Recliforum
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Recliforum

Fórum dedicado a concentrar informações relativas ao ciclismo alternativo, e com maior ênfase no ciclísmo reclinado no Brasil e demais países latinos.
 
InícioInício  RecliforumRecliforum  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 reclinadas touring aro 20 suspensão traseira e guidão esquilo

Ir para baixo 
+2
Mordaz
ninocoutinho
6 participantes
Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte
AutorMensagem
Marcus Del Mastro

Marcus Del Mastro


Mensagens : 903
Data de inscrição : 25/03/2011
Idade : 49
Localização : Sorocaba - SP

reclinadas touring aro 20 suspensão traseira e guidão esquilo - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: reclinadas touring aro 20 suspensão traseira e guidão esquilo   reclinadas touring aro 20 suspensão traseira e guidão esquilo - Página 2 EmptySáb Abr 21, 2012 12:04 am

Não sei o que vcs acham da

Greenmachine de Flevobike
(que graças a deus desistiram das MBB)

SWB, FWD, transmissão interna ao quadro e cubo com marchas internas Rohloff 14, suspensão traseira, guidões esquilo e USS, mono fork...

Para o usuário não há corrente, desenho limpo. A trasmissão deve durar uma vida, pois tudo está protegido da sujeira e da água e para
melhorar a vida útil usam corrente de 8v.
Além disso, como a corrente passa por dentro do quadro, reduz as flexões e torções (não estou falando da suspa)

Ainda há a opção de fábrica de pedivela 150mm.

reclinadas touring aro 20 suspensão traseira e guidão esquilo - Página 2 Gm-aanhanger03
reclinadas touring aro 20 suspensão traseira e guidão esquilo - Página 2 070724-024-web
reclinadas touring aro 20 suspensão traseira e guidão esquilo - Página 2 GM-Onderstuur-01

Entreeixos mais curto, parece interessante para uma bike urbana e movimento central de 17-22cm mais alto que o assento...

Pena que pesa 16,2kg na versão mais leve,...
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.pocketcar.org
artur elias

artur elias


Mensagens : 551
Data de inscrição : 11/02/2009

reclinadas touring aro 20 suspensão traseira e guidão esquilo - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: reclinadas touring aro 20 suspensão traseira e guidão esquilo   reclinadas touring aro 20 suspensão traseira e guidão esquilo - Página 2 EmptyDom Abr 22, 2012 5:28 pm

Marcus Del Mastro escreveu:
Não sei o que vcs acham da

(...)

Pena que pesa 16,2kg na versão mais leve,...


Eu acho super um projeto super bem-sucedido,
e, considerando tudo que ela é e faz, acho até leve.

Tem tudo que caracteriza o melhor da escola holandesa de ciclismo utilitário urbano:

transmissão (super) protegida, manutenção zero, paralama (falta bagageiro, deve ser opcional)

e mais um pouco: design moderno, conforto, cubo Rohloff com 14 marchas perfeitamente espaçadas, praticamente indestrutível...

Os holandeses valorizam muito a praticidade, muita gente tem que deixar bicicleta na rua, e como eles usam todos os dias,
a bicicleta tem que funcionar e estar confiável sempre, não tem esse negócio de deixar na bicicletaria na segunda
e ir pegar no sábado pra usar no domingo. Cada vez que eu vejo um anúncio no BROL onde o vendedor
acrescenta orgulhosamente a frase "never ridden in the rain" me dá vontade de rir...

Ir para o topo Ir para baixo
http://www.pespracima.blogspot.com
ninocoutinho

ninocoutinho


Mensagens : 1279
Data de inscrição : 20/09/2010
Localização : Itabira - MG

reclinadas touring aro 20 suspensão traseira e guidão esquilo - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: reclinadas touring aro 20 suspensão traseira e guidão esquilo   reclinadas touring aro 20 suspensão traseira e guidão esquilo - Página 2 EmptyTer Abr 24, 2012 9:03 am

Mordaz escreveu:
Uma roda 20" dianteira com suspensão e uma roda traseira maior (para mais conforto) sem suspensão são uma combinação interessante, mas isso você já sabe. Não é o que você tem na FOX?
Exato, e o Roberto viu nesse fim de semana como eu abuso dessa configuração hdfaufhdlahfalhf!!! What a Face Mas a ideia do tópico era ter a tração no aro 20. Eu "abri" agora no último post pra ter dois tamanhos diferentes, mas não sei se é prudente, pq aí vc fica com o lance de levar duas câmaras diferentes. Na verdade quase sempre fiz ou faço isso, mas seria melhor pra tour ter mais cartas na manga.

Por exemplo, qndo encontrei com o Cézar ainda antes do km 100, no audax, no seu terceiro furo (na rodinha 20 da frente), ofereci a ele, solidariamente, minha câmara reserva. Ele perguntou quantas eu tinha e eu respondi q só aquela, no que ele negou a oferta e, de certa forma, com razão, pois eu ficaria sem e ele ainda estava com "pé atrás" de furar de novo em seguida. Acabou q um companheiro nosso de dobrável estava com duas câmaras reserva aro 20, uma remendada e uma nova, e deixou a nova com o Cézar. O Cézar trocou e não furou mais, mas se eu estivesse com duas câmaras aro 20, deixaria mais uma com ele sem problemas.

Além disso tudo, o aro 20 duplo dá essa cara de bike "menor", q já falei ser menos trampo na hora de embarcar no ônibus. Putz, dá de tudo, neste fim de semana não foi complicado, mas alguns motoristas fizeram tudo qnto é marra! O pior é q o cara faz marra, faz dificuldade, mas no fim "deixa" vc levar a bike no bagageiro. Então pra quê a marra???? scratch

Entendo q nesse tópico estou querendo muita coisa: uma recli dentro das especificações de aro 20 e guidão hamster, pra tour e commute, com amortecimento, mas sem grandes perdas e, de quebra, boa pra audax. E q não seja cara haahaha!!

Aquelas primeiras todas lá talvez sejam adequadas: a optima stinger, a challenge hurricane (q acho q ainda está nas preferidas), a M5 SP 406. Mas nem sei se, por exempo, nesse audax 300 desse fim de semana, elas iriam melhor q a minha Fox. Isso pq achei q a principal dificuldade, no audax noturno, é a visibilidade das imperfeições no terreno. Acho difícil com algumas dessas três que dei de exemplo, enxergar melhor o solo à frente, à noite, do q com uma bike como a q eu estava, sem guidão na frente e com assento não-abaixo dos 35 graus. E, definitivamente, tem q ser com pneus parrudos! Ou seja, a bike pretendida tem q ter espaço pra isso, por exemplo sem restrições no garfo, pra pneus mais largos.

