Mensagens : 2258 Data de inscrição : 22/05/2009 Localização : Rio de Janeiro
Assunto: Re: Minha Nova FWD Qua Set 05, 2012 2:07 pm
marcelo_montanhista escreveu:
Ué Não tem freio? gostei do estilo!
mas parece ser bem de "passeio" abs
Acho que é freio contrapedal. Com certeza, é bem "passeio" mesmo.
Marcus Del Mastro
Mensagens : 903 Data de inscrição : 25/03/2011 Idade : 50 Localização : Sorocaba - SP
Assunto: Re: Minha Nova FWD Qua Set 05, 2012 11:55 pm
Mordaz escreveu:
Marcus Del Mastro escreveu:
Nesse quesito o Davilson me apresentou as Python, que penso ser a mais estável de todas por usar um trail positivo exagerado (ou seria negativo? bem é o contrário do convencional), fazendo que o peso do ciclista force a bike permanecer em linha reta (talvez fique pesado para fazer curvas fechadas), mas parece extremamente tranquilo pedalar em linha reta, estradas, até ruas, porém sem ser arisco, sem agilidade na mudança de direção.
O trail das Python é negativo. De onde você tirou a idéia de que isso as tornaria estáveis? Muito pelo contrário!
Marcus Del Mastro escreveu:
Apesar de eu achar que a idéia do MBB (movimento central oscilante) é uma furada, penso que as Python são as que mais poderiam ter desempenho e baixo peso. É pelo menos uma solução estética muito agradável.
A Cruzbike já provou que as MBB são viáveis, então, não digo que sejam uma furada, mas as Python (ou qualquer "mid-steer") são quase indirigíveis. Considero-as uma mera curiosidade.
Um parãmetro que eu uso para avaliar essas diversas geometrias é o êxito de cada uma nas pistas de corrida (mesmo que a aplicação em questão não seja esportiva). Não tenho conhecimento de alguém já ter usado uma Python numa corrida de VPH. E as MBB, mesmo tendo participado de algumas corridas, aparentemente não se mostraram superiores às reclinadas de central fixo, apesar dos relatos entusiasmados dos caras da Cruzbike.
Então é isso que eu digo, MBB sempre terá uma perda de energia por vc aplicar força em algo que quer fugir de vc, não há rigidez na transmissão como alegam, pois o trajeto de sua perna até o movimento central faz parte da transmissão e ele é articulado.
Sobre o trail, vc que gosta de usar 4,5-5cm num ângulo de caixa convencional, achando que a bike fica arisca com 8-10cm, imagine em diversos projetos com caixa a 50 graus sem offset (ou seja trail acima de 15cm!!!). Agora imagine o contrário, a bike tende a ficar em linha reta sempre, o seu peso induz isso ao grupo, porém ela fica mais dura para fazer curvas pois tem que elevar o seu peso no braço. Acho que a prova está aí nos vídeos, um dos caras está dirigindo a apenas 2h e ele estava tendo pequena dificuldade para andar sem as mãos no guidão.
Quando andei na FWD MBB do DAvilson, eu estava tendo dificuldades para andar segurando no guidão!!! E pelo que vc relatou o protótipo que vcs fizeram era praticamente inguiável, então penso que a dirigibilidade entre os modelos em que andamos e as Python é abissal.
Marcus Del Mastro
Mensagens : 903 Data de inscrição : 25/03/2011 Idade : 50 Localização : Sorocaba - SP
Assunto: Re: Minha Nova FWD Qua Set 05, 2012 11:58 pm
duram escreveu:
Com tantos desenhos porque a FWD não é mais comum no meio reclineiro?
ainda não vi nehuma com o mov central junto ao eixo de rotação do garfo, algo tipo isso:
Ainda tem aquela que é SWB, em que o garfo é inclinado ao contrário do convencional e usava marchas no cubo se não me engano. (está no tópico do spezzi se não me engado, desculpe não linkar nada)
Mordaz
Mensagens : 2258 Data de inscrição : 22/05/2009 Localização : Rio de Janeiro
Assunto: Re: Minha Nova FWD Qui Set 06, 2012 2:04 am
Marcus Del Mastro escreveu:
Ainda tem aquela que é SWB, em que o garfo é inclinado ao contrário do convencional e usava marchas no cubo se não me engano.
Seria a Munzo, do Bram Smit?
Ou a Minq?
Marcus Del Mastro
Mensagens : 903 Data de inscrição : 25/03/2011 Idade : 50 Localização : Sorocaba - SP
Assunto: Re: Minha Nova FWD Qui Set 06, 2012 8:37 am
Valeu Roberto, é a Minq, que apesar de menos esportiva, penso que seria interessante investir nessa idéia de tração direta, sem roldanas, sem idlers, com menores perdas para uma esportiva, talvez uma highracer.
Acho essa a solução mais impressionante que já vi para tração dianteira, alia o movimento central fixo com a simplicidade e rigidez do movimento oscilante.
Mordaz escreveu:
Marcus Del Mastro escreveu:
Ainda tem aquela que é SWB, em que o garfo é inclinado ao contrário do convencional e usava marchas no cubo se não me engano.
Seria a Munzo, do Bram Smit?
Ou a Minq?
duram
Mensagens : 650 Data de inscrição : 30/01/2010 Idade : 61 Localização : Rio de Janeiro
Assunto: Re: Minha Nova FWD Qui Set 06, 2012 11:37 am
Mordaz escreveu:
duram escreveu:
Com tantos desenhos porque a FWD não é mais comum no meio reclineiro?
Elas têm lá suas desvantagens...
Está vendo agora:
Chama-se "Bevo".
.
ela não é tração direta, o mov central está preso em um avanço pequeno e não gira com o guidom, mas a idéa e o design é bom.
Cheguei a pensar em uma EXD com tração na frente
Marcus Del Mastro
Mensagens : 903 Data de inscrição : 25/03/2011 Idade : 50 Localização : Sorocaba - SP
Assunto: Re: Minha Nova FWD Qui Set 06, 2012 12:22 pm
Mordaz escreveu:
Acabo de me lembrar de um projeto bastante incomum de FWD MBB, a F’lowroller de Robert Horn. Qual não foi minha surpresa, procurando uma foto dela para postar aqui, ao descobrir que os planos de construção estão disponíveis gratuitamente no site do criador, http://www.rohorn.com/.
O que será que melhorou a dirigibilidade, a ligeira redução do trail, a mudança conceitual onde ficaria o movimento central, os dois, outra coisa?
Marcus Del Mastro
Mensagens : 903 Data de inscrição : 25/03/2011 Idade : 50 Localização : Sorocaba - SP
Assunto: Re: Minha Nova FWD Qui Set 06, 2012 12:23 pm
Pensei que tração direta seria uma tração sem polias simplesmente.
duram escreveu:
Mordaz escreveu:
duram escreveu:
Com tantos desenhos porque a FWD não é mais comum no meio reclineiro?
Elas têm lá suas desvantagens...
Está vendo agora:
Chama-se "Bevo".
.
ela não é tração direta, o mov central está preso em um avanço pequeno e não gira com o guidom, mas a idéa e o design é bom.
Cheguei a pensar em uma EXD com tração na frente
ninocoutinho
Mensagens : 1279 Data de inscrição : 20/09/2010 Localização : Itabira - MG
Assunto: Re: Minha Nova FWD Qui Set 06, 2012 9:44 pm
Gente, esse assunto de python só me trouxe coisas boas!
Eu não sabia, mas o menininho daquele vídeo da python cargueira, levado pelo papis; pois bem, é o menininho deste clássico vídeo, q eu já postei aqui outras vezes e q eu imagino q os papais reclineiros piram!!!
Esse molequinho vive cercado de bikes no cotidiano e na relação familiar :
Pedala também aquelas tandem semi-reclinadas - recli na frente, normal atrás. Mas geralmente, nessas tandem, a criança vai deitada na frente e o adulto em pé, atrás. Nessa, é o contrário (e é python! ):
De outro canto do mundo, um trike python de levar criançada também !
Python é tudo de bom!
SOLYOM
Mensagens : 103 Data de inscrição : 01/06/2010 Idade : 53 Localização : Araçoiaba da Serra - SP
Assunto: Re: Minha Nova FWD Sex Set 07, 2012 7:57 am
Olá Duram! Parabéns pela nova reclinada! Sou muito fã das fwd mbb, achei seu projeto interessante e com design limpo.
Sobre a Bevo e a Flowroller, são modelos interessantes, mas muito limitadas às subidas. A Flowroller tem o pedal atrás da roda dianteira para reduzir a interferência da pedalada na direção, e deixar o conjunto direção-tração estável; reduzir a tendência da direção tombar para um lado ou outro, o que ocorre nas mbb com pedais à frente devido ao cg do conjunto estar à frente do eixo de direção.
Outro detalhe interessante sobre as mbb, é usar esse guidão open cockpit, pq na mudança de direção vc tem que girar todo o conjunto que por conta dos pedais é mais pesado, e além disso há o peso das pernas Aqui vale lembrar uma das vantagens das mbb sobre as convencionais (reclinadas), é que vc trabalha os membros superiores também.
Abraços
Mordaz
Mensagens : 2258 Data de inscrição : 22/05/2009 Localização : Rio de Janeiro
Assunto: Re: Minha Nova FWD Sex Set 07, 2012 4:25 pm
Marcus Del Mastro escreveu:
Mordaz escreveu:
Acabo de me lembrar de um projeto bastante incomum de FWD MBB, a F’lowroller de Robert Horn. Qual não foi minha surpresa, procurando uma foto dela para postar aqui, ao descobrir que os planos de construção estão disponíveis gratuitamente no site do criador, http://www.rohorn.com/.
O que será que melhorou a dirigibilidade, a ligeira redução do trail, a mudança conceitual onde ficaria o movimento central, os dois, outra coisa?
Acabo de dar uma olhada nas instruções de construção e essa posição do central não é especificada. Parece depender dos chainstays usados, ou seja, depende da bici canibalizada.
Então, a diferença entre as duas versões deve ser só o trail mesmo.
duram
Mensagens : 650 Data de inscrição : 30/01/2010 Idade : 61 Localização : Rio de Janeiro
Assunto: Re: Minha Nova FWD Sex Set 07, 2012 7:24 pm
SOLYOM escreveu:
Olá Duram! Parabéns pela nova reclinada! Sou muito fã das fwd mbb, achei seu projeto interessante e com design limpo.
Sobre a Bevo e a Flowroller, são modelos interessantes, mas muito limitadas às subidas. A Flowroller tem o pedal atrás da roda dianteira para reduzir a interferência da pedalada na direção, e deixar o conjunto direção-tração estável; reduzir a tendência da direção tombar para um lado ou outro, o que ocorre nas mbb com pedais à frente devido ao cg do conjunto estar à frente do eixo de direção.
Outro detalhe interessante sobre as mbb, é usar esse guidão open cockpit, pq na mudança de direção vc tem que girar todo o conjunto que por conta dos pedais é mais pesado, e além disso há o peso das pernas Aqui vale lembrar uma das vantagens das mbb sobre as convencionais (reclinadas), é que vc trabalha os membros superiores também.
Abraços
Obrigado pelo apoio, você tocou em um ponto importante, a FWD quando parada não fica estável, o peso do pedal leva o conjunto a girar e na maioria das vezes cai do descanso, para evitar isso estou girando no sentido contrário e apoiando no banco.
jonaldo baptista
Mensagens : 100 Data de inscrição : 23/11/2010
Assunto: minha nova fwd Sex Set 07, 2012 7:27 pm
olá mordaz. não estou conseguindo o endereço certo desse projeto ,tem condições de vc passar esse endereço mais detalhado?
Mordaz
Mensagens : 2258 Data de inscrição : 22/05/2009 Localização : Rio de Janeiro
Assunto: Re: Minha Nova FWD Sex Set 07, 2012 8:40 pm
jonaldo baptista escreveu:
olá mordaz. não estou conseguindo o endereço certo desse projeto ,tem condições de vc passar esse endereço mais detalhado?
Claro! Vá para http://www.rohorn.com/ e, na seção "Links", clique em "F'lowroller Cookbook".
jonaldo baptista
Mensagens : 100 Data de inscrição : 23/11/2010
Assunto: minha nova fwd Sáb Set 08, 2012 9:21 am
obrigado mordaz. estava bem simples, só que eu estava com uma dor de dente maravilhosa que me tirou a concentração.já resolvi.grato.
jonaldo baptista
Mensagens : 100 Data de inscrição : 23/11/2010
Assunto: minha nova fwd Sáb Set 29, 2012 7:05 pm
olá. fiz um briquedo desse (f'lowroller) e tá muito dificil de domar a fera,a direção fica brigando com a tração. estou pensando em colocar duas rodas na traseira. alguém já assistiu algum vídeo com esse modelo ?
Mordaz
Mensagens : 2258 Data de inscrição : 22/05/2009 Localização : Rio de Janeiro
Assunto: Re: Minha Nova FWD Sáb Set 29, 2012 8:57 pm
jonaldo baptista escreveu:
olá. fiz um briquedo desse (f'lowroller) e tá muito dificil de domar a fera,a direção fica brigando com a tração. estou pensando em colocar duas rodas na traseira. alguém já assistiu algum vídeo com esse modelo ?
Vídeo, não, mas já vi fotos de alguns triciclos do mesmo criador da F´lowroller, o Robert Horn.
S'trike
(sem nome)
Que tal umas fotos do seu F'lowroller? Fez de acordo com os planos originais?
jonaldo baptista
Mensagens : 100 Data de inscrição : 23/11/2010
Assunto: minha nova fwd Dom Set 30, 2012 5:43 pm
olá. estou preparando umas fotos , acho que essa semana meu filho vai coloca-las pra mim. fiz não muito longe das medidas fornecidas, se vc conseguir contato com esse americano ,propoe a ele mostrar a mesma em deslocamento ( mas com 2 rodas), esses triciclos ficaram lindos pena que o maior ficou com a distancia entre eixos quase de um fusca.
Mordaz
Mensagens : 2258 Data de inscrição : 22/05/2009 Localização : Rio de Janeiro
Assunto: Re: Minha Nova FWD Dom Set 30, 2012 11:08 pm
jonaldo baptista escreveu:
, se vc conseguir contato com esse americano ,
Acho que não vai rolar. Atualmente esse cara só mexe com motos exóticas. Muito do conteúdo reclineiro do site dele nem está mais lá.
jonaldo baptista
Mensagens : 100 Data de inscrição : 23/11/2010
Assunto: minha nova fwd Ter Out 02, 2012 12:53 pm
Uma amostra do pequeno acervo:
Alegria dos cupins (essa era de madeira)
Flevobike
Marcha à ré para triciclo
ninocoutinho
Mensagens : 1279 Data de inscrição : 20/09/2010 Localização : Itabira - MG
Assunto: Re: Minha Nova FWD Ter Out 02, 2012 1:09 pm
Jonaldo, que coisa incrível !!
Criatividade, talento, disposição, reciclagem e reaproveitamento, parecem não faltar por aí !!!! Até barba reclineira tem de sobra!!!
Abraço,
Nino
Marcus Del Mastro
Mensagens : 903 Data de inscrição : 25/03/2011 Idade : 50 Localização : Sorocaba - SP
Assunto: Re: Minha Nova FWD Ter Out 02, 2012 11:04 pm
ninocoutinho escreveu:
Jonaldo, que coisa incrível !!
Criatividade, talento, disposição, reciclagem e reaproveitamento, parecem não faltar por aí !!!! Até barba reclineira tem de sobra!!!
Abraço,
Nino
Animal!
Marcus Del Mastro
Mensagens : 903 Data de inscrição : 25/03/2011 Idade : 50 Localização : Sorocaba - SP
Assunto: Re: Minha Nova FWD Qua Out 03, 2012 12:40 am
jonaldo baptista escreveu:
Rapaz, vc fez de tudo! Até a uma RWS! Dirigir com a roda traseira já é coisa para artistas/dublês, em duas rodas ainda, é para artista de circo... chinês! Comandos via cabos, sempre quis um!
Abraços
jonaldo baptista
Mensagens : 100 Data de inscrição : 23/11/2010
Assunto: minha nova fwd Qua Out 03, 2012 7:03 am
olá marcus. essa ficou só no teste, pois não deu equilibrio suficiente. vi esse sistema na discovery ( em carros malucos ),onde um camarada fazia curvas num raio de invejar , mas eles não mostram em detalhes, é nessa que vc faz na dedução e nem sempre dá certo ,acho que assim é melhor pois se tudo funcionar as maravilhas acaba perdendo a graça . transformei essa da última foto numa choper comum , pois a anterior ficou até perigosa .vou fazer agora uma cadeira pendurada em duas rodas que faz um giro no próprio eixo ( semelhante aos tanques de guerra ) não sei se tem algum nome específico. até o fim dessa semana mostrarei o vídeo do triciclo, foi uma pena que ele ficou muito pesado , mas pior que o peso é ter que aturar o povo na rua quando vc levanta da cadeira e eles veem que vc não é deficiente (é complicado) já fui xingado por conta disso.
prof carlos henrique
Mensagens : 327 Data de inscrição : 14/02/2012 Idade : 66 Localização : Araçatuba - sp
Assunto: Re: Minha Nova FWD Qui Out 04, 2012 5:36 pm
jonaldo baptista escreveu:
olá marcus. essa ficou só no teste, pois não deu equilibrio suficiente. vi esse sistema na discovery ( em carros malucos ),onde um camarada fazia curvas num raio de invejar , mas eles não mostram em detalhes, é nessa que vc faz na dedução e nem sempre dá certo ,acho que assim é melhor pois se tudo funcionar as maravilhas acaba perdendo a graça . transformei essa da última foto numa choper comum , pois a anterior ficou até perigosa .vou fazer agora uma cadeira pendurada em duas rodas que faz um giro no próprio eixo ( semelhante aos tanques de guerra ) não sei se tem algum nome específico. até o fim dessa semana mostrarei o vídeo do triciclo, foi uma pena que ele ficou muito pesado , mas pior que o peso é ter que aturar o povo na rua quando vc levanta da cadeira e eles veem que vc não é deficiente (é complicado) já fui xingado por conta disso.
é só espalhar fama de doido varrido que nunca mais te incomodarão!!!!