Oi Mordaz,
Não sei se minha sugestão de determinação para o ângulo será frustrante ou esclarecedora.
Para contextualizar como determinei o referido ângulo devo antes comentar um aspecto importante.
Quando comecei a planejar a construção de minha bike tive a chance de trocar algumas idéias com um cara aqui de PoA conhecido por Beto.
Esse cara é um quase artista que já construiu desde veleiros em aço até cadeiras de roda, bicicleta tandem para 4 pessoas, a máquina de lavar da propaganda do listerine, entre outros coisas.
Na época ele me deu um conselho que procurei não esquecer e seguir dali para a frente. Ele disse: "Franz, antes de tentar fazer algo novo, exótico e diferente, faça primeiro algo que já existe." No caso da reclinadas esse é um aspecto crítico. Aposto que há muitos ex-reclineiros artesanais mundo afora que desistiram das reclinadas destacando suas deficiências, extamente porque não tentaram primeiro copiar um desenho entender como este funciona e as características inerentes a ele. Inclusive, este foi um dos motivos para demorar tanto a terminar minha bike, e motivo até mesmo de irritação para alguns que viam eu sendo tão teimoso. Eu queria que ela ficasse conforme havia desenho, estando boa ou ruim.
Mas vamos ao ângulo do poste.
As dimensões para os acessórios de minha bike foram determinadas (inclusive erroneamente), com base no grupo Deore XT (instalado em uma GTI Avalanche 2.1) e com base nos tubos da Caloi Aspen (foi o melhor quadro que consegui na época para cortar, e me arrependo profundamente, pois ele é standart, me impedindo de montar o garfo e guidon de forma mais adequada e com peças melhores). Sendo assim, o ângulo do poste do câmbio dianteiro foi determinado empiricamente a partir do quadro GTI Avalanche onde eu utilizava o grupo Deore.
Infelizmente, a dificuldade na época em realizar as soldas aqui em PoA me levou a um soldador de serralheria, que acabou fazendo um serviço meio "porco" e tornando as medidas menos precisas ainda.
Para fechar, tenho desconfiança que há uma grande possibilidade de variação entre os ângulos aplicáveis neste tubo.
Eu tomaria por base, como fiz em minha bike, a posição mediana da corrente.
Ou seja, caso não tenha feito anteriormente à construção um desenho preciso, construiria o quadro e após isso examinaria o ângulo do poste para ficar em uma posição adequada para o local mediano da corrente e para os grupos de câmbios possíveis de serem utilizados na bike.
O que achas dessa solução?
Abração,