Caí de forma inacreditável em 5 buracos, parecia q a suspensão ia quebrar, mas tanto a bike saiu inteira como os Schwalbe Marathon preservaram minha vida Cool . (putz, se eu tivesse um furo sozinho, de madruga, no meio da escuridão, não sei se ia ter muito controle emocional, não).

Se fosse numa bike mais deitada, por exemplo a Berimbosa, eu tenho q antecipar muito a visão, e na velocidade, no escuro, mesmo com lanterna boa, acho difícil. Qndo ela ainda era com banco mais em pé, eu até via a roda da frente (como consigo ver na Fox), mas com o assento mais deitado, nunca mais vi a roda.

Acho q vc também ia sofrer se fosse na sua HR, mesmo com os rodões. Com umas três lanternas acesas ao mesmo tempo, aí tlvz fosse bem. Minha lanterna estava muito boa, mas acho q na situação precisava de duas ao mesmo tempo (o Cézar tb achou isso). Além dos buracos entre Quissamã e Barra do Furado, tem o asfalto horrorosamente remendado no acostamento, na volta, passando por Macaé (na ida o acostamento é bem melhor). A Leonor lembra como é, mesmo na EXD com entre-eixos maior, deve ser ruim pra ela e pro Ricardo. Ali dá vontade de estar com uma 29er full!!!

Só acrescentando mais informação, o Davilson me deu a opinião de que, mesmo se a bike tiver peso concentrado na roda dianteira, ele acha q a recli não precisa ser full, basta ter a suspensão traseira. Ele montou uma vez uma Savana (uma Solyom bem off-road, full com aros 26) na configuração 20/20, com garfo duro na frente e suspensão atrás. Na época, ele disse ter achado mais confortável que a Fox 20/26, com suspensão na frente.

E só destacando esse papo de conforto, eu não faço questão do conforto estilo "ônibus", mas o conforto da "segurança" do qual o Artur fala, de passar por terrenos meio mais ou menos, e estar sempre em contato com o solo, e preservar a bike tb com o amortecimento.

Sobre a GreenMachine, é uma maquina doidaça mesmo, e tb concordo q é leve, considerando tudo q vem nela, e tb considerando o uso pretendido/imaginado pra quem a busca. O único lance é q, se até na reclinada de bambu ouço mil perguntas do tipo "mas tem motor, né?", imagina nessa aí?!?!?! Razz Tenho apenas que admitir uma babaquice: eu me incomodo do fato de ela não parecer uma bicicleta, parecer mais uma bicicleta indoor, de academia. Acho tão estranho isso aqui, por exemplo:

reclinadas touring aro 20 suspensão traseira e guidão esquilo - Página 2 Greenmachine_23sized

Mas entendo q, tanto pro dia-a-dia como pra uma viagem, é difícil q exista algo mais confiável e que dê menos problemas.
Ir para o topo Ir para baixo
Mordaz

Mordaz


Mensagens : 2258
Data de inscrição : 22/05/2009
Localização : Rio de Janeiro

reclinadas touring aro 20 suspensão traseira e guidão esquilo - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: reclinadas touring aro 20 suspensão traseira e guidão esquilo   reclinadas touring aro 20 suspensão traseira e guidão esquilo - Página 2 EmptyTer Abr 24, 2012 9:32 am

ninocoutinho escreveu:
Por exemplo, qndo encontrei com o Cézar ainda antes do km 100, no audax, no seu terceiro furo (na rodinha 20 da frente), ofereci a ele, solidariamente, minha câmara reserva. Ele perguntou quantas eu tinha e eu respondi q só aquela, no que ele negou a oferta e, de certa forma, com razão, pois eu ficaria sem e ele ainda estava com "pé atrás" de furar de novo em seguida. Acabou q um companheiro nosso de dobrável estava com duas câmaras reserva aro 20, uma remendada e uma nova, e deixou a nova com o Cézar. O Cézar trocou e não furou mais, mas se eu estivesse com duas câmaras aro 20, deixaria mais uma com ele sem problemas.
Uai, eu deixei duas câmaras Schwalbe com o Cezar em Quissamã.

Ele me disse que quase não usa freio. Segundo ele mesmo, todos os furos foram "mordida de cobra", depois de pancadas homéricas nos buracos.

ninocoutinho escreveu:
Caí de forma inacreditável em 5 buracos, parecia q a suspensão ia quebrar, mas tanto a bike saiu inteira como os Schwalbe Marathon preservaram minha vida Cool . (putz, se eu tivesse um furo sozinho, de madruga, no meio da escuridão, não sei se ia ter muito controle emocional, não).
Você foi tão bem, que bastaria esperar quem viesse atrás.

ninocoutinho escreveu:
Se fosse numa bike mais deitada, por exemplo a Berimbosa, eu tenho q antecipar muito a visão, e na velocidade, no escuro, mesmo com lanterna boa, acho difícil. Qndo ela ainda era com banco mais em pé, eu até via a roda da frente (como consigo ver na Fox), mas com o assento mais deitado, nunca mais vi a roda.
Eu tenho pensado nisso e achado que uma LWB com banco menos deitado e suspa traseira (talvez uma Shockster, que tem menos "bob" que as de balança) seria mais apropriada para um terreno assim.

ninocoutinho escreveu:
Só acrescentando mais informação, o Davilson me deu a opinião de que, mesmo se a bike tiver peso concentrado na roda dianteira, ele acha q a recli não precisa ser full, basta ter a suspensão traseira. Ele montou uma vez uma Savana (uma Solyom bem off-road, full com aros 26) na configuração 20/20, com garfo duro na frente e suspensão atrás. Na época, ele disse ter achado mais confortável que a Fox 20/26, com suspensão na frente.
Sabe aquele Richard Ehrlich, do BROL, que faz off-road com reclinada? Às vezes o cara usa garfo rígido.
Ir para o topo Ir para baixo
http://fotolog.terra.com.br/bentrider
ninocoutinho

ninocoutinho


Mensagens : 1279
Data de inscrição : 20/09/2010
Localização : Itabira - MG

reclinadas touring aro 20 suspensão traseira e guidão esquilo - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: reclinadas touring aro 20 suspensão traseira e guidão esquilo   reclinadas touring aro 20 suspensão traseira e guidão esquilo - Página 2 EmptyQua Abr 25, 2012 8:51 am

Mordaz escreveu:
Uai, eu deixei duas câmaras Schwalbe com o Cezar em Quissamã.
Sim, sim, fiquei sabendo, mas eu nao achei q estava precisando, nao, ele sim. Acho q deu uma boa seguranca pra ele, continuar com elas. Soh um detalhe pra quem nao entendeu: encontrei com o Cezar, no terceiro furo, ANTES de ele pegar as camaras com o Roberto.

Mordaz escreveu:
Ele me disse que quase não usa freio. Segundo ele mesmo, todos os furos foram "mordida de cobra", depois de pancadas homéricas nos buracos.
Essa de quase nao usar freio foi boa drunken !! Os meus estavam tinindo, muito bons, alias forcei ate demais, cheguei a travar a roda traseira (por necessidade) umas tres vezes, ocasioes nas quais, se eu estivesse numa bike normal, quase certeza que teria ido ao chao, mas de recli baixinha vc so da aquela reequilibrada e segue o rumo. Eh curioso o pessoal achar q reclinada eh tombo na certa, muito pelo contrario. Speed, entao, eh mil vezes mais dificil de domar do que uma reclinada 'generica' e, nossa, de longe mais perigoso.

Mordaz escreveu:
Sabe aquele Richard Ehrlich, do BROL, que faz off-road com reclinada? Às vezes o cara usa garfo rígido.
Interessante, tlvz seja pelos mesmos motivos do pessoal de XC q vez ou outra faz umas provas de maratona com garfo rigido. O proprio garfo rigido q uso na minha MTB urbana era usado pelo dono anterior em competicao. Sao provas menos tecnicas e nas quais o rendimento parece aumentar muito sem a suspensao dianteira.
Ir para o topo Ir para baixo
Marcus Del Mastro

Marcus Del Mastro


Mensagens : 903
Data de inscrição : 25/03/2011
Idade : 49
Localização : Sorocaba - SP

reclinadas touring aro 20 suspensão traseira e guidão esquilo - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: reclinadas touring aro 20 suspensão traseira e guidão esquilo   reclinadas touring aro 20 suspensão traseira e guidão esquilo - Página 2 EmptyQua Abr 25, 2012 9:32 pm

ninocoutinho escreveu:
eu me incomodo do fato de ela não parecer uma bicicleta,

Respeito, mas quase rolei de rir, não parece uma bicicleta? E as todas as outras reclinadas deste post parecem bicicletas? É como não gostar de um ipad por não ter teclado...rsss

Ir para o topo Ir para baixo
http://www.pocketcar.org
ninocoutinho

ninocoutinho


Mensagens : 1279
Data de inscrição : 20/09/2010
Localização : Itabira - MG

reclinadas touring aro 20 suspensão traseira e guidão esquilo - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: reclinadas touring aro 20 suspensão traseira e guidão esquilo   reclinadas touring aro 20 suspensão traseira e guidão esquilo - Página 2 EmptyQui Abr 26, 2012 8:39 am

Marcus Del Mastro escreveu:
E as todas as outras reclinadas deste post parecem bicicletas?
Claro q parecem!! E praticamente todas bicicletas lindas farao ! Já a GreenMachine, parece uma ergométrica! bounce

Já o iPad, eu realmente dispenso por não ter teclado hfduafdhfualhf!!!! geek
Ir para o topo Ir para baixo
Marcus Del Mastro

Marcus Del Mastro


Mensagens : 903
Data de inscrição : 25/03/2011
Idade : 49
Localização : Sorocaba - SP

reclinadas touring aro 20 suspensão traseira e guidão esquilo - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: reclinadas touring aro 20 suspensão traseira e guidão esquilo   reclinadas touring aro 20 suspensão traseira e guidão esquilo - Página 2 EmptyQui Abr 26, 2012 4:05 pm

ninocoutinho escreveu:

Já o iPad, eu realmente dispenso por não ter teclado hfduafdhfualhf!!!! geek

Uahaharjakhahakskjfibs...kohhf...kohhf...coooooooohhhhhhhhf... não posso rir, essa tosse me mata!

Eu dispenso o ipad pelo preço mesmo...rsss
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.pocketcar.org
ninocoutinho

ninocoutinho


Mensagens : 1279
Data de inscrição : 20/09/2010
Localização : Itabira - MG

reclinadas touring aro 20 suspensão traseira e guidão esquilo - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: reclinadas touring aro 20 suspensão traseira e guidão esquilo   reclinadas touring aro 20 suspensão traseira e guidão esquilo - Página 2 EmptySex Abr 27, 2012 9:21 am

Queria voltar na história dos elastômeros adicionados em algum lugar entre o assento e o banco - seja bem nas costas do assento, seja mais na bunda.

Ao que tudo indica, claro q não funciona como uma suspensão - a modificação seria similar a trocar um sapato por um tênis, na melhoooor das hipóteses, acredito. A ação seria mais no âmbito da absorção de pequenas vibrações, e não de impactos.

Inicialmente, mostro uma recli q já vem "de fábrica" com o artefato. Trata-se de uma Turner:

reclinadas touring aro 20 suspensão traseira e guidão esquilo - Página 2 Seatsupportlg

A bike em questão é essa bichinha aqui:

reclinadas touring aro 20 suspensão traseira e guidão esquilo - Página 2 NewShort

No caso, dois elastômeros bem abaixo da bunda.


Já chegando às modificações, a primeira q mostro também é com dois elastômeros, mas pelo jeito essa é nas costas, tlvz ali na região das omoplatas ou um pouco abaixo:

reclinadas touring aro 20 suspensão traseira e guidão esquilo - Página 2 4545555138_8f575761eb_z

Acho q é numa Metaphysic.

A foto abaixo não tem a modificação do elastômero, é só um artefato pra poder elevar um pouco o ângulo do assento. Mas serve de ideia pra quem pensar em incluir os dois elastômeros, no caso numa Performer High-Racer:

reclinadas touring aro 20 suspensão traseira e guidão esquilo - Página 2 4094509398_8503be3fe8


E por fim, a modificação mais porreta, não inclui elastômero. O cara simula uma "mola" de carbono, fazendo tipo um semi-cilindro:

reclinadas touring aro 20 suspensão traseira e guidão esquilo - Página 2 20120125_003

Aí não tem mola ou elastômero algum, mas esse pedaço de carbono dobrado é q funciona como mola. Tem q ter um número bom de camadas pra não quebrar (e não pode ter demais, pra não ficar duro). Essa foi feita assim:

reclinadas touring aro 20 suspensão traseira e guidão esquilo - Página 2 0X5IN

reclinadas touring aro 20 suspensão traseira e guidão esquilo - Página 2 8xc96

Um outro exemplo seria este, com o mesmo princípio:

reclinadas touring aro 20 suspensão traseira e guidão esquilo - Página 2 2011-11-05+08.53.26

reclinadas touring aro 20 suspensão traseira e guidão esquilo - Página 2 Springdamperone

Essas dos últimos exemplos são Metaphysic.

O camarada desse último exemplo disse já ter feito a modificação dos elastômeros (sei q ele fez na Performer Low FWD) mas achou q ficou muito macio e fazia o assento se mover, ou seja, dava um certo curso. Bem, acredito q o curso nos dois casos é mínimo e, qndo vai tendendo a ter mais curso, vc vai precisando q o banco possibilite esse movimento, mesmo quem milimétrico.

Como ainda nem comecei a reforma da Berimbosa, tô pensando em arriscar um desses 'mods'... tlvz o do elastômero q parece mais seguro, e tb tem jeitão de promover mais conforto.

Ah, o tópico principal desse assunto acho q é este.

PS: editado: como esse negócio todo aí parece dar um razoável conforto a mais (ou um desconforto a menos), sem prejudicar o rendimento praticamente de forma alguma, devia vir de fábrica essa bagaça, não? Muito mais fácil pro fabricante padronizar o uso dos elastômeros, nas reclis rígidas de banco concha. E o peso é quase nada.
Ir para o topo Ir para baixo
Mordaz

Mordaz


Mensagens : 2258
Data de inscrição : 22/05/2009
Localização : Rio de Janeiro

reclinadas touring aro 20 suspensão traseira e guidão esquilo - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: reclinadas touring aro 20 suspensão traseira e guidão esquilo   reclinadas touring aro 20 suspensão traseira e guidão esquilo - Página 2 EmptySex Abr 27, 2012 11:10 am

ninocoutinho escreveu:
Queria voltar na história dos elastômeros adicionados em algum lugar entre o assento e o banco - seja bem nas costas do assento, seja mais na bunda.

Ao que tudo indica, claro q não funciona como uma suspensão - a modificação seria similar a trocar um sapato por um tênis, na melhoooor das hipóteses, acredito. A ação seria mais no âmbito da absorção de pequenas vibrações, e não de impactos.

Inicialmente, mostro uma recli q já vem "de fábrica" com o artefato. Trata-se de uma Turner:

reclinadas touring aro 20 suspensão traseira e guidão esquilo - Página 2 Seatsupportlg
Não acho boa idéia isso aí na base do banco. Com a força contra os pedais, o assento vai ceder para trás. Eventualmente, pode até quebrar a fibra do banco.


ninocoutinho escreveu:
Já chegando às modificações, a primeira q mostro também é com dois elastômeros, mas pelo jeito essa é nas costas, tlvz ali na região das omoplatas ou um pouco abaixo:

reclinadas touring aro 20 suspensão traseira e guidão esquilo - Página 2 4545555138_8f575761eb_z

Acho q é numa Metaphysic.
Nope! É uma Performer.

ninocoutinho escreveu:
Como ainda nem comecei a reforma da Berimbosa, tô pensando em arriscar um desses 'mods'... tlvz o do elastômero q parece mais seguro, e tb tem jeitão de promover mais conforto.

Ah, o tópico principal desse assunto acho q é este.

PS: editado: como esse negócio todo aí parece dar um razoável conforto a mais (ou um desconforto a menos), sem prejudicar o rendimento praticamente de forma alguma, devia vir de fábrica essa bagaça, não? Muito mais fácil pro fabricante padronizar o uso dos elastômeros, nas reclis rígidas de banco concha. E o peso é quase nada.
Sei não... O banco vai se mover o tempo topo, articulando na fixação da base. Com a "curva" amortecedora de carbono, não deve ter problema, mas com elastômero, não haveria o risco de quebrar o banco? Se o ciclista tiver o hábito de forçar contra o encosto na altura do ombros, então, pior ainda.

Também acho curioso que alguns fabricantes produzam reclis esportivas tão rígidas quanto possível, e os usuários tentem torná-las menos rígidas de alguma forma.

Alguns célebres corredores dentre os reclineiros também fazem isso. O Jim Verheul, por exemplo, usa um banco Euromesh em sua Bacchetta CA 2.0. Já li em algum lugar sobre caras que usam uma espuma bem grossa sobre o banco concha.

Na minha breve experiência com a Slyway, fiquei surpreso ao constatar que uma única camada de Etaflon de 10 mm sob o Ventisit bastou para torná-la razoavelmente confortável sem perda de eficiência.

Ir para o topo Ir para baixo
http://fotolog.terra.com.br/bentrider
ninocoutinho

ninocoutinho


Mensagens : 1279
Data de inscrição : 20/09/2010
Localização : Itabira - MG

reclinadas touring aro 20 suspensão traseira e guidão esquilo - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: reclinadas touring aro 20 suspensão traseira e guidão esquilo   reclinadas touring aro 20 suspensão traseira e guidão esquilo - Página 2 EmptySex Abr 27, 2012 3:21 pm

É, acho q tudo isso aí pode dar problema - inclusive o q dá menos 'curso', q é o de carbono, acho também o mais arriscado, pois depende dum ajuste fino entre a dureza necessária pra não quebrar e a 'maciez' pra fazer mesmo alguma diferença. Quebrar um trem desses no meio dalgum rolé é totalmente dispensável!

Ainda tem essa incoerência aí de querer fazer a bike rígida menos rígida. Nada q seja um crime, afinal eu acredito q pode ter um meio-termo bem comprido entre uma bike totalmente dura como a Metaphysic e uma high-racer com amortecimento, como a Chamsin.

Deixa eu agora só adicionar uma bike q não estava na primeira lista desse tópico. Nem lembro de conhecer a marca, Traix, é a mesma q vende os trikes da KMX:

Traix Flash

reclinadas touring aro 20 suspensão traseira e guidão esquilo - Página 2 Flash-weiss-ol-1200
altura assento 52 cm
altura central 66 cm
entre-eixos 121 cm
angulo encosto 30 a 36 graus (ou 34 a 40)
peso ?
quadro em alumínio 6061
kit quadro não vi, bike completa a 1799 euros

reclinadas touring aro 20 suspensão traseira e guidão esquilo - Página 2 Flash-ol-dual
Ir para o topo Ir para baixo
Marcus Del Mastro

Marcus Del Mastro


Mensagens : 903
Data de inscrição : 25/03/2011
Idade : 49
Localização : Sorocaba - SP

reclinadas touring aro 20 suspensão traseira e guidão esquilo - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: reclinadas touring aro 20 suspensão traseira e guidão esquilo   reclinadas touring aro 20 suspensão traseira e guidão esquilo - Página 2 EmptySex Abr 27, 2012 4:41 pm

Nino e Roberto, bike superrígidas... tem que ser rígidas onde precisam apenas: Transmissão: Roda de Tras -> Movimento Central -> Assento.
Em outros pontos ela pode ter um desenho que absorva o impacto por eláticidade do quadro.

O assento tem que ser rígido em relação ao movimento central, porém não precisa ser rígido em relação a roda traseira.
Já o encosto (acima da linha da lombar) não faz parte da rigidez necessária para a transmissão.

Nino, acho que amainaria as vibrações, mas também reduz bastante o pico do impacto de forma geral (em vez de um gráfico bicudo everest, seria montes arredondados tipo MG), protegendo sim rodas, quadro,...

Porém acho que os elastômeros mostrados tinha que ser muito mais estreitos, principalmente os que ficam abaixo do assento (o assento não pode querer ir para frente e para trás), acho que necessita um parafuso mais bojudo e com direção fixa (não pode oscilar para frente e para trás).

Nas speeds essa rigidez já foi repensada dessa forma há alguns anos.

É o que vemos na Pinarello Onda (ou outra anterior) e outros marcas tem feito.
- Chainstays e Garfos com uma mudança na seção para absorção de vibrações (e redução dos impactos)
reclinadas touring aro 20 suspensão traseira e guidão esquilo - Página 2 Pinarello-F7-Carbon-road-bike

A trek Domane (não é madone) abusa nesse conceito (acho que há perda de energia), mas ela foi feita para provas com paralelepípedos.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.pocketcar.org
Mordaz

Mordaz


Mensagens : 2258
Data de inscrição : 22/05/2009
Localização : Rio de Janeiro

reclinadas touring aro 20 suspensão traseira e guidão esquilo - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: reclinadas touring aro 20 suspensão traseira e guidão esquilo   reclinadas touring aro 20 suspensão traseira e guidão esquilo - Página 2 EmptySex Abr 27, 2012 6:18 pm

Marcus Del Mastro escreveu:
É o que vemos na Pinarello Onda (ou outra anterior) e outros marcas tem feito.
- Chainstays e Garfos com uma mudança na seção para absorção de vibrações (e redução dos impactos)
Sou cético em relação à "onda" da Pinarello. Acho que é puro marketing.

Isso me lembra aquela conversa de que raiação radial é mais "dura" que raiação cruzada... Como se fosse possível "sentir" isso!

O ciclismo está cheio de subjetividades. É uma pena não ser possível fazer testes comparativos sem que o ciclista veja/identifique a bike.
Sem ver a bike, acho que os ciclistas não conseguiriam distinguir um modelo de outro (supondo modelos minimamente semelhantes, é claro).
Ir para o topo Ir para baixo
http://fotolog.terra.com.br/bentrider
Marcus Del Mastro

Marcus Del Mastro


Mensagens : 903
Data de inscrição : 25/03/2011
Idade : 49
Localização : Sorocaba - SP

reclinadas touring aro 20 suspensão traseira e guidão esquilo - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: reclinadas touring aro 20 suspensão traseira e guidão esquilo   reclinadas touring aro 20 suspensão traseira e guidão esquilo - Página 2 EmptyQui maio 10, 2012 1:40 pm

Mais uma qualidade da Greenmachine

Apesar dos defensores do cubo Rohloff dizer que o aumento de peso geral é desprezível (cerca de 400g),
o aumento de peso local é um pouco dramático. É quase 1,5kg na roda! Isso piora bastante o desempenho
de uma suspensão na roda de tração (em geral traseira), pois um dos fundamentos de uma boa suspensão
é ela ter o menor peso móvel possível (rodas e braços de suspensão).

reclinadas touring aro 20 suspensão traseira e guidão esquilo - Página 2 Greenmachine-ghost

Aí que tenho que tecer um novo elogia a esse projeto... Eles tiraram o Rohloff da roda e o colocaram como um
intermediate drive. Assim juntaram duas coisas importantes para a suspensão traseira:
- leveza do conjunto móvel;
- uma única linha de tração (pelo uso do Rohloff) o que permite minimizar muito as perdas na tração de uma suspensão traseira.

Todos os projetos de suspensões traseiras admitem uma linha média pois há linhas distintas de tração dependendo da marcha utilizada.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.pocketcar.org
ninocoutinho

ninocoutinho


Mensagens : 1279
Data de inscrição : 20/09/2010
Localização : Itabira - MG

reclinadas touring aro 20 suspensão traseira e guidão esquilo - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: reclinadas touring aro 20 suspensão traseira e guidão esquilo   reclinadas touring aro 20 suspensão traseira e guidão esquilo - Página 2 EmptySeg maio 28, 2012 1:37 pm

Voltei.

Acho q o conjunto de opções q acabei elencando, com as exigências específicas que fiz, está pra lá de bom, e como o Artur de certa forma já colocou (nem lembro se foi exatamente neste tópico), as bikes comentadas são todas mais ou menos equivalentes: além da questão da eficiência e do conforto, todas devem regular com o mesmo peso, sendo meio pesadinhas sempre, independente se são em cromo ou alumínio. Eu tenho admiração especial pelas construções em cromo, ainda mais prometendo ser de ótima qualidade como M5 e Nazca. Elas trazem consigo uma promessa maior do "pra sempre", mais adequados pra ideia de touring e commute. Entre as de alumínio, tendo a desconfiar mais da Optima por causa do histórico de quebra de algumas Baron, e mesmo sabendo da expertise das Challenge, os tubos SL dela que são sedutores em peso, me dão um pouco de preocupação, têm um limite de carga menor e me dão um receio de correr o risco de "pagar o preço" do lightweight, com um quadro menos duradouro. Acho as Azub e as Challenge comuns (não-SL) mais confiáveis, além claro da HPVelo Grasshopper.

Apesar da exigência por suspensão traseira, que dá mais conforto e confere um uso mais versátil à bike, cheguei a incluir entre as bikes citadas a Slyway Felix: ela não tem suspensão traseira, mas tem dianteira, e originalmente vem com guidão por baixo, q é algo que gosto mas preferia evitar pro uso pretendido (a ideia é q seja simples a troca do uss por oss esquilo). O quadro da slyway promete ser tlvz o mais rígido de todos, ainda mais tendo a suspa dianteira em vez da traseira, ocasionando com certeza menos perdas.

Mas aí dei uma pensada e, indo nessa linha (que seria a mesma da minha fox, de ter suspa na frente em vez do shock traseiro) da slyway felix, acho q a campeã em rigidez dentro dessa categoria e das minhas exigências, seria um quadro Metaphor.20 da Metabikes, que parece ser o top da rigidez no mercado, mas com suspensão dianteira 20. A metabikes não a oferece montada assim, mas oferece seus quadros tanto com suspa dianteira 24, qnto 26 - ou seja, não vejo pq não daria pra por uma suspensão pra aro 20. Se entendi bem de tudo que já li, o quadro da Metabikes é um só (ultra-mega-plus-versátil), sendo chamado de Metaphysic, Metaphrastic, Metathesis, Metamorph ou Metaphor, dependendo da montagem. Esse Metaphor que citei, parece ser o de montagem mais "básica": uma bike q vem com misto de altus/tourney 8v, bem diferente das opções de Force, Rival ou Apex das Metaphysic. É prevista uma relação de touring/commute BEEEEM leve, com pedivela 44-32-22 e cassete 11-32 - putz, com aro 20 isso é ultra leve, eu tinha a montagem assim na explorer 20/20. Minha ideia do uso do aro 20 pra touring seria justamente visando a possibilidade de relações leves sem precisar recorrer a coroinhas de 20 dentes, diminuindo ainda o "tamanho" da bike (mesmo q só pela "impressão") e mantendo rodas iguais, facilitando pra levar câmaras reserva ou mesmo pneus, se for o caso da empreitada).

Aqui a foto meio 'irreal' dela:

reclinadas touring aro 20 suspensão traseira e guidão esquilo - Página 2 Mr20_790

Infelizmente não achei fotos reais dessa montagem. Achei no recumbent blog um review feito com um protótipo ainda, uma bike anterior a esta; coloco as imagens só pra ter uma noção do tamanho da bike (tá cheio de metaphysics "de verdade", mas acho bem difícil imaginar uma bike dual 700c, montada com rodas aro 20...):

reclinadas touring aro 20 suspensão traseira e guidão esquilo - Página 2 Juan-triying-to-start
reclinadas touring aro 20 suspensão traseira e guidão esquilo - Página 2 Elias-Almansa-with-Metabikes-BS-concept
reclinadas touring aro 20 suspensão traseira e guidão esquilo - Página 2 Boom-adjust

Comecei a achar meio avacalhante essa história de usar um mesmo quadro pra zilhões de tamanhos de garfos e rodas, pq detona com as propostas de ângulos de direção. Claro q dentro de certos limites fica aceitável, por exemplo trabalhando com rodas de tamanhos iguais na frente e atrás, mas qndo mistura, por exemplo na Metathesis, acho q muda muito (dá pra ver imagem de modelo por modelo aqui). Assim, não sei o quanto que poderia piorar (ou quem sabe melhorar?) usar um garfo de suspensão na Metamorph.20, em vez dum garfo rígido.

Ao longo da pesquisa cheguei a fazer uma tabelinha q encostei e não postei o link. Tá aqui, atualizado com a slyway e a metaphor, q são meio diferentes da proposta inicial, mas não custa pesar os prós e contras (os prós seriam o peso menor e a rigidez maior, consequentemente maior rendimento [e isso pode conferir mais 'alegria'], e os contras seriam menos versatilidade e menos conforto. já as possibilidades de levar carga, acho q são semelhantes, basta estudar direitinho cada caso e trabalhar tanto com bagageiros traseiros, qndo com bagageiros abaixo do banco ou os alforjes feitos pra serem fixados ao lado/embaixo do assento):

https://docs.google.com/open?id=0ByGojvGAJj_rQUZfVFZGd1lzRG8
Ir para o topo Ir para baixo
ninocoutinho

ninocoutinho


Mensagens : 1279
Data de inscrição : 20/09/2010
Localização : Itabira - MG

reclinadas touring aro 20 suspensão traseira e guidão esquilo - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: reclinadas touring aro 20 suspensão traseira e guidão esquilo   reclinadas touring aro 20 suspensão traseira e guidão esquilo - Página 2 EmptySeg maio 28, 2012 2:22 pm

ninocoutinho escreveu:
Comecei a achar meio avacalhante essa história de usar um mesmo quadro pra zilhões de tamanhos de garfos e rodas, pq detona com as propostas de ângulos de direção. Claro q dentro de certos limites fica aceitável, por exemplo trabalhando com rodas de tamanhos iguais na frente e atrás, mas qndo mistura, por exemplo na Metathesis, acho q muda muito (dá pra ver imagem de modelo por modelo aqui). Assim, não sei o quanto que poderia piorar (ou quem sabe melhorar?) usar um garfo de suspensão na Metamorph.20, em vez dum garfo rígido.
Pra ilustrar, 3 metabikes com montagens diferentes e, nitidamente, ângulos de caixa de direção diferentes (entendo que quem vai definir a dirigibildiade será o trail, mas acho q no caso é um equilíbrio difícil de conseguir):

reclinadas touring aro 20 suspensão traseira e guidão esquilo - Página 2 Dsc01011
Ir para o topo Ir para baixo
Mordaz

Mordaz


Mensagens : 2258
Data de inscrição : 22/05/2009
Localização : Rio de Janeiro

reclinadas touring aro 20 suspensão traseira e guidão esquilo - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: reclinadas touring aro 20 suspensão traseira e guidão esquilo   reclinadas touring aro 20 suspensão traseira e guidão esquilo - Página 2 EmptySeg maio 28, 2012 6:14 pm

Talvez a correção no trail seja feita com garfos diferentes (por exemplo, um garfo para 26x20, outro para 20x20, etc.)

Uma idéia (para garfos com suspensão): produzir dropouts alternativos (com offsets variados), para aparafusar nos dropouts originais e nos tubos da suspa.
Ir para o topo Ir para baixo
http://fotolog.terra.com.br/bentrider
Marcus Del Mastro

Marcus Del Mastro


Mensagens : 903
Data de inscrição : 25/03/2011
Idade : 49
Localização : Sorocaba - SP

reclinadas touring aro 20 suspensão traseira e guidão esquilo - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: reclinadas touring aro 20 suspensão traseira e guidão esquilo   reclinadas touring aro 20 suspensão traseira e guidão esquilo - Página 2 EmptySeg maio 28, 2012 8:38 pm

ninocoutinho escreveu:
Comecei a achar meio avacalhante essa história de usar um mesmo quadro pra zilhões de tamanhos de garfos e rodas, pq detona com as propostas de ângulos de direção. Claro q dentro de certos limites fica aceitável, por exemplo trabalhando com rodas de tamanhos iguais na frente e atrás, mas qndo mistura, por exemplo na Metathesis, acho q muda muito

Mesmo usando rodas de mesmo tamanho o ângulo da caixa de direção muda, pois muda-se o garfo dianteiro e na traseira não muda-se nada, isso foi relatado pelo Roberto na mudança para aros 451 da Slyway.

O maior problema de alterar os ângulos da caixa de direção é encontrar garfos disponíveis no mercado que garantam o trail adequado. Tem que garimpar.

Ou então fazer adaptações como o Roberto falou... Essa história do ângulo da caixa de direção é praticamente uma ditadura, pois se quiser um bike leve, o que vc vai poder fazer?

Garfo de carbono não dá para curvar, não dá para soldar... (se manjar de resina e fibra, aí dá para fazer alguma coisa)...

Porém, mesmo podendo curvar, soldar, anexar... se abusar do ângulo, não sabe se vai aguentar os esforços...

(não é o caso da Metabikes)... aliás por falar nela, acho o desenho do quadro delas muito estranho e pouco lógico fisicamente, tudo bem que dizem o que dizem, mas acho que seu desenho poderia ser muito mais enxuto e eficiente.

PS: Acho que o melhor jeito de medir a eficiência de um quadro é usar um medidor de potência (powermeter) na pedivela e outro na cubo da roda tracionada e analisar a diferência entre os dois. Como um desses aparelhos é caro, devaneei se rolaria uma parceria para comprar tais aparelhos.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.pocketcar.org
Mordaz

Mordaz


Mensagens : 2258
Data de inscrição : 22/05/2009
Localização : Rio de Janeiro

reclinadas touring aro 20 suspensão traseira e guidão esquilo - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: reclinadas touring aro 20 suspensão traseira e guidão esquilo   reclinadas touring aro 20 suspensão traseira e guidão esquilo - Página 2 EmptySeg maio 28, 2012 9:07 pm

Para um fabricante de reclinadas, fabricar também garfos específicos para cada modelo não é algo tão impensável, sejam em aço, alumínio ou até carbono.

A Velokraft, quando ainda estava na ativa, produzia um garfo especiail para a NoCom ou mesmo a VK II com "drop-chain" (corrente sem polia sobre o garfo).
Fica mais caro que usar um item de série, mas pelo menos o usuário tem a opção.
Ir para o topo Ir para baixo
http://fotolog.terra.com.br/bentrider
Marcus Del Mastro

Marcus Del Mastro


Mensagens : 903
Data de inscrição : 25/03/2011
Idade : 49
Localização : Sorocaba - SP

reclinadas touring aro 20 suspensão traseira e guidão esquilo - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: reclinadas touring aro 20 suspensão traseira e guidão esquilo   reclinadas touring aro 20 suspensão traseira e guidão esquilo - Página 2 EmptySeg maio 28, 2012 10:10 pm

Um fabricante pode fazer sim, mas aí ele fará um garfo especial, ok!

Mas vc fica na dependência desse fabricante ou de todas aquelas outras coisas.

É fuedas, mas tem que encarar pq senão ficaremos a vida toda a depender da caixa 72º do ciclismo...
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.pocketcar.org
ninocoutinho

ninocoutinho


Mensagens : 1279
Data de inscrição : 20/09/2010
Localização : Itabira - MG

reclinadas touring aro 20 suspensão traseira e guidão esquilo - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: reclinadas touring aro 20 suspensão traseira e guidão esquilo   reclinadas touring aro 20 suspensão traseira e guidão esquilo - Página 2 EmptySeg maio 28, 2012 10:12 pm

Ah, sim, moçada, o que espero (não como potencial comprador, e sim por supor um trabalho bonitinho e bem estudado) é q eles não façam essas múltiplas montagens à revelia. Acho q como os ângulos são tão diferentes, me assustaram um pouco, mas de fato os garfos apresentam offsets diferentes. O caso da Metathesis, q é o q mais me impressionou: como fica com o ângulo de direção bem em pé, achei q ia ficar bem escroto, mas na verdade eles colocaram um garfo bem menos curvo (de carbono):

reclinadas touring aro 20 suspensão traseira e guidão esquilo - Página 2 Mt_sram_790

Pior q, medindo com uns papeizinhos na tela, o trail parece quase nulo. Tlvz menor q o da metaphysic.

Como eles "vendem" cada montagem dessas como nomes diferentes, como se fossem bicicletas diferentes, com certeza tem uma preocupação de nenhum modelo sair avacalhado, como cheguei a sugerir. What a Face

Mas off-topicamos cyclops !! Elocubrando um pouco mais minha ideia da postagem anterior, é muito louco ter um quadro que permite tantas montagens, bastando em geral trocar garfo e mexer com freios (tendo q apelar, em certas vezes, pro disco - essa metaphor é só oferecida com freio a disco, acho q não tem furação atrás pra colocar v-brakes ou freios de estrada mais próximos). Imagina, hje vc tem uma 20/20 com pneus pra touring, amanhã vc põe 700c pra voar na estrada, no outro dia vc põe 26 com suspensão e pneus de trilha... Não q seja assim q a gente quer fazer as coisas, e não é tão fácil assim, mas vc sempre sabe que tem um potencial ali a ser explorado, caso deseje. E, pasmem, eu não acho a metabikes tão estranha, acho até bonita, só comecei a desconfiar delas dpois que começaram a falar, uns tópicos pra trás...

Eu não sabia, mas os principais clientes das metabikes, dpois dos espanhóis, são os franceses. Enquanto navegava hje entrei num fórum francês de reclinadas, e acho q 1 em cada 3 tópicos era sobre a metaphysic. Parecia que, quem ainda não tem, quer ter, ao menos entre os que querem voar um pouco mais.
Ir para o topo Ir para baixo
Mordaz

Mordaz


Mensagens : 2258
Data de inscrição : 22/05/2009
Localização : Rio de Janeiro

reclinadas touring aro 20 suspensão traseira e guidão esquilo - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: reclinadas touring aro 20 suspensão traseira e guidão esquilo   reclinadas touring aro 20 suspensão traseira e guidão esquilo - Página 2 EmptySeg maio 28, 2012 11:47 pm

Marcus Del Mastro escreveu:
Um fabricante pode fazer sim, mas aí ele fará um garfo especial, ok!

Mas vc fica na dependência desse fabricante ou de todas aquelas outras coisas.

É fuedas, mas tem que encarar pq senão ficaremos a vida toda a depender da caixa 72º do ciclismo...
Bom, no caso das LWB, não tem jeito mesmo. Tem de fazer um garfo com um offset maior que o "normal":

reclinadas touring aro 20 suspensão traseira e guidão esquilo - Página 2 Bpfk0042 reclinadas touring aro 20 suspensão traseira e guidão esquilo - Página 2 Bpfk0020

Nas SWB dá para usar garfos comuns sem problema (desde que só se usem os tamanhos de roda para os quais a bike foi projetada).

Ir para o topo Ir para baixo
http://fotolog.terra.com.br/bentrider
Mordaz

Mordaz


Mensagens : 2258
Data de inscrição : 22/05/2009
Localização : Rio de Janeiro

reclinadas touring aro 20 suspensão traseira e guidão esquilo - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: reclinadas touring aro 20 suspensão traseira e guidão esquilo   reclinadas touring aro 20 suspensão traseira e guidão esquilo - Página 2 EmptySeg maio 28, 2012 11:57 pm

Eu não gosto dessas Metas com roda menor na frente. Acho que uma SWB 26x20 que se preze deve ter uma diferença de altura entre banco e central semelhante às SWB com rodões. Outra vantagem é o banco ficar mais baixo.
Ir para o topo Ir para baixo
http://fotolog.terra.com.br/bentrider
Mordaz

Mordaz


Mensagens : 2258
Data de inscrição : 22/05/2009
Localização : Rio de Janeiro

reclinadas touring aro 20 suspensão traseira e guidão esquilo - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: reclinadas touring aro 20 suspensão traseira e guidão esquilo   reclinadas touring aro 20 suspensão traseira e guidão esquilo - Página 2 EmptySeg maio 28, 2012 11:59 pm

ninocoutinho escreveu:
Eu não sabia, mas os principais clientes das metabikes, dpois dos espanhóis, são os franceses. Enquanto navegava hje entrei num fórum francês de reclinadas, e acho q 1 em cada 3 tópicos era sobre a metaphysic. Parecia que, quem ainda não tem, quer ter, ao menos entre os que querem voar um pouco mais.
Isso não teria a ver com o preço?
Ir para o topo Ir para baixo
http://fotolog.terra.com.br/bentrider
ninocoutinho

ninocoutinho


Mensagens : 1279
Data de inscrição : 20/09/2010
Localização : Itabira - MG

reclinadas touring aro 20 suspensão traseira e guidão esquilo - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: reclinadas touring aro 20 suspensão traseira e guidão esquilo   reclinadas touring aro 20 suspensão traseira e guidão esquilo - Página 2 EmptyTer maio 29, 2012 7:57 am

Mordaz escreveu:
ninocoutinho escreveu:
Eu não sabia, mas os principais clientes das metabikes, dpois dos espanhóis, são os franceses. Enquanto navegava hje entrei num fórum francês de reclinadas, e acho q 1 em cada 3 tópicos era sobre a metaphysic. Parecia que, quem ainda não tem, quer ter, ao menos entre os que querem voar um pouco mais.
Isso não teria a ver com o preço?
Não tinha pensado nisso; por um lado tem razão, e olhando meio raso como eu olhei fica suspeito: por exemplo, no fórum pedal na seção de estrada, as bikes mais discutidas são caloi strada, sprint e as xinarellos, e tb indicadas como boas aquisições (em meio a polêmicas, claro). Nunca entrei muito no de XC mas Caloi Elite tb é o q não falta. Fica até parecendo q são as mais desejadas.

Mas até cheguei a ver, não sei se no fórum específico q comentei ou outro, afirmarem q o "gosto" dos franceses pela Metaphysic é justamente pela vocação 'escaladora' do ciclismo deles. Claro q isso é uma conclusão bem mais além, é meio como falar q as bikes holandesas são pesadas pq lá é tudo plano!

Fiquei aqui olhando os preços, e é difícil fazer uma base de comparação com a Metaphysic, procurando modelos de USO semalhante em outras marcas. Acho q bikes que competem em preço com ela, nas mesmas finalidades e procurando montar configurações parecidas, seriam a Optima Baron, M5 Low e M-Racer e as RaptoBikes.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





reclinadas touring aro 20 suspensão traseira e guidão esquilo - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: reclinadas touring aro 20 suspensão traseira e guidão esquilo   reclinadas touring aro 20 suspensão traseira e guidão esquilo - Página 2 Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
reclinadas touring aro 20 suspensão traseira e guidão esquilo
Ir para o topo 
Página 2 de 4Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Suspensão traseira para reclinadas???
» Suspensão Traseira
» Suspensão traseira Shockster
» kit suspensão traseira para Zöhrer EXD e Turismo
» Reclinadas urbanas Guidão Baixo ou Alto?

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Recliforum :: Cicloturismo-
Ir para: