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 Bici-Caixa - uma bakfiets Brasileiro

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Marcus Del Mastro
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artur elias
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artur elias

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MensagemAssunto: Bici-Caixa - uma bakfiets Brasileiro   Bici-Caixa - uma bakfiets Brasileiro EmptySeg maio 28, 2012 2:56 pm


Tempos atrás postei a respeito da construção da minha segunda cargueira estilo rabo-longo, inspirada na xtracycle, e relatei como essa bicicleta impactou positivamente a vida da família e me trouxe grandes alegrias e uma expansão ainda maior do sentimento de liberdade que a bicicleta sabidamente traz.

Continuo fascinado pelo aspecto utilitário do ciclismo, e não canso de buscar mais e mais maneiras de integrar a bicicleta na vida "normal" e encontrar mais e mais usos para as bicicletas - ou encontrar/criar bicicletas especiais para usos especiais.

Lá pelo final do ano passado sedimentou-se em minha mente a idéia de construir uma cargueira estilo bakfiets. Chegara à conclusão, depois de examinar o assunto com muito cuidado, que o conceito da bakfiets, enquanto veículo familiar (transporte de crianças) é muito superior ao da rabo-longo, em quase todos os aspectos.

Não que as cargueiras rabo-longo não sejam boas. Elas são, e têm uma vantagem insuperável sobre as front-loaders e bakfiesen de todos os tipos: são mais baratas (se for comprar pronta) e são MUITO mais fáceis de fazer, caso a pessoa decida construir com as próprias mãos. E dão conta do recado, tanto pra carga, como para levar até 2 crianças.

Mas as bakfietsen são simplesmente AINDA melhores.

Eu não tinha os conhecimentos para encarar o projeto. Mas encarei-o mesmo assim.

Passei alguns meses estudando tudo que encontrei sobre as bakfietsen. Tentei - com pouquíssimo sucesso - obter dados e informações através de fóruns estrangeiros. Aprendi a analisar fotos e deduzir medidas. Aprendi a me colocar na pele do projetista, a pensar porque cada pedaciinho de uma bicicleta é do jeito que é e não de outro. Aprendi o básico do trabalho com tubos de aço, principalmente graças ao Atomic Zombie. Li tudo que encontrei sobre gabaritos e construí um, simples o suficiente para a minha capacidade e ainda assim, funcional. Encontrei um cara incrível para fazer a solda, que acabou se tornando um parceiro no projeto, com uma dedicação e pró-atividade que superam muito o papel de prestador de serviço.

Consegui deixar a Bici-Caixa em condições de pedalar na noite anterior à minha oficina sobre Ciclismo Utilitário "Um Outro S.U.V. é Possível", no I Fórum Mundial da Bicicleta, em fevereiro último. Foi um grande sucesso! Durante horas a Bici-Caixa foi testada por dezenas de pessoas que não conseguiam parar de sorrir.

Desde então ela vem recebendo melhoramentos, correções e acessórios. Está quase 100% pronta - falta apenas o cavalete de estacionamento. E pintar. Estou louco para vê-la linda, pintadinha.

Estou montando um álbum no flickr sobre ela. Já tem mais de 7- imagens com detalhes da construção inclusive. Algumas têm descrições. Farei uma versão bilíngüe, aos poucos.

Espero que sirva de inspiração para outras pessoas.

Deu um trabalho absurdo, mas valeu cada gota e suor e cada real investido.

E se eu consegui fazer, qualquer pessoa consegue.

Se quiser.

http://www.flickr.com/photos/23763461@N07/sets/72157629923628370/detail/
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MensagemAssunto: Re: Bici-Caixa - uma bakfiets Brasileiro   Bici-Caixa - uma bakfiets Brasileiro EmptySeg maio 28, 2012 2:59 pm


Como o gabarito é super comprido - por necessidade - ele se presta para qualquer tipo de bicicleta.

Por essas e por outras é que já estou projetando - para as próximas férias - a próxima construção.

Creio que será uma tandem reclinada!
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MensagemAssunto: Show!   Bici-Caixa - uma bakfiets Brasileiro EmptySeg maio 28, 2012 8:51 pm

Show!
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MensagemAssunto: Re: Bici-Caixa - uma bakfiets Brasileiro   Bici-Caixa - uma bakfiets Brasileiro EmptySeg maio 28, 2012 9:29 pm

Show mesmo! Sempre penso na falta de segurança de levar meu filho de bike na cadeirinha.
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MensagemAssunto: arthur   Bici-Caixa - uma bakfiets Brasileiro EmptyTer maio 29, 2012 4:16 pm

uma coisa que aprendi desde que me meti a construtor foi analisar fotos e interpretar as impressões dos usuários, mas acima de tudo e principalmente me colocar no lugar do usuário do que espero e esperaria do produto oferecido foi assim que sempre obtive o esperado na hora de construir, tanto meus equipamentos de musculação como máquinas para as nmais diversas tarefas, tanto mecânicas, como eletétricas como eletrônicas!

e o principal que me deu liberdade na hora de executar foi saber soldar tanto MMA, como MAG/MIG e TIG, fez e faz toda toda a diferença, não deu certo? é só passar a esmerilhadeira e recomeçar de novo e com isso se aprende mais rápido!!!!

mas mesmo com percalços é muito prazeiroso desenvolver um projeto e chegar ao resultado pretendido, isso é algo que não tem preço!!!!

minha decisão em me tornar definitivamente um construtor de bikes diferenciadas foi justamente enxergar um mercado bem específico em que não se disputa com os grandes fabricantes, tem uns 4 anos atrás que iniciei esse meu projeto investindo em equipamentos (a maioria construidos por mim) deixando de dar aulas no setor público, assistência de informática (redes de pequenos escritórios) e entrando aos poucos na prestação de serviços com valores agregados maiores!

estou contente com o andar da carruagem, mais 1,5 a 2 anos estarei definitivamente somente com minha academia e a construção de reclinadas e bikes especiais.

ficou muito legal seu projeto, parabéns!!!!

qto a pintura, arrumei um rapaz que possui estufa para pintura eletrostástica e só pintarei qdo não tiver outra opção, ou seja qdo o cliente optar por algo muito personalizado!

gostei!!!

abraços

ps: auuuuuuuuuu lobinho dos pampas!!! kkkkk


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MensagemAssunto: Re: Bici-Caixa - uma bakfiets Brasileiro   Bici-Caixa - uma bakfiets Brasileiro EmptyTer maio 29, 2012 4:45 pm

quase esquecendo!!!!!

como ficou a dirigibilidade tanto sem carga como com carga, quais foram suas impressões!

e o tubop da estrutura principal não chega a flexionar??!! penso que deveria ser tubo mais grosso ou a parede desse tubo já é suficiente?!
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MensagemAssunto: Re: Bici-Caixa - uma bakfiets Brasileiro   Bici-Caixa - uma bakfiets Brasileiro EmptyQua maio 30, 2012 7:22 pm


Obrigado pesso@l.

Prof Carlos, estou aprimorando o álbum no flickr aos poucos, mas já tem alguns comentários sobre materiais, técnicas, problemas que ocorreram, enfim, uma hostória resumida da gênese da Bici-Caixa.

(não chega a ser um tutorial como o que eu fiz para a Bicicletona, porque esta é muito mais complexa)

talvez indo por este linque dê pra visualizar melhor:

http://www.flickr.com/photos/23763461@N07/sets/72157629923628370/detail/

O tubo principal da seção frontal tem o mesmo diâmetro (1,5") do tubo da coluna de direção,
mas tem parede mais grossa (1,5 mm em vez de 1,2 mm).

Havia muita flexão vertical mesmo assim, e estava bem preocupado com isso. Os reforços verticais em V,
e finalmente o reforço em forma de "espinha dorsal" (ventral?) resolveram satisfatoriamente o problema.

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MensagemAssunto: Re: Bici-Caixa - uma bakfiets Brasileiro   Bici-Caixa - uma bakfiets Brasileiro EmptyQua maio 30, 2012 7:35 pm

prof carlos henrique escreveu:


como ficou a dirigibilidade tanto sem carga como com carga, quais foram suas impressões!



Sendo leigo no assunto, tive que primeiro aprender o básico dos básicos da geometria de direção de bicicleta.
Cheguei a "atacar" o capítulo correspondente no Bicycle Science, mas aí faltou base,
não consegui entender nem metade. O consolo é que até "eles" falam que tem algumas coisas
na física do ciclismo que ninguém ainda conseguiu explicar 100%...

Depois estudei/analisei muitas fotos das Bakfietsen de marca, especialmente a Bakfiets.nl,
a CETMA (minha preferida), a Metrofiets, e a Velorbis (ou Monark), que é a mais antiga de 2 rodas.

Deixei todos esses conceitos e números sedimentarem na cabeça e tomei uma decisão - bem coisa de leigo -
baseada em intuição bem-informada.

Ainda não medi, mas creio que a geometria ficou bastante próxima daquilo que foi projetado:

74º ângulo head tube
40 mm (+ ou - ) de trail para um garfo com 33 mm de off set

E na prática?

Bem, estou muito satisfeito. A Bici-Caixa é fácil de pedalar e dirigir,
praticamente todo mundo que não seja MUITO medroso ou MUITO descoordenado
consegue na primeira tentativa.

Com carga, fica 1 pqnho melhor ainda.

Com MUITA carga (tipo 3 crianças) fica... pesado. Óbvio. Um pouco estranho tbém,
mas nada que incomode.

Na verdade estou gostando TANTO dela, que tenho saído com ela para pequenas tarefas,
mesmo quando não preciso levar carga...
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MensagemAssunto: Re: Bici-Caixa - uma bakfiets Brasileiro   Bici-Caixa - uma bakfiets Brasileiro EmptyQui maio 31, 2012 12:48 pm

Parabéns Artur,
um primor de acabamento!
Gostei muito das soluções de projeto.
Me fez lembrar um projeto de TCC( trabalho de conclusão de curso)que orientei no ano passado, o diferencial no projeto que orientei, é que é um kit que vc facilmente instala e desinstala em qualquer bicicleta do tipo MTB, podendo inclusive usar a sup.dianteira.
O resultado final ainda merecia mais ajustes mas o conceito funcionava.
veja as fotos do projeto do Aluno de desenho industrial Mailo Castilhos Diniz Silvino.
Quem tiver interesse posso enviar via e-mail o projeto todo em PDF.
Bici-Caixa - uma bakfiets Brasileiro Kitbicicletadecarga1


Bici-Caixa - uma bakfiets Brasileiro Kitbicicletadecarga3

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MensagemAssunto: Re: Bici-Caixa - uma bakfiets Brasileiro   Bici-Caixa - uma bakfiets Brasileiro EmptyQui maio 31, 2012 8:31 pm



Nossa, Pedro, que beleza! Eu gostaria muito de ter esse pdf,
se o autor não tiver objeções -
nesse caso envia por favor para arturelias68 arroba gmail.com


Meu interesse é ajudar outras pessoas que queiram construir cargueiras estilo bakfiets;
muita gente olha, gosta, e sonha em ter uma;
o difícil, como sempre, é a pessoa se dispor a arregaçar as mangas.


(quase) Todo mundo quer mais é comprar pronto.


Esse projeto talvez seja menos trabalhoso e um pouco mais acessível que o meu.


E obrigado pela apreciação positiva.


Vou continuar atualizando o álbum.
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MensagemAssunto: Re: Bici-Caixa - uma bakfiets Brasileiro   Bici-Caixa - uma bakfiets Brasileiro EmptyQua Ago 15, 2012 8:16 pm

Artur e Pedro, meus parabéns pelos respectivos projetos.

Ultimamente tenho também me interessado pelo ciclismo utilitário, mais especificamente por soluções para transporte de carga, que é normalmente a próxima questão que surge para aqueles que já resolveram a do deslocamento urbano com pequenas cargas (mochilas e alforjes). Além disso tenho a impressão de que há ainda muita margem para invenções e aprimoramento em relação ao que hoje existe para o transporte de carga por propulsão humana.

Algo por exemplo que é raro de se encontrar e para mim é uma combinação perfeita para se maximizar o volume de carga transportada é um projeto que una a geometria das long-john (bici-caixa) com as long-tail (ex., a Yuba Mundo). Neste caso, considerando-se que haveria sempre carga na dianteira não haveria a necessidade de se aumentar a distância entre os eixos, apenas acoplar um bagageiro traseiro, possivelmente indo além do limite do pneu traseiro a fim de maximizar a área de carga.

Em tempo, segue um trailer de um documentário que está por vir:

(R)Evolutions per Minute: Cargo Bikes in the US
https://www.youtube.com/watch?v=2Yy3kXIaKp8
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MensagemAssunto: Re: Bici-Caixa - uma bakfiets Brasileiro   Bici-Caixa - uma bakfiets Brasileiro EmptyQua Ago 15, 2012 10:45 pm

daa escreveu:
Artur e Pedro, meus parabéns pelos respectivos projetos.

Ultimamente tenho também me interessado pelo ciclismo utilitário, mais especificamente por soluções para transporte de carga, que é normalmente a próxima questão que surge para aqueles que já resolveram a do deslocamento urbano com pequenas cargas (mochilas e alforjes). Além disso tenho a impressão de que há ainda muita margem para invenções e aprimoramento em relação ao que hoje existe para o transporte de carga por propulsão humana.

Algo por exemplo que é raro de se encontrar e para mim é uma combinação perfeita para se maximizar o volume de carga transportada é um projeto que una a geometria das long-john (bici-caixa) com as long-tail (ex., a Yuba Mundo). Neste caso, considerando-se que haveria sempre carga na dianteira não haveria a necessidade de se aumentar a distância entre os eixos, apenas acoplar um bagageiro traseiro, possivelmente indo além do limite do pneu traseiro a fim de maximizar a área de carga.

Em tempo, segue um trailer de um documentário que está por vir:

(R)Evolutions per Minute: Cargo Bikes in the US
https://www.youtube.com/watch?v=2Yy3kXIaKp8

obrigado por ressussitar o tema!

esse vídeo que você lincou é mais do que bom, é arrepiante, eu vi um sem-número de vezes e nunca cansei, não exagero se disser que foi ao ver aquela seqüência da descida da casa da cineasta que a idéia de que nós aqui em casa TERÍAMOS que ter uma bakfiets - sabe-se lá como! - se enraizou na minha mente e não largou mais.

Discordo de você em um ponto apenas.

Não vejo falta de modelos e conceitos, nem tampouco grandes possibiidades para inovações.

Tenho um acervo grande de imagens de soluções para transporte de carga a pedal, a variedade e diversidade que já existem são de deixar qualquer um de boca aberta.

Eu acho que falta mesmo é acesso a modelos comerciais. Isso numa visão "idealista".

Numa visão mais realista, o que falta realmente é demanda. Se pessoas - fora da Europa Setentrional - quisessem ter cargueiras maravilhosas e de todos os tipos e para todas as finalidades, alguém acabaria dando um jeito de atender essa demanda. Talvez não num nível tão alto, mas atenderia.

Aqui no Brasil, que sabe/se interessa/sequer percebe o que é uma bicicleta de carga?

- Dono de empresa de entrega de água mineral
- entregador de água mineral
- pipoqueiro (eles têm belas Bakfiesen - mas eu só percebi isso depois de ter estudado o assunto por meses - antes era como se não existissem)

Enquanto bicicleta for apenas brinquedo pra nós, não há espaço para diversificação de bicicletas utilitárias, sequer para comercialização de modelos de razoável qualidade, muito menos para grandes inovações.

Hoje estava lendo uma matéria na revista Bicicleta sobre obesidade e ciclismo para iniciantes; a primeira recomendação do cara era: "opte por uma MTB que é melhor por isso e isso". MTB? Um conceito esportivo, para um obeso sedentário começar a pedalar e fazer exercício (e gostar disso)?

Pôtaqueupariu.

E essa é a revista MENOS estilo bicicleta-brinquedo que nós temos.



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MensagemAssunto: Re: Bici-Caixa - uma bakfiets Brasileiro   Bici-Caixa - uma bakfiets Brasileiro EmptyQui Ago 16, 2012 12:34 pm

Assim como o Daniel, também sou alguém que já "deu o que tinha que dar" no esquema alforjes, mochilas e outras parafernálias em cima de bikes urbanas. Só nesse esquema dá pra fazer coisa demais, mas chega um ponto q limita. Antes de ontem fiz uma compra bem razoável:

Bici-Caixa - uma bakfiets Brasileiro DSC_2289

Bici-Caixa - uma bakfiets Brasileiro DSC_2293

Das coisas mais volumosas ou pesadas, foram 6 litros de leite soja, 1 litro de suco uva (vidro), 1 garrafa óleo, 2 garrafas azeite, 2kg de feijão, 2kg de sabão em pó, 16 rolos de papel higiênico, papel toalha, e coisas menores como pães, torradas, etc. Estranho, não comprei cerveja! drunken

Isso aí vai tranquilo, encheu os alforjes e a bolsa de guidão sem apertar, e ainda fiquei com a mochila vazia. Na volta ainda passei numa lojinha e comprei um chuveiro elétrico, aí sim usando a mochila.

Engraçado a visão sobre isso, aqui entre nós (não no fórum, e sim na nossa sociedade). É coisa de pobretão, mesmo. Pra mim, phoda-se, acho mais negócio q pensem q sou um ze ninguém, apesar de q admito, qndo saio pra fazer coisas assim, chego a sair bem vestido (q pra mim é calça jeans e camisa polo. confesso q muitas vezes evito sair de bermuda pra não parecer q eu estou de bobeira por aí... fala sério...).

Outro dia eu estava numa bicicletaria, e chegou um camarada (simples), com uma bike (simples). Ele botou o olho nessa bike aí e admirou uma bolsa de guidão q estava usando (q não é essa da foto, era uma outra, bem menor). Eu expliquei q tenho várias bolsas de guidão, cada um dum tamanho, o q me facilita a levar coisas para o q eu vou fazer, muitas vezes evitando levar mochila. Ele me mostrou o esquema q ele tinha feito para levar de jeito semelhante: adaptou um porta-cds, no guidão. Achei q ele estava interessado então comecei a puxar assunto, expliquei q tenho bolsas bem grandes q uso até pra fazer compras, e falei um tanto empolgado sobre quantas coisas eu podia levar...

Ele RIU da minha cara!!! bounce Não entendi muito bem e me desinteressei por entender o q ele tinha achado daquilo, mas me deu a impressão de q ele tinha achado meio exagero fazer as coisas assim, como sendo coisa de gente q não tem outra alternativa... ué, q coisa mais sem lógica: a pé eu não consigo levar isso tudo; se eu tivesse carro, eu estaria gastando gasolina e ocupando um lugar exagerado nas vias, então pq não posso levar compras MINHAS com as MINHAS pernas??

Acho q o problema são as pessoas enxergam o uso da bike só com 3 vertentes:

- visão esportiva (pessoal das trilhas e "atletas amadores")
- lazer familiar (passeio dos filhos com os pais nos fins de semana)
- transporte utilitário de pé-rapado

Qndo falo "de pé-rapado", o grande problema de ser visto assim é q o pé-rapado não tem vez, ou seja, pra quê um supermercado vai instalar um paraciclo ou separar um local apropriado pra bicicleta, se quem vai lá de bicicleta é o pé-rapado, e pé-rapado encosta a bike no poste, mesmo?? E por aí vai.

Agora, essa versão esportiva tb me irrita, aí acontece isso aí q o Artur comentou:

artur elias escreveu:
Hoje estava lendo uma matéria na revista Bicicleta sobre obesidade e ciclismo para iniciantes; a primeira recomendação do cara era: "opte por uma MTB que é melhor por isso e isso". MTB? Um conceito esportivo, para um obeso sedentário começar a pedalar e fazer exercício (e gostar disso)?

Pôtaqueupariu.

E essa é a revista MENOS estilo bicicleta-brinquedo que nós temos.
Eu acredito q em lugares como Porto Alegre, Curitiba, São Paulo, isso seja menos sério e menos comum de ver, mas aqui em Minas onde essa história de mountain bike é DEMAIS (não é à toa q minha commuter é uma mtb adaptada), eu vejo coisas muito estranhas, inclusive por parte dos mais esclarecidos q aderem ao uso da bike na cidade... é aquela história de sair pra pedalar, ou melhor, pra se locomover, fantasiado!! Parece q eleas PRECISAM daquilo pra pedalar! Eu entendo q em muitos casos é mais confortável, e se o trajeto for veredadeiramente longo, tlvz faça sentido ir de bermudinha e camisetinha, e chegar lá dar uma molhada e trocar de roupa, mas sei lá, acho q isso distancia a bicicleta do seu uso.

Outro dia um camarada meu, q é um cara bem experiente, já usa bike há um bom tempo, acho q até já fez o caminho de santiago, me mandou uma pergunta sobre alforjes mais urbanos, ele queria saber sobre tamanhos pra ver se cabia o q ele levava sempre... poutz, qndo ele me descreveu tudo, deu pra ver nitidamente q ele saía de casa como se fosse uma competição, no trabalho ele trocava tudo pra versão social, e na hora de ir embora destrocava tudo...

Só de botar capacete eu já acho um saco e já acho q cria uma distância, aqui em itabira eu admito q raramente uso, já em BH, onde tenho pedalado religiosamente 3 vezes por semana, e o trânsito é bruto, lá uso capacete mas principalmente por causa do retrovisor embutido (sim, deixei de usar apenas na reclinada aderi ao retrovisor nas convencionais, eu achava estranho mas levei pra minha cicloviagem e acostumei), q me dá muita segurança, ainda mais q estou sempre com violão nas costas e isso atrapalha demais.

Só lembrando q tb uso roupas 'esportivas', mas qndo a situação assim manda!

Sobre as minhas soluções pra transporte de carga, na minha atual situação, ainda tem q ser algo q seja "destacável" da bicicleta. Pq uma bicicletona ou uma bici-caixa não sobe minhas escadas. A vantagem de algo destacável, é poder usar com as diversas bikes (especialmente se for algo de prender no eixo; algo de prender no canote, eu não gosto e se limita às 'normais'). Penso num trailer de criança tipo o do Olavo, ou mesmo os diversos reboquezinhos. O foda é o preço. O Klaus Rurack traz um da Weber q custa mais q qualquer bicicleta minha. O Thomas da Riobike traz uma imitação do Bob trailer, q ele vende a 600 ou 700 reais, mas q vc acha no ebay alemão (naqueles links do marcelo montanhista tem) por coisa de 50 euros. Esse trailer na versão da tw-bents, não quiseram mandar cá pro brasil, alegando q o frete era mais caro q o produto.

Uma ideia q acho pra lá de bem intencionada, é do Juliano Pappalardo:

http://reboqueborboleta.wordpress.com/
https://www.facebook.com/reboqueborboleta

Já mantenho contato com ele há muitos meses... fico só aguardando sair o modelo ideal, preso no eixo e q não pese quase uma bicicleta toda. Em geral os modelos q ele desenvolveu são meio super-dimensionados pro meu uso.
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Marcus Del Mastro

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MensagemAssunto: Re: Bici-Caixa - uma bakfiets Brasileiro   Bici-Caixa - uma bakfiets Brasileiro EmptyQui Ago 16, 2012 3:01 pm

Putz,... é a mesma coisa por aqui... toda vez que falo em bike com assistência elétrica ouço algo do tipo:

"Mas aí perde o sentido, não?"

Ou é lazer, ou é esporte!
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MensagemAssunto: Re: Bici-Caixa - uma bakfiets Brasileiro   Bici-Caixa - uma bakfiets Brasileiro EmptySex Ago 17, 2012 11:26 pm

Olá Artur,

Certamente hoje já existe bicicleta de caga para toda situação do dia a dia, mas estava no entanto me referindo ao "espaço de possibilidades de projeto". Além das possibilidades relativas às bicicletas comuns, o projeto de uma cargueira também envolve, obviamente, as decisões que tangem à carga. Enumerar e avaliar todo esse espaço leva mais tempo, daí minha opinião sobre a margem de inovações.

O conceito também é relativamente novo em várias regiões do mundo, mesmo em países desenvolvidos como os EUA, onde a penetração da bicicleta urbana já está bem mais estabelecida. A ideia, por exemplo, de uma bicicleta de carga leve e rápida, como a Bullitt, é relativamente recente e ainda pouco explorada. Uma tendência que percebi são as cargueiras elétricas--cujo apelo é muito maior do que na bicicleta comum--e aí as possibilidades de projetos inovadores são infinitas. Tem também as bicicletas de cargas dobráveis ou desmontáveis, outra área que acredito ter grande potencial de inovação.

O projeto do aluno do Pedro é um exemplo de como há ainda margem para novas construções para essa classe de bicicleta.

Quanto à lamentável realidade das bicicletas utilitárias no Brasil, o quadro é esse mesmo; triste e medonho. Creio que neste contexto em relação à Europa estamos defasados cultura e politicamente de 20 a 30 anos (sendo otimista).
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MensagemAssunto: Re: Bici-Caixa - uma bakfiets Brasileiro   Bici-Caixa - uma bakfiets Brasileiro EmptySex Ago 17, 2012 11:33 pm

Artur,

Com relação ao seu projeto bici-caixa:

1) Chegou a fazer alguma mudança em relação ao desenho publicado nas fotos?
2) Depois de experimentar a bicicleta por mais tempo, tem algo que mudaria?
3) Tem ideia do peso da bicicleta (sem a caixa)?

Obrigado.
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MensagemAssunto: Re: Bici-Caixa - uma bakfiets Brasileiro   Bici-Caixa - uma bakfiets Brasileiro EmptySáb Ago 18, 2012 6:36 pm

daa escreveu:
Artur,

Com relação ao seu projeto bici-caixa:

1) Chegou a fazer alguma mudança em relação ao desenho publicado nas fotos?
2) Depois de experimentar a bicicleta por mais tempo, tem algo que mudaria?
3) Tem ideia do peso da bicicleta (sem a caixa)?

Obrigado.


oi chê


1) sim. eu fiz 5 esboços, o que ficou como desenho definitivo ainda não aparece no álbum do flickr. No último tentei dimensionar com a maior precisão possível (para um músico ruim em matemática usando papel milimetrado, régua, compasso, transferidor e paquímetro). Tentei sinceramente fazer a bicicleta real ficar igual ao desenho, ficou quase...


2) sim. eu tentei não inventar nada, porque creio que geralmente querer "inventar" a todo custo (a não ser quando isso é necessário) é muito mais uma manifestação de vaidade do que uma manifestação de competência ou de eficiência.

Mas eu acabei dando uma forçadinha no dimensionamento da área de carga, tentando dar uma de "esperto" (tipo assim, se com 80 cm é bom, com 1 metro deve ser melhor ainda, certo? ;-). Realmente ficou muito confortável para as crianças, mas ao custo de criar uma flexão vertical que me deu calafrios durante várias semanas, até que conseguimos botar todos os reforços no lugar. Creio que poderia ter sido 1 pqnho mais curta e talvez reforços mais bem bolados.

Se eu fosse fazer para apenas 1 criança, faria COM CERTEZA mais curta, que seria automaticamente mais leve e mais rígida tbém.

O mesmo erro repeti ao confeccionar o "boneco" da caixa. Ficou um monstro (dá pra ver no álbum), mas felizmente era só papelão e deu pra corrigir antes de chegar na versão de compensado.

Outra coisa que eu superdimensionei foi o comprimento do top tube, ou melhor, a distância entre o tubo do selim e a coluna de direção. Mas isso é erro bom, se ficasse curto demais ficaria horrível, desconfortável. Nesse caso a solução foi simples: inverti a mesa, botando a parte que normalmente se projeta pra frente virada pra trás. Não apenas o "bike fit" ficou PERFEITO (muito confortável mesmo, e isso dito por alguém que em princípio NÃO GOSTA de bicis convencionais), como tbém deu mais espaço para as cabeças/capacetes das crianças.

A única outra coisa que eu mudaria, aliás pretendo mudar, é o desenho da longarina que transmite a direção indireta.

Eu fiz no estilo da Bakfiets holandesa mesmo, que sempre achei mais elegante e harmonioso - com a curva no plano vertical. O problema é que a Bakfiets NÃO tem (não precisa) aquele reforço em V que na minha tem (e precisa). Então foi complicado eliminar a interferência entre a longarina e o V. Tive que refazer a curva (dobra) e ficou feio, parece um macarrão retorcido. Funciona, mas conforme a flexão (carga) e a curva há um risco de raspar no pneu dianteiro. E praticamente impede a instalação de paralama.

A outra opção - que eu ingenuamente achava feia e "sem sentido" - é fazer a curva no plano horizontal. Duas das melhores bici-caixas do mundo são assim: a dinamarquesa Bullit (a única cargueira esportiva do mundo!) e a americana CTEMA (minha preferida, de todas).

Eu vou fazer uma longarina nova com esse desenho, para depurar o probleminha no esterço, viabilizar o paralama, e corrigir a estética.

A função dessa curva, tanto numa versão como na outra, é deixar espaço para a roda dianteira quando a curva é para a direita.


3) Todo mundo pergunta isso hehehe. Eu respondo de um jeito simples: "pesa MUITO". Very Happy Conforme a cara de quem pergunta acrescento: "óbvio, né, um caminhão tem que pesar mais que um carro de passeio!"

Sinceramente, não sei quanto pesa. Não me preocupei demasiadamente com isso, porque desde que ficou claro que o material seria aço-carbono, tudo que se poderia fazer era evitar peso desnecessário - sem arriscar em termos de estrutura - e isso foi feito.

Onde moro tem subidas fortes para todos os lados. Eu as escalo - com relação MTB normal, 22x34 e pneu 26-2.0 - mesmo com 2 crianças (= 45 kg aprox) na caixa. Às vezes, com três crianças. Outro dia, pela primeira vez, não deu pra subir pedalando - mas era uma ladeira bem íngreme, com curvas, de paralelepípedos MUITO irregulares (tração ruim), e tinha três crianças, sendo uma meio gordinha.

Com uma criança só subo sem ficar muito ofegante.

Sem carga, subo brincando. Parece até uma bicicleta "normal".



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MensagemAssunto: Re: Bici-Caixa - uma bakfiets Brasileiro   Bici-Caixa - uma bakfiets Brasileiro EmptySeg Ago 20, 2012 4:00 am

artur elias escreveu:
A única outra coisa que eu mudaria, aliás pretendo mudar, é o desenho da longarina que transmite a direção indireta.

Eu fiz no estilo da Bakfiets holandesa mesmo, que sempre achei mais elegante e harmonioso - com a curva no plano vertical. O problema é que a Bakfiets NÃO tem (não precisa) aquele reforço em V que na minha tem (e precisa). Então foi complicado eliminar a interferência entre a longarina e o V. Tive que refazer a curva (dobra) e ficou feio, parece um macarrão retorcido. Funciona, mas conforme a flexão (carga) e a curva há um risco de raspar no pneu dianteiro. E praticamente impede a instalação de paralama.

A outra opção - que eu ingenuamente achava feia e "sem sentido" - é fazer a curva no plano horizontal. Duas das melhores bici-caixas do mundo são assim: a dinamarquesa Bullit (a única cargueira esportiva do mundo!) e a americana CTEMA (minha preferida, de todas).

Eu vou fazer uma longarina nova com esse desenho, para depurar o probleminha no esterço, viabilizar o paralama, e corrigir a estética.

A função dessa curva, tanto numa versão como na outra, é deixar espaço para a roda dianteira quando a curva é para a direita.

Uma solução que achei fantástica para a "direção remota" é essa abaixo, que usa cabo de aço e conduíte:

Bici-Caixa - uma bakfiets Brasileiro 2269719181_b96a9e66c6_o

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MensagemAssunto: Re: Bici-Caixa - uma bakfiets Brasileiro   Bici-Caixa - uma bakfiets Brasileiro EmptySeg Ago 20, 2012 6:35 pm

bem legal esse sistema de direção.

Eu gostaria que a tandem fosse com a roda mais para frente. Tipo um sistema desses. Assim não sentiria tanto o impacto da roda em baixo do banco.
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MensagemAssunto: Re: Bici-Caixa - uma bakfiets Brasileiro   Bici-Caixa - uma bakfiets Brasileiro EmptySeg Ago 20, 2012 10:50 pm


Eu cheguei a considerar a possibilidade de fazer a transmissão da direção por cabo.

Não lembro mais todos os detalhes que me levaram a desistir disso e optar pela solução clássica - mas eram vários.

Meu irmão que já construiu um ultra-leve acha que daria pra usar um tipo de conduíte que se usa nessas aeronaves,
que é rígido o suficiente para empurrar o leme, e ao mesmo tempo flexível.

Fica pra próxima...
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MensagemAssunto: Re: Bici-Caixa - uma bakfiets Brasileiro   Bici-Caixa - uma bakfiets Brasileiro EmptyQui Out 16, 2014 8:22 am

Atualizando pois ontem saiu uma reportagem no vadebike:

http://vadebike.org/2014/10/bicicaixa-bakfiets-long-tail-transporte-criancas/
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MensagemAssunto: Re: Bici-Caixa - uma bakfiets Brasileiro   Bici-Caixa - uma bakfiets Brasileiro EmptyQui Out 16, 2014 7:43 pm

Para os colegas que estão mudando o mundo começando por eles mesmos vejam que não estamos sozinhos e tem gente que acredita tanto na ideia de usar a bicicleta como ponto inicial para uma mudança maior que investiram do seu próprio  bolso em uma loja de referência a frente de seu tempo.
Vejam esta loja que conheci em São Paulo, ao estilo Bike Café que não deixa nada a dever em relação as que se encontram nos países mais desenvolvidos.
Um espaço para a cultura da bicicleta, e por que não dizer para a cultura do humanismo e de vidas mais sustentáveis.
Tive o prazer de conhecer o autor de tal façanha  Fábio Samori !
Gostei de tudo que vi, e me chamou atenção os acessórios para as bikes urbanas com bagageiros desenhados para isso.( vejam última foto)
http://www.aro27.com.br/

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MensagemAssunto: Re: Bici-Caixa - uma bakfiets Brasileiro   Bici-Caixa - uma bakfiets Brasileiro EmptyTer Out 21, 2014 10:14 am

Tem gente no Brasil produzindo comercialmente as "bakfiets":
http://bikeelegal.provisorio.ws/video/738/inventor-produz-versao-nacional-da-bike-cargueira-long-john
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MensagemAssunto: Re: Bici-Caixa - uma bakfiets Brasileiro   Bici-Caixa - uma bakfiets Brasileiro Empty

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