Recliforum
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Recliforum

Fórum dedicado a concentrar informações relativas ao ciclismo alternativo, e com maior ênfase no ciclísmo reclinado no Brasil e demais países latinos.
 
InícioInício  RecliforumRecliforum  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 reclinadas touring aro 20 suspensão traseira e guidão esquilo

Ir para baixo 
+2
Mordaz
ninocoutinho
6 participantes
Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte
AutorMensagem
ogum777




Mensagens : 74
Data de inscrição : 22/08/2009

reclinadas touring aro 20 suspensão traseira e guidão esquilo - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: reclinadas touring aro 20 suspensão traseira e guidão esquilo   reclinadas touring aro 20 suspensão traseira e guidão esquilo - Página 3 EmptySeg Jun 11, 2012 4:05 pm

nino, tenho uma full. 26X20.

uma chopper da época em que o pedro fabricava com o alain.

é longa. é macia. o garfo é uma suspa de aro 26 adaptada pra 20. não pega o pé na roda de jeito nehum. é confortável? sim, pra kct, é um landau.

mas desmontei. vou vender o quadro. quero algo mais compacto.

Ir para o topo Ir para baixo
Mordaz

Mordaz


Mensagens : 2258
Data de inscrição : 22/05/2009
Localização : Rio de Janeiro

reclinadas touring aro 20 suspensão traseira e guidão esquilo - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: reclinadas touring aro 20 suspensão traseira e guidão esquilo   reclinadas touring aro 20 suspensão traseira e guidão esquilo - Página 3 EmptySeg Jun 11, 2012 5:37 pm

Ogum, já que vais vender a Zöhrer Chopper, poste aí umas fotos dessa relíquia!
Ir para o topo Ir para baixo
http://fotolog.terra.com.br/bentrider
ogum777




Mensagens : 74
Data de inscrição : 22/08/2009

reclinadas touring aro 20 suspensão traseira e guidão esquilo - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: reclinadas touring aro 20 suspensão traseira e guidão esquilo   reclinadas touring aro 20 suspensão traseira e guidão esquilo - Página 3 EmptySeg Jun 11, 2012 9:04 pm

Mordaz escreveu:
Ogum, já que vais vender a Zöhrer Chopper, poste aí umas fotos dessa relíquia!

minha bike é essa. não igual a essa. É essa.

reclinadas touring aro 20 suspensão traseira e guidão esquilo - Página 3 Chopper+full+suspnsion

a foto é do blog do pedro zöhrer.

ela está com outro guidão. veio com uma suspa 26 adaptada pra 20, na frente. e não com esse garfo. precisa de nova espuma para o banco. e veio sem a presilha para as mangueira sonde correm as correntes.

está desmontada.
Ir para o topo Ir para baixo
Marcus Del Mastro

Marcus Del Mastro


Mensagens : 903
Data de inscrição : 25/03/2011
Idade : 49
Localização : Sorocaba - SP

reclinadas touring aro 20 suspensão traseira e guidão esquilo - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: reclinadas touring aro 20 suspensão traseira e guidão esquilo   reclinadas touring aro 20 suspensão traseira e guidão esquilo - Página 3 EmptyTer Jun 12, 2012 4:33 pm

Ogum, aproveitando a sua presença e conhecedor dos Audax de São Paulo...
(off topic total on) que tipo pneu vc tem usado: modelo e tamanho.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.pocketcar.org
ogum777




Mensagens : 74
Data de inscrição : 22/08/2009

reclinadas touring aro 20 suspensão traseira e guidão esquilo - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: reclinadas touring aro 20 suspensão traseira e guidão esquilo   reclinadas touring aro 20 suspensão traseira e guidão esquilo - Página 3 EmptyTer Jun 12, 2012 4:55 pm

Marcus Del Mastro escreveu:
Ogum, aproveitando a sua presença e conhecedor dos Audax de São Paulo...
(off topic total on) que tipo pneu vc tem usado: modelo e tamanho.

eu tinha pensado numa reclinada pra audaxes. ainda penso, pra falar a verdade, por isso os planos de vender esse quadro e montar outra.

eu tenho usado speeds. aliás, sempre usei speds pra isso.

os audaxes de são paulo são caracterizados pela dificuldade de relevo. tanto que esse ano que o calendário do rio tá andando na frente, tão usando os brevets do rio como treino. alguns, como o igor gabia (17 anos, um passista fenomenal pra idade) usou o 400 kms do rio como treino pro 300k. de são paulo. detalhe, foi bem no rio, e aqui em sp chegou junto comigo, na penúltima hora do prazo. eu fiz em 18:15 min. um rapaz que vai competir a RAAM usou esse audax como treino também.

nos últimos 3 anos usei dduas bikes pros audaxes. uma vitus em cromo-molibdênio-vanádio, de traseira bem curta - 40,5 cms - tamanho 53. e depois uma litespeed natchez em titânio, com traseira de 41,5cms.

mas como eu fui agredido no 600 do ano passado, como relatado no meu blog, agora eu tenho problemas com o ombro, agravado com o atropelamento de 2 semanas depois do referido audax onde o passageiro de um carro me deu um soco e me derrubou numa subida.

mas marcus, leve em conta mnhas especificidades. ao contrário do roberto que é alto e magro, eu sou baixo e corpulento. eu não tenho a menor vocação genética pra longa distância e muito menos pra subidas. e faço os audaxes mais pedreiras do brasil. esse ano fiz dois 200k, um com 2300 de altimetria e outro com 2600, onde o roberto abandonou (e isso pq não tava do meu lado, senão eu não teria deixado, eu teria feito ele se rcuperar e terminar, como fiz com outros participantes).

pra usar reclinadas em audaxes eu preciso de alguma que seja leve, rígida pra kct, e muito boa em subidas. mas muito boa meeeeesmo!


reclinadas em audaxes aqui de sp precisam ter essas características, mesmo que se sobreponham à aerodinâmica.

e ai, eu pergunto a vcs, que geometria ajuda nas subidas? qual ângulo de assento em relação a altura de pedivela e etc?



Ir para o topo Ir para baixo
Mordaz

Mordaz


Mensagens : 2258
Data de inscrição : 22/05/2009
Localização : Rio de Janeiro

reclinadas touring aro 20 suspensão traseira e guidão esquilo - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: reclinadas touring aro 20 suspensão traseira e guidão esquilo   reclinadas touring aro 20 suspensão traseira e guidão esquilo - Página 3 EmptyTer Jun 12, 2012 5:14 pm

ogum777 escreveu:
pra usar reclinadas em audaxes eu preciso de alguma que seja leve, rígida pra kct, e muito boa em subidas. mas muito boa meeeeesmo!


reclinadas em audaxes aqui de sp precisam ter essas características, mesmo que se sobreponham à aerodinâmica.

e ai, eu pergunto a vcs, que geometria ajuda nas subidas? qual ângulo de assento em relação a altura de pedivela e etc?




Eu também acho que os Audaxes de SP são mais difíceis que os do RJ, mas, tirando o de Campos do Jordão, aquele sobe-e-desce de Boituva e Holambra talvez até seja interessante para uma reclinada porque dá para ganhar muita velocidade nas descidas e já entrar na próxima subida com alguma vantagem.

Não sou o mais qualificado para opinar qual seria a recli mais indicada para Audax, mas ACHO que uma high-racer é o ideal. Boa de subida (se for bem rígida como você disse), boa nos planos e descidas, e de concepção simples (o que contribui para ser leve). ACHO também que a inclinação de banco ideal é de 23° a 25°, um bom meio-termo entre aerodinâmica e potência.
Ir para o topo Ir para baixo
http://fotolog.terra.com.br/bentrider
Marcus Del Mastro

Marcus Del Mastro


Mensagens : 903
Data de inscrição : 25/03/2011
Idade : 49
Localização : Sorocaba - SP

reclinadas touring aro 20 suspensão traseira e guidão esquilo - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: reclinadas touring aro 20 suspensão traseira e guidão esquilo   reclinadas touring aro 20 suspensão traseira e guidão esquilo - Página 3 EmptyTer Jun 12, 2012 11:54 pm

[quote="Mordaz"]
ogum777 escreveu:
pra usar reclinadas em audaxes eu preciso de alguma que seja leve, rígida pra kct, e muito boa em subidas. mas muito boa meeeeesmo!


reclinadas em audaxes aqui de sp precisam ter essas características, mesmo que se sobreponham à aerodinâmica.

e ai, eu pergunto a vcs, que geometria ajuda nas subidas? qual ângulo de assento em relação a altura de pedivela e etc?



Primeira pergunta, o Audax em São Paulo é competição mesmo, apesar de oficialmente ser um audax, é isso? O pessoal marca um ao outro?
Qual é a média horária líquida que vc faz (descontando as paradas, aquela que em geral aparece no ciclocomputador)?

Bem acho que as respostas dependem de algumas coisas, principalmente se vc é smasher ou spinning.

Quanto mais smasher, mais rígido terá que ser o quadro e assento e menor o ângulo do encosto.

O desenho do assento vai influenciar muito no ângulo que vc vai usar, se for um encosto plano, sem a curvatura da lombar ou com curvatura muito leve, acho que não daria para "socar" (tipo smasher) na subida com ângulos abaixo de 30º acho que não seria uma boa. (mas, acho estranho "socar" num audax, pois aí vc vai para o anaeróbico e o corpo vai sentir).

Já um assento com a curvatura mais pronunciada na lombar, vai te dar o apoio necessário para um legpress com ângulos abaixo de 30º como o Roberto te aconselhou.

A minha impressão é que a Bless seja uma grande escaladora (acho que é a que mais se aproxima da famosa P38), talvez com um assento do Klaus em carbono (e outras peças top) vire um capeta. O que posso te dizer é que ela dá pau na minha speed na Castelinho (Sorocaba-Itu) onde a altimetria não é montanha, mas também não é plano, isso com pneus 1.25 nada competitivo e rodas nada nada nada competitiva, ainda uma pedivela estranhíssima para mim (q-factor de MTB e "encurtada': 152mm)e sem estar adaptado a bike ou a qq reclinada (como te disse, andei apenas uns 100k com ela). Além disso, a Bless pode ser convertida em dual 700 sem grandes neuras.

Mas, não podemos esquecer o sucesso das stick bikes nos RAAM por equipe (que é uma HR monotubo, o oposto da P-38). Estavam botando tempo nas outras equipes na região montanhosa (aí que eu falo que é importante o conforto, sem ele vc está acabado, trucidado).

Sobre a rigidez, queria mesmo ter ferramentas para gente comparar: 1 powermeter de pedivela + 1 powermeter de cubo traseiro.
Daria para ver o quanto se perde (ou não) mecanicamente na transmissão entre uma convencional e uma reclinada, ou melhor, entre modelos distintos de reclinadas. Mas o investimento é alto (e pensar que dar prá comprar em bike com isso...ai)


Última edição por Marcus Del Mastro em Qua Jun 13, 2012 12:03 am, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.pocketcar.org
Marcus Del Mastro

Marcus Del Mastro


Mensagens : 903
Data de inscrição : 25/03/2011
Idade : 49
Localização : Sorocaba - SP

reclinadas touring aro 20 suspensão traseira e guidão esquilo - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: reclinadas touring aro 20 suspensão traseira e guidão esquilo   reclinadas touring aro 20 suspensão traseira e guidão esquilo - Página 3 EmptyTer Jun 12, 2012 11:56 pm

ogum777 escreveu:
Marcus Del Mastro escreveu:
Ogum, aproveitando a sua presença e conhecedor dos Audax de São Paulo...
(off topic total on) que tipo pneu vc tem usado: modelo e tamanho.

nos últimos 3 anos usei dduas bikes pros audaxes. uma vitus em cromo-molibdênio-vanádio, de traseira bem curta - 40,5 cms - tamanho 53. e depois uma litespeed natchez em titânio, com traseira de 41,5cms.

Putz, que bikes!

E os pneus? 23x700? Durano?
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.pocketcar.org
ogum777




Mensagens : 74
Data de inscrição : 22/08/2009

reclinadas touring aro 20 suspensão traseira e guidão esquilo - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: reclinadas touring aro 20 suspensão traseira e guidão esquilo   reclinadas touring aro 20 suspensão traseira e guidão esquilo - Página 3 EmptyQua Jun 13, 2012 1:04 am

Marcus Del Mastro escreveu:
ogum777 escreveu:
Marcus Del Mastro escreveu:
Ogum, aproveitando a sua presença e conhecedor dos Audax de São Paulo...
(off topic total on) que tipo pneu vc tem usado: modelo e tamanho.

nos últimos 3 anos usei dduas bikes pros audaxes. uma vitus em cromo-molibdênio-vanádio, de traseira bem curta - 40,5 cms - tamanho 53. e depois uma litespeed natchez em titânio, com traseira de 41,5cms.

Putz, que bikes!

E os pneus? 23x700? Durano?

hehehe, falando assim até parece que torrei grana em bikes, mas elas me caíram praticamente no colo. eu comprei aos poucos, aos pedaços, e sempre recebo alguma ofrta de peça boa, antiga, mas barata, de algum amigo.

é que sabem que eu valorizo. a litespeed foi vendida muito barata pra mim por uma pessoa que me ofereceu a bicicleta porum preço ótimo, pq sabia que eu saberia o que era uma bike de titânio com aquelas peças. recusou-se a vender a outra pessoa pelo dobro do preço pois achou que o outro comprador não saberia que bike era aquela. afinal, eu gosto de bikes com boa qualidade, mesmo que não sejam do último lançamento. minha khs aero turbo demorou 6 anos pra ser montada, e usa pedivela de mov. de ponta quadrada. tme gente que vira a cara, eu não. é um dura ace 7401. mov. central de ponta quadrada, e eixo de titânio. é aberto, não é selado. ou seja, bem antigo. tb gosto de cantilevers, tenho uns guardados. esperando algum quadro que venha mais pra frente. ou uma reclinada, pq não? cantilevers funcionam comm stis, e eventualmente eu monto algo que use sti's - acho que dariam certo numa bike com guidão USS.

em tempo, sou smasher. baixinho, 1,70, 85 kg, pernas muito grandes. pra eu torcer um quadro é facinho facinho. então, reclinada tem que ser bem rígida lateralmente, senão eu torço mesmo.
Ir para o topo Ir para baixo
ogum777




Mensagens : 74
Data de inscrição : 22/08/2009

reclinadas touring aro 20 suspensão traseira e guidão esquilo - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: reclinadas touring aro 20 suspensão traseira e guidão esquilo   reclinadas touring aro 20 suspensão traseira e guidão esquilo - Página 3 EmptyQua Jun 13, 2012 1:28 am

[quote="Marcus Del Mastro"]
Mordaz escreveu:
ogum777 escreveu:
pra usar reclinadas em audaxes eu preciso de alguma que seja leve, rígida pra kct, e muito boa em subidas. mas muito boa meeeeesmo!


reclinadas em audaxes aqui de sp precisam ter essas características, mesmo que se sobreponham à aerodinâmica.

e ai, eu pergunto a vcs, que geometria ajuda nas subidas? qual ângulo de assento em relação a altura de pedivela e etc?



Primeira pergunta, o Audax em São Paulo é competição mesmo, apesar de oficialmente ser um audax, é isso? O pessoal marca um ao outro?
Qual é a média horária líquida que vc faz (descontando as paradas, aquela que em geral aparece no ciclocomputador)?

Bem acho que as respostas dependem de algumas coisas, principalmente se vc é smasher ou spinning.

Quanto mais smasher, mais rígido terá que ser o quadro e assento e menor o ângulo do encosto.

O desenho do assento vai influenciar muito no ângulo que vc vai usar, se for um encosto plano, sem a curvatura da lombar ou com curvatura muito leve, acho que não daria para "socar" (tipo smasher) na subida com ângulos abaixo de 30º acho que não seria uma boa. (mas, acho estranho "socar" num audax, pois aí vc vai para o anaeróbico e o corpo vai sentir).

Já um assento com a curvatura mais pronunciada na lombar, vai te dar o apoio necessário para um legpress com ângulos abaixo de 30º como o Roberto te aconselhou.

A minha impressão é que a Bless seja uma grande escaladora (acho que é a que mais se aproxima da famosa P38), talvez com um assento do Klaus em carbono (e outras peças top) vire um capeta. O que posso te dizer é que ela dá pau na minha speed na Castelinho (Sorocaba-Itu) onde a altimetria não é montanha, mas também não é plano, isso com pneus 1.25 nada competitivo e rodas nada nada nada competitiva, ainda uma pedivela estranhíssima para mim (q-factor de MTB e "encurtada': 152mm)e sem estar adaptado a bike ou a qq reclinada (como te disse, andei apenas uns 100k com ela). Além disso, a Bless pode ser convertida em dual 700 sem grandes neuras.

Mas, não podemos esquecer o sucesso das stick bikes nos RAAM por equipe (que é uma HR monotubo, o oposto da P-38). Estavam botando tempo nas outras equipes na região montanhosa (aí que eu falo que é importante o conforto, sem ele vc está acabado, trucidado).

Sobre a rigidez, queria mesmo ter ferramentas para gente comparar: 1 powermeter de pedivela + 1 powermeter de cubo traseiro.
Daria para ver o quanto se perde (ou não) mecanicamente na transmissão entre uma convencional e uma reclinada, ou melhor, entre modelos distintos de reclinadas. Mas o investimento é alto (e pensar que dar prá comprar em bike com isso...ai)

vc diz da bless com aro 20 na frente ou aro 26 na frente?
Ir para o topo Ir para baixo
Mordaz

Mordaz


Mensagens : 2258
Data de inscrição : 22/05/2009
Localização : Rio de Janeiro

reclinadas touring aro 20 suspensão traseira e guidão esquilo - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: reclinadas touring aro 20 suspensão traseira e guidão esquilo   reclinadas touring aro 20 suspensão traseira e guidão esquilo - Página 3 EmptyQua Jun 13, 2012 8:45 am

Marcus Del Mastro escreveu:

Primeira pergunta, o Audax em São Paulo é competição mesmo, apesar de oficialmente ser um audax, é isso? O pessoal marca um ao outro?
Acho que em qualquer Audax sempre tem um passoal que faz como se fosse corrida.

Quando eu disse que os Audaxes de SP são mais difíceis, referia-me à altimetria, e estava comparando Boituva e Holambra (SP, sobe e desce) com Rio das Ostras (RJ, muito plano). Uma outra comparação seria entre Campos do Jordão (SP) e o Audax Rio Urbano (RJ), ambos com subida longa, sendo que o de SP tem maior dificuldade e menos planos.

Além disso, tenho a impressão de que os frequentadores dos Audaxes de SP são, em geral, melhor preparados fisicamente. Claro que isso varia de um Audax para outro. Quando um Audax coincide com algum evento de speed, acabam aparecendo menos corredores no Audax.
Ir para o topo Ir para baixo
http://fotolog.terra.com.br/bentrider
Marcus Del Mastro

Marcus Del Mastro


Mensagens : 903
Data de inscrição : 25/03/2011
Idade : 49
Localização : Sorocaba - SP

reclinadas touring aro 20 suspensão traseira e guidão esquilo - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: reclinadas touring aro 20 suspensão traseira e guidão esquilo   reclinadas touring aro 20 suspensão traseira e guidão esquilo - Página 3 EmptyQua Jun 13, 2012 12:38 pm

Mordaz escreveu:
Marcus Del Mastro escreveu:

Primeira pergunta, o Audax em São Paulo é competição mesmo, apesar de oficialmente ser um audax, é isso? O pessoal marca um ao outro?
Acho que em qualquer Audax sempre tem um passoal que faz como se fosse corrida.

Quando eu disse que os Audaxes de SP são mais difíceis, referia-me à altimetria, e estava comparando Boituva e Holambra (SP, sobe e desce) com Rio das Ostras (RJ, muito plano). Uma outra comparação seria entre Campos do Jordão (SP) e o Audax Rio Urbano (RJ), ambos com subida longa, sendo que o de SP tem maior dificuldade e menos planos.

Além disso, tenho a impressão de que os frequentadores dos Audaxes de SP são, em geral, melhor preparados fisicamente. Claro que isso varia de um Audax para outro. Quando um Audax coincide com algum evento de speed, acabam aparecendo menos corredores no Audax.

Acho que é meio o perfil do paulista/paulistano, ... Nos Desafios da Serra de Campos só dava eu falando bobeira ladeira acima, pessoal muito focado. Muita gente. Imagino que o Audax urbano seja muito difícil, facilmente as declividades das ruas superam as das estradas.

Aliás deixa eu aproveitar e me reposicionar em relação a buracos em cassete. Essa percepção depende muito do relevo e tipo de estrada (terra ou asfalto) em que se está pedalando. Lembro muito bem que a minha 11-32 que subi de São Bento do Sapucaí para Campos, parecer não ter buraco algum pois as velocidade/esforço variavam de forma brutal e as passagens de marchas pareciam muito com as que eu fazia com meu cassete 12-26 aqui em Sorocaba. Ontem descobri que estou com usando um cassete 11-23, na estrada não faz falta alguma, mas ao entrar na cidade após treino, sinto muito falta de 26 para desacelerar (na subida para casa). Mas mesmo com esse cassete, às vezes, não encontro a marcha que quero, aí que acho que o 14-25 vai cair muito bem para mim por aqui. (olha que uso pedivela compacta).

Encomendei também uma pedivela tripla tiagra 52-39-30, mas vou alterá-la para 52-39-24 (já encomendada), com o cassete 14-25... comparando o que tenho hoje e o que terei (se chegar as encomendas):
50-34 - 12-26: velocidade de 9,9km/h até 57,6km/h
52-39-24 11-34: velocidade de 7,2km/h até 51,4km/h
(pedivela 170, vel mín 60rpm, vel máx 110rpm)

Esse cassete 14-25 ainda não está certo se será o padrão, mas ele é interessante por possibilitar (junto com outros cassetes que tenho) outros tipos de combinações específicas.

A grande diferença entre os dois sistemas, é que o primeiro eu mudo de coroa tenho que passar apenas 3 marchas para encontrar a que quero e nesse outro caso, entre as 52-39 terei que passar 4 marchas e entre o 39-24 (corinha salva todo mundo!!!) terei que passar até 6 marchas, mas acho que isso será minimizado pelo uso do gripshift, vamos ver...

Agora me dei conta, que estamos num offtopic total a bastante tempo,...rsss
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.pocketcar.org
ninocoutinho

ninocoutinho


Mensagens : 1279
Data de inscrição : 20/09/2010
Localização : Itabira - MG

reclinadas touring aro 20 suspensão traseira e guidão esquilo - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: reclinadas touring aro 20 suspensão traseira e guidão esquilo   reclinadas touring aro 20 suspensão traseira e guidão esquilo - Página 3 EmptySeg Jan 14, 2013 12:12 pm

Voltando ao tópico, então, hahahah!! santa

Saiu um post ótimo no blog da azub, hoje. É do Honza Galla, o "marketeiro" da azub, e q não é um qualquer, ele testa as bikes de verdade, em viagens de verdade!

http://www.azub.eu/blog/recumbent-azub-mini/why-do-you-ride-azub-mini-with-dual-20-wheels

Ele explica sua preferência pela azub mini (20/20) em geral. Compara com experiências anteriores dele com tandem (20/26, uss), e com a Max (26/26, uss).

Concrusão:

Citação :
Later I had to decide for my only one personal bike. Bike for everything. For 24 hour races, for rides in terrain, for long distance touring. So I decided for AZUB Mini with above seat steering.
Mas acaba também sugerindo 20/26 pra combinação de longas distâncias e off-road, e 24/24 pra off-road exclusivo. A verdade é que as azub tem o assento meio alto, mesmo. Quando testei a Azub Hardcore, o Valdson teve que mexer bem no banco e mesmo assim senti um pouco de receio (ainda mais de derrubar a bike dos outros). Com a bike do Duram, a Speed D5, também tive essa sensação (e o daniel usa aro 24 na frente).

Até hoje não tive uma reclinada alta. A Explorer, a Berimbosa e a Fox deixam os pés super acessíveis ao chão - que parece ser a preocupação central do Honza nessa questão de lidar com bike + bagagens em subidas irregulares. Andarei com dual 26 num futuro próximo e espero que me adapte.
Ir para o topo Ir para baixo
duram

duram


Mensagens : 650
Data de inscrição : 30/01/2010
Idade : 60
Localização : Rio de Janeiro

reclinadas touring aro 20 suspensão traseira e guidão esquilo - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: reclinadas touring aro 20 suspensão traseira e guidão esquilo   reclinadas touring aro 20 suspensão traseira e guidão esquilo - Página 3 EmptySeg Jan 14, 2013 3:25 pm

20 x 20 é boa não por ser baixa e sim por facilitar a pedalada com menos monento
de inércia.

os buracos ficam maiores com a 20 x 20 mas isso não tem incomodado muito.

uso roda 24 na frente por esse motivo, tinha uma Under com roda 20 e em terrenos
ruins (ruas do Rio) a velocidade era menor, com a roda 24 passo por cima dos buracos
(que uma 20 cairia) sem sentir.

para compensar tenho que usar um pé de velam 52 x 11 na marcha mais rápida
o que me dá médias altas sem muita dificuldade.

entendo que ele goste da 20 x 20, andei em uma na Bélgica e gostei mas não
compraria para andar nas montanhas ou em paralelepipedos, que tem muitos na Europa

Ir para o topo Ir para baixo
http://www.fotolog.com.br/duram
ninocoutinho

ninocoutinho


Mensagens : 1279
Data de inscrição : 20/09/2010
Localização : Itabira - MG

reclinadas touring aro 20 suspensão traseira e guidão esquilo - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: reclinadas touring aro 20 suspensão traseira e guidão esquilo   reclinadas touring aro 20 suspensão traseira e guidão esquilo - Página 3 EmptySeg Jan 14, 2013 5:03 pm

duram escreveu:
20 x 20 é boa não por ser baixa e sim por facilitar a pedalada com menos monento
de inércia.
Eu nem acho que é o ponto mais forte as 20/20 serem baixas, confesso que nem me preocupava com isso, mas o relato dele quanto a isso me chamou a atenção, e me fez questionar se toda a estabilidade que eu sinto ou senti nas reclinadas que uso/usei (todas com 20/26 ou 20/20), mesmo beeeem carregado de bagagens, eu também vou sentir com 26/26 e assento naturalmente mais alto.

Não sei se vc faz cicloviagem com bastante bagagem, mas é talvez a principal razão de eu gostar de reclis e acho que essa é uma das principais vantagens das reclinadas em relação às convencionais - que é poder carregar muito peso de forma bem equilibrada. E reclinadas com "estereótipo" de tour, como a maioria das azubs, como a streetmachine, deveriam propiciar isso, e com certeza proporcionam, mas mesmo assim ele preferiu evitar configurações como da azub max (26/26). e ainda destacou, no artigo, a preferência por guidão por cima.

Sei q na sua Truck vc carrega ou carregava até crianças; ela sim deve ser um caminhão de estabilidade, como o próprio nome diz e como os americanos gostam. Mas LWB não mexem muito com meu ideal de duas rodas.

duram escreveu:
os buracos ficam maiores com a 20 x 20 mas isso não tem incomodado muito.

uso roda 24 na frente por esse motivo, tinha uma Under com roda 20 e em terrenos
ruins (ruas do Rio) a velocidade era menor, com a roda 24 passo por cima dos buracos
(que uma 20 cairia) sem sentir.
infelizmente, grandes desvatagens das aro 20, tanto q o Honza destacou a propriedade full suspention da azub mini. mas dá pra contornar mesmo na sua configuração da nova bike, q é bem rígida, e isso passa inclusive pela escolha dos "terrenos".

duram escreveu:
para compensar tenho que usar um pé de velam 52 x 11 na marcha mais rápida
o que me dá médias altas sem muita dificuldade.
sim, e acho uma das vantagens a disponibilidade de relações bem leves. mas não dá pra perder a possibilidade de marcha pesada. sua solução é boa.

duram escreveu:
entendo que ele goste da 20 x 20, andei em uma na Bélgica e gostei mas não
compraria para andar nas montanhas ou em paralelepipedos, que tem muitos na Europa
engraçado, fui criado numa cidade de paralelepípedos e pedalava dia e noite; hje em dia, tenho pavor affraid ! ainda passo em paralelepípedo, claro, com qualquer bike, ontem mesmo passei de speed por alguns metros (acho melhor passar de speed na terra do que em paralelepípedo) mas o tão mais lento que vc tem que ir, pra não ter a sensação de que a bike vai desmontar debaixo de vc, é demais! rabbit
Ir para o topo Ir para baixo
duram

duram


Mensagens : 650
Data de inscrição : 30/01/2010
Idade : 60
Localização : Rio de Janeiro

reclinadas touring aro 20 suspensão traseira e guidão esquilo - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: reclinadas touring aro 20 suspensão traseira e guidão esquilo   reclinadas touring aro 20 suspensão traseira e guidão esquilo - Página 3 EmptySeg Jan 14, 2013 6:18 pm

ninocoutinho escreveu:


Sei q na sua Truck vc carrega ou carregava até crianças; ela sim deve ser um caminhão de estabilidade, como o próprio nome diz e como os americanos gostam. Mas LWB não mexem muito com meu ideal de duas rodas.


duram escreveu:
para compensar tenho que usar um pé de velam 52 x 11 na marcha mais rápida
o que me dá médias altas sem muita dificuldade.
sim, e acho uma das vantagens a disponibilidade de relações bem leves. mas não dá pra perder a possibilidade de marcha pesada. sua solução é boa.

duram escreveu:
entendo que ele goste da 20 x 20, andei em uma na Bélgica e gostei mas não
compraria para andar nas montanhas ou em paralelepipedos, que tem muitos na Europa
engraçado, fui criado numa cidade de paralelepípedos e pedalava dia e noite; hje em dia, tenho pavor affraid ! ainda passo em paralelepípedo, claro, com qualquer bike, ontem mesmo passei de speed por alguns metros (acho melhor passar de speed na terra do que em paralelepípedo) mas o tão mais lento que vc tem que ir, pra não ter a sensação de que a bike vai desmontar debaixo de vc, é demais! rabbit

ainda levo minha filha na truck e ela pesa 20kg, não vai demorar e vou aposentá-la como truck e refazê-la
como light truck em chromoly e sem os grandes reforços para aguentar o grande peso,
são mais de 6000km rodados nela, merece um descanso.

a D6 foi projetada para ser leve (13kg) e apenas para usar em ciclovias e estradas de alta qualidade, estava cansado
do trabalho se sair de reclinada pois tenho que colocá-las em elevador e as vezes dá preguiça, com a D6 é fácil e rápido.

estou curtindo muito minha 20 x 20 fwd principalmente olhar todos de baixo e passar voando quando o vento contra
atrapalha muito o ciclista comum


Ir para o topo Ir para baixo
http://www.fotolog.com.br/duram
Mordaz

Mordaz


Mensagens : 2258
Data de inscrição : 22/05/2009
Localização : Rio de Janeiro

reclinadas touring aro 20 suspensão traseira e guidão esquilo - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: reclinadas touring aro 20 suspensão traseira e guidão esquilo   reclinadas touring aro 20 suspensão traseira e guidão esquilo - Página 3 EmptySeg Jan 14, 2013 6:51 pm

Pelo que eu entendi, esse tal Honza gostou da configuração 20x20 também pela posição de pilotagem semelhante à da Azub Hardcore. Se a Azub tivesse um modelo 26x20 que reproduzisse essa posição, seria melhor para o uso em questão.

Não gosto muito das Azub pelo banco ser, em geral, muito alto em comparação com outros modelos. Isso é claramente decorrente do uso de suspensão integral e entre-eixos curto, duas coisas positivas, e talvez o projetista tenha visto alguma vantagem nisso, como um melhor equilíbrio em baixas velocidades, estando assim tão alto. Seja como for, tenho minhas dúvidas de que essa configuração seja a ideal para terrenos muito difíceis. Aquela LWB off-road do Richard Ehrlicht me parece melhor, no geral.

Quanto à direção por cima ser melhor para off-road, deve ser mesmo. Uma vantagem da direção por baixo das Azub é que fica mais fácil cair da bike sem ficar preso nela - e parece que cair faz parte do negócio do Honza!
Ir para o topo Ir para baixo
http://fotolog.terra.com.br/bentrider
ninocoutinho

ninocoutinho


Mensagens : 1279
Data de inscrição : 20/09/2010
Localização : Itabira - MG

reclinadas touring aro 20 suspensão traseira e guidão esquilo - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: reclinadas touring aro 20 suspensão traseira e guidão esquilo   reclinadas touring aro 20 suspensão traseira e guidão esquilo - Página 3 EmptySeg Jan 14, 2013 7:19 pm

Mordaz escreveu:
e parece que cair faz parte do negócio do Honza!
lol! lol!

Uma coisa que tenho aumentado bastante é minha prática em estradas de terra. Curioso que minha experiência já é bem razoável com a Miyamura, que usa, além de garfo rígido, pneus absolutamente slicks, 26x1.3, algo como 32mm. A conclusão a q eu chego, qndo estou nesses lugares, é de q, onde passo com essa bike, passaria fácil de reclinada, de preferência com pneus 1.5. O que costuma ser mais chato são as descidas com muitas pedras. As "costelas de vaca" tb ficam meio chatonildas, com a rigidez, mas basta ir mais lento. Estive passando até de speed, de 23mm, em trechos curtos, e vai absolutamente bem, sem grandes incidentes, é só não apostar corrida:

reclinadas touring aro 20 suspensão traseira e guidão esquilo - Página 3 734179_10200302592117103_1668084499_n
Ir para o topo Ir para baixo
Mordaz

Mordaz


Mensagens : 2258
Data de inscrição : 22/05/2009
Localização : Rio de Janeiro

reclinadas touring aro 20 suspensão traseira e guidão esquilo - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: reclinadas touring aro 20 suspensão traseira e guidão esquilo   reclinadas touring aro 20 suspensão traseira e guidão esquilo - Página 3 EmptySeg Jan 14, 2013 7:38 pm

ninocoutinho escreveu:
Uma coisa que tenho aumentado bastante é minha prática em estradas de terra. Curioso que minha experiência já é bem razoável com a Miyamura, que usa, além de garfo rígido, pneus absolutamente slicks, 26x1.3, algo como 32mm. A conclusão a q eu chego, qndo estou nesses lugares, é de q, onde passo com essa bike, passaria fácil de reclinada, de preferência com pneus 1.5. O que costuma ser mais chato são as descidas com muitas pedras. As "costelas de vaca" tb ficam meio chatonildas, com a rigidez, mas basta ir mais lento. Estive passando até de speed, de 23mm, em trechos curtos, e vai absolutamente bem, sem grandes incidentes, é só não apostar corrida:
Tive umas conversas com o Zach Kaplan sobre esse negócio de largura de pneu porque eu andei pensando em montar uma Bacchetta Corsa ou CA2 (650c) com pneus 26" de 32 mm (dianteiro, máximo que cabe no garfo de carbono) e 35 mm (traseiro, por exemplo, um Schwalbe Kojak). O cara sugeriu que seria melhor a versão 700c desses modelos, com pneus de 28 mm, e que teria melhores resultados. Eu tenho minhas dúvidas. Talvez os pneus mais gordos e de diâmetro apenas um pouco menor que as rodas 700c sejam melhores "na vida real", pela maior proteção contra "mordidas de cobra" nas câmaras e pela maior quantidade de ar dentro do pneu.

Um coisa que não é muito óbvia é a quantidade de ar dentro de um pneu, variando-se o diâmetro e a largura. Ao investigar a viabilidade do uso de bombas de CO2 em reclis com rodinhas 20", como as da Leonor (que tem dificuldade em botar pressões muito altas com bomba de mão), fiquei surpreso ao constatar que há mais volume de ar num pneu 28-451 (20") do que em um pneu 23-622 (700c)!
Ir para o topo Ir para baixo
http://fotolog.terra.com.br/bentrider
Marcus Del Mastro

Marcus Del Mastro


Mensagens : 903
Data de inscrição : 25/03/2011
Idade : 49
Localização : Sorocaba - SP

reclinadas touring aro 20 suspensão traseira e guidão esquilo - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: reclinadas touring aro 20 suspensão traseira e guidão esquilo   reclinadas touring aro 20 suspensão traseira e guidão esquilo - Página 3 EmptyTer Jan 15, 2013 11:05 pm

Mordaz escreveu:
ninocoutinho escreveu:
Uma coisa que tenho aumentado bastante é minha prática em estradas de terra. Curioso que minha experiência já é bem razoável com a Miyamura, que usa, além de garfo rígido, pneus absolutamente slicks, 26x1.3, algo como 32mm. A conclusão a q eu chego, qndo estou nesses lugares, é de q, onde passo com essa bike, passaria fácil de reclinada, de preferência com pneus 1.5. O que costuma ser mais chato são as descidas com muitas pedras. As "costelas de vaca" tb ficam meio chatonildas, com a rigidez, mas basta ir mais lento. Estive passando até de speed, de 23mm, em trechos curtos, e vai absolutamente bem, sem grandes incidentes, é só não apostar corrida:
Tive umas conversas com o Zach Kaplan sobre esse negócio de largura de pneu porque eu andei pensando em montar uma Bacchetta Corsa ou CA2 (650c) com pneus 26" de 32 mm (dianteiro, máximo que cabe no garfo de carbono) e 35 mm (traseiro, por exemplo, um Schwalbe Kojak). O cara sugeriu que seria melhor a versão 700c desses modelos, com pneus de 28 mm, e que teria melhores resultados. Eu tenho minhas dúvidas. Talvez os pneus mais gordos e de diâmetro apenas um pouco menor que as rodas 700c sejam melhores "na vida real", pela maior proteção contra "mordidas de cobra" nas câmaras e pela maior quantidade de ar dentro do pneu.

Um coisa que não é muito óbvia é a quantidade de ar dentro de um pneu, variando-se o diâmetro e a largura. Ao investigar a viabilidade do uso de bombas de CO2 em reclis com rodinhas 20", como as da Leonor (que tem dificuldade em botar pressões muito altas com bomba de mão), fiquei surpreso ao constatar que há mais volume de ar num pneu 28-451 (20") do que em um pneu 23-622 (700c)!

Atualmente tem bombas de "mão" que vem um tubinho flexível (para ligar o bico da bomba com o bico da câmara) e vc pode apoiar a ponta no chão e usa-la como se fosse a bomba chão caseira, o cabo vc vira 90º e se tem um belo apoio para bombear. Vai super bem, até então nunca tinha conseguido colocar muito ar nas rodas no meio dos rolês, atualmente eu tenho que tomar cuidado para não passar da conta.
(cuidado que há bombas por aí que esse tubinho que não dá para apoiá-la no chão e aí não serve).

Há bombas dessas na CRC. Eu comprei a minha na Decathlon anos atrás, ela não durou muito não, mas o tubinho eu tenho até hoje e uso com uma blackburn normal e funciona igual, consigo apoiar a cabeça dela no chão e bombear.

Normal em termos pois ela é de altapressão e vem com uma relação mais leve, tem que bombar mais vezes para encher o mesmo pneu, porém com menos força, talvez isso possa ajudar a Leonor tb).

Veja essa linha da TOPEAK:
Mini morph

reclinadas touring aro 20 suspensão traseira e guidão esquilo - Página 3 Thumbnailreclinadas touring aro 20 suspensão traseira e guidão esquilo - Página 3 3840

Tem algumas que vem com o tubinho flexível dentro da bomba, mas não é legal, pois não dá para apoiar no chão quando o ar sai pela ponta como essa:
reclinadas touring aro 20 suspensão traseira e guidão esquilo - Página 3 47015
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.pocketcar.org
ninocoutinho

ninocoutinho


Mensagens : 1279
Data de inscrição : 20/09/2010
Localização : Itabira - MG

reclinadas touring aro 20 suspensão traseira e guidão esquilo - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: reclinadas touring aro 20 suspensão traseira e guidão esquilo   reclinadas touring aro 20 suspensão traseira e guidão esquilo - Página 3 EmptyTer Jan 15, 2013 11:40 pm

Marcus Del Mastro escreveu:
Atualmente tem bombas de "mão" que vem um tubinho flexível (para ligar o bico da bomba com o bico da câmara) e vc pode apoiar a ponta no chão e usa-la como se fosse a bomba chão caseira, o cabo vc vira 90º e se tem um belo apoio para bombear. Vai super bem, até então nunca tinha conseguido colocar muito ar nas rodas no meio dos rolês, atualmente eu tenho que tomar cuidado para não passar da conta.
(cuidado que há bombas por aí que esse tubinho que não dá para apoiá-la no chão e aí não serve).

Veja essa linha da TOPEAK:
Mini morph
É exatamente a q eu utilizo! já fiz propaganda dela aqui e em outros fóruns. Ela está na foto que postei acima, mas nem dá pra ver direito. Recentemente coloquei mais um suporte de garrafinha e mudei a posição dela, com abraçadeiras de nylon, montando na parte inferior do top tube:

reclinadas touring aro 20 suspensão traseira e guidão esquilo - Página 3 734845_10200302592157104_916907173_n

Adquiri antes do primeiro audax no rio, em 2011. Na ocasião, adaptei-a na traseira da Berimbosa e usei assim por muitos meses e centenas e km:

reclinadas touring aro 20 suspensão traseira e guidão esquilo - Página 3 DSCN8789
Ir para o topo Ir para baixo
Mordaz

Mordaz


Mensagens : 2258
Data de inscrição : 22/05/2009
Localização : Rio de Janeiro

reclinadas touring aro 20 suspensão traseira e guidão esquilo - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: reclinadas touring aro 20 suspensão traseira e guidão esquilo   reclinadas touring aro 20 suspensão traseira e guidão esquilo - Página 3 EmptyQua Jan 16, 2013 7:52 am

Eu e a Leonor temos um modelo semelhante, a Topeak Road Morph, um pouco mais longa que a Mini e mais fácil de usar, mas mesmo assim é difícil para ela. Já a vi sentar em cima de uma bomba de pé, grande, e não conseguir empurrar o êmbolo até o fim do curso! Ela simplesmente não pesa o suficiente. Por isso pensei no CO2 como alternativa.

Pensei que vocês fossem comentar alguma coisa sobre a opção por pneus 26" de 32-35 mm em vez de 700c de 25-28 mm. Ou qualquer outra situação semelhante em que se opte por pneu mais gordo e de menor diâmetro.
Ir para o topo Ir para baixo
http://fotolog.terra.com.br/bentrider
Marcus Del Mastro

Marcus Del Mastro


Mensagens : 903
Data de inscrição : 25/03/2011
Idade : 49
Localização : Sorocaba - SP

reclinadas touring aro 20 suspensão traseira e guidão esquilo - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: reclinadas touring aro 20 suspensão traseira e guidão esquilo   reclinadas touring aro 20 suspensão traseira e guidão esquilo - Página 3 EmptyQua Jan 16, 2013 7:09 pm

Já entendi que não é solução para a Leonor, mas para complementar o assunto.

Essa é a minha blackburn airstik, como ela enche na ida e na volta, ela coloca menos ar quando empurra que uma bomba normal, assim é necessário menos força para empurra-la. Consigo facilmente colocar bastante pressão, só que tem que bombar mais de 200 vezes (sim, eu conto) para chegar nos 100psi no 23x700, é como usar uma marcha leve e girando como um ventilador.
reclinadas touring aro 20 suspensão traseira e guidão esquilo - Página 3 31CP-wpnpFL._SL500_AA300_
http://www.amazon.com/Blackburn-Airstik-Road-Bike-Pump/dp/B000BNZ0LA

Parece com essa, só que aceita mais pressão (ou não, a minha tá desmanchando)
http://www.blackburndesign.com/pumps/mini-pumps/airstik-anyvalve-421.html#.UPckJh0rXE0
http://www.blackburndesign.com/media/catalog/product/cache/1/image/610x405/9df78eab33525d08d6e5fb8d27136e95/a/i/airstickavminipump.jpg
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.pocketcar.org
Marcus Del Mastro

Marcus Del Mastro


Mensagens : 903
Data de inscrição : 25/03/2011
Idade : 49
Localização : Sorocaba - SP

reclinadas touring aro 20 suspensão traseira e guidão esquilo - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: reclinadas touring aro 20 suspensão traseira e guidão esquilo   reclinadas touring aro 20 suspensão traseira e guidão esquilo - Página 3 EmptyQua Jan 16, 2013 7:13 pm

Mordaz escreveu:
Eu e a Leonor temos um modelo semelhante, a Topeak Road Morph, um pouco mais longa que a Mini e mais fácil de usar, mas mesmo assim é difícil para ela. Já a vi sentar em cima de uma bomba de pé, grande, e não conseguir empurrar o êmbolo até o fim do curso! Ela simplesmente não pesa o suficiente. Por isso pensei no CO2 como alternativa.

Pensei que vocês fossem comentar alguma coisa sobre a opção por pneus 26" de 32-35 mm em vez de 700c de 25-28 mm. Ou qualquer outra situação semelhante em que se opte por pneu mais gordo e de menor diâmetro.

Mas pneus maiores a pressão é menor, não? Não vai menos ar por isso?

Ou então, tem umas bombas da Topeak que bombeia e aceita o CO2 acoplado. Não sei se entendi direito, mas acho que vc bombeia enquanto tá fácil e depois vc infla com o CO2 sem tirar a bomba do bico.
topeak pump CO2
reclinadas touring aro 20 suspensão traseira e guidão esquilo - Página 3 5233

E pelo jeito vem o tubo flexível também...
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.pocketcar.org
Marcus Del Mastro

Marcus Del Mastro


Mensagens : 903
Data de inscrição : 25/03/2011
Idade : 49
Localização : Sorocaba - SP

reclinadas touring aro 20 suspensão traseira e guidão esquilo - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: reclinadas touring aro 20 suspensão traseira e guidão esquilo   reclinadas touring aro 20 suspensão traseira e guidão esquilo - Página 3 EmptyQua Jan 16, 2013 7:14 pm

ninocoutinho escreveu:
Marcus Del Mastro escreveu:
Atualmente tem bombas de "mão" que vem um tubinho flexível (para ligar o bico da bomba com o bico da câmara) e vc pode apoiar a ponta no chão e usa-la como se fosse a bomba chão caseira, o cabo vc vira 90º e se tem um belo apoio para bombear. Vai super bem, até então nunca tinha conseguido colocar muito ar nas rodas no meio dos rolês, atualmente eu tenho que tomar cuidado para não passar da conta.
(cuidado que há bombas por aí que esse tubinho que não dá para apoiá-la no chão e aí não serve).

Veja essa linha da TOPEAK:
Mini morph
É exatamente a q eu utilizo! já fiz propaganda dela aqui e em outros fóruns. Ela está na foto que postei acima, mas nem dá pra ver direito. Recentemente coloquei mais um suporte de garrafinha e mudei a posição dela, com abraçadeiras de nylon, montando na parte inferior do top tube:

Ela aceita os dois bicos (fino e grosso) sem ter que ficar desmontando e virando as pecinhas?

Abraços,
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.pocketcar.org
Conteúdo patrocinado





reclinadas touring aro 20 suspensão traseira e guidão esquilo - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: reclinadas touring aro 20 suspensão traseira e guidão esquilo   reclinadas touring aro 20 suspensão traseira e guidão esquilo - Página 3 Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
reclinadas touring aro 20 suspensão traseira e guidão esquilo
Ir para o topo 
Página 3 de 4Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Suspensão traseira para reclinadas???
» Suspensão Traseira
» Suspensão traseira Shockster
» kit suspensão traseira para Zöhrer EXD e Turismo
» Reclinadas urbanas Guidão Baixo ou Alto?

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Recliforum :: Cicloturismo-
Ir para: