas as palavras q ele usou, mas é por aí), e eu sinto mas parece q está acontecendo o contrário, o fórum vai minguando... Eu não tenho moral nenhuma pra falar isso, admito, até pq dpois q eu "resolver meu problema", e estiver com minha recli bacana aqui, pedalando feliz pelas Gerais, eu posso ficar de boa e só entrar aqui pra conferir as novidades, acompanhar as discussões calado e não me preocupar muito em interagir com a comunidade. Mesmo sem essa moral, resolvi falar isso aqui, e espero não estar agredindo ou ofendendo ninguém. Vejam bem, nem aqueles GROMs q o pessoal de Porto Alegre e adjacências curtiam fazer sempre, parecem estar acontecendo (ou então o pessoal resolver parar de divulgar publicamente, por algum tipo de sigilo). E q coisa estranha, eu, totalmente de fora, sem ter o mínimo de participação física nesse tipo de encontro, me queixando de que não ocorrem!

Internet é negócio esquisito, vc se sente parte de uma coisa antes mesmo de alguém saber quem vc é, ou q vc existe... Shocked

Não tô conseguindo concluir bonito meu desabafozinho. Resumindo, eu achava mais legal esse espaço aqui qndo era mais movimentado. Agradeço pela milésima vez o Mordaz pela força aí q ele está dando, e agradeço a todos q participaram das discussões q iniciei, e claro um vida-longa a todos q tiveram paciência study com meus posts infindáveis!!!!
lol!

Forte abraço!!
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MensagemAssunto: Re: reclinada ideal para subidas (e descidas!)   reclinada ideal para subidas (e descidas!) - Página 2 EmptyTer Out 26, 2010 11:45 am

É, o fórum deu uma esfriada mesmo... Isso acontece, principalmente com um universo de reclineiros tão reduzido.

Perguntei sobre sua intenção de comprar/construir porque foi um apanhado muito bom dos modelos disponíveis. Tomara que você consiga logo uma reclinada para engrossar as fileiras dos reclineiros da sua região.
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MensagemAssunto: Re: reclinada ideal para subidas (e descidas!)   reclinada ideal para subidas (e descidas!) - Página 2 EmptySeg Nov 08, 2010 4:52 pm

Pela minha experiência as melhores reclinadas em subidas são as mais leves com quadros rígidos.
Sendo as semi reclinadas como Tour Easy muito boas( já usei uma emprestada do George).
Me surpreendi com a ZOX 26x26 (um foguete nas subidas), a EXD 20 x26 sobe maravilhosamente bem, assim como a 26x26 desde que a subida não seja muito íngreme.Mas uma antiga da Zöhrer a New Chooper era uma verdadeira escaladora conseguia subir onde um a MTB não ia.
No último fim de semana andei muito com a nova Racer low de cromo e carbono e subí a Vista Chinesa na chuva sem problemas na tração dianteira.
https://2img.net/r/ihimizer/img207/2341/zoxluciana2462006.jpg
https://2img.net/r/ihimizer/img703/5043/paineiras3subida2jpg.jpg
https://2img.net/r/ihimizer/img607/5582/pedro.jpg
https://2img.net/r/ihimizer/img707/8334/peixeguaratibabike002sm.jpg
E fiquei sabendo que numa prova de subida realizada aqui no Rio de Janeiro chamada subida do imperador, hove uma reclinada Racer que subiu e passou vários atletas de bike tradicional e o ciclista reclineiro nem tinha treinado na bike sendo seu primeiro pedal em uma reclinada.
www.subidadoimperador.com.br
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MensagemAssunto: Re: reclinada ideal para subidas (e descidas!)   reclinada ideal para subidas (e descidas!) - Página 2 EmptySeg Nov 08, 2010 6:52 pm

ZÖHRER escreveu:
Sendo as semi reclinadas como Tour Easy muito boas( já usei uma emprestada do George).
Na categoria LWB, a Calfee Stiletto é considerada boa escaladora, além de não ter o "tiller" próprio das LWB.
reclinada ideal para subidas (e descidas!) - Página 2 Stiletto

Mas minha preferência em LWB recairia sobre a Rans Xstream (talvez a versão "carbon" que está saindo).
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MensagemAssunto: Re: reclinada ideal para subidas (e descidas!)   reclinada ideal para subidas (e descidas!) - Página 2 EmptySeg Nov 08, 2010 7:00 pm

ZÖHRER escreveu:
No último fim de semana andei muito com a nova Racer low de cromo e carbono e subí a Vista Chinesa na chuva sem problemas na tração dianteira.
Oi Pedro. Essa Racer Low em CrMo ficou com uma dirigibilidade excelente, além de bonita, mas como a tração dianteira se comporta em subidas de 15%, como Estrada das Canoas, por exemplo, logo antes daquele hotel abandonado?
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MensagemAssunto: Re: reclinada ideal para subidas (e descidas!)   reclinada ideal para subidas (e descidas!) - Página 2 Empty

